• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Mestrado Integrado em Medicina

Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Médicas

Por: Cláudia Marques

(2)

Índice

 

Introdução ... 2

Descrição Sumária das actividades desenvolvidas ... 2

Medicina Geral e Familiar ... 2

Pediatria ... 3

Ginecologia e Obstetrícia ... 4

Saúde Mental ... 4

Medicina Interna ... 5

Cirurgia Geral ... 6

Opcional – Medicina da Emergência e Catástrofe ... 6

Análise Crítica Final ... 7

Anexos ... 10

Anexo 1 – Certificado de recolha de dados para o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde ... 10

Anexo 2 – Certificado de participação em Rastreios ... 11

(3)

Introdução

O estágio profissionalizante realizado no sexto ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa é constituído por estágios parcelares em várias áreas médicas e cirúrgicas (Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Interna, Cirurgia Geral e Opcional). Em cada estágio parcelar fui integrada em diversos serviços e equipas médicas, sempre orientada por um tutor, na maior parte dos estágios 1 aluno por tutor. No final de cada estágio parcelar efectuei um relatório final onde relatei as actividades por mim desenvolvidas no mesmo.

Organizei o meu relatório em três partes principais: uma introdução em que explicito a organização do relatório, uma segunda parte em que descrevo cada estágio parcelar pela ordem cronológica de realização, onde enumero as competências adquiridas em cada área clínica e, por fim, uma análise crítica global do sexto ano.

Descrição Sumária das actividades desenvolvidas

Medicina Geral e Familiar

(4)

próprias dos cuidados de saúde prestados em Medicina Geral e Familiar, assim como a variedade de papéis do médico de família; realizar os procedimentos técnicos necessários.

Durante o estágio assisti às consultas das minhas tutoras, onde tive oportunidade de conhecer a realidade de duas unidades de cuidados primários inseridos em contextos socioeconómicos e culturais diferentes, com características e necessidades muito distintas, e onde pude compreender todo o contexto familiar existente por trás de cada doente. Assisti às consultas de: Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Saúde do Adulto, bem como a visitas domiciliárias. Tive ainda oportunidade de realizar diversas técnicas e de orientar algumas consultas, recolhendo dados clínicos relevantes e elaborando posteriormente uma proposta terapêutica.

Pediatria

O estágio decorreu em 4 semanas (entre o dia 14 de Outubro e 8 de Novembro de 2013), no Hospital Dona Estefânia (HDE) sob tutela do Dr. Luís Ribeiro da Silva. Defini como principais objectivos: adquirir e consolidar conhecimentos, contactar com as patologias mais frequentes na idade pediátrica e saber aplicar os

princípios gerais de actuação perante as mesmas; praticar a realização do exame

objectivo num doente em idade pediátrica, com as suas especificidades; adquirir as competências básicas para poder actuar com segurança e autonomia no futuro.

(5)

orientações terapêuticas. Tive, também, oportunidade de assistir à consulta externa de Imunoalergologia realizada pelo Dr. Jorge Fernandes. Assisti a sessões formativas e realizei e apresentei, ainda, com outra colega, um trabalho final intitulado de “ALTE – Episódios de aparente ameaça à vida”.

Ginecologia e Obstetrícia

O estágio decorreu em 4 semanas (entre o dia 11 de Novembro e 6 de Dezembro de 2013), no Hospital de Vila Franca de Xira, sob a tutela do Dr. Jorge Costa. O estágio teve como principal objectivo adquirir competências de forma a responder às necessidades da mulher, desde a educação para a saúde e prevenção da doença, ao diagnóstico e tratamento das situações mais frequentes; e, adquirir as competências básicas para poder actuar com segurança e autonomia no futuro.

Frequentei a enfermaria de Ginecologia e Obstetrícia, onde acompanhei diariamente doentes e realizei diários clínicos. Estive presente no bloco operatório, bloco de partos e no Serviço de Urgência onde observei e realizei algumas actividades que decorreram nos gabinetes de observação e na sala de partos. Assisti, também, a consultas externas de Ginecologia, onde participei na realização de diversas técnicas, e na de Obstetrícia sob orientação da Drª Paula Tapadinhas, onde pude observar a realização de ecografias obstétricas e amniocenteses. Assisti, ainda, à consulta de Interrupção voluntária da gravidez. No final do estágio, apresentei, juntamente com mais duas colegas, um trabalho sobre Doença Inflamatória Pélvica.

Saúde Mental

(6)

psiquiátricas mais frequentes na população pediátrica; desenvolver conhecimentos e capacidades de diagnóstico e de intervenção clínica em Psiquiatria, nomeadamente na Psiquiatria da Infância e Adolescência; experienciar o trabalho integrado em equipas comunitárias de Saúde Mental e a articulação multidisciplinar.

Os dois primeiros dias de estágio foram leccionados pelo Professor Doutor Miguel Xavier e teve como principal objectivo ajudar-nos a pensar e agir em várias situações muito frequentes em contexto de urgência, principalmente como futuros Internos do Ano Comum.

Tive oportunidade de assistir e participar nas Consultas Externas realizadas pela minha tutora, bem como assistir às reuniões de serviço que se realizavam semanalmente, onde eram abordados e apresentados casos clínicos de maior interesse, com toda a equipa (enfermeira, psicólogos, assistente social e médicos). Apresentei, no fim do estágio, um trabalho sobre os motivos de primeira consulta, requeridos neste serviço.

Medicina Interna

O estágio decorreu em 8 semanas (entre o dia 27 de Janeiro a 21 de Março de 2014), sob a tutela da Drª Carla Maia, no Hospital de São José. Defini como principais objectivos: desenvolver aptidões para responder às necessidades dos doentes de um modo abrangente. Desde a promoção da saúde e prevenção da doença, até ao diagnóstico, tratamento e prognóstico de situações no âmbito da doença crónica, aguda e emergente.

(7)

Medicina Interna e Serviço de Urgência. Assisti a diversos seminários teóricos semanais, sessões clínicas, journal club e casos clínicos. Apresentei ainda, juntamente com os meus colegas, um trabalho final sobre “Doença Renal Poliquística”.

Cirurgia Geral

O estágio decorreu entre os dias 24 de Março e 23 de Maio de 2014, no Hospital Beatriz Ângelo sob tutela do Dr. João Sousa Ramos.

Estabeleci como principais objetivos: conhecer as principais patologias cirúrgicas, os seus diagnósticos e terapêuticas, bem como observar e realizar

diversos procedimentos técnicos. Acompanhei o meu tutor nas diferentes actividades

que desenvolve: Bloco operatório, Enfermaria, Consulta externa e Serviço de Urgência. Tive oportunidade de realizar diariamente os diários clínicos de doentes internados quer para cirurgia electiva, como pós-operatórios, bem como doentes em tratamento conservador. Realizei ainda notas de alta. Saliento a oportunidade que tive em participar como segunda ajudante em algumas cirurgias.

Tive ainda oportunidade de estagiar duas semanas (dentro das 8 semanas de Cirurgia Geral) na Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios do Hospital Beatriz Ângelo. No dia 23 de Maio tive oportunidade de apresentar um trabalho no mini-congresso realizado no Hospital Beatriz Ângelo, juntamente com as minhas colegas de estágio, com o título “Com o rei na barriga”, que relatava um caso clínico, que pudemos acompanhar durante o estágio, sobre um Tumor do Estroma Gastrointestinal.

Opcional – Medicina da Emergência e Catástrofe

(8)

todo o curso não temos oportunidade de conhecer esta área como parte integrante das unidades curriculares e sempre foi uma que me despertou muito interesse.

Durante as duas semanas frequentámos diversas sessões teóricas sobre os principais temas da unidade curricular e tivemos ainda oportunidade de visitar as instalações do Instituto de Emergência Médica (INEM), onde pudemos conhecer melhor o modo como agem, visitámos o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e o Centro de Informação Anti-Venenos (CIAV). Pudemos ainda conhecer alguns tipos de viaturas: a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e a Viatura de Intervenção em Catástrofe (VIC).

Análise  Crítica  Final  

(9)

trabalho em equipa não só para a assistência e tratamento adequados, bem como para o desenvolvimento de competências que permitam aos doentes um futuro mais funcional. Procurei converter a minha motivação numa entrega a todas as propostas e desafios que fui recebendo por parte dos meus tutores.

Foi essencial na minha formação, a multiplicidade de hospitais e a oportunidade de conhecer o funcionamento dos Cuidados de Saúde Primários no meio urbano e no meio rural, tornando assim o estágio profissionalizante mais estimulante e completo. Realço, ainda, a importância de ter realizado em primeiro lugar o estágio de Medicina Geral e Familiar, que constituiu uma mais valia para todos os outros estágios, principalmente pela prática que adquiri, pela variedade de técnicas que pude executar e pela autonomia que me foi dada pelas minhas tutoras, sempre com supervisão. Foi essencial para todos os estágios seguintes, especialmente nos estágios de Pediatria, Saúde Mental e Ginecologia e Obstetrícia onde pude aplicar muita da experiência que adquiri.

(10)

como poderia ter sido. Apesar de estar presente e assistir à maior parte dos actos realizados, raramente me foi confiada a execução prática da maioria dos procedimentos.

Como pontos menos positivos, tenho apenas a referir a heterogeneidade de notas consoante o local onde cada aluno realiza cada estágio parcelar. E mais como crítica aos seis anos de curso, penso que teria sido essencial um Curso de Suporte Básico de Vida como parte integrante da nossa formação em Medicina,.

Termino o estágio profissionalizante confiante de que cumpri a maioria dos objectivos propostos, mas consciente de que a minha formação está apenas a começar. Apesar de algumas inseguranças próprias de quem está no início, aguardo com enorme expectativa o início da minha actividade nesta profissão que sempre me fascinou.

Por fim, resta-me agradecer a todos os que me acompanharam ao longo deste estágio profissionalizante, especialmente aos meus tutores, pelos inúmeros conhecimentos transmitidos, disponibilidade, compreensão, motivação, e orientação. Sem esquecer, igualmente, todo o pessoal de enfermagem, por toda a ajuda dispensada e todos os Directores de Serviço pela sua disponibilidade ao nos acolherem, sempre, como verdadeiros membros de uma equipa.

Foi um ano exigente, desafiante e produtivo para a minha experiência e conhecimento, sendo por isso um marco no meu percurso académico e profissional.

Termino citando Steve Jobs:

“Your work is going to fill a large part of your life, and the only way to be truly

satisfied is to do what you believe is great work. And the only way to do great

(11)

Anexos

(12)
(13)

Referências

Documentos relacionados

O projeto UPGAS II – GA na rede de distribuição de gás, realizado pelo INESC TEC em parceria com a REN Portgás Distribuição, tem como um dos seus objetivos preparar

Numa quinta dimensão também relativa ao tipo de fruição musical, a distribuição dos entrevistados revela que a maioria destas pessoas também se situa no tipo misto, o

A finalidade do estudo foi compreender as condições de trabalho, como são realizados os processos de produção e realizar um mapeamento de risco no setor produtivo, para propor

A pesquisa sobre a viabilidade do Curso Técnico em Agrimensura iniciou-se a partir do levantamento de dados a respeito da localização e quantidade de técnicos, engenheiros e

Baseado nesta perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de (re)territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe

As doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson, Alzheimer, ELA, demência frontotemporal e a doença de Huntington estão associadas a várias condições

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com

Dados como a área ocupada pela central e acessórios ( o valor em Portugal (Alentejo) é mais elevado que nos EUA), tempo necessário para poderem voltar a ser utilizados