• Nenhum resultado encontrado

E.M.E.F. DEZENOVE DE ABRIL Caxias do Sul RS ESTUDOS MONITORADOS 21/09 a 24/09 de 2021 ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Turma(s): 71 e 72

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "E.M.E.F. DEZENOVE DE ABRIL Caxias do Sul RS ESTUDOS MONITORADOS 21/09 a 24/09 de 2021 ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Turma(s): 71 e 72"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Bloco28 /pág 1 E.M.E.F. DEZENOVE DE ABRIL – Caxias do Sul – RS

ESTUDOS MONITORADOS – 21/09 a 24/09 de 2021 ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Turma(s): 71 e 72

Professor(a) Componente Curricular

Ana Eliza Felisberto Arte

Aline Alexandre Ramos Língua Portuguesa

Cristiane Modena Matemática

Lisiane Fantinel Ciências

Karen Mazzarotto Ensino Religioso

Andresa Maria Cemin Caldarte Língua Inglesa

André Fagundes Educação Física

Camila Moreira Geografia

Cibeli Karine Mallmann História

Arte

ARTE URBANA- As Letras na Arte – Grafite – aula 1

Grafite são as inscrições feitas em paredes. Apesar de essa arte ser explicada de maneira tão simplista, a intersecção entre as cores e os muros traz junto de si uma série de lutas e manifestações populares. Uma das principais manifestações artísticas dos centros urbanos, o grafite é um instrumento político e está fortemente ligado à cultura hip-hop.

De acordo com o artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, Lei 9605/98, o grafite não constitui crime, quando a prática é realizada com o objetivo de “valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário”. A legislação também prevê que as artes devem ser autorizadas previamente pelos órgãos governamentais autorizados. (Camila Silva/Imprensa FNA )

(2)

Bloco28 /pág 2 A origem desse movimento situa-se na década de 70 nos Estados Unidos, quando jovens de Nova Iorque começaram a deixar suas marcas nos muros da cidade e, com o tempo, essas marcas se transformaram em desenhos e foram adquirindo cada vez mais técnica. No Brasil, o grafite começou na cidade de São Paulo e foi ganhando força e características próprias, especificas em cada região do país. Hoje é reconhecido como um dos melhores do mundo.

Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde as tradicionais latas de spray até o látex.

O grafite foi uma manifestação duramente criticada por muitos, pois em alguns aspectos sua expressão pode ser vista como um rabisco confuso, que causa poluição visual, além de ser considerado um ato de vandalismo.

Costuma ser confundido com pichação. A principal diferença é que um é baseado em figuras, enquanto outro é baseado em letras. As duas artes, contudo, visam intervir na paisagem urbana, fazendo com que a população reflita sobre o que está sendo representado ali. Apesar de andarem sempre às margens da sociedade, o caminho de ambas se diferenciou nos últimos anos. Enquanto a pichação continua sendo discriminada, por vandalizar o espaço em que se insere, o grafite ganhou cada vez mais reconhecimento, migrando para as galerias de arte. ( Celso. O que é graffiti.

São Paulo: Brasiliense, 1999.)

OBSERVE OS EXEMPLOS (SOPA DE LETRAS)

(3)

Bloco28 /pág 3

Referêcia:https://educanilopolis.com.br/ead/cursos/artes-6o-ano-ensino-fundamental/aulas/as-letras-na-arte-grafite/

Acesso em: 12/09/2021

ATIVIDADE: Crie seu grafite em uma folha de desenho, fazendo a sopa de letras, coloque seu nome, da família da mesma forma que você viu nos dois exemplos acima, fazendo tudo bem colorido.. E para ajudar tem esse modelo com todas as letras do alfabeto.

Utilize os vídeos de apoio nessa atividade:

https://www.youtube.com/watch?v=0JeMVQr7DXs https://www.youtube.com/watch?v=0Zh1tHdL6xs

BOM TRABALHO!

(4)

Bloco28 /pág 4

Língua Portuguesa Aula 1

Leitura e interpretação textual

COMO É FEITO O CHICLETE?

Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base.

Depois são incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substâncias minerais, que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor. Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. Aí é só embrulhar.

Recreio, n. 516, p. 5.

1) A finalidade desse texto é:

(A) informar como o chiclete é feito.

(B) descrever as características do chiclete.

(C) enumerar os produtos de que é feito o chiclete.

(D) apresentar os ingredientes do chiclete.

2) Justifique sua resposta com elementos do texto.

UM SACO PLÁSTICO COM ÁGUA REALMENTE AFASTA MOSCAS?

Afasta sim. Na verdade, um saco cheio de água funciona como um excelente repelente não apenas para moscas, mas contra qualquer inseto que voe. Isso acontece porque os bichinhos percebem o objeto como se fosse um espelho e mudam a trajetória de seu voo. Ao entrar em um lugar qualquer e topar com o saco cheio de água, a mosca vê sua imagem refletida no líquido. Aí, por instinto ou mesmo por susto, ela para e sai do ambiente. [...]

A comprovação científica desse antigo hábito popular surgiu quando alguns pesquisadores da USP notaram o costume de bares e restaurantes usarem o tal saco d’água para afugentar os insetos. Intrigados, eles decidiram fazer vários testes com a mosca doméstica (Musca domestica) para comprovar se havia ou não fundamento naquela prática. Não deu outra: depois de uma série de medições, os cientistas publicaram trabalhos em revistas acadêmicas especializadas validando a receita do povão, cerca de seis anos atrás.

Mundo estranho, n. 21. Editora Abril.

1) A questão central tratada no texto é:

(A) cientistas fabricam repelentes com saco plástico.

(B) saco plástico com água afasta moscas.

(C) moscas não gostam de espelhos.

(D) moscas se assustam com sacos plásticos.

2) Justifique sua resposta com elementos do texto.

(5)

Bloco28 /pág 5 COISAS QUE TODA GAROTA DEVE SABER

Seu corpo é uma máquina extremamente complexa e regulada com precisão. É necessário um bocado de atenção para que ele funcione sem problemas 24 horas por dia, 365 dias por ano, durante cerca de 70 anos (normalmente) sem parar! Dois terços do corpo são compostos de água.

Esta é eliminada (alguns copos por dia) pelo suor e por idas ao banheiro, precisando ser reposta regularmente. Na realidade, é possível sobreviver sem comida por semanas, mas sem água você duraria apenas alguns dias. A água também colabora para que você tenha um aspecto saudável e é extremamente benéfica para o organismo, pois em sua passagem pelo corpo ela carrega todos os venenos (toxinas) consigo, que são eliminados com a água pelo suor e pela urina. Procure beber diversos copos de água por dia.

RUGEN, Samanta. Coisas que toda garota deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 2005, p. 8.

1) Segundo o texto, qual é a informação principal que é apresentada?

(A) a água colabora para a pessoa ter uma aparência saudável e para a eliminação de toxinas.

(B) é necessário que a pessoa tome pelo menos 2 litros de água por dia.

(C) o corpo humano é comparado a uma máquina, por isso precisa de água.

(D) é possível sobreviver sem comida, mas não é possível sobreviver sem água.

2) Justifique o título do texto.

3) Justifique a alternativa escolhida por você.

4) Você bebe água diariamente ao acordar? Comente.

Leia o poema a seguir.

IRENE NO CÉU

Irene preta Irene boa

Irene sempre de bom humor.

Imagino Irene entrando no céu:

- Licença, meu branco!

E São Pedro bonachão:

- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.

BANDEIRA, Manuel. In: Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

1) No poema, há um verbo que indica ordem. Esse verbo é

(A) precisa.

(B) imagino.

(C) entra.

(D) pedir.

2) Escreva uma reflexão acerca do poema, usando elementos do texto.

(6)

Bloco28 /pág 6 3) Quais palavras caracterizam Irene? A qual classe gramatical elas pertencem?

4) Quais palavras caracterizam São Pedro? A qual classe gramatical elas pertencem?

1) Analise morfologicamente as seguintes frases, identificando cada parte delas e justificando sua análise.

a) Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base.

b) A comprovação científica desse antigo hábito popular surgiu quando alguns pesquisadores da USP notaram o costume de bares e restaurantes usarem o tal saco d’água para afugentar os insetos.

c) É necessário um bocado de atenção para que ele funcione sem problemas 24 horas por dia, 365 dias por ano, durante cerca de 70 anos (normalmente) sem parar! Dois terços do corpo são compostos de água.

2) 31 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DO MÁGICO

A mágica é uma das coisas que eu mais gosto do circo! É incrível como esses caras conseguem fazer aquelas coisas sumirem ou aparecerem sem que a gente perceba. E olha que eu fico olhando fixo, sem piscar nem respirar! Não consigo ver nada. Eu gosto também quando o mágico vai tirando um monte de cartas não sei de onde. Dizem que é da manga, mas é tão rápido!

E a parte em que ele corta a mulher ao meio, então? Ele toma muito cuidado para não deixar as pessoas descobrirem os seus segredos. Agora, se você quiser aprender alguns truques fáceis e impressionantes, pode procurar o mesmo manual em que eu aprendi: o Livro das mágicas do Menino Maluquinho.

Disponível em: http://omeninomaluquinho.com.br/PaginaProfissoes/ PaginaAnterior.asp?da=31012018. Acesso em 16 jan. 2019.

a) As palavras em destaque são adjetivos e servem para caracterizar os seres, os objetos ou as noções nomeadas pelo substantivo, indicando-lhes, exceto:

(A) um defeito.

(B) o modo de ser.

(C) uma qualidade.

(D) uma circunstância.

(7)

Bloco28 /pág 7

Matemática

Aula 1 e 2

- Correção das atividades da aula anterior.

- Acompanhar a explicação, utilizando o livro didático de Matemática (A Conquista da Matemática), páginas 100 a 103. Após, registrar uma síntese no caderno.

Aula 3 e 4

- Realizar no caderno as atividades de 1 a 7 da página 103 do livro didático de Matemática (A Conquista da Matemática).

Aula 5

- Correção das atividades da aula anterior.

Ciências

Aula da turma 71

PESSOAL!!

NESSA SEMANA, TEMOS UM FERIADO NA SEGUNDA-FEIRA, PORTANTO, NA AULA DE TERÇA-FEIRA VAMOS FAZER A CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO LIVRO SOBRE FUNGOS.

LIVRO DE CIÊNCIAS – UNIDADE B, CAPÍTULO 4, PÁGINA 77.

PÁGINA 84, NÚMEROS 1 A 9.

PÁGINA 86, NÚMERO 8.

(8)

Bloco28 /pág 8 NÃO ESQUEÇAM DE ME ENVIAR AS FOTOS DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SOBRE FUNGOS!!

SEGUE NOVAMENTE AS ORIENTAÇÕES:

ATIVIDADE EXPERIMENTAL – realizar em casa e enviar fotos dos resultados identificando os frascos.

1. Em um frasco dissolva um pedaço de caldo de carne ou caldo de galinha (aqueles cubinhos artificiais).

2. Identifique 4 frascos com os números de 1 a 4.

3. Coloque um pouco do líquido ainda quente em cada um dos frascos identificados.

• Frasco 1 tampar imediatamente

• Frasco 2 tampar somente depois que o líquido esfriou.

• Frasco 3 depois de frio, cobrir somente com um pano ou guardanapo.

• Frasco 4 deixar destampado e descoberto.

Deixar todos os frascos parados no mesmo local e observar nos dias seguintes qual deles formou maior quantidade de bolor.

APÓS O PERÍODO DE ESPERA, FOTOGRAFAR TODOS OS FRASCOS COM A DEVIDA IDENTIFICAÇÃO NUMÉRICA.

ENVIAR AS FOTOS PELO CLASSROOM.

Aula turma 72

OLÁ PESSOAL!

CONTINUANDO NOSSAS AULAS DE CIÊNCIAS, INICIAREMOS COM O ESTUDO DOS ANIMAIS INVERTEBRADOS.

(9)

Bloco28 /pág 9 COPIE O MAPA MENTAL EM SEU CADERNO E PREENCHA CADA GRUPO COM AS CARACTERÍSTICAS E OS EXEMPLOS DE ANIMAIS QUE OS REPRESENTAM.

(10)

Bloco28 /pág 10

Ensino Religioso

SETEMBRO AMARELO!

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BNj3xk_ctCA

Em seguida, faça um cartaz sobre o setembro amarelo e a prevenção ao suicídio.

BOM TRABALHO

Língua Inglesa

CRITÉRIOS: copiar, compreender, responder de acordo com o objeto do conhecimento proposto em inglês.

Grammar Focus: “Imperative Form”. Sentences.

(11)

Bloco28 /pág 11 Imperativo Afirmativo:

Step on the grass! Pise na grama!

Imperativo Negativo:

Don´t step on the grass! Não pise na grama!

Activity 1

Na atividade a seguir, preencha os espaços com os verbos, em inglês, na forma afirmativa e negativa, conforme indicação das imagens.

(12)

Bloco28 /pág 12 Activity 2

Traduza as frases propostas a seguir (forma imperativa afirmativa e negativa).

Activity 3

Escreva frases em inglês, no imperativo afirmativo e negativo, conforme indicação dos verbos e das imagens.

Educação Física

AULA 1 E 2:

Basquete e handebol em relação ao drible:

Drible com a mão direita e perna esquerda à frente.

Drible com a mão esquerda e perna direita à frente.

Dribles em deslocamento Drible de cabeça erguida

Quicar a bola em deslocamento para passe e arremesso no handebol.

(13)

Bloco28 /pág 13

Geografia

Primeiro momento: Leitura compartilhada e dialogada das páginas 36 até 40 (Índice de Desenvolvimento Humano – IDH; Cidadania e Democracia).

Segundo momento: Vídeo sobre IDH https://www.youtube.com/watch?v=VRrv2jNpjFA

História

A SOCIEDADE TUPINAMBÁ EM PINDORAMA

( LER OS TEXTOS ABAIXO, REALIZAR AS RELAÇÕES PERTINNETES COM OS CONTEXTOS JÁ ESTUDADOS DE POIS COPIAR NO CADERNO DE HISTÓRIA O TRECHO

INDICADO PARA REALIZAR A CÓPIA)

A terra que mais tarde viria a se chamar Brasil, era chamada de diversas maneiras pelos povos que nela viviam na época da chegada dos portugueses. A mais comum era Pindorama, que

(14)

Bloco28 /pág 14 significa, na língua tupi, “terra das palmeiras” ou “terra de árvores grandes e altas”. Mas quais indígenas habitavam a terra das palmeiras? Como viviam?

Tudo é muito misterioso quando se trata da história dos indígenas antes da chegada dos portugueses. Como não possuíam escrita, só podemos saber sobre eles consultando relatos escritos pelos europeus que estiveram por aqui – cartas e diários de portugueses, e também de franceses, que logo depois disputaram o litoral com os portugueses.

Com essas pistas e as pesquisas arqueológicas e em história oral, muito foi descoberto e escrito sobre o modo de vida e a organização social desses grupos antes da chegada dos europeus à América.

São os povos indígenas originários do que hoje é o Brasil que vamos estudar neste capítulo.

Cunhambebe

Cunhambebe era um grande guerreiro tamoio, grupo indígena que habitava a região compreendida entre Cabo Frio, no atual Rio de Janeiro, e Bertioga, no atual estado de São Paulo.

Os tamoios eram falantes de tupi, língua da maioria dos grupos indígenas que habitavam o litoral antes da chegada dos portugueses.

Homem forte e mais alto do que a maioria dos indivíduos de seu grupo, Cunhambebe liderou frotas de canoas por angras e recôncavos. Combateu os tupiniquins, que viviam no planalto de Piratininga, e derrotou os temiminós, que viviam na baía da Guanabara antes que ali se fixassem os tamoios. Enfrentou também os portugueses colonizadores e aprendeu a usar armas de fogo.

Chegou a colecionar, como troféus, uma espada e seis canhões tomados dos portugueses em batalha.

O povo e a língua tupi

Os indígenas tupis predominavam no litoral do atual Brasil nos anos 1500. Foram os primeiros a entrar em contato com os portugueses colonizadores. Eles estavam divididos em vários subgrupos, como tupiniquins, tamoios, temiminós, tupinambás e muitos outros. Podemos chamá- los de tupis porque possuíam um modo de vida comum e falavam a mesma língua, o tupi.

A origem dos nomes indígenas ( COPIAR NO CADERNO DE HISTÓRIA)

(15)

Bloco28 /pág 15 É preciso cuidado na atribuição de nomes aos diversos grupos tupis. Isso porque muitos nomes eram mesmo nativos, mas outros foram dados pelos europeus. Por vezes os portugueses chamavam os indígenas pelo nome do lugar em que viviam ou por alguma palavra usada com frequência pelos nativos. Nesse caso, os nomes indígenas resultaram de mal-entendidos, falhas na comunicação. Não exprimiam a identidade tradicional do grupo nativo. Observe, no mapa abaixo, os nomes atribuídos aos grupos indígenas que habitavam o litoral brasileiro.

Podemos chamar os aimorés ou charruas de tapuias? Não, porque a palavra tapuia não designa um grupo indígena caracterizado por falar determinada língua. Tapuia é como os tupis designavam os povos indígenas que não falavam a língua tupi. Os portugueses adotaram essa designação desde o período colonial. Os indígenas ditos tapuias falavam línguas diferentes do tupi, como a língua jê. Muitas dessas línguas são faladas até hoje por grupos indígenas no interior do Brasil, como os crenaques, que vivem em reservas indígenas em Minas Gerais, ou os carajás, na região do rio Araguaia (localizado entre as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil).Vamos retomar o nome do guerreiro tamoio Cunhambebe. Cunhã, em tupi, quer dizer “mulher”, por vezes mãe, e bebé significa “voar”. Será que Cunhambebe significa “Mulher que Voa”? Alguns estudiosos acham que sim, mas é difícil acreditar nisso. Cunhambebe era guerreiro, uma atividade exercida somente pelos homens naquela sociedade. Naquela época, cabia às mulheres cuidar dos filhos, trabalhar na agricultura da mandioca e produzir o cauim, uma bebida alcoólica que os índios usavam em suas festas. Cunhambebe era homem, não mulher, e não voava, é claro.

(16)

Bloco28 /pág 16

Projeto Alfabetiza 19

Professora: Karen Mazzarotto

QUESTÃO 1

Gigante das águas

Na região amazônica vive o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu. Ele pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar 200 kg. Carnívora, a espécie possui um ciclo de vida longo, só se reproduzindo a partir do quinto ano de vida. Durante muito tempo, o peixe foi

capturado em quantidades acima do limite para o consumo da carne, muito apreciada na região.

Como resultado, a espécie entrou em perigo de extinção.

www.palmolivebrasil.com.br/.../revistas/amazonia/categoria_noticia.asp?...

A causa do pirarucu estar em perigo de extinção deve-se

(A) a seu longo ciclo de vida.

(B) ao seu tamanho e ao seu peso.

(C) ao fato de se reproduzir a partir do quinto ano de vida.

(D) à sua captura acima do limite para o consumo da carne.

Para responder às questões 2 , 3 e 4, leia o texto abaixo.

Goiabada

Carlos Heitor Cony

Goiabada tinha cara de goiabada mesmo. Fica difícil explicar o que seja uma cara de goiabada, mas qualquer pessoa que se defrontava com ele, mesmo que nada dissesse, constataria em foro íntimo que Goiabada tinha cara de goiabada.

Eu o conheci há tempos, quando jogava pelada nas ruas da Ilha do Governador. Ele se oferecia para a escalação, mas quase sempre era rejeitado.

Ruim de bola, era bom de gênio.

[...]

Perdi-o de vista, o que foi recíproco. Outro dia, parei num posto para abastecer o carro e um senhor idoso me ofereceu umas flanelas, dessas de limpar para-brisa. Ia recusar, mas alguma coisa me chamou a atenção: dando o desconto do tempo, o cara tinha cara de goiabada. Fiquei

(17)

Bloco28 /pág 17 indeciso. Não podia perguntar se ele era o Goiabada, podia se ofender, não havia motivo para tanta e tamanha intimidade.

[...]

O tanque do carro já estava cheio, e o novo Goiabada, desanimado de me vender uma flanela, ia se retirando em busca de freguês mais necessitado. Perguntei quantas flanelas ele tinha. Não sabia, devia ter umas 40, não vendera nenhuma naquele dia. Comprei-lhe todas, ele fez um abatimento razoável. E ficou de mãos vazias, olhando o estranho que sumia com suas 40 flanelas e nem fizera questão do troco.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1111200803.htm

QUESTÃO 2

O fato que gerou a história narrada foi

(A) o encontro entre o narrador e o homem que ele achou ter “cara de goiabada”.

(B) o jogo de futebol que os meninos jogavam nas ruas da Ilha do Governador.

(C) o narrador ter comprado todas as flanelas do idoso e não querer o troco.

( D) a separação dos dois meninos que jogavam futebol.

QUESTÃO 3

No trecho “Outro dia, parei num posto para abastecer o carro e um senhor idoso me ofereceu umas flanelas [...]”, o termo sublinhado

(A) acrescenta uma informação à anterior.

(B) explica a ideia anteriormente citada.

(C) se opõe ao que foi dito anteriormente.

(D) oferece uma alternativa ao fato citado.

(18)

Bloco28 /pág 18

Projeto Resgatando a Matemática Professora: Cristiane Modena

Resolver as atividades seguintes:

Encontre o produto.

23 x 536=

Encontre o produto.

54 x 653=

Encontre o produto.

76 x 327=

Encontre o produto.

94 x 845=

Encontre o quociente.

240 8

Encontre o quociente.

927 3

Encontre o quociente.

3624 12

Encontre o quociente.

2114 7

Encontre a soma.

2.56 + 4.83

Encontre a soma.

93.5 + 8.7

Encontre a soma.

714.29 + 98.65

Encontre a soma.

59.34 + 1.85 =

Encontre a diferença.

58.84 – 2.78

Encontre a diferença.

528.77 – 41.68

Encontre a diferença.

1.76 – 0.98

Encontre a diferença.

34.59 – 6.84 =

Simplifique cada fração.

5 10

4 12

3 9

Simplifique cada fração.

6 9 2 16 10 40

Simplifique cada fração.

2 4 6 18

4 20

Simplifique cada fração.

9 27

7 27

8 36 Liste os primeiros 5

múltiplos de:

1:

4:

5:

Liste os primeiros 5 múltiplos de 12:

10:

3:

Liste os primeiros 5 múltiplos de:

6:

9:

7:

Liste os primeiros 5 múltiplos de:

11:

8:

2:

(19)

Bloco28 /pág 19 Encontre o produto.

9 x 8=

7 x 9=

6 x 8=

7 x 8=

6 x 9=

7 x 6=

7 x 7=

Escreva duas expressões onde a solução é 19.

Liste os divisores de:

12 = 2 = 45 = 50 =

Liste os divisores de:

24 = 36 = 27 = 7 =

Resolva a expressão. Use a ordem de operações.

6x7–8÷4

Resolva a expressão. Use a ordem de operações.

3x(20-5)

Resolva a expressão. Use a ordem de operações.

(24+2)÷2

Resolva a expressão. Use a ordem de operações.

[2+(9x3)]x3

Referências

Documentos relacionados

As tradições religiosas indígenas possuem diferentes crenças, isso porque cada nação indígena possui tradição de crença própria, com seus ritos, cantos, danças,

Para esta brincadeira precisaremos de 2 sacolas plásticas, uma caixa de sapato ou pote médio e bolinhas (quem não tiver pode fazer com papel amassado).. MONTAGEM DA

Depois de ter escrito tudo o que lembrou, pode escolher as ideias que fazem mais sentido, afinal se estiver fazendo uma prova não terá tempo para escrever sobre cada uma que

A VIEX Américas já organizou sete edições sobre gestão e licenciamento ambiental, com o apoio do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico, ANACE, ANAMMA, Brasil Energia, ABRACE,

Copiar e responder no caderno, toda a página 100 sobre os Advérbios para apresentar nas aulas de quarta e quinta-feira da próxima semana... Bloco 22/pág5 Copiar e resolver

18.9.1 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante,

Você pode ver na figura acima as novas linhas (vermelhas) que se estendem desde os pontos de fuga até os topos e fundos de nossas novas linhas verticais (azuis).

Em complemento à primeira lei de Newton, o princípio fundamental da dinâmica, conhecida como a 2ª lei de Newton , afirma que a força resultante sobre um corpo