• Nenhum resultado encontrado

Clariah Fonoterapia e Audiologia Ltda.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Clariah Fonoterapia e Audiologia Ltda."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

AS INFORMAÇÕES DESTE DOCUMENTO SÃO PROPRIEDADE DA EMPRESA SENDO PROIBIDA A UTILIZAÇÃO FORA DA SUA FINALIDADE.

SUMÁRIO EXECUTIVO DO ESTUDO

Este documento refere-se à certificação técnica do conjunto cabine audiométria projetada no interior de veículo Towner Mini Van com o dispositivo de isolamento auricular AudioCups devidamente posicionado e com pressão adequada para atendimento a Resolução do Conselho Federal de Fonoaudióloga CFFa nº 296 de 22/02/2003 (revogada) e a Norma ISO 8253-1, Tabela 1, Anexo 1, referente a emissão de RELATÓRIO/LAUDO TÉCNICO AMBIENTAL DA CABINE NO LOCAL DE INSTALAÇÃO (Ambiente Audiométrico) como diretrizes e exigências Metrológicas, Normativas e Legais do MTE, MPAS, e de ações indenizatórias e de auditorias de sistemas de certificação. Portando, fundamental para o Programa de Conservação Auditava.

Para a calibração do conjunto foram seguidas as recomendações da Norma ISO 8253-1 e utilizados equipamentos de medição de tipo 1, calibrados no INMETRO (DIMCI – Diretoria de Metrologia Científica e Industrial) ou Rede Brasileira de Calibração com processo de verificação do sistema de medição rastreado a calibrador acústico padrão de trabalho e de referência do sistema de medição (certificado INMETRO de 2010: DIMCI 0548/ 2010).

O sistema de medição é composto por cabeça artificial padronizada da Neumann com dois microfones de pressão para avaliação do isolamento do nível de pressão sonora em 1/3 de oitavas do dispositivo AudioCups acoplado ao fone TDH39 do audiômetro Audiotec AD65-Plus, e, analisador de nível de pressão sonora composto pela placa NI-9233 da National Instruments (WWW.ni.com) e microfones da Gras 40EA com automação e metodologia da 3R Brasil Tecnologia Ambiental.

Para o presente trabalho é estabelecido como premissa a calibração do audiômetro e dos equipamentos de medição no Inmetro ou na RBC (Rede Brasileira de Calibração). Para isso deve-se verificar a acreditação do laboratório no INMETRO para o serviço de calibração de audiômetro em via óssea e aérea e o selo da RBC nos certificados. A empresa executora da calibração das cabines ou ambientes dos exames “in situ” devem possuir equipamentos rastreados a RBC e INMETRO, e, profissional habilitado em metrologia e segurança do trabalho credenciado no CREA-RJ, além da pessoa jurídica também credenciada no CREA-RJ no número 36. O INMETRO não possui acreditação de pessoas e serviços para atendimento a ISO 8253-1 no local dos exames Audiométricos.

Nota: muitos laboratórios usam de má fé e apresentam certificados de calibração de seus próprios equipamentos calibrados no INMETRO ou RBC como parte do certificado de calibração do audiômetro, que é uma das premissas para serem acreditados para o serviço. As outras premissas incluem ensaios de proficiência que atestam a competência na realização do serviço. Portanto, deve-se sempre verificar se no certificado de calibração do audiômetro há o selo INMETRO ou RBC, caso contrário os certificados não serão reconhecido nem terão respaldo metrológico ou Legal. Essas exigências para a calibração do audiômetro são regulamentadas na NR-17 e determinadas pelo SINMETRO - Sistema Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial, sendo o Inmetro o órgão federal executor.

RELATÓRIO DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO “IN SITU”

Cliente:

Shirlei Schmulian

Clariah Fonoterapia e Audiologia Ltda.

CNPJ 11.410.929/0001-05

Av das Américas, 3120 loja 108 bl 5 Shopping BaySide, Barra da Tijuca Tel.2439 8498 Tel/Fax 2499 4264

Código: REL_NPS_ENSAIO_CABINE_VEICULO_CLARIAH_11

Identificação dos Itens para Ensaio ou Calibração:

a) Audiômetro:

Fabricante: Audiotec Modelo /tipo: AD65 – Plus Nº de série: V2010/119 Deve ser Exigido Certificado Inmetro ou RBC

b) Fone de Ouvido:

TDH39

Nº de série Direito:

c462218

Nº de série Esquerdo:

c462181

c) Audiocups:

Amplivox Audiocups com suporte de cabeça auxiliar para aumento da pressão no contato com a cabeça.

d) Veículo:

Towner Mini Van Cor : Branca Ano modelo: 2010 Placa: LQT 3078 Renavan: 245706

(2)

Dia e Local de Medição:

11/02/2011

Rua Pôr do Sol, 60 - Cond. Pedra de Itaúna - Barra da Tijuca - RJ Cep: 22793-460

Nota: as medições foram realizadas simulando diferentes ruídos de fundo para a verificação do isolamento do conjunto veículo e audiocups.

Dados Ambientais do local de medição (climatempo):

Valores de temperatura e Umidade, respectivamente: 33,8 °C e 80%.

Dia: parcialmente nublado.

Velocidade do vento: 11.52 km/h

Características dos instrumentos de medição padrão:

Calibrador:

Modelo: 890-2; 114-94 dB em 1000 Hz e Cal 200.

Marca: Simpson e Larson Davis.

Tipo: 2.

S/N: 66112

Certificado: calibrado no INMETRO em 2010 Número:

DIMCI 0548/ 2010).

Medidor analisador:

Modelo: Solo (analisador);

Marca: 0,1 dB Metrovib.

S/N: n° série: 60941.

Tipo: 1L (maior exatidão nas medições).

Certificado:

Chrompack/RBC Certif.

25768 de 2009

Microfone Capacitivo:

Modelo: 40AE S/N: 97876

Pré-Amplificado: 26CA IEC60651 Type 0 S/N: 86512

Cabeça Artificial:

Modelo: KU 100.

Marca: Neumann.

N/S: 1144 Art-Nr: 07132 Microfones: dois microfones de pressão tipo 1

Rastreado ao calibrador Certificado Número:

DIMCI 0548/ 2010).

Medidor Analisador de Quatro canais:

Modelo: NI-9233.

Marca: National Instruments.

S/N: 1232031 USB Carrier: NI USB- 9162

S/N: 121DE8C Sistema: 3R Brasil Tecnologia Ambinetal.

Microfones: dois microfones de pressão tipo 1

Rastreado ao calibrador Certificado Número:

DIMCI 0548/ 2010).

DADOS TÉCNICOS

Acoustical operating principle ...………...Pressure transducer Directional pattern ... Ear

Frequency range ...…………...20 Hz...20 kHz Sensitivity at 1 kHz into 1 kohm ...…………... 20 mV/Pa Rated impedance ...……... 50 ohms balanced Rated load impedance ...……….……... 1000 ohms Equivalent SPL CCIR 468-3 ...……... 29 dB Equivalent SPL DIN/IEC 651 ...…………... 16 dB-A

(3)

AS INFORMAÇÕES DESTE DOCUMENTO SÃO PROPRIEDADE DA EMPRESA, SENDO PROIBIDA A UTILIZAÇÃO FORA DA SUA FINALIDADE.

Credenciamento/acreditação do Executor:

Mini Curriculum - 3R Brasil Tecnologia Ambiental.

A 3R Brasil e uma empresa nacional de consultoria, medição, perícia, auditoria em SMS e treinamento especializado, dedicada a cuidar dos interesses de seus clientes e de seus parceiros de execução. Somos registrados no CREA-RJ para a realização de serviços de medição e avaliação ambiental e ocupacional com profissionais capacitados e equipamentos calibrados e rastreados. Os relatórios e laudos são assinados por Engenheiro de Segurança do Trabalho devidamente registrado uma exigência do legislador para a realização do serviço proposto de avaliação ambiental, calibração e ensaio “in situ”.

Pessoa Responsável: Eng. Rogério Dias Regazzi /CREA-RJ:

Consultor em SMS, Avaliação Ambiental, Acústica e Vibrações.

ROGÉRIO DIAS REGAZZI, Engenheiro Mecânico (UFRJ) especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho (CEFET), Pós-Graduado em Engenharia Legal (CEFET) e MBA em Meio Ambiente Edifícios Sustentáveis: projetos e performance (UFF). Mestre em Metrologia e Qualidade Industrial com foco em acústica e vibrações (PUC-RIO). Ex-Gerente Executivo do projeto Larson Davis (Empresa EUA de equipamentos da área de ruído e vibração). Ex-Observador da ABNT (ISO 14000). Diretor Executivo da 3R Brasil Tecnologia Ambiental e Presidente do site WWW.isegnet.com.br. Membro da CCR (Cooperativa de Consultores e Técnicos Reunidos Ltda). Ex Diretor de Automação e SAMA-RS da Gaveasensors (atual Gas Oil), Assistente Técnico e Perito Judicial. Autor de diversos trabalhos publicados na revista do INMETRO, PROTEÇÃO, SOS e SOBRAC e em outros Fóruns e Congressos Nacionais e Internacionais.

Autor dos Softwares 'Autolab', 'NRnoise', 'Gerente SST', 'Calix SST' e GerenteCST-PCA, Autor e Editor do livro 'Perícia e Avaliação de Ruído e Calor' e Soluções Práticas de Instrumentação e Automação Utilizando a Linguagem Labview. Professor do Curso de Segurança do Trabalho da UEPA, UCL, PUC-Rio e UFRJ e de cursos especiais da ABPA, SOBES e PUC-RJ. Pesquisador da PUC-RJ nos projetos da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

(4)

Procedimento de Medição:

O medidor analisador de nível de pressão sonora por 1/3 de oitavas tem todas suas funções avaliadas conforme normas:

IEC 60651 Standard for Sound Level Meters

IEC 60804 Standard for Integrating Sound Level Meters ANSI S1.4 Standard for Sound Level Meters

ANSI S1.43 Standard for Integrating Sound Level Meters IEC 61260 Standard for Octave and 1/3 Octave Band Filters

IEC 61672 Standard for Sound Level Meters, replacing IEC 60651 and IEC 60804 IEC 60942 Standard for Sound Level Calibrators

Os padrões de trabalho estão rastreados aos padrões de referência do INMETRO. O sistema de medição é composto por cabeça artificial padronizada da Neumann com dois microfones de pressão para avaliação do isolamento do nível de pressão sonora em 1/3 de oitavas do dispositivo AudioCups acoplado ao fone TDH39 do audiômetro Audiotec AD65-Plus, e, analisador de nível de pressão sonora composto pela placa NI-9233 da National Instruments e microfones da Gras 40EA com automação e metodologia da 3R Brasil Tecnologia Ambiental.

O processo de medição empregado está de acordo com a ISO 8253-1 e inclui o AudioCups como elemento de isolamento para atender aos níveis de pressão sonora requeridos pela Norma para via aérea. Portanto, para atender aos critérios normativos com a inclusão de um novo elemento no processo de calibração e ensaio do ambiente ou cabine Audiométrica foi utilizada a técnica de medição com cabeça artificial com microfones internos do tipo pressão de alta exatidão e linearidade (Neumann). Os resultados de medição foram obtidos da geração de ruído rosa no ambiente interno e externo do veículo com a cabeça artificial sem e com o Audiocups, isto é, com ouvido aberto e fechado, sendo a diferença o isolamento real do dispositivo Audiocups. Concluindo o processo com a medição do ruído de fundo no interior do veículo na câmara de exame tratada e isolada acusticamente.

A combinação desses dois elementos de isolamento obtidos da média das medições com os três microfone capacitivos fornecem os resultados e os limites do ambiente externo ao veículo para a realização do exame audiométrico atendendo a Resolução do Conselho Federal de Fonoaudióloga CFFa nº 296 de 22/02/2003 (revogada) e a Norma ISO 8253-1.

Resultados Sumarizados:

Conforme a solicitação de ensaio e calibração foram realizadas medições no local de instalação do veículo levando em consideração o ruído externos médio de maior valor e a atenuação propiciada pelo Audiocups. Devido aos processos de medição, as exigências normativas e, principalmente, a experiência do realizador do exame, optou-se em usar a interseção da faixa de incerteza por terças de oitava com os limites da Norma ISO 8253-1.

Para a obtenção dos resultados presente nas tabelas e gráfico que compõem o laudo ambiental combinado com o audiômetro empregado, foram seguidos as diretrizes:

• Utilização de sistema especial de medição acústica com análise de freqüência e nível de ruído piso (floor) de 15-17 dB para as 1/1 e 1/3 de oitavas;

• Avaliação de sistema/cabine audiométria “in situ” combinada com a atenuação promovida pelo audiocups acoplado aos fones do audiômetro;

• Comparação com os limites recomendados pela ISO 8253-1.

• Tabela comparando os resultados aos limites admissíveis para via aérea e óssea, e, em anexo os certificados de calibração.

(5)

AS INFORMAÇÕES DESTE DOCUMENTO SÃO PROPRIEDADE DA EMPRESA, SENDO PROIBIDA A UTILIZAÇÃO FORA DA SUA FINALIDADE.

Resultados dos níveis de pressão sonora por terça de oitavas médias em função do ruído no interior da cabine:

Estudo realizado no Veiculo Towner em diferentes condições:

Tabela I – Resultados Sumarizados. Linha 1 e 2: NPS máximos segundo ISO 8253-1

Frequência (Hz) 250 315 400 500 630 800 1000 1250 1600 2000 2500 3150 4000 5000 6300 8000

1- Via Aérea (dB) 27 26 26 26 26 28 31 33 35 38 40 42 44 43 42 41

2- Via Óssea (dB) 21 19 17 16 16 15 15 15 16 16 14 12 10 12 17 23

3 - NPS na Cabine (RF externo baixo) 11.7 11.8 12.1 12.4 13.3 13.4 14.3 15.3 15.9 17.0 18.1 19.3 19.8 21.1 21.9 22.9 4 - Atenuação AudioCups (com pressão) 18.2 17.9 28.6 33.0 30.1 25.4 34.2 34.0 34.2 31.8 35.5 34.4 34.8 35.5 36.6 37.4 5 - Atenuação da Cabine acima de 15 dB

6 - NPS Limite na Cabine via óssea 39.2 36.9 45.6 49.0 46.1 40.4 49.2 49.0 50.2 47.8 49.5 46.4 44.8 47.5 53.6 60.4 7 - NPS Limite na Cabine via aérea 45.2 43.9 54.6 59.0 56.1 53.4 65.2 67.0 69.2 69.8 75.5 76.4 78.8 78.5 78.6 78.4

Conformidade Aérea C C C C C C C C C C C C C C C C

Conformidade Óssea (com fone) C C C C C C C C C C C C C C C C

C - Conforme ; NC - Não Conforme; REE - Ruído Elétrico do Equipamento; Critério = NPS ± 2 dB com interseção com o limite da Norma (Conforme)

Gráfico dos NPS da Cabine do Veiculo Towner / Com AudioCups x Referências Normativas

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90

250.0 315.0 400.0 500.0 630.0 800.0 1000.0 1250.0 1600.0 2000.0 2500.0 3150.0 4000.0 5000.0 6300.0 8000.0

Frequência (Hz)

Amplitude (dB)

Ref. Via Aérea (dB) Ref. Via Óssea (dB)

6 - NPS Limite na Cabine via óssea 7 - NPS Limite na Cabine via aérea 3 - NPS na Cabine (RF externo baixo)

Os limites informados na tabela em 6 e 7 referem-se ao nível de pressão sonora máximo em dB permitido no interior da cabine em 1/3 de oitavas em função do tipo de teste, o que possibilita o posicionamento do veículo Towner em qualquer local do canteiro de obra ou área da empresa quando respeitados os valores internos informados no ensaio para o atendimento a ISO 8253-1.

Portanto, devem ser monitorados e registrados pelo operador dos testes e exames os NPS na cabine antes dos exames em ambientes de nível de pressão sonora contínuos e durante o exame em ambientes de NPS variáveis. Os valores dentro da cabine não devem ultrapassar 45 dB(C), utilizado como limite conservador para o emprego de medidor de nível de pressão sonora global.

Nota Importante: para ensaios via óssea devido a transmissão pelo corpo do nível de pressão sonora não recomendamos os exames nessas condições.

(6)

Ambiente e detalhes do ensaio:

Fig.A Detalhes do ensaio “in loco”

É fundamental a utilização do dispositivo acima para proporcionar uma sobre pressão na alça do AudioCups como apresentado em detalhe na cabeça do colaborador.

M.SC Rogério Dias Regazzi

Engenheiro Mecânico de Automação e Instrumentação Engenheiro de Segurança do Trabalho

Especialista em Acústica e Vibração CREA 94-1-10654-4 / 138481/D (nova carteira)

___________________________________

Certificados/

(7)

AS INFORMAÇÕES DESTE DOCUMENTO SÃO PROPRIEDADE DA EMPRESA, SENDO PROIBIDA A UTILIZAÇÃO FORA DA SUA FINALIDADE.

(8)
(9)

AS INFORMAÇÕES DESTE DOCUMENTO SÃO PROPRIEDADE DA EMPRESA, SENDO PROIBIDA A UTILIZAÇÃO FORA DA SUA FINALIDADE.

(10)
(11)

AS INFORMAÇÕES DESTE DOCUMENTO SÃO PROPRIEDADE DA EMPRESA, SENDO PROIBIDA A UTILIZAÇÃO FORA DA SUA FINALIDADE.

Referências

Documentos relacionados

simples dos votos em Assembléia Geral convocada para este fim, sendo exigido o voto concorde de dois terços dos presentes à assembléia especialmente convocada para

After the eval- uation of the influence of each modification of the surfaces on the internal air temperatures and energy consumption of the compressor a final test was done with

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Entretanto, os resultados obtidos com a utilização do modelo de programação estocástica robusta não apresentaram limitações para a incorporação da incerteza na

Por outro lado, se, mais recentemente, os fatores decorrentes do processo de reestruturação produtiva dos anos 1980 e, sobretudo dos 1990, trouxeram impactos mais evidentes para

A inércia – vis inertiae – ou força de inatividade para Newton é “um poder de resistir, através do qual todo o corpo, no que depende dele, mantém seu estado presente, seja ele