• Nenhum resultado encontrado

COMPARAÇÃO DA TENS E CORRENTE INTERFERENCIAL EM LOMBALGIA RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPARAÇÃO DA TENS E CORRENTE INTERFERENCIAL EM LOMBALGIA RESUMO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

Acadêmica do curso de fisioterapia da UNISUL, Tubarão, SC. Trabalho apresentado como requisito à obtenção do título Bacharel em Fisioterapia.

2

Professor e orientador da pesquisa.

COMPARAÇÃO DA TENS E

CORRENTE INTERFERENCIAL EM LOMBALGIA

Caroline Ramos Bulzing1

Ralph Fernando Rosas2

RESUMO

Foi realizado uma pesquisa experimental segundo Gil (1999, p.53) através de um estudo comparativo em 20 pacientes com lombalgia, sendo 10 tratados com TENS e 10 tratados com Corrente Interferencial (CI), cronologicamente cadastrados na Clínica Escola de Fisioterapia da UNISUL, em Tubarão, no ano de 2001 a agosto de 2002, do sexo feminino de 30 a 66 anos de idade. Os pacientes foram submetidos à avaliação onde se verificou a Escala de dor percebida de Borg, ADM da coluna lombar, uso de medicamentos, qualidade do sono e testes especiais para lombalgia. O tratamento foi realizado com TENS ou Corrente Interferencial durante 10 sessões de 30 minutos, sendo a reavaliação na décima sessão para observação de variações de resultados colhidos na avaliação. Os resultados mostraram equilíbrio entre os dois recursos. Isso nos possibilita verificar que há efetividade no tratamento das lombalgias, seus sinais e sintomas, através da TENS e/ou Corrente Interferencial, como tratamento auxiliar das lombalgias.

Palavras chaves: Fisioterapia, lombalgia, TENS, Corrente Interferencial.

ABSTRACT

Na experimental research was accomplished according to Gil (1999, p. 53) through a comparative study in 20 patients with lumbar pain, being 10 treated with TENS and 10 treated with Interferencial Current (IC), chronologically registered at the UNISUL Physiotherapy School Clinic, in Tubarão, in the year of 2001 to august of 2002, female and 30 – 66 years of age. The patients were submitted to the evaluation where the Scale of noticed pain of Borg was verified, movement width of the lumbar column, use of medicines, quality of sleep and special tests for lumbar pain. The treatment was accomplished with TENS ou Interferencial Current during 10 sessions of 30 minutes each, being the reevaluation in the tenth session for observation of variations of results picked in the evaluation. The results showed balance between the two resources. The makes possible to us, to verify that there is effectiveness in the treatment of the lumbar pains, their signs and symptoms, through TENS and / or Interferencial Current.

Key – words: Palavras – chaves: Physiotherapy, TENS (Transcutaneus Eletric Nervous Stimulation), Interferencial Current

(2)

INTRODUÇÃO

Porto (19994, p. 38) afirma que segundo o primeiro subcomitê de Taxionomia da Dor da IASP (Associação internacional para o estudo da dor) propôs a seguinte definição: “Dor é uma desagradável experiência sensorial emocional associada a uma lesão tecidual já existente ou potencial, ou relatada como se uma lesão existisse”.

A dor é uma dos principais problemas que acabam repercutindo diretamente na vida psicossocial e econômica de indivíduos. Além disso, a maioria coincide com os picos de demandas econômicas, sociais e familiares vivenciadas no cotidiano.

Teixeira et al. (2001, p. 4) aproximadamente 80% das pessoas apresenta, apresentou ou apresentará lombalgia incapacitante uma vez na vida.

Este trabalho nasceu da necessidade de se instituir um estudo para identificar qual dos aparelhos, TENS ou Corrente Interferencial (CI), é mais efetivo no tratamento auxiliar das lombalgias.

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a efetividade da utilização da TENS ou Interferencial em pacientes com lombalgia. A partir disso, quer-se verificar:

− Se há redução da dor com a utilização da TENS ou do Interferencial;

− Verificar se há redução da irradiação para membros inferiores após a aplicação da TENS ou Interferencial na coluna lombar;

− Identificar se há aumento da amplitude de movimento (ADM) de tronco, com a aplicação da TENS ou Interferencial;

− Comparar a eficácia da TENS e Interferencial na possível redução da dor e sua influência na qualidade do sono;

− Verificar se há diminuição do uso de fármacos após o tratamento com TENS e/ou Interferencial;

− Verificar se há variação no resultado dos testes especiais com a aplicação da TENS e/ou Interferencial.

REFERENCIAL TEÓRICO

Teixeira; Souza (2001, p. 15) afirmam que segundo Melzack e Wall a estimulação das estruturas do SNP origina padrões de impulsos que alcançam o SNC onde a informação sobre a influência de sistemas moduladores antes que a percepção dolorosa seja evocada. A substância gelatinosa atuaria como elemento modulador dos estímulos aferentes e os tratos dos funículos posteriores ativariam estruturas encefálicas que, por meio de fibras

(3)

descendentes, alcançam a medula espinhal e interfeririam com a atividade do sistema segmentar. Os neurônios da substância gelatinosa atuariam como uma comporta, determinando o tipo de estímulo que alcança os neurônios que originam os tratos de projeção suprassegmentares. Essa teoria preconiza a existência de mecanismos de inibição regional que permitem melhorar a discriminação dos estímulos que fornece as bases fisiológicas para correlacionar os aspectos psicológicos, a atenção e a influência de fatores ambientais no processamento da dor.

Wood (1998, p. 82) qualquer técnica que envolva a ativação dos aferentes mecanossensíveis de grande diâmetro tem um potencial de modulação da transmissão da dor na medula espinhal. Técnicas como a eletroterapia tem a capacidade de produzir informações sensitivas que podem inibir a dor mediante o “fechamento do portão”.

Para Castro (1999, p. 39) a efeito analgésico da Corrente Interferencial é atribuído à inibição de fibras finas, mielinizadas, desencadeada pela estimulação das fibras grossas, segundo a Teoria das Comportas de Melzack e Wall, 1965. Lullies chamou este fenômeno de efeito mascarado. O equilíbrio neurovegetativo é resultado da ação de descargas reflexas ortossinpáticas, seguidas de uma pós-excitação espontânea. Esta interrupção no ciclo vicioso da disfunção leva à normalização da atividade espontânea dos reflexos ortossinpáticos, promovendo relaxamento e melhora da circulação sangüínea.

Conforme Hogenkamp et al ([s.d.], p. 19) a estimulação das fibras nervosas aferentes grossas tem um efeito inibidor ou bloqueante sobre a atividade das finas, como conseqüência a percepção da dor diminui ou desaparece por completo.

Para Imamura et al (1995, p. 301) acredita-se que a TENS atue nos sistemas moduladores da dor, ativando o sistema supressor da dor”. Uma das hipóteses desse mecanismo é a teoria da comporta – Melzack e Wall (1965).

METODOS E TÉCNICAS

Foi realizada uma pesquisa experimental, com dois grupos para que seja realizada a comparação entre ambos, sendo cada grupo tratado com TENS ou Interferencial.

Conforme Gil (1999, p. 53) “o método experimental consiste essencialmente em submeter os objetos de estudo à influência de certas variáveis, em condições controladas e conhecidas pelo investigador, para observar os resultados que a variável produz no objeto”.

Foi realizada a pesquisa com a população cadastrada na Clínica Escola de Fisioterapia da UNISUL, em Tubarão, em todo o ano de 2001 a agosto de 2002. Foram

(4)

escolhidos 20 pacientes da lista de espera cronologicamente cadastrados, do sexo feminino. As pacientes tem em média 50 anos, variando de 33 a 66 anos de idade.

A coleta realizou-se de abril a setembro de 2002. Após assinar o Termo de Consentimento a paciente era cadastrada nos horários conforme a ordem de chamada. Após era realizado: avaliação fisioterapêutica (pré – teste): incluindo avaliação com a Escala percebida de Borg e os testes especiais. Reavaliação (pós – teste): na 10° sessão, onde os procedimentos da avaliação foram repetidos. Foram realizadas 10 sessões com duração de 30 minutos.

Foi utilizado no tratamento Neurodin II Ibramed Geração 2000 (TENS): utilizado no modo Convencional com baixo pulso e alta freqüência para analgesia. Endophasis – I da marca KLD – Biosistemas (Corrente Interferencial): utilizado 4000 Hz para analgesia, intensidade variando com cada paciente. Posicionamento para a aplicação do aparelho e dos eletrodos foi escolhida conforme a localização da dor e o conforto de cada paciente;

Os dados foram avaliados através de estatística simples com tabelas do programa Microsoft Excel 98.

ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

A pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a efetividade da TENS ou Corrente Interferencial em pacientes com lombalgia, bem como seus sinais e sintomas. Os resultados encontrados estão descritos a seguir.

Escala de dor percebida de Borg

TENS INTERFERENCIAL

maior variação = 6 pontos (3 pacientes) maior variação = 6 pontos (2 pacientes) menor variação = 2 pontos ( 2 pacientes) menor variação = 1 pontos (1 paciente) média = 3,9 média 3,6

Foi possível perceber nos resultados que a TENS teve uma maior redução da dor lombar após a realização das sessões.

Irradiação para membros inferiores

TENS INTERFERENCIAL

(5)

Ao contrário da dor lombar, na irradiação foi a CI interferencial que teve uma maior redução da dor pela escala percebida de Borg.

Flexão e Extensão

TENS Flexão Extensão Interferencial Flexão Extensão

Maior variação 15° 10° 30° 15°

Menor variação 0° 0° 0° 0°

Média 7° 2,5° 12° 4°

Para flexão e extensão, a CI que mostrou um aumento de amplitude de movimento superior a TENS.

Inclinação direita (ID) e inclinação esquerda (IE)

TENS ID IE Interferencial ID IE

Maior variação 10° 10° 10° 10°

Menor variação 0° 0° 0° 0°

Média 3,5° 3° 2,5° 2°

A TENS apresentou um aumento da amplitude de movimento da inclinação direita e esquerda superior que a CI.

Avaliação do sono em pacientes tratados com TENS e CI

Na pesquisa realizada dos 5 pacientes tratados com TENS com queixas de dificuldade para dormir pela dor, 4 referiram melhora ao término das sessões. Entre os 6 pacientes tratados com CI que referiram dor durante o sono, 4 mantiveram as queixas e apenas 2 referiram melhora.

Uso de fármacos

Dos 20 pacientes tratados 5 faziam uso de fármacos: 2 tratados com TENS e 3 com CI. Os pacientes tratados com TENS suspenderam o uso do medicamento no início do tratamento e não retornaram até o término das sessões. Já dos 3 pacientes tratados com CI 2 suspenderam o uso e não retornaram durante o tratamento, e 1 paciente suspendeu o uso durante as sessões.

(6)

Teste de Lasègue e Teste de Hoover

Lasègue + Avaliação Reavaliação Hoover + Avaliação Reavaliação

TENS 7 3 TENS 5 4

CI 6 3 1 ausente 1

1 ausente 1 CI 6 3

Teste de Patrick e Teste do Estiramento femoral

Patrick + Avaliação Reavaliação Estiramento

Femoral +

Avaliação Reavaliação

TENS 3 2 TENS 3 2

CI 1 1 CI 3 1

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através deste trabalho procurou-se analisar os resultados obtidos no tratamento de 20 pacientes que sofrem de lombalgia, através de dois recursos amplamente utilizados para analgesia na fisioterapia. O tratamento foi realizado com a TENS e/ou com a Corrente Interferencial, sem a utilização de outros recursos da fisioterapia.

Após a análise e discussão dos dados foi possível observar:

− A TENS mostrou-se mais efetiva na redução do quadro álgico para lombalgia;

− A Corrente Interferencial apresentou uma maior redução da irradiação para membros inferiores;

− Na flexão e extensão de tronco, a Corrente Interferencial mostrou uma aumento médio de ADM superior;

− Houve uma melhora da inclinação à direita e à esquerda do tronco com a utilização da TENS;

− A TENS mostrou-se mais efetivo na redução da dor durante o sono, melhorando sua qualidade;

− A utilização de fármacos diminuiu mais com o tratamento da TENS;

− Nos testes de Lasègue e Patrick a TENS apresentou melhores resultados, com um numero maior de pacientes que tiveram o teste negativo na reavaliação;

(7)

− Nos testes de Hoover e de Estiramento femoral, foi a Corrente Interferencial que mostrou-se melhor, ou seja, que apresentou-se negativo em um número maior de pacientes na reavaliação.

Os resultados mostraram equilíbrio entre os dois recursos. Isso nos possibilita verificar que há efetividade no tratamento auxiliar das lombalgias, seus sinais e sintomas, através da TENS e/ou Interferencial.

REFERÊNCIAS

CASTRO, A. W. de. Eletroterapia. In: GREVE, J. M. D’A. AMATUZZI, M. M. Medicina de reabilitação aplicada à ortopedia e traumatologia. São Paulo: Roca, 1999, cap. 2, p. 25 – 46.

GIL, A. C. Método das ciências sociais. In: ______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999, cap. 2 p. 26 – 41.

HOGENKAMP, M. et al. Terapia Interferencial. Helft – Holland: B.V. Enrafnonius Delf, [s. d.]. Manual de terapia interferencial.

IMAMURA, M. et al. Eletroestimulação nervosa transcutânea. In: LEITÃO, A. LEITÃO, A. V. de A. Clínica de Reabilitação. São Paulo: Atheneu, 1995. cap. 24, p. 301 – 309.

PORTO, C. C. Sinais e sintomas. In: ______. Exame clínico. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996, cap. 4, p. 36 – 126.

TEIXEIRA, M. J. et al. Epidemiologia da dor. In: TEIXEIRA, M. J. FIGUEIRÓ, J. A. Dor: epidemiologia e evolução da dor. São Paulo: Moreira Jr., 2001, cap. 1, p. 3 – 9, I. fasc. TEIXEIRA, M. J. SOUZA, A. C. F. Dor – evolução histórica dos conhecimentos. In: TEIXEIRA, M. J. FIGUEIRÓ, J. A. Dor: epidemiologia e evolução da dor. São Paulo: Moreira Jr., 2001, cap. 2, p. 10 - 15, I. fasc.

WOOD, L. Fisiologia da dor. In: KITCHEN, S. BAZIN, S. Eletroterapia de Clayton. 10. ed. São Paulo: Manole, 1998. cap. 5, p. 80 – 88.

Referências

Documentos relacionados

Os autores foram responsáveis pela concepção, análise e interpretação dos dados; redação e revisão crítica do conteúdo do manuscrito e ainda, aprovação da versão final a

Aferida a melhor ocasião para a implementação da ação, foi levada a cabo uma campanha de sensibilização destinada aos utilizadores da unidade de alimentação, para a

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Obs.: Para horários de voos diferentes do grupo, por favor, consulte-nos sobre preço suplementar para transfer privativo;. -

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de

Ld = 3·La [gE Peak to Peak]. Izra č unati limiti vrijede ukoliko se mjerenje vrši ru č no pomo ć u vibrosenzora koji nisu č vrsto montirani na mašinu vijkom

Tendo ouvido tantas entidades religiosas diferentes rei­ vindicarem diferentes provas como a evidência do recebimento do ba­ tismo pentecostal, eu quero que vocês alunos

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.