• Nenhum resultado encontrado

Módulo de Monitoramento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Módulo de Monitoramento"

Copied!
75
0
0

Texto

(1)

Monitoramento

Módulo de

(2)
(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENGENHARIA E DEFESA CIVIL – CEPED/UFSC

Manual do Usuário

(4)
(5)

Sumário

Introdução ... 5

Visão geral do sistema ... 6

Módulo Monitoramento ... 8

3.1. Criação de monitoramento ... 10

3.2. Buscar histórico ... 13

3.3. Gerenciar responsáveis e instituições ... 18

3.3.1. Criar instituição ... 19 3.3.2. Criar responsável ... 22 3.3.3. Criar grupo ... 25 3.3.4. Filtros ... 27 3.4. Passagem de serviço ... 29 3.5. Registros ... 34

3.5.1. Criar alerta, aviso e nova entrada ... 37

(6)
(7)

Introdução

O Módulo Monitoramento visa facilitar o acompanhamento do usuário Plantonista em relação à situação de determinada área em risco. Desse modo, o sistema oferece algumas funcionalidades para auxiliar nesse monitoramento, como gestão de alertas, avisos e entradas, bem como a gestão das comunicações necessárias às autoridades competentes.

(8)

Visão geral do sistema

Na Figura 1, é possível visualizar a tela inicial do sistema após o acesso. Nela, constam os módulos de controle, análise e consulta. Vale ressaltar que cada perfil terá permissões diferentes, ou seja, o usuário só poderá acessar os módulos que aparecerem habilitados para ele.

Figura 1 – Visão geral do sistema para o usuário plantonista

Nessa tela:

Painel de controle – Análise e consulta • Monitoramento. • Plano de contingência. • Reconhecimento federal. • Ações de resposta. • Obras de recuperação. • Obras de prevenção. Visão Municipal – Consulta

(9)

• Registro e reconhecimento. • Solicitação de resposta. • Solicitação de recuperação. Relatórios • Relatórios Consulta de registros • Análise geoespacial. • Arquivo digital. Administração • Admin. de usuários.

(10)

Módulo Monitoramento

Para acessar este módulo, o usuário deverá ter a devida permissão de acesso; assim, insira seu usuário e sua senha e clique sobre o botão , como mostra a Figura 2.

Figura 2 – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres

Em seguida, o sistema abre a interface do Painel de Controle; nela, selecione

(11)

Figura 3 – Painel de controle

Clicando sobre o ícone do módulo, é aberta a interface da visão geral do módulo Monitoramento, como pode ser visto na Figura 4.

Figura 4 – Visão geral do módulo Monitoramento

Na parte superior da aba, encontra-se o botão , que direciona o usuário à visão geral do sistema. No módulo Monitoramento, o sistema disponibiliza as seguintes opções:

• Criar monitoramento; • Buscar histórico;

(12)

• Gerenciar responsáveis e instituições; • Passagem de serviço;

• Registros; e • Mapa.

A seguir, serão explicadas individualmente cada uma das opções.

3.1. Criação de monitoramento

Para criar um novo monitoramento, clique sobre o botão ; em seguida, o usuário é direcionado para a tela Criação de monitoramento (Figura 5).

Figura 5 – Criação de monitoramento

Nessa interface, o usuário deverá preencher os campos Nome e Estado e selecionar os Cobrades Associados ao novo monitoramento (Figura 6).

(13)

Figura 6 – Criação de monitoramento

Para selecionar o estado, clique sobre a seta ; isso feito, é aberta uma aba contendo a listagem dos estados. Nela, selecione o(os) estado(s) para o(s) qual(is) será criado o monitoramento (Figura 7).

(14)

Caso o usuário selecione um estado que já contenha monitoramento aberto, o sistema informa a mensagem da Figura 8. Para confirmar, clique sobre o botão

e, para cancelar, clique sobre o botão .

Figura 8 – Monitoramento existente no estado selecionado

Voltando à interface da Figura 6, na coluna Disponíveis, estão listados todos os COBRADEs (Classificação e Codificação Brasileira de Desastres). Para encontrar um COBRADE específico, pode-se realizar uma busca digitando o nome no campo ou usar a barra de rolagem para encontrar o COBRADE específico. Para adicionar um COBRADE ao monitoramento, é preciso selecioná-lo e clicar na seta ; outra opção é selecioná-lo e, com o auxílio do mouse, arrastá-lo até o campo Selecionados (Figura 9).

Figura 9 – Cobrades selecionados

Para finalizar o cadastro de monitoramento, adicione as observações e clique sobre o botão para confirmar o cadastro, ou sobre o botão

par cancelar o cadastro.

Após a finalização do cadastro de monitoramento, é possível verificá-lo na aba registro e também na interface do mapa, como mostra a Figura 10.

(15)

Figura 10 – Visualização do monitoramento no registro e no mapa

3.2. Buscar histórico

Abaixo do botão Criar Monitoramento, tem-se a opção Buscar histórico, Gerenciar responsáveis e instituições e Passagem de serviço. Para buscar histórico, o usuário deverá clicar no botão ; a interface da Figura 11 será aberta.

(16)

Nesta interface, o usuário tem quatro opções para realizar a busca dos dados cadastrados no sistema: por monitoramentos; por demandas; por atualizações; e por comunicações. Para facilitar a procura e restringir o filtro, o sistema apresenta os campos Data mínima, Data máxima, Protocolo e Contendo texto.

Para preencher o campo Data mínima da busca, o usuário deve clicar no ícone e selecionar a data e o tempo desejados, como mostra Figura 12. A seleção da data máxima deverá seguir o mesmo processo da data mínima.

Figura 12 – Data mínima

Vale ressaltar que, no campo Data máxima, as datas anteriores à data mínima são desabilitadas. Os campos Protocolo e Contendo texto são do tipo texto, assim, basta clicar para preencher. Caso seja selecionada a primeira aba, Monitoramentos, será realizada a busca por monitoramento, e o usuário visualizará a interface da Figura 13.

(17)

Caso seja selecionada a aba Demandas, a busca será realizada pelas demandas, e o usuário visualizará a interface da Figura 14.

Figura 14 - Demandas

Nesse caso, o usuário poderá ordenar as atualizações por data de criação, fechamento e últimas atualizações. Para escolher uma das opções, clique no ícone

e selecione a ordenação desejada, conforme mostra a imagem da Figura 15.

(18)

Caso seja selecionada a aba Atualizações, a busca será realizada pelas atualizações, e o usuário visualizará a interface da Figura 16.

Figura 16 – Atualizações

Nesse caso, o usuário poderá ordenar as atualizações por data decrescente ou crescente. Para escolher uma das opções, clique no ícone e selecione a ordem desejada (Figura 17).

(19)

Caso seja selecionada a aba Comunicações, a busca será realizada pelas comunicações, e o usuário visualizará a interface da Figura 18.

Figura 18 – Comunicações

Nesse caso, o usuário poderá ordenar as atualizações por data decrescente ou crescente. Para escolher uma das opções, clique no ícone e selecione a ordem desejada (Figura 19).

(20)

Após realizar a(s) busca(s) necessária(s) ou para retornar à aba principal, deve-se fechar a tela Buscar histórico. Para isso, é preciso usar a barra de rolagem e movimenta-la até o final da aba e clicar no botão , como mostra Figura 20.

Figura 20 – Buscar históricos

3.3. Gerenciar responsáveis e instituições

Essa funcionalidade permite gerenciar responsáveis, instituições e grupos e está disponível no módulo Monitoramento. Para acessá-la, clique sobre o botão . Em seguida, é aberta a interface da Figura 21. Nela, é possível criar novos registros, editá-los e exclui-los.

(21)

Figura 21 – Gerenciamento de responsáveis e instituições

3.3.1.

Criar instituição

Para criar uma nova instituição, clique no botão , conforme a Figura 22.

Figura 22 – Criar instituição

(22)

Figura 23 – Cadastro de instituição

Nessa interface, deve-se preencher os dados da instituição:

• Nome: campo para preenchimento do nome da instituição.

• Tipo: campo para seleção do tipo de instituição, sendo eles Governo, Defesa Civil e Outros.

• Circunscrição: campo para seleção da circunscrição, sendo eles: Federal, Estadual e Municipal.

• Telefone: campo para preenchimento do telefone da instituição. • Telefone secundário: campo para preenchimento do telefone

secundário da instituição.

• E-mail: campo para preenchimento do e-mail da instituição, utilizado no envio das comunicações.

• E-mail secundário: campo para preenchimento do e-mail secundário da instituição.

• Estado: campo para seleção do estado em que se encontra a instituição.

• Município: campo para seleção do município da instituição.

• Endereço: campo para preenchimento do endereço da instituição. • Botão : localiza no mapa a latitude e longitude da

(23)

• Responsável: campo para preenchimento do responsável da instituição.

• Criar Responsável: botão que habilita os campos referentes à criação do responsável pela instituição.

• Botão : botão para cancelar a criação da instituição. • Botão : botão para salvar a nova da instituição.

Vale ressaltar que só é permitida a adição de um responsável por instituição, caso o responsável já possua cadastro, basta preencher o seu nome no campo responsável e fazer a vinculação com a instituição; caso ele não tenha, deve-se clicar sobre o botão e preencher os dados obrigatórios do responsável, como mostra a Figura 24.

Figura 24 - Criar responsável

Caso seja necessário criar um cargo, clique sobre o botão , preencha o nome do cargo e clique no botão , como mostra a Figura 25.

(24)

Figura 25 - Criação de cargo

Após concluir o preenchimento do responsável, clique no botão e, para finalizar o cadastro da instituição, preencha os campos obrigatórios (*). Por fim, clique no botão .

3.3.2.

Criar responsável

Para criar uma novo responsável, clique no botão , conforme a Figura 26.

(25)

Figura 26 – Criar responsável

Em seguida, o sistema direcionará o usuário para a tela da Figura 27, Cadastro de Responsável.

Figura 27 – Cadastro de responsável

A tela Cadastro de Responsável é composta pelos seguintes campos: • Nome: campo para preenchimento do nome do responsável.

• Cargo: campo para seleção do tipo de cargo; contém vários cargos predefinidos;

(26)

• Botão : botão que habilita os campos referentes à criação do cargo.

• Telefone: campo para preenchimento do telefone do responsável. • Telefone secundário: campo para preenchimento do telefone

secundário do responsável.

• E-mail: campo para preenchimento do e-mail do responsável, utilizado para o envio de comunicação.

• E-mail secundário: campo para preenchimento do e-mail secundário do responsável.

• Informar Endereço: habilita os campos para preenchimento do endereço do responsável.

• Estado: campo para seleção do estado do responsável. • Município: campo para seleção do município do responsável. • CEP: campo para preenchimento do CEP do responsável. • Botão : botão para abortar a criação do responsável. • Botão : botão para salvar o novo responsável.

Figura 28 – Cadastro de responsável

Vale ressaltar que, caso seja necessário criar um cargo, deve-se clicar no botão , preencher o nome do cargo e clicar no botão ; e, para preencher os dados do endereço, clique no ícone Informar Endereço, como mostra a Figura 29.

(27)

Figura 29 - Preenchimendo de dados

Para concluir o cadastro do responsável, é necessário preencher os campos obrigatórios (*) e clicar no botão .

3.3.3.

Criar grupo

Para criar um novo grupo, clique no botão , conforme a Figura 30.

Figura 30 – Grupo

(28)

Figura 31 – Criação de grupo

A tela Cadastro de Grupo é composta pelos seguintes campos:

• Tipo: campo para seleção do tipo de Grupo, sendo eles Municipal, Estadual, Federal e Outro.

• Nome: campo para preenchimento do nome do grupo.

• Descrição: campo para preenchimento da descrição do grupo. • Botão : botão para abortar a criação do responsável. • Botão : botão para salvar um novo grupo.

Caso o usuário selecione o tipo Municipal, o sistema apresenta os campos Estado e Município, por meio dos quais serão selecionados o estado e município do grupo, respectivamente, conforme a Figura 32.

Figura 32 – Criação de grupo Municipal

Se o usuário selecionar o tipo Estadual, o sistema apresentará o campo Estado, por meio do qual será selecionado o estado do grupo, conforme mostra a Figura 33.

(29)

Figura 33 - Criação de grupo Estadual

Se o usuário selecionar o tipo Federal ou Outro, o sistema não apresentará os campos Estado e Município, conforme a Figura 34.

Figura 34 - Criação de grupo Federal

Vale ressaltar que, caso já exista um grupo criado para o tipo escolhido, o sistema apresentará a mensagem da Figura 35.

Figura 35 - Mensagem

Para concluir a criação do grupo, é necessário preencher os campos obrigatórios (*) e clicar no botão .

3.3.4.

Filtros

Na tela principal da funcionalidade Gerenciar Responsáveis e Instituições, o usuário tem cinco opções para realizar a busca dos dados cadastrados no sistema:

(30)

Figura 36 – Filtros

Para realizar o filtro, o usuário deverá selecionar e/ou preencher os campos desejados e clicar no botão , como mostra a Figura 37. Vale ressaltar que, dependendo da opção selecionada em Tipo, o campo anterior alterna entre Circunscrição e Tipo de Grupo, sendo que cada um terá as suas opções para seleção.

(31)

Nessa tela, também há a opção de adicionar responsáveis a um grupo (Figura 38). Para isso, selecione um Grupo por meio do preenchimento do nome do grupo no campo e, em seguida, selecione as instituições, fazendo a seleção com check; clique então sobre o botão . Vale ressaltar que para pesquisar o nome do grupo, o usuário deve preencher pelo menos três caracteres.

Figura 38 – Adicionar responsáveis a um grupo

Ao fim do processo, o sistema informará automaticamente a mensagem da Figura 39.

Figura 39 – Mensagem ao usuário

3.4. Passagem de serviço

A Passagem de serviço é um relatório de fechamento de turno de trabalho de uma equipe de plantonistas, no qual serão registradas todas as ações realizadas no sistema, quais usuários realizaram essas ações e as observações sobre o turno. Para acessar o relatório de passagem de serviço, o usuário deve clicar no botão que é apresentado na primeira tela do módulo Monitoramento, conforme destacado na Figura 40.

(32)

Figura 40 - Acesso ao relatório Passagem de serviço

A seção de passagem de serviço é composta por duas interfaces; a primeira apresentada é Gerar relatório (Figura 41).

Figura 41 - Gerar relatório de passagem de serviço

Essa interface é composta pelos seguintes campos:

• Ala: campo de texto para informar a ala correspondente aos plantonistas que trabalharam no sistema até o momento da geração do relatório.

(33)

• Turno: campo com as opções Diurno ou Noturno.

• Data e hora do relatório: campo preenchido automaticamente pelo sistema indicando data e hora em que a elaboração do relatório foi iniciada.

• Plantonistas da ala: campo preenchido automaticamente pelo sistema. Irá mostrar os plantonistas que realizaram registro no sistema até o momento da geração do relatório, sendo permitido ao usuário apenas remover algum plantonista listado.

• Pendências: campo de texto livre para preenchimento de informações de pendências relacionadas aos registros.

• Fatos relevantes: campo de texto livre para preenchimento de informações de fatos importantes que ocorreram durante o turno relacionados aos monitoramentos.

• Problemas na infraestrutura: campo de texto livre para preenchimento de possíveis problemas na infraestrutura que possam ter afetado as atividades de monitoramento.

• Comunicações: um componente do tipo sanfona que, ao ser expandido, apresenta a lista de monitoramentos, demandas e comunicações realizados no sistema até o momento da geração do relatório.

Além dos campos supracitados, o sistema também possui o botão , que será apresentado apenas quando o usuário remover um plantonista do campo Plantonistas da Ala. Ao clicar sobre o botão, o sistema irá desfazer a remoção e trazer novamente a lista de todos os plantonistas que realizaram ação no sistema.

Para concluir a criação do relatório, é necessário preencher os campos obrigatórios (*) e clicar no botão (Figura 41). Depois que o relatório for gerado, o sistema irá remover as informações apresentadas no campo Comunicação e começará a exibir apenas os dados de ações realizadas no sistema no momento posterior à geração do relatório (a fim de compor o próximo relatório a ser gerado).

(34)

Figura 42 - - Gerar relatório, botão Desfazer remoção habilitado e comunicação expandida

A segunda interface da passagem de serviço é a Pesquisa. Para acessá-la, o usuário deve clicar sobre a aba , localizada na parte superior da tela, conforme destacado na Figura 43.

(35)

Após clicar sobre a aba Pesquisar, o sistema irá exibir a interface apresentada na Figura 44. Nela, o usuário poderá realizar a busca por relatórios de passagem de serviço que foram gerados anteriormente e realizar o download desses arquivos.

Figura 44 – Interface Pesquisar relatórios de passagem de serviço anteriores

Essa interface possui os seguintes campos de filtro: • Ala: campo de texto livre.

• Turno: campo com as opções Diurno e Noturno.

• Data: dois campos do tipo calendário para inserir o intervalo de data para realizar a busca.

Após realizar o filtro desejado, o usuário deve clicar sobre o botão ; o sistema irá exibir, na grade de dados, os relatórios que possuem a informações inseridas nos campos de filtro (Figura 45). Na última coluna da grade de dados, o sistema apresentará o ícone , que permite o download em formato PDF do relatório correspondente.

(36)

Figura 45 - Realizar filtro nos relatórios de passagem de serviço

3.5. Registros

Para acessar os registros, o usuário pode utilizar o filtro para localizar um registro. Para isso, selecione um estado no campo e clique no botão , conforme a Figura 46.

(37)

Ao selecionar o estado e efetuar a busca, o sistema apresentará, na listagem, somente os registros do estado selecionado, conforme a Figura 47.

Figura 47 – Resultado da busca

Após encontrar o registro, o sistema permite ao usuário tanto editar o registro, clicando no botão , quanto finalizar, clicando no botão . Optando por este último, será aberta a interface da Figura 48.

Figura 48 - Finalizar monitoramento

Nessa interface, deve-se preencher a data e hora da finalização do monitoramento. Vale ressaltar que, para o botão estar habilitado, todos os alertas referentes aos registros devem estar cessados.

Ao clicar no botão , o sistema abre uma nova interface (Figura 49). Nela, constam todas as informações do registro de monitoramento criado, as quais podem ser editadas.

(38)

Figura 49 – Informações do monitoramento

Essa interface permite ainda a adição de cobrades; para adicionar, clique no botão ; será aberta a interface da Figura 50.

Figura 50 – Monitoramento – Cobrades

Nessa interface, na coluna Disponíveis, estão listados todos os COBRADEs. Para encontrar um COBRADE específico, deve-se realizar uma busca digitando o nome no campo ou movimentando a barra de rolagem. Para adicionar um COBRADE ao monitoramento, é preciso selecioná-lo e clicar na seta

; ou selecioná-lo e arrastá-lo até a coluna Selecionados (Figura 51).

(39)

Caso queira adicionar todos os cobrades, clique na seta , como mostra a Figura 52.

Figura 52 – Seleção de todos os cobrades

Após a seleção do(s) cobrade(s) desejado(s), clique no botão . Caso queira cancelar a ação, clique no botão .

3.5.1.

Criar alerta, aviso e nova entrada

O sistema permite que sejam registrados alertas, avisos e novas entradas por

meio dos botões , e , conforme a Figura 53.

Figura 53 – Registro de alerta, aviso e entrada

Cada tipo de demanda tem um ícone específico para representá-lo, sendo eles:

• : representa demanda do tipo alerta. • : representa demanda do tipo aviso. • : representa demanda do tipo entrada.

(40)

Além disso, o sistema apresenta uma escala de cores para cada tipo de demanda, de acordo com seu nível.

Vale ressaltar que alertas e avisos que forem cessados terão sua cor alterada para cinza e serão listados ao final da lista de demandas.

Por meio da lateral esquerda da interface, é possível realizar uma navegação rápida entre os monitoramentos cadastrados por meio do botão ; clicando nele, é aberta uma barra lateral que lista todos os registros ativos de monitoramento, como mostra a Figura 54.

Figura 54 - Navegação rápida entre monitoramentos

Na sequência, serão explicadas individualmente as opções de registro.

Criar alerta

Para acessar a funcionalidade Criação de Alerta, basta clicar no botão . A janela de criação de alerta será aberta (Figura 55).

(41)

Nessa tela:

• Código Cemaden: campo para preenchimento do código Cemaden. • Município: campo para a seleção do município desejado.

• Risco: campo para a seleção do risco: Enxurrada, Movimento de Massa ou Inundação.

• Nível: campo para seleção do nível do risco: Moderado, Alto ou Muito alto.

• Botão : permite a adição do anexo.

• Botão : aborta as alterações feitas na Criação de alerta e fecha a janela.

• Botão : salva o novo alerta.

Vale ressaltar que todos os campos citados são de preenchimento obrigatório.

Para habilitar o campo Nível, o usuário deverá selecionar previamente um tipo de risco. Isso feito, o campo ficará disponível para edição, conforme a Figura 56.

Figura 56 – Criação de alerta

Após preencher e selecionar todos os campos obrigatórios, a interface ficará semelhante à apresentada na da Figura 57. Antes de salvar, o usuário pode realizar alterações e, caso queira excluir o anexo, pode clicar no botão .

(42)

Figura 57 – Criação de alerta

Caso o usuário clique em sem que todos os campos obrigatórios estejam preenchidos, o sistema apresentará a mensagem da Figura 58.

Figura 58 – Mensgem ao usuário

Depois de criar um alerta, ele aparecerá na listagem, conforme mostra a Figura 59.

(43)

Ao clicar sobre o alerta desejado, a aba expande-se, apresentando as informações detalhadas sobre aquele alerta (Figura 60).

Figura 60 – Infomaçõe sobre o alerta

Para cada alerta, o usuário tem as seguintes opções de alteração:

• Retificar alerta pelo botão .

• Inserir atualização pelo botão . • Cessar pelo botão .

• Efetuar comunicação pelo botão .

Retificar alerta

Após criar um alerta, o usuário poderá retificá-lo, de modo a corrigir informações cadastradas de forma equivocada anteriormente. Para isso, clique sobre o botão ; em seguida, será aberta a interface de retificação de alerta (Figura 61).

(44)

Figura 61 – Retificação de alerta

Após informar os novos valores, clique sobre o botão .

Inserir atualização

Permite que sejam atualizados os alertas, informando os riscos e os respectivos níveis. Para isso, clique sobre o botão ; em seguida, será aberta a interface da Figura 62.

(45)

Feito o preenchimento da atualização, deve-se clicar sobre o botão . Com isso, a atualização é cadastrada na interface mostrada na Figura 63. Para visualizar as informações inseridas na criação da atualização, deve-se clicar no botão .

Figura 63 - Atualização cadastrada

Após criar uma atualização, a lista será exibida organizada temporalmente, da mais recente para a mais antiga, sendo possível criar e/ou efetuar comunicação somente na atualização mais recente. No que diz respeito às anteriores, será possível visualizar as informações inseridas ou fazer o download dos documentos anexados nas comunicações.

Cessar

Permite que sejam cessados os alertas. Para isso, clique sobre o botão ; em seguida, será aberta a interface da Figura 64.

(46)

Vale ressaltar que a data de finalização informada deverá estar entre a data de criação do alerta e a data atual.

Feito o preenchimento, deve-se clicar no botão . Após cessar o alerta, este será apresentado na cor cinza, como mostra a Figura 65.

Figura 65 - Alerta cessado

Comunicação

A ação de comunicação é feita de duas formas:

• Criação automática realizada pelo sistema dependendo do tipo de demanda. Nessa forma de criação, o sistema já traz selecionados os valores dos campos Tipo de comunicação e Comunicação, não permitindo a alteração deles, sendo os demais campos de livre alteração.

• Criação realizada manualmente pelo usuário, sendo que o usuário poderá selecionar os campos Tipo de comunicação, Comunicação e Status e demais campos conforme desejado.

Para acessar a funcionalidade Efetuar Comunicação, é necessário expandir um alerta por meio do botão e clicar sobre o botão (Figura 66).

(47)

Figura 66 – Efetuar comunicação

Para detalhar as demandas relacionadas, clique sobre o botão ; em seguida, será apresentada a tela da Figura 67.

Figura 67 – Detalhamento da atualização

Para efetuar a comunicação, clique sobre o botão ; em seguida, será aberta a interface de edição de comunicação (Figura 68).

(48)

Figura 68 – Edição de comunicação

Nessa interface, constam os seguintes campos:

• Tipo de comunicação: campo com e-mail, telefone, Texto ou SMS. • Comunicação: campo para a classificação da comunicação (Enviada

ou Recebida).

• Status: usuário pode definir o status da comunicação como Pendente, Não atendida ou Realizada.

• Observações: campo para que o usuário insira alguma observação em relação à demanda cadastrada. Vale ressaltar que esse campo é obrigatório, independentemente do tipo de comunicação.

• Demandas não associadas: lista outros alertas, avisos e entradas que podem ter relação com a demanda cadastrada no mesmo monitoramento.

• Demandas associadas: lista as demandas selecionadas pelo usuário que estavam na lista de demandas não associadas e que o usuário associa a demanda cadastrada, de modo a realizar uma cópia da comunicação na demanda selecionada.

(49)

• Danos Humanos: cadastro da quantidade de danos humanos por município relacionados à demanda, podendo ser esses danos dos tipos Mortos, Feridos, Enfermos, Desabrigados, Desalojados e Outros afetados.

Para os campos Tipo de comunicação, Comunicação e Status, o usuário pode apenas selecionar uma das opções apresentadas para cada um. Vale ressaltar que, ao selecionar o campo E-mail, o sistema irá enviar um e-mail automaticamente para os contatos inseridos nas seções Instituições e Responsáveis, conforme demonstrado a seguir. Além disso, somente enquanto o Status estiver como Pendente, o usuário poderá alterar o conteúdo da comunicação.

Ao clicar sobre o botão , será aberta a interface de seleção de responsáveis e instituições (Figura 69).

Figura 69 – Seleção de responsáveis e instituições

Com isso, deve-se selecionar uma instituição, um responsável ou grupo, conforme filtro realizado, checando o item , localizado na primeira coluna da grade de dados; em seguida, deve-se clicar no botão , localizado na parte inferior da interface. As seleções podem ser realizadas em qualquer um dos três tipos de contatos, simultaneamente, sendo que o sistema carregará todas as

(50)

Figura 70 - Seleção de contatos

Para remover um contato selecionado, deve-se clicar sobre o botão . Para qualquer tipo de comunicação o campo Observações é de preenchimento obrigatório, conforme mostrado na Figura 71. Alguns tipos de comunicação possuem um texto padrão previamente inserido no campo Observações e que poderá ser editado pelo usuário.

Figura 71 - Edição de campos de comunicação

Para realizar a cópia da comunicação de uma demanda para outra do mesmo monitoramento, pode-se atribuir uma ou mais demandas do campo Demandas não associadas para o campo Demandas associadas. Isso pode ser feito das seguintes maneiras:

(51)

• Selecionando uma ou mais demandas, utilizando a tecla Ctrl ou Alt e clicando no botão .

• Clicando duas vezes sobre um item.

• Selecionando uma ou mais demandas e arrastando para o campo Demandas associadas.

• Realizando a associação de todas as demandas utilizando o botão .

Para remover os itens de demandas associadas, utiliza-se as mesmas ações ou botões inversos.

Para gerar a grade de dados Danos Humanos, o usuário deve selecionar um município e clicar sobre o botão . Vale ressaltar que os municípios apresentados no combobox são referentes ao estado do monitoramento.

Após a adição do município, o sistema irá acrescentar uma linha à grade de dados, com campos editáveis para cada coluna que representa cada um dos tipos de danos, conforme mostra a Figura 72.

Figura 72 - Grade de dados Danos Humanos

Após o preenchimento de todos os dados, deve-se clicar no botão . Ao criar a comunicação, esta é exibida, conforme mostrado na Figura 73.

(52)

Figura 73 – Comunicação

Para representar os campos Tipo de comunicação e Comunicação, o sistema utiliza os ícones apresentados a seguir:

• : representa o tipo de comunicação por telefone e a seta representa que a comunicação foi enviada.

• : representa o tipo de comunicação por texto e a seta representa que a comunicação foi recebida.

• : representa o tipo de comunicação por e-mail e a seta representa que a comunicação foi enviada.

• : representa o tipo de comunicação por e-mail e a seta representa que a comunicação foi enviada.

Vale ressaltar que a seta indica se a comunicação foi enviada ou recebida. Ao lado dos ícones supracitados é apresentado, em texto, o status da comunicação, podendo ser dos tipos Pendente, Não atendida e Realizada, conforme mostrado na Figura 74.

A forma inicial de exibição das informações da comunicação apresenta os campos Data/Hora, Instituições, Responsáveis e quadro de Danos Humanos. Ao expandir o detalhamento de uma comunicação, clicando sobre o botão , o sistema exibirá, além dos campos citados anteriormente, os campos de Demandas relacionadas, Observações e Cadastrado por, conforme mostra a Figura 74.

(53)

Figura 74 - Comunicação expandida

Toda vez que uma comunicação for criada ou efetuada, ela será exibida no topo da lista de comunicações.

Criar aviso

Para acessar a funcionalidade Criar Aviso, basta clicar no botão . A criação de aviso é originada de diferentes órgãos emissores, sendo eles: INMET, CPRM, CPTEC, OBSIS, CEMADEN, Outros. Dessa forma, dependendo do órgão emissor selecionado, haverá informações especificas a serem preenchidas. Tais variações serão detalhadas a seguir.

Para o órgão emissor Outros, os campos apresentados na interface são mostrados na Figura 75.

(54)

Figura 75 – Criação de aviso - Outros

Nessa tela:

• Nome do Órgão: campo para preenchimento do nome do órgão. • Vincular aviso a município: campo para seleção dos municípios do

estado do monitoramento que são afetados pelo aviso.

• Vincular aviso a monitoramento: campo para seleção dos monitoramentos que receberão a cópia do aviso que está sendo criado.

• Botão : redireciona para a tela de criação de monitoramento. Esse botão só é exibido quando o tipo de monitoramento estiver selecionado na seção Vincular aviso a.

• Observações: campo de preenchimento textual. • Botão : permite anexar um arquivo.

• Botão : salva todas as informações cadastradas na criação do aviso.

(55)

• Botão : botão que aborta todas as informações cadastradas na criação do aviso.

Só é possível selecionar uma opção na seção Vincular aviso a. Se o usuário selecionar como órgão emissor o INMET, a interface altera-se, conforme mostra a Figura 76.

Figura 76 – Criação de aviso - INMET

Nessa tela:

• Risco: permite a seleção do tipo de risco, sendo eles: Ventos, Acumulado de chuva, Chuva intensa e Tempestade.

• Nível: permite a seleção do nível do risco, sendo eles: Perigo potencial, Perigo e Grande perigo.

• Data do término da vigência: data de encerramento automática do aviso caso o usuário não cesse o aviso em uma data anterior a essa. • Hora do término da vigência: hora que complementa a data de

encerramento automática do aviso caso o usuário não cesse o aviso em data/hora anterior a essa.

(56)

• Selecionar monitoramentos: campo para a seleção dos monitoramentos que receberão a cópia do aviso que está sendo criado.

• Botão : redireciona para a tela de criação de monitoramento.

• Observação: campo de preenchimento textual. • Botão : anexa um arquivo ao aviso. • Botão : salva o novo aviso.

• Botão : cancela a criação do aviso.

Se o usuário selecionar como órgão emissor o CPRM, a interface altera-se, conforme mostra a Figura 77.

Figura 77 – Criação de aviso - CPRM

Nessa tela:

• Órgão emissor: CPRM.

• Selecionar município: campo para seleção dos municípios do estado do monitoramento que são afetados pelo aviso.

(57)

• Botão : salva o novo do aviso.

• Botão : cancela a criação do aviso.

Se o usuário selecionar como órgão emissor o CPTEC, a interface altera-se, conforme mostra a Figura 78.

Figura 78 – Criação de aviso - CPTEC

Nessa tela:

• Risco: permite a seleção do tipo de risco, sendo eles: Tornados, Tempestade de raios, Granizo, Vendaval, Acumulado de chuva, chuva intensa e Tempestade.

• Nível: permite a seleção do nível do risco, sendo eles: Observação, Atenção, Aviso especial e Aviso extraordinário.

• Data do término da vigência: data de encerramento automática do aviso caso o usuário não cesse o aviso em uma data anterior a essa. • Hora do término da vigência: hora que complementa a data de

encerramento automática do aviso caso o usuário não cesse o aviso em data/hora anterior a essa.

(58)

• Selecionar monitoramentos: campo para a seleção dos monitoramentos que receberão a cópia do aviso que está sendo criado.

• Botão : redireciona para a tela de criação de monitoramento.

• Observação: campo de preenchimento textual. • Botão : anexa um arquivo ao aviso. • Botão : salva o novo aviso.

• Botão : cancela a criação do aviso.

Se o usuário selecionar como órgão emissor o OBSIS, a interface altera-se, conforme a Figura 79.

Figura 79 – Criação de aviso - OBSIS

• Selecionar município: campo para seleção dos municípios do estado do monitoramento que são afetados pelo aviso.

• Botão : anexa um arquivo ao aviso. • Botão : salva o novo aviso.

(59)

Se o usuário selecionar como órgão emissor o CEMADEN, a interface altera-se, conforme mostra a Figura 80.

Figura 80 – Criação de aviso - CEMADEN

Nessa tela:

• Código Cemaden: campo para informar o código enviado pelo Cemaden.

• Riscos: permite a seleção do tipo de risco, sendo eles: Enxurrada, Movimento de massa e Inundação. Vale ressaltar que é permitida a seleção de mais de uma opção de Risco.

• Selecionar municípios: campo para a seleção dos municípios do estado do monitoramento que são afetados pelo aviso.

• Botão : anexa um arquivo ao aviso. • Botão : salva o novo aviso.

• Botão : cancela a criação do aviso.

Inserir atualização

Para inserir atualização no aviso, clique sobre o botão , conforme mostra a Figura 81.

(60)

Figura 81 – Inserir atualização no aviso

A inserção de atualização de aviso é originada de diferentes órgãos emissores, sendo eles: INMET, CPTEC, OBSIS, CEMADEN, Outros. Dessa forma, dependendo do órgão emissor selecionado, existem informações específicas a serem preenchidas. Tais variações serão detalhadas a seguir.

Vale ressaltar que somente o aviso do tipo CPRM não possui permissão para inserir atualização.

Caso seja inserida uma atualização em um aviso referente ao órgão Outros, é aberta a interface da Figura 82.

Figura 82 - Atualização de aviso – Outros

Nessa tela:

• Observações: campo de preenchimento textual.

• Botão : anexa um arquivo à atualização do aviso. • Botão : salva a nova atualização do aviso.

(61)

Caso seja inserida uma atualização em um aviso referente ao órgão INMET, é aberta a interface da Figura 83.

Figura 83 - Atualização de aviso – INMET

Nessa tela:

• Risco: permite a seleção do tipo de risco, sendo eles: Ventos, Acumulado de chuva, Chuva intensa e Tempestade.

• Nível: permite a seleção do nível do risco, sendo eles: Perigo potencial, Perigo e Grande perigo.

• Inserir atualização na cópia do aviso nos monitoramentos: campo para seleção dos monitoramentos que possuem cópia do aviso e que receberão a mesma atualização.

• Observações: campo de preenchimento textual. • Botão : anexa um arquivo ao aviso. • Botão : salva a criação do atualização. • Botão : cancela a criação do atualização.

(62)

Caso seja inserida uma atualização em um aviso referente ao órgão CPTEC, é aberta a interface da Figura 84.

Figura 84 - Inserir atualização – CPTEC

Nessa tela:

• Risco: permite a seleção do tipo de risco, sendo eles: Tornados, Tempestade de raios, Granizo, Vendaval, Acumulado de chuva, chuva intensa e Tempestade.

• Nível: permite a seleção do nível do risco, sendo eles: Observação, Atenção, Aviso especial e Aviso extraordinário.

• Inserir atualização na cópia do aviso nos monitoramentos: campo para seleção dos monitoramentos que possuem cópia do aviso e que receberão a mesma atualização.

• Observação: campo de preenchimento textual. • Botão : anexa um arquivo ao aviso. • Botão : salva a nova atualização.

(63)

• Botão : cancela a atualização.

Caso seja inserida uma atualização em um aviso referente ao órgão OBSIS, é aberta a interface da Figura 85.

Figura 85 - Atualização de aviso – OBSIS

Nessa tela:

• Observações: campo de preenchimento textual. • Botão : anexa um arquivo ao aviso. • Botão : salva a nova atualização. • Botão : cancela a atualização.

Caso seja inserida uma atualização em um aviso referente ao órgão CEMADEN, é aberta a interface da Figura 86.

(64)

Nessa tela:

• Riscos: permite a seleção do tipo de risco, sendo eles: Enxurrada, Movimento de massa e Inundação. Vale ressaltar que é permitida a seleção de mais de uma opção de Risco.

• Observações: campo de preenchimento textual. • Botão : anexa um arquivo ao aviso. • Botão : salva a nova atualização. • Botão : cancela a atualização.

Após criar uma atualização, a lista será exibida da mais recente para a mais antiga, sendo possível criar e/ou efetuar comunicação somente na atualização mais recente. Nas anteriores, será possível apenas visualizar ou realizar o download dos documentos anexados e das informações inseridas nas comunicações.

Cessar aviso

Permite que sejam cessados os avisos. Para isso, clique sobre o botão ; em seguida, será aberta a interface da Figura 87.

Figura 87 - Cessar aviso

Vale ressaltar que data de finalização informada deverá estar entre a data de criação do aviso e a data atual.

(65)

Feito o preenchimento, deve-se clicar no botão . Após cessar o aviso, este fica demarcado na cor cinza, como mostra a Figura 88.

Figura 88 - Aviso cessado

Criar entrada

A Criação de Entrada possui diferentes origens, sendo eles: Relatório, Mídia, Contato telefônico e Geoinformação. Dessa forma, dependendo do tipo selecionado, haverá informações específicas a serem preenchidas.

Para criar uma nova entrada, clique sobre o botão . Em seguida, será aberta a interface da Figura 89.

Para o tipo de entrada Relatório, os campos apresentados na interface são aqueles mostrados na Figura 89.

(66)

Figura 89 – Criação de entrada – Relatório

Nessa tela:

• Órgão responsável: campo para seleção do órgão responsável pela entrada, podendo ser: Defesa Civil Estadual ou Defesa Civil Municipal. • Selecionar municípios: campo para a seleção dos municípios que

farão parte da nova entrada.

• Observação: campo de preenchimento textual. • Botão : anexa um arquivo à entrada. • Botão : salva uma nova entrada. • Botão : cancela uma entrada.

Para o tipo de entrada Mídia, os campos da interface são mostrados na Figura 90.

(67)

Figura 90 – Criação de entrada – Mídia

Nessa tela:

• Fonte (link): campo para preenchimento do link utilizado como fonte da informação.

• Selecionar municípios: campo para a seleção dos municípios que farão parte da nova entrada.

• Observação: campo de preenchimento textual. • Botão : anexa um arquivo à entrada. • Botão : salva uma nova entrada. • Botão : cancela uma entrada.

Para o tipo de entrada Contato telefônico, os campos da interface são mostrados na Figura 91.

(68)

Figura 91 – Criação de entrada – Contato telefônico

Nessa tela:

• Órgão responsável: campo para a seleção do órgão responsável pela entrada, podendo ser: Defesa Civil Estadual ou Defesa Civil Municipal. • Selecionar municípios: campo para a seleção dos municípios que

farão parte da nova entrada.

• Observação: campo de preenchimento textual. • Botão : salva uma nova entrada. • Botão : cancela uma entrada.

Para o tipo de entrada Geoinformação, os campos da interface são mostrados na Figura 92.

(69)

Figura 92 – Criação de entrada – Geoinformação

Nessa tela:

• Selecionar municípios: campo para a seleção dos municípios que farão parte da nova entrada.

• Observação: campo de preenchimento textual. • Botão : anexa um arquivo à entrada. • Botão : salva uma nova entrada. • Botão : cancela uma entrada.

Sequência de comunicações

O usuário poderá visualizar a sequência de todas as comunicações feitas no mesmo monitoramento, as quais são ordenadas por data e hora decrescente de envio da comunicação. Para acessar, clique sobre o botão , conforme a Figura 93.

(70)

Figura 93 – Sequência de comunicações

Em seguida, será aberta a interface Lista de comunicações. Nela, o usuário poderá filtrar por tipo de demanda: alerta, aviso e entrada. Para não apresentar algum tipo de demanda, basta retirar o check e clicar sobre o botão .

Figura 94 – Lista de comunicação

Para fechar a Lista de comunicações, o usuário deve rolar a barra de rolagem até a parte inferior da interface e clicar no botão .

(71)

Filtros

Para acessar os filtros, deve-se clicar no botão , de modo a expandir a interface, como mostra a Figura 95. Nela, é possível realizar filtros relacionados à exibição das demandas cadastradas no monitoramento.

Figura 95 – Filtros

Nessa tela:

• Tipo de demanda: pode-se selecionar as seguintes opções: Alerta, Aviso e Entrada, sendo possível a seleção de todas simultaneamente. • Status da Comunicação: pode-se selecionar as seguintes opções: Pendente, Não atendida e Realizada, sendo possível a seleção de todas simultaneamente.

• Demandas finalizadas: pode-se selecionar as seguintes opções: Sim, Não ou Ambas.

• Período da data de criação: intervalo de datas em que ocorreu a criação do registro.

• Município: pode-se selecionar um município referente ao estado do monitoramento.

• Ordenação: pode-se selecionar a forma de ordenação dos registros, podendo ser: Data de criação (Decrescente), Data de criação (Crescente), Data de fechamento (Crescente), Data de fechamento (Decrescente), Data das últimas atualizações, Data das últimas atualizações (abertas primeiro).

Após configurar o filtro, o usuário deve clicar no botão para que o sistema exiba somente os registros que estão de acordo com a configuração do filtro. Clicando no botão , o sistema limpa as configurações preenchidas.

3.6. Mapa

No mapa, pode-se visualizar os estados no Brasil e analisar qual(is) estados(s) possui(em) monitoramento: aqueles destacados em azul semitransparente junto e

(72)

com ícone possuem algum monitoramento cadastrado, como pode ser visto na Figura 96.

Figura 96 – Mapa

Ao criar monitoramentos e alertas, estes são dispostos no mapa de acordo com a sua classificação:

• : aparece sobre o estado que possui um monitoramento cadastrado.

• : aparece sobre o estado que possui um alerta cadastrado com nível muito alto.

• : aparece sobre o estado que possui um alerta cadastrado com nível alto.

• : aparece sobre o estado que possui um alerta cadastrado com nível moderado.

Somente demandas do tipo Alerta são exibidas no mapa por meio de ícones. Além disso, é exibido um ícone para cada alerta cadastrado. Já para o

(73)

monitoramento, o sistema exibe apenas um ícone referente a ele para cada estado, sendo os monitoramentos agrupados em um mesmo ícone.

O usuário poderá aproximar ou afastar o mapa utilizando os botões de Zoom in e Zoom out (Figura 97).

Figura 97 – Zoom in e Zoom out

Tem-se a opção de apresentar o mapa colocando-o em tela cheia. Para isso, clique sobre o botão . Em seguida, tem-se o resultado mostrado na interface da Figura 98. Para retornar, clique sobre o botão Esc do teclado.

(74)

Ao aproximar o mouse de um ícone de monitoramento , é exibida uma legenda da ação que pode ser realizada sobre o ícone (Figura 99).

Figura 99 – Visualizar monitoamento

Clicando sobre o ícone de monitoramento ou alerta, o sistema exibe as janelas com as informações do respectivo registro, conforme pode ser visto na Figura 100.

(75)

Figura 100 – Monitoramento – Santa Catarina

Ao clicar sobre o número do protocolo, é aberta a interface de edição do monitoramento (Figura 101).

Referências

Documentos relacionados

O leitor a quem se dirige esse livro não é evidente: em geral, quem vive o futebol não está interessado em ler sobre ele mais do que a notícia de jornal ou revista, e quem se dedica

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Objetivo: Caracterizar e analisar a inserção dos egressos dos cursos de educação profissional de nível médio em enfermagem no mercado de trabalho e identificar como o egresso avalia

Imagem do eixo longitudinal do pâncreas para incluir o máximo possível da cabeça, processo uncinado, colo, corpo, cauda e ducto pancreático.. Imagem longitudinal da cabeça do

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Instale as duas luzes de travão/sinalização na parte inferior da plataforma de carga de plástico e suporte da plataforma de carga com dois pequenos suportes de luzes

Considerando a revisão bibliográfica levantada bem como os resultados obtidos com o trabalho de desenvolvimento do controle por gap na roller press da usina 3 na