• Nenhum resultado encontrado

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEÇÕES - DCS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEÇÕES - DCS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

SELEÇÃO PÚBLICA PARA A CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO

DE PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ÁREAS PARA O IPLANFOR

EDITAL Nº 72/2014

PROVA PARA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

(NÍVEL MÉDIO)

LEIA COM ATENÇÃO E SIGA RIGOROSAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES

1. Examine se a prova está completa e se há falhas ou imperfeições gráficas que causem dúvidas. Qualquer reclamação somente será aceita até os 15 minutos iniciais.

2. A prova consistirá de 40 questões com quatro alternativas (A, B, C e D), das quais apenas uma é verdadeira. Utilize somente caneta de tinta azul ou preta. Marque seu cartão-resposta, pintando completamente o espaço referente a sua resposta, como no modelo abaixo:

A B C D Ex.:

3. A leitora de marcas não registrará as respostas em que houver falta de nitidez, uso de corretivo, marcação a lápis e/ou marcação de mais de uma letra.

4. O cartão-resposta não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. Exceto sua assinatura, nada deve ser escrito ou registrado fora do espaço destinado às respostas.

5. Verifique se o seu nome e o número de inscrição estão corretos no cartão-resposta. Se houver erro, comunique-o ao fiscal. Não se esqueça de assiná-lo.

6. Durante a prova, é vetado o intercâmbio e o empréstimo de material de qualquer natureza entre os candidatos. A fraude ou tentativa de fraude, a indisciplina e o desrespeito às autoridades encarregadas dos trabalhos são faltas que desclassificarão o candidato.

7. De acordo com o subitem 8.10, do Edital nº 72/2014, durante a realização da prova escrita objetiva, são terminantemente proibidos aos candidatos qualquer espécie de consulta e comunicação entre eles, a utilização ou o porte de lápis, borracha, lapiseira, livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras, boné, artigos de chapelaria, óculos escuros, relógios, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, bip, e-books, walkman, MP3 player, ipod, iphone, gravador ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens e dados. Caso haja a desobediência a esta instrução, o candidato será eliminado do certame. 8. Ao terminar, entregue ao fiscal a prova e o cartão-resposta assinado, que é o único documento válido para

correção.

PROVA OBJETIVA

DATA: 01 DE MARÇO DE 2015

DURAÇÃO: 03 HORAS

INÍCIO: 14 HORAS - TÉRMINO: 17 HORAS

_____________________________________________________

NOME EM LETRA DE FORMA

___________________________________________

(2)

2

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões.

ESCRITA E FIXAÇÃO DE INFORMAÇÃO

01 02 03 04 05 06 07 08 09

Com a correria do dia a dia e a tecnologia ao alcance de todos, escrever à mão tornou-se algo menos frequente. Mas pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, elucidaram que nem sempre o que se apresenta como mais fácil é o melhor método. Eles explicaram que escrever aumenta a memorização das informações. Estudo realizado pelo psicólogo Daniel Oppenheimer comprovou, por meio de um teste aplicado a estudantes, que após 30 minutos da apresentação de uma palestra, quando interrogados sobre o assunto abordado, os voluntários que digitaram no notebook, apesar de terem anotado uma grande quantidade de texto, conseguiram assimilar bem menos as explicações do tema proposto – diferente do que aconteceu com o grupo que escreveu à mão.

(Revista Extrafarma. 10 ed. Nov. e dez. 2014, p. 16)

01. O propósito comunicativo do texto em análise é:

a) denunciar. b) descrever. c) informar. d) criticar.

02. De acordo com o texto, é incorreto afirmar que:

a) obtêm-se mais informações quando se escreve. b) a quantidade de informações apreendidas pode variar.

c) o número de informações retidas apresenta-se menor ao se digitar. d) a mesma quantidade de informações se pode obter ao digitar ou escrever.

03. Existe entre “a correria do dia a dia e a tecnologia ao alcance de todos” e o fato de escrever a mão ter-se tornado menos frequente, respectivamente, uma relação de:

a) causa e efeito. b) efeito e causa. c) condição e hipótese. d) hipótese e condição.

04. Observe este trecho “Eles explicaram que escrever aumenta a memorização das informações” (l. 03 e 04). Com base nele, assinale a opção verdadeira.

a) Nesse trecho, existe apenas um artigo definido. b) Há mais substantivos do que verbos nesse trecho.

(3)

3 05. A locução adverbial “após 30 minutos da apresentação de uma palestra” (l. 05 e 06) é composta de:

a) um advérbio, um numeral, um substantivo, uma preposição, um substantivo, uma preposição, um artigo definido e um substantivo.

b) uma preposição, um numeral, um substantivo, uma contração, um substantivo, uma preposição, um artigo indefinido e um substantivo.

c) uma preposição, um substantivo, um substantivo, uma contração, um substantivo, uma preposição, um artigo indefinido e um substantivo.

d) um advérbio, um numeral, um substantivo, uma preposição, um artigo definido, um substantivo, uma preposição, um artigo definido e um substantivo.

06. No excerto “que escreveu à mão” (l. 09), o verbo escrever apresenta que tipo de regência?

a) É transitivo indireto. b) É um verbo intransitivo. c) É um verbo bitransitivo. d) É um verbo transitivo direto.

07. Caso se trocasse o termo “escrever” (l. 01) pelo termo textos, como esse trecho deveria ser reescrito?

a) Textos à mão tornou-se algo menos frequente. b) Textos à mão tornaram-se algo menos frequente. c) Textos à mão tornaram-se algo menos frequentes. d) Textos à mão tornaram-se algos menos frequentes.

08. Considere-se este verso da música Tua presença, de Paulo César Baruk, “Eu correria o mundo se não estivesses aqui”. A relação semântica existente entre a palavra sublinhada nesse verso e a palavra “correria” (l. 01) é de:

a) homonímia. b) sinonímia. c) antonímia. d) paronímia.

09. Aponte a frase em que o termo destacado apresenta oposição semântica com o verbo “assimilar” (l. 08).

a) Daniel Oppenheimer decidiu agregar mais dados relevantes a sua pesquisa.

b) Os leitores desse texto poderão absorver bem mais informações se escreverem a mão. c) Os estudantes que assistiram à palestra não puderam participar de outras pesquisas na área. d) Os pesquisadores de Princeton chegaram a esquecer as teorias da neurolinguística acerca disso.

10. Em conformidade com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP 1990), em vigor desde 1º de janeiro de 2009, é correto asseverar que:

a) se deve grafar com hifens apenas a locução adverbial dia-a-dia.

b) se trata de um erro de ortografia, pois o substantivo dia-a-dia tem hifens. c) o substantivo dia a dia não se grafa mais com hifens por causa desse acordo.

(4)

4

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. O processo administrativo possui quatro funções básicas − planejamento, organização, direção e controle. A função de controle apresenta quatro etapas ou fases:

a) análise dos resultados; definição de metas; ações de reforço para aplicação de boas práticas; e acompanhamento.

b) acompanhamento da execução; identificação de inconformidades; definição de novos processos; e implantação.

c) monitoração dos processos definidos; identificação de inconsistências; implantação; e avaliação.

d) estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho; avaliação ou mensuração do desempenho atual; comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos; e ação corretiva.

12. O planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Chiavenato (2009) reconhece três níveis de planejamento: o planejamento estratégico, o planejamento tático e o planejamento operacional. Considerando as etapas de um planejamento estratégico, avalie as afirmações abaixo.

I. No planejamento estratégico, formulam-se estratégias em todos os níveis, as quais permitem à organização combinar seus pontos fortes e fracos com as oportunidades do ambiente.

II. Na última etapa do planejamento estratégico, elabora-se um diagnóstico da situação da empresa para identificar a viabilidade de sua implementação.

III. No planejamento estratégico, não há preocupação com o ambiente externo, uma vez que sua função é permitir a avaliação de oportunidades e ameaças internas.

IV. O planejamento estratégico está relacionado à análise do ambiente interno e possibilita a verificação dos seus pontos fortes e fracos.

É correto apenas o que se afirma em:

a) II. b) IV. c) I e III. d) I e IV.

13. Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes. Consideram-se documentos correntes:

a) aqueles formados por documentos com valor secundário.

b) aqueles com baixa frequência de uso e que aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

c) aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituem objeto de consultas frequentes. d) formados por documentos com prazos precaucionais esgotados.

(5)

5 Diante dessa situação hipotética, seria correto o arquivista propor que os documentos fossem:

a) eliminados, pois não têm utilidade para a empresa.

b) digitalizados ou microfilmados e, em seguida, eliminados, o que permitiria a liberação de espaço. c) classificados e avaliados a partir de um plano de classificação e de uma tabela de temporalidade. d) eliminados após cinco anos de sua produção, desde que tivessem sido acumulados pela atividade-meio.

15. A gestão de documentos é definida como um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à __________________________________________________________________________________.

Identifique a alternativa que completa, corretamente a lacuna acima.

a) produção, à tramitação e ao arquivamento de documentos de valor secundário, com vistas ao recolhimento para guarda permanente.

b) produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento em fase corrente e intermediária, visando à eliminação ou ao recolhimento dos documentos para guarda permanente.

c) produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento em idade corrente, intermediária e permanente, com vistas à eliminação e ao recolhimento.

d) produção, à avaliação e ao arquivamento dos documentos em fase intermediária.

16. A Lei de Orçamentos Anuais, para viabilizar as situações planejadas no Plano Plurianual e torná-las realidade, em obediência à Lei das Diretrizes Orçamentárias, elabora o Orçamento Anual, programando as ações a serem realizadas para alcançar os objetivos estabelecidos. Para que o orçamento possa refletir o programa de governo, principalmente no que se refere à disponibilidade de recursos financeiros, é indispensável que obedeça aos princípios orçamentários. Os fundamentos técnicos do Princípio Orçamentário da _____________ expressa a condição de que a lei de meios não poderá conter dispositivo alheio à previsão das receitas e fixação das despesas, exceto a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita orçamentária.

Identifique a alternativa que completa, corretamente a lacuna acima.

a) Anualidade. b) Universalidade. c) Exclusividade. d) Unidade.

17. O capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. São objetivos da gestão de pessoas nas organizações, exceto:

a) aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho: desenvolver a qualidade de vida no trabalho.

b) administrar as contingências estruturais.

c) manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável. d) ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar a sua missão.

(6)

6 interna e seus equipamentos devem estar condicionados à política geral de estoques da empresa. Além dessas funções, o almoxarifado é também um setor destinado a:

a) automatizar os processos de fabricação. b) desenvolver novos canais de distribuição.

c) reduzir os problemas de manutenção preventiva.

d) impedir que haja divergências de inventário e perdas de qualquer natureza.

19. A farmácia de um certo Hospital Público Municipal gerencia seus estoques subsidiado pelos conceitos da curva ABC, classificada em função das quantidades consumidas de cada produto. Segundo essa técnica pode-se afirmar que:

a) os medicamentos que estão compreendidos no grupo “C” ocorrem em menor quantidade e são os mais importantes no processo, portanto merecem maior atenção gerencial e maior controle de estoque.

b) os medicamentos que estão compreendidos no grupo “A” ocorrem em menor quantidade e são os mais importantes no processo, portanto merecem maior atenção gerencial e maior controle de estoque.

c) os medicamentos que estão compreendidos no grupo “A” ocorrem em maior quantidade e são os mais importantes no processo. Os benefícios do esforço de redução de estoques médios dos itens no grupo “A” são menores que o benefício que o esforço gerencial similar despendido em outro grupo.

d) os medicamentos que estão compreendidos no grupo “C” ocorrem em maior quantidade e são os mais importantes no processo. Os benefícios do esforço de redução de estoques médios dos itens no grupo “C” são maiores que o benefício que o esforço gerencial similar despendido em outro grupo.

20. Entende-se por ponto de ressuprimento:

a) o encerramento do processo após recebimento do material, controle da qualidade e da quantidade.

b) a capacidade de localizar itens de estoque que pode provocar a necessidade de compra ou produção do item.

c) a quantidade de produtos que, ao ser atingida pelo consumo operacional, determina o momento de emissão de um novo pedido de compra.

d) a determinação do que, de quanto e de quando comprar e quando receber.

21. Dentro do quadro geral de uma empresa, um papel importante está reservado ao arranjo físico (layout). Com um bom arranjo físico obtêm-se resultados surpreendentes na redução de custos de operação e no aumento da produtividade e eficiência. O analista de Sistemas, Organização e Métodos dispõe de quatro tipos básicos de arranjo físico: linear, funcional, fixo e celular. No tipo de arranjo físico linear,

a) o material permanece parado enquanto que o homem e o equipamento se movimentam ao redor. b) o material se movimenta através das áreas ou departamentos.

c) este tipo de arranjo físico tem uma disposição fixa orientada para o produto.

d) este tipo de arranjo físico é composto de células de produção e montagem interligadas por um sistema de controle de material de “puxar”.

(7)

7 Identifique a alternativa que completa, corretamente a lacuna acima, tendo em vista as características da redação oficial.

a) memorando. b) telex. c) telegrama. d) ofício.

23. Com base no que estabelece as normas e características da redação oficial, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O aviso é uma modalidade de comunicação expedida somente por ministros de Estado para autoridades

de mesma hierarquia.

( ) O fecho Respeitosamente é adequado a avisos e inadequado a memorandos.

( ) O despacho ao memorando deve ser dado por meio de outro memorando. Assim, torna-se possível

historiar o andamento de matéria que seja tratada no memorando, formando-se uma espécie de processo simplificado.

( ) Para que correspondências oficiais enviadas por correio eletrônico sejam aceitas como documentos

originais, é necessária certificação digital que ateste a identidade do remetente.

( ) O uso de forma de tratamento específica em determinado documento é definido por critérios ligados a

questões de ordem hierárquica e à área de atuação do destinatário.

a) V, V, F, V, V. b) V, F, F, V, V. c) V, V, V, F, V. d) V, V, V, V, V.

24. Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa, a __________ é regra fundamental na redação oficial do telegrama.

Identifique a alternativa que completa, corretamente a lacuna acima, tendo em vista as características da redação oficial:

a) concisão. b) impessoalidade. c) formalidade. d) padronização.

25. Sobre a redação de textos oficiais, avalie as afirmações que se seguem.

I. A impessoalidade evita a interpretação ambígua que poderia resultar de um tratamento personalista dado ao texto e é alcançada com a contribuição de atributos como concisão, clareza, objetividade e formalidade. II. A obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua e o requisito de impessoalidade são incompatíveis com

o emprego da linguagem técnica nas comunicações oficiais.

III. Um texto de redação oficial deve ser redigido com vistas a evitar a prolixidade.

(8)

8 V. Na redação de um expediente oficial, é fundamental aplicar o princípio minimalista da linguagem: informar o mínimo necessário com o mínimo de palavras, de forma a evitar a prolixidade e a atender os requisitos de concisão e de clareza que devem nortear um texto oficial.

É correto o que se afirma em:

a) I e II. b) I e III. c) I, II e III. d) I,III e IV.

26. Muitas informações são mais fáceis de visualizar em um documento se estiverem dispostas em forma de tabela. Com relação a tabelas do Word, é correto afirmar.

I. Não é possível realizar cálculos utilizando os dados armazenados em uma tabela.

II. Uma tabela pode ser convertida para o formato texto, mas um texto não pode ser transformado automaticamente em tabela.

III. É possível formatar uma tabela de acordo com formatações pré-definidas.

IV. Os dados de uma tabela podem ser classificados em ordem ascendente ou descendente de uma ou mais colunas.

Estão corretas:

a) Apenas I e II. b) Apenas I e IV. c) Apenas III e IV. d) Apenas I, III e IV.

27. No Excel, a fórmula =$A$4-A5 é escrita na célula A3. Se o usuário copiar esta fórmula para a célula B6, o Excel regravará esta fórmula como:

a) =$A$7- B8. b) =$A$4-B8. c) =$B$7-B8. d) =$A$7-A5.

28. Qual o recurso disponível no Microsoft Word que permite incluir em um documento uma planilha Excel, para que possa ser adequadamente utilizada como tal no documento MS Word?

a) Inserir Objeto. b) Inserir Imagem. c) Inserir Arquivo. d) Inserir planilha.

(9)

9 I. Os gráficos do tipo __________ são úteis para mostrar as

alterações de dados em um período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens.

II. Dados que estejam organizados somente em uma coluna ou linha em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de ________.

III. Um gráfico de ________ é útil para comparar a relação entre dois ou mais indicadores de desempenho medidos em diferentes momentos no tempo.

IV. Os gráficos de ________ são usados para desenhar dois grupos de valores numéricos como uma sequência de coordenadas XY ou demonstrar o relacionamento dos números em diversas sequências de informações.

V. Você deve usar um gráfico de ___________ se seus rótulos de categorias são textos e estão representando valores uniformemente espaçados como meses, trimestres ou anos fiscais. Você também deverá usar esse tipo de gráfico se tiver vários rótulos numéricos uniformemente espaçados, especialmente em anos.

P: Pizza

C: Coluna

D: Dispersão

B: Barras

L: Linhas

a) I-C, II-P, III-B, IV-D, V-L. b) I-C, II-P, III-B, IV-L, V-D. c) I-B, II-P, III-C, IV-D, V-L. d) I-C, II-B, III-P, IV-D, V-L.

30. Com relação à eficiência nas atividades de atendimento ao público, analise as afirmações a seguir.

I. Uma consequência direta da eficiência é a produtividade.

II. A eficiência se concentra no sucesso quanto ao alcance dos resultados.

III. A eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as atividades devem ser realizadas. IV. A eficiência significa a correta utilização dos recursos disponíveis.

São corretas apenas as afirmações:

a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) I, III e IV.

31. Identifique os vícios de linguagem que dificultam a comunicação.

(10)

10 32. Sobre os princípios fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é incorreto

afirmar que:

a) a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

b) a República Federativa do Brasil tem como um dos seus fundamentos o monismo político. c) a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito.

d) se constituiu como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

33. Na Constituição de 1988, os direitos sociais foram enumerados no art. 6° e são eles:

a) a educação, a saúde, a segurança, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.

b) a educação, a saúde, a igualdade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.

c) a educação, a saúde, a propriedade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.

d) a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.

34. Conforme se lê na Constituição Federal de 1988, a administração pública, seja no Município, no Estado ou na União, visando ao aprimoramento do serviço público, deve:

a) manter convênios com escolas públicas e privadas para desenvolver programas de formação continuada, evitando unidades próprias para este fim.

b) manter escolas de governo para formação e aperfeiçoamento dos servidores públicos.

c) oferecer a oportunidade de desenvolvimento aos seus servidores, uma vez estes logrem aprovação em processos seletivos de escolas e faculdades públicas.

d) oferecer cursos aos seus servidores, porém exigindo contrapartida financeira e horários que não aqueles definidos como de expediente ordinário.

35. A Lei Nº 8.666/1993 trata dos aspectos relacionados ao processo de licitação e aos contratos da administração pública. Nessa lei, existe a previsão de situações em que a licitação é inexigível, como em:

a) aquisição de bens ou de serviços nos termos de acordo internacional específico, aprovado pelo Congresso Nacional, quando as condições ofertadas forem manifestamente vantajosas para o Poder Público.

b) contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

c) situação em que a União tiver de intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.

d) situação em que não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, nesse caso, todas as condições preestabelecidas.

36. De acordo com a Lei nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, assinale a opção em que estão listadas todas as modalidades de licitação previstas na referida Lei.

(11)

11 c) Concorrência, tomada de preços, convite e concurso.

d) Concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão.

37. Um município é atingido pelos efeitos de chuvas excessivas, com enchentes provocadoras de deslocamentos de pontes, inclusive a principal, que liga o município ao território do município vizinho. Havendo necessidade de obras de emergência, poderá ocorrer ___________, embasado no art. 24, IV, da Lei Federal nº 8.666/93.

Identifique a alternativa que completa, corretamente a lacuna acima.

a) dispensa de licitação. b) inexigibilidade de licitação. c) licitação ordinária.

d) licitação extraordinária.

38. Entre os deveres dos servidores municipais públicos do Município de Fortaleza, conforme previsto no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Fortaleza (Lei nº 6.794/1990), não consta:

a) a obediência irrestrita às ordens superiores.

b) a observância a todas as normas legais e regulamentares em vigor.

c) parcimônia no uso dos recursos públicos, buscando sempre o menor custo e o maior lucro social no seu emprego.

d) o pronto atendimento, nos prazos da lei ou regulamento, às requisições para defesa da fazenda pública.

39. Segundo o que consta no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Fortaleza (Lei nº 6.794/1990), serão considerados de efetivo exercício o afastamento em virtude de luto até ____________, por falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta, padrasto, filhos, enteados, irmãos, genros, nora, avós, sogro e sogra.

Identifique a alternativa que completa, CORRETAMENTE a lacuna acima.

a) um dia corrido. b) dois dias corridos. c) quatro dias corridos. d) cinco dias corridos.

40. No que se refere aos atos de que decorrerem demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, segundo o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Fortaleza (Lei nº 6.794/1990), o direito do servidor pleitear na esfera administrativa prescreverá em ____________.

Identifique a alternativa que completa, CORRETAMENTE a lacuna acima.

a) 120 dias.

b) 1 ano.

c) 2 anos.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem