• Nenhum resultado encontrado

há muitos anos temos visto autores de telenovelas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "há muitos anos temos visto autores de telenovelas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Reencarnação versus graça

Já  

há muitos anos temos visto autores de tele- novelas fazerem uso da doutrina kardecista como linha condutora das histórias envolvendo mocinhos e mocinhas, vilões e vilãs.

Segunda vida, carma, regressão, re- encarnação, psicografi a, plano es- piritual e contato com espíritos, en- tre outras coisas, são abordados nas novelas. Nesta semana, uma das novelas transmitidas pela rede aberta de te- levisão mais uma vez apelou ao kardecismo para dar continuidade ao enredo da história. Metade da novela passou-se no fi m do século XVIII e a outra me- tade, nos dias atuais. A questão é que, nessa ponte de 150 anos, os persona- gens continuam sendo os mesmos. O que foi proposto é que todos reencar- nariam em novas vidas, mas tudo o que eles fi zeram no passado distante te- ria refl exos diretos na vida atual.

Ao que parece, a autora quer mostrar, com base na doutrina kardecista, que todas as nossas escolhas terão refl exos em vidas posteriores; ou seja, quem cometeu uma falha numa vida passada terá inevitavelmente que pagar ou arcar com as consequências numa próxima vida. Essa seria a forma de Deus fazer justiça. Triste possibilidade!

Eis o grande problema na ideia de haver reencarnação: nós só teremos me- lhores condições numa “outra vida” se fi zermos por merecer. E o contrário também é verdadeiro: o que fi zermos de errado, em algum momento ou em alguma vida, teremos de pagar.

Se a reencarnação existisse, Jesus e Sua obra redentora seriam anulados.

Em primeiro lugar, não temos, de acordo com a fé cristã, diversas vidas pa- ra viver. Temos, isto sim, uma única chance, uma única vida. A redenção es- tá em sermos amados, resgatados por Deus, e em podermos desfrutar de uma nova vida em Cristo Jesus. Deus quer que, por meio de Seu Filho, pos- samos, aqui e agora, vivermos uma vida abundante.

A questão é que essa vida abundante não nos é dada pelo que fazemos; ou seja, não é por mérito. Não há nada que possamos fazer para Deus ou dar a Ele que nos dê o direito de ter uma vida plena. Deus nos dá da Sua graça de graça: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2:8-9).

Que triste seriam a realidade e a condição humana se dependêssemos de nós mesmos ou de nossas atitudes para merecermos uma vida melhor.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº 593 | 1 DE NOVEMBRO DE 2015

(2)

Se Deus tivesse que ficar nos fiscalizando e medindo para saber se merece- mos reencarnar numa condição melhor ou mais favorável, estaríamos perdi- dos, porque “toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”

(Tg 1:17). Ou seja, não há nada de bom que proceda de nós, ainda que tenha- mos a melhor das intensões, pois nossas atitudes e escolhas sempre estarão impregnadas de pecado. As míseras vezes em que fazemos alguma coisa de bom é porque Deus tem misericórdia de nós e, na verdade, o bem que faze- mos é obra das mãos de Deus, e não das nossas.

Definitivamente, crer em reencarnação é muito triste, escravizante e injusto.

Deus escolheu nos amar e não há nada nem ninguém que possa alterar isso.

Ele escolheu salvar-nos a todos e todas; basta crermos no Seu amor, que se expressou no sacrifício de Jesus Cristo. Somos salvos por Ele não para reen- carnarmos numa vida melhor, mas para vivermos hoje de uma maneira me- lhor. E nisto consiste a vida eterna: em sermos tirados hoje do inferno e de qualquer possibilidade de castigo para, as- sim, vivermos em abundância!

Do amigo e pastor, Rev. Tiago Valentin

O cão late quando seu dono é atacado.

Eu seria um covarde se visse a verdade divina ser atacada e continuasse em silêncio, sem dizer nada.

João Calvino, teólogo francês e um dos líderes da Reforma Protestante (1509-1564) Vida Cristã

O compromisso do(a) discípulo(a) de Jesus contra a violência e a intolerância religiosa

No dia 14 de junho deste ano, o Brasil foi surpreendido por uma notícia cho- cante: Kayllane Campos, uma meni- na de apenas 11 anos de idade, havia sido apedrejada na saída de um cul- to do candomblé, na Vila da Penha, no Rio de Janeiro. Segundo testemu- nhas, os agressores, que aparenta- vam ter 20 anos de idade, portavam Bíblias e gritavam insultos contra os adeptos das religiões afro-brasileiras. Por mais que essa notícia tenha sido a que teve maior repercussão naquele período, casos de violência motivada por intolerância religiosa não são raros e têm se intensificado nos últimos anos.

Ainda que as principais vítimas sejam os adeptos das religiões afro-brasileiras, registram-se também atos de vandalismo contra templos e objetos sacros da Igreja Católica Romana e agressões e insultos a evangélicos.

O fenômeno do recrudescimento do fundamentalismo religioso e da violên- cia motivada por intolerância religiosa não está restrito ao Brasil. Nos últimos anos, têm-se observado episódios de conflitos entre hindus e muçulmanos na Índia, perseguição a cristãos no Sudeste Asiático, o ataque contra um tem- plo da religião sikh nos Estados Unidos e incêndios em mesquitas na Europa.

(3)

Ainda que o fenômeno da intolerância seja complexo e provocado por múl- tiplas causas, é profundamente lamentável que os discípulos e discípulas de Jesus estejam envolvidos em cada vez mais casos de violência e perseguição a adeptos de outras religiões no Brasil.

Primeiramente, o cristão e a cristã devem ser pessoas cuja atitude e ética se baseiem na lógica do Sermão do Monte, a lógica do Reino de Deus, em que o cidadão é bem-aventurado por ser pacificador, manso e perseguido por cau- sa da justiça – jamais perseguidor! E nós, metodistas, temos em John Wes- ley um exemplo de cristão que, numa época em que as perseguições reli- giosas eram práticas cotidianas, agia conforme a ética do Sermão do Monte.

Em 1747, o metodismo se instalou na Irlanda, país majoritariamente católico romano. Não tardou para que os metodistas fossem atacados por multidões em razão da sua fé protestante. Ainda assim, Wesley discordava da legislação britânica (na época, toda a Irlanda fazia parte do Reino Unido, estando subme- tida ao governo de Londres), que buscava impor sua religião oficial por meio da coerção. “Não é de admirar que quase todos os que nascem papistas (i.e.

católicos) vivam e morram como tais, enquanto os protestantes não acharem um meio melhor para convertê-los do que leis penais e atos de parlamento”, afirmava ele. Além disso, Wesley escreveu, em 1749, um tratado chamado Carta a um Católico Romano, no qual exorta: “Um verdadeiro protestante ama o seu próximo – isto é, toda a gente, amigo ou inimigo, bom ou mau – co- mo a si mesmo, como ele ama a sua própria alma; assim como Cristo deu a Sua vida por nós, também ele está pronto a dar a sua vida pelos seus irmãos”.

A luta contra a intolerância e a violência deve ser um compromisso assumido, tanto institucionalmente quanto pessoalmente, por cada discípulo ou discípu-

la que busca imitar as atitudes de Cristo em todas as suas re- lações pessoais.

Por Fábio Martelozzo Mendes, membro da Igreja Metodista em Itaberaba e colaborador da Assessoria Regional de Direitos Humanos da 3ª Região Eclesiástica

A intolerância é, ela própria, uma forma de violência e um obstáculo ao verdadeiro espírito democrático.

Mahatma Gandhi, líder pacifista indiano (1869-1948) Meditação

O amor inabalável de Deus

“Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os an- jos, nem os principados (...), nem a al- tura, nem a profundidade, nem qual- quer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8:38-39).

Romanos 8 é, sem dúvida, um dos capítulos mais conhecidos da Bíblia, especialmente os doze versículos finais, em que Paulo alcança as mais sublimes alturas.

(4)

Depois de descrever os principais privilégios dos cristãos justificados – paz com Deus, união com Cristo, liberdade da lei e vida no Espírito –, a mente de Paulo, guiada pelo Espírito, passa a desvendar todo o plano e propósito de Deus, da eternidade passada à eternidade ainda por vir.

Ele começa citando cinco convicções inabaláveis (v. 28): Deus age em todas as coisas; Ele age para o bem do Seu povo; Ele age assim para aqueles que O amam e que foram chamados de acordo com o Seu propósito.

Sabemos de tudo isso, Paulo escreve, mas nem sempre entendemos.

A seguir, vêm cinco afirmações inegáveis (v. 29-30), que descrevem em deta- lhes aquilo que Paulo quis dizer com “propósito de Deus”. Elas se referem ao povo de Deus, a quem Ele conheceu de antemão (isto é, que Ele decidiu amar) e predestinou para ser conforme a imagem de Seu Filho; referem-se a quem Deus chamou para Si, por meio do evangelho, justificou e, por fim, glorificou.

Nossa glorificação é expressa como algo que aconteceu no passado, pois ela já está garantida, apesar de só ocorrer no futuro. Assim, Paulo se desloca do passado para o futuro, até chegar a cinco perguntas irrespondíveis:

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (v. 31).

“Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, co- mo não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (v. 32).

“Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica” (v. 33).

“Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós” (v. 34).

“Quem nos separará do amor de Cristo?” (v. 35).

Assim, Paulo nos apresenta cinco convicções sobre a providência de Deus, cinco afirmações sobre Seu propósito e cinco perguntas sobre Seu amor. To-

das juntas nos dão cinco certezas a Seu respeito. Necessita- mos urgentemente dessas certezas, pois, no mundo de ho- je, não encontramos firmeza em lugar nenhum.

Para saber mais, leia Romanos 8:28-39.

Por John Stott em “A Bíblia Toda, o Ano Todo”

Avisos

Você ainda não é dizimista?

Como sempre dizemos, a obra de Deus nunca vai parar por falta de dinheiro;

apenas se limitará à quantidade que tivermos disponível. Os recursos finan- ceiros determinam o quanto podemos fazer na obra de Deus, pois quase tudo o que fazemos ou queremos fazer necessita de recursos financeiros. Por is- so, tornar-se dizimista potencializa a abrangência da ação missionária da igre- ja. Se você deseja que o Reino de Deus seja concretizado aqui na Terra, que vidas sejam transformadas, não deixe de contribuir. Assuma hoje o compro- misso com Deus de ser fiel por meio do seu dízimo.

Santa Ceia no segundo domingo

Em virtude da realização do 42º Concílio Regional, entre os dias 30 de ou- tubro e 2 de novembro, a Santa Ceia do mês de novembro não será hoje (1º/11), mas domingo que vem (8/11).

(5)

Hoje (1º/11), não se esqueça de con- tribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Conferência Transbordante: “Teu Reino Vem”

Um fi m de semana todo dedicado a refl etirmos, com muita seriedade e amor, o tema “Missão”.

Haverá uma programação muito especial e inten- sa em que contaremos com a presença de pes- soas que estão na linha de frente de diversas áre- as da Missão. Confi ra a programação:

Dia 20/11 (sexta-feira), às 20h00: Culto de abertura, com o Ministério de Louvor da I.M. no Brás e mensagem do missionário Benjamin Reyes;

Dia 21/11 (sábado), às 19h00: Louvor e adoração com o grupo Trans- bordante e estreia do espetáculo “O Sonho de um Reino”, da Cia. de Teatro Transbord’Arte;

Dia 22/11 (domingo), às 9h00: Louvor e adoração com o grupo Transbor- dante e Lucas Tescaro e as ofi cinas temáticas “Missão Transcultural”, “Missão Urbana” e “Evangelismo Pessoal”;

Dia 22/11 (domingo), às 19h00: Louvor e adoração do grupo Transbordan- te e mensagem do missionário Benjamin Reyes.

Aniversariantes

3/11 Maria Rosária Teotônio;

5/11 Rubens C. M. dos Santos e Wanderlei A. de Freitas;

6/11 Gilberto Chinello Júnior.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermi dades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da d. Elenice (irmã da d. Neusa), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. Jo- sé (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d.

Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Ma- noel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria Jo- sé), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio) e do Wanderlei;

• Pela Clínica Neemias;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida

(20h00) Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração

(22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical

(9h00) Culto solene

(19h00) HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12h

Tiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12h

Laura - 9h

Tiago e Laura Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago 14h - 17h Tiago e Laura -

Noite 20h

Tiago e Laura 20h

Tiago 20h

Tiago 20h

Tiago e Laura 19h

Tiago 19h

Tiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

• Pelo 42º Concílio Regional, que acontecerá de 30 de outubro a 2 de novembro de 2015.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (1º/11) PRÓX. DOMINGO (8/11)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Tuca Marcel

INTERCESSÃO Edward/Marilene Tiago/Nurimar

MINISTÉRIO INFANTIL Roberta/Carol/Silvana Jessica/E. pastoral

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Bia

OPERADOR DE CÂMERA Guto Alamir

DIREÇÃO DO CULTO Sem. Lucas/Manoel Pr. Tiago/Sem. Lucas

PREGADOR Sem. Lucas Pra. Laura

Referências

Documentos relacionados

Haverá repasse de recursos do Plano Pleno (plano dos ativos, que tem participação da Sabesp) para constituição de reservas legais, visando à redução das tabelas dos futuros

Eu vim tentando mostrar que há algo porque há seres que são necessários, a saber, o espaço, o tempo e as leis naturais básicas; e, assim, não poderia haver nada. E que as

A VISTA P/RETIRA TINTA LUZTOL FOSCA NOBRE BD 18LTS - CORES UNID.

Centro Cultural do Poceirão TOBIAS – UM NATAL ESPECIAL Inf./Inscrições pelo 265 900 100 Org.: Câmara Municipal de Palmela Dia 13 – 15h00. Casa Expressões Fantasiarte, Palmela

Para os clientes do estado de Santa Catarina, devido ao envio do selo ao TJSC, são solicitados mais dados a serem informados para um cadastro de solicitante, assim

Tudo isso pode ser resumido numa simples frase: texto é uma composição estruturada em camadas de sentido. Da mesma forma que para conhecer uma casa é preciso aden- trá-la e

No Ocidente, a China recebe a maior parte das atenções; a Índia tem sido lar- gamente ignorada, sobretudo na Europa.. Aliás, a Índia é a grande omissão das

O presente trabalho tem como objetivo reportar os resultados das contagens que decorreram entre janeiro e dezembro de 2013 em Portugal continental, a partir de 6 pontos