• Nenhum resultado encontrado

Roteiro de estudos 3º trimestre. Biologia. Orientação de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Roteiro de estudos 3º trimestre. Biologia. Orientação de estudos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

Roteiro de estudos 3º trimestre Biologia

O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que devem ser sanadas com seu professor, plantões de dúvidas, Plataforma Anglo e Apprendi Dúvidas.

A realização apenas dos exercícios propostos neste roteiro não será suficiente para o seu estudo. Você deve realizar todas as leituras de capítulos propostos nas três etapas deste estudo dirigido e procurar ajuda, caso necessário, para solucionar suas dúvidas.

Orientação de estudos

Sempre que for possível, faça desenhos, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos ou qualquer outro recurso que possa ajudar na visualização de seu objeto de estudo, as circunstâncias e relações envolvidas. Isto se aplica tanto ao estudo do texto quanto à resolução dos exercícios.

Refaça os exercícios “sozinho”, isto é, sem olhar a resposta. Confira os resultados (estes devem estar corrigidos com precisão). Se necessário refaça-os. Para resolver exercícios.

a) Leia atentamente toda questão;

b) Destaque, separadamente, os dados fornecidos e os pedidos da questão;

c) Não avance se não entendeu o enunciado. Quando há compreensão, a resolução dos exercícios se torna mais fácil;

d) Os exercícios propostos normalmente seguem uma ordem crescente de dificuldade. Faça todos com atenção; não pule as questões difíceis;

e) Organize os cálculos com capricho;

f) Resolva as expressões por partes e lembre-se de substituir os resultados parciais; g) Após a resolução, verifique se você cumpriu as exigências da questão. h) Nunca se esqueça de escrever a resposta da questão.

Para resolver problemas:

a ) Leia com atenção, até entendê-los perfeitamente; b) Encontre ligação entre o que é dado e o que é pedido;

c) Busque diferentes caminhos para resolvê-los, planejando sua solução através de esquemas, perguntas, fórmulas etc; d) Confira se os dados foram copiados corretamente;

e) Efetue os cálculos com a máxima atenção;

f) Revise os cálculos, pois a maioria dos erros nos problemas está nas operações; g) Releia a pergunta, para respondê-la adequadamente.

Importante: Quando houver dificuldade na resolução de exercícios/problemas, faça, uma breve pausa para relaxar. Em seguida, retorne-os e verifique se tudo foi bem compreendido. Não saia deste tópico ou capítulo sem solucioná-lo.

BOM TRABALHO Coordenação e Professores

(2)

2

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA – 3º Trimestre

1º ano

DISCIPLINA: BIOLOGIA – SETOR A

1. Em 1953, Miller e Urey realizaram experimentos simulando as condições da Terra primitiva: supostamente altas temperaturas e atmosfera composta pelos gases metano, amônia, hidrogênio e vapor d'água, sujeita a descargas elétricas intensas. A figura a seguir representa o aparato utilizado por Miller e Urey em seus experimentos.

a) Qual a hipótese testada por Miller e Urey neste experimento? b) Cite um produto obtido que confirmou a hipótese.

c) Como se explica que o O2 tenha surgido posteriormente na atmosfera?

2. Em 2012, assim como em anos anteriores, o Ministério da Saúde promoveu a campanha para vacinação contra a gripe. A seguir, o cartaz informativo da campanha.

No cartaz, lemos que devem ser vacinadas “Pessoas com 60 anos ou mais”.

Essa recomendação aplica-se a todos os que têm mais de 60 anos, independentemente de terem sido vacinados antes, ou somente àqueles que têm mais de 60 anos e que não tinham sido vacinados em anos anteriores? Justifique sua resposta, tendo por base as características antigênicas do vírus da gripe, e explicando como a vacina protege o indivíduo contra a doença.

3. Em 2010 e início de 2011, a imprensa noticiou a existência de uma superbactéria, a Klebsiella pneumoniae

carbapenemase (KPC), como responsável pela morte de várias pessoas. A KPC está restrita a ambientes hospitalares e os pacientes imunologicamente debilitados são os mais suscetíveis a ela. Nos últimos anos, algumas bactérias têm se revelado resistentes à maioria de antibióticos, como a KPC, com capacidade de transmitir a resistência aos seus descendentes, além de enviarem através de seu material genético essa informação para bactérias vizinhas, as quais “aprendem” a se defender dos ataques dos antibióticos.

(3)

3 Com relação às bactérias:

a) Em qual dos reinos as bactérias se encontram?

b) Qual das figuras abaixo (A e B) corresponde a uma célula de bactéria? Cite DUAS características morfológicas que definam esse tipo de célula.

4. "SURTO DE CÓLERA ATINGE CENTENAS DE PESSOAS NA CIDADE PARANAENSE DE PARANAGUÁ Num período de apenas 12 dias, entre 26 de março e 7 de abril, mais de 290 habitantes da cidade de Paranaguá, no estado do Paraná, foram parar em hospitais com forte diarreia e uma perigosa desidratação. O cólera voltou a atacar - e com força". (Adap.: Rev. Época: 12/4/99. p. 68.)

a) Identifique o reino a que pertence o agente etiológico do Cólera. b) Cite duas formas de prevenção contra essa doença.

5. As tabelas a seguir apresentam as frequências de mortes (número de mortes por 100.000 habitantes) na população dos Estados Unidos da América em dois momentos:

Observando os dados, podemos perceber que houve mudanças radicais nas várias frequências.

O advento dos antibióticos contribui para alterar significativamente as frequências de mortes de algumas das doenças apresentadas nas tabelas.

(4)

4

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA – 3º Trimestre

1º ano

DISCIPLINA: BIOLOGIA – SETOR B

Aulas 25, 26, 27, 28 e 29

6) Faça a leitura dos capítulos referentes as ideias e teorias de Darwin e Lamarck a) Agora faça uma breve descrição sobre as duas linhas de pensamento.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) O grilo, animal que vive em vegetações e normalmente verde. Como Darwin, e como Lamarck, explicariam está característica? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ c) Da época em que Darwin, escreveu seus achados até os dias de hoje, a ciências teve muitas conquistas. Com isso suas teorias foram modificando de um Darwinismo para um Neodarwinismo. Discorra sobre o que o neodarwinismo teve a acrescentar as ideias iniciais deste pesquisador.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Aulas 30, 31e 33

7) a) Faça a leitura do capítulos referentes aos assuntos. b) Observe o cladograma abaixo:

(5)

5

Todos os seres representados no cladograma apresentam um ancestral comum? Explique.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) Explique como o ancestral mais recente e comum a D e C pode ter originado estas duas novas

espécies por cladogênese.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ c) Diferencie o processo de especiação por anagênese e cladogênsese.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ d) Diferencie estruturas homólogas e análogas.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Aulas 35, 36, 37, 38, 42 e 43

(6)

6 Retire uma cadeia alimentar, nomeie seus níveis tróficos.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ b) Os fatores abióticos influenciam na sobrevivência destes seres vivos? Explique.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ c) Os seres vivos de uma teia alimentar habitam o mesmo espaço, competem pelo mesmo nicho ou ambos? Explique.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ d) Diferencie pirâmides de número, biomassa e energia.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Como podemos imaginar uma população é regulada pela ação de outra população, como a predação, o herbivorismo, ações de protocooperação ou ainda ações de fatores abióticos.

e) Como esses fatores são responsáveis pela chamada resistência do meio

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ f) Uma devastação numa região onde já houvesse uma sociedade clímax levaria a um processo de sucessão ecológica na busca de um novo equilíbrio? Explique.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Aulas 39, 40 e 47

(7)

7

b) Como o desmatamento pode interferir no ciclo do carbono, no ciclo da água e alterar a temperatura global? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Aula 41, 47 e 48

10) a) Descreva os riscos para a contaminação da água com fertilizantes ou excesso de nutrientes, contaminação por esgoto doméstico, e contaminação por esgoto industrial.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) Quais são os riscos para as cadeias alimentares marinhas com o aumento de CO2 na atmosfera? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ c) O que é bioacumulação? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

O mesmo pode ser relatado por Luz & Portela (2002), que testaram nauplio de Artemia salina nos 15 pri- meiros dias de alimentação exógena para trairão alcançando

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

Com a extinção do Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil, os servidores dos cargos de Policiais Civis: Perito Criminal - PC 309, Agente de Criminalística - PC 318 e

CURSO DE PALEOGRAFIA E DIPLOMÁTICA FORMADORAS: Adelaide Costa, Filomena Andrade INÍCIO/FIM: 4 março a 31 de maio 2013 CANDIDATURAS: 7 janeiro a 7 de fevereiro 2013 CUSTO: 120€.

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

a) Aplicação das provas objetivas. b) Divulgação dos gabaritos oficiais do Concurso Público. c) Listas de resultados do Concurso Público. Os recursos interpostos que não se

As oficinas realizadas nas duas escolas citadas anteriormente foram dividas em quatro momentos: o primeiro quando se tratou sobre o entendimento teórico e prático dos

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe