• Nenhum resultado encontrado

Para viver o campus. MÚLTIPLO O encontro com alunos de outros países e a vivência de inúmeras atividades fazem do campus um espaço multicultural

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Para viver o campus. MÚLTIPLO O encontro com alunos de outros países e a vivência de inúmeras atividades fazem do campus um espaço multicultural"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

3

7

MODERNO

Uma estrutura repleta de equipamentos espera você. Saiba mais sobre tudo que a

PROFISSIONAL

Espaços de prática profissional para você encontrar o seu lugar no mercado de trabalho e a tão

MÚLTIPLO

O encontro com alunos de outros países e a vivência de inúmeras atividades fazem do

4

Informativo quinzenal | # 146 | 1o de março de 2008 | www.unifor.br

Para viver

o campus

Nesta edição, levamos você a um mergulho pelo campus para perceber

as inúmeras vivências que a Unifor pode lhe pr

oporcionar

. Aqui você

encontra professores qualificados, estrutura moderna e incentivo

a uma formação que não pára na graduação. A diversidade de

opções leva também à formação de profissionais criativos e

antenados com diversas realidades sociais. Fique conosco

.

(2)

EXPEDIENTE

Passear pelo campus da Universidade de For-taleza é uma experiência sem igual. Olhares múl-tiplos. Vivências diversas. Muitos lugares em um único e grande espaço. Tudo chama a atenção. Acaba despertando os sentidos.

Centro de Convivência, Biblioteca, Espaço Cultural, Teatro, Ginásio, Pista de Atletismo. Só em falar, já aguça a curiosidade. Como é possível tantas opções em um único espaço? Ao todo são 720 mil metros quadrados de área. Só assim para abrigar tantos projetos, ideais e expectativas de uma comunidade que não pára de crescer. Professores e funcionários se unem a você, alu-no Unifor, nessa viagem ao maravilhoso mundo do conhecimento.

A Universidade

ao seu alcance

Conhecimento que já não se restringe ao saber acadêmico. Afinal, as possibilidades são inúmeras. As inteligências, múltiplas. As estruturas da tecno-logia e as estruturas da sensibilidade, tudo é pos-sível encontrar na Unifor. Fique conosco nesta vi-agem que, se por um instante nos convida a ex-perimentar o novo, também nos mostra que a tra-dição acadêmica nunca poderá ser esquecida. Mais que estar no presente ou reinventar o passado, na Unifor somos convidados ao banquete da van-guarda. Isso mesmo. Sirva-se. Embarque nessa vi-agem que também pode ser virtual, no acesso à internet, num campus totalmente coberto pela tecnologia wireless. Prepare-se para a descoberta. Um olhar à sua volta é só o começo.

Capacitação profissional e realização pessoal

é a linguagem que mais se fala nesta Universidade

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ Presidente Airton Queiroz Vice-Presidente Yolanda Vidal Queiroz

Conselho Curador Edson Queiroz Filho Igor Queiroz Barroso Lenise Queiroz Rocha Paula Queiroz Frota Renata Queiroz Jereissati UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Chanceler Airton Queiroz

Reitor

Carlos Alberto Batista Mendes de Sousa Vice-Reitor de Ensino de Graduação

Wilhelmus Jacobus Absil Vice-Reitor de Extensão Randal Martins Pompeu Vice-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Roberto Ney Ciarlini Teixeira Diretor Administrativo José Maria Gondim Felismino Júnior Diretora de Comunicação e Marketing

Valerya Abreu G. Borges Diretor do Centro de Ciências Administrativas

José Alípio Frota

Diretora do Centro de Ciências Humanas Erotilde Honório Silva Diretor do Centro de Ciências Jurídicas

Francisco Otávio de Miranda Bezerra Diretora do Centro de Ciências da Saúde

Fátima Maria Fernandes Veras Diretor do Centro de Ciências Tecnológicas

Ricardo Colares Jornal do Campus

Informativo da Universidade de Fortaleza da Fundação Edson Queiroz Edição Brígia Amaro (01623JPCE)

Repórteres

Ana Sílvia Magalhães e Sabrina Aguiar Estagiária Raquel de Holanda Concepção Gráfica/Design Editorial

Glaymerson Moises (01635JPCE) Fotografia Eduardo Jorge

Revisão Thiago Braga Impressão Gráfica Unifor

Correspondência Diretoria de Comunicação e Marketing

Av. Washington Soares, 1321 Edson Queiroz - Fortaleza/CE CEP: 60.811-905 - Fone: (85) 3477 3111

E-mail: imprensa@unifor.br

(3)

Biblioteca

Você encontra no campus desta Universidade uma das maiores bibliotecas do estado, reconhecida por sua riqueza de acervo e infra-estrutura. São cerca de 60 mil títulos, totalizando mais de 180 mil volumes nas áreas de ciências humanas, jurídicas,

tecnológicas, da saúde e administrativas. Onde fica? Bem simples, na Praça Central, aquela que fica em frente ao Centro de Convivência.

Mais que o

aprendizado

teórico e prático,

você pode

desenvolver

conhecimentos,

habilidades e

aptidões em

diversas áreas.

O que você ainda

não conhece?

Fique por dentro

da estrutura

do campus

Centro de Convivência

Encontrar os amigos para um lanche, fazer impres-são de trabalhos ou comprar aquele presente de úl-tima hora? Uma boa dica é o Centro de Convivên-cia. Além da praça de alimentação, lojas, e gráfica rápida, no Centro tem agência de viagem, banco, farmácia, livraria, sala de projeção. Lá também são realizados eventos culturais e acadêmicos.

Teatro Celina Queiroz

As dicas de entretenimento incluem a programação sempre variada do Teatro Celina Queiroz, que fica no Bloco T. É isso mesmo, você estuda em uma Univer-sidade que leva a sério a produção artística, inclusive promovendo espetáculos com atores nacionais e até de outros países. Sim, os atores globais visitam o campus da Unifor - se você pensou isso. Por isso não estanhe se encontrar algum deles por aí. Aproveite para conferir as grandes produções.

Espaço Cultural

Miró, Rembrandt e outros nomes da arte mundial, e de graça, no campus da Unifor? É só fazer uma visita ao Espaço Cultural, que fica no segundo andar da Reitoria. Monitores alunos como você -esperam sua visita para apresentar as obras e falar um pouco da vida dos grandes mestres das artes.

Parque Desportivo

Mente sã e corpo são. Como o equilíbrio é sempre a melhor pedida, a Unifor conta com uma estrutura completa para a prática esportiva, uma das mais modernas do país. No Parque Desportivo, você encontra o Ginásio Poliesportivo (um complexo com 5 mil m²), piscina, quadra de vôlei de areia, campo de futebol oficial, campo de futebol society e o Estádio de Atletismo, um dos poucos do país com certificação da Federação Internacional de Atletismo. Além da Academia Unifor, que fica no Nami, um prédio anexo à Universidade.

(4)

Praticando...

O melhor para

sua formação

Nami

Atendendo à comunidade em geral, o Núcleo de Atenção Médica Inte-grada (Nami) funciona como campo de estágio e lugar para desenvolvi-mento de pesquisas dos alunos do Centro de Ciências da Saúde e do curso de Psicologia. Atendimentos nas áreas da saúde são realizados por alunos sob orientação de pro-fessores e disponibilizados à comu-nidade. O Nami é referência no Nordeste, tendo recebido certifi-cações e premiações na área.

Clínica de Odontologia

A Clínica Integrada de Odontologia é mais um espaço para atividades práticas, composta por 100 modernos consultórios, incluindo radiologia e centro cirúrgico. A clínica atende cerca de 300 pessoas por dia. Lá são desenvolvidas atividades de prevenção, educação e ações de recuperação e reabilitação oral. Os atendimentos são feitos por alunos dos últimos semestres, sob a orientação dos professores.

NIC e TV Unifor

A comunicação e as novas mídias têm sua vez em dois ambientes: o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) e a TV Unifor. O NIC é composto pela Central de Produção em Rádio, TV, Fotografia, Central de Multimídia, Agência de Publicidade e Propaganda e Labjor (Laboratório de Jornalismo). Funcionando desde agosto de 2005, a TV Unifor é um espaço de capacitação de alunos que participam da produção dos programas.

EPJ

Se as práticas da saúde e da comunica-ção têm seu espaço, as outras áreas não ficam de fora. O Escritório de Prática Jurídica, por exemplo, além de oferecer atendimento jurídico para a comuni-dade, é um campo de estágio para os alunos do curso de Direito. Esses alunos encontram no EPJ um grande labora-tório para a construção da cidadania.

Nati

Como não mencionar as estruturas da tecnologia numa época em que tudo passa pela inovação tecnológica? O Núcleo de Aplicação em Tecno-logia da Informação (Nati) é um espaço de capacitação profissional

que desenvolve tecnologias inovadoras com a participação dos alunos. Informe-se sobre o Núcleo. Você pode acrescentar suas habilidades no desenvolvimento de pesquisas.

Núcleos para atividades profissionais em diversas áreas permitem

que você ingresse tranqüilamente no mercado de trabalho

Empresas Juniores

Se você está cursando Turismo e Hotelaria, Psicologia, Comércio Exterior ou Adminis-tração, tem a oportunidade de conhecer o mercado com as Empresas Juniores. Nessas empresas os alunos atendem clientes e aprendem a administrar, tendo contato com a realidade do mercado. E não se preocupe, em todas essas atividades os professores estarão sempre acompanhando você.

(5)

Já se vão 35 anos desde a criação da Universidade de Fortaleza, destaque nos projetos sociais desenvolvidos pela Funda-ção Edson Queiroz, instituiFunda-ção mantenedora da Unifor. Desde 1973, quando foi inaugu-rada pelo então ministro da educação Jarbas Passarinho, a Unifor já graduou cerca de 50 mil profissionais, atuantes no processo de mudanças sociais, econômicas e cultu-rais da região Nordeste. Tradição e moder-nidade se encontram aqui, demonstrando as potencialidades que só o ensino e a pes-quisa promovidos pelas universidades po-dem ofertar a alunos,

pes-quisadores e à comunida-de em geral.

De forma integral, es-tudar em uma universi-dade proporciona con-tato com três importan-tes elementos: o ensi-no de graduação, as atividades tão varia-das dos núcleos de

Há 35 anos, uma

história de conquistas

e desenvolvimento

extensão, além da produção de conheci-mento advinda da pesquisa. O saber se com-pleta nesses três pilares educacionais. Bus-cando esse equilíbrio, a Unifor hoje oferta 31 cursos de graduação e em seu progra-ma de pós-graduação estão contemplados um doutorado, cinco mestrados, dois MBAs e mais de 50 cursos de especialização.

Os programas de extensão promovem habilidades diversas à prática profissional dos seus alunos de graduação, que interagem com a comunidade em várias ações sociais. Essas atividades complementam o

currícu-Pela primeira vez na história das instituições de ensino superior particulares brasileiras,

a Unifor recebeu em 1972 a autorização para funcionar já como universidade

Tradição

lo acadêmico, por meio de cursos de curta duração, eventos culturais, projetos sociais, intercâmbio acadêmico internacional e pro-gramas de estágio.

É assim que a Universidade de Fortale-za, em seus 35 anos, tem modificado para melhor toda a realidade social, econômica e cultural do ambiente em que está inserida. Alunos, professores e funcionários fazem essa grande comunidade que aprendeu a respeitar a tradição na medida em que viven-cia as inovações tecnológicas e soviven-ciais.

Referências

Documentos relacionados

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..