• Nenhum resultado encontrado

DESAFIO DAS 8 RAINHAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DESAFIO DAS 8 RAINHAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

__________________________________________________________________________________________

DESAFIO DAS 8 RAINHAS

Material de apoio para o(a) professor(a).

ORIGEM DO JOGO

O Desafio das 8 Rainhas é um jogo de tabuleiro para ser jogado individualmente, sem adversários. O jogo popularizou-se como um desafio a partir de 1848 quando a revista Schachzeitung o publicou, sendo proposto pelo enxadrista Max Bezzel.

Diversos matemáticos como Gauss e Cantor tentaram resolvê-lo, mas a primeira solução foi proposta por Franz Nauck em 1850 (ZENI, 2007).

O tabuleiro pode ter reduções de tamanho com variações de 4x4 até 8x8 e no número de rainhas (correspondente ao tamanho do tabuleiro). Considerando-se um tabuleiro 8x8 com oito rainhas, o enigma apresenta 92 soluções, sendo 12 delas básicas (Anexo 1) e as demais obtidas por giros e simetrias

OBJETIVO DO JOGO

Posicionar as 8 rainhas no tabuleiro sem que uma elimine a outra, ou seja, as peças não podem estar na mesma linha, coluna ou diagonal.

MATERIAL

● Um tabuleiro 8x8,conforme Apêndice A.

● 8 peças iguais (rainhas) que podem ser grãos ou tampinhas de garrafa.

REGRAS

● Partida para 1 jogador.

● O jogo inicia com as rainhas fora do tabuleiro.

Ao colocá-las sobre o tabuleiro, o jogador deve posicioná-las de maneira que não estejam na mesma linha, coluna ou diagonal. As setas do modelo abaixo indicam a direção em que as rainhas seriam eliminadas, pois estariam posicionadas na mesma linha, coluna ou diagonal.

(2)

ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS:

Desafio das 8 Rainhas

Objetivos de aprendizagem

-Desenvolver raciocínio estratégico, pensamento combinatório e espacial, concentração e experimentação;

- Desenvolver conhecimentos relacionados a simetria, análise combinatória e matrizes em jogo de estratégia.

Indicação

- Pode ser trabalhado com alunos do Ensino Fundamental e Médio, a partir do quarto ano do Ensino Fundamental. Para os anos iniciais, pode- se considerar o desafio para tabuleiros menores.

Conteúdos - Simetrias, análise combinatória e matrizes.

Tempo estimado para a

jogabilidade - 50 minutos.

Formas de registro - Livre.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:

Jogar o Desafio das 8 Rainhas pode ser muito divertido desde a confecção do material do jogo: o professor pode propor que os alunos construam tabuleiros de forma livre ou orientada a trabalhar com conceitos geométricos. Os estudantes podem jogar inicialmente com 4 rainhas e construir suas próprias estratégias de jogo, aumentando o tamanho do tabuleiro e o números de rainhas. Assim, o professor possibilita que os alunos desenvolvam o pensamento combinatório, estabeleçam estratégias de jogo e as testem em tabuleiros, progressivamente maiores.

Ao concluir o tempo de jogabilidade, é importante que os alunos possam argumentar com os demais colegas sobre as estratégias utilizadas no desafio com diferentes tamanhos de tabuleiros.

Nesse momento, pode-se acrescentar ao debate, a questão das simetrias no tabuleiro e as possíveis combinações de jogadas que podem ser estabelecidas como estratégia para se encontrar as soluções para o desafio.

QUESTIONAMENTOS POSSÍVEIS:

● As estratégias utilizadas foram iguais?

● Quantas maneiras foram encontradas para cumprir o desafio com tabuleiro 4x4? E 5x 5?

● Se você encontrar uma solução do desafio para o tabuleiro 4 x 4, por exemplo, qual outra solução seria possível de testar?

● Quantas maneiras existem de se colocar apenas uma rainha em cada linha ou coluna, considerando um tabuleiro 8x8, por exemplo?

● Por que é mais fácil posicionar 4 rainhas no tabuleiro, ao invés de 8 rainhas?

● Percebe-se relações do jogo com a matemática? Se existe, quais relações são possíveis?

EXEMPLOS DE SOLUÇÕES:

(3)

Tabuleiro 4x4 com 4 rainhas Tabuleiro 5x5 com 5 rainhas

Tabuleiro 6x6 com 6 rainhas Tabuleiro 7x7 com 7 rainhas

Tabuleiro 8x8 com 8 rainhas

ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES

Soluções por meio de simetrias e combinatórias:

1. Simetrias

Pode-se obter diferentes soluções para o Desafio das 8 Rainhas por meio da noção de simetria. Em um polígono regular com quatro lados são quatro as retas ou eixos de simetria: uma reta vertical, uma reta horizontal e duas retas diagonais, conforme a figura abaixo:

Na presente situação, sendo o tabuleiro quadrado, podemos obter a solução do desafio por meio de dois tipos de simetrias: simetria axial ou de reflexão (obtida através do eixo de simetria que divide o quadrado em partes iguais) e simetria rotacional (obtida ao girarmos o quadrado ao redor de um ponto).

Modelo de simetria axial (8x8)

(4)

2. Análise Combinatória:

A análise combinatória pode ser argumentada a partir de questionamentos sobre as possibilidades em organizar as rainhas no tabuleiro.

Por exemplo, quantas são as maneiras possíveis de se colocar as 8 rainhas no tabuleiro 8x8 ? O resultado é a combinação de 64 tomadas 8 a 8.

Em outros questionamentos, podem ser impostas algumas restrições, diminuindo as possibilidades.

Exemplo: E se só pudermos colocar uma rainha em cada coluna ou linha?

Quantas são as maneiras possíveis de se organizar as 8 rainhas? Agora, a cada coluna ou linha, a quantidade de espaços será diminuída em 1. Logo, a resposta será 8! = 40.320.

3. Matrizes

As matrizes podem ser trabalhadas considerando os tabuleiros como matrizes quadradas. A posição de cada rainha é o elemento rij, com i representando as linhas e j representando as colunas do tabuleiro. Os alunos podem ir registrando suas jogadas e percebendo quais são as posições possíveis que podem colocar as rainhas. Um exemplo disso é a situação a seguir: tabuleiro 7x7, com as rainhas posicionadas em r11, r42 e r63.

O aluno pode, a partir deste exemplo, perceber que as próximas rainhas não poderão ter configuração r1x, r4y, r6z, ra1, rb2 e rc3. Além disso, perceber que como a rainha r11 está localizada na diagonal, nenhuma rainha pode ser posicionada em rnn.

Outra observação que pode ser feita é com relação à “enxergar uma reta crescente” que passa pela posição da rainha r42 e pelas posições r15, r24, r33 e r51. Nestas posições não há possibilidade de posicionar outra rainha e a soma dos elementos i e j é 6.

Ou seja, pode-se explorar possibilidades e criar novos padrões a cada rainha que vai sendo posicionada. Permitindo que os alunos possam prever as jogadas,

(5)

criando novas estratégias para achar os resultados do desafio.

LINK EXPLICATIVO DO JOGO:

https://www.youtube.com/watch?v=UEJAsi9yFXg

REFERÊNCIAS:

ZENI, J. R. R. Um Software para o Problema das 8 Rainhas. Rio de Janeiro: 2007.

(6)

Apêndice A Modelo de Tabuleiro 8x8 do jogo.

(7)

Anexo 1

(12 soluções básicas)

Referências

Documentos relacionados

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

O significado de “tabu” se divide, para nós, em duas direções opostas. Por um lado quer dizer “santo, consa­ grado”; por outro, “inquietante, perigoso, proibido, im­

Para saber como o amostrador Headspace 7697A da Agilent pode ajudar a alcançar os resultados esperados, visite www.agilent.com/chem/7697A Abund.. Nenhum outro software

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Por esta razão, objetivamos analisar a política de expansão da Igreja Católica na Bahia, na década de 1950, e sua correlação com a criação do Primeiro Bispado em Vitória

O Ministério do Trabalho aprova o quadro das atividades e operações insalubres e adota normas sobre os critérios de caracterização da insalubridade, os limites de tolerância

As Habilidades Motoras Finas e Habilidades Motoras Complexas devem ser evitadas, pelo simples motivo que podem falhar ou não serem replicadas em cenários dinâmicos e complexos