• Nenhum resultado encontrado

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências Médicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências Médicas"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

2013-2014

Faculdade de Ciências Médicas

Mestrado Integrado em Medicina

R

ELATÓRIO

F

INAL

D

E

E

STÁGIO

6

ºANO

Mónica Alexandra Farinha

(2)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 1

Í

NDICE

1.Introdução ... 2

2. Actividades Desenvolvidas ... 3

Estágio parcelar de Obstetrícia e Ginecologia (16/9/2013 a 11/10/2013) ... 3

Estágio parcelar de Saúde Mental (14/10/2013 a 8/11/2013)... 4

Estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar (11/11/2013 a 6/12/2013) ... 5

Estágio parcelar de Pediatria (9/12/2013 a 17/01/2014) ... 5

Estágio parcelar de Cirurgia (27/01/2014 a 21/03/2014) ... 6

Estágio parcelar de Medicina (24/03/2014 a 23/05/2014) ... 6

UC Opcional (Pediatria) (26/05/2014 a 6/06/2014) ... 7

Preparação para a Prática Clínica: Integração de Conhecimentos ... 7

3. Reflexão Crítica Final ... 8

4. Anexos... 11

Anexo A ... 12

(3)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 2

1. I

NTRODUÇÃO

O Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL) compreende um total de 360 créditos, 12 semestres curriculares e 10.080 horas de trabalho do aluno. Orienta-se por vários princípios como a adequação às necessidades do sistema de saúde, fomentando tanto as dimensões científicas como os aspectos relativos ao profissionalismo médico; a integração transdisciplinar; a diversidade dos locais de ensino/aprendizagem e a aquisição de mecanismos de aprendizagem ao longo da vida.

Os últimos 2 semestres do MIM são compostos pelo estágio profissionalizante, “… uma unidade curricular organizada em estágios parcelares, em sistema de rotação nas várias áreas clínicas e que inclui uma

prova pública de discussão de um relatório final de estágio.”1, por uma Unidade

Curricular (UC) Opcional e por Preparação para a Prática Clínica: Integração de Conhecimentos (PPC).

Este relatório tem como objectivo fazer um sumário das actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo de 2013/14 nos vários estágios parcelares: Ginecologia, Medicina Interna, Cirurgia, Pediatria, Medicina Geral e Familiar (MGF) e Psiquiatria; UC opcional e PPC.

Encontra-se estruturado em Introdução, Actividades Desenvolvidas e Reflexão Crítica Final. Nesta primeira parte são expostos os objectivos propostos para este ano lectivo para além do enquadramento do estágio profissionalizante, na segunda faz-se uma descrição sumária do percurso

1

(4)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 3

efectuado, no que se refere aos vários estágios parcelares (seguindo uma ordem cronológica), e, finalmente, na terceira, elabora-se uma análise crítica de todo o trabalho realizado, cuja finalidade é concluir se os objectivos iniciais foram plenamente atingidos. Este relatório é complementado por 3 anexos: o Anexo A, que consta de um cronograma do ano lectivo com as datas e outras informações sobre cada estágio; o Anexo B, que agrupa os trabalhos efectuados mencionados no ponto Actividades Desenvolvidas; e o Anexo C, onde se encontram os documentos relativos às actividades extracurriculares.

Os objectivos delineados pela discente para esta última fase de formação pré-graduada tiveram em conta o seu carácter profissionalizante e de desenvolvimento de capacidades de aprendizagem autónoma:

1) Consolidar conhecimentos teóricos obtidos nos anos anteriores, através da sua aplicação em situações de prática clínica;

2) Adquirir progressivamente uma maior autonomia na abordagem aos doentes;

3) Aperfeiçoar técnicas de comunicação com doentes, respectivos familiares e profissionais envolvidos na prestação de cuidados de saúde;

4) Melhorar competências de trabalho em equipa;

5) Prestar um cuidado global, segundo uma perspectiva biopsicossocial abrangente centrada no individuo e não na doença.

2.

A

CTIVIDADES

D

ESENVOLVIDAS

Estágio parcelar de Obstetrícia e Ginecologia (16/9/2013 a 11/10/2013)

(5)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 4

exsudados (para detecção de Strep.). Também participei na actividade clinica exercida nas urgências, na sala de partos, onde assumi funções de instrumentista numa cesariana e frequentei os gabinetes de ecografia onde realizei uma ecografia de terceiro trimestre com supervisão;

No serviço de Ginecologia estive presente na Enfermaria, no Bloco Operatório (com carácter observador), nas Consultas Externas de Ginecologia Geral e Ginecologia Oncológica e também nas reuniões multidisciplinares de oncologia. Estive presente no Serviço de Urgência todas as semanas e tive ainda a oportunidade de realizar uma comunicação oral para apresentar novas guidelines2: The FIGO classification of causes of abnormal uterine bleeding in the reproductive years.

Estágio parcelar de Saúde Mental (14/10/2013 a 8/11/2013)

O estágio iniciou-se com uma componente teórico-prática, que consiste num conjunto de Seminários, leccionados pelo regente, na FCM-NOVA. Na Unidade funcional Comunitária da Amadora para além de acompanhar as consultas médicas, tive a excelente oportunidade de conhecer e participar nas actividades dos outros membros da unidade, (enfermeiros e psicóloga). Frequentei o Serviço de Urgência do Hospital Fernando Fonseca, onde estive presente nas Reuniões Clínicas onde são discutidos casos seleccionados e em várias sessões de carácter formativo. Também realizei em colaboração com os meus colegas, uma comunicação livre sobre o tema “Reacção de adaptação à doença somática”.

2

(6)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 5

Estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar (11/11/2013 a 6/12/2013)

Na primeira quinzena deste estágio observei e participei no exame objectivo dos doentes nas Consultas de Adultos, Cessação Tabágica, Saúde Materna e Infantil e Serviço de Urgência Básica de Coruche. Na segunda quinzena pude participar mais activamente em todas as componentes das consultas realizadas pela Dr.ª Dulce na USF da Venda-Nova, com destaque para a Consulta de Diabetes. Realizei ainda o “Diário de Exercício Orientado”, modelo alternativo aos relatórios dos restantes estágios parcelares, que foi objecto de avaliação oral final.

Estágio parcelar de Pediatria (9/12/2013 a 17/01/2014)

(7)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 6

Estágio parcelar de Cirurgia (27/01/2014 a 21/03/2014)

Durante o estágio, composto por Cirurgia geral e Opcional (Anestesiologia), fui integrada na Enfermaria, Bloco Operatório (tendo a oportunidade de participar como primeira e segunda ajudante nalgumas cirurgias e de colocar um cateter venoso central), Consulta Externa e Serviço de Urgência. No módulo de Anestesiologia acompanhei o meu tutor no Bloco Operatório e na Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos observando todos os cuidados prestados ao doente na sua passagem pelo bloco e, realizando inúmeros procedimentos desde a preparação de fármacos até intubação orotraqueal, e participação em raquianestesia. Assisti ainda a várias sessões de carácter formativo, nomeadamente aulas teóricas e teórico-práticas. No âmbito de um minicongresso de Cirurgia que decorreu no final do estágio, organizado pela Direcção Clínica do Hospital, realizei uma comunicação com o título “Tumor Neuroendócrino do Pâncreas”.

Estágio parcelar de Medicina (24/03/2014 a 23/05/2014)

(8)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 7

FCM. Apresentei no final do estágio um trabalho de revisão sobre o tema

“Distúrbios Hidroelectrolíticos do Sódio”.

UC Opcional (Pediatria) (26/05/2014 a 6/06/2014)

Pela segunda vez, o sexto ano inclui a possibilidade de os alunos realizarem uma Unidade Curricular opcional, que decorre nas duas últimas semanas do ano. Esta poderia integrar um estágio num Serviço e Instituição à escolha do aluno ou um módulo já estruturados pela FCM. A escolha de integrar novamente a equipa da Dr.ª Catarina na Pediatria foi marcada pela óptima experiência tida previamente e pelo intenso gosto por esta especialidade e pelas particularidades inerentes às patologias infecciosas sujeitas a internamento nos lactentes, crianças e adolescentes. As actividades desenvolvidas basearam-se na avaliação geral do doente, com anamnese e exame objectivo, registo do diário clínico, pedido e posterior interpretação de exames complementares de diagnóstico, elaboração de notas de entrada e alta, bem como a instituição de prescrições farmacológicas, de dieta e fluidoterapia após discussão com a Dr.ª Catarina Gouveia.

Preparação para a Prática Clínica: Integração de Conhecimentos

(9)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 8

3.

R

EFLEXÃO

C

RÍTICA

F

INAL

Esta reflexão consiste num exercício crítico de auto-avaliação dos conhecimentos adquiridos durante todo o ano lectivo e a sua integração na formação pessoal da discente, discriminando os objectivos específicos propostos e o seu grau de execução, bem como pela avaliação global da estrutura do MIM que chega agora ao seu término.

Tratou-se de um ano com um carácter efectivamente mais prático onde a passagem pelas diferentes áreas de especialidade permitiu ter acesso às situações mais comuns dentro de cada uma delas, promovendo o recurso a raciocínios clínicos de acordo com as evidências científicas e o aprimorar de gestos técnicos, reutilizando, integrando e completando conhecimentos teóricos adquiridos em anos anteriores. Houve uma participação mais autónoma na comunicação e abordagem ao doente contribuindo para a evolução pessoal neste campo. Considera-se assim que os objectivos inicialmente propostos foram atingidos na sua totalidade.

Destacam-se ainda como pontos positivos deste ano, a presença de uma UC Opcional - pela oportunidade de contacto com novas realidades ou de aprofundamento de competências numa área já conhecida - e a Preparação para a Prática Clínica pelo seu carácter integrador fundamental. Contudo, considera-se que este último módulo pode ser ainda enriquecido sobretudo através da promoção de um maior envolvimento/participação dos alunos durante as sessões multidisciplinares.

(10)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 9

esse nível; consequentemente, a componente prática ou se pontua por uma vertente meramente observacional, ou por uma actividade autónoma com pouca supervisão. Para além disso, existem grandes discrepâncias na carga horária entre os diferentes locais de um mesmo estágio, sem que uma maior presença física do aluno tenha reflexo na sua classificação final, assim sendo, considera-se que deveriam ser clarificados, de uma forma mais exacta, os critérios e métodos de avaliação dos diferentes estágios, como acontece, por exemplo, em Medicina Geral e Familiar.

Tratando-se do ano final do MIM, é imperativo um olhar transversal de toda a estrutura do mesmo e entendem-se como proveitosas: a introdução mais precoce da prática clínica nos currículos, maior componente opcional e uma maior integração e incentivo à participação dos alunos em projectos de investigação - medidas já consideradas na introdução do novo Plano de Estudo da FCM-NOVA.

(11)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 10

numa população idosa. Apesar de alguns destes projectos não se terem prolongado ao longo do 6ºano, considera-se que estes foram fulcrais para a formação pessoal contínua e diversificada da aluna, não tendo sido objecto de avaliação prévia.

Face ao anteriormente exposto faz-se um balanço global positivo deste ano, bem como de todo o percurso ao longo do MIM tendo a certeza que os conhecimentos, aptidões e atitudes apreendidos serão determinantes, independentemente do caminho escolhido no futuro, enquanto incentivo para a procura contínua da excelência profissional e evolução pessoal.

Finalmente, é da mais elementar justiça agradecer a todos os Professores, Assistentes, Orientadores, Profissionais e Colegas que contribuíram para a formação da discente durante este longo trajecto, não só em termos académicos mas também na transmissão e consolidação de valores, aquisição de um maior sentido de responsabilidade e crescimento enquanto ser humano.

“…a educação dum Médico é complexa; não pode ser apenas a aprendizagem de gestos e atitudes que lhe permitam prática profissional. Requer cultura, sem o que a sua compreensão do indivíduo doente será sempre limitada; formação científica sólida, sem o que não dominará as razões da sua actuação e não poderá progredir e inovar; impõe sentido ético e moral e interesse pelo próximo, sem o que não poderá apreender e viver o espírito de serviço que deve ser o paradigma da sua profissão.”

(12)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 11

4.

A

NEXOS

Anexo A: Cronograma do ano lectivo 2013/2014

Anexo B: Trabalhos realizados no ano lectivo 2013/2014

(13)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 12

Anexo A

Cronograma do ano lectivo 2013/2014

Unidade

Curricular Duração Regente Local

Tutor principal Obstetrícia e Ginecologia (Estágio) 4 semanas Prof. Doutora Fátima Serrano Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF) Dr.ª Teresa Diniz da Costa Saúde Mental (Estágio) 4 semanas Prof. Doutor Fernando

Miguel Xavier HFF

Dr.ª Raquel Ribeiro Medicina Geral e Familiar (Estágio) 4

semanas Isabel Santos Prof. Doutora

USF Vale do Sorraia – Coruche e USF

Venda Nova Dr.ª Fernanda Ribeiro; Dr.ª Dulce Trindade Pediatria (Estágio) 4 semanas Prof. Doutor Luís Manuel Varandas Hospital Dona Estefânia Mestre Catarina Gouveia Cirurgia (Estágio) 8

semanas Prof. Doutor Rui Maio Hospital Beatriz Ângelo Dr.ª Rita Roque

Medicina (Estágio) 8 semanas Prof. Doutor Fernando Nolasco Hospital Egas Moniz – Medicina II Dr. Manuel Nisa Pinheiro UC Opcional Pediatria 2 semanas Prof. Doutor Fernando Nolasco Hospital Dona Estefânia Mestre Catarina Gouveia Preparação para a Prática

Clínica

16 semanas

Prof. Roberto Palma dos

(14)

Ano Lectivo 2013-2014 Página 13

Anexo B

Trabalhos realizados no ano lectivo 2013/2014

Unidade

Curricular Tema Autores

Obstetrícia e Ginecologia

(Estágio)

“The FIGO classification of causes of abnormal uterine bleeding in the reproductive years” 3

Mónica Farinha

Saúde Mental

(Estágio) Reacção de Adaptação à Doença Somática

Alexandra coelho Filomena Cardosa Helena Pinto Inês Santos José Viegas Leonor Matos Miguel Nogueira Mónica Farinha Pediatria

(Estágio) Abcessos Parafaríngeos

Miguel Nogueira Mónica Farinha Cirurgia

(Estágio) Tumor Neuroendócrino do Pâncreas

Alexandra Coelho Inês Santos Mónica Farinha Medicina

(Estágio) Disturbios Hidroelectrolíticos do Sódio

Fernando Figueira Mónica Farinha Sandra Ferreira

3

(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)

Referências

Documentos relacionados

good-will and benefits drawn from the Portuguese administration, Pissurlencar remained a nationalist Hindu at heart, and is known to have cooperated with the Indian authorities and

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Além disso, a avaliação de empresas com resultados negativos, problemáticas para múltiplos P/E, assim como para fluxos de caixa, não são um obstáculo para P/BV.. Mas

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

As doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson, Alzheimer, ELA, demência frontotemporal e a doença de Huntington estão associadas a várias condições

Assim, podem ser aplicadas ao arguido as penas acessórias de proibição de contacto com a vítima (pode variar entre os 6 meses e os 3 anos) e de obrigação de frequência de