• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 017/2016 PROVIMENTO DE VAGAS PROCESSO SELETIVO DOCENTE CES/JF - 1º 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 017/2016 PROVIMENTO DE VAGAS PROCESSO SELETIVO DOCENTE CES/JF - 1º 2017"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 EDITAL Nº 017/2016

PROVIMENTO DE VAGAS

PROCESSO SELETIVO DOCENTE CES/JF - 1º 2017

Por ordem da Magnífica Reitora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF, Patricia Rodrigues Rezende de Souza, informa-se aos interessados que, nos termos do Regimento Interno, encontram-se abertas as inscrições para provimento de vagas para docente.

O processo será realizado em três etapas: I - Análise documental e curricular;

II - Entrevista; III - Prova-aula.

1 - QUADRO DE VAGAS

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES

DISCIPLINA FORMAÇÃO

MÍNIMA CRÉDITOS HORÁRIO EXPERIÊNCIA

Nº DE VAGAS Design de Mobiliário I Especialização (pós-graduação) na área de projeto de interiores, projeto de arquitetura ou em áreas afins. 04 4ª feira (20h50 às 22h30) e 5ª feira (18h50 às 20h30) Desejável experiência docente no ensino superior. 01 (uma) DISCIPLINA EMENTA CONTEÚDO PARA DESENVOLVER O PLANO DE AULA Design de Mobiliário I

Desenvolvimento de mobiliário do projeto ao consumidor final, materiais e revestimentos, mercado, dimensões, adequação do produto ao consumidor.

O desenho de mobiliário, o processo criativo e suas associações: legibilidade de conceito, viabilidade de execução e detalhamento técnico.

(2)

2 DISCIPLINA FORMAÇÃO

MÍNIMA CRÉDITOS HORÁRIO EXPERIÊNCIA

Nº DE VAGAS Linguagem, Inteligência e Criatividade Graduação em Psicologia, Mestrado ou Doutorado em Psicologia ou área afins 04 4ª feira (11h10 às 12h50) e 6ª feira (07h30 ás 09h10) Desejável experiência docente no ensino superior. 01 (uma) DISCIPLINA EMENTA CONTEÚDO PARA DESENVOLVER O PLANO DE AULA Linguagem, Inteligência e Criatividade

Processos Psicológicos Básicos: Inteligência; Representação do Conhecimento; Raciocínio; Linguagem; Criatividade; Resolução de Problemas; Tomada de Decisão.

Representação e processamento do conhecimento/ informação CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA FORMAÇÃO

MÍNIMA CRÉDITOS HORÁRIO EXPERIÊNCIA

Nº DE VAGAS Comércio Exterior Graduação em Administração ou Comércio Exterior ou Economia ou Ciências Contábeis ou Logística; Especialização. Desejável Mestrado ou Doutorado. 04 3ª feira (07h30 às 09h10) e 6ª feira (09h30 às 11h10) Desejável experiência docente no ensino superior. 01 (uma) Gestão de Processos Graduação em Administração; Especialização. Desejável Mestrado ou Doutorado 04 4ª feira (18h50 às 20h30) e 6ª feira (18h50 às 20h30) Desejável experiência docente no ensino superior. 01 (uma)

(3)

3 DISCIPLINA EMENTA CONTEÚDO PARA DESENVOLVER O PLANO DE AULA Comércio Exterior

Definições e conceitos básicos; Política e comércio exterior; Introdução ao marketing internacional; Comércio exterior no Brasil; Instrumentos de pagamento; Os bancos e o estado no comércio exterior; O financiamento no comércio exterior; Cotações internacionais (Incoterms), Forças do mercado doméstico, vantagens comparativas, e balança comercial. Rotinas de trâmites em importação e exportação, sistemas de pagamento, sistemas de financiamento, Marketing e promoção internacional; Organização da participação em feiras internacionais.

Despacho Aduaneiro e Siscomex

Gestão de Processos

Estrutura organizacional. Fluxograma e mapeamento de processos. Melhoria de processos administrativos. Projetos de intervenção organizacional. Desenvolvimento de sistemas administrativos.

Tipos e padrões de Fluxogramas

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

DISCIPLINA FORMAÇÃO

MÍNIMA CRÉDITOS HORÁRIO EXPERIÊNCIA

Nº DE VAGAS Comportamento do Consumidor Graduação em Psicologia ou Administração ou Marketing; Especialização. Desejável Mestrado ou Doutorado 02 6ª feira (20h50 às 22h30) Desejável experiência docente no ensino superior. 01 (uma)

(4)

4 PLANO DE AULA

Comportamento do Consumidor

Principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor: fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Arquétipos de Marketing. Papeis de compra. O Paradigma Dominante e o Novo Paradigma do Estudo do Consumidor A Contribuição da Ciência Econômica: conceitos e teorias. A Contribuição da Psicologia a partir de suas diversas escolas de pensamento A Contribuição da Sociologia do Consumo: perspectivas, conceitos e teorias. A Contribuição da Antropologia do Consumo: perspectivas, conceitos e teorias. Outras Perspectivas: semiótica, estudos culturais, estudos de mídia, história. Pesquisas sobre o Consumidor Brasileiro.

Comportamento do Consumidor: Influência através dos fatores psicológicos, culturais, pessoais e sociais.

CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA FORMAÇÃO

MÍNIMA CRÉDITOS HORÁRIO EXPERIÊNCIA

Nº DE VAGAS Psicologia Geral Graduação em Psicologia; Mestrado ou Doutorado 02 6ª feira (20h50 às 22h30) Desejável experiência docente no ensino superior. 01 (uma) Psicologia Aplicada às Organizações 04 3ª feira (09h30 às 11h10) e 5ª feira (07h30 às 9h10)

(5)

5 DISCIPLINA EMENTA CONTEÚDO PARA DESENVOLVER O PLANO DE AULA Psicologia Geral

A psicologia como ciência: suas características, seu objeto de estudo, seus objetivos. Atitudes em ciência. Métodos de Pesquisa em psicologia com animais e seres humanos. Planejamento e condução de experimentos em psicologia. Elaboração de relatórios científicos. Considerações éticas na pesquisa.

Psicologia no Trabalho: Liderança, ética e poder

Psicologia

Aplicada às Organizações

Objetivo e métodos de psicologia, breve histórico da psicologia nas organizações. O homem e seu comportamento nas organizações, suas dimensões psicológica e social. A comunicação, a aprendizagem, o conhecimento, a motivação e os aspectos relacionais. A dinâmica dos grupos, a formação e o desenvolvimento das equipes de trabalho, a liderança e a administração dos conflitos.

CURSO DE JORNALISMO

DISCIPLINA FORMAÇÃO

MÍNIMA CRÉDITOS HORÁRIO EXPERIÊNCIA

Nº DE VAGAS Atividades Laboratoriais em Jornalismo Graduação em Comunicação Social/Jornalismo; Mestrado em Comunicação 08 2ª e 3ª feira (07h30 às 09h10) e 3ª e 6ª feira (20h50 às 22h30) Desejável experiência docente no ensino superior e desejável experiência no mercado de trabalho em diferentes meios de comunicação 01 (uma)

(6)

6 PLANO DE AULA Atividades

Laboratoriais em Jornalismo

Estudos e práticas supervisionados nas áreas de Jornalismo e Assessoria de Imprensa/Comunicação para as diversas mídias, através da Agência de Comunicação CES/JF.

A produção de notícias para as diferentes

plataformas de comunicação

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/PUBLICIDADE & PROPAGANDA

DISCIPLINA FORMAÇÃO

MÍNIMA CRÉDITOS HORÁRIO EXPERIÊNCIA

Nº DE VAGAS Filmes Promocionais Criatividade em Propaganda Direção de Arte Marketing Especializado Graduação em Comunicação Social; Especialização em Comunicação Social ou áreas afins 16 3ª feira (07h30 às 09h10, 18h50 às 20h30 e 20h50 às 22h30), 4ª feira (09h30 às 11h10 e 20h50 às 22h30) e 5ª feira (09h30 às 11h10, 18h50 às 20h30 e 20h50 às 22h30) Desejável experiência docente no ensino superior e desejável experiência no mercado de trabalho na área de Publicidade 01 (uma) DISCIPLINA EMENTA CONTEÚDO PARA DESENVOLVER O PLANO DE AULA Filmes Promocionais Criatividade em

Os vários estilos de Criação Publicitária para TV: testemunhais, oníricos, garoto-propaganda. Os filmes "sonoros" (jingles e músicas consagradas); narrativa e estrutura. Tipos de campanhas: institucionais, promocionais, de varejo. Criação e produção de roteiros publicitários para televisão.

Habilidades criativas. Processo criativo. Bloqueio de criação. Habilidades mentais. Técnicas de criatividade. Criatividade nas

Criação publicitária no novo cenário do audiovisual

(7)

7 Propaganda

Direção de Arte

Marketing Especializado

organizações. Pensamento lateral. Desenvolvimento da criatividade. Influências e inspirações. A Criatividade na Propaganda. A compreensão da função de Direção de Arte a partir do processo criativo: conceito de criação e importância na publicidade; fundamentação da Direção de Arte, propriedade e características; A inovação como estratégia criativa. Propriedades e características dos diferentes meios publicitários; importância, funcionalidade e características nos diferentes meios; diálogo entre texto, imagem e som.

Análise e observação crítica do mercado publicitário e suas relações globais e locais. Diagnóstico dos setores a serem destacados nas disciplinas em integração horizontal, atento às tendências e aos destaques atuais, assim como a seu histórico. Desenvolvimento de trabalhos que atendam a demandas específicas e de exercícios em busca de inovação.

CURSOS DE JORNALISMO E

COMUNICAÇÃO SOCIAL/PUBLICIDADE & PROPAGANDA DISCIPLINA FORMAÇÃO

MÍNIMA CRÉDITOS HORÁRIO EXPERIÊNCIA

Nº DE VAGAS Psicologia: Análise do Consumidor e do Receptor Graduação em Psicologia; Mestrado; Doutorado em Psicologia (concluído ou em andamento) 04 4ª feira (07h30 às 09h10 e 20h50 às 22h30) Desejável experiência docente no ensino superior 01 (uma)

(8)

8 PLANO DE AULA Psicologia: Análise do Consumidor e do Receptor

Noções de processos psicológicos básicos - atenção, percepção, emoção e motivação, aprendizagem e memória. Teoria humanista de Maslow. Indivíduo e sociedade. Formação da identidade social. Tópicos da psicologia social. Análise do comportamento do consumidor e do receptor.

Teorias e aplicações das emoções na Psicologia

do Consumidor

2 - REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Poderão inscrever-se docentes que satisfaçam às exigências de habilitação legal para lecionar a(s) disciplina(s) previstas neste edital.

3 - INSCRIÇÕES

O requerimento de inscrição encontra-se disponível no site www.cesjf.br (em link específico para Edital de Seleção Docente). Deverá ser preenchido e entregue no Departamento de RH, Rua Halfeld, nº 1179, sala 203, centro, Juiz de Fora - MG, no prédio do CES/JF. O período de inscrição é de 02 a 08 de dezembro de 2016, no horário de 09h00 às 11h30 e de 14h30 às 17h30.

Telefones para contato: (32) 3250-3830 e 3250-3831. 3.1 - Documentação

No ato do requerimento de inscrição devem ser anexadas cópias de:

a - Diploma e histórico de Graduação, diplomas e/ou certificados e históricos de cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu;

b - Curriculum Lattes (plataforma CNPq - www.cnpq.br), atualizado, contendo comprovação das informações mais relevantes quanto à formação acadêmica e atividades científicas, profissionais e artísticas, pesquisas e publicações de autoria do candidato;

c - Plano de aula sobre o(s) conteúdo(s) especificado(s) no quadro “Conteúdo para desenvolver o plano de aula”.

OBSERVAÇÕES:

1- É indispensável a apresentação da documentação citada no item 3.1 para a efetivação da inscrição.

2- Para as publicações, o candidato deve apresentar cópias que comprovem o ISSN ou ISBN.

3- O candidato deverá comprovar experiência profissional e acadêmica através de cópia da carteira de trabalho ou declaração da instituição, com carimbo com CNPJ. 4- Ficam vedadas inscrições condicionais e adição de documentos, encerrado o prazo de inscrição.

5- A Comissão de Seleção fará a análise da documentação após o encerramento das inscrições, selecionando os candidatos para a entrevista e a prova-aula.

(9)

9 6- Os documentos encaminhados no ato da inscrição poderão ser retirados (exceto o

Curriculum Lattes e o plano de aula) entre os dias 18 e 31 de janeiro de 2017. Após esse

período, os documentos serão incinerados. 4 - PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 - A seleção será realizada entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2016 e constará de: a) 1ª fase: análise documental e curricular (eliminatória). Data: dia 12 de dezembro; b) 2ª e 3ª fases: entrevista versando sobre a trajetória profissional e experiência do candidato; prova aula, vedada a presença dos demais candidatos (apresentação do plano de aula). Data: dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro, das 14h30 às 18h30. O setor responsável informará por e-mail o horário da entrevista e da prova-aula.

OBSERVAÇÃO: Na prova-aula a apresentação será para uma banca composta por três membros e terá a duração de 20 minutos. Recurso disponível: data show. A sala será a 204 do CES/JF ou outra indicada no dia.

4.2 - Critérios de Avaliação

Serão adotados os critérios descritos a seguir, atribuindo-lhes as pontuações indicadas. Pontuação total de 100 (cem) pontos, sendo que a pontuação mínima para indicação da vaga será de 60 (sessenta) pontos:

Elementos de Avaliação Pontuação

Parcial Máxima 1 – Curriculum modelo Lattes

1.1 – Titulação (pontos cumulativos) 10

1.1.1 – Especialização 2

1.1.2 – Mestrado 3

1.1.3 – Doutorado 5

1.2 – Experiência no Magistério Superior 10

1 ponto por ano

1.3 – Experiência Profissional 10

1 ponto por ano 1.4 – Publicações (Válidos somente com o selo de

indexação)

10

1.4.1 – Artigo/Anais de Congresso 1 ponto para cada

1.4.2 – Capítulo de livro 3 pontos para cada

1.4.3 – Livro 4 pontos para cada

2 – Entrevista 30 de 0 a 30 3 – Prova Aula 30 3.1 – Apresentação de 0 a 10 3.2 – Conteúdo de 0 a 10 3.3 – Metodologia de 0 a 10 Total 100

(10)

10 Institucional e Professor convidado.

5.2- Do indeferimento do pedido de inscrição, não caberá recurso, visto que o mesmo ocorrerá caso os requisitos não sejam satisfeitos, a documentação esteja incompleta, ou a pontuação mínima não seja obtida.

5.3- Em caso de empate, observar-se-á a seguinte ordem de preferência: a) Professor (a) com maior pontuação na prova-aula;

b) Professor (a) com a titulação equivalente às prioridades do curso e do CES/JF; c) Professor (a) com maior tempo de atividade docente.

5.4- Concluídos os trabalhos, a Comissão encaminhará o resultado da seleção em ordem de classificação à Direção Acadêmica que, após autorização da Reitoria, o encaminhará ao Departamento de RH, para as providências cabíveis.

5.5- Não será divulgado o resultado parcial. O RH entrará em contato, apenas, com os candidatos selecionados para 2ª e 3ª fases do processo e, ao final, com os(as) candidatos(as) selecionados(as) para o exercício da função.

5.6- O resultado final com o nome dos candidatos(as) selecionados(as) para o exercício da função será afixado na Secretaria do Campus Academia no dia 21/12/2016, a partir das 18 h.

5.7- Não será passível de reapreciação o mérito da decisão da Comissão Avaliativa no Processo de Provimento.

5.8- A efetiva ocupação da vaga dependerá da existência de alunos suficientes para a formação de turma.

5.9- Para a comprovação de titulação, somente serão considerados diplomas e certificados.

5.10- Caso o primeiro classificado não possa assumir, no semestre letivo para o qual se realiza o presente Processo de Provimento, será considerado desistente e a vaga será preenchida, obedecida a ordem de classificação ou a critério da Comissão.

5.11- O candidato que faltar a uma das etapas estará eliminado do processo, não sendo possível reagendar outras datas.

Juiz de Fora, 01 de dezembro de 2016.

Lilyan Márcia Gatto Diretora Acadêmica

Patricia Rodrigues Rezende de Souza Reitora

Referências

Documentos relacionados

De acordo com Mitry foi Thomas Ince quem mais sistematicamente resolveu essa liberação da concentração dramática ao dissociar teatro e dramaticidade, buscando no drama não mais

Para complementar o programa da Capacitação em Supply Chain Management, o Inbrasc estruturou uma extensão focada na gestão de projetos de supply chain, uma das grandes

E para este tempo final, vejam vocês, assim como a Igreja do Senhor Jesus Cristo como grupo, e também cada indivíduo do Corpo Místico de Cristo com o mensageiro da Sua

(A) Balanço patrimonial, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do resultado do exercício, demonstração dos fluxos de caixa e demonstração das

Mesmo que tenha pedido para falar com Tohka, a única resposta que recebeu foi que ela estava submetida á exames, então, até o final, ele não foi capaz nem de olhar

▪ Saída da Escola: saída da sala de aula pela porta principal do edifício (junto aos cacifos) em direção ao portão principal, mantendo o distanciamento físico. b) As portas

Com isso, o objetivo desde estudo foi avaliar o conforto térmico dos frangos de corte na fase inicial de criação, por meio da análise comportamental das aves, baseado em

Com o objetivo de identificar se as grades curriculares dos cursos de bacharelado e habilitações em Jornalismo do Rio Grande do Sul possuem orientação