• Nenhum resultado encontrado

COLONIZAÇÃO ARQUIVO I COLONIZAÇÃO I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLONIZAÇÃO ARQUIVO I COLONIZAÇÃO I"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

MUSEU MUNICIPAL WÜLSON JEOVAH LÜTZ

FARIAS

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

COLONIZAÇÃO

ARQUIVO I

COLONIZAÇÃO I

Neste Arquivo, encontram-se digitalizadas as imagens fotográficas arquivadas na pasta de número 16, no Arquivo Histórico Municipal. Algumas imagens fotográficas trazem no verso, breves descrições do fato e/ou identificação de pessoas, aqui transcritas.

(2)

01 Década de 1930

Identificação: “1.Valentim Bortoluzzi; 6.Vercedino Camargo; 7.Leoveraldo Fortes; 8.Jocondino Bortoluzzi; 9.Benjamin Bortoluzzi; 10.Saulo Bortoluzzi; 11.Altino de Camargo; 12.João Cerutti; 13. Luis Modesti; 14.Verginio Cerutti.”

Obs. Duas fotografias de igual teor.

02 Comemoração

(3)

03 Casamento

“Frederico Westphalen (ex-Barril). Ano de 1929 – Festa de casamento de Irma (filha do cel. Vercidino Camargo) com Plinio dos Santos, primeiro agrimessor da antiga Colônia.”

Identificados: “primeira fila: 2. Altino Camargo; 3.Frederico Westphalen; 4. Doca; 11.Horácio Camargo; 12 Camargo; 15. Arcenio N. Pinheiro. Segunda fila: 6. Irma Camargo; 7. Plinio Santos.

Obs. 04 Três fotografias/cartões postais de igual teor.

04 Abertura de estradas - 1926

“Grupo de trabalhadores na abertura da estrada de Seberi (Boca da Picada) a Osvaldo Cruz (Vila Barril), comandados pelo Engenheiro Frederico Westphalen em 1926.”

Identificados: “E/D: 1º Etuino Schneider; 3º Carlos A. Sanvido; 5º Eng. Frederico westphalen; 6º Vercedino Camargo (roupa escura); 7º Schmidt; 8º Angelo Dalla Nora; 9º José Dalla Nora; 10º Sigismundo Grassi (Neno); 11º José Grassi; 12º Anibal Orlando; 13º Rodolfo Bazella. Menino de roupa clara, Antonio Orlando.”

(4)

05 Telegrama

06 Leopoldo Villanova

“Engenheiro que trabalhou na abertura da estrada Boca da Picada – Águas do Mel, a partir de 1917. Foto de Moyses Westphalen, Porto Alegre. 1987. Doada por Breno Antonio Sponchiado”.

(5)

07 Abertura de estradas

“Fotografia tirada por Vitório Locatelli, a 1º de Agosto de 1928. Ele lembra que foi entre Barril e o Arroio da Varge. O homem ao centro da estrada devia ser o Sr. Primo Fabris, que chegou como carroceiro.”

(6)

09 Fábrica de engarrafamento

“Borges de Medeiros, então governador (magro). Getulio Vargas (candidato). Atrás, Vercedino Camargo. Em Iraí, na Fábrica de engarrafamento.”

10 Interventor

“Recordação da passagem do Exmº Cel. Interventor e sua comitiva, em 06 de Novembro de 1941.” Doada em 23/06/1984, por Dari ou Davi Girardelo.

(7)

11Sem identificação

12 Brizola

(8)

13 Comício de Brizola

(9)

15Comício do Brizola na Praça da Matriz

16 Frederico Westphalen “Pintura a óleo. Foto e tela.”

(10)

17Frederico Westphalen

Frederico Westphalen, em Porto Alegre, quando trabalhava na Secretaria da Agricultura. 1940.”

18 Frederico Westphalen e Cel. Valzumiro Dutra, na posse de Alfeu Escobar Em 28 de Fevereiro de 1931

(11)

19 Posse no Cargo de Prefeito Municipal, Sr. Alfeu Escobar

“Posse no cargo de Prefeito Municipal de Palmeira das Missões do Dr. Alfeu Escobar, em 28 de Fevereiro de 1931.”

Identificados: “Sentados E/D: 2. João Alberto Borges; 3. Dr. Vale; 4. Dr. Frederico Westphalen; 5. Alfeu Escobar; 6. Valzumiro Dutra; 7. Alfredo Westphalen. Em pé: 9. Candido Westphalen; 12. Vercedino Camargo.” Obs. Duas fotografias de igual teor.

(12)

21 Barril, em 09 de Outubro de 1927 – encontro de lideranças

“Reunião de lideranças de Vila Barril, onde surgiu a idéia de dar o nome Frederico Westphalen à Vila. Almoço nos fundos do Hotel Castelo, hoje no local está instalado o prédio do Banrisul.”

Identificados: E/D – 1. Ervino Schneider; 2. Ernesto Schimidt; 3 Rodolfo Stern; 4. Vercedino Camargo. Em pé – Engenheiro Frederico Westphalen (na mesa). Atrás, em pé, Verginio Cerutti; Egidio Maglia e José Cañellas, com toalha ao ombro”.

Obs. Três fotografias de igual teor.

22 Barril em 1927, Frederico Westphalen no Hotel Castelo

“Grupo de amigos jogando xadrez no Hotel Castelo, na Vila Barril. O 3º da E/D, é o Engenheiro Frederico Westphalen.”

(13)

23 Frederico Westphalen e outros

“Frederico e amigos. 1928/1930. Ao centro, o Eng. Frederico Westphalen de roupa clara, numa reunião com amigos”.

24 Frederico Westphalen e outros

(14)

25Casa dos Westphalen, na Lapa, no Paraná

“Residência da família Westphalen, na década de 30, em Lapa, no Paraná.

“Casa paterna dos Westphalen (Egydio), na Lapa (Paraná) – Termo do Príncipe, na época farmácia e casa, em cerca de 1895”.

“Vê-se a trincheira do assalto dos Revolucionários de Gumercindo Saraiva- Na frente do cavalo, Olimpio Westphalen, tio do Dr. F. Westphalen.”

Obs. Duas fotografias de igual teor.

26 Casa dos Westphalen, na Lapa, no Paraná

(15)

27 Torres Gonçalves

“Diretor da Diretoria de Terras e Colonização”. Obs. Duas fotografias de igual teor.

28 Frederico Westphalen, em Campo Novo

“Na turma de Campo Novo vê-se o Dr. Frederico Westphaln, sentado, de preto, churrasqueando.”

(16)

29 Clevelândia em 16 de Outubro de 1924

“Turma de comandos em perseguição à Coluna Prestes, em Clevelândia, 26/10/1924. Cel. Valzumiro Dutra, sentado, de branco e segurando a cuia. Na mesa, o Tte. Olavo Falção.”

(17)

31 Sem identificação

MUSEU MUNICIPAL

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL Frederico Westphalen, Novembro de 2013

Foram responsáveis pela digitalização e construção textual, Jussara Jacomelli e Odiles Maria Babinski.

Referências

Documentos relacionados

CAMILO RESEGUE NETO, MM. Juiz de Direito do SAF Serviço Anexo das Fazendas da comarca de Votuporanga/SP, na forma da lei, etc., FAZ SABER, aos que o presente edital virem

IMPACTOS DA IATF NA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA E RETORNO ECONÔMICO IMPACTOS DA IATF NA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA E RETORNO ECONÔMICO + 8% bezerros ao final EM (79 vs 87%) 44%

Na área urbana de Frederico Westphalen - RS, nos bairros Barril, Panosso, Itapagé, Aparecida, Fátima, Santo Antônio, Santo Inácio, Ipiranga, Centro e Jardim Primavera

efeitos definidos Nº de participantes que atingiram pelo menos 3, Mé M étodo de Recolha todo de Recolha. Numa escala de 0 a 4, em cada um dos seguintes

No ambiente de trabalho, onde passamos cerca de um terço de nossa vida, é fundamental saber conviver com as pessoas e respeitá -las em suas individualidades.

[...] a CETA constituía um obstáculo para o desenvolvimento da colônia, que estagnada vivia a marcar passos, e era urgente a toma- da de medida para libertá-la da administra- ção

O Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ, vinculado ao Curso de Direito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba, em observância às diretrizes do Ministério da Educação

Eles sofrem um processo em que calor é transferido reversivelmente de um para outro, a pressão constante. No processo, parte desse calor pode ser convertido em trabalho.. Então,