• Nenhum resultado encontrado

PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITETURA CIDADE DE ALMADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITETURA CIDADE DE ALMADA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

DOSSIÊ DE IMPRENSA

PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITETURA CIDADE DE ALMADA

13 DE SETEMBRO, 18H, MUSEU DA CIDADE, ALMADA

> > Entrega do Prémio e da Menção Honrosa

> > Inauguração da exposição dos projetos candidatos

Edifício do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, Arquitetos Victor Mestre e Sofia Aleixo

No passado dia 13 de setembro, pelas 18h, no Museu da Cidade de Almada, foram entregues os prémios no âmbito da edição 2008/2010 do Prémio de Arquitetura Cidade de Almada.

Foram atribuídos: o Prémio ao projeto do

Edifício do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro (Creche e Jardim de Infância da Ramalha) da autoria dos

Arquitetos Victor Mestre e Sofia Aleixo; e a Menção Honrosa ao projeto da Moradia na

Rua Manuel da Fonseca, 38, Vale Bem, na Charneca de Caparica da autoria do

Arquiteto Carlos Pinto Velosa, com a colaboração dos Arquitetos Fernando Pires e Ângela Aguiar. (Espaço A3 - Arquitetura Personalizada).

O júri foi composto pelo Professor Arquiteto Sidónio Pardal, homenageado com o Prémio de Arquitetura Cidade de Almada 2008/2010, por um representante da Ordem dos Arquitetos, o Arquiteto Luís Pereira Miguel e pelos representantes da Câmara Municipal de Almada: Dra. Ana Isabel

Ribeiro, Diretora da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, Arquiteto Carlos Dias, Diretor do Departamento de Administração Urbanística e Engenheiro Manuel Larangeira, Diretor do Departamento de Obras Municipais. Na mesma ocasião foi inaugurada a exposição que apresenta todos os projetos admitidos ao concurso. A mostra fica patente no Museu da Cidade até 13 de outubro.

O Prémio Municipal de Arquitetura Cidade de Almada, atribuído pela primeira vez em 2006, é bienal e tem duas vertentes complementares: promover a divulgação da cultura

arquitectónica, assegurando a visibilidade e reconhecimento público das boas práticas que se pretendem ver multiplicadas e homenagear um Arquiteto português de reconhecido mérito e cuja obra constitua uma mais-valia cultural no panorama da Arquitetura Portuguesa

(2)

2

/ PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITETURA CIDADE DE ALMADA, EDIÇÃO 2008-2010

ARQUITETOS VÍCTOR MESTRE E SOFIA ALEIXO

Edifício do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, Creche e Jardim de Infância da Ramalha

O prémio é atribuído “devido ao seu equilíbrio, harmonia e proporção dos volumes bem como o seu enquadramento e articulação com a envolvente, à sua organização funcional e adequação ao programa, às soluções encontradas relativamente ao conforto térmico e acústico do edifício e, ainda, por se tratar de um exemplo de intervenção e reconversão de uso de um edifício com valor patrimonial, contribuindo, no seu conjunto, enquanto exemplo de boas práticas, para a progressiva elevação dos padrões de qualidade do espaço edificado do Concelho”. Excerto na Acta nº 3 do Júri

Alguns apontamentos sobre o “espírito” da proposta

A secular Quinta da Ramalha, constituída por um pequeno conjunto arquitectónico de grande valor histórico/patrimonial, localiza-se numa área urbana consolidada resultante da extensão urbana da cidade de Almada nos anos 80/90 do século XX.

A zona da Ramalha representa a “nova cidade” física, onde predomina uma comunidade jovem, dinâmica e exigente, necessitando de novos equipamentos que venham a permitir um melhor enquadramento sócio/cultural nas suas vidas diárias. Esta realidade evidenciou, entre outras necessidades, a procura de Jardins de Infância, face ao crescimento acentuado de casais jovens.

O Centro Paroquial Padre Ricardo Gameiro e a Câmara Municipal de Almada, através da celebração de um protocolo, viabilizaram a construção de um novo equipamento, a Creche e Jardim de Infância, contribuindo para colmatar a necessidade verificada nesta zona da cidade e, ainda, o restauro da Capela da Ramalha para manutenção do seu ancestral uso religioso.

A qualidade ambiental que envolve a Quinta da Ramalha potencia a instalação destas funções, que assim beneficia da valorização deste bem patrimonial e deste espaço de lazer, instalado na zona Sul do quarteirão. O repensar de toda esta zona permitiu sobretudo uma reunificação de usos no espaço exterior e no edifício da antiga Quinta em função da instalação do Jardim de Infância.

(3)

3 O projeto do novo edifício da Creche e do Jardim de Infância procura, através do alinhamento e respectivo afastamento da Capela bem como por via da articulação com o restante terreno, a integração de um primeiro volume totalmente “solto”, da restante unidade construída. Deste modo se pretende valorizar a Capela que mantém hierarquicamente a predominância sobre a restante construção, e introduzir no projeto a "escala da criança" e o imaginário da "casinha", tal como esta tem permanecido em praticamente todas as expressões desenhadas ao longo dos tempos, ou seja, uma casa com cobertura com quatro águas. Este volume será integralmente amplo onde o desvão do tecto se manterá integralmente à vista na sua forma e será utilizado como sala de refeições/estar das crianças, espaço profusamente iluminada por luz natural. Genericamente o novo edifício contem a Creche no piso 0 e o Jardim de Infância no piso inferior. A entrada principal situa-se na fachada principal da Quinta, ao lado da Capela mas tem ainda uma entrada secundária/de serviço pelo piso inferior com acesso pela Rua Cidade de Ostrava, permitindo a flexibilidade na utilização do equipamento.

A articulação das salas do átrio-recepção com atendimento aos Pais, permite uma triagem adequada com as atividades funcionais de Creche, nomeadamente as salas parque, berço, isolamento e pessoal. As salas de atividades localizam-se na transição de núcleos, dispondo-se entre a sala de refeições, a sala de repouso em redor de um pátio solarengo e de um recreio cujo coberto, estabelecendo uma estreita relação com o parque verde, a instalar no terreno do atual campo de jogos, irá proporcionar uma agradável integração paisagística a este equipamento. (…)

Destaque ainda para o restauro e reabilitação do edificado em pré-ruína da Quinta para instalação de um programa de apoio social a famílias desestruturadas, onde a ligação à Capela complementa as atividades que aí podem decorrer. (…)

Procuraram-se soluções técnicas para minimizar consumos energéticos introduzindo painéis solares para aquecimento de águas, tanto de uso doméstico (cozinha e sanitários) como para aquecimento dos pavimentos do tipo radiante, incorporaram-se ainda revestimentos adequados nas fachadas exteriores, vãos generosos para iluminação das salas, escolha criteriosa da iluminação artificial, etc. De igual forma se deu cumprimento à recente legislação referente à qualidade do ar e ventilação, imprescindíveis para a qualidade ambiental interior.

As relações de proximidade com o edifício da Quinta – Capela da Ramalha constituíram um importante referencial para a articulação dos novos edifícios que procuram hierarquizar-se na escala dos volumes e nos ritmos dos vãos. A reabilitação integral da casa da Quinta consistiu no restauro da capela, a recuperação do tecto de caixotão e de centenas de azulejos, (…), dispersos por compartimentos, muros e escadas exteriores. O património móvel da Capela foi igualmente restaurado por especialistas, nomeadamente valiosas pinturas e imagens originais, enquanto que todo o mobiliário constituído por altar, ambão, cadeiras de altar, bancos da nave e sacrário foi integralmente desenhado para refuncionamento digno das atividades litúrgicas com especial atenção paras as festividades de São João da Ramalha.

O entendimento desta intervenção centra-se em princípios de requalificação urbana para um pequeno trecho da cidade de Almada, constituída por uma memória rural com estima sociocultural da comunidade que persistiu no tempo, por via do empenhamento da Câmara Municipal de Almada. Procurou-se assim integrar um uso adequado no sentido de valorizar a memória histórica em harmonia com uma necessidade social e assim garantir a sustentabilidade económica da reabilitação e sobretudo assegurar a sua permanente manutenção.

(4)

4 Ficha Técnica

Dono de Obra

Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro

Arquitectura e Coordenação Geral

Victor Mestre | Sofia Aleixo, arquitetos lda.

Mobiliário da Igreja

Arqtº Victor Mestre

Colaboração: Nuno Gaspar, Carlos Graça, Cláudia Barata e Alexandra Vieira Maqueta: João Silva

Modelo 3D: Daniel Pires

Obra: Carlos Miguel e Daniel Pires Fotografia: José Manuel

Medição e Orçamento: Coopas – Arqº Hugo Pombo

Estabilidade

A2P Consult, Lda – Engºs João Appleton e Pedro Ribeiro

Instalações Eléctricas | Segurança | Telecomunicação (ITED) | Elevadores

Quanti: Engº Luís Alegra

Águas | Esgotos | Climatização | Ventilação | Gás | Certificação Energética

Termifrio: Engº Serafim Graña

Segurança contra Riscos de Incêndio

Nuno Duarte Arquitectos, Lda: Arqto Nuno Duarte

Plano de Segurança e Saúde

Engº Nuno Appleton

Estudo Acústico

Acústica e Ambiente, Lda: Engº Pedro Martins da Silva

Fiscalização

Civelé Lda.

Construtor

Soenvil

(5)

5

/ MENÇÃO HONROSA DO PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITETURA CIDADE DE ALMADA, EDIÇÃO 2008-2010

ARQ. CARLOS PINTO VELOSA, Espaço A3 - Arquitetura Personalizada Moradia na Rua Manuel da Fonseca, 38, Vale Bem, Charneca de Caparica

A Menção Honrosa é atribuída pela “qualidade do seu desenho e articulação de volumes que evidencia uma linguagem arquitectónica controlada e inovadora que importa sublinhar enquanto exemplar valorizador da arquitetura corrente no Concelho”. Excerto na Acta nº 3 do Júri

Da Memória Descritiva e Justificativa

(...) O imperativo para este projeto nasce com um jovem casal em busca da nova casa com a sua própria identidade. Encontrámos um terreno repleto de pinheiros, elementos verticais que inspiram a nossa imaginação. Foi requisito do cliente uma forte relação com a natureza, para eles este era um tema muito importante.

Normalmente o cliente pede para ter um piso térreo mais comum e a área mais privada no primeiro andar. Neste caso, a exigência e objetivo principais era ter uma casa desenvolvida principalmente num único piso. No entanto, a distinção entre a área comum e a privada teria de ser clara na vivência do espaço.

Deste modo surgiu um eixo central que desenha o espaço e o divide. Este eixo formaliza-se através da entrada principal e da área comum, a sala de estar.

Este centro da Casa assume-se com uma forte imagem vertical e é um local abraçado por dois volumes de materialidade e forma muito distintas.

De um lado do eixo constrói-se um volume mais baixo, de cotas mais aconchegantes que se define como a área privada, onde se encontram todos os quartos. Do outro lado do eixo, encontra-se um volume mais expressivo, com tetos mais altos, áreas mais amplas que se define como zona social e que se inclui sala de jantar, cozinha e toda a relação com o jardim exterior e a piscina (...)

(...) A zona privada da casa encontra-se no baixo volume revestido por um ripado de madeira para proteger os quartos do calor ou frio excessivo, assim como, para controlar a entrada da forte luz do sul. Todos os

(6)

6 quartos privados estão aqui, um para cada criança e também a suite do casal num dos cantos do volume. Todos os quartos possuem instalação sanitária própria.

Os pátios escondidos, permitem entrada de luz natural para todas as instalações sanitárias. Deste modo, todos os espaços são iluminados com luz solar natural. O ripado de madeira, espaçado a cada 5 centímetros, permite cobrir e proteger a fachada, assim como ventilá-la. A par da solução técnica, esta opção transmite um carácter de proteção e um espírito acolhedor.

A área social da casa é divida em dois espaços principais: a sala e a cozinha. Estes volumes são identificados a partir do exterior por serem brancos e volumes maiores, com uma imagem mais expressiva e imponente. Estes espaços também têm uma relação direta com exterior. A sala é uma área ampla, com uma lareira no centro e outra numa extremidade onde surge a sala de jantar, tudo num único espaço onde os materiais fazem a diferença trazendo sentimentos distintos em cada espaço (...)

(...) O Espaço a3 foi duplamente premiado no “Europe & Africa Propreties Awards 2010” com a Casa em Vale Bem – recebeu o prémio de Best Arquiqueture (Single Unit) Portugal e o prémio Best arquiteture (Single Unit) Europa. Com este segundo prémio o atelier passou para a competição destinada a encontrar o ‘Melhor do Mundo’ em cada Categoria (...).

Concurso: Prémio Municipal de Arquitetura Cidade De Almada

Localização: Vale Bem, Almada, Portugal

Arquitetura: Espaço a3 – arquitetura Personalizada, Lda

Coordenador de arquitetura: Carlos Pinto Velosa

Equipa: Carlos Pinto Velosa , Fernando Pires . Ângela Aguiar

Engenharia: JAPTEC – Engenharia e Consultoria, Lda.

Coordenador especialidades: José A. Nunes

Construção: JIDR – Construções, Lda

Encarregado de obra: Mário Pedregal

Área do lote: 1290 m2

Área de construção: 820 m2

Ano: 2004-2009

(7)

! " # $ # % # ! & % $ ' #$ ( % $ ) $ * ' + $ , ( & ' & $# $ # -$ . * / & $ 0 1 $ % 2 & & % ' & 3 1 4 5/ 3 5 ' , 6 0 7 4 0 $ 8 4 2 9 '& # $ ) / # ' : $ / # + ' / ! $ % ! $# / * % ) ; / ' ) $ , 1 ; ! & # < $ ) $ $ & % $

(8)

" / + / $ / & # $ ) " " / ! $ # ( ! = ! ' & " ( %& ! > , 0 2 $ ? @ A # 4 ? , B 2 C , ' 7 2 # $ ! * $# ' ) ( 3 ? 6 ? 6 / 8 & 7 > 2 9 , 6 B 6 9 & 61 B ' > > A 9 " # ' # 6 , 7 " ' / % ) $ 6 # $ 61 B % ) 1 9 ' & & % / ' $ ' ' ' B / & # < $ ' ) < 2 $ $ + % # $ # % & % $ # / " / # # " $ # , / ' 61 B ' 0 / 7 6 ; 8 #

(9)

D / E 0F G 1 $# $ $# / 6 6 2 H 6 6 " 2 2 I ! " # 2 E G B B ( 4 ' E G ' + / J 0 % # , B " # 3 # $ ' ! + / # / $# ' ' I / ' ) + * 1 8 $ $# , / ' & ! $ < ' -, . 0 / , 2 > 8 6 $ $ ! $1 $# $ * ' $ # $ + " $ , 0"2 $ 2 , 0 ? $ ) 9 A # 6 & ! $ ) ! ; " 9 A $ ) # $ ) $ ) $ $ ' # ( '& + ;80I? 9 ; 7 B 2 $ &

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Média Aritmética, ou simplesmente média, é uma medida que funciona como o ponto de “equilíbrio” de um conjunto de dados, é representada pela letra grega devemos ler

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction