• Nenhum resultado encontrado

Aula 02 Arcadismo. Conhecimentos Específicos para Professor de Português da SEC BA- Literatura Prof. Letícia Bastos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Aula 02 Arcadismo. Conhecimentos Específicos para Professor de Português da SEC BA- Literatura Prof. Letícia Bastos"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Aula 02 – Arcadismo

Conhecimentos Específicos para Professor

de Português da SEC BA- Literatura

(2)

Sumário

SUMÁRIO ...2

APRESENTAÇÃO ... 3

UM RESUMO SOBRE O ARCADISMO ... 5

Contexto Histórico no Brasil ... 5

Característica do Arcadismo ... 5

Autores e Obras do Arcadismo ... 6

QUESTÕES COMENTADAS PELA PROFESSORA ... 7

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ... 15

(3)

Apresentação

Olá, tudo bem? Sou a professora Letícia Bastos. Seja muito bem-vindo a esse meu curso! Aqui no DIREÇÃO CONCURSOS sou responsável pelas disciplinas de Redação Discursiva e Literatura.

Caso não me conheça, sou formada em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), pós-graduada em Linguística Aplicada e em Literatura Brasileira. Atuo há alguns anos como professora de Gramática, Texto e Redação Discursiva em alguns preparatórios para concursos públicos. Além de ter vasta experiência como Revisora Textual.

Durante todo esse tempo, percebi que muitos alunos possuem dificuldade em nossa língua materna por não entenderem a “lógica” por detrás de tantas regras, logo percebi a importância de levar para a sala de aula toda essa explicação, ou seja, o aluno precisa, necessariamente, compreender o motivo pelo qual tantas regras existem, bem como emprega-las em um texto.

Dessa forma, compreendi que tal ideia era muito importante, pois aqueles alunos que diziam não saber nada sobre o conteúdo, conseguiam excelentes resultados em provas de concurso público. Sendo assim, trago para o meu curso sobre Literatura Nacional toda essa lógica. Contudo não apenas isso, mas também toda a magnitude dessa matéria que agrega tanto à nossa história.

É com MUITA ALEGRIA que inicio este curso de LITERATURA NACIONAL. A programação de aulas, que você verá mais adiante, foi concebida especialmente para a sua preparação focada no concurso do SEC BA. Tomei por base o último edital, e cobriremos TODOS os tópicos exigidos naquela ocasião, ok? Nada vai ficar de fora, este curso deve ser o seu ÚNICO material de estudo! E você também não perderá tempo estudando assuntos que não serão cobrados na sua prova. Deste modo, você aproveita o tempo da melhor forma possível, estuda de modo totalmente focado, e aumenta as suas chances de aprovação.

Neste material você terá:

Curso completo em VÍDEO

teoria e exercícios resolvidos sobre TODOS os pontos do edital

Curso completo escrito (PDF)

teoria e MAIS exercícios resolvidos sobre TODOS os pontos do edital

Acesso direto ao professor

para você sanar suas dúvidas DIRETAMENTE conosco sempre que precisar

(4)

Você nunca estudou LITERATURA NACIONAL para concursos? Não tem problema, este curso também te atende. Nós veremos toda a teoria que você precisa e resolveremos centenas de exercícios para que você possa praticar bastante cada aspecto estudado. Minha recomendação, nestes casos, é que você comece assistindo as videoaulas, para em seguida resolver os exercícios, que já estarão comentados para você.

Caso você queira tirar alguma dúvida antes de adquirir o curso, basta me enviar um e-mail ou um direct pelo Instagram:

(5)

Um resumo sobre o Arcadismo

O Arcadismo no Brasil tem seu surgimento marcado por dois aspectos centrais. De um lado, o dualismo dos escritores brasileiros do século XVIII, que, ao mesmo tempo, seguiam os modelos culturais europeus e se interessavam pela natureza e pelos problemas específicos da colônia brasileira; de outro, a influência das ideias iluministas sobre nossos escritores e intelectuais, que acarretou o movimento da Inconfidência Mineira e suas trágicas implicações: prisão, morte, exílio, enforcamento.

Contexto Histórico no Brasil

O Arcadismo brasileiro originou-se e concentrou-se principalmente em Vila Rica - hoje Ouro Preto – Minas Gerais, e seu aparecimento teve relação direta com grande crescimento urbano verificado nas cidades mineiras do século XVIII, cuja a base econômica era a extração de ouro.

O crescimento espantoso dessas cidades favorecia tanto a divulgação de jovens brasileiros, providos das camadas privilegiadas daquela sociedade, foram buscar em Coimbra, já que a Colônia não lhes oferecia cursos superiores. E, ao retornarem de Portugal, traziam consigo as ideias iluministas que faziam fermentar a vida cultural portuguesa à época das inovações políticas e culturais do ministro Marquês de Pombal, adepto de algumas ideias de ilustração.

Essas ideias em Vila Rica, levaram vários intelectuais e escritores a sonharem com Inconfidência do Brasil, principalmente após a repercussão da independência dos EUA (1776). Tais sonhos culminaram na frustrada Inconfidência Mineira (1789).

Cecília Meireles, em seu Romanceiro da Inconfidência Mineira, registra o espírito febril provocado pelo ouro:

“Mil galerias desabam; mil homens ficam sepultados, mil intrigas, mil enredos prendem culpados e justos; já ninguém dorme tranquilo, que a noite é um mundo de sustos.”

Característica do Arcadismo

O arcadismo no Brasil teve forte influência europeia, tanto por meio da apropriação de técnicas e temas típicos do arcadismo europeu quanto por meio de inspirações no Iluminismo francês. Em sua face lírica, os poemas árcades eram escritos segundo os seguintes preceitos latinos:

Inutilia truncat (cortar o inútil): Segundo esse preceito, a poesia deveria abandonar a linguagem rebuscada, típica do movimento estético anterior, o Barroco. Deixando para trás os paradoxos, antíteses e jogos sintáticos da arte barroca, o arcadismo prezava por uma linguagem simples e clara.

➢Carpe diem (aproveitar o dia): Para os árcades, para que o homem atingisse a plenitude, era necessário viver o presente, em harmonia com a natureza, como um pastor de ovelhas ou um vaqueiro. A vida simples do campo e a possibilidade do ócio produtivo, ou seja, do respeito à necessidade de descanso para produzir grandes obras, eram muito valorizados no neoclassicismo.

Fugere urbem (fugir da cidade): A cidade era vista, segundo a perspectiva dos árcades, como um espaço negativo, cheio de ilusões e conflitos, no qual o homem não poderia atingir sua plenitude. Por conta disso, seria necessário fugir do ambiente urbano.

Locus amoenus (lugar ameno): Como uma espécie de resposta ao preceito anterior (fugere urbem), o locus amoenus aponta para o campo, espaço bucólico, como sendo o ideal para que o homem encontre sua plenitude, longe das ilusões e conflitos criados pela cidade.

(6)

➢Aurea mediocritas (equilíbrio do ouro): Segundo os escritores do arcadismo, uma vida de luxo e ostentação, típica dos ambientes urbanos, deveria ser evitada. O preceito Aurea mediocritas discorre justamente sobre essa visão de mundo, apontando que os poetas deveriam exaltar uma vida simples, sem miséria ou riqueza, mas com equilíbrio.

Autores e Obras do Arcadismo

O arcadismo foi a principal corrente literária do país durante o século XVIII, superando o Barroco e precedendo o movimento romântico. Os principais autores árcades e suas principais obras são:

➢Tomás Antônio Gonzaga, que escreveu o livro lírico “Marília de Dirceu” (1792) e as satíricas “Cartas Chilenas” (1863);

➢Cláudio Manuel da Costa, autor dos livros “Culto Métrico” (1749), “Munúsculo Métrico” (1751), “Epicédio”

(1753), “Obras Poéticas de Glauceste Satúrnio (sonetos, epicédios, romances, éclogas, epístolas, liras)” (1768), “O Parnaso Obsequioso e Obras Poéticas” (1768), “Vila Rica” (1773) e “Poesias Manuscritas” (1779);

➢Basílio da Gama, cujas obras são “Epitalâmio às núpcias da Sra. D. Maria Amália” (1769), “O Uraguai”

(1769), “A declamação trágica” (1772), “Os Campos Elíseos” (1776), “Relação abreviada da República e Lenitivo da saudade” (1788) e “Quitúbia” (1791).

➢Santa Rita Durão, que escreveu as obras “Pro anmia studiorum instauratione oratio” (1778) e “Caramuru”

(1781).

(7)

Questões comentadas pela professora

01.(CESPE - TJ/ES 0- 2011) Com intuito meramente ilustrativo, poderíamos dizer que há em literatura três atitudes estéticas possíveis: ou a palavra é considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as suas formas próprias; ou é considerada inferior à natureza, incapaz de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentárias; ou, finalmente, é considerada equivalente à natureza, capaz de criar um mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das formas naturais. O primeiro caso é o do Barroco; o segundo, o do Romantismo; e o terceiro, o do Classicismo. (Antonio Candido. Formação da literatura brasileira – momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008, p. 57 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.

Na obra do poeta árcade mineiro Claudio Manuel da Costa, a relação da palavra com a natureza é estabelecida tal como a atitude estética atribuída, no texto, ao Classicismo, ou seja, por meio da articulação entre os traços da natureza convencional e os da natureza local mineira.

RESOLUÇÃO: Apesar de pertencer ao Arcadismo, que retrata a natureza artificialmente como um lugar ideal, Claudio Manoel da Costa rompeu com essa imagem convencional adotada pelo arcadismo e por diversas vezes retratou a natureza real, ou seja, a realidade da natureza mineira.

Resposta: C

02.(CESPE - TJ/ES 0- 2011) Com intuito meramente ilustrativo, poderíamos dizer que há em literatura três atitudes estéticas possíveis: ou a palavra é considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as suas formas próprias; ou é considerada inferior à natureza, incapaz de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentárias; ou, finalmente, é considerada equivalente à natureza, capaz de criar um mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das formas naturais. O primeiro caso é o do Barroco; o segundo, o do Romantismo; e o terceiro, o do Classicismo. (Antonio Candido. Formação da literatura brasileira – momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008, p. 57 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.

O Arcadismo no Brasil é exemplo de literatura congregada, caracterizada pelo fortalecimento do sistema literário mediante a criação de agremiações e de academias para o favorecimento da circulação e da produção das obras literárias.

RESOLUÇÃO: No Rio de Janeiro e nas cidades da Capitania das Minas Gerais, ocorre o movimento cultural e literário do arcadismo. Há uma grande quantidade de homens cultos que atuaram na colônia e na Metrópole (ex.:

sacerdotes, naturalistas, administradores, poetas, matemáticos, publicistas) formando o primeiro grande conjunto de brasileiros capazes de ombrear com Portugal.

Resposta: C

(8)

03.(CESPE - SEDUC/AM – 2011) O processo de formação da literatura brasileira, como adaptação da palavra cultado Ocidente, que precisou assumir novos matizes, desenvolveu-se para descrever e transfigurar a realidade nova. Do seu lado, a sociedade nascente desenvolveu sentimentos diversos e novas maneiras de ver o mundo, que resultaram em uma variante original da literatura portuguesa.

A história da literatura brasileira é, em grande parte, a história de uma imposição cultural que foi, aos poucos, gerando uma expressão literária diferente, embora em correlação estreita com os centros civilizadores da Europa.

(Antonio Cândido. Introdução à literatura brasileira. São Paulo: Humanas, 1999, pág. 13 - com adaptações).

Com base no trecho acima, no qual Antonio Candido expõe a lógica histórico-literária segundo a qual se desenvolveu a literatura brasileira, e na dinâmica dos períodos literários brasileiros, julgue o item a seguir.

Apesar das tendências universalistas do Arcadismo brasileiro, formulou-se, nesse período, de forma consistente, o que o autor, na penúltima linha do texto, chama de “expressão literária diferente”, especialmente se se consideram as obras de Claudio Manuel da Costa e Tomaz Antonio Gonzaga.

RESOLUÇÃO: Conforme o texto indica: "A história da literatura brasileira é, em grande parte, a história de uma imposição cultural que foi, aos poucos, gerando uma expressão literária diferente, embora em correlação estreita com os centros civilizados da Europa". Assim, é possível afirmar que, apesar das tendências universalistas do Arcadismo brasileiro, formulou-se, nesse período, “expressão literária diferente”, especialmente se se consideram as obras de Claudio Manuel da Costa e Tomaz Antonio Gonzaga.

Resposta: C

04.(IF/SC - PROFESSOR - 2014) Obrei quanto o discurso me guiava, ouvia aos sábios, quando errar temia; aos bons no gabinete o peito abria, na rua a todos como iguais tratava.

Julgando os crimes, nunca voto dava mais duro ou pio do que a lei pedia; mas devendo salvar ao justo, ria, e devendo punir ao réu, chorava.

Não foram, Vila Rica, os meus projetos meter em férreo cofre cópia d'oiro que farte aos filhos e que chegue aos netos; Outras são as fortunas que me agoiro: ganhei saudades, adquiri afetos, vou fazer destes bens melhor tesoiro. (GONZAGA, Tomás Antônio. In: Marília de Dirceu e Cartas Chilenas. São Paulo: Editora Ática, 1997, p. 80).

Tomás Antônio Gonzaga, também conhecido pelo nome poético de Dirceu, é classificado, pela historiografia da literatura brasileira, como um escritor pertencente ao Arcadismo. Tendo em vista a leitura do poema acima, a afirmação em destaque pode ser comprovada por quê? Assinale a resposta CORRETA.

a) os poetas árcades, apesar de burgueses, privilegiavam os sentimentos em vez dos valores materiais, reflexão presente no segundo terceto do poema.

b) os poetas árcades propunham como ideal uma vida em tranquilidade, junto à natureza, exemplificada no primeiro terceto do poema.

c) os poetas árcades inspiraram-se na literatura da Antiguidade Clássica, e o tema da mitologia está em evidência no poema.

(9)

d) os poetas árcades recuperaram valores neoclássicos, como o carpe diem, aproveitar o momento presente, o qual está enunciado no segundo quarteto do poema.

e) os poetas árcades valeram-se do conceito de áurea mediocritas, certos da felicidade que lhes traz cada instante, reflexão presente no último terceto do poema.

RESOLUÇÃO: O arcadismo constitui-se numa forma de literatura mais simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos do Barroco, expresso através de expressões em latim. São temas simples e comuns aos seres humanos, como o amor, a morte, o casamento, a solidão. As situações mais frequentes apresentam um pastor abandonado pela amada, triste e queixoso. É a "aurea mediocritas" ("mediocridade áurea"), que simboliza a valorização das coisas cotidianas, focalizadas pela razão.

Resposta: D

05.( CESPE - CÂMARA DOS DEPUTADOS - 2014) SONETO XCVIII Destes penhascos fez a natureza

O berço em que nasci: oh! quem cuidara, Que entre penhas tão duras se criara Uma alma terna, um peito sem dureza!

Amor, que vence os tigres, por empresa Tomou logo render-me; ele declara Contra o meu coração guerra tão rara, Que não me foi bastante a fortaleza.

Por mais que eu mesmo conhecesse o dano, A que dava ocasião minha brandura,

Nunca pude fugir ao cego engano:

Vós, que ostentais a condição mais dura, Temei, penhas, temei; por amor tirano,

Onde há mais resistência mais se apura. (COSTA, Cláudio Manuel da. Obras Poéticas. Nova edição, contendo reimpressão do que deixou inédito ou ainda esparso, um estudo sobre sua vida e obras por João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras. t.I:

Sonetos, Éclogas, Epístolas, Fábula e Epicédio. Rio de Janeiro, H. Garnier- Editor, 1903. t.I, p. 151).

Em relação ao poema acima apresentado e aos períodos iniciais da história da literatura brasileira, julgue o próximo item.

Por ser construído com base no jogo de imagens antitéticas, característico do cultismo, o soneto acima pode ser considerado representante do Barroco brasileiro.

RESOLUÇÃO: O soneto não representa o Barroco na sua estética, apesar de que o autor ainda apresente características barrocas em toda a sua obra, principalmente no que diz respeito ao estilos cultista e conceptista

(10)

utilizados, compondo poemas perfeitos na forma e na linguagem. Por isso, costuma-se dizer que Claudio Manoel da Costa é um poeta de transição entre o barroco e o arcadismo.

Resposta: E

06.(IFB - PROFESSOR - 2017) De acordo com Bosi (2013), no Arcadismo brasileiro, foram as teses ilustradas que clandestinamente entraram a formar a bagagem ideológica dos nossos árcades e lhes deram mais de um traço constante. A partir dessa perspectiva, a superação da pesada maquinaria cultista barroca se deveu ao:

a) mito do herói pacífico.

b) gosto da clareza e da simplicidade.

c) mordente satírico em relação aos abusos do clero fanático.

d) mordente satírico em relação aos abusos dos juízes venais.

e) mito do homem natural cuja forma extrema é a figura do bom selvagem.

RESOLUÇÃO: Vejamos o que diz Alfredo Bosi “[...] o gosto da clareza e da simplicidade graças ao qual puderam superar a pesada maquinaria cultista; os mitos do homem natural, do bom selvagem, do herói pacífico; enfim, certo mordente satírico em relação aos abusos dos tiranetes, dos juízes venais, do clero fanático, mordente a que se limitou, de resto, a consciência libertária dos intelectuais da Conjuração Mineira”. (BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 41ª ed. São Paulo: Cultrix. Pág 62).

Resposta: B

07.(MS CONCURSOS - PREFEITURA DE SONORA/MS - 2019) “Simplicidade, clareza e equilíbrio; volta aos modelos clássicos greco-romanos; pastoralismo; bucolismo; poesia descritiva e objetiva”. Essas são algumas características do:

a) Realismo.

b) Romantismo.

c) Arcadismo.

d) Barroco.

RESOLUÇÃO: Todas as características elencadas a cima são do movimento árcade, visto que, nessa época, os árcades pensavam que, para que o homem atingisse a plenitude, era necessário viver o presente, em harmonia com a natureza, como um pastor de ovelhas ou um vaqueiro.

Resposta: C

08.(CETREDE - PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/CE - 2019) Analise as afirmativas a seguir

(11)

a) O Trovadorismo é o período da literatura que ocorreu entre 1189 e 1434.

b) O Brasil não teve a fase literária do Classicismo, mas um momento influenciado por ele, chamado Quinhentismo.

c) O Arcadismo brasileiro tem início com a publicação de “Obras Poéticas” de Tomaz Antônio Gonzaga.

d) O Romantismo brasileiro data de 1836 com Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães.

e) Marco inicial do Naturalismo brasileiro, 1881, é O Mulato de Aluisio Azevedo.

RESOLUÇÃO: Delimita-se o Arcadismo no Brasil entre os anos de 1768 (publicação das Obras poéticas, de Cláudio Manuel da Costa) e 1836 (início do Romantismo).

Resposta: C

09.(IFB - PROFESSOR - 2017) Leia as seguintes sentenças:

I) Em Caramuru (1781), de Tomás Antônio Gonzaga, o índio é matéria prima para exemplificar certos padrões ideológicos. Voltada, contudo, para o passado jesuítico e colonial e em aberta polêmica com o século das luzes, será uma corrente oposta à de Basílio da Gama.

II) Cláudio Manuel da Costa, ainda adolescente, estreou como cultista em Coimbra, de onde partiria para Minas, em 1753, antes portanto da Fundação da Arcádia Lusitana. Munúsculo Métrico e Labirinto do Amor são exemplos de obras que escreveu entre 1751 e 1753.

III) Uraguai (1769) é um poemeto épico de Basílio da Gama que tenta conciliar a louvação de Marquês de Pombal e o heroísmo do indígena; e o jeito foi fazer recair sobre o jesuíta a pecha de vilão, inimigo de um, enganador do outro.

Analisando a veracidade das informações a partir do que registra Bosi (2013), é CORRETO afirmar que:

a) somente I é correta.

b) somente II é correta.

c) somente I e II são corretas d) somente I e III são corretas.

e) somente II e III são corretas.

RESOLUÇÃO: "Também no Caramuru de Fr. José de Santa Rita Durão o índio é matéria-prima para exemplificar certos padrões ideológicos. Mas será uma corrente oposta à de Basílio, voltada para o passado jesuítico e colonial, e em aberta polêmica com o século das luzes." (BOSI, 2006, p. 68).

Resposta: E

10.(FUNDATEC - PREFEITURA DE SANTA ROSA/RS - 2018) Assinale a alternativa cuja relação entre a obra e o movimento literário está INCORRETA.

a) Arcadismo – Cláudio Manoel da Costa.

(12)

b) Romantismo – Basílio da Gama.

c) Parnasianismo – Olavo Bilac.

d) Simbolismo – Cruz e Souza.

e) Pré-Modernismo – Euclides da Cunha.

RESOLUÇÃO: O autor Basílio da Gama faz parte do movimento árcade. Sua obra mais conhecida foi O Uruguai, um poema épico escrito em 1769 e que conta de forma romanceada a história da disputa entre jesuítas, índios (liderados por Sepé Tiarayú) e europeus (espanhóis e portugueses) nos Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul.

Resposta: B

11.( IBADE - PREFEITURA DE CUJUBIM/RO - 2018) Representante da poesia Árcade brasileira:

a) Antônio Gonçalves Dias b) Frei Luis de Souza c) Camilo Castelo Branco d) Alexandre Herculano e) Cláudio Manuel da Costa

RESOLUÇÃO: Os principais autores árcades são Tomás Antônio Gonzaga, autor do clássico “Marília de Dirceu” e das revolucionárias “Cartas Chilenas”; Cláudio Manuel da Costa, poeta de grande qualidade; Basílio da Gama, que escreveu o livro “O Uraguai”; e Santa Rita Durão, autor de “Caramuru”.

Resposta: E

12.(INSTITUTO EXCELÊNCIA - PREFEITURA DE VOTUPORANGA/SP - 2017) O Arcadismo ou neoclassicismo desenvolveu-se no Brasil do século XVIII e se prendeu ao estado de Minas Gerais, onde se havia descoberto ouro, fato que marcou o local como centro econômico e, portanto, cultural da colônia portuguesa. Foi considerado o introdutor do Arcadismo no Brasil:

a) Tomás Antônio Gonzaga.

b) Cláudio Manuel da Costa.

c) Manuel da Costa Athayde.

d) Nenhuma das alternativas.

RESOLUÇÃO: Os principais autores árcades são Tomás Antônio Gonzaga, autor do clássico “Marília de Dirceu” e das revolucionárias “Cartas Chilenas”; Cláudio Manuel da Costa, poeta de grande qualidade; Basílio da Gama, que escreveu o livro “O Uraguai”; e Santa Rita Durão, autor de “Caramuru”.

Resposta: B

(13)

13.( INEP - IF/PR - 2018) Identifique a única alternativa em que a relação escola literária – características - autor está incorreta:

a) Realismo - luta por causas sociais e critica os valores burgueses – Raul Pompéia.

b) Parnasianismo – o importante é a arte pela arte, versos perfeitos, rimas ricas – Olavo Bilac.

c) Simbolismo - fala de espiritualidade com muitas metáforas, em poemas que parecem descrições de sonho - Cruz e Sousa.

d) Modernismo - valoriza a linguagem cotidiana, a liberdade de expressão e a brasilidade - Jorge Amado.

e) Arcadismo - valoriza a razão, a linguagem simples e usa temas ligados ao campo – Gregório de Matos Guerra.

RESOLUÇÃO: Gregório de Matos não pertence ao Arcadismo, mas sim ao Barroco. Além disso, os poetas árcades valorizam a emoção.

Resposta: E

14.( VUNESP - UNESP - 2016) Os autores deste movimento pregavam a simplicidade, quer nos temas de suas composições, quer como sistema de vida: aplaudindo os que, na Antiguidade e na Renascença, fugiam ao burburinho citadino para se isolar nas vilas, pregavam a “áurea mediocridade”, a dourada mediania existencial, transcorrida sem sobressaltos, sem paixões ou desejos. Regressar à Natureza, fundir-se nela, contemplar-lhe a quietude permanente, buscar as verdades que lhe são imanentes – em suma, perseguir a naturalidade como filosofia de vida. (Massaud Moisés. Dicionário de termos literários, 2004. Adaptado.)

O comentário do crítico Massaud Moisés refere-se ao seguinte movimento literário:

a) Arcadismo.

b) Simbolismo.

c) Romantismo.

d) Barroco.

e) Naturalismo.

RESOLUÇÃO: O arcadismo consistia em uma forma literária mais simples, usava de temas mais comuns aos seres humanos, contrária ao exagero e rebuscamento preconizado pelo barroco. Tinha lemas como: Fugere urbem (critica a vida nos centros urbanos); inutilia truncat (cortar o inútil); locus amoenus (lugar ameno); aurea mediocritas (mediocridade áurea ou ouro medíocre).

Resposta: A

15.(UEG - UEG - 2010) Alguns escritores árcades tiveram participação direta no movimento da Inconfidência Mineira, já que chegaram de Portugal:

a) com ideias iluministas, sob cuja influência lutaram ativamente em prol da independência do Brasil.

b) com ideias enciclopedistas e, por isso, se engajaram num movimento de libertação da capitania de Minas Gerais do jugo espanhol e português.

(14)

c) com ideais absolutistas, em razão dos quais lutaram ativamente no movimento cujo objetivo maior era promover a libertação do Brasil em relação à dependência econômica inglesa.

d) influenciados pela independência dos EUA, pelo que criaram obras de grande importância literária, como Obras poéticas, de Cláudio M. da Costa, e Marília de Dirceu, de Tomás A. Gonzaga.

RESOLUÇÃO: O Arcadismo, escola literária que surge após o Barroco, em 1700, vem acompanhado de uma tendência artística chamada Iluminismo. Esse movimento cultural define a fisionomia da Europa do final do século XVII e século XVIII. Durante esse período, várias transformações mudavam a maneira de se entender o mundo. O Iluminismo ocasionava o Século das Luzes, que tinha como intenção trazer esclarecimento. Contudo trouxe, na verdade, um conjunto de tendências filosóficas que circulavam entre os burgueses europeus.

Resposta: A

(15)

Referência Bibliográfica

AZEVEDO, José Afonso Mendonsa de, “Revista da Academia Brasileira de Letras”, RJ – nº 93, set.1929.

BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2000.

CÂNDIDO, Antônio. Iniciação à literatura brasileira: resumo para principiantes. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999.

MELO, Afrânio de, “Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro”, RJ v.106, 1930.

Nova Cultura LTDA 1998, “Grande enciclopédia Larousse Cultural”, ed. Folha de São Paulo.

RIBEIRO, João, “Clássicos e Românticos Brasileiros”, In – Crítica sobre a Teoria da Literatura Brasileira.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

E) O sistema social é uma interação dinâmica entre indivíduos (inseridos ou não em organizações formais) cujo comportamento é constrangido, não apenas por