• Nenhum resultado encontrado

REVISÃO DA ESTRUTURA TRIBUTÁRIA SOBRE FERTILIZANTES E SEU IMPACTO SOBRE O MERCADO DE FERTILIZANTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISÃO DA ESTRUTURA TRIBUTÁRIA SOBRE FERTILIZANTES E SEU IMPACTO SOBRE O MERCADO DE FERTILIZANTES"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

REVISÃO DA ESTRUTURA TRIBUTÁRIA SOBRE

FERTILIZANTES E SEU IMPACTO SOBRE O

(2)
(3)

Review of the tax structure on fertilizers and its impact on the fertilizer market

Título do Programa: Programa de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Empresarial em Moçambique

Mozambique Support Program for Economic and Enterprise Development (SPEED).

Financiador: USAID/Moçambique

Número do Contrato: AID-OAA-A-1-00085 Adjudicatários: DAI e Nathan Associates Data da Publicação: 06.06.15

(4)
(5)

ÍNDICE

ÍNDICE ... V ABREVIATURAS ... VII SUMÁRIO EXECUTIVO ... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED.

OBJECTIVOS ... IX SITUAÇÃO ACTUAL ... 11 SUGESTÕES ... 24 BIBLIOGRAFIA ... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. ANEXOS ... 33

(6)
(7)

ABREVIATURAS

McNet – Mozambique Customs Network

SADC – Southern African Developing Countries JUE – Janela Única Electrónica

DU – Documento Único

CIF – Cost Insurance and Freigth

(8)
(9)

OBJECTIVOS

De entre os objectivos deste trabalho destacam-se os seguintes Gerais:

 Identificar e rever a legislação relacionada com as taxas sobre os fertilizantes;  Verificar os tempos de desembaraço dos fertilizantes

 Identificar os custos relacionados com a importação dos fertilizantes  Avaliar a preferência pelas importações de fora dos países da SADC  Aferir os custos de armazenagem, transporte e com os Despachantes

Específico:

(10)

X

Review of the tax structure on fertilizers and its impact on the

fertilizer market

METODOLOGIA

A metodologia adoptada para o presente trabalho foi:

 Identificação e avaliação da legislação relacionada com os fertilizantes objectivando verificar se a mesma carece de algum melhoramento e se está sendo usada de forma conveniente;

 Identificação dos intervenientes da cadeia de importação dos fertilizantes com os quais se manteve a devida interacção;

 Uma visita de campo para in loco verificar os processos das diferentes etapas do processo de importação

 Análise dos dados de importação gerados pelo sistema das Alfândegas  Observação dos procedimentos de importação

(11)

SITUAÇÃO ACTUAL

Legislação

F. Abaixo se encontra a descrição da mesma e a forma como tem afectado actualmente no processo de importação.

1) Operador Económico Autorizado

Pessoa jurídica que no âmbito da sua actividade profissional e após a avaliação do cumprimento dos critérios estabelecidos pela administração aduaneira é considerada um operador fiável e de confiança podendo beneficiar de vantagens adicionais no processo de desembaraço aduaneiro, no âmbito da sua actividade como importador/exportador.

A estes lhe são concedidos os seguintes benefícios:

a) Desembaraços aduaneiros de forma electrónica mais agilizados b) Controlos físicos e documentais onde estritamente requerido

c) Tratamento prioritário quando seleccionado para o controlo e

d) Aviso personalizado ou expresso, antecipadamente, para as verificações e reverificações documentais físicas de risco

As empresas importadoras de fertilizantes não requereram esta prerrogativa, sendo que a maior das mesmas não sabiam sequer da existência desta faculdade.

Os casos das demoras no desembaraço, particularmente, as que acontecem nos portos poderiam ser em parte resolvidos por esta aderência. Pois, gozando esta prerrogativa o processo torna-se mais célere em virtude de as mercadorias não serem também sujeitas a inspecção não intrusiva e aos custos daí decorrentes.

(12)

12

Review of the tax structure on fertilizers and its impact on the

fertilizer market

A outra grande vantagem é o facto de estarem isentos de verificações efectivas da mercadoria, entretanto se porventura for imperioso que esta seja feita, não precisam necessariamente ser realizadas dentro do recinto da Terminal, mas onde o importador indicar.

2) Acordos de Taxas Preferenciais da SADC

Este tratamento é apenas para as mercadorias originárias dos países membros da SADC (República de Angola-não aderiu ainda ao tratado, República do Botswana, República Democrática do Congo, República do Malawi, República das Maurícias, República da Namíbia, República das Seychelles, República da África do Sul, Swazilândia, República Unida da Tanzania, República da Zâmbia e República do Zimbabwe). Vide o anexo 1.

O mesmo estabelece a existência de taxas baixas comparativamente aos produtos que não sejam originários dos países membros.

Este tratamento é concedido mediante a apresentação de um certificado de origem emitido por entidades legais dos países membros.

Ao abrigo deste protocolo da SADC sobre trocas comerciais os fertilizantes fazem parte do grupo de mercadorias elegíveis para esse tratamento preferencial.

Sendo agrupadas na categoria “A” a liberalização das suas taxas de direitos foi fixada em “0%”. Sendo a taxa geral a de 2.5%.

Também incide sobre os mesmos a taxa de IVA fixada em 17%, sendo esta aplicável para todas as mercadorias independentemente da sua origem.

O movimento de importações de fertilizantes dita que estes produtos têm sido adquiridos pelas empresas nacionais nos países abaixo indicados, anexo 2:

(13)

- Argentina - Índia - México - Holanda - África do Sul - China - França - Espanha - Suíça

- Emiratos Árabes Unidos - Reino Unido - Estados Unidos - Vietnam - Malawi - Maurícias - Mauritânea

Daqui se vislumbra que parte desta mercadoria incorre no custo de taxas de importação de direitos o que está directamente relacionado com a origem dos fertilizantes. Isso é compreensível para os casos que não exista produção desse tipo de fertilizante nos países membros da SADC ou que a qualidade não vá de encontro com as suas expectativas.

Entretanto, foram detectados casos nos quais apesar de os produtos serem originários de países da SADC não se ter feito uso da prerrogativa conferida por lei de a mesma usufruir de taxas mais

(14)

14

Review of the tax structure on fertilizers and its impact on the

fertilizer market

baixas o que se depreende tenha acontecido por falta de emissão do respectivo certificado de origem na proveniência, anexo 3.

3) Licenciamento ao nível do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar

A lei estabelece que a produção, distribuição, importação e utilização de fertilizantes em Moçambique está sujeita a um registo prévio. Sendo o mesmo efectuado com base num pedido a ser submetido por uma empresa legalmente estabelecida no país e devidamente inscrita no Ministério que superintende a área da agricultura e que assuma total responsabilidade sobre a qualidade do fertilizante em causa no território nacional.

O processo de importação de fertilizantes está sujeito a uma autorização prévia emitida pelo MINAG, indicando o pedido informações sobre a marca comercial do fertilizante e os teores de todos os seus nutrientes, o porto de entrada, o país de origem, o meio de transporte, o destinatário, anexando-se a factura proforma. Estabelece também que esta autorização tem a validade de 3 meses podendo ser prorrogado por igual período.

O processo de emissão de licenças encontra-se centralizado em Maputo e é feito para cada movimento de importação, isso deriva do facto de ao nível provincial não se ter ainda capacidade para lidar com estes processos. A tramitação do processo dita que o mesmo ocorra nos Ministérios da Agricultura, da Saúde e da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Para o efeito, os importadores obrigam-se a submeter anexo ao pedido a factura proforma de cada processo de importação específico. De acordo com os relatos dos importadores e confirmado pelos próprios funcionários do Ministério, este processo por vezes se mostra demorado chegando a levar cerca de 5 dias e ocorre na maior parte das vezes depois de a mercadoria se encontrar em território nacional.

(15)

Nesta secção faz-se a descrição de custos associados a importação de fertilizantes de acordo com todas as etapas do circuito de importação. Os fertilizantes chegam a Moçambique usando dois trajectos, o marítimo (maioritariamente usado pelas empresas sediadas na zona centro e para cargas provenientes de outros destinos que não sejam a África do Sul) e o terrestre (maioritariamente usado pelas empresas sediadas na zona sul e para cargas provenientes da África do Sul).

1) Manuseamento e armazenamento de carga

Os custos suportados em Maputo são os que abaixo se indicam:

Tabela : Custos de manuseamento e armazenamento de mercadoria no porto de Maputo pela

empresa D.P.World Maputo

Tamanho do contentor Manuseamento (Mts) Armazenagem (Mts/dia)

Contentor 20 pés 6.500,00 500,00

Contentor 40 pés 12.000,00 1.000,00

A capacidade dos contentores depende da mercadoria transportada e tipo de embalagem. Quando se trata de mercadoria granular embalada em sacos, pode atingir 28 toneladas em contentores de 40 pés. O custo da inspecção de mercadorias pela empresa Kudumba é cerca de 3.800,00 Mts por contentor.

A capacidade dos contentores depende da mercadoria transportada e tipo de embalagem. Quando se trata de mercadoria granular embalada em sacos, pode atingir 28 toneladas em contentores de 40 pés. O custo da inspecção de mercadorias pela empresa Kudumba é cerca de 3.800,00 Mts por contentor.

Na TIRO-Terminal Internacional Rodoviário, na Cidade da Matola, a tabela de preços não é por tamanho do contentor, mas sim existe uma taxa mínima e tarifa de armazenagem, como se descreve a seguir:

(16)

16

Review of the tax structure on fertilizers and its impact on the

fertilizer market

 Tarifa mínima de 2.900,00 Mts (IVA incluído) para mercadorias que permanecem na viatura (não descarregadas). Para mercadorias descarregadas a tarifa é acrescida de 8%. Essa tarifa mínima também será aplicada a mercadoria que chegar e sair no mesmo dia. Sempre que o valor da armazenagem for menor que a taxa mínima em vigor, aplica-se a taxa mínima.

 Tarifa de armazenagem percentual: mercadoria que sair no primeiro e segundo dia, o custo será de 0,14% do valor CIF da mesma por dia mais IVA. Se a mercadoria sair depois de 2 dias a armazenagem custará 0,18% do valor CIF por dia mais o IVA. Considera-se primeiro dia, o dia seguinte ao da chegada da mercadoria (Matola Cargo Terminal, Directiva 02/TIRO/12).

Em Maputo, os dados das Alfândegas indicam que o processo de desembaraço aduaneiro de mercadorias via marítima é mais lento do que aquela importada via terrestre. No Porto de Maputo, o processo leva entre 5 a 6 dias, enquanto que na TIRO leva até 3 dias. A tabela abaixo ilustra esse facto.

TERMINAL DATA SUBMISSAO DATA PAGAMENTO DATA DESEMBARACO TEMPO1

10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 03-Mar-15 04-Mar-15 04-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 18-Mar-15 18-Mar-15 19-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 27-Feb-15 02-Mar-15 02-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 24-Mar-15 25-Mar-15 25-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 09-Feb-15 09-Feb-15 10-Feb-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 07-May-15 08-May-15 08-May-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 27-Feb-15 02-Mar-15 02-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 31-Mar-15 31-Mar-15 01-Apr-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 12-Mar-15 12-Mar-15 13-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 29-Apr-15 29-Apr-15 30-Apr-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 26-Jan-15 27-Jan-15 27-Jan-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 02-Mar-15 02-Mar-15 02-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 13-Mar-15 14-Mar-15 14-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 12-Mar-15 12-Mar-15 13-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 29-Apr-15 29-Apr-15 30-Apr-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 08-Jan-15 08-Jan-15 08-Jan-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 05-May-15 05-May-15 05-May-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 30-Apr-15 02-May-15 02-May-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 11-May-15 12-May-15 13-May-15 1

(17)

10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 10-Mar-15 10-Mar-15 12-Mar-15 1 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 10-Mar-15 10-Mar-15 12-Mar-15 1 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 22-Apr-15 22-Apr-15 23-Apr-15 1 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 22-Apr-15 22-Apr-15 23-Apr-15 1 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 17-Feb-15 17-Feb-15 18-Feb-15 1 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 14-Jan-15 14-Jan-15 16-Jan-15 1 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 23-Feb-15 24-Feb-15 25-Feb-15 1 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 11-Mar-15 12-Mar-15 13-Mar-15 1 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 01-May-15 02-May-15 04-May-15 2 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 06-Apr-15 06-Apr-15 08-Apr-15 2 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 02-May-15 02-May-15 04-May-15 2 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 01-May-15 02-May-15 04-May-15 2 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 06-Apr-15 08-Apr-15 10-Apr-15 2 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 01-May-15 02-May-15 04-May-15 2 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 23-Feb-15 23-Feb-15 26-Feb-15 3 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 23-Feb-15 23-Feb-15 26-Feb-15 3 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 09-Mar-15 09-Mar-15 13-Mar-15 3 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 26-Jan-15 04-Feb-15 17-Feb-15 12 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 06-Mar-15 06-Mar-15 06-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 10-Mar-15 10-Mar-15 11-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 03-Mar-15 04-Mar-15 05-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 24-Mar-15 24-Mar-15 24-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 24-Feb-15 24-Feb-15 24-Feb-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 18-Mar-15 19-Mar-15 19-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 11-Mar-15 11-Mar-15 11-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 13-Mar-15 15-Mar-15 16-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 08-Apr-15 08-Apr-15 08-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 18-Apr-15 20-Apr-15 20-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 08-Jan-15 08-Jan-15 08-Jan-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 18-Mar-15 18-Mar-15 19-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 14-Mar-15 14-Mar-15 14-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 11-Mar-15 11-Mar-15 11-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 02-Apr-15 02-Apr-15 03-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 03-Mar-15 03-Mar-15 03-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 20-Mar-15 20-Mar-15 21-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 20-Mar-15 20-Mar-15 21-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 19-Mar-15 19-Mar-15 19-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 16-Apr-15 16-Apr-15 16-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 30-Apr-15 30-Apr-15 30-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 17-Mar-15 17-Mar-15 17-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 08-Apr-15 08-Apr-15 08-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 31-Mar-15 01-Apr-15 01-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 16-Mar-15 16-Mar-15 16-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 13-Apr-15 13-Apr-15 13-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 23-Feb-15 24-Feb-15 24-Feb-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 19-Mar-15 19-Mar-15 19-Mar-15 0

(18)

18

Review of the tax structure on fertilizers and its impact on the

fertilizer market

10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 30-Apr-15 30-Apr-15 30-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 08-Jan-15 08-Jan-15 08-Jan-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 14-Apr-15 14-Apr-15 14-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 15-Apr-15 15-Apr-15 15-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 10-Apr-15 10-Apr-15 11-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 27-Feb-15 28-Feb-15 01-Mar-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 28-Jan-15 28-Jan-15 30-Jan-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 23-Apr-15 23-Apr-15 25-Apr-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 23-Apr-15 23-Apr-15 25-Apr-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 15-Jan-15 16-Jan-15 18-Jan-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 27-Feb-15 27-Feb-15 01-Mar-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 14-Apr-15 14-Apr-15 16-Apr-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 14-Apr-15 14-Apr-15 16-Apr-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 03-Feb-15 04-Feb-15 06-Feb-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 21-Jan-15 21-Jan-15 23-Jan-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 10-Apr-15 12-Apr-15 14-Apr-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 14-Apr-15 14-Apr-15 16-Apr-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 14-Apr-15 14-Apr-15 16-Apr-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 16-Jan-15 16-Jan-15 18-Jan-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 14-Feb-15 14-Feb-15 16-Feb-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 14-Feb-15 14-Feb-15 16-Feb-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 14-Feb-15 14-Feb-15 16-Feb-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 24-Apr-15 27-Apr-15 28-Apr-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 18-Mar-15 18-Mar-15 20-Mar-15 1 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 24-Apr-15 24-Apr-15 27-Apr-15 3 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 30-Apr-15 30-Apr-15 04-May-15 3 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 24-Apr-15 24-Apr-15 27-Apr-15 3 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 26-Feb-15 26-Feb-15 06-Mar-15 8 11TI1-TIMAR - MAPUTO, TERMINAL INTERNACIONAL MARÍTIMA 24-Feb-15 24-Feb-15 26-Feb-15 1 11TI1-TIMAR - MAPUTO, TERMINAL INTERNACIONAL MARÍTIMA 05-Jan-15 06-Jan-15 07-Jan-15 1 11TI1-TIMAR - MAPUTO, TERMINAL INTERNACIONAL MARÍTIMA 15-Apr-15 15-Apr-15 16-Apr-15 1 11TI1-TIMAR - MAPUTO, TERMINAL INTERNACIONAL MARÍTIMA 19-Feb-15 20-Feb-15 23-Feb-15 3 11TI1-TIMAR - MAPUTO, TERMINAL INTERNACIONAL MARÍTIMA 02-Mar-15 02-Mar-15 06-Mar-15 4 11TI1-TIMAR - MAPUTO, TERMINAL INTERNACIONAL MARÍTIMA 21-Jan-15 21-Jan-15 26-Jan-15 5 11TI1-TIMAR - MAPUTO, TERMINAL INTERNACIONAL MARÍTIMA 04-Feb-15 05-Feb-15 19-Feb-15 14 11TI1-TIMAR - MAPUTO, TERMINAL INTERNACIONAL MARÍTIMA 04-Feb-15 05-Feb-15 19-Feb-15 14 11TI1-TIMAR - MAPUTO, TERMINAL INTERNACIONAL MARÍTIMA 04-Feb-15 05-Feb-15 19-Feb-15 14

No processo de desembaraço aduaneiro, se as Alfândegas decidirem pela examinação física das mercadorias os custos inerentes a abertura do contentor, o seu descarregamento e carregamento da mercadoria, a armazenagem e parqueamento da viatura são da responsabilidade do

(19)

importador. O mesmo acontece quando o processo é interrompido por passagem de um feriado ou fim de semana o que aumenta o número de dias de armazenamento ou parqueamento. Os primeiros três dias no Porto são isentos de custos de armazenamento, começando a contagem da cobrança a partir do quarto dia. O manuseamento não tem a ver com o tempo de desembaraço aduaneiro.

No Porto da Beira, o manuseamento está a cargo da Cornelder e os custos associados são apresentados a seguir por tamanho do contentor e presença ou não de mercadoria. Os importadores preferem contentores de 20 pés do que de 40 pés, porque a diferença na capacidade é de cerca de 8 toneladas, sendo de cerca de 20 toneladas mercadoria a granel para contentor de 20 pés e 28 toneladas a granel para contentor de 40 pés.

Tabela 4.4: custos de manuseamento e armazenamento de mercadorias no Porto da Beira pela

empresa Cornelder Contentor Estivadores (USD) Manuseamento (USD) Descarregamento e ensacamento (USD) Armazenamento (USD/dia) Taxa portuária (USD/lote) 20 Pes 80 185 225 20 120 40 Pes 144 333 405 36 120 Vazio 20 Pes 70 - - - 45 Vazio 40 pes 126 - - - 45

O armazenamento é pago a partir do sexto dia para mercadoria de consumo doméstico e no décimo primeiro dia para mercadoria em trânsito para outros países, ou seja, a mercadoria de consumo doméstico tem 5 dias livres e aquela em trânsito tem 10 dias livres. As empresas estão livres de transferir os seus contentores directamente para os seus armazéns para evitar os custos de descarregamento e ensacamento.

(20)

20

Review of the tax structure on fertilizers and its impact on the

fertilizer market

As empresas contactadas na Beira indicaram que o processo de importação leva muitos dias desde a data do pagamento até a recepção da mercadoria a porta dos seus armazéns. A mercadoria leva no mínimo 30 dias depois da data do pagamento para chegar ao Porto da Beira, mas também pode levar até 90 dias se o porto estiver congestionado de navios. O processo de desembaraço aduaneiro e descarga da mercadoria, ou seja, o processo desde a chegada do navio no porto até a recepção da mercadoria a porta do armazém leva 10 dias, o mesmo que dizer é difícil tramitar toda documentação sem incorrer ao pagamento da taxa de armazenamento do porto.

Confrontados os dados das Alfândegas indicam que este processo pode levar em média um dia se o processo estiver completo (todos os requisitos necessários devidamente cumpridos) e se não for submetido à examinação.

TERMINAL DATA SUBMISSAO DATA PAGAMENTO DATA DESEMBARACO TEMPO1

03TI1-TIMAR - NACALA, TERMINAL INTERNACIONAL MARITIMA, NAMPULA 27-Feb-15 02-Mar-15 02-Mar-15 0 06DA1-MANICA - SEDE DELEGAÇÃO ADUANEIRA 05-May-15 06-May-15 06-May-15 0 06DA1-MANICA - SEDE DELEGAÇÃO ADUANEIRA 13-Jan-15 13-Jan-15 14-Jan-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 03-Mar-15 04-Mar-15 04-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 18-Mar-15 18-Mar-15 19-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 27-Feb-15 02-Mar-15 02-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 24-Mar-15 25-Mar-15 25-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 09-Feb-15 09-Feb-15 10-Feb-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 07-May-15 08-May-15 08-May-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 27-Feb-15 02-Mar-15 02-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 31-Mar-15 31-Mar-15 01-Apr-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 12-Mar-15 12-Mar-15 13-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 29-Apr-15 29-Apr-15 30-Apr-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 26-Jan-15 27-Jan-15 27-Jan-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 02-Mar-15 02-Mar-15 02-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 13-Mar-15 14-Mar-15 14-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 12-Mar-15 12-Mar-15 13-Mar-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 29-Apr-15 29-Apr-15 30-Apr-15 0

(21)

10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 08-Jan-15 08-Jan-15 08-Jan-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 05-May-15 05-May-15 05-May-15 0 10TI3-TIRO - FRIGO, TERMINAL INTERNATIONAL RODOVIÁRIA, MAPUTO 30-Apr-15 02-May-15 02-May-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 06-Mar-15 06-Mar-15 06-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 10-Mar-15 10-Mar-15 11-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 03-Mar-15 04-Mar-15 05-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 24-Mar-15 24-Mar-15 24-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 24-Feb-15 24-Feb-15 24-Feb-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 18-Mar-15 19-Mar-15 19-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 11-Mar-15 11-Mar-15 11-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 13-Mar-15 15-Mar-15 16-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 08-Apr-15 08-Apr-15 08-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 18-Apr-15 20-Apr-15 20-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 08-Jan-15 08-Jan-15 08-Jan-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 18-Mar-15 18-Mar-15 19-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 14-Mar-15 14-Mar-15 14-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 11-Mar-15 11-Mar-15 11-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 02-Apr-15 02-Apr-15 03-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 03-Mar-15 03-Mar-15 03-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 20-Mar-15 20-Mar-15 21-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 20-Mar-15 20-Mar-15 21-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 19-Mar-15 19-Mar-15 19-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 16-Apr-15 16-Apr-15 16-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 30-Apr-15 30-Apr-15 30-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 17-Mar-15 17-Mar-15 17-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 08-Apr-15 08-Apr-15 08-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 31-Mar-15 01-Apr-15 01-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 16-Mar-15 16-Mar-15 16-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 13-Apr-15 13-Apr-15 13-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 23-Feb-15 24-Feb-15 24-Feb-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 19-Mar-15 19-Mar-15 19-Mar-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 30-Apr-15 30-Apr-15 30-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 08-Jan-15 08-Jan-15 08-Jan-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 14-Apr-15 14-Apr-15 14-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 15-Apr-15 15-Apr-15 15-Apr-15 0 10TI8-KM4- TERMINAL INTERNACIONAL RODOIVIARIO DE R.GARCIA 10-Apr-15 10-Apr-15 11-Apr-15 0 11TI2-TIAR - MAPUTO, TERMINAL INTERNATIONAL AERÉA 15-Apr-15 15-Apr-15 16-Apr-15 0 11TI9-TIRO MULTIMODAL-TERMINAL DE CARGA, MAPUTO 24-Feb-15 24-Feb-15 25-Feb-15 0 11TI9-TIRO MULTIMODAL-TERMINAL DE CARGA, MAPUTO 02-Mar-15 02-Mar-15 03-Mar-15 0 11TI9-TIRO MULTIMODAL-TERMINAL DE CARGA, MAPUTO 22-Jan-15 22-Jan-15 22-Jan-15 0

De notar que nas Alfândegas o processo apenas pode ser interrompido se o mesmo não tiver sido pago ou ainda se tiver sido selecionado para o exame (aguardando-se neste caso a vinda do importador para esse efeito). Na tabela abaixo podemos verificar a existência de processos que levaram apenas um dia para o seu desembaraço.

(22)

22

Review of the tax structure on fertilizers and its impact on the

fertilizer market

Os processos que após o pagamento levam mais do que um dia para o seu desembaraço devem-se ou ao facto de terem sido devem-selecionados para a examinação ou ainda porque faltava um documento no expediente, o que pode ser consubstanciado com o facto de os pedidos de licença levarem algum tempo para a sua autorização, em alguns casos, exceptuando algumas particularidades.

Os custos relacionados com o armazenamento podem ser reduzidos ou até eliminados se forem adoptadas boas práticas de importação, excepção feita às importações realizadas por via terrestre usando a Frigo onde o simples facto de a viatura entrar naquele espaço ser passível de cobrança de uma taxa.

2) Serviços dos Despachantes

A lei estabelece que o processo de importação deve ser intermediado por um Despachante Aduaneiro, os custos por eles determinados são variáveis mas cobram por cada processo que tramitam, variando em média os valores de 3.000,00 Mts a 5.000,00 Mts.

Estes têm a obrigação de lidar com todo o processo de importação desde a chegada da mercadoria até ao se desembaraço, o que pressupõe naturalmente lidar com todas as operações que ocorrem nas terminais.

Os Despachantes são os interlocutores que têm a obrigação de aconselhar aos seus clientes sobre as melhores práticas que eles devem assumir no processo de importação com vista a garantir a melhor celeridade dos respectivos processos e ainda a diminuição de custos a suportar neste processo.

(23)

Estes serviços são prestados pela Kudumba e cobra-se uma taxa de 4.500,00 Mts. Todos os postos de onde se faz a importação de fertilizantes estão dotados de scaners, pelo que, os importadores também incorrem neste custo.

Isto pressupõe que todos os contentores passem pelo scanner, isto é crítico para o caso dos portos, principalmente o da Beira onde a isso se junta o congestionamento das cargas na saída e entrada dos camiões gerando um tráfego desusado.

As longas filas que alí se formam ditam que dificilmente um importador com cerca de 20 contentores já desembaraçados consiga tirar no mesmo dia toda a sua carga, o que naturalmente resulta em custos adicionais por pelo menos mais um dia de armazenamento.

4) Taxa de uso da rede (Mcnet)

A lei estabelece que todos os processos tramitados devem pagar esta taxa, sendo a mesma fixada em 0.85% do valor FOB. Pelo que, daqui decorre que quanto maior for o valor FOB maior será o valor a pagar por este custo.

5) Taxas Aduaneiras (Alfândegas) a) Taxa Geral

A importação de fertilizantes é sujeita ao pagamento da taxa geral de direitos aduaneiros correspondentes a 2,5% do valor CIF da mercadoria, com a excepção dos fertilizantes de origem animal ou vegetal (Grupo I) que são isentos desta taxa.

Os dados de importação analisados demonstram que existe certa tendência de importar mercadorias de outros quadrantes de países que não fazem parte da SADC, por um lado e por outro, que existem tantos casos de importação de países da SADC que foram sujeitos à taxa geral, portanto não gozando do benefício concedido por lei.

(24)

24

Review of the tax structure on fertilizers and its impact on the

fertilizer market

No anexo III, apresentamos os referidos casos com a indicação do valor pago, que poderia ser evitado.

Em termos comparativos, nota-se que o volume de importação proveniente dos países de fora do bloco da SADC é superior ao dos países membros, tal pode se depreender da análise do anexo IV. Esta tendência, segundo as declarações dos importadores, deve-se ao facto de os países membros da SADC não serem produtores de certo tipo de fertilizantes.

b) Taxa Preferencial

No âmbito do Protocolo da SADC sobre Trocas Comerciais, todos os adubos (fertilizantes) pertencem ao grupo de Mercadorias com liberalização desde 2001 (categoria A). No âmbito deste protocolo, todos os fertilizantes originários dos países membros da SADC assinantes do protocolo estão isentos do pagamento da taxa de direitos aduaneiros desde 2001.

No anexo III, também se pode observar o grau de aderência à este protocolo por importador com a indicação dos ganhos e perdas de cada um deles.

SUGESTÕES

O presente capítulo se reserva às sugestões que cremos que irão ditar a redução dos custos inerentes ao processo de importação das mercadorias e por tabela irá ditar a redução do preço ao qual os fertilizantes são colocados à venda no mercado.

É importante referir que as taxas ditadas pelos operadores privados dificilmente serão baixadas, o que poderá fazer com que a influência destes acabe não ditando uma redução no preço dos fertilizantes ao nível desejado.

(25)

No entanto, esforços devem ser desenvolvidos no sentido de se melhorarem as operações portuárias, especialmente no porto da Beira, pois o grande volume de cargas alí manuseadas clama por esforços no sentido de as suas infra-estruturas sofrerem alguns melhoramentos.

Entretanto, sugerimos que sejam desenvolvidos outros esforços como abaixo indicamos.

1) Licenciamento como Operador Económico Autorizado

Sugerimos que os importadores adiram à este licenciamento, pois os ganhos daí advenientes são enormes e terão impacto directo nos custos de operação nos quais os importadores incorrem em virtude de se reduzirem drasticamente os custos relacionados com o armazenamento de carga e com o transporte da mercadoria. Este desiderato, é de grande importância especialmente na situação actual dos importadores que usam o porto da Beira.

Em anexo, se encontram os instrumentos necessários para a obtenção desta faculdade, nomeadamente, o Questionário de auto avaliação, o Pedido de concessão do certificado e a ordem de serviço 05/DGA/2014.

2) Pagamento pelos importadores

Com o advento da JUE os pagamentos dos encargos aduaneiros podem ser feitos com recurso às opções que os avanços tecnológicos nos concedem na actualidade. Pelo que, os mesmos podem ser feitos com recurso à internet banking, por via disso, sugerimos que o pagamento seja efectuado pelos próprios importadores no pressuposto de que existe um ganho de tempo nesse sentido.

(26)

26

Review of the tax structure on fertilizers and its impact on the

fertilizer market

Tendo em conta à necessidade de maior celeridade ao processo de licenciamento, já que o mesmo é apontado como um dos factores que gera demoras no processo, somos de opinião que o mesmo seja feito de uma das seguintes formas

a) Licenciamento ao nível provincial

Somos de opinião que este processo seja feito ao nível provincial e não concentrado apenas em Maputo. Contudo, o mesmo carece de uma formação específica para capacitar aos visados para esta finalidade, pois, presentemente esta capacidade não reside nas províncias nas quais se processam os casos de importação de fertilizantes.

b) Licenciamento através da JUE

Esta forma de licenciamento deverá ser a privilegiada, pois, com a introdução da JUE o maior ganho que existe na melhoria do ambiente de negócios ao nível do comércio externo è o de todos os actores que lidam com o processo de importação/exportação estarem nesta plataforma. Este desiderato vai naturalmente tornar o processo mais célere.

Para o caso vertente, o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar deverá encetar as devidas demarches no sentido de aderir a esta plataforma. De referir ainda que sendo uma entidade do Estado não deverão existir barreiras para a sua viabilização.

Experiências similares são as que acontecem com os Bancos comerciais, com os Despachantes Aduaneiros e com os Agentes de Navegação.

4) Privilegiar os acordos de taxas preferenciais

Para o caso vertente colocamos duas sugestões, nomeadamente:

a) Importação de fertilizantes a partir dos países membros da SADC

Esta sugestão deriva do facto de as importações provenientes destes países gozarem da prerrogativa de terem taxas preferenciais.

(27)

b) Assinatura de acordos bilaterais

Dirigir uma iniciativa de lei para a assinatura de acordos bilaterais com os países produtores de fertilizantes que não sejam produzidos nos países da SADC, e no caso específico para os fertilizantes de maior procura.

5) Isenção de taxas de importação

No âmbito da preparação da proposta de lei sobre os fertilizantes propor taxa zero para estes produtos e isso já vai de encontro à política do Governo no sentido de catapultar o sector agrícola.

(28)

28

Review of the tax structure on fertilizers and its impact on the

fertilizer market

ACÇÕES DE SEGUIMENTO

Tanto o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural como a AMOFERT deverão gozar de um papel extremamente importante neste processo.

Pelo exposto no presente estudo fica a constatação de que algumas práticas deverão ser implementadas para o sucesso desta missão, nesse contexto, produzimos a matriz abaixo que pretende servir de guião endereçando de forma específica as acções que deverão ser desencadeadas.

Item Actividade Responsável

Ponto de Situação

Situação Actual Acções a Desenvolver Resultado

I - Ponto de situação e medidas para o futuro

1 Licenciamento como Operador Económico Autorizado Importadores Nenhum dos importadores se encontra registado como tal A AMOFERT deverá se aproximar da Direcção de Normação da Direcção Geral das Alfândegas para receber a devida orientação de modo a garantir que os seus membros adiram à este privilégio.

Dar maior celeridade ao processo de desalfandegamento e reduzir/eliminar os custos de armazenamento 2 Licenciamento da importação Importadores Em alguns momentos os fertilizantes chegam a Moçambique sem que antes tenha iniciado o processo de obtenção da respectiva licença

No início do processo de importação deverá ser submetido o pedido de obtenção da respectiva licença junto do Ministério da Agricultura Reduzir/eliminar os custos de armazenamento

Ministério da Dar maior celeridade e Dar maior celeridade ao

(29)

Agricultura Existem demoras que são associadas ao processo de licenciamento. O processo ainda é feito manualmente O processo ainda se encontra centralizado em Maputo

prioridade ao processo e reduzir os custos de armazenamento/eliminar Ministério da Agricultura e Autoridade Tributária O Ministério da Agricultura e a Autoridade Tributária de Moçambique deverão criar conjuntamente as devidas condições para que através da Janela Única Electrónica se crie um procedimento para o

licenciamento das

mercadorias

Dar maior celeridade ao processo de desalfandegamento e reduzir os custos de armazenamento/eliminar Ministério da Agricultura Criar conhecimento ao nível provincial de modo que este processo possa ser desencadeado ao nível

das províncias,

principalmente naquelas

onde se encontra

centralizado o maior volume de importações, que no caso vertente é na Beira.

Dar maior celeridade ao processo de desalfandegamento e reduzir os custos de armazenamento/eliminar 3 Importação provenientes dos países membros da SADC Importadores Nem todas as importações provenientes destes países foram realizadas com o benefício do acordo de trocas comerciais da SADC.

Solicitar na origem das mercadorias que se faça a emissão do certificado de origem

Reduzir os custos relacionados com o pagamento de taxas aduaneiras

AMOFERT

Promover em

coordenação com a

Autoridade Tributária acções de explicação dos benefícios decorrentes da

importação de

Adopção de melhores práticas com consequência directa na redução dos custos envolvidos

(30)

30

Review of the tax structure on fertilizers and its impact on the

fertilizer market

mercadorias provenientes

de países que dêem direito à benefícios pautais. 4 Taxa de Câmbio Despachantes Aduaneiros Foram reportadas algumas situações nas quais a taxa de câmbio não coincide com a publicada pelo Banco de Moçambique Solicitar às Alfândegas o reembolso dos valores

pagos a mais por

aplicação de uma taxa de câmbios diferente da publicada pelo Banco de Moçambique

Redução dos custos

relacionados com o pagamento de taxas aduaneiras

(31)
(32)
(33)

Referências

Documentos relacionados

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

[r]

Você sabia que a soma das vogais do seu nome completo, recebido ao nascer,?. reflete o seu mundo interior, como você pensa e como sente

Expedito: Significa rápido e desembaraçado e indica uma pessoa inteligente e esperta, que batalha com todas as suas forças (e às vezes também com a força dos outros) para atingir

Assim, Andrade (2009), concebe o princípio da proteção social, como forma de fazer com que o direito do trabalho abarque a as relações de trabalho contemporâneas em

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Este artigo tem por finalidade mostrar a utilização da ferramenta de Planejamento Estratégico Análise Swot, e sua importância para alcançar a excelência no desenvolvimento

Ao final deste projeto sabemos que não ficaram resolvidas as questões relacionadas à organização, preservação e guarda dos documentos das escolas envolvidas, mas