• Nenhum resultado encontrado

FATIADOR/RALADOR KIO04

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FATIADOR/RALADOR KIO04"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

A C E S S Ó R I O D A B A A C E S S Ó R I O D A B AA C E S S Ó R I O D A B A

A C E S S Ó R I O D A B AA C E S S Ó R I O D A B AT E D E I R A D O M É S T I C AT E D E I R A D O M É S T I C AT E D E I R A D O M É S T I C AT E D E I R A D O M É S T I C AT E D E I R A D O M É S T I C A

FATIADOR/RALADOR

(2)
(3)

ÍNDICE

AVISOS DE SEGURANÇA... 04

CARACTERÍSTICAS E OPERAÇÃO... 05

Características do Fatiador/Ralador... 05

Os Cones e Seus Usos... 05

Encaixe do Fatiador/Ralador... 06

Montagem do Encaixe do Fatiador/Ralador... 06

Uso do Fatiador/Ralador... 07

LIMPEZA DO FATIADOR/RALADOR... 08

QUESTÕES AMBIENTAIS... 08

ASSISTÊNCIA TÉCNICA OU DE MANUTENÇÃO... 08

(4)

4

AVISOS DE SEGURANÇA

INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

ADVERTÊNCIA: Para reduzir o risco de incên-dio, choque elétrico ou ferimentos, quando usar a sua batedeira, siga estas precauções básicas:

• Ler todas as instruções.

• Para que não corra o risco de sofrer cho-ques elétricos, não deixe o produto em contato com água ou outro líquido. • Fique atento sempre que este aparelho

ou outro instrumento for usado próximo a crianças.

• Desligue o aparelho da tomada quando não estiver sendo usado, antes de retirar ou colocar acessórios, e antes de limpá-lo. • Evite tocar nas peças móveis. Não toque

nas aberturas de saída.

• Não opere a batedeira com o plugue ou fio danificados ou após falha no funciona-mento ou queda, ou quando o aparelho

A sua segurança e a de terceiros é muito importante. Este manual e o seu produto têm muitas mensagens importantes de segurança. Sempre leia e siga as mensagens de segurança.

Este é o símbolo de alerta de segurança.

Este símbolo alerta sobre situações que podem trazer risco a sua vida, ferimentos a você ou a terceiros.

Todas as mensagens de segurança virão após o símbolo de alerta de segurança e a palavra “PERIGO” ou “ADVERTÊNCIA”. Estas palavras significam:

Existe risco de você perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instruções não forem seguidas imediatamente.

Todas as mensagens de segurança mencionam qual é o risco em potencial, como reduzir a chance de se ferir e o que pode acontecer se as instruções não forem seguidas.

Existe risco de você perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instruções não forem seguidas.

ADVERTÊNCIA

PERIGO

tiver sofrido qualquer outro dano. Entre em contato com a Central de Relaciona-mento KitchenAid mais próximo para ser examinada, consertada ou receber ajuste elétrico ou mecânico.

• O uso de acessórios não recomendados ou não comercializados pela KitchenAid pode causar incêndio, choque elétrico ou ferimentos.

• Não use a batedeira ao ar livre. • Não deixe o fio da tomada pendurado

na borda da mesa ou balcões.

• Nunca coloque alimentos com a mão. Use sempre um introdutor de alimentos. • As lâminas são afiadas. Manuseie-as

cuidadosamente.

• Este produto é destinado apenas ao uso doméstico.

(5)

5 CARACTERÍSTICAS E OPERAÇÃO Fatiador Grosso Ralador Grosso Ralador Fino Fatiador Fino Haste de encaixe dos cones Alojamento dos cones Alavancas pressionadoras Bocal de alimentos Encaixe quadrado CONES CARACTERÍSTICAS DO FATIADOR/RALADOR

OS CONES E SEUS USOS

Todos os cones são numerados em suas extre-midades fechadas.

Cones de reposição devem ser solicitados por esse número.

N° 1 Ralador Fino: faz cortes finos de vegetais duros e crespos como cenouras, batatas e abo-brinhas. Rala rápida e facilmente queijos duros - lembre-se de resfriar ou congelar levemente o queijo antes de cortá-lo. Frutos como nozes e noz-pecã podem ser cortadas, assim com o coco. Pique também pão ressecado para fazer fari-nha de rosca.

N° 2 Ralador Grosso: corta vegetais e frutas em pedaços maiores. Batatas também podem ser picadas em palito e em fios. O repolho pode ser picado para fazer salada.

Este cone proporciona cortes mais largos de queijo do que o cone Ralador fino e trabalha melhor com queijos bem congelados e firmes. Pique também chocolate e nozes para enfeitar sobremesas.

N° 4 Fatiador Fino: faz fatias finas de vegetais como repolho para salada ou chucrute, batata para fritas, e pepinos para picles. Fatie também cenouras, nabos e frutos duros como nozes e noz-pecã. Para picar repolho, corte-o em pequenos pedaços, o suficiente para caberem no tritu-rador. Para melhores resultados, coloque o lado do corte contra o cone.

N° 6 Fatiador Grosso: fatia em pedaços maiores frutas firmes, ou vegetais como batatas e cenou-ras. Perfeito para vegetais que serão cozidos no vapor, fritos, cozidos em molho ou feitos em for-ma de creme.

(6)

6

4. Insira o encaixe da haste do acessório (B) na entrada de acoplamento (C).

5. Gire o acessório de um lado para o outro, se necessário. Quando o acessório estiver na posição correta, o pino no encaixe do aces-sório se adaptará no entalhe do anel de entrada.

6. Prenda a entrada de acoplamento girando o parafuso para fixação dos acessórios em sentido horário até que o acessório esteja totalmente preso à batedeira.

ENCAIXE DO FATIADOR/RALADOR

Antes de prender o acessório do fatiador/ ralador:

1. Mude o controle de velocidade na batedeira para OFF (desligar).

2. Tire a batedeira da tomada.

3. Afrouxe o parafuso de fixação de acessórios (A) girando-o no sentido anti-horário e remova a tampa do bocal de encaixe dos acessórios.

MONTAGEM DO ENCAIXE DO FATIADOR/ RALADOR

Para montar:

1. Lave o alojamento dos cones, haste de encaixe dos cones e os cones com água e sabão. Enxágüe e seque com cuidado.

2. Prenda a haste de encaixe dos cones (A) ao cone desejado (B).

3. Para apertar o cone na haste, primeiro conecte o alojamento dos cones à batedeira, então insira a ponta quadrada da haste (C) no encaixe quadrado, localizada no topo da abertura circular do alojamento dos cones (D). Gire o cone no sentido horário para prendê-lo no lugar.

NOTA: Use um pano-de-prato para apertar ou soltar os cones a fim de evitar deslizes.

(7)

7

Troca dos cones:

A trava deve ser levantada a fim de remover o cone e a haste. Os cones podem ser facilmente trocados ao se inserir a extremidade quadrada da haste no encaixe quadrado do alojamento dos cones, e girando-se no sentido anti-horário. Veja ilustração acima.

NOTA: Ao apertar ou afrouxar cone, use um pano-de-prato para evitar deslizes.

5. Coloque o conjunto do cone dentro do alojamento dos cones (E) de forma que a haste esteja encaixada no soquete. 6. Vire o conjunto do cone até que se encaixe

perfeitamente no eixo.

7. Puxe o conjunto do cone para ver se está mesmo preso no lugar.

4. Após o aperto remova o cone e a haste de encaixe.

Trava Aberturaquadrada

Extremidade quadrada da haste

USO DO FATIADOR/RALADOR

1. Coloque a tigela sob o fatiador/ralador. 2. Levante as alavancas pressionadoras do

bocal de alimentos e coloque o alimento no triturador.

3. Ajuste a batedeira para velocidade 4 e empurre para baixo as alavancas pres-sionadoras do bocal de alimentos. NOTA: Se estiver fatiando ou cortando itens individuas, como cenoura, utilize a metade do bocal e uma das alavancas pressionadoras para facilitar o processo.

Desmontagem:

1. Coloque o controle de velocidade da bate-deira em OFF (desligar).

2. Desligue a batedeira da tomada. 3. Reverta o processo de montagem. NOTA: Use um pano-de-prato quando apertar ou soltar os cones a fim de evitar deslizes.

Risco de Ferimento Manuseie as lâminas com cuidado. Não seguir estas instruções pode resultar em ferimentos.

(8)

8

ASSISTÊNCIA TÉCNICA OU DE MANUTENÇÃO LIMPEZA DO FATIADOR/RALADOR

Os cones e o alojamento dos cones podem ser colocados na lava-louças.

Certifique-se de retirar a haste do cone antes de lavar.

Alguns alimentos como cenouras podem manchar o alojamento dos cones. Essas manchas podem ser removidas através de um dos seguintes métodos:

1. Coloque na lava-louças e use o ciclo normal-mente utilizado para pratos sujos. ou

2. Esfregue uma pequena porção de óleo ou margarina sobre as manchas, lave com água morna e sabão e enxágüe.

QUESTÕES AMBIENTAIS

Em caso de dúvidas ou de problemas no produto, entre em contato com a Central de Relaciona-mento KitchenAid. Ao ligar, tenha em mãos o número do modelo. O número pode ser encon-trado na etiqueta que está localizada na caixa do produto.

Entre em contato com a Central de Relacio-namento KitchenAid através dos números de telefone abaixo ou acesse o nosso site. Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004-1759 Demais Regiões: 0800-722-1759

www.kitchenaid.com.br 1. Embalagem

A KitchenAid procura, em seus novos projetos, usar embalagens cujas partes sejam de fácil separação, bem como de materiais recicláveis. Portanto, as peças das embalagens (calços de isopor, sacos plás-ticos e caixa de papelão) devem ter o seu descarte de maneira consciente, sendo destinados, preferencialmente, a recicladores.

2. Produto

Este produto foi construído com materiais que podem ser reciclados e/ou reutilizados. Então, ao se desfazer deste produto, procure companhias especializadas em desmontá-lo corretamente.

3. Descarte

Ao descartar este produto, no final de sua vida útil, solicitamos que seja observada a legislação local existente e vigente em sua região, fazendo o descarte da forma mais correta possível.

(9)

9

O seu produto KitchenAid é garantido contra defeitos de fabricação pelo prazo de 12 meses, contado a partir da data da emissão da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro adquirente, sendo: • Os 03 (três) primeiros meses, - garantia legal; • Os 09 (nove) últimos meses, - garantia especial,

concedida pela Whirlpool S.A.;

A garantia compreende a substituição de peças e mão-de-obra no reparo de defeitos devidamente constatados, pelo fabricante ou pelo Serviço Autorizado KitchenAid, como sendo de fabricação. Durante o período de vigência da garantia, o pro-duto terá assistência técnica da Central de Relacio-namento KitchenAid. As garantias legal e/ou espe-cial ficam automaticamente invalidadas se: • O uso do produto não for exclusivamente

doméstico;

• Não forem observadas as orientações e recomen-dações do Manual do Consumidor quanto a utilização do produto;

• Na instalação do produto não forem observadas as especificações e recomendações do Manual do Consumidor quanto às condições para instalação do produto, tais como, nivelamento do produto, adequação do local para instalação, tensão elétrica compatível com o produto, etc;

• Na instalação, as condições elétricas e/ou hidráulicas e/ou de gás não forem compatíveis com a recomendada no Manual do Consumidor do produto;

• Tenha ocorrido mau uso, uso inadequado ou se o produto tiver sofrido alterações ou modificações estéticas e/ou funcionais, bem como, tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades não credenciadas pela Whirlpool S.A.; • Houver sinais de violação do produto, remoção

e/ou adulteração do número de série ou da etiqueta de identificação do produto. As garantias legal e/ou especial não cobrem: • Despesas decorrentes e conseqüentes de

insta-lação de peças e acessórios que não pertençam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Whirlpool S.A., salvo os especificados para cada modelo no Manual do Consumidor; • Despesas com mão-de-obra, materiais, peças e

adaptações necessárias à preparação do local para instalação do produto, ou seja: rede elétrica, de gás ou hidráulica, alvenaria, aterramento, esgoto, etc;

• Falhas no funcionamento do produto decor-rentes da falta de fornecimento ou problemas e/ou insuficiência no fornecimento de energia elétrica, água ou gás na residência, tais como: oscilações de energia elétrica superiores ao estabelecido no Manual do Consumidor, pressão de água insuficiente para o ideal funcionamento do produto;

• Serviços e/ou despesas de manutenção e/ou limpeza do produto;

• Falhas no funcionamento normal do produto decorrentes da falta de limpeza e excesso de resíduos, ou ainda, decorrentes da existência de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilização; • Produtos ou peças que tenham sido danificados

em conseqüência de remoção, manuseio, quedas ou atos e efeitos decorrentes da natureza, tais como relâmpago, chuva, inundação, etc.; A garantia especial não cobre:

• Deslocamentos para atendimentos de produtos instalados fora da área de cobertura dos Serviços Autorizados KitchenAid, o qual poderá cobrar taxa de locomoção do técnico, previamente apro-vada pelo consumidor;

• Peças sujeitas ao desgaste natural, descartáveis ou consumíveis, peças móveis ou removíveis em uso normal, tais como, lâmpadas, filtros, botões de comando, puxadores, bem como, a mão-de-obra utilizada na aplicação das peças e as conseqüências advindas dessas ocorrências. Considerações Gerais:

A Whirlpool S.A. não autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa à garantia de seus produtos além das aqui explicitadas.

A Whirlpool S.A. reserva-se o direito de alterar características gerais, técnicas e estéticas de seus produtos, sem aviso prévio.

Este Termo de Garantia é válido para produtos vendidos e instalados no território brasileiro. Para a sua tranquilidade, preserve e mantenha este Manual com o Termo de Garantia e Nota Fiscal de Compra do produto sempre à mão. Whirlpool S.A.

Unidade de Eletrodomésticos Atendimento ao Consumidor

Rua Olympia Semeraro nº 675 - Jardim Santa Emília CEP 04183-901 - São Paulo - SP - Caixa postal 5171 Capitais e regiões metropolitanas: 4004 1759 Demais localidades: 0800 722 1759

(10)
(11)
(12)

W10182123 - Rev

.01

© 2008. T

(13)

KEA33 / KEA30

(14)

CONHECENDO A SUA BATEDEIRA DOMÉSTICA (MODELO KEA33/KEA30)

*Os acessórios são vendidos separadamente. ATENÇÃO:

Ao usar o batedor tipo “gancho”, utilize somente as velocidades 1 e 2 para evitar danos à batedeira.

Batedor

plano Batedor tipo“gancho” para massas Batedor de

claras em aço inoxidável

BATEDORES

Tigela de Aço Inoxidável

Com capacidade para 4,5 litros.

Alavanca TRAVA/DESTRAVA:

Trava a parte superior da batedeira ao suporte para garantir segurança durante o seu funcionamento.

Protetor de Respingos

Possibilita adicionar ingredien-tes durante o funcionamento da batedeira, sem que estes respinguem por causa da ação dos batedores.

Parte superior da batedeira

Tampa do bocal de encaixe dos acessórios*

Parafuso para fixação dos acessórios

Alavanca de controle de velocidade

Dispositivo para encaixe dos batedores

Suporte

(15)

ÍNDICE

AVISOS DE SEGURANÇA...

INSTALAÇÃO ELÉTRICA... Condições Elétricas... COMO MONTAR A SUA BATEDEIRA...

COMO USAR A SUA BATEDEIRA... Como Usar os Batedores... Preparação dos Alimentos... Para Desligar a sua Batedeira... Dicas de Misturas... MANUTENÇÃO E LIMPEZA DA SUA BATEDEIRA... Limpeza da sua Batedeira... Ajuste da Altura do Batedor... ANTES DE PROCURAR A ASSISTÊNCIA TÉCNICA... Como Evitar Problemas... Como Resolver Problemas... QUESTÕES AMBIENTAIS...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA OU DE MANUTENÇÃO...

DADOS TÉCNICOS... TERMO DE GARANTIA... 4 5 5 6 7 7 8 9 9 11 11 11 12 12 12 13 13 13 14

(16)

4

AVISOS DE SEGURANÇA

INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

ADVERTÊNCIA: Para reduzir o risco de incêndio, choque elétrico ou ferimentos, quando usar a sua batedeira, siga estas precauções básicas:

• Ler todas as instruções.

• Não colocar a batedeira na água ou em outro líquido, para proteger contra risco de choque elétrico.

• Fique atento sempre que este aparelho ou outro instrumento for usado próximo a crianças.

• Ligue a uma tomada tripolar aterrada. Não use adaptadores ou Ts. Não use extensões elétrica.

• Retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manutenção ou limpeza do produto. Recoloque todos os compo-nentes antes de ligar o produto.

• Evite o contato com as peças móveis. Mantenha as mãos, o cabelo, as roupas, assim como as espátulas e outros uten-sílios distantes dos batedores durante a operação para reduzir o risco de ferimento a pessoas e/ou avaria da batedeira. • O uso de acessórios não-recomendados

ou vendidos pela KitchenAid pode causar incêndio, choque elétrico ou ferimento. • Não use a batedeira ao ar livre. • Não deixe o cabo ficar pendurado sobre

a mesa ou balcão.

• Remova os batedores da batedeira antes de lavar.

• Este produto foi desenvolvido para uso doméstico.

GUARDE ESTAS INFORMAÇÕES

ADVERTÊNCIA

PERIGO

A sua segurança e a de terceiros é muito importante. Este manual e o seu produto têm muitas mensagens importantes de segurança. Sempre leia e siga as mensagens de segurança.

Este é o símbolo de alerta de segurança.

Este símbolo alerta sobre situações que podem trazer risco a sua vida, ferimentos a você ou a terceiros.

Todas as mensagens de segurança virão após o símbolo de alerta de segurança e a palavra “PERIGO” ou “ADVERTÊNCIA”. Estas palavras significam:

Existe risco de você perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instruções não forem seguidas imediatamente.

Todas as mensagens de segurança mencionam qual é o risco em potencial, como reduzir a chance de se ferir e o que pode acontecer se as instruções não forem seguidas.

Existe risco de você perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instruções não forem seguidas.

(17)

5 INSTALAÇÃO ELÉTRICA

CONDIÇÕES ELÉTRICAS

Risco de Choque Elétrico Ligue a uma tomada tripolar aterrada. Não remova o pino de conexão à terra. Não use adaptadores ou Ts.

Não use extensões elétricas.

Não seguir estas instruções pode trazer riscos de vida, incêndio ou choque elétrico.

Rede elétrica da residência:

Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme ABNT (NBR-5410). Para a proteção do produto e da rede elétrica contra sobrecorrentes, o circuito onde o produto será ligado deve estar conectado a um disjuntor termomagnético.

Caso não exista este disjuntor em sua residên-cia, consulte um eletricista especializado para instalá-lo.

Conexão à tomada:

Para sua segurança e do equipamento, é muito importante que o aterramento seja feito de maneira correta.

O plugue do cabo de alimentação da sua bate-deira é de 3 pinos em formato sextavado, con-forme ABNT (NBR-14136).

A instalação elétrica da sua residência deve ter uma tomada de força apropriada para este tipo de plugue. Se não tiver, providencie a ins-talação de uma por um eletricista habilitado.

ADVERTÊNCIA

Utilize o tipo de tomada adequado ao plugue de sua batedeira,conforme imagem abaixo:

Antes de ligar sua bate-deira, verifique a tensão da rede elétrica no local de instalação é a mes-ma indicada na etique-ta de dados técnicos do

produto. Esta mesma informação está indicada na etiqueta fixada próxima ao plugue do cabo de alimentação da sua batedeira.

IMPORTANTE:

• Caso seja necessário ligar o modelo de ba-tedeira 127V em tensão 220V, utilize um estabilizador de 1,0 KVA.

• Caso seja necessário ligar o modelo de ba-tedeira 220V em tensão 127V, utilize um estabilizador de 1,0 KVA.

• Nunca conecte a sua batedeira através de extensões duplas ou triplas com outro eletro-doméstico na mesma tomada. Não

use extensões. Este tipo de ligação pode provocar sobrecarga na rede elétrica, preju-dicando o funcionamento da sua batedeira e resultando em acidentes com fogo. Use uma tomada exclusiva.

• Em caso de oscilação na tensão da rede elétrica, instale um estabilizador automático de tensão com potência mínima de 1500 Watts, entre a batedeira e a tomada. • Se o cabo de alimentação estiver danificado,

ele deve ser substituído, entre em contato com a Central de Relacionamento KitchenAid mais próximo.

(18)

6

COMO MONTAR A SUA BATEDEIRA

Risco de Choque Elétrico Ligue a uma tomada tripolar aterrada. Não remova o pino de conexão à terra. Não use adaptadores ou Ts.

Não use extensões elétricas.

Não seguir estas instruções pode trazer riscos de vida, incêndio ou choque elétrico.

3. Incline a parte superior da batedeira para trás. 2. Coloque a alavanca TRAVA/DESTRAVA da batedeira na posição destravada. 5. Selecione o bate-dor que vai ser usado e conecte-o aconecte-o dispconecte-ositivconecte-o para encaixe de batedores, coinci-dindo o pino do dispositivo com a fenda do bate-dor. É necessário empurrar e girar o batedor no sen-tido anti-horário a fim de travá-lo. 6. Abaixe a parte superior

da batedeira e coloque a alavanca TRAVA / DESTRAVA na posição travada. Antes de iniciar o funcionamento, teste a trava tentando erguer a parte superior.

ADVERTÊNCIA

4. Abasteça a tigela com os alimentos que serão pro-cessados e encaixe-a na base do suporte, giran-do no sentigiran-do horário até travá-la.

7. Instale o protetor de respingos, encaixan-do-o sobre a borda da tigela.

Protetor de respingos 1. Verifique se a alavanca de controle de

velo-cidade está na posição OFF/0 (desliga) e se o plugue da batedeira está desconectado da tomada.

(19)

7

8. Conecte o plugue em uma tomada que es-teja de acordo com a voltagem da batedei-ra (127V ou 220V, de acordo com o modelo do seu produto). A não obediência desta norma pode causar danos irreparáveis ao produto além de causar acidentes. 9. No início do funcionamento coloque a

ala-vanca de controle de velocidade na posição 1 se seu modelo for KEA30, ou posição STIR (liga) se seu modelo for KEA33, e aumente

COMO USAR OS BATEDORES

Perigo de Ferimento

Retire o plugue da tomada antes de trocar os batedores.

Não seguir estas instruções pode resultar em fraturas, cortes ou contusões.

Uso dos batedores Batedores

Batedor plano para massas normais e pesadas: bolos, biscoitos, glacês, pães rápidos, balas, bolo de carne, purê de batatas, tortas etc.

Batedor tipo “gancho” para massas pesadas e com fermento: pães, roscas, pizza, macarrão etc.

Batedor de claras para massas que exigem incorporação de ar: ovos, pão-de-ló, claras em neve, maionese, merengues, balas etc.

COMO USAR A SUA BATEDEIRA

ADVERTÊNCIA

NOTA: Não raspe a tigela enquanto a batedeira estiver funcionando.

A tigela e o batedor são projetados para for-necer mistura completa sem precisar raspar frequentemente. Raspar a tigela uma ou duas vezes durante a mistura geralmente é sufici-ente. Desligue a unidade antes de raspar. A batedeira pode aquecer durante o uso. Sob recargas pesadas com tempos extensos de mistura, você pode não ser capaz de tocar confortavelmente a parte superior da unidade. Isto é normal.

IMPORTANTE: O diagrama de controle de velo-cidade pode variar com seu modelo de bate-deira, conforme imagem:

Modelo KEA30

Modelo KEA33

gradualmente até atingir a velocidade de-sejada, a fim de evitar que os ingredientes respinguem para fora da tigela.

DICA: Utilize o protetor de respingos para adicionar ingredientes enquanto a batedeira estiver em funcionamento. Para isso, certifi-que-se de que o protetor de respingos ficou bem encaixado sobre a tigela.

(20)

8

PREPARAÇÃO DOS ALIMENTOS

Sua batedeira mistura mais rápido e de forma mais homogênea que qualquer outra batedeira elétrica. Portanto, o tempo de mistura da mai-oria das receitas deve ser ajustado, para evitar que a massa passe do ponto. Por exemplo, para bolos, o tempo de mistura pode ser diferente do indicado para outras batedeiras.

IMPORTANTE: Ao usar o batedor tipo “gancho”, utilize somente as velocida-des 1 e 2 para evitar danos à batedeira.

IMPORTANTE:

Para evitar acidentes e/ou danos na batedeira, leia com atenção:

• A tigela e os batedores foram desenvolvidos para proporcionar mistura homogênea, mas caso você julgue necessário utilizar a espátula, desligue a batedeira antes de usá-la, para evitar que os batedores atin-jam suas mãos.

• Tome cuidado ao tocar a parte superior da batedeira porque, ape-sar do aquecimento ser perfeita-mente normal, em situações de uso prolongado ou para bater massas pesadas, você pode se queimar. • A alavanca TRAVA/

DESTRAVA deve estar sempre na posição travada

quando a batedeira estiver em fun-cionamento.

• Não ultrapasse a velocidade 2 quando estiver usando o batedor tipo “gancho”, ou batendo massa para sonhos ou roscas, pois você pode causar danos à batedeira. Sugestões de Preparo

Velocidade 1 STIR (liga):

IMPORTANTE: A alavanca de controle de veloci-dade pode ser fixada entre as velociveloci-dades indicadas acima para obter as velocidades 3, 5, 7 e 9, respectivamente, se houver necessidade de ajuste mais preciso.

Para bater pequenas quantidades de creme ou clara em neve. Para agitar e misturar lentamente os ingredientes. Início de todos os procedimentos de mistura. Usada para adicionar farinha e outros ingredientes secos à massa, ou líquidos à ingredientes secos ou misturar massas pesadas.

Para misturar em velocidade mais rápida. Usada para misturar massas pesadas.

Para bater massas semi-pesadas, como biscoitos e bolos. Para adicionar açúcar e manteiga à massa e açúcar à clara em neve. Velocidade 2:

Velocidade 4:

Velocidade 6: Para bater em velocidade de média à rápida. Usada para finalizar a mistura de bolos, biscoitos e outras massas. Velocidade 8: Para bater chantilly, claras em

neve e glacês. Velocidade 10:

(21)

9

IMPORTANTE:

• A altura dos batedores está nivelada pela fábrica. Caso o batedor não esteja alcançando os ingredientes no fundo da tigela, ajuste-o, conforme descrito em “Ajuste da Altura do Batedor”.

• Use os batedores exclusivamente com esta batedeira. Eles não devem ser usados para outro fim nem em outro aparelho.

PARA DESLIGAR A SUA BATEDEIRA

1. Retorne gradualmente à velocidade 1 STIR (liga), se seu modelo for KEA33, ou posição 1 se seu modelo for KEA30.

2. Coloque a alavanca de controle de velocidade na posição OFF/0 (desliga) e desconecte o plugue da batedeira da tomada.

3. Desencaixe o protetor de respingos e retire-o da batedeira. 4. Coloque a alavanca TRAVA/DESTRAVA da batedeira na posição destravada. 5. Incline a parte superior da batedeira para trás. 6. Retire o bate-dor seguran-do-o pela has-te, empurre-o e gire-o no sen-tido horário ao mesmo tempo. Por fim, puxe-o para baixpuxe-o. 7. Retire a tigela, girando-a no sentido anti-horário até destravá-la. DICAS DE MISTURAS

Estas dicas podem ajudar você a adaptar suas receitas preferidas à sua batedeira. Por exemplo, “mistura rápida” é ideal para bolos simples, nos quais os ingredientes secos são, na maioria, misturados aos líquidos na mesma etapa. Adicionando os Ingredientes

Para evitar respingos, sempre adicione os ingredientes o mais próximo possível da lateral da tigela e não diretamente no batedor em movimento.

(22)

10

O protetor de respingos pode ser usado para ajudar a adicionar os ingredientes.

OBSERVAÇÃO: Se os ingredientes na base da tigela não ficarem totalmente misturados é porque o batedor não está posicionado corretamente.

Misturas Líquidas Misturas contendo gran-des quantidagran-des de ingredientes líquidos devem ser misturadas em velocidade baixa para evitar respingos. Aumente a velocidade

só depois que a massa tiver engrossado.

• Rígida mas não seca: picos rígidos se formam quando o batedor de claras é suspenso. As claras estão uniformes em cor e brilho.

• Rígida e seca: picos rígidos se formam quando o batedor de claras é suspenso. As claras têm aparência sem brilho e salpicada. Chantilly

Use o batedor de claras.

Coloque o creme de leite gelado na tigela. Para evitar respingos, aumente lentamente a velocidade e bata até obter a consistência desejada.

Etapas

Observe com atenção porque sua batedeira é rápida e você pode acabar passando do ponto. • Começa a endurecer: o creme está espesso

e com aparência bem cremosa.

• Tomando forma: o creme forma picos sua-ves quando o batedor de claras é suspenso. Pode ser misturado a outros ingredientes no preparo de sobremesas e molhos. • Rígido: o creme mantém picos rígidos e

firmes quando o batedor de claras é suspenso. Pode ser usado para cobertura de bolos e sobremesas e para recheios. DICAS:

• Para ajudar a determinar o tempo ideal de mistura, observe a massa e misture até obter a aparência desejada, ou a descrita em sua receita, como “homogênea” ou “pastosa”.

• Para escolher a melhor velocidade de mistura, veja “Sugestões de Preparo”. Claras em Neve

Use o batedor de claras.

Coloque as claras dentro da tigela seca. Elas devem estar na temperatura ambiente. Para evitar respingos, aumente lentamente a veloci-dade e bata até obter a consistência desejada. Com a sua batedeira, é rápido bater claras em neve, portanto, observe atentamente para não passar do ponto.

Etapas

• Espumosa: bolhas de ar grandes e hetero-gêneas.

• Começa a tomar forma: as bolhas de ar ficam mais finas e compactas. O produto está branco.

• Suaves: pequenos picos caem quando o batedor de clara é suspenso.

• Quase rígida: picos mais acentuados se formam quando o batedor de claras é suspenso, mas as claras ainda estão fofas.

(23)

11 MANUTENÇÃO E LIMPEZA DA SUA BATEDEIRA

Risco de Choque Elétrico Retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manutenção ou limpeza do produto.

Recoloque todos os componentes antes de ligar o produto.

Não seguir estas instruções pode tra-zer risco de vida ou choque elétrico.

LIMPEZA DA SUA BATEDEIRA

A tigela, o batedor plano e o batedor tipo “gan-cho” podem ser lavados em uma lava-louça automática. Ou, limpe cuidadosamente em água quente ensaboada e enxágüe completa-mente antes de secar. O globo deve ser lavado manualmente e seco imediatamente. Não lave o globo em uma lava-louças. Não guarde os ba-tedores em uma haste.

NOTA: Sempre desligue a batedeira antes de limpá-la. Esfregue a batedeira com uma toa-lha macia e úmida. Não use limpadores casei-ros ou comerciais. Não mergulhe em água. Es-fregue a haste do batedor frequentemente, re-movendo qualquer resíduo que possa estar acu-mulado.

ADVERTÊNCIA

AJUSTE DA ALTURA DO BATEDOR

Sua batedeira vem ajustada pela fábrica. Se por alguma razão o batedor tocar ou ficar muito distante do fundo da tigela, você pode ajustá-lo, como descrito a seguir:

1. Verifique se a alavanca de controle de velo-cidade está em OFF/0 (desligar) e se o plugue da batedeira está desconectado da tomada. 2. Coloque a alavanca

TRAVA/DESTRAVA da batedeira na posição destravada.

3. Incline a parte su-perior da batedei-ra pabatedei-ra trás.

(24)

12

4. Com uma chave de fenda*, gire o parafuso que se encontra na parte superior do suporte LENTAMENTE no sentido anti-horário, a fim de erguer o batedor,

ou no sentido horário para abaixá-lo. Faça o ajuste com o batedor plano, de modo que apenas roce o fundo da tigela.

IMPORTANTE:

• Se você apertar demais o parafuso, a alavanca TRAVA/DESTRAVA poderá não travar a parte superior da batedeira na posição correta. • Se ajustado

correta-mente, o batedor não toca nem o fundo nem as paredes da tigela. Caso o batedor toque o fundo da tigela, seu revestimento poderá se desgastar.

*A chave de fenda não acompanha o produto.

ANTES DE PROCURAR A ASSISTÊNCIA TÉCNICA

COMO EVITAR PROBLEMAS

• A sua batedeira foi desenvolvida exclusiva-mente para uso doméstico.

• Instale a sua batedeira de acordo com todas as recomendações descritas neste manual. • Faça a limpeza de sua batedeira sempre

que necessário e de acordo com as reco-mendações deste manual.

• Certifique-se de que a batedeira e seus acessórios estejam limpos e completamente secos antes de serem guardados.

• Evite acidentes e danos ao aparelho usando somente acessórios recomendados pelo fabricante.

• Não puxe o plugue da tomada pelo cabo de força para desligar sua batedeira, você pode danificar o cabo de força, o plugue e a tomada. • Não deixe o cabo de força em contato com superfícies quentes ou pendurado em cima da mesa ou bancada. Isto pode danificá-lo.

COMO RESOLVER PROBLEMAS

Caso sua batedeira apresente algum defeito ou não funcione corretamente, verifique os seguintes itens:

A batedeira

não funciona • Se a batedeira está ligadana tomada. • Se há corrente elétrica na tomada, chave disjuntora desligada ou fusíveis queimados.

• Se o produto está em uma superfície firme e plana. • Se não tem resíduos sob os

pés da batedeira. Problema Verifique

Vibração em excesso

(25)

13 ASSISTÊNCIA TÉCNICA OU DE MANUTENÇÃO

Em caso de dúvidas ou de problemas no produto, entre em contato com a Central de Relacionamento KitchenAid. Ao ligar, tenha em mãos o número do modelo e o número de série da sua batedeira. Ambos os números podem ser encontrados na etiqueta, que está locali-zada na parte inferior da batedeira, para visualizá-la, vire a batedeira e localize uma etiqueta com as informações solicitadas.

Entre em contato com a Central de Relacio-namento KitchenAid através dos números de telefone abaixo ou acesse o nosso site. Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004-1759 Demais Regiões: 0800-722-1759

www.kitchenaid.com.br 1. Embalagem

A KitchenAid procura, em seus novos projetos, usar embalagens cujas partes sejam de fácil separação, bem como de materiais recicláveis. Portanto, as peças das embalagens (calços de isopor, sacos plás-ticos e caixa de papelão) devem ter o seu descarte de maneira consciente, sendo destinados, preferencialmente, a recicladores.

QUESTÕES AMBIENTAIS

2. Produto

Este produto foi construído com materiais que podem ser reciclados e/ou reutilizados. Então, ao se desfazer deste produto, procure companhias especializadas em desmontá-lo corretamente.

3. Descarte

Ao descartar este produto, no final de sua vida útil, solicitamos que seja observada a legislação local existente e vigente em sua região, fazendo o descarte da forma mais correta possível.

DADOS TÉCNICOS

Características Técnicas Tensão/Voltagem (V) Frequência (Hz) Potência Total (W)

Rotações por Minuto (RPM) Volume (Lts)

Dimensões com Embalagem

Dimensões sem Embalagem

Altura (mm) Largura (mm) Profundidade (mm) Altura (mm) Largura (mm) Profundidade (mm) Peso (Kg) 127 60 325 58-220 4,83 220 50/60 300 58-220 4,83 410 405 285 419 414 279 353 219 357 10,34 353 221 358 11,3 KEA33 KEA30

(26)

14

O seu produto KitchenAid é

ga-rantido contra defeitos de

fabri-cação, pelo prazo de 12 meses,

contado a partir da data da

emis-são da Nota Fiscal ou da entrega

do produto, ao primeiro

adqui-rente, sendo:

Os 03 (três) primeiros meses,

-garantia legal;

• Os 09 (nove) últimos meses,

-garantia especial,concedida

pela Whirlpool S.A.;

A garantia compreende a

substi-tuição de peças e mão-de-obra

no reparo de defeitos

devida-mente constatados, pelo

fabri-cante ou pelo Serviço

Autoriza-do KitchenAid, como senAutoriza-do de

fabricação; Durante o período de

vigência da garantia, o produto

terá assistência técnica do

Servi-ço Autorizado KitchenAid. As

ga-rantias legal e/ou especial ficam

automaticamente invalidadas se:

O uso do produto não for

exclu-sivamente doméstico;

• Não forem observadas as

orien-tações e recomendações do

Manual do Consumidor

quan-to a utilização do produquan-to;

• Na instalação do produto não

forem observadas as

especifi-cações e recomendações do

Manual do Consumidor

quan-to às condições para instalação

TERMO DE GARANTIA

do produto, tais como,

nivela-mento do produto, adequação

do local para instalação, tensão

elétrica compatível com o

pro-duto, etc;

• Na instalação, as condições

elé-tricas e/ou hidráulicas e/ou de

gás não forem compatíveis com

a recomendada no Manual do

Consumidor do produto;

• Tenha ocorrido mau uso, uso

inadequado ou se o produto

tiver sofrido alterações ou

mo-dificações estéticas e/ou

fun-cionais, bem como, tiver sido

realizado conserto por pessoas

ou entidades não credenciadas

pela Whirlpool S.A.;

Houver sinais de violação do

produto, remoção e/ou

adulte-ração do número de série ou

da etiqueta de identificação do

produto.

As garantias legal e/ou especial

não cobrem:

• Despesas decorrentes e

con-seqüentes de instalação de

peças e acessórios que não

per-tençam ao produto, mesmo

aqueles comercializados pela

Whirlpool S.A., salvo os

espe-cificados para cada modelo no

Manual do Consumidor;

Despesas com mão-de-obra,

(27)

15

necessárias à preparação do

lo-cal para instalação do

produ-to, ou seja: rede elétrica, de gás

ou hidráulica, alvenaria,

aterra-mento, esgoto, etc;

Falhas no funcionamento do

produto decorrentes da falta

de fornecimento ou problemas

e/ou insuficiência no

forneci-mento de energia elétrica, água

ou gás na residência, tais como:

oscilações de energia elétrica

superiores ao estabelecido no

Manual do Consumidor,

pres-são de água insuficiente para

o ideal funcionamento do

pro-duto;

Serviços e/ou despesas de

manu-tenção e/ou limpeza do produto;

Falhas no funcionamento

nor-mal do produto decorrentes da

falta de limpeza e excesso de

resíduos, ou ainda,

decorren-tes da existência de objetos em

seu interior, estranhos ao seu

funcionamento e finalidade de

utilização;

Produtos ou peças que tenham

sido danificados em

conseqüên-cia de remoção, manuseio,

que-das ou atos e efeitos

decorren-tes da natureza, tais como

relâm-pago, chuva, inundação, etc.;

A garantia especial não cobre:

Deslocamentos para

atendi-mentos de produtos instalados

fora da área de cobertura dos

Serviços Autorizados KitchenAid,

o qual poderá cobrar taxa de

lo-comoção do técnico,

previamen-te aprovada pelo consumidor;

Peças sujeitas ao desgaste

natu-ral, descartáveis ou consumíveis,

peças móveis ou removíveis em

uso normal, tais como,

lâmpa-das, filtros, botões de comando,

puxadores, bem como, a

mão-de-obra utilizada na aplicação

das peças e as conseqüências

advindas dessas ocorrências.

Considerações Gerais:

A Whirlpool S.A. não autoriza

nenhuma pessoa ou entidade a

assumir em seu nome, qualquer

outra responsabilidade relativa à

garantia de seus produtos além

das aqui explicitadas.

A Whirlpool S.A. reserva-se o

direito de alterar características

gerais, técnicas e estéticas de seus

produtos, sem aviso prévio.

Este Termo de Garantia é válido

para produtos vendidos e

insta-lados no território brasileiro.

Para a sua tranquilidade,

pre-serve e mantenha este Manual

com o Termo de Garantia, e

Nota Fiscal de Compra do

pro-duto sempre à mão.

Whirlpool S.A.

Unidade de Eletrodomésticos Atendimento ao Consumidor

Rua Olympia Semeraro nº 675 - Jardim Santa Emília CEP 04183-901 - São Paulo - SP - Caixa postal 5171 Capitais e regiões metropolitanas: 4004 1759 Demais localidades: 0800 722 1759

(28)

W10278428 - Rev

.02

© 2008. T

Referências

Documentos relacionados

Neste contexto, surgiu a proposta do presente trabalho, que tem como objetivo principal avaliar a qualidade geométrica do cilindro de blocos de compressores herméticos

 Para evitar o funcionamento do grupo em caso de falta da rede, nesse caso a chave de rede será acionada automaticamente quando esta retornar..  Quando for efetuar qualquer tipo

Os hospitais,centrais têm como função dispensar Cuidados de Saúde Quaternários e constituem o nível de referência para os doentes que não encontram solução para os seus

– Não o farão, se conceberes tamanho ódio e aversão pelo mal, como ele merece: porque, se isto for assim, nunca mais serás agitada por nenhum movimento, afora o de um extremo

Nghiên cứu nãng suất sinh học, cường độ và xu thế vận động của các quá trình sản xuất trong vực nước là một trong những nhiệm vụ quan trọng khi đặt vấn đề nghiên

A proposta que o Bloco de Esquerda apresenta procede a diversas alterações na Lei de Bases das Telecomunicações – Lei nº 91/97, de 1 de agosto -, recuperando para o domínio

Foram conduzidos a presença de Salomão, que depois de ter escutado o relato dos três mestres e dos nove companheiros, ordenou aos primeiros que formassem três grupos, cada um

Utilizado como quantidade mínima para compra de produtos que não possuem estrutura; ou seja, produtos que terão necessidade de compra gerada automaticamente pelo