• Nenhum resultado encontrado

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

TRANSFERÊNCIA

REINGRESSO

MUDANÇA DE CURSO

2014

07

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO  Verifique se este caderno contém:

– Prova de HISTÓRIA – com seis questões;

– Prova de LÍNGUA PORTUGUESA – com cinco questões.

 Se este caderno não contiver integralmente o descrito no item anterior, informe imediatamente ao fiscal.

 Antes de iniciar sua prova, confira a paginação da mesma.

 Na avaliação do desenvolvimento das questões, apenas será considerado o que estiver escrito nos espaços apropriados, a caneta com tinta azul ou preta.

 Não é permitido fazer uso de instrumentos auxiliares para cálculo, portar material que sirva para consulta, nem equipamento destinado à comunicação.

 No espaço reservado à identificação do candidato, além de assinar, preencha com o seu respectivo nome.

 Ao terminar, entregue ao fiscal este caderno devidamente assinado. A falta de assinatura poderá invalidar sua prova, bem como a assinatura ou qualquer informação que o identifique fora do local apropriado.

 Certifique-se de ter assinado a lista de presença.

 Você deverá permanecer no local de realização das provas por, no mínimo, uma hora e trinta minutos.

 O tempo disponível para realizar as provas dos dois cadernos – o das provas específicas e o da redação – é de quatro horas e trinta minutos.

AGUARDE O AVISO PARA O INÍCIO DA PROVA

RESERVADO À IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

NÚMERO DE INSCRIÇÃO

DIGITAL

(2)

PROGRAD / COSEAC

CURSO Disciplina 1 Disciplina 2

História (Campos dos Goytacazes)

Serviço Social (Campos dos Goytacazes) Produção Cultural (Niterói)

Cinema e Audiovisual (Bacharel e/ou Licenciatura) História Licenciatura (Niterói)

História Língua

(3)

Prova de Conhecimentos Específicos

- Disciplina 1 - HISTÓRIA

1

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

Ao analisar a Corte de Luis XIV na França, o pensador alemão Norbert Elias afirmou: Numa

sociedade em que cada manifestação pessoal tem um valor socialmente representativo, os esforços em busca de prestígio e ostentação por parte das camadas mais altas constituem uma

necessidade de que não se pode fugir (Elias, Norbert. Os Alemães. Rio de Janeiro, Jorge Zahar,

2001, p. 83).

a) Com base na afirmação acima, explique o significado da ostentação no Antigo Regime.

(4)

PROGRAD / COSEAC

b) Destaque duas características do absolutismo francês de Luis XIV.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

2

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

Batalha Naval do Riachuelo, por Vitor Meireles (Museu Histórico Nacional):

http://people.ufpr.br/~lgeraldo/brasil2imagensD.html

A Guerra do Paraguai constitui-se num dos acontecimentos mais dramáticos da história latino-americana.

(5)

b) Identifique duas causas para a eclosão do Paraguai. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

3

a

QUESTÃO:

(1,0 ponto)

Nascido em 1809, o naturalista inglês Charles Darwin tornou-se mundialmente conhecido ao desenvolver a teoria da seleção natural das espécies. O seu livro mais famoso,

As Origens das Espécies, é ainda hoje objeto de debate e análise de pesquisadores

interessados em compreender a natureza e o processo de desenvolvimento dos animais.

Analise a relação entre a chamada seleção natural dos homens e o racismo do século XIX.

(6)

PROGRAD / COSEAC

4

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

"Estou certo de que meus concidadãos americanos esperam que, por ocasião do meu início na presidência, eu me dirija a eles com uma sinceridade e uma decisão de que a atual conjuntura do nosso país impõe. Este é, entre todos, o momento de falar a verdade, toda a verdade, franca e ousadamente. Nem precisamos esquivar -nos a enfrentar com honestidade as condições que hoje imperam em nossa terra. Esta grande nação suportará, como já suportou, reviverá e prosperará. Por isso, primeiro que tudo, deixai -me afirmar minha sólida crença em que a única coisa que devemos temer é o próprio medo - o terror sem nome, que não racio cina, não se justifica, paralisa os esforços necessários para converter a retirada em avanço."

(Trecho do primeiro discurso de posse de Franklin D. Roosevelt, em 04 de março de 1933 . In: SYRETT, Harold (org). Documentos históricos dos Estados Unidos. São Paulo: Cultrix, s/d. p 285 -289).

Franklin D. Roosevelt assum iu a presidência dos Estados Unidos pela prim eira vez em 1933. Sua ascensão ocorreu num período de forte crise econôm ica iniciada com o crash da bolsa de valores, em 1929 e a subsequente Depressão que se propagou pelo m undo.

a) Caracterize duas consequências dos anos de crise para os Estados Unidos.

(7)

5

a

QUESTÃO:

(1,0 ponto)

Em 10 de dezem bro de 2006, Dia Internacional dos Direitos Hum anos, m orreu o ditador chileno Augusto Pinochet. O regim e autoritário chilen o durou 17 anos, entre 1973 e 1990, e foi o responsável por um a profunda transform ação na econom ia do país, ao adotar políticas neoliberais.

Identifique duas m udanças prom ovidas pela ditadura na econom ia chilena.

(8)

PROGRAD / COSEAC

6

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

"Ao instalar a Comissão da Verdade não nos move o revanchismo, o ódio ou o

desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu, mas nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibições. O que fazemos aqui, neste momento, é a celebração da transparência da verdade de uma nação que vem trilhando seu caminho na democracia, mas que ainda tem encontro marcado consigo mesma. Nesse sentido... E nesse sentido fundamental, essa é uma iniciativa do Estado brasileiro e não apenas uma ação de governo."

(Trecho do discurso da presidenta Dilma Rousseff, em 16 de maio de 2012)

Ao lado dos ex-presidentes da República José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta Dilm a Rousseff participou da cerim ônia de abertura da Com issão Nacional da Verdade no país. A iniciativa federal deu início a um a série de ações dos diferentes níveis de governo (estadual e m unicipal) e instituições ( com o em presas e universidades) , dentro do que é conhecido com o justiça de transição.

a) Cite duas m edidas reparatórias prom ovidas por governos dem ocráticos às perseguições políticas ocorridas durante o período ditatorial.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ b) Identifique os objetivos da Com issão Nacional da Verdade no Brasil.

(9)

- Disciplina 2 – Língua Portuguesa

Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões.

Texto

Ia adaptando-se, com rapidez, à sua vida nova e provisória. Como se ela fosse durar sempre. Descobrindo insólito prazer em atos aos quais não estava habituado ou em outros que, familiares, pareciam-lhe novos. À noite, de regresso, lavar roupa, estendê-la sobre o aquecedor, tomar um banho quente, voltar para o quarto. Lentamente, descascar uma fruta – maçã, laranja – da qual apreendia, na solidão, os matizes da casca, do sumo, descobrindo aos poucos a escala de sabores que podia haver na mesma qualidade de laranjas e até numa única maçã; no vinho; no chá; no leite aquecido, bebido devagar.

Escovava os dentes. Escutava, como sons preciosos, sons outrora insignificantes: o alegre jato da torneira, o bater do copo no aparador de vidro. Enfiava-se sob os cobertores, então frios e que logo lhe devolveriam, multiplicado, o seu próprio calor. Acendia a lâmpada da cabeceira, apanhava o livro cuja leitura interrompera na véspera, retomava o trecho interrompido. Ou escrevia cartas. Mais doce que o calor dos cobertores, mais límpida que o silêncio em torno, uma felicidade o envolvia. Uma alegria sem rugas, na qual deslizava. A espaços, uma porta batia, alguém passava pelo corredor. Ele se sentia como um barco na vastidão da noite, podendo escolher todos os rumos possíveis. Vinha-lhe, então, qualquer coisa da infância: era a mesma ilusão de permanência, de segurança, de paz imperturbável, além de todo o mal.

LINS, Osman. As sensações reveladas. In: Marinheiro de primeira viagem. São Paulo: Summus, 1980, p. 26-27.

1

a

QUESTÃO:

(3,0 pontos)

No texto, que é parte de um diário de viagens do escritor pernambucano pela Europa, associam-se as ideias de viagem e infância. Explique como essa associação é construída.

(10)

PROGRAD / COSEAC

2

a

QUESTÃO:

(1,5 ponto)

Identifique as figuras de linguagem presentes nos trechos grifados:

a) “Descobrindo insólito prazer em atos aos quais não estava habituado ou em outros que, familiares, pareciam-lhe novos.” (linha 3)

b) “Uma alegria sem rugas, na qual deslizava.” (linha 13)

c) “Ele se sentia como um barco na vastidão da noite, podendo escolher todos os rumos possíveis.” (linhas 14-15) _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

3

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

(11)

4

a

QUESTÃO:

(1,5 ponto)

Reescreva a seguinte frase do texto, substituindo a expressão grifada por outra de valor equivalente: “A espaços, uma porta batia, alguém passava pelo corredor.” (linhas 13-14) _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

5

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

Comente a diferença entre os dois valores que a palavra “então” assume no texto (linhas 9 e 15), indicando também a classe gramatical da palavra em cada caso.

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Embora esse teorema seja de suma importância para a lógica axiomática, ainda há uma questão intrínseca na matemática quanto a seus elementos. Inclusive, essa tese de doutorado

a) Explicite, justificadamente, o comportamento dessa variável nas últimas três décadas, indicando a alteração que esse comportamento implica para a estrutura etária

– Prova de HISTÓRIA – com seis questões; – Prova de GEOGRAFIA – com cinco questões.  Se este caderno não contiver integralmente o descrito no item anterior,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

FAÇO SABER, nos termos do artigo 217.º e seguintes do Decreto-Lei n.º59/99, de 02 de Março, que se procede pelo Departamento Municipal de Administração Geral e Finanças

No entanto, o tratamento com NaClO 6% foi priorizado já que este antioxidante é comumente utilizado na indústria, sendo que as amostras ESPM, provenientes das cascas das quais a