• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL DE

ESTÁGIO

6º Ano

Mestrado Integrado em Medicina

Nova Medical School / Faculdade de Ciências Medicas

UNL

Bruno José Gomes Silva

(2)

1 Índice

1. Introdução ... 2

2. Objectivos Gerais ... 2

3. Síntese das Actividades Desenvolvidas ... 3

3.1 Medicina Geral e Familiar ... 3

3.2 Pediatria ... 3

3.3 Ginecologia e Obstetrícia ... 4

3.4 Saúde Mental ... 5

3.5 Medicina Interna ... 5

3.6 Cirurgia ... 6

3.7 Cardiologia: da Clínica à intervenção ... 7

4. Reflexão Critica ... 7

5. Anexos ... 10

5.1 Certificado de participação no 2VRT ... 10

5.2 Certificado de participação nas 28as Jornadas de Cardiologia do HEM ... 11

5.3 Certificado de participação na acção de formação Soroterapia de Manutenção ... 12

5.4 Certificado de participação no “ Champalimaud Cancer Symposium, 1st Pancreas Meeting ... 13

5.5 Certificado de participação nas 4as Jornadas do Departamento de Cirurga do HBA ... 14

5.6 Certificado de participação nas 1as Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar de Lisboa Centra – Centro Médico Universitário de Lisboa. ... 15

(3)

2 1. Introdução

Este relatório tem como objectivo documentar e analisar, de forma sucinta, o trabalho realizado ao longo do estágio profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa durante o ano lectivo 2015/2016. O 6º ano do MIM pretende uma formação baseada na prática clinica orientada em meio hospitalar e cuidados de saúde primários, de modo a que o estudante ganhe a independência e confiança necessárias para o seu ingresso no Internado Médico.

Este relatório é então estruturado em 3 secções diferentes: uma primeira introdutória onde são apresentados os objectivos assumidos para este ano profissionalizante; uma segunda que constituirá o corpo do trabalho estando esta dividida pelos seis estágios parcelares profissionalizantes que foram desenvolvidos ao longo deste ano curricular; uma terceira secção sendo esta última uma reflexão crítica e pessoal relativa ao meu desempenho ao longo deste ano. Por fim apresento em anexo actividades desenvolvidas ao longo do ano, nas quais participei e contribuíram para a minha evolução.

2. Objectivos Gerais

Conforme exposto na obra “O Licenciado Médico em Portugal”, adoptei como objectivos

(4)

3

3. Síntese das Actividades Desenvolvidas

Este relatório centra-se nas actividades desenvolvidas ao longo deste ano que se iniciaram a 14 de Setembro de 2015 e terminaram a 3 de Junho de 2016 sendo que foram distribuídas, cronologicamente, do seguinte modo: 4 semanas de Medicina Geral e Familiar, 4 semanas de Pediatria, 4 semanas de Ginecologia e Obstetrícia, 4 semanas de Saúde Mental, 8 semanas de Medicina Interna e 8 semanas de Cirurgia. Abordo ainda a unidade curricular opcional que apesar não fazer parte do estágio profissionalizante, considero um elemento preponderante na minha formação.

3.1 Medicina Geral e Familiar

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar, com a regência da Professora Doutora Isabel Santos, decorreu na Unidade de Saúde Familiar de Monte Pedral, em Lisboa, sob a tutoria do Dr. Guilherme Ferreira num período compreendido entre 14/09/2015 e 09/10/2015. Tendo em conta as características inerentes à prática clínica nesta área, defini como grande objectivo para este estágio o desenvolvimento das minhas aptidões na relação médico-doente e na abordagem do doente como um todo contextualizando tanto o ambiente social, familiar e profissional.

Assisti a actos de enfermagem, participei activamente nas consultas de Saúde do Adulto, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde Infantil e Consulta de agudos. Tive oportunidade de participar activamente nas consultas, com realização de entrevistas clinicas, exames objectivos, registos clínicos e orientação de MCDTs e terapêutica tendo-me sido ainda possível, se bem que raramente, conduzir a consulta. Realizei ainda o Diário do Exercício Orientado que descreve com mais detalhe as actividades desenvolvidas, o qual foi posteriormente defendido num exame oral.

3.2 Pediatria

(5)

4 Almeida num período compreendido entre 12/10/2015 a 6/11/2015. Este estágio tinha os seguintes objectivos: o reconhecimento e avaliação da semiologia pediátrica, aplicação da marcha de diagnóstico e terapêutica mais adequada às principais patologias pediátricas estabelecimento de comunicação adequada tanto com a criança como com os pais e outros profissionais de saúde e aquisição de valências práticas.

Os trabalhos aqui desenvolvidos consistiram na presença nas reuniões diárias de passagem dos doentes da Pediatria Médica, serviço onde participei nas actividades de enfermaria, realizando histórias clinicas e exame objectivo assim como notas de entrada. Frequentei também o serviço de urgência, a consulta externa de pediatria médica, a consulta do viajante e a consulta de imunoalergologia. Durante este estágio participei numa acção de formação de soroterapia de manutenção, assisti às reuniões clinicas, sessões científico-clinicas assim como às sessões SOFIA. Como trabalhos realizados durante este estágio destaco uma história clínica de um doente com icterícia neonatal, uma apresentação oral sobre parotidites infecciosas e o relatório do estágio parcelar.

3.3 Ginecologia e Obstetrícia

Este estágio parcelar, cuja regência está a cargo da Professora Doutora Teresa Ventura, decorreu no Hospital São Francisco Xavier (HSFX) sob a tutela da Dr.ª Helena Pereira, num período compreendido entre 9/11/2015 a 4/12/2015. Neste estabeleci como objectivos gerais alargar os conhecimentos e apetências práticas no âmbito da saúde da mulher já adquiridos em anos anteriores, adquirir autonomia e familiarizar-me com os princípios gerais de actuação nas patologias mais comuns na mulher, incluindo situações de urgência, assim como participar em actos cirúrgicos.

(6)

5 Cirurgia de Ambulatório (Hospital Egas Moniz) e no bloco operatório onde participei como 2º ajudante numa Histerectomia com Anexectomia Bilateral. Como trabalhos realizados, para além do relatório de final de estágio, destaco uma comunicação oral no Journal Club com o tema “ Vulvodinia em Portugal: estaremos a diagnosticar e tratar adequadamente?”.

3.4 Saúde Mental

O estágio parcelar de Saúde Mental, sob a regência do Professor Doutor Miguel Xavier, realizou-se no Serviço de Psiquiatria Geral e Transcultural (PGT) do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa sob a tutela da Dr.ª Margarida Quaresma num período compreendido entre 07/12/2015 a 15/01/2016. Adoptei como objectivos para estas 4 semanas a aquisição e maturação de conhecimentos já adquiridos através da sua utilização prática, aquisição de competências técnicas e práticas, sensibilização para a saúde pública e integração em actividades de investigação.

Após as sessões teóricas lecionadas na faculdade nos primeiros dias, desenvolvi a maior parte do meu trabalho no internamento do PGT, e na sua Consulta Externa. Assisti às sessões clínicas e participei nas reuniões de serviço do PGT. Durante a minha passagem por este serviço participei activamente naquele que é o maior grupo psicoterapêutico aberto do país, liderado pelo Dr. António Bento. Destaco ainda, durante este estágio, a minha participação num trabalho de investigação que se encontra a ser desenvolvido pelo Departamento de Saúde Mental da NMS | FCM – UNL.

3.5 Medicina Interna

(7)

6 realização de exame objectivo, proposta de exames complementares de diagnóstico e sua interpretação, elaboração de propostas terapêuticas e prognóstico, para além de solidificar competências na interacção com o doente, familiares e com restantes profissionais de saúde.

Desenvolvi grande parte do meu trabalho na enfermaria, onde observei os doentes internados a cargo da equipa onde me integrei sendo que diariamente tinha 1 ou 2 doentes pelos quais era responsável, com realização de sua história clinica e exame objectivo, registo no diário clinico, requisição de exames auxiliares apropriados e optimização terapêutica, discutida com o médico assistente. Frequentei o serviço de urgência (HSFX),a Urgência Interna do Hospital Egas Moniz, assim como a Consulta Externa de Medicina Interna e de doença tromboembólica. Assisti semanalmente às reuniões de equipa, reuniões de nota de alta e sessões clinicas de medicina interna. Durante a minha estadia neste serviço, para além de várias histórias clinicas, notas de alta e de entrada, apresentei um trabalho de revisão sobre antiagregação e anticoagulação.

3.6 Cirurgia

O estágio parcelar de cirúrgica, sob a regência do Professor Doutor Rui Maio, foi realizado no Hospital CUF Descobertas sob a alçada do Dr. Nuno Pinheiro num período compreendido entre 28/03/2016 a 20/05/2016. Os objectivos para este estágio consistiam em reconhecer o diagnóstico e abordagem das patologias cirúrgicas mais comuns, acompanhar o doente no peri-operatório e familiarizar-me com os respectivos procedimentos, assistir e participar nas cirurgias e desenvolver competências de comunicação interpessoal e trabalho de equipa.

(8)

7 uma história clinica de diverticulite e uma apresentação oral de um caso clinico de adenoma duodenal.

3.7 Cardiologia: da Clínica à intervenção

O estágio opcional por mim escolhido foi uma unidade curricular já estabelecida “Cardiologia: da Clínica à intervenção”, que tem como responsável o Dr. Rui Ferreira. Este estágio realizou-se no serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Marta, sob a tutela do Dr. Tiago Silva num período compreendido entre 23/05/2016 e 3/06/2016.

Aqui participei nas várias actividades do meu tutor: Internamento, Urgência, Unidade de cuidados intensivos, Sala de Hemodinâmica, Ecografia e Consulta Externa.

4. Reflexão Critica

Terminado o 6º ano do MIM, impõe-se agora uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano profissionalizante. Foi com altas expectativas que iniciei este ano, pois para além de ser o ultimo ano do curso, trata-se de um ano profissionalizante, implicando uma maior autonomia e maior responsabilidade mas sendo igualmente mais gratificante. Foi um ano que testou todos os meus conhecimentos e apetências técnicas e permitiu consolidação dos mesmos. Confesso que superou as minhas expectativas, foi sem dúvida o ano mais produtivo e satisfatório do Curso de Medicina e considero cumpridos os objectivos principais para este ano, enumerados no início deste relatório. Relativamente, aos objectivos específicos para cada estágio parcelar, não os consegui atingir a todos na totalidade mas considero que a sua grande maioria foi alcançada com sucesso.

O estágio Medicina Geral e Familiar foi talvez o menos profissionalizante e no qual menos

(9)

8 minha compreensão do doente como um todo, centrando-me na pessoa e não na doença e contextualizando o ambiente social, profissional e familiar.

Avançando para o estágio de Pediatria, o facto de ter ficado numa área geral como a

pediatria médica e a ida ao SU permitiu-me adquirir uma visão bastante abrangente das patologias mais comuns na criança, assim como desenvolver boas técnicas de comunicação com as crianças e suas famílias. No entanto, considero que estas patologias com as quais contactei, por se tratarem maioritariamente de patologias infeciosas do tracto respiratório e gastrointestinal, não tiverem contribuição significativa para aquisição de competências e tratamento de emergências. Outro ponto no qual penso que falhei neste estágio foi na prescrição terapêutica em pediatria, a qual ainda não domino completamente devido ao ajustes de dose que são necessários realizar.

No que toca à Ginecologia e Obstetrícia foi um estágio com o qual tive pouco contacto no

4º ano e em relação ao qual estava algo apreensivo. No entanto, superou largamente as expectativas, sendo realmente um estágio bastante prático onde consegui aperfeiçoar o processo de raciocínio clínico e praticar vários procedimentos específicos a esta área, nomeadamente exame ginecológico, obstétrico e realização de citologias. Neste estágio tive ainda oportunidade de participar na sua vertente cirúrgica, ponto que considero extremamente positivo.

Relativamente ao estágio Saúde Mental, foi possivelmente o estágio que mais me

surpreendeu pela positiva. Confesso que ao iniciar reste estágio possuía uma ideia pré-concebida errada e esta experiência foi eficaz em alterar essa concepção. Atribuo grande relevo ao PGT, serviço onde fiquei que pelo seu espectro de patologias, variedade de culturas e nacionalidades tornou este estágio numa experiência bastante positiva. Destaco também o Grupo Psicoterapêutico Aberto do Dr. António Bento que foi uma experiencia inovadora e marcante a todos os níveis. Como lacuna fica o pouco contacto que tive com a fase aguda das patologias sendo que durante a minha passagem pelo serviço urgência não haviam muitos doentes.

O estágio de Medicina Interna foi, sem dúvida, de extrema importância, e dos mais bem

(10)

9 cresci imenso e considero que ao longo das 8 semanas tornei-me progressivamente mais autónomo, confiante e independente nas minhas acções na enfermaria. Considero também que este estágio tenha sido vital para o aperfeiçoamento e aquisição de competências teóricas e praticas e tendo em conta que tinha doentes a meu cargo, foi também bastante importante para aperfeiçoar a relação médico-doente e comunicar com familiares.

O estágio de Cirurgia foi na minha opinião o melhor estágio deste ano. Comecei com alguns

receios pelo facto de se tratar de um estabelecimento privado e não poder participar tanto quanto gostaria mas não podia estar mais enganado, foi, a par com a medicina interna, o estágio onde mais participei e me senti integrado. Outro receio que tinha ao começar este estágio era a pouca apetência que tinha nas técnicas cirúrgicas, receio que se comprovou ao longo mesmo. No entanto, graças ao meu tutor e ao facto de ter participado como 1º ou 2º ajudante em praticamente todas as suas cirurgias essas dificuldades foram rapidamente ultrapassadas e foi notória uma gradual melhoria na minha performance ao longo das 8 semanas.

No que toca ao estágio opcional de cardiologia, foi bastante importante, pois representou a possibilidade de explorar novamente uma área pela qual me interesso bastante e veio realmente confirmar que se trata de uma especialidade que gostaria de seguir.

Para terminar faço um balanço global bastante positivo. Considero que ao longo do ano fui notória a minha evolução, tornando-me gradualmente mais autónomo, comunicando melhor com os doentes e restantes profissionais. Considero que melhorei no que toca ao raciocínio hipotético-dedutivo e percebi o que tenho de aprender e melhorar, nomeadamente na vertente de prescrição terapêutica.

(11)

10 5. Anexos

(12)
(13)
(14)

13

(15)
(16)

15 5.6 Certificado de participação nas 1as Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

diversos ataques em potencial, inclusive sobre a geração de chaves.  Apesar dos ataques em potencial, até agora o único

novas artes da vida (e da morte): qualidade de vida, nova era, biomímese.. The

No livro básico de Reinos de Ferro RPG as munições são divididas em 4 tipos: leve, pesada, de carga e de escopeta. Além disso, elas podem ser revestidas de

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção