• Nenhum resultado encontrado

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO CAPES (PORTARIA N

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO CAPES (PORTARIA N"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO CAPES (PORTARIA N.86/2013) E ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL VOLUNTÁRIO

ANO 2020

SUMÁRIO

ITEM PÁGINA

1 DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO 2

2 DAS CONDIÇÕES 2

3 DAS BOLSAS DE ESTUDOS 3

4 DA INSCRIÇÃO 3

5 DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 5

6 DOS CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS 6

7 DAS OBRIGAÇÕES 7

8 DA MATRÍCULA 7

9 DA CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DA BOLSA DE ESTUDOS 9

10 DO CANCELAMENTO DE MATRÍCULA 9

11 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 9

ANEXOS PÁGINA

ANEXO I - CRONOGRAMA 11

ANEXO II – IDENTIDADE DE GÊNERO 12

ANEXO III – PESSOA COM DEFICIÊNCIA 13

(2)

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO CAPES (PORTARIA N.86/2013) E ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL VOLUNTÁRIO

ANO 2020

A Fundação Getulio Vargas, em conformidade com a Portaria CAPES n. 86/2013, torna público o presente edital de concessão de Bolsa de Pós-Doutorado da CAPES, no quadro do seu Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), e de seleção de propostas de estágio Pós-doutoral voluntário vinculados ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Regulação (PPGD) da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio).

1. DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO

1.1 O Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da FGV Direito Rio objetiva (i) promover a realização de estudos de alto nível; (ii) reforçar os grupos de pesquisa desenvolvidos na Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas; (iii) promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral; (iv) estimular a integração entre as atividades de pesquisa e ensino da FGV Direito Rio; e, (v) identificar potenciais docentes para a FGV Direito Rio.

1.2 O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito da Regulação da FGV Direito Rio estrutura-se em 2 (duas) linhas de pesquisa, a saber:

a. Governança Regulatória, Instituições e Justiça;

b. Economia, Intervenção e Estratégias Regulatórias.

2. DAS CONDIÇÕES

2.1Podem inscrever-se no processo seletivo candidatos brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no Brasil, portadores de Diploma de Doutorado em curso reconhecido pelo MEC ou de Diploma estrangeiro validado pelo governo brasileiro.

2.1.1 Os candidatos à bolsa de Pós-doutorado deverão cumprir os seguintes requisitos, conforme o artigo 5º da Portaria CAPES n. 86/2013:

a. Não possuir vínculo empregatício com a Fundação Getulio Vargas;

b. Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

c. Enquadrar-se em uma das seguintes situações:

i. ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício quando da implementação da bolsa;

ii. ser estrangeiro, residente no exterior quando da submissão da inscrição, e sem vínculo empregatício quando da implementação da bolsa;

iii. ser docente ou pesquisador no país, com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa quando da implementação da bolsa, sendo necessário apresentar comprovante de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa. Nessa modalidade, a bolsa não poderá ser renovada.

(3)

2.1.2O candidato ao estágio Pós-doutoral voluntário deverá ser docente ou pesquisador no país, com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa quando da implementação da pesquisa.

2.2 Em caso de Diploma de Doutorado obtido em Instituição de Ensino no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem do Diploma, ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada.

2.3 O Cronograma com as etapas do Processo Seletivo e a data do início do Programa estão disponíveis no anexo I deste Edital.

3. DAS BOLSAS DE ESTUDOS

3.1Será concedida 1 (uma) bolsa de pós-doutorado para o desenvolvimento da pesquisa relacionado a uma das linhas de pesquisa do PPGD, no valor mensal de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), pelo período de 12 (doze) meses, com início em 01 de novembro 2020 e término previsto para 30 de outubro de 2021.

3.1.1 Conforme avaliação do desempenho das atividades do bolsista, e a existência ou não de vínculo empregatício suspenso com outra instituição, a bolsa de pós-doutorado poderá ser renovada por sucessivos prazos de 12 (doze) meses, até o limite máximo de 60 (sessenta) meses, a critério da coordenação do PPGD.

3.1.2 É vedada a cumulação dessa bolsa com qualquer modalidade de bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, empresa pública ou privada, ou ainda, com o exercício profissional remunerado, ressalvadas as exceções previstas pelas normas específicas da CAPES.

3.2 Aos candidatos ao estágio Pós-doutoral voluntário serão destinadas até 3 (três) vagas, pelo período de 12 (doze) meses, com início em 01 de novembro 2020 e previsão de conclusão para 30 de outubro de 2021, cabendo a prorrogação por igual período nos termos do item 3.1.1.

3.3O Processo Seletivo é válido para ingresso no ano de 2020.

3.4 A FGV Direito Rio, garantindo a qualidade do processo acadêmico proposto para o Programa, reserva-se ao direito de não preencher o total de vagas oferecidas neste Edital.

4.DA INSCRIÇÃO

4.1Das informações gerais

a. As inscrições serão realizadas somente pela internet, nos prazos estabelecidos no Cronograma (anexo I);

b. É de responsabilidade do candidato a exatidão das informações prestadas na ficha de inscrição.

4.2Da formalização da inscrição

A inscrição será formalizada mediante o upload da documentação abaixo, na página de inscrição do Processo Seletivo (https://direitorio.fgv.br/mestrado):

a. Documento de identidade civil ou Registro Nacional Migratório (RNM);

b. CPF;

(4)

c. Passaporte (candidatos estrangeiros);

d. Diploma de Doutorado (frente e verso) e comprovante da revalidação no Brasil, quando for o caso;

e. Diploma de Mestrado (frente e verso) e comprovante da revalidação no Brasil, quando for o caso;

f. Diploma de Graduação (frente e verso) e comprovante da revalidação no Brasil, quando for o caso;

g. Histórico Escolar da graduação, mestrado e doutorado;

h. Em caso de candidato estrangeiro residente no exterior, comprovante de endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura;

i. Carta de motivação, de no máximo duas laudas, explicitando o interesse do candidato em desenvolver estudos de Pós-doutorado na FGV Direito Rio vinculados às linhas de pesquisa de seu PPGD;

j. Currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico;

k. Projeto de pesquisa de no máximo 15 laudas (margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho de letra 12, espaçamento 1,5 entre linhas). O projeto deverá conter os seguintes itens:

 Título do projeto;

 A indicação de um professor(a) supervisor(a) que componha o quadro de docentes permanentes do PPGD;

 Linha de Pesquisa do PPGD da FGV Direito Rio à qual se vincula o projeto;

 Problema(s) de Pesquisa;

 Hipótese(s);

 Justificativa;

 Objetivos;

 Referencial teórico;

 Metodologia;

 Resultados esperados;

 Referências bibliográficas;

 Plano de atividades contendo cronograma com as etapas de ao menos uma atividade de pesquisa a ser realizada em colaboração com professores ou alunos da graduação e/ou do PPGD da FGV Direito Rio;

 Data aproximada e título provisório de ao menos um trabalho a ser apresentado em Seminário de Pesquisa promovido pela FGV Direito Rio;

l. Um trabalho acadêmico, publicado ou não, à escolha do(a) candidato(a), considerado como uma de suas produções mais relevantes;

m. A proposta de uma disciplina eletiva com carga horária total de 30 horas a ser oferecida na graduação da FGV Direito Rio.

4.2.1 A estrutura do PPGD, com as suas linhas de pesquisa e projetos estruturantes, pode ser encontrada no sítio eletrônico https://direitorio.fgv.br/mestrado.

4.2.2Informações Complementares:

1. Todos os documentos deverão ser digitalizados, gerados no formato “PDF” e anexados à Ficha de Inscrição.

2. Não serão aceitas fotos de documentos.

3. O tamanho máximo permitido para upload de cada documento é de 1,5MB.

(5)

4. Os documentos que possuem frente e verso ou mais de 1 (uma) página devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: identidade, passaporte, diploma, etc.).

5. Os candidatos deverão consultar o status da documentação enviada através do site https://processoseletivo.fgv.br/PNPD/ACOMPANHAMENTO. Os documentos serão verificados no prazo de 3 (três) dias úteis.

5. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

5.1 O processo de seleção será dirigido pela Coordenação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito da Regulação da FGV Direito Rio e será composto por duas etapas eliminatórias. Os candidatos serão selecionados por uma Comissão de Seleção constituída por docentes permanentes do Programa, sendo um deles, necessariamente, o seu coordenador.

a. Etapa 1: Análise Documental.

b. Etapa 2: Entrevista e arguição do projeto de pesquisa.

5.2Na primeira etapa serão avaliados:

a. O projeto de pesquisa e da sua aderência à proposta do PPGD e da área de atuação do(a) supervisor(a) indicado(a);

b. O currículo do candidato, com foco na formação, na experiência acadêmica nacional e internacional e na produção intelectual;

c. A carta de motivação;

d. As disciplinas e atividades propostas para desenvolvimento na FGV Direito Rio.

5.3 Da Entrevista e da arguição do projeto de pesquisa

5.3.1As Entrevistas de seleção e arguições dos projetos de pesquisa ocorrerão no período previsto no Cronograma (anexo I) e serão realizadas nas dependências da FGV Direito Rio, na Rua Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro – RJ, ressalvada a hipótese prevista no item 11.7 deste edital.

5.3.2As informações referentes ao agendamento serão enviadas por e-mail pela Coordenação do Curso, não sendo possível um novo agendamento em hipótese alguma.

5.3.3 Os candidatos, sobretudo os residentes fora da cidade do Rio de Janeiro, poderão realizar esta etapa via ferramenta de comunicação à distância, mediante prévia solicitação e aprovação da Coordenação do PPGD. Devido à pandemia do coronavírus, as entrevistas e arguições dos projetos de pesquisa poderão ocorrer mediadas por tecnologia, conforme disposto no item 11.7 do presente edital.

5.3.4Orientações para as entrevistas e arguição do projeto de pesquisa

a. O candidato deverá chegar ao local com, pelo menos, 30 (trinta) minutos de antecedência, portando Documento de Identidade com foto ou Passaporte (se a etapa for presencial).

b. O candidato que não comparecer nas datas, horários e locais determinados estará, automaticamente, eliminado do Processo Seletivo.

c. Em hipótese nenhuma haverá reagendamento em decorrência do não cumprimento de qualquer item deste Edital.

d. Ao ingressar no local, o candidato deverá desligar e guardar o telefone celular e equipamentos eletrônicos além de outros objetos, sob pena de eliminação do Processo Seletivo (se a etapa for presencial).

e. A FGV não é responsável pela guarda de quaisquer dos objetos mencionados e não se responsabilizará por perdas ou extravios de documentos de identificação e demais objetos, nem

(6)

por danos a eles causados (se a etapa for presencial).

f. Não será permitido acessar as dependências da FGV trajando bermuda, chinelos, camisetas regatas, minissaia, blusa modelo top ou cropped (se a etapa for presencial).

g. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que optar pela realização da entrevista e arguição do projeto de pesquisa mediados por tecnologia e que não estiver online na data e horário estipulados.

h. A FGV não se responsabiliza pela não participação do candidato por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, procedimento indevido do candidato, bem como por outros fatores que impossibilitem a transmissão de dados via internet.

6.DOS CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS

6.1 Serão considerados aprovados nas etapas do processo seletivo os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 7,0 (sete), em uma escala de 0 (zero) a 10,0 (dez) pontos.

6.2A etapa de análise documental se orientará nos seguintes critérios: trajetória acadêmica, aderência das atividades de pesquisa e, se for o caso, profissionais às linhas de pesquisa do PPGD, produção bibliográfica e produção técnica.

6.3 A etapa de entrevistas e arguição do projeto de pesquisa se orientará na qualidade das respostas às perguntas direcionadas pela banca sobre o desenvolvimento do projeto, a justificativa para a seleção do(a) supervisor(a), a clareza e consistência do projeto de pesquisa, a metodologia a ser empregada, o domínio da literatura relacionada ao tema da proposta, a profundidade do trabalho e a sua compatibilidade com o PPGD.

6.4 Cada etapa do processo seletivo conferirá ao candidato uma nota. O resultado será divulgado no site do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu por meio do número de inscrição do candidato (https://direitorio.fgv.br/mestrado).

6.5Após a conclusão da última etapa, caso haja empate entre candidatos, a ordem de classificação será definida com base na média global das notas obtidas pelos candidatos nas duas etapas deste processo seletivo. Caso o empate persista, a ordem de classificação será determinada com base no resultado individual de cada uma das etapas anteriores, em ordem decrescente de prioridade, da última para a primeira.

6.6 O processo seletivo é classificatório, respeitando o número de vagas e os resultados obtidos pelos candidatos em ambas as fases.

6.7 Os candidatos aprovados estarão referenciados em lista, incluindo, eventualmente, uma lista de espera a ser determinada pela Comissão de Seleção, que poderá ser utilizada em caso de desistência ou desclassificação de candidatos selecionados.

6.8 Não serão admitidos recursos do resultado de qualquer das etapas de que se compõe o presente processo seletivo.

6.9 Somente poderá efetivar a matrícula o candidato classificado no Processo Seletivo, conforme divulgado no site do Programa de Pós-Graduação stricto sensu (https://direitorio.fgv.br/Mestrado).

(7)

6.10 O candidato selecionado para a Bolsa de Pós-doutorado deverá estar habilitado para inscrição no sistema PNPD/CAPES a partir do dia 01 de novembro de 2020.

6.11 Uma vez aprovado, o candidato que não residir na cidade do Rio de Janeiro deverá alterar sua residência para esta cidade ou sua região metropolitana a fim de permitir o desenvolvimento regular das atividades do Pós-Doutorado.

6.12 Em caso de candidato estrangeiro, este deverá comprovar dispor da documentação necessária para a entrada e para a permanência regular no Brasil por período compatível com o prazo de vigência da Bolsa.

7.DAS OBRIGAÇÕES

7.1São obrigações do bolsista:

a. Cumprir todas as exigências do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES;

b. Elaborar Relatório de Atividades Anual a ser submetido à aprovação da Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Regulação da FGV Direito Rio e encaminhar Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa;

c. Dedicar-se exclusivamente à pesquisa e às atividades do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Regulação da FGV Direito Rio.

d. Ter disponibilidade para:

i. desenvolver atividades de pesquisa em ao menos um dos centros de pesquisa da FGV Direito Rio;

ii. ministrar disciplinas no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Regulação da FGV Direito Rio;

iii. participar de bancas;

iv. coorientar trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, Mestrado e Doutorado;

v. ministrar disciplinas no curso de Graduação em Direito da FGV Direito Rio; e

vi. participar de outras atividades, conforme as necessidades acadêmicas do PPGD da FGV Direito Rio.

e. Elaborar e submeter, para cada ano de vínculo, ao menos um artigo acadêmico para periódico classificado no estrato A do sistema Qualis periódicos (CAPES), em tema compatível com as linhas de pesquisa do PPGD.

f. Participar dos Seminários de Pesquisa promovidos pela FGV Direito Rio, apresentando os resultados obtidos no seu projeto de pesquisa em pelo menos um encontro para cada ano de vínculo.

g. Mencionar em todas as publicações decorrentes do estágio Pós-doutoral a vinculação ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Regulação da FGV Direito Rio.

7.2 Com exceção das alíneas a e c, aos candidatos ao estágio Pós-doutoral voluntário aplicam-se todas as demais disposições do item anterior.

8.DA MATRÍCULA

8.1Etapa 1: Upload de Documentos

Os candidatos aprovados deverão realizar o upload dos documentos, conforme orientações abaixo indicadas:

(8)

8.1.1O upload dos documentos referentes à Matrícula (itens 8.2.1 ou 8.2.2 e 8.2.3), deverá ser realizado na página do processo seletivo (www.fgv.br/processoseletivo > Menu Resultado > link Pré-Matrícula) conforme especificações abaixo e no prazo estabelecido no Cronograma (anexo I):

a. Os documentos deverão ser digitalizados (escaneados) e gerados no formato “PDF”;

b. A foto deve ser digitalizada (escaneada) e gerada no formato “JPEG”;

c. O tamanho máximo permitido para upload de cada documento é de 1,5MB;

d. Não serão aceitas fotos de documentos;

e. Os documentos que possuem frente e verso, ou mais de 1 (uma) página, devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: identidade, passaporte, diploma, etc.).

f. Documentos ilegíveis, incompletos ou fora dos padrões acima estabelecidos invalidarão a etapa de Pré-Matrícula e, posteriormente, a Matrícula do candidato.

8.1.2 O não cumprimento do item 8.1.1, no prazo estabelecido no Cronograma (anexo I) invalida o processo de Matrícula do candidato.

8.2 Etapa 2: Matrícula

A matrícula será formalizada mediante o envio dos documentos abaixo, via Sedex, à FGV SRA - Secretaria de Registros Acadêmicos, nos prazos estabelecidos no Cronograma (anexo I), para fins de validação dos anexados, por upload, na página do processo seletivo (item 8.1.1):

8.2.1Candidato Brasileiro a. 1 (uma) foto 3x4 recente;

b. Documento Oficial de Identidade (não será aceito passaporte);

c. CPF;

d. Formulário de inclusão de Nome Social – anexo II;

e. Laudo Médico (Pessoa com Deficiência) - anexo III;

f. Diploma de Doutorado. Em caso de curso realizado em Instituição de Ensino no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem do Diploma ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada.

8.2.2Candidato Estrangeiro a. 1 (uma) foto 3x4 recente;

b. Passaporte;

c. Formulário de inclusão de Nome Social – anexo II;

d. Laudo Médico (Pessoa com Deficiência) – anexo III;

e. Diploma de Doutorado. Em caso de curso realizado em Instituição de Ensino no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem do Diploma ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada;

8.2.3Os documentos abaixo relacionados estão disponíveis para impressão no site do Processo Seletivo www.fgv.br/processoseletivo/pnpd, no link “Acompanhe o Resultado – pré-matrícula”, devendo ser anexados na Etapa 1: Upload de Documentos (item 8.1) e apresentados na Etapa 2: Matrícula Presencial (item 8.2), concomitantemente, com os demais acima elencados:

a. Ficha de Matrícula preenchida e assinada;

b. Termo de Responsabilidade, assinado;

(9)

8.2.4Em caso de alteração do nome civil, os documentos deverão estar atualizados de acordo com a Certidão Civil vigente.

8.2.5 Os candidatos deverão cumprir as etapas descritas nos itens 8.2.1 ou 8.2.2, conforme o caso, e enviar cópia autenticada (em cartório) dos documentos, via SEDEX/FedEx, sendo válido, para todos os efeitos, a data de postagem conforme Cronograma (anexo I). Os documentos descritos no item 8.2.3, não necessitam de autenticação.

8.2.6No caso do não envio dos documentos para a matrícula, envio fora do prazo estabelecido ou de desistência, poderá ser convocado o candidato imediatamente seguinte na lista de espera.

8.2.7 A FGV não se responsabilizará por eventuais extravios de documentos enviados por meio dos Correios, sendo de inteira responsabilidade do candidato manter sob sua guarda os documentos citados neste Edital.

9. DA CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DA BOLSA DE ESTUDOS

9.1 A concessão de Bolsa de Estudo, na modalidade de Bolsa de Sustento, sujeita-se às normas estabelecidas pela agência pública de fomento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

9.2 A concessão da Bolsa levará em consideração o bom desempenho do candidato no Processo Seletivo e estará condicionada à dedicação exclusiva ao programa.

9.3 As bolsas de Pós-Doutorado são renovadas a cada 12 (doze) meses com base no desempenho acadêmico do pesquisador, até o limite máximo de 60 (sessenta) meses.

10.DO CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

10.1 O cancelamento de Matrícula deverá ser formalizado mediante a abertura de requerimento na Secretaria de Registros Acadêmicos - FGV SRA

10.2Terá a matrícula cancelada, a qualquer época, o candidato que estiver se utilizando de documentos e/ou informações falsas, fraudulentas, eivadas de irregularidades ou outros ilícitos.

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1Os casos omissos e situações não previstas no presente Edital serão avaliados pela Coordenação do Programa de Pós-graduação stricto sensu da FGV Direito Rio, ouvida a Comissão de Seleção deste processo.

11.2 Os candidatos inscritos neste processo estão sujeitos às normas constantes deste Edital, bem como a Normas Complementares, Avisos Oficiais e em demais documentos oficialmente divulgados.

11.3 Ao proceder a sua inscrição, o candidato aceita integralmente as regras estabelecidas neste Edital e Regulamento do Programa disponível para consulta no portal da FGV Direito Rio (https://direitorio.fgv.br/mestrado), não cabendo qualquer reclamação ou recurso posterior.

11.4 É absoluta obrigação do candidato manter-se informado sobre datas, locais e prazos fixados no

(10)

cronograma deste Edital, sendo de sua total responsabilidade o prejuízo decorrente da inobservância desses dados.

11.5 Compete ao professor supervisor a avaliação do desenvolvimento da pesquisa e dos seus resultados.

11.6Os candidatos à bolsa deverão acessar, no sítio da CAPES, a Portaria nº 086, de 03 de julho de 2013 (http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-nopais/pnpd-capes) para obter informações sobre o Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES e os seus objetivos e exigências.

11.7 Diante do cenário atual de incerteza das atividades presenciais devido à pandemia do coronavírus, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu da FGV Direito Rio poderá redefinir o calendário apresentado e implementar ações para que as etapas do processo seletivo possam ser realizadas a distância mediadas por tecnologia. Em caso de alterações, os candidatos serão avisados por uma errata publicada no site do processo seletivo.

Rio de Janeiro, 15 de julho de 2020.

Antonio de Araujo Freitas Junior

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação Fundação Getulio Vargas

(11)

ANEXO I – CRONOGRAMA

ETAPA DATA LOCAL

Período de inscrição De 28/07 a 01/09/20 até 18h https://direitorio.fgv.br/mestrado Formalização de inscrição (upload de

documentos) De 28/07 a 01/09/20 até 18h https://direitorio.fgv.br/mestrado

Análise da documentação apresentada De 02 a 16/09/20

Indicação de horário para as entrevistas 17/09/20 https://direitorio.fgv.br/mestrado Entrevistas e arguição do projeto de pesquisa 21 a 25/09/20 Praia de Botafogo, 190, 13º andar,

Rio de Janeiro - RJ

Divulgação do resultado final 30/09/20 https://direitorio.fgv.br/mestrado

Upload de documentos e agendamento de

matrícula presencial 05 a 07/10/20 www.fgv.br/processoseletivo/pnpd

Matrícula presencial 06 a 09/10/20 SRA

Cancelamento de matrícula 13 a 15/10/20 SRA

Início das atividades 01/11/20 Praia de Botafogo, 190, Rio de

Janeiro

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

COORDENAÇÃO DO PPGD

Praia de Botafogo, nº 190, 13º andar CEP 22250-900, Rio de Janeiro, RJ Telefone: 55 (21) 3799-6199 E-mail: ppgd.direitorio@fgv.br Horário de atendimento: 9h às 18h

SECRETARIA DE REGISTROS ACADÊMICOS (SRA) Praia de Botafogo, nº 190 / sala 314 – 3º andar CEP 22250-900, Rio de Janeiro, RJ

Telefone: 55 (21) 3799-5757 E-mail: srarj@fgv.br

Horário de Atendimento: 9h às 18h

PROCESSO SELETIVO FGV

Av. 9 de Julho, nº 2029, 7º andar, CEP 01312-902 São Paulo – SP

Telefones: (11) 3799-7711 (São Paulo e grande São Paulo) e 0800 7700423 (demais localidades) E-mail: prosel.cmcd@fgv.br

Horário de atendimento: 8h às 19h

(12)

ANEXO II – INCLUSÃO DE NOME SOCIAL

1. Em atendimento aos termos da legislação em vigor, Resolução CNE/CP nº 01 de 19/01/2018, que dispõe sobre o direito ao uso do nome social, o candidato poderá realizar sua solicitação, mediante requerimento a ser encaminhada juntamente com a documentação de inscrição no Processo Seletivo, no prazo estabelecido no Cronograma (anexo I).

2. Em caso de aprovação no Processo Seletivo, o formulário e a documentação específica deverão ser apresentados no ato da matrícula, conforme Cronograma (anexo I).

3. A FGV reserva-se o direito de exigir, a qualquer tempo, outros documentos comprobatórios quanto à solicitação de inclusão de Nome Social.

SOLICITAÇÃO DE INCLUSÃO DE NOME SOCIAL

Em atendimento aos termos da Resolução CNE/CP nº 01, de 19/01/2018 CANDIDATO(A):

NOME CIVIL:

NOME SOCIAL:

Nº MATRÍCLA: CURSO:

TELEFONE: E-MAIL:

RESPONSÁVEL LEGAL:

TELEFONE: E-MAIL:

DECLARAÇÃO:

1. Declaro estar ciente da utilização do NOME SOCIAL nos Registros Escolares em acordo com a Legislação em vigor.

2. A FGV reserva-se o direito de exigir, a qualquer tempo, outros documentos comprobatórios quanto à solicitação de inclusão de Nome Social, bem como a conferência da veracidade das informações junto ao Responsável Legal, no caso de pesquisadores menores de 18 (dezoito) anos.

/ _/ _

data assinatura

/ / _ _

data assinatura do Responsável Legal (menores de 18 (dezoito) anos)

(13)

ANEXO III - PESSOA COM DEFICIÊNCIA

1. O candidato com deficiência, que necessite de condições específicas para a realização das provas e entrevista, deverá realizar, no ato da inscrição, o upload do laudo médico, informando sua necessidade específica, no prazo descrito no Cronograma (anexo I).

2. O laudo médico anexado deverá conter informações exatas e fidedignas, sob pena do candidato responder contra a fé pública e de ser eliminado do Processo Seletivo ou, posteriormente, do curso.

3. Cabe ao candidato prestar todas as informações necessárias a seu atendimento. A ausência da documentação solicitada neste Edital implicará na realização das provas nas mesmas condições dos demais candidatos.

4. Se aprovado no Processo Seletivo e, caso necessite de recursos específicos para mobilidade, acompanhamento das aulas e atividades acadêmicas, o candidato deverá formalizá-lo através de formulário específico no ato da matrícula, anexando laudo médico e descrevendo o(s) recurso(s) necessário(s).

5. O atendimento às condições especiais, ficará sujeito à análise da legalidade, viabilidade e razoabilidade do pedido. O parecer será comunicado ao inscrito em um prazo de até 07 (sete) dias úteis após sua solicitação.

Referências

Documentos relacionados

A forte pressão de prazos ou sobrecarga de trabalho foram o factor de risco mental mais frequentemente referido pelas mulheres (45% do total), seguindo-se o

Entendendo a importância da formação profissional estar em consonância com o que prevê as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social, a análise dos impactos

3. 3º “i” e 4º “a”, “b” e “h”) supostamente cometido por policial militar, em serviço, contra civil, deve ser julgado e processado pela Justiça Comum, ainda

125 pacientes com bronquite infectada foram randomizados para tratamento com claritromicina (250mg 12/12 horas) ou ampicilina (250mg 6/6 horas), durante 7 a 14 dias.. Os

SANTOS 2016 1 JAQUELINE MARIA 2016 1 DOUTORADO 28/01/09 MESTRADO (DOUTORANDO) 19/11/12 GRADUAÇÃO (MESTRANDO) 29/04/14 ESPECIALIZAÇÃO 27/02/13 DOUTORADO 2/2/2009 DOUTORADO

Dessa forma, é importante ressaltar que a Engelink: (i) não tem responsabilidade ou ingerência sobre quaisquer informações e anúncios veiculados na Plataforma; (ii) não

Quézia Manuela Gonçalves Laurindo Materiais de alta dureza Processamento, caracterização e testes de ferramentas à base dos materiais de alta dureza Desenvolvimento

Decorre da possibilidade do investidor não encontrar comprador para o título caso decida vendê-lo, ou ainda, que tenha o preço de venda desse título prejudicado (abaixo do