• Nenhum resultado encontrado

Atividades sobre o que é sustentabilidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades sobre o que é sustentabilidade"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Oi pessoal, o texto de hoje é sobre Atividades sobre o que é sustentabilidade. Espero que curtam nosso post! Vamos conferí-lo?

Atividades sobre o que é sustentabilidade

Se você for abordado de repente, e alguém te perguntar: O que é Sustentabilidade? O que você responderia? Bem, esse assunto não é tão complicado o quanto parece, mas também não é fácil. É mais uma questão de aprender na prática, o que se ouve em teoria.

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é o dever de amparar, manter o equilíbrio, cuidar de nosso planeta. Zelar pela casa, para que gerações no futuro tenham onde morar!

(2)

Atividades sobre o que é sustentabilidade – Como falar sobre sustentabilidade com as crianças em sala de aula.

O professor tem nas mãos, uma responsabilidade imensa. A de construir o alicerce dos futuros administradores do mundo. Se nossas crianças não aprenderem, a cuidar do planeta hoje, ele não suportará até amanhã.

Cuidamos do planeta, quando cuidamos de nossas casas, das ruas, das pessoas, animais e da natureza. Quando economizamos, reutilizamos algo reaproveitável, e preservamos nosso habitat. Fazendo isso, estamos no caminho da sustentabilidade.

Implantar certas verdades, em cabecinhas que, se encontram em formação, é como

manusear massa fresca: dá tempo de modelar antes que endureça. Caso não colocarmos lá dentro, princípios e valores, que os tornem responsáveis pela vida, amanhã poderá ser impossível de se corrigir. Mas, o tempo é agora, então vamos colocar “a mão na massa”.

(3)

Atividades sobre o que é sustentabilidade – Mas o que é Sustentabilidade?

Basta olhar o radical da palavra e encontraremos: “sustentar”. Sim, a ideia é essa.

Sustentabilidade significa, amparar. É isso que devemos fazer com nosso planeta, o mundo em que vivemos, para que não venha a desabar, e a futura geração fique sem casa.

Imaginem que estejamos preparando um bolo de aniversário, no entanto erramos na massa, ela ficou esfarelando. O erro foi o excesso de fermento. O bolo não ficou preparado o

suficiente para receber o recheio, pois não houve equilíbrio na massa, concorda?

Suponha-se que esse bolo represente a terra, onde o desequilíbrio provocado pela poluição, esteja alterando toda sua estrutura, fazendo-a se desmanchar.Com isso concluímos, que, sustentabilidade é o único ingrediente quer poderá salvar o planeta. Só por meio dela a terra terá chances para se equilibrar.

Atividades sobre o que é sustentabilidade – Ensinando o que é Sustentabilidade

Crianças, guardam tudo, se lhes for dito em forma de histórias e ilustrações. Se você conseguir convence-las, do que acontece, quando uma simples garrafa é jogada no chão, terá conquistado um amigo do planeta.

(4)

Atividades sobre o que é sustentabilidade – Paisagem e sustentabilidade

Mostre a ela,s como existem lugares deslumbrantes em nosso planeta. Se as pessoas não tiverem cuidado hoje, estes lugares maravilhosos deixarão de existir.

A natureza precisa ser protegida, e são eles que ajudarão, resguardar esses lugares maravilhosos. Se as pessoas continuarem, destruindo e acumulando lixos, essas belezas desaparecerão!

(5)

Para que os pequenos, compreendam melhor o que é a sustentabilidade, poderemos personifica-la. Vamos apresenta-la como a senhorita sustentabilidade, que veio trazer um remédio, para sarar o meio ambiente ferido.

Para ajudar a recupera-lo, ela começa a educar as pessoas, para que sobrevivam com o que realmente necessitam, usem de preferência recursos renováveis, cultivem hortas, plantem árvores e não permitam a destruição de florestas.

Ela quer que adultos e crianças não joguem lixo na rua, reaproveitem tudo o que puderem, preservem as prantas e os animais…Para que daqui alguns anos o meio ambiente fique sarado.

(6)

Atividades sobre o que é sustentabilidade – Economia doméstica e sustentabilidade

A senhorita sustentabilidade foi parar dentro das casas, para saber como as crianças estavam se comportando com relação ao desperdício.

Ela viu Gustavo que estava lavando o pátio da casa com mangueira, e a água escorrendo pela calçada. Viu a Júlia que ligou todos os aparelhos eletrônicos da casa, sem necessidade alguma, e saiu para conversar na rua com sua amiga.

Viu a Lili jogando no lixo, papel, comida vidro, tudo misturado… Bom, terei que parar por aqui, pois a senhorita sustentabilidade já estava sentindo tontura ao ver como as pessoas não estavam se preocupando com o futuro do planeta.

Então, ela resolveu fazer uma lista, e levou aos professores, pedindo que eles a socorressem

(7)

e mostrassem as crianças, o que poderiam fazer para ajudar na economia doméstica, dessa forma, estariam sendo sustentáveis.

Não somente os pais ficaram felizes, mas toda natureza, ou melhor, o meio ambiente que já estava doente, ficou agradecido à senhorita sustentabilidade.

A propósito, a lista da senhorita Sustentabilidade estará disponível no final deste artigo, e poderá ser compartilhado com a garotada.

(8)

Atividades sobre o que é sustentabilidade – A sustentabilidade e sua Interação com o homem

Já que seu papel seria, conquistar parcerias para socorrer a terra, ela precisou da ajuda também de autoridades. Eles se reuniram para criarem programas de divulgação, sobre a necessidade de economizar.

Ela motivou também às associações para que se movimentassem e fizessem propagandas contra o desperdício de recursos naturais não renováveis, os quais, se forem gastos sem noção podem acabar totalmente.

Atividades sobre o que é sustentabilidade – Meio ambiente e Sustentabilidade

Para aqueles que ainda não conseguiram entender, o que o meio ambiente tem a ver com a sustentabilidade, pode-se dizer que, a sustentabilidade é a enfermeira que faz os curativos no meio ambiente ferido.

(9)

Sim, o meio ambiente é composto por tudo o que é vivo e não vivo. Desta forma, fazem parte dele os homens, os animais, as árvores plantas e também os seres inanimados como as pedras, a terra, etc.

Quando se joga lixo na rua, o meio ambiente padece. Os bueiros entopem e causam enchentes. Além de trazerem doenças para os homens, acabam com as plantações, misturam lixo nocivo na água que vai para o rio, o rio poluído envenena os peixes, que morrem e contaminam a água… Pequenos gestos mal feitos, que geram um mundo de problemas.

Será muito bom, se o professor puder desenhar no quadro, ou conseguir figuras que mostrem uma criança jogando a latinha ou garrafinha de refrigerante na rua. Logo após, mostre a chuva levando a latinha para o bueiro…

(10)

Conte para eles que a senhorita sustentabilidade começou a ensinar as crianças como aproveitar muita coisa que é jogado no lixo, e iria fazer mal para as plantas, o ar, a água, causar enchentes.

Mas, por serem crianças inteligentes e amigos do planeta, isso não vai mais acontecer, pois se dispuseram a reaproveitar tudo, e desta forma protegerão o meio ambiente.

(11)

Se as nossas crianças aprenderem desde cedo, o que deve ser feito para conservar o planeta, daqui vinte anos o efeito será sentido.

5 Atividades sobre o que é sustentabilidade

Nada melhor, para internalizar o conhecimento, do que as atividades práticas. Por este motivo preparamos 5 atividades, para serem desenvolvidas com os alunos, esperamos que sejam úteis no aprendizado.

(12)

5 Atividades sobre o que é

sustentabilidade – Paisagem e Sustentabilidade

Essa atividade trás como proposta, um passeio pelo bairro, onde a escola está situada.

(13)

Passo a passo da atividade – Paisagem e sustentabilidade

Para o passeio no bairro, convide-os a levarem um bloco para registrarem tudo o que é 1.

prejudicial a paisagem local: Entulhos, lixos depositados fora do lugar de recolhimento, obras abandonadas, pessoas dormindo na calçada…

Ao retornarem à escola, comentem sobre o que viram e o que poderia ser feito para 2.

melhorar algumas dessas situações como:

Escrever cartinhas e entregar na prefeitura, pedindo que o lixo da rua tal, seja recolhido;

Sugerir que transformem um imóvel da prefeitura, em abrigo para os que dormem nas ruas.

Gravarem áudio e espalharem pela cidade, a ideia de preservação da paisagem local, sugerindo que os moradores, recolham os entulhos de frente das casas, etc.

Sustentabilidade é cuidar do ambiente onde se vive, lugar limpo, organizado e belo, permite as pessoas viverem mais felizes.Por certo, esta atividade sustentável será benéfica a toda comunidade, e contribuirá para construir um mundo melhor.

5 Atividades sobre o que é sustentabilidade – Economia doméstica e Sustentabilidade

A atividade aqui proposta, visa ensinar os alunos, a prática da sustentabilidade dentro de casa. É importante que desde cedo, eles aprendam a ler as contas de água e luz,

comparando-as e desenvolvendo meios de economia.

(14)

Passo a passo da atividade – Economia doméstica e sustentabilidade

Peça aos alunos que levem para a escola contas de água e luz. Pergunte-os o que 1.

sabem sobre a procedência, da água e luz usadas nas residências.

Ensine-os como procede o Consumo em Watts.

2.

Peça que anotem o valor das contas do mês, em seguida faça um desafio para que no 3.

mês seguinte, apresentem as novas contas, com valores reduzidos.

Ofereça um brinde à criança que apresentar, a maior economia feita durante o mês.

4.

Deixe claro para eles que sustentabilidade é aproveitar melhor os recursos oferecidos pela natureza, preservando-os, sempre que possível.

(15)

5 Atividades sobre o que é sustentabilidade – Sustentabilidade e a Interação com o

Homem

Nesta atividade, propomos à turma, organizar um mutirão, para ajudar uma comunidade carente, promovendo aos moradores, um dia sustentável.

Passo a passo da atividade – Interação com o Homem e sustentabilidade

Converse com a turma e explique que, o respeito ao próximo, ajudar aos necessitados, 1.

também faz parte de um mundo sustentável. Promova uma campanha onde eles recolham alimentos e agasalhos.

Marque um dia em que irão visitar uma comunidade carente. No entanto, a visita, não 2.

(16)

será apenas para doar os alimentos.

As crianças deverão levar consigo sementes e convencerem os moradores a fazerem 3.

hortas em suas casas, caso não tenham.

Irão ainda orientá-los sobre reaproveitarem as águas da lavagem de roupas para 4.

lavarem os quintais, dizer-lhes o quanto eles são importantes para o planeta, e o planeta para eles.

Sustentabilidade promove a melhoria social, pessoas vivendo bem e produzindo um mundo melhor!

5 Atividades sobre o que é sustentabilidade – Meio ambiente e Sustentabilidade

O Brasil é um país de belezas exuberantes, em todos os lugares é possível ver traços da natureza a que revelam a riqueza da vegetação, flora, fauna, o mar e tantas maravilhas expostas à humanidade. Nossa atividade é fazer com que os alunos, levem as pessoas refletirem, como poderão preservar melhor, o meio ambiente.

(17)

Passo a passo da atividade – Meio ambiente e sustentabilidade

Desta vez convoque os alunos, para que montem um roteiro, e visitem os lugares em 1.

sua cidade, com maior concentração de espécies diferenciadas, tanto da fauna quanto da flora.

Leve com vocês câmeras fotográficas, ou celulares, para que possam registrar todas as 2.

maravilhas que encontrarão.

Prepare um dia especial na escola, em que a comunidade ,possa estar presente.

3.

Prepare convites e dê aos alunos para distribuírem.

4.

No dia marcado, faça exposição das fotos que foram tiradas, e prepare alguns alunos 5.

(18)

para discursarem sobre o passeio, e a necessidade de proteger as espécies nativas.

Fale com a comunidade que o planeta precisa de cada um deles, economizando, 6.

cuidando e protegendo as riquezas naturais.

Cuidar do meio ambiente, é uma das formas inteligentes de dar lugar a sustentabilidade.

5 Atividades sobre o que é sustentabilidade - Sustentabilidade, viva o verde

Ainda dá tempo de protegermos nosso paraíso! Agindo de forma sustentável , teremos mais ar, mais vida e mais verde!

(19)

Passo a passo da atividade – Sustentabilidade, viva o verde

Para concluir esse capitulo, vamos pedir que cada aluno desenvolva uma redação, 1.

dizendo tudo o que aprendeu sobre a Sustentabilidade.

Peça que descrevam o que pretendem fazer, para ajudar na preservação de nosso 2.

planeta.

Incentive-os a lerem o que construíram e trocarem com os colegas de folha para que 3.

uns leiam o texto do outro.

Agora é só fazer um lindo desenho e colocar junto à redação no mural.

4.

Se cada um de nós fizermos realmente nossa parte, o mundo se tornará um lugar melhor de se viver. Salvar o verde hoje, significa respirar o ar puro no amanhã. E como não

poderíamos esquecer, aí vai a lista da senhorita Sustentabilidade, para acriançada economizar!

Bônus – Lista da senhorita sustentabilidade

(20)

Fim

Chegamos ao final desta primeira parte da sustentabilidade, mas fique conectado conosco, pois temos muito mais para realizar em parceria com vocês. Vamos levar nossas crianças pelo caminho sustentável, pois é disso que nosso planeta necessita para sobreviver!

Fale conosco e deixe sua opinião sobre o assunto. Estaremos prontos a responder-lhe com muito carinho!

Você também pode gostar de:

https://demonstre.com/o-que-e-sustentabilidade-na-escola/

Referências

Documentos relacionados

Nas Lições de Epicteto há inúmeras passagens onde o tó soma é apresentado como o primeiro item listado entre aquelas coisas “não sobre nós”, ou seja, que não nos

Por outro lado, quando se fala em pequenas e médias empresas, onde o número de funcionários é maior, é mais bem dividida e o uso da Intranet se torna

´e aquele pelo qual a filosofia alem˜a traduziu, depois de Kant, o latim existentia, mas Heidegger deu-lhe um sentido muito particu- lar, j´a que designa na sua filosofia

No 8º dia após o último comprimido de DELLAX 20 e DELLAX 30 (ou seja, após os 7 dias da semana de intervalo), inicie a fita seguinte, mesmo que a hemorragia não tenha parado.

A raiva é uma doença viral que acomete os animais domésticos, silvestres e destes para o homem, causando uma doença com sintomatologia?. nervosa, aguda e fatal, levando ao óbito

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

Fazendo reportagens sobre esses problemas, como quem vê de fora (com olhar de repórter) o grupo poderá tomar a distância crítica necessária para uma compreensão mais aguda de

Acaso não seja possível o pagamento de todos os credores titulares de créditos entre R$ 5.000,01 (cinco mil e um centavo) até R$ 7.500,00, em razão de o valor adquirido com