• Nenhum resultado encontrado

LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL EMENTAS DO CURSO 1º P LÍNGUA ESPANHOLA I LÍNGUA PORTUGUESA I ESTUDOS CLÁSSICOS LINGUÍSTICA I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL EMENTAS DO CURSO 1º P LÍNGUA ESPANHOLA I LÍNGUA PORTUGUESA I ESTUDOS CLÁSSICOS LINGUÍSTICA I"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL

EMENTAS DO CURSO

1º P

LÍNGUA ESPANHOLA I

Estudo de estruturas gramaticais básicas em situações comunicativas de registros culto e coloquial. Introdução à fonética e fonologia da língua espanhola. Práticas de compreensão e produção de textos orais e escritos.

LÍNGUA PORTUGUESA I

Formação histórica da Língua Portuguesa e Variação Lingüística. Gramáticas científicas e gramática normativa. Estrutura morfossintática da Língua Portuguesa: Classes de palavras. Mecanismos de produção de consoantes, vogais, semivogais, encontros vocálicos e consonantais, dígrafo. Ortografia. Acento e ritmo.

ESTUDOS CLÁSSICOS

Aspectos da cultura grega e romana. As fases da literatura romana. Poetas e prosadores latinos: autores e obras representativos. A poesia épica romana e suas relações com a épica grega. A Eneida, de Virgílio. A lírica latina. A sátira latina. Cícero e sua obra como orador. Sêneca, o filósofo. Conceitos de mito e mitologia. Os deuses romanos e suas relações com os gregos. Características da religião romana.

LINGUÍSTICA I

Linguística como ciência. Linguagem, língua e linguística. Língua e

fala. História da linguística. Escolas linguísticas Modernas. Estudo das teorias linguísticas: objeto, método e diferentes aplicações: dos hindus ao século XX. Saussure e Chomsky.

(2)

TEORIA LITERÁRIA E LITERATURA

COMPARADA

Natureza e função da literatura. Conhecimento das diversas teorias que tentam conceituar e explicar o fenômeno literário. Elementos estéticos da obra literária. Periodização literária. Gêneros literários. Características da prosa e da poesia. Integração entre o conhecimento literário e os valores éticos, políticos, econômicos e sociais da cultura estudada num processo de concepção teórica, epistemológica e constante atualização do método histórico. Estudo da prosa: romance, conto, crônica. Estudo do verso poético: épico, lírico, satírico (níveis fônicos e semânticos). O discurso narrativo e a personagem de ficção. Historiografia crítica da Literatura.

PESQUISA EDUCACIONAL

Características do método científico. O problema da demarcação:

confirmação versus falseabilidade. Características do discurso científico: utilização da bibliografia disponível, teorias, formulação de hipóteses, recortes.

POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

NO BRASIL

Concepção da Educação. Organização e Desenvolvimento do Sistema Educacional. Análise da Estrutura e Funcionamento do ensino no contexto histórico. As políticas e a Legislação Educacional Brasileira no Ensino Fundamental e da Educação Infantil.

DIDÁTICA

Elaboração de Planos de Ensino para EF e EM, como elaborar planejamento de aulas, justificativas, produção de recursos de comunicação didática, ministrar aulas de LP, utilizando recursos de ensino-aprendizagem: multi-meios. Praticar a correção de textos. Escolha do currículo para EF e EM. Diversidade vocabular, oratória.

(3)

AACC - ATIVIDADES

ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS I

Conforme Regulamento de Atividades Complementares da Faculdade FACEL.

Adequada ao Curso de Letras.

2º P

LITERATURA PORTUGUESA

A Poesia Portuguesa – A Poesia Medieval – Gil Vicente e o apogeu de medievalismo – O Classicismo ou Renascimento – Camões épico e lírico – O Barroco Português – O Arcadismo em Portugal – O Romantismo em Portugal.

LÍNGUA LATINA

Estudo das funções, estruturas e vocabulário básico da língua latina, através de produção de discurso escrito, compreensão e

interpretação de textos.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Fundamentar teórica e historicamente os princípios e os conceitos gerais da Psicologia Geral, da Educação e da Aprendizagem. Procedimento pautado em duas grandes áreas temáticas: ênfase para o desenvolvimento emocional e para o desenvolvimento cognitivo.

LÍNGUA ESPANHOLA II

Ampliação do estudo de estruturas gramaticais básicas em situações comunicativas de registros culto e coloquial. Introdução às variedades do espanhol escrito e falado. Práticas de compreensão e produção de textos orais e escritos.

(4)

LÍNGUA PORTUGUESA II

Estrutura morfossintática da Língua Portuguesa, com ênfase na

classificação dos vocábulos e na sintaxe do período simples e composto. Flexão, derivação e composição. Classes de palavras. Neologismos e empréstimos. Noções de narração, dissertação e descrição.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS –

LIBRAS

Aspectos históricos da inclusão de surdos na sociedade. Surdez e a educação de surdos no Brasil. Noções básicas da estrutura linguística e sua gramática. Especificidades da produção textual escrita do surdo. Contato entre ouvintes e surdos.

PRÁTICA DE ENSINO I

Análise crítica dos PCNs. Possibilidades de relação entre artes(s) e linguagem. Motivação e avaliação de atividades de leitura e produção de textos. A língua padrão e suas variantes no contexto escolar. Noção contemporânea de texto, leitura e interpretação. Interdisciplinaridade. Literatura na escola. Análise de materiais didáticos. Elaboração de proposta didático-pedagógica com textos em língua portuguesa.

AACC - ATIVIDADES

ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS II

Conforme Regulamento de Atividades Complementares da Faculdade FACEL.

Adequada ao Curso de Letras.

3º P

LÍNGUA ESPANHOLA III

Estudo de estruturas gramaticais mais complexas em situações comunicativas diversas. Práticas de compreensão e produção de textos orais e escritos. Aspectos contrastivos da morfologia do português e do espanhol.

LÍNGUA PORTUGUESA III

Crase; pontuação; sintaxe de concordância; sintaxe de regência; análise sintática.

(5)

LINGUÍSTICA II

Fonética e fonologia. Variação lingüística. Teorias da lingüística contemporânea. Elementos da lingüística textual: operadores argumentativos, marcadores de pressuposição. Coesão e coerência textuais.

LITERATURA BRASILEIRA I

Movimentos literários nacionais: do Quinhentismo à Literatura Contemporânea a partir do recorte da Construção da Nacionalidade. A literatura enquanto um discurso de poder e formador da Nação.

PRÁTICA DE ENSINO II

Produção de texto na escola. Seleção de metodologias e recursos didáticos. Gestão de classe e organização do trabalho escolar. O texto crítico: funções ativas na escrita e na leitura. O hipertexto. Procedimentos de busca e síntese de informações. Pesquisa e internet. Análise e elaboração de instrumentos de avaliação. Critérios de correção. Elaboração de propostas didático-pedagógicas. Plano de ensino e plano de aula. Língua, linguagem e cultura.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Identificação da estrutura e do funcionamento real da escola onde vai estagiar. Verificação do tipo de clientela, distribuição do poder, serviços de Orientação, Supervisão e Administração Escolar; biblioteca; laboratórios; condições físicas do prédio, estrutura curricular, sistema de avaliação. Projeto Político Pedagógico. Elaboração de projeto de atividades estagiárias decorrentes da identificação de problemas e necessidades da escola campo de estágio. Sugestão: O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio). Reflexão sobre a educação atual. Elaboração de Planos de Aula. Observação, sondagem e diagnóstico de turma. Avaliação. Leitura e os textos literários. Elaboração, avaliação e entrega do relatório.

(6)

AACC - ATIVIDADES

ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS III

Conforme Regulamento de Atividades Complementares da

Faculdade FACEL.

Adequada ao Curso de Letras.

4º P

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Execução do projeto de estágio com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que propiciem: A elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares de Língua Portuguesa; O uso de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores; O desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe. (Resolução CNE/CP 1/02, art.2º, V; VI; VII). Elaboração, avaliação e entrega do relatório.

PRÁTICA DE ENSINO III

Leitura crítica dos diversos "textos" culturais: televisão, cinema, propaganda, etc e de seus subtextos. Análise e intertextualidade e polissemia dos textos culturais. A cultura como processo ativo de produção e disseminação de significados: os momentos da codificação e da decodificação. Análise e elaboração de instrumentos de avaliação. Análise e elaboração de projetos educativos escolares; planos de ensino e planos de aula. PCN: base teórica e aplicação prática. A interação professor-aluno. O trabalho com a leitura e a escrita nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio. Integrar ao Centro de Línguas.

LÍNGUA PORTUGUESA IV

Período composto por coordenação e subordinação. Orações reduzidas. Colocação pronominal. Fatores que garantem a textualidade nos diversos gêneros de textos. Tipos textuais.

(7)

LÍNGUA ESPANHOLA IV

Estudo de estruturas gramaticais mais complexas em situações comunicativas. Práticas de compreensão e produção de textos orais e escritos. Aspectos fonético-fonológicos contrastivos do português e do espanhol.

LINGUÍSTICA III

Metaplasmos; linguagem e ação; linguagem e argumentação.

Teoria bakhtiniana de gênero do discurso. Estudos das contribuições da Lingüística, aplicadas ao ensino da Língua Portuguesa, relacionando teoria e prática.

LITERATURA DA LÍNGUA ESPANHOLA

I

O Pré-literário e a Lírica Medieval Hispânica. O Pré-renascimento, o Renascimento, o Barroco, o Romanticismo, o Realismo. La Edad de Plata da literatura espanhola. A Literatura espanhola de la Generación del 98 y del 27. A Literatura Post-Guerra.

ORIENTAÇÃO TCC –

Trabalho de Conclusão de Curso

A estruturação do trabalho de conclusão de curso. Apresentação em seminário. Elaboração do projeto de pesquisa. Normas técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos (ABNT).

AACC - ATIVIDADES

ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS IV

Conforme Regulamento de Atividades Complementares da Faculdade FACEL.

(8)

5ºP

LINGUÍSTICA IV

Discurso, enunciado e texto; gêneros do discurso; a cena de enunciação; polifonia e modalização; análise de alguns gêneros discursivos.

PRÁTICA DE ENSINO IV

Estudo e aprofundamento de uma concepção sócio-interacionista de leitura, relacionando-a com aspectos do ensino na escola fundamental. Caracterização das atividades de leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola. Metodologias para a promoção da leitura na escola básica. A atualização dos professores por meio da leitura, ensino e pesquisa. Aperfeiçoamento de estratégias de ensino/aprendizagem da Língua Espanhola, sugerindo práticas e metodologias no ensino de língua estrangeira para os Ensinos Fundamental e Médio, enfocando o trabalho com a gramática, leitura, compreensão oral, escrita, uso de canções, literatura, dramatização, tecnologia moderna e de um projeto de trabalho. PCN: base teórica e aplicação prática. A interação professor- aluno. O trabalho com a leitura e a escrita nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio. O uso dos livros didáticos e paradidáticos na escola. O ensino da gramática na escola. Critérios para correção de textos. Técnicas de refacção de textos. Disciplina integrada ao Centro de Línguas.

(9)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Identificação da estrutura e do funcionamento real da escola onde vai estagiar. Verificação do tipo de clientela, distribuição do poder, serviços de Orientação, Supervisão e Administração Escolar; biblioteca; laboratórios; condições físicas do prédio, estrutura curricular, sistema de avaliação. Projeto Político Pedagógico. Elaboração de projeto de atividades estagiárias decorrentes da identificação de problemas e necessidades da escola campo de estágio. Sugestão: O ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira (Ensino Fundamental e Médio). Reflexão sobre a educação atual. Elaboração de Planos de Aula. Observação, sondagem e diagnóstico de turma. Avaliação. Elaboração, avaliação e entrega do relatório.

LÍNGUA PORTUGUESA V

Fundamentos da semântica e da pragmática. Emprego dos pronomes relativo e de tratamento. Redação oficial. Uso do infinitivo. Opinião, informação e tipos de discurso. Linguagem figurada na produção e na interpretação do texto. Ambiguidade.

LÍNGUA ESPANHOLA V

Estudo de estruturas gramaticais avançadas em situações comunicativas mais complexas. Práticas de compreensão e produção de textos orais e escritos. Aspectos contrastivos da sintaxe do português e do espanhol.

LITERATURAS BRASILEIRAS II

Reflexões acerca das expressões literárias do país desde os textos informativos sobre as terras brasileiras e o projeto de construção de uma identidade nacional no período pós- independência. Estudo comparativo da produção literária no Brasil desde o final do século XIX à Semana de Arte Moderna. Visão crítica da produção e recepção de textos literários desde aquele momento até à segunda década do século XX. Literatura infanto-juvenil.

(10)

AACC - ATIVIDADES

ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS V

Conforme Regulamento de Atividades Complementares da Faculdade FACEL.

Adequada ao Curso de Letras.

LITERATURA DA LÍNGUA ESPANHOLA

II

Visão geral da cultura e artes dos povos castelhanos das Américas. A Literatura fantástica de Quiroga e Gabriel García Márquez. A poesia vanguardista de Neruda e Borges O romance de vários autores de países diversos como Mario Benedetti e Miguel Ángel Asturias. A narrativa vanguardista de Borges: a negação da tradição e a reivindicação permanente do novo; a busca da nova forma. O Boom da Literatura Hispanoamericana: O fantástico nos contos de Julio Cortázar. Poesia contemporânea: Pablo Neruda: relação da Guerra Civil Espanhola com sua poesia. O poeta e o militante: A Gestação do Canto Geral.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

Execução do projeto de estágio com o desenvolvimento e avaliação de práticas pedagógicas que propiciem: A elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares Língua Estrangeira; O uso de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores; O desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe. (Resolução CNE/CP 1/02, art.2º, V; VI; VII). Elaboração, avaliação e entrega do relatório.

LÍNGUA PORTUGUESA VI

Aspecto verbal. Paráfrase e manutenção do sentido. Estilização e paródia. Estratégias e recursos na produção de texto. Textos críticos. Argumentação e tipos de argumentos. Interpretação de textos complexos.

(11)

LÍNGUA ESPANHOLA VI

Estudo de estruturas linguísticas e comunicativas avançadas e de estruturas gramaticais complexas. Práticas de compreensão e produção de textos orais e escritos. Aspectos semântico-pragmáticos contrastivos do português e do espanhol.

ORIENTAÇÃO TCC

Trabalho de Conclusão de Curso

A organização do trabalho de conclusão de curso. Apresentação em banca, conforme regulamento interno.

LINGUISTICA V

As teorias linguísticas e suas aplicações ao ensino de língua materna e estrangeira. Fundamentos lingüísticos relevantes para o ensino de língua. Aquisição e desenvolvimento da linguagem. O texto oral e o texto escrito no ensino de língua. As linguagens no contexto social (sala de aula) objetivando a prática social.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho contém, além de um texto introdutório e uma conclusão, seis seções que apresentam: 1 os aspectos teórico-metodológicos que embasaram a pesquisa; 2

E é a partir dessa definição que entendemos a capacidade de territorialização do espaço que tinha o General Tavares juntamente com a organização política

opção do curso ao qual pretende concorrer; opção de língua sobre a qual versará sua prova de Língua Estrangeira (Língua Inglesa ou Língua Espanhola); opção

Roller chains and leaf chains are usually supplied with inner links at both ends; the ends are then joined using an outer link with one of three locking mechanisms: spring clip,

A pessoa com deficiência que desejar concorrer às vagas reservadas deverá entregar laudo médico ao fiscal de sala, em original ou em cópia autenticada em Cartório, expedido no

Como o objetivo do artigo é analisar a eficácia do método de musculação Drop-Set em adultos relacionando força e composição corporal, os participantes

(Não se diz Oremos) : Ó Deus, pela paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, destruístes a morte que o primeiro pecado transmitiu a todos.. Concedei que nos tornemos semelhantes ao

Basílio pagou; Carlos pagou; Antônio pagou; Eduardo pagou. Logo, só falta Danton pagar.. Todos os três meninos possuem animais de estimação de raças diferentes e de cores