• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA AMOSTRA DE RAD ESPATULADO. Revestimento espatulado (4mm)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA AMOSTRA DE RAD ESPATULADO. Revestimento espatulado (4mm)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Análise da amostra do revestimento epóxi 1 TC 028.321/2014-6

Natureza: administrativo

Interessados: Secretaria Geral de

Administração/Segedam.

Assunto: obra de revitalização do piso da garagem do Ed.

Sede do TCU em Brasília.

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA AMOSTRA DE RAD ESPATULADO

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2015 a empresa Brasil Epóxi procedeu a execução da amostra do revestimento de alto desempenho espatulado, prevista na Seção XIII- Da Amostra, integrante do Edital do Pregão Eletrônico 82/2015.

Foi exigida a execução de amostra similar ao revestimento que será aplicado no piso da garagem do edifício sede, conforme descrito no Anexo XV - exigência do edital, cujas etapas estão transcritas a seguir:

Aplicação do primer;

Revestimento espatulado (4mm)

Pintura ST Epóxi 100% sólidos (0,8mm) antiderrapante coeficiente de atrito µ=0,7, na cor cinza escuro (Steel Gray), a ser aplicada na metade da área da amostra. Pintura de Alto Desempenho (0.5 mm) Epóxi 100% sólidos, sem solventes, na cor

cinza claro (Silver Gray) a ser aplicada na metade da área da amostra.

O Anexo III – Especificações técnicas, descreveu o serviço do RAD espatulado da forma transcrita a seguir:

3.1. Revestimento Espatulado ST (4mm).

Caraterísticas: Piso monolítico com acabamento levemente texturizado, referência Espatulado - ST – Miaki ou equivalente. Trata-se de argamassa espatulada caracterizada pela resistência mecânica e abrasiva que será aplicada na espessura de 4mm. A argamassa é composta por resina epóxi 100% sólidos, sem solvente, agregados minerais e pigmentos inorgânicos de cura rápida. O piso poderá ser exposto a cargas normais depois de 12 a 24 horas.

Camadas de composição do revestimento: A partir do substrato, que abrangerá toda superfície do piso, deverão ser acrescidas 3 (três) camadas para a composição deste tipo de piso monolítico: ponte de aderência (primer), camada espatulada (argamassa de alta performance e cura rápida) e acabamento com pintura ST epóxi 100% sólidos, sem solvente.

(2)

Execução: O substrato deverá estar livre de partículas livres, resíduos, impurezas e substâncias como gorduras, óleos, borracha, resíduos de tinta e outros contaminantes que podem prejudicar a adesão. Depois da preparação mecânica do substrato por fresamento a força de anconragem mínima deve ser de 1,5N/mm². A superfície do substrato deverá apresentar poros abertos por toda a parte e ter uma textura rugosa sobre a qual será aplicada o primer epóxi ST. As partes A e B do revestimento espatulado deverão ser misturadas de forma a produzir uma massa homogênea. O material deverá ser aplicado a utilização de guias previamente gabaritadas para o controle da espessura de 4mm e deverá ser compactado mecanicamente com acabadora de superfície. Será utilizada uma desempenadeira de aço no acabamento para compactar a superfície até atingir a espessura final em camada única. Sobre essa camada será aplicada a pintura epóxi 100% sólidos para vedar totalmente a camada espatulada.

Observações: o local da aplicação deverá estar livre de água, vapor de água ou umidade nas proximidades da aplicação.

Critérios de medição:

Serão medidos e pagos por metro quadrado os pisos inteiramente executados pela CONTRATADA e aprovados pela FISCALIZAÇÃO, incluindo-se todos os elementos necessários à sua aplicação, conforme especificações técnicas.

EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

O serviço foi acompanhado pela equipe técnica da Senge, procedendo-se o registro fotográfico de todas as etapas, e pelos representantes da empesa Brasil Epóxi: Evaldo Luiz Kuhn, Heruercio Teixeira Junior e pelo engenheiro Leandro Sahid Teixeira.

Para a execução da amostra, a empresa efetuou (i) a preparação mecânica do substrato, com a utilização de fresadeira e lixadeira manual, (ii) corte e preenchimento da junta de dilatação, (iii) a aplicação de primer com rolo, (iv) a preparação da argamassa epoxídica e a distribuição na área da amostra com speed box e desempenadeira de aço, (v) a compactação mecânica com acabadora de superfície, (vi) a demarcação das bordas da vaga com a pintura de sinalização, e (vii) a aplicação da pintura epóxi com desempenadeira de aço e com o rolo.

(3)

Análise da amostra do revestimento epóxi 3

FOTO 1 – preparação mecânica do substrato por fresamento.

(4)

FOTO 3 – Compactação da argamassa RAD com acabadora de superfície

(5)

Análise da amostra do revestimento epóxi 5

A unidade técnica da Senge efetuou a análise da compatibilidade dos produtos e serviços com as especificações editalícias.

Impende registrar que, a empresa optou por executar os serviços de preparação mecânica do substrato, tratamento da junta de dilatação e a demarcação da vaga, os quais não integram as exigências do Anexo XV – Análise da Amostra.

Quanto a isso, observou-se que a demarcação da vaga foi executada com tinta PU, sendo que o edital discriminou a aplicação de pintura ST epóxi 100% sólidos, 500 micras. Diante do fato que essa demarcação não integra o escopo da amostra, e que, a fiscalização do TCU exigirá a adequação do material para o cumprimento das especificações técnicas do edital, deixou-se de avaliar essa etapa.

Quanto aos demais estágios executados, observou-se que a preparação do substrato foi adequada. Nessa etapa, a empresa efetuou o isolamento da área com fita crepe, o lixamento e limpeza do piso. A remoção dos detritos foi executada com auxílio de aspirador de pó, sem a propagação de poeira, bem como a preparação e aplicação do primer, bi-componente, seguiu as orientações previstas em norma.

Para a aferição da espessura do revestimento promoveu-se a remoção de três amostras, com o auxílio da ferramenta serra copo. Dessa forma foi possível observar as espessuras variáveis, com camada média de 4mm, de acordo com o exigido no edital.

(6)

Constatou-se que durante a aplicação do “primer” o odor dos componentes incomodou os transeuntes e a recepcionista, localizada próxima à área de intervenção. Observou-se que o cheiro perdurou por uma hora e que após esse período o odor era imperceptível. Considerando o baixo pé-direito do 3º subsolo e a distância entre a amostra e os fossos de ventilação, entende-se aceitável o tempo de dispersão do cheiro dos produtos.

Quanto ao aspecto visual, o piso antiderrapante apresenta uma aparência rugosa e a área com tinta lisa apresenta superfície brilhosa, lisa e espelhada. Quanto a isso cabe frisar que, para o piso antiderrapante a empresa utilizou agregados minerais ao invés de óxido de ferro indicado nas especificações técnicas.

Os funcionários da empresa permaneceram uniformizados durante a execução do serviço, fizeram uso de máscaras, protetores auriculares, óculos, luvas e botas durante a execução da amostra.

Apresenta-se a seguir as fotos da área da vaga antes e depois da aplicação do revestimento epóxi.

(7)

Análise da amostra do revestimento epóxi 7

FOTO 7 – aspecto visual da área da execução da amostra após a realização do serviço

Nesse ponto, sabendo-se que as exigências de capacitação técnica do edital têm o intuito de buscar comprovar a experiência da licitante em execução de serviços similares ao objeto do certame e evidenciar que a empresa detém as condições de cumprir o contrato, entende-se que a necessidade de substituição dos materiais divergentes do especificado não compromete a aptidão da licitante.

Quanto à composição química dos produtos, a empresa apresentou as fichas dos componentes A e B do primer, que são respectivamente: Araldite GY 260BR, resina epóxi de Bisfenol A e Aradur 815 BR, poliamida. Além do primer, esses componentes estão presentes na argamassa epóxi e no revestimento espatulado. Encaminhou ainda a ficha técnica do Endurecedor AC 206, presente nas tintas alto desempenho, sinalização terrestre e no rodapé. De acordo com as fichas apresentadas, os componentes dos produtos são isentos de solvente, assim encontram-se de acordo com as especificações técnicas do edital.

RESULTADO

Diante do relatado, assinala-se que os aspectos observados se encontram de acordo com o esperado para a amostra do piso RAD espatulado.

(8)

Consoante o exposto, encaminhe-se o presente processo à consideração superior.

Sespe, em 11 de novembro de 2015.

Assinam eletronicamente este documento:

KEYLA ARAÚJO BOAVENTURA AUFC matrícula 8654-1

De acordo. À Denge para avaliar a proposta apresentada. LAURO DE AGUIAR LARA

Serviço de Estudos e Projetos de Engenharia/Sespe – Chefe

De Acordo. À consideração superior. THYAGO RODRIGUES COIMBRA Diretoria de Engenharia/Denge – Diretor

De acordo. Ao SPC para a continuidade do processo licitatório. SINOMAR TÓTOLI JÚNIOR

Referências

Documentos relacionados

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Atualmente, o Banco de Sinais da Libras possui um acervo lexical com 3.061 sinais, todos eles catalogados através do Inventário Nacional da Libras que integra o Corpus de Libras