• Nenhum resultado encontrado

1. Previsão Aproximada do Concurso Análise do Concurso Anterior Como estudar?... 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Previsão Aproximada do Concurso Análise do Concurso Anterior Como estudar?... 4"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)
(2)

Manual de Delegado de Polícia Estratégia Carreira Jurídica

Sumário

1. Previsão Aproximada do Concurso ... 3

2. Análise do Concurso Anterior ... 3

3. Como estudar? ... 4

4. Análise Estatística de Incidência da Matéria ... 6

4.1 - Análise Geral das Matérias ... 6

4.2 – Análise por Matérias ... 10

Direito Penal ... 10

Direito Processual Penal ... 12

Medicina Legal ... 14 Direito Constitucional ... 17 Direito Civil ... 18 Direito Administrativo ... 21 Direito Tributário ... 22 Direito Ambiental ... 24

(3)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

2 26 Olá, pessoal! Tudo bem?

Aqui é Ricardo Torques, coordenador do Estratégia Carreira Jurídica e do

Estratégia OAB. Além disso, sou professor de Direito Processual Civil, Direito Eleitoral e Direitos Humanos.

Instagram: www.instagram.com/proftorques

E-mail da coordenação: ecj@estrategiaconcursos.com.br

Aguardo seu contato. ;) Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas!

Gostaria de lhes apresentar o Manual do Futuro Delegado de Polícia Civil de Rondônia. Preparamos este

material para trazer informações relevantes para você melhor se preparar para o concurso vindouro. Para que todos estejamos na mesma página, sintetizo aqui as principais informações sobre o status atual do concurso.

Em fevereiro, tivemos a notícia quanto à formação da comissão organizadora que ficará responsável pela oferta de 10 vagas imediatas para o cargo de Delegado. A presidente da banca é Alessandra Marcela Paraguassu Gomes, que ficará responsável por conduzir as atividades junto com outros três membros: Paulo Kakionis, Marcos Vinicius Alves e Silva Filho e Joyce Mary Moreira.

Esses profissionais são responsáveis por:

• propor alterações na legislação do certame;

• escolher, selecionar e deliberar acerca da contratação da banca; • propor a realização de concurso de remoção interna;

• organizar e acompanhar as fases internas e externas do concurso. Dito isso, vamos ao manual, que conterá:

1. Carreira e Previsão Aproximada do Concurso; 2. Análise do Concurso Anterior;

3. Como Estudar; e

4. Análise Estatística de Incidência da Matéria.

Antes de iniciarmos, deixo aqui nosso canal do Telegram, no qual concentramos informações sobre os concursos de Delegado de Polícia Civil

https://t.me/estrategiadelta Grande abraço,

(4)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

3 26

1. P

REVISÃO

A

PROXIMADA DO

C

ONCURSO

Há expectativa de que o próximo concurso ocorra ao longo de 2021, pois, além de manifestar interesse pela realização do certame, recentemente houve a formação da comissão do concurso, que ficará responsável, entre outros pontos, por definir as matérias e conteúdos cobráveis em prova e contratação da banca. Diante disso, acredita-se que tenhamos alguma modificação em relação ao corpo de disciplinas da última prova, até porque fora realizado em 2004. Quanto à banca, pode-se afirmar nossa aposta em bancas tracionais, como o CEBRASPE, FCC ou FGV. A FUNCAB foi quem organizou o último concurso, contudo, notamos tratar de prova abaixo da média em nível de cobrança frente aos concursos jurídicos atuais. Tendo em vista o status atual, o próximo passo será a minuta de edital e contratação da banca - por processo licitatório ou dispensa. Em um ou outro casos, alguns meses devem passar até a definição da banca e publicação do edital. Some-se a isso, a necessidade de arrefecimento das consequências nefastas da pandemia do novo corona vírus. Com segurança, não acreditamos em edital antes de junho de 2021. Quiçá, entre julho e agosto há aplicação de provas para o cargo de Delegado da PCRO.

Logo, toda programação de estudo para este certame, deve ponderar por 5 meses de preparação.

2. A

NÁLISE DO

C

ONCURSO

A

NTERIOR

O último concurso PC RO, da Polícia Civil do Rondônia, foi realizado em 2014. Organizado pela FUNCAB, o certame trouxe a oferta de 10 vagas iniciais. O concurso foi organizado em 6 etapas:

1. Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; 2. Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; 3. Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;

4. Prova de Títulos, de caráter classificatório;

5. Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório;

6. Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório.

Na 1ª fase, tivemos prova de múltipla escolha com 80 questões distribuídas do seguinte modo:

Disciplina N.º de questões Peso da questão Pontuação total

Língua Portuguesa 10 1,0 10

Atualidades 10 1,0 10

Conhecimento Regional 15 1,0 15

Noções de Informática 05 1,0 05

(5)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

4 26

TOTAL 80 125

Em conhecimentos específicos, foram exigidas as seguintes disciplinas: • Direito Constitucional;

• Direito Administrativo; • Direito Tributário; • Direito Civil; • Direito Penal;

• Direito Processual Penal; • Legislação Ambiental;

• Código de Trânsito Brasileiro; • Medicina Legal.

A fase discursiva contou com 4 questões sobre os conteúdos jurídicos acima. Sobre as demais fases, alguns destaques relevantes:

 Na prova de aptidão física foram exigidos mínimos de flexão, abdominais e corrida;

 Na prova de títulos, que é meramente classificatória, tivemos basicamente três níveis de pontuação: pós-graduação latu sensu, pós-pós-graduação strcito sensu e doutorado.

 No que diz respeito à fase oral, os candidatos foram submetidos a arguições individuais por uma equipe formada por delegados e representante da OAB, sobre 3 temas, sorteados no dia, hora e local de exame. A duração média da prova oral foi de 30 minutos.

Esses são os pontos gerais sobre os quais vale a pena discorrer do edital anterior. Naturalmente, podemos nos deparar com alterações, ainda mais a considerar que o último edital é de 15 anos atrás.

Sigamos, com orientações de como se preparar para o concurso.

3.

C

OMO ESTUDAR

?

O estudo para Concurso Público deve ter em conta os três pilares fundamentais de abordagem do Direito, conforme haverá sua cobrança pela banca:

Esse enfoque já é utilizado em nossos livros digitais (PDF) e nas nossas videoaulas, para que a preparação seja sempre completa e aborde tanto a lei quanto os ensinamentos da doutrina, além, claro, da aplicação do Direito pelos Tribunais.

(6)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

5 26 A preparação ficará mais completa com a resolução de questões anteriores, o que trazemos tanto no material quanto no Sistema de Questões do Estratégia. Resolver questões auxilia a pensar melhor sobre o tema estudado, com a fixação do tema do ponto de vista do que é questionado nos concursos, além de possibilitar uma autoavaliação importante: saber como realmente está o seu nível de compreensão das matérias. É assim que se mede a sua evolução nos estudos e eventual necessidade de aumentar a carga horária ou ajustar o método de estudos:

Além disso, o estudo deve ser focado no conteúdo programático para que haja uma preparação para todas as fases, ainda que haja um enfoque diferente perto de cada uma delas.

Se a prova objetiva costuma cobrar mais lei seca, é possível dedicar o mês anterior a ela para revisar toda a lei seca e, de preferência, também as súmulas relacionadas com o conteúdo programático.

Quando pensamos em questões discursivas, de início deve-se destacar que há cursos voltados especificamente para essa fase, como o Treinamento para Fase Discursiva e as Rodadas. Há, ainda, alguns elementos a serem considerados.

Em primeiro lugar, o uso correto da língua é importante, com o respeito às regras de ortografia e concordância. Revise seu texto, releia e busque torná-lo, compreensível e sem erros de português. Nas questões discursivas propriamente ditas (não me refiro aqui às peças), é recomendável o uso da terceira pessoal do singular, como a regra de textos dissertativos.

Em segundo lugar, em questões em que se buscam os conceitos, busque iniciar com a natureza jurídica do instituto. Deste modo, “prescrição é a causa extintiva da punibilidade que...”; “legítima defesa é a descriminante que se configura...”. Apesar de ser algo elementar, não é demais relembrar que nunca se deve iniciar um conceito pela expressão “é quando”.

Ademais, se souber as fontes, cite-as. Por exemplo, se pedirem para dissertar sobre um tema controverso e você conhecer uma súmula de um Tribunal Superior, mencione, apontando a Corte e o seu entendimento. Se a doutrina for divergente, aponte os argumentos que podem defender as duas posições, caso a questão não peça uma posição determinada.

Por fim, se houver mais de uma pergunta em uma mesma questão, organize as respostas em parágrafos diversos, na ordem em que a prova as enumera.

A caligrafia também é importante, pois o examinador corrigirá diversas questões de inúmeros candidatos. Busque fornecer um material legível para que ele consiga compreender tudo o que se esforçou para escrever. Na fase oral, caso o concurso possua essa fase, o Curso para a Fase Oral, que o Estratégia oferece quando há alunos em tal fase, ajuda demais. Praticar essa forma específica de arguição permite descobrir como responder aos avaliadores, como verbalizar que não se lembra de determinada resposta e como elaborar

(7)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

6 26 sua resposta sem vícios de linguagem. Treinar com amigos e colegas, como por meio de videochamada, também pode incrementar a preparação.

4.

A

NÁLISE

E

STATÍSTICA DE

I

NCIDÊNCIA DA

M

ATÉRIA

Como típico Concurso de Carreira Jurídica, os certames para Delegado possuem um conteúdo programático extenso e exigem uma preparação de longo prazo.

Entretanto, a análise dos concursos anteriores pode ajudar a programar o seu estudo e deixá-lo mais focado. É uma forma de catalisar, ou seja, de acelerar os seus resultados por meio do direcionamento dos seus esforços. Estudar de forma mais próximo àquilo que o examinador espera de você, com fundamento no que tem sido avaliado, ajuda a tornar mais próxima a aprovação.

4.1 - Análise Geral das Matérias

A primeira análise que faremos será das análises como um todo das disciplinas cobradas no Concurso de Delegado, por meio da utilização de gráficos que demonstrarão o peso de cada uma.

O peso delas deve guiar a sua preparação, já que o seu estudo diário deve ser guiado por meio do peso que as disciplinas possuirão em sua prova. Quanto maior o peso, maior o número de horas de estudos que devem ser utilizadas na sua preparação.

Lei 62% Doutrina 24% Jurisprudência 10% Legislação Local 4%

Delegado - Geral - %

(8)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

7 26 Como era de se esperar, há forte incidência da legislação. Não obstante, doutrina e jurisprudência, por representarem 34% não podem ser ignorados. Ademais, a doutrina - bem explicada e na medida daquilo que você precisará - será fundamental para bem compreender a legislação cobrada em prova.

No concurso de Delegado da PCRO, notamos destaque para temas locais/regionais. Além da cobrança de 15 questões sobre conhecimentos regionais, há legislação específica com Estatuto da Polícia Civil, Estatuto dos Servidores Públicos e Constituição do Estado de Rondônia. Se mantidos em edital, são assuntos que farão toda diferença ao longo da preparação.

O concurso anterior, contemplo as seguintes disciplinas jurídicas: • Direito Constitucional

• Direito Administrativo • Direito Tributário • Direito Civil • Direito Penal

• Direito Processual Penal • Direito Ambiental

• Código de Trânsito Brasileiro • Medicina Legal

São as disciplinas tradicionais em concursos de Delegado de Polícia. Além disso, é bom frisar que o CTB, em regra, consta da Legislação Especial Penal.

Assim: 259 729 1753 4513 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 5000 Legislação Local Jurisprudência Doutrina Lei

(9)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

8 26 0% 0% 0% 0% 0% 0% 0% 0% 0% 0% 0% 1% 1% 2% 2% 2% 3% 3% 4% 4% 4% 11% 12% 12% 12% 12% 13% 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% Direito do Trabalho Direito Processual do Trabalho Direito Internacional Privado Direito Notarial e Registral Direito da Criança e do Adolescente Direito Financeiro Direito do Consumidor Direito Previdenciário Filosofia e sociologia jurídica Legislação Civil Especial Direito Internacional Público Direito Eleitoral Direito Processual Civil Direito Empresarial Direito Ambiental Direito Institucional Direito Tributário Direitos Humanos Medicina Legal Criminologia Direito Civil Conhecimentos Gerais Direito Constitucional Direito Administrativo Direito Penal Legislação Penal Especial Direito Processual Penal

(10)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

9 26 0 0 0 4 5 7 9 15 16 30 37 111 117 150 160 179 217 221 324 336 361 919 953 959 964 991 1039 0 200 400 600 800 1000 1200 Direito do Trabalho Direito Processual do Trabalho Direito Internacional Privado Direito Notarial e Registral Direito da Criança e do Adolescente Direito Financeiro Direito do Consumidor Direito Previdenciário Filosofia e sociologia jurídica Legislação Civil Especial Direito Internacional Público Direito Eleitoral Direito Processual Civil Direito Empresarial Direito Ambiental Direito Institucional Direito Tributário Direitos Humanos Medicina Legal Criminologia Direito Civil Conhecimentos Gerais Direito Constitucional Direito Administrativo Direito Penal Legislação Penal Especial Direito Processual Penal

(11)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

10 26 Agora faremos uma análise por gráfico das matérias cobradas no último concurso. Naturalmente, não constará dessa análise - por ausência de dados suficientes - a análise de Língua Portuguesa, Atualidades, Conhecimentos Regionais e Informática.

4.2 – Análise por Matérias

Direito Penal

Os dois primeiros gráficos a seguir referem-se ao estilo de cobrança na matéria específica. Ou seja, se no caso houve cobrança de lei seca, doutrina, jurisprudência ou Legislação Local, primeiro em valores absolutos e depois em porcentagem.

Na sequência, encontramos dois gráficos referentes à cobrança específica dos temas do nosso Edital, também em percentuais e valores absolutos. Ou seja, gráficos que demonstram quais as matérias dentro da disciplina de Direito Penal que têm sido mais cobradas nos concursos de Delegado.

549 307 114 0 0 100 200 300 400 500 600

Lei Doutrina Jurisprudência Legislação Local

(12)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

11 26 Lei 56% Doutrina 32% Jurisprudência 12% Legislação Local 0%

Direito Penal - %

10 10 10 25 31 34 63 70 75 92 110 141 293 0 50 100 150 200 250 300 350

Crimes contra a propriedade imaterial e… Crimes contra a família Crimes contra a incolumidade pública e…

Crimes contra a fé pública Conceito e evolução histórica do Direito…

Princípios Penais Lei penal Crimes contra o sentimento religioso,… Crimes contra a administração pública

Crimes contra o patrimônio Teoria da Pena Crimes contra a pessoa Teoria do Crime

Direito Penal - Conteúdos - Nº de

Alternativas

(13)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

12 26

Direito Processual Penal

Os dois gráficos primeiros referem-se ao estilo de cobrança na matéria específica (Lei, doutrina, jurisprudência ou Legislação Local), tanto em percentuais como em valores absolutos.

Na sequência, encontramos dois gráficos referentes à cobrança específica dos temas do nosso Edital, também em percentuais e valores absolutos.

1% 1% 1% 3% 3% 4% 7% 7% 8% 10% 11% 15% 30% 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35%

Crimes contra a propriedade imaterial e… Crimes contra a família Crimes contra a incolumidade pública e…

Crimes contra a fé pública Conceito e evolução histórica do Direito…

Princípios Penais Lei penal Crimes contra o sentimento religioso,… Crimes contra a administração pública

Crimes contra o patrimônio Teoria da Pena Crimes contra a pessoa Teoria do Crime

Direito Penal - Conteúdos - %

717 146 177 0 0 100 200 300 400 500 600 700 800

Lei Doutrina Jurisprudência Legislação Local

(14)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

13 26 Lei 69% Doutrina 14% Jurisprudência 17% Legislação Local 0%

Direito Processual Penal - %

22 23 24 34 39 52 91 129 173 221 231 0 50 100 150 200 250 Citações e intimações Lei processual no tempo e no espaço. Procedimentos, incidentes processuais

Sentença e nulidades Recursos e ações autônomas de… Noções introdutórias do processo penal

Ação penal. Jurisdição, competência e sujeitos…

Prisão e medidas cautelares Da prova em geral e em espécie Investigações preliminares.

Direito Processual Penal Conteúdos

-Nº de Alternativas

(15)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

14 26

Medicina Legal

Dentro desta matéria existem 4 tipos de gráficos, os dois primeiros referem-se ao estilo de cobrança na matéria específica (Lei, doutrina, jurisprudência ou Legislação Local), tanto em percentuais como em valores absolutos.

Na sequência encontramos dois gráficos referentes à cobrança específica dos temas do nosso Edital, também em percentuais e valores absolutos.

2% 2% 2% 3% 4% 5% 9% 12% 17% 21% 22% 0% 5% 10% 15% 20% 25% Citações e intimações Lei processual no tempo e no espaço. Procedimentos, incidentes processuais

Sentença e nulidades Recursos e ações autônomas de… Noções introdutórias do processo penal

Ação penal. Jurisdição, competência e sujeitos…

Prisão e medidas cautelares Da prova em geral e em espécie Investigações preliminares.

Direito Processual Penal Conteúdos

-%

15 309 0 0 0 50 100 150 200 250 300 350

Lei Doutrina Jurisprudência Legislação Local

(16)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

15 26 Lei 5% Doutrina 95%

Medicina Legal - %

5 24 25 30 35 36 44 52 73 0 10 20 30 40 50 60 70 80 Medicina legal Psicologia e Psicopatologia médico legais Toxicologia médico legal Perícia e perito Sexologia médico legal Asfixiologia médico legal Antropologia forense Tanatologia médico legal Traumatologia médico legal

Medicina Legal - Conteúdos - Nº de

Alternativas

(17)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

16 26 2% 7% 8% 9% 11% 11% 14% 16% 23% 0% 5% 10% 15% 20% 25% Medicina legal Psicologia e Psicopatologia médico legais Toxicologia médico legal Perícia e perito Sexologia médico legal Asfixiologia médico legal Antropologia forense Tanatologia médico legal Traumatologia médico legal

(18)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

17 26

Direito Constitucional

Os dois primeiros gráficos, como de praxe, referem-se ao estilo de cobrança na matéria específica (Lei, doutrina, jurisprudência ou Legislação Local), tanto em percentuais como em valores absolutos.

Na sequência, encontramos dois gráficos referentes à cobrança específica dos temas do nosso Edital, também em percentuais e valores absolutos.

517 202 211 26 0 100 200 300 400 500 600

Lei Doutrina Jurisprudência Legislação Local

Direito Constitucional - Nº de Alternativas

Lei 54% Doutrina 21% Jurisprudência 22% Legislação Local 3%

Direito Constitucional - %

(19)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

18 26

Direito Civil

Os dois primeiros gráficos, como de praxe, referem-se ao estilo de cobrança na matéria específica (Lei, doutrina, jurisprudência ou Legislação Local), tanto em percentuais como em valores absolutos.

Na sequência, encontramos dois gráficos referentes à cobrança específica dos temas do nosso Edital, também em percentuais e valores absolutos.

4 20 2232 3235 3840 4152 57 84 99105 132 160 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 Tributação e orçamento Ordem social Funções essenciais à Justiça Poder Executivo Poder Judiciário Organização político-administrativa do…

Controle de constitucionalidade Direitos e deveres individuais e coletivos…

Direito Constitucional Conteúdos

-Nº de Alternativas

0%2% 2%3% 3%4% 4%4% 4%5% 6% 9% 10%11% 14% 17% 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% 16% 18% Tributação e orçamento Ordem social Funções essenciais à Justiça Poder Executivo Poder Judiciário Organização político-administrativa do…

Controle de constitucionalidade Direitos e deveres individuais e…

(20)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

19 26 345 6 11 0 0 50 100 150 200 250 300 350 400

Lei Doutrina Jurisprudência Legislação Local

Direito Civil - Nº de Alternativas

Lei 95% Doutrina 2% Jurisprudência 3% Legislação Local 0%

Direito Civil - %

(21)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

20 26 0 0 0 1 3 3 5 5 6 6 6 12 32 33 34 38 47 130 0 20 40 60 80 100 120 140

Teoria geral dos contratos Limites à propriedade Direito assistencial Espécies de contratos e atos unilaterais Modalidades e transmissão das obrigações Direito patrimonial de família Adimplemento, extinção e…

Direito pessoal de família Direitos reais sobre coisa alheia Direitos reais de garantia e laje Sucessão geral e legal Sucessão testamentária e inventarial Responsabilidade civil Prescrição, decadência e provas

Introdução ao Direito Posse e propriedade em geral Negócio jurídico Pessoas e bens

Direito Civil - Conteúdos - Nº de

Alternativas

0% 0% 0% 0% 1% 1% 1% 1% 2% 2% 2% 3% 9% 9% 9% 11% 13% 36% 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% Teoria geral dos contratos

Limites à propriedade Direito assistencial Espécies de contratos e atos unilaterais Modalidades e transmissão das…

Direito patrimonial de família Adimplemento, extinção e…

Direito pessoal de família Direitos reais sobre coisa alheia Direitos reais de garantia e laje Sucessão geral e legal Sucessão testamentária e inventarial Responsabilidade civil Prescrição, decadência e provas

Introdução ao Direito Posse e propriedade em geral Negócio jurídico Pessoas e bens

(22)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

21 26

Direito Administrativo

Os dois primeiros gráficos, como de praxe, referem-se ao estilo de cobrança na matéria específica (Lei, doutrina, jurisprudência ou Legislação Local), tanto em percentuais como em valores absolutos.

Na sequência, encontramos dois gráficos referentes à cobrança específica dos temas do nosso Edital, também em percentuais e valores absolutos.

443 345 116 55 0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 500

Lei Doutrina Jurisprudência Legislação Local

Direito Administrativo - Nº de Alternativas

Lei 46% Doutrina 36% Jurisprudência 12% Legislação Local 6%

Direito Administrativo - %

(23)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

22 26

Direito Tributário

Os dois primeiros gráficos, como de praxe, referem-se ao estilo de cobrança na matéria específica (Lei, doutrina, jurisprudência ou Legislação Local), tanto em percentuais como em valores absolutos.

Na sequência, encontramos dois gráficos referentes à cobrança específica dos temas do nosso Edital, também em percentuais e valores absolutos.

10 45 59 60 66 83 87 113 117 138 181 0 50 100 150 200 Bens Públicos Responsabilidade Civil do Estado Intervenção do Estado na Propriedade Serviços públicos Regime jurídico administrativo /… Organização da Administração Pública

Deveres e Poderes da Administração Controle da Administração Pública e… Licitações e Contratos Administrativos

Atos administrativos e Processo… Agentes Públicos e Processo…

Direito Administrativo Conteúdos

-Nº de Alternativas

1% 5% 6% 6% 7% 9% 9% 12% 12% 14% 19% 0% 5% 10% 15% 20% Bens Públicos Responsabilidade Civil do Estado Intervenção do Estado na Propriedade Serviços públicos Regime jurídico administrativo /… Organização da Administração Pública

Deveres e Poderes da Administração Controle da Administração Pública e… Licitações e Contratos Administrativos

Atos administrativos e Processo… Agentes Públicos e Processo…

Direito Administrativo Conteúdos

-%

(24)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

23 26 181 13 24 0 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200

Lei Doutrina Jurisprudência Legislação Local

Direito Tributário - Nº de Alternativas

Lei 83% Doutrina 6% Jurisprudência 11% Legislação Local 0%

Direito Tributário - %

(25)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

24 26

Direito Ambiental

Os dois primeiros gráficos, como de praxe, referem-se ao estilo de cobrança na matéria específica (Lei, doutrina, jurisprudência ou Legislação Local), tanto em percentuais como em valores absolutos.

Na sequência, encontramos dois gráficos referentes à cobrança específica dos temas do nosso Edital, também em percentuais e valores absolutos.

5 5 11 13 16 17 18 27 42 63 0 10 20 30 40 50 60 70

Fontes, interpretação e integração da… Tributos municipais Processos administrativo tributário e…

Tributos federais Processo judicial tributário Tributos estaduais Sistema Tributário Nacional (Noções… Limitações constitucionais ao poder de… Obrigação tributária Crédito Tributário (lançamento,…

Direito Tributário - Conteúdos - Nº de

Alternativas

2% 2% 5% 6% 7% 8% 8% 12% 19% 29% 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35%

Fontes, interpretação e integração da… Tributos municipais Processos administrativo tributário e…

Tributos federais Processo judicial tributário Tributos estaduais Sistema Tributário Nacional (Noções… Limitações constitucionais ao poder de… Obrigação tributária Crédito Tributário (lançamento,…

(26)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

25 26 144 12 4 0 0 20 40 60 80 100 120 140 160

Lei Doutrina Jurisprudência Legislação Local

Direito Ambiental - Nº de Alternativas

Lei 90% Doutrina 7% Jurisprudência 3% Legislação Local 0%

Direito Ambiental - %

(27)

Manual de Delegado da PCRO Estratégia Carreira Jurídica

Manual de Delegado da PCRO

26 26 --

É isso! Tenha este material em mãos, para você orientar e ficar sempre atento ao que é mais relevante dentro do concurso de Delta PCRO. Quando da publicação do edital, este material será atualizado para atender à realidade do certe.

Forte abraço, e excelentes estudos. Prof. Ricardo Torques

5 5 10 13 15 15 16 16 25 40 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45

Política Nacional de Recursos Hídricos Tutela Processual do Meio Ambiente Responsabilidade Civil Ambiental Sistema Nacional de Unidades de …

Introdução e Princípios Outros Temas (biodiversidade,… Política Nacional do Meio Ambiente

Licenciamento Ambiental Aspectos Constitucionais Código Florestal

Direito Ambiental - Conteúdos - Nº de

Alternativas

3% 3% 6% 8% 9% 9% 10% 10% 16% 25% 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30%

Política Nacional de Recursos Hídricos Tutela Processual do Meio Ambiente Responsabilidade Civil Ambiental Sistema Nacional de Unidades de …

Introdução e Princípios Outros Temas (biodiversidade,… Política Nacional do Meio Ambiente

Licenciamento Ambiental Aspectos Constitucionais Código Florestal

Referências

Documentos relacionados

A Tabela 3 dispõe sobre a distribuição percentual dos pacientes com cefaleia que fazem tratamento com acupuntura, segundo o tipo de cefaleia, em uma instituição

O esquadro E1 a ser verificado e o esquadro E2 apoiam-se sobre um desempeno com um bloco padrão de comprimento e1 conhecido, entre os mesmos. Em certa altura L mede-se por intermédio

Reações cutâneas de hipersensibilidade tardia ao antígeno T12E foram identificadas em 35,7% da amostra de 842 indivíduos do município deMambaí, Goiás. Suas especificidade

O Estado de Minas Gerais, por meio do Decreto nº 48.107, de 29 de dezembro de 2020 (MINAS GERAIS, 2020), permitiu que a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU) seja

TRANSPORTE DOS ANIMAIS ATÉ O ABATEDOURO. a) O transporte dos animais vivos provenientes do manejo realizado sob qualquer sistema com fins comerciais até o abatedouro

Entre os assuntos que podiam provocar avaliações consideradas “erradas” pelos integralistas estavam: a relação entre o integralismo e o fascismo; a questão do

Se a readmissão ocorreu no segundo ano após o desligamento, destaca- ram-se os jovens com menos de 17 anos, com a 8ª série concluída ou ainda em andamento, remuneração média de um

15, a participação na Ação Estratégica garantirá a pontuação adicional de 10% (dez por cento) no processo de seleção pública para Programas de Residências em Saúde