• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Mestrado Integrado em Medicina

“Always laugh when you can. It’s cheap Medicine.”

Lord Byron

Margarida de Castro Ambrósio Brito Caldeira

|

nº 2012264

Junho 2018

(2)

Índice

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS ... 3

2. CORPO DO TRABALHO ... 4

A. ESTÁGIO PARCELAR EM MEDICINA INTERNA ... 4

B. ESTÁGIO PARCELAR EM CIRURGIA GERAL ... 4

C. ESTÁGIO PARCELAR EM PEDIATRIA ... 5

D. ESTÁGIO PARCELAR EM GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA ... 5

E. ESTÁGIO PARCELAR EM SAÚDE MENTAL ... 6

F. ESTÁGIO PARCELAR EM MEDICINA GERAL E FAMILIAR ... 6

G. ESTÁGIO OPCIONAL EM RADIOLOGIA ... 7

3. ELEMENTOS VALORATIVOS ... 7

4. REFLEXÃO CRÍTICA ... 8

5. ANEXOS ... 10

I – Atividades realizadas no âmbito do Estágio Profissionalizante ... 10

II – CEMEF no Serviço de Radiologia do Hospital de São Francisco Xavier ... 11

III – CEMEF no Serviço de Urgência do Hospital de São José ... 11

IV – Intercâmbio clínico em Medicina Interna em Palermo, Itália ... 12

V – Certificado I Jornadas de Medicina Geral e Familiar ... 13

VI – Certificado da conferência sobre Cirurgia Metabólica no Tratamento da Diabetes tipo 2 ... 14

VII – Certificado da conferência sobre Nefropatia Diabética ... 15

VIII – Certificado da conferência sobre Abordagem da Vertigem Periférica ... 16

(3)

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

O sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa surge como o apogeu de um percurso académico no qual são instruídos os ensinamentos teóricos e práticos fundamentais para a sublime prática da Medicina. Neste contexto, o Estágio Profissionalizante do 6º ano revelou-se como o ensaio geral de uma prática médica iminente, incluindo as áreas basilares de qualquer um dos seus praticantes: Medicina Interna, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar.

O presente relatório visa apresentar, de forma sucinta, as atividades intrínsecas ao Estágio Profissionalizante, abordando e analisando cada uma das especialidades suprarreferidas, nomeadamente no que concerne aos seus objetivos, à aquisição progressiva de autonomia e responsabilidade, bem como à correta aplicação de conhecimentos e atitudes previamente adquiridos. Inclui também os meus elementos valorativos pessoais e termina com uma reflexão crítica final, de carácter individual e subjetivo, relativamente às vivências experienciadas. Por considerar que a Unidade Curricular Opcional (Estágio Clínico Opcional) foi significativa, esta também será abordada.

Considerando o carácter derradeiro do Estágio Profissionalizante, os seus objetivos incluem a consolidação de conhecimentos teóricos e práticos previamente adquiridos, aperfeiçoamento de um raciocínio clínico, diagnóstico e terapêutico, bem como treino de técnicas de comunicação e integração de uma visão geral e holística do doente. Adicionalmente, pretendo adquirir e integrar novos conhecimentos, atingindo os objetivos gerais e específicos de cada estágio. Por fim, deve conciliar-se a correta execução dos estágios com a preparação para a Prova Nacional de Seriação (PNS).

(4)

2. CORPO DO TRABALHO

A. ESTÁGIO PARCELAR EM MEDICINA INTERNA

Esta formação decorreu entre 10 de setembro e 3 de novembro de 2017 (8 semanas), no serviço III de Medicina Interna do Hospital de São Francisco Xavier, sob orientação do Dr. Arturo Botella. Por ser uma especialidade tão polivalente, defini como objetivos a familiarização com as patologias mais frequentes, respetiva abordagem e terapêutica, com aquisição de autonomia e responsabilidade progressivas. As atividades variaram entre a enfermaria, as consultas externas, o serviço de urgência, a reunião de serviço e jornal clubs. Prevaleceu a atividade no serviço de internamento, no qual acompanhei entre 2 a 3 doentes por dia. Fui responsável pela avaliação da sua evolução e exame objetivo, redigindo o respetivo diário clínico e participando ativamente nas discussões clínicas, diagnósticas e terapêuticas com a restante equipa médica. Adicionalmente, fui responsável pela comunicação com os familiares dos doentes, permitindo-me aperfeiçoar as minhas técnicas de relação com os mesmos. Terminei o estágio com a apresentação de um trabalho sobre recomendações da sociedade Choosing Wisely no âmbito dos cuidados intensivos.

B. ESTÁGIO PARCELAR EM CIRURGIA GERAL

Este estágio decorreu entre 5 de novembro de 2017 e 12 de janeiro de 2018 (8 semanas), no Hospital Beatriz Ângelo, sob tutela do Dr. Pedro Amado. O estágio compreendeu diversas componentes, nomeadamente o serviço de internamento (que englobava casos eletivos e urgentes pré e pós-cirúrgicos), o bloco operatório e reuniões de serviço. Incluiu igualmente uma semana de aulas teóricas, outra de serviço de urgência e duas de um estágio opcional, em Gastroenterologia. Tendo a Cirurgia Geral características técnicas intrínsecas, para além do raciocínio clínico inerente a qualquer prática médica, defini como objetivos para este estágio a familiarização com as técnicas gerais cirúrgicas, nomeadamente a sua terminologia e indicações, ambicionando também a realização de pequenas técnicas cirúrgicas. Pude assistir a 21 procedimentos cirúrgicos, com predomínio do tratamento cirúrgico de patologia biliar e herniária. Tive a oportunidade de ser 3º elemento em 4 desses procedimentos e de realizar a sutura após a excisão de um quisto sebáceo. No Mini-Congresso de Cirurgia Geral, apresentei o caso de uma doente com carcinoma

(5)

hepatocelular no contexto de esteatohepatite não alcoólica, uma causa emergente desta neoplasia, tendo o meu grupo sido o vencedor deste Mini-Congresso.

C. ESTÁGIO PARCELAR EM PEDIATRIA

Esta formação decorreu entre 21 de janeiro e 15 de fevereiro de 2018 (4 semanas), sob orientação da Dra. Catarina Gouveia, no serviço de Infecciologia do Hospital D. Estefânia. Defini como objetivos a prática na colheita da anamnese e execução de exame objetivo dirigido à população pediátrica, treino do raciocínio clínico e terapêutico, bem como da comunicação com os familiares. A atividade predominou no serviço de internamento que, considerando a sazonalidade, teve preeminência de casos de gripe pelo vírus Influenza. Pude também assistir a consultas de Infecciologia geral, Ortoinfecciologia, que geralmente acompanhavam casos pós-internamento, e também consultas de Medicina do Viajante. Semanalmente, frequentei o serviço de urgência, no qual a minha tutora me confiou a observação independente de alguns doentes, efetuando colheita da anamnese e exame objetivo, bem como colocação das principais hipóteses diagnósticas e respetiva abordagem diagnóstica e terapêutica. No final do estágio, apresentei um trabalho sobre anemia hemolítica induzida por fármacos, com base no caso de uma doente internada no serviço.

D. ESTÁGIO PARCELAR EM GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA

Este estágio decorreu entre 19 de fevereiro a 16 de março de 2018 (4 semanas), sob tutela do Dr. Bruno Nogueira, no Hospital Beatriz Ângelo. Os meus objetivos basearam-se em adquirir competências práticas na execução do exame objetivo ginecológico e obstétrico, bem como da correta abordagem das situações clínicas e cirúrgicas mais frequentes nesta especialidade. Na área da Ginecologia, assisti a consultas de ginecologia geral, de adolescentes, patologia da mama, onco-ginecologia e consulta do pavimento pélvico, tendo sido autónoma na realização do exame objetivo ginecológico e mamário. Na Obstetrícia, observei grávidas em todos os trimestres de gestação, tendo sido responsável pela medição da altura uterina e auscultação do foco fetal. Pude assistir a seis partos eutócicos, três distócicos por fórceps e uma cesariana. No bloco operatório, assisti a cirurgias especialmente no âmbito da endometriose. No final do estágio, apresentei um

(6)

trabalho sobre o Consenso nacional sobre a vacinação contra o HPV da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, publicado em janeiro de 2018.

E. ESTÁGIO PARCELAR EM SAÚDE MENTAL

O estágio parcelar de saúde mental decorreu entre 19 de março e 20 de abril de 2018 (4 semanas), no serviço de Consultas Externas de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia, sob orientação do Dr. João Beirão. Sendo a primeira vez com que contactava com a Pedopsiquiatria, defini como objetivos a compreensão do normal desenvolvimento psíquico da criança, bem como as patologias mais frequentes e respetiva abordagem terapêutica. As consultas externas foram o componente preponderante deste estágio, tendo acompanhado crianças entre os 3 e os 17 anos, com predomínio da perturbação de hiperatividade e défice de atenção. Sinto que adquiri ferramentas na identificação dos quadros clínicos mais frequentes que compreendem esta especialidade. No final do estágio, elaborei um trabalho final sobre Perturbação de Oposição Desafiante, um diagnóstico frequente e com consequências importantes se não detetado e tratado adequadamente.

F. ESTÁGIO PARCELAR EM MEDICINA GERAL E FAMILIAR

Esta formação decorreu entre 23 de abril e 18 de maio de 2018 (4 semanas), na USF Alfa Beja, sob orientação da Dr.ª Madalena Valente. Sendo esta uma especialidade tão abrangente e holística, defini como objetivos uma melhor competência na relação médico-doente, na condução e orientação da consulta, identificação das patologias mais frequentes, respetiva abordagem diagnóstica e terapêutica e situações com necessidade de referenciação a especialidade hospitalar. Participei ativamente em consultas de Saúde de Adultos, principalmente no âmbito da Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, mas também de Saúde Infanto-Juvenil, Doença Aguda e, em menor extensão, de Saúde Materna e Planeamento Familiar. Tive a oportunidade de conduzir autonomamente algumas consultas no âmbito da Doença Aguda e Consulta de Adultos, efetuando a colheita da anamnese e exame objetivo, com respetiva proposta diagnóstica e terapêutica, que me permitiram aperfeiçoamento na comunicação com os doentes e seus familiares, bem como no

(7)

raciocínio clínico. Por fim, apresentei um trabalho sobre uma Norma de Orientação Clínica relativa ao diagnóstico e seguimento do doente com esclerose tuberosa.

G. ESTÁGIO OPCIONAL EM RADIOLOGIA

Este estágio opcional decorreu de 21 de maio a 1 de junho de 2018 (2 semanas), no serviço de Radiologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, sob orientação do Dr. Tiago Saldanha. Por ser uma área do meu interesse pessoal, defini como objetivos principais a familiarização com as várias vertentes desta especialidade e com a respetiva terminologia e particularidades. Tive a oportunidade de assistir a várias técnicas imagiológicas, nomeadamente radiografia convencional, ecografia, tomografia computorizada, ressonância magnética e biópsias guiadas por imagem, tanto com indicação eletiva como urgente. Também pude assistir a aulas dirigidas aos internos da especialidade, particularmente sobre radiografia convencional. Considero que solidifiquei o meu conhecimento e interesse nesta especialidade, com a qual temos pouco contacto no MIM.

3. ELEMENTOS VALORATIVOS

Os elementos que exponho são de índole clínica ou educativa. Dois dos estágios clínicos extracurriculares em que participei pertenciam ao programa dos Curtos Estágios Médicos em Férias (CEMEF’s). Estes tiveram duração quinzenal, tendo decorrido no final do 3º e 4º ano, no serviço de Radiologia do Hospital de São Francisco Xavier e no serviço de Urgência do Hospital de São José, respetivamente. O terceiro estágio clínico extracurricular que efetuei teve lugar em Palermo, Itália,

no âmbito dos intercâmbios clínicos organizados pela International Federation of Medical Students’

Associations (IFMSA), no final do 5º ano do MIM. Durante 4 semanas, integrei o serviço de Medicina

Interna do Hospital ARNAS Civico, no qual constatei a prática de uma medicina desatualizada. No decorrer deste ano letivo, assisti a um total de cinco sessões formativas. Estive presente nas I Jornadas de Medicina Geral e Familiar no dia 13 de outubro de 2017, nas quais foram abordados temas atuais e muito relevantes para esta e outras especialidades. Assisti também a três sessões e discussões clínicas, sobre Nefropatia Diabética, Cirurgia na Diabetes Mellitus tipo 2 e Abordagem da Vertigem Periférica. Adicionalmente, no âmbito do estágio parcelar de Cirurgia

(8)

Geral, participei no curso TEAM, com aprendizagens relativas à abordagem de um doente politraumatizado.

4. REFLEXÃO CRÍTICA

Findo este ano letivo, faço um balanço extremamente positivo do mesmo, considerando terem sido cumpridos os objetivos propostos. O Estágio Profissionalizante permitiu-me a prática constante de conhecimentos adquiridos ao longo de 5 anos, com aquisição de autonomia e responsabilidade crescentes, que contribuíram para uma melhor preparação para a minha futura prática enquanto médica recém-formada.

Relativamente aos estágios parcelares, cada um contribuiu de forma enriquecedora para a minha formação. Sinto especialmente que os estágios de Medicina Interna, Pediatria e Medicina Geral e Familiar foram os que mais contribuíram para o desenvolvimento de aptidões clínicas, pela confrontação diária com novas situações com necessidade de avaliação clínica, intervenção diagnóstica e/ou terapêutica, cujo constante desafio me permitiu a obtenção de adaptabilidade às diversas circunstâncias. Adicionalmente, estes foram os estágios em que pude experienciar maior

autonomia e responsabilidade, permitindo-me um crescimento exponencial. A Medicina Interna,

a meu ver a especialidade mãe da Medicina, demonstrou-se como um desafio constante na incorporação e interpretação dos dados clínicos dos doentes, demonstrando-se fundamental para a preparação dos estágios subsequentes. O estágio de Cirurgia Geral permitiu-me o contacto com o mundo cirúrgico, respetivas técnicas e particularidades do período peri-operatório. No entanto, saliento que o rácio de 3 alunos por tutor pode ter dificultado a aprendizagem e aplicação de conhecimentos numa área já intrinsecamente difícil. O estágio de Pediatria possibilitou o contacto com as principais patologias pediátricas, com o benefício do contacto com doença infetocontagiosa num centro de referência a nível nacional. Permitiu-me também adquirir e praticar competências de comunicação com a população pediátrica e seus familiares. O estágio de Ginecologia/Obstetrícia permitiu aprofundar conhecimentos teóricos e aprimorar os práticos, através da realização do exame objetivo ginecológico e obstétrico, mostrando-se também enriquecedor devido à passagem pelas diversas vertentes desta especialidade. O estágio de Saúde Mental demonstrou-se

(9)

desafiante, por ser uma estreia no contacto com a Pedopsiquiatria, que se veio a revelar uma área extremamente interessante, nomeadamente na medida em que a maior plasticidade pediátrica permite a cura ou melhoria significativa da maioria dos síndromes clínicos pedopsiquiátricos. Destaco a experiência de MGF num meio rural, em que contactei com uma população diferente em termos demográficos e socioculturais, permitindo-me abrir os meus horizontes, para além da prática intrínseca da relação médico-doente e raciocínio clínico. O estágio Opcional aprimorou o meu interesse em Radiologia, que considero como futura carreira médica. Considero que tirei o maior partido de cada estágio, procurando um constante crescimento das minhas competências.

Quanto aos elementos valorativos, considero que os estágios clínicos extracurriculares nacionais e internacional, que procurei efetuar como um complemento à minha formação, contribuíram de forma extraordinária para o meu crescimento académico e pessoal, com aprimoramento do raciocínio clínico e diagnóstico. As sessões e discussões clínicas a que assisti permitiram-me aprofundar os conhecimentos e abordagens relativamente a diversas patologias, transmitindo entendimentos essenciais para qualquer médico recém-formado.

Atentando ao carácter decisivo do 6º ano do MIM, não só pela iminência da futura prática clínica médica, mas também pela concomitante preparação para a Prova Nacional de Seriação, não posso deixar de considerar que o MIM na NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas permite aos seus alunos uma conjugação acessível entre as atividades, nomeadamente flexibilidade de horários nos estágios parcelares aquando de atividades de preparação para a PNS. Quanto a pontos menos positivos, destaco a difícil homogeneidade quanto à avaliação subjetiva dos tutores nos diferentes estágios.

Por fim, deixo este pequeno parágrafo para a maior tarefa de todas: agradecer. Gostaria de deixar um enorme “obrigada” a cada um dos meus tutores dos estágios parcelares, que se demonstraram sempre inteiramente disponíveis para contribuir para a minha formação. Agradeço também a todos os médicos e colegas que colaboraram comigo durante este ano. Finalmente, deixo o maior agradecimento à minha família, especialmente à minha mãe, pelo apoio incondicional

(10)

5. ANEXOS

I – Atividades realizadas no âmbito do Estágio Profissionalizante

Estágio Parcelar Trabalho realizado

Medicina Interna Recomendações da Sociedade Choosing Wisely relativamente a Cuidados Intensivos

Cirurgia Geral

NASH: uma causa silenciosa e emergente de Carcinoma Hepatocelular

(NASH = Non-Alcoholic SteatoHepatitis)

Pediatria Anemia hemolítica induzida por fármacos

Ginecologia/Obstetrícia Consenso sobre a Vacinação contra o HPV da Sociedade Portuguesa de Ginecologia

Saúde Mental (Pedopsiquiatria) Perturbação de Oposição Desafiante

Medicina Geral e Familiar Norma de Orientação Clínica sobre o Diagnóstico e Seguimento dos doentes com Esclerose Tuberosa.

(11)

II – CEMEF no Serviço de Radiologia do Hospital de São Francisco Xavier

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)

Referências

Documentos relacionados

Objetivo: Realizar uma revisão da literatura para definir um protocolo sobre como deve ser realizado o desmame e decanulação da traqueostomia, nos pacientes que foram

Uma investigação tem um ponto de partida e o desta foi quando me apercebi que além da inexistência da área das ciências na sala, aquele grupo de crianças poucas

● Se estiver a utilizar um dispositivo externo, verifique a opção de saída de áudio do dispositivo (por exemplo, pode ser necessário alterar a opção de áudio da caixa

10.1 A convocação de substituto aprovado neste Processo Seletivo Simplificado ocorrerá no dia 24 de junho de 2013, às 13:30 horas e obedecerá rigorosamente à ordem

A imposição de uma fórmula de execução da pena diferenciada segundo características do autor relacionadas com “suspeitas” de sua participação na criminalidade de massas não é

Os dados incluídos para análise foram: se a AC era uni ou bilateral, a idade na qual foi feito o diagnóstico, a idade em que foi realizada a cirurgia, o tipo de

Ainda no capítulo 4, o reino espiritual do Centro é apresentado como um dos elementos do espaço espiritual, assim como “a luz”, e os mistérios. A miração e a mediunidade não

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as