• Nenhum resultado encontrado

Química. Polímeros. Teoria. O que são polímeros? Representação química

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Química. Polímeros. Teoria. O que são polímeros? Representação química"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Polímeros

Objetivos

Você conhecerá os polímeros e como o processo de polimerização acontece. Além disso, aprenderá sobre a diversidade de polímeros existentes atualmente e como os eles foram obtidos.

Se liga

Para que entender o funcionamento dos polímeros, é recomendável que compreender as reações orgânicas.

Tem alguma dúvida? Clique aqui, e assista uma aula sobre o assunto (caso não seja direcionado, pesquise por “ai aqui você coloca o título da aula” na biblioteca).

Curiosidade

Você sabia que o primeiro polímero a ser sintetizado em laboratório foi o polietileno? A história do polietileno teve início em Northwich, em um departamento na empresa ICI, quando M.W. Perrin e J.C.Swallow decidiram realizar um trabalho sobre pressões elevadas em reações químicas.

Teoria

O que são polímeros?

Os polímeros (do grego poli, muitos; e mero, parte) são macromoléculas em cadeia formadas pela união de estruturas químicas repetidas, os monômeros (você pode considerar que o polímero é um trem gigantesco e que os monômeros são os vagões desse trem). Se forem formados por um único tipo de monômeros, chamam-se homopolímero. Caso estejam presentes mais de um tipo de monômero, são chamados copolímeros.

Os principais tipos de copolímeros são:

• copolímeros alternados: -A-B-A-B-A-B-A-B-A-B-A-B-;

• copolímeros periódicos: (-A-A-A-B-B-A-B-A-B-)n;

• copolímeros aleatórios: -B-A-A-B-A-B-B-B-A-B-B-A-;

• copolímeros em blocos: -A-A-A-A-B-B-B-A-A-A-A-B-B-B-.

Representação química

Devido à inconveniência de representar estruturas tão grandes por extenso, desenvolveu-se a seguinte representação para cadeias poliméricas:

(2)

Representação química de um polímero. Ilustração por Vanussa Faustino.

Entre parênteses encontra-se a estrutura química que se repete ao longo da cadeia, com um índice “n”

representando a repetição desta parte um número indeterminado de vezes. É importante perceber que a estrutura do monômero (molécula que reage para formar a cadeia) é diferente da do polímero: no exemplo acima, a ligação dupla entre os carbonos do cloreto de vinila dá lugar às ligações simples que se formam entre os monômeros no PVC.

Polímeros naturais e sintéticos

Os polímeros são frequentemente encontrados na natureza. São exemplos de polímeros naturais os polissacarídeos (polímeros de açúcares, como celulose e amido), cadeias polipeptídicas (cadeias de aminoácidos, como proteínas e enzimas) e ácidos nucleicos (cadeias de nucleotídeos).

Entre os polímeros sintéticos, estão o polietileno, policloreto de vinila (PVC), polipropileno (PP), poliamida (náilon), etc.

Reações de polimerização

A produção de polímeros sintéticos se dá pelas reações de polimerização – as reações que formam ligações entre os monômeros, para propagar a cadeia polimérica –, que se classificam em reações de adição (poliadição) ou condensação (policondensação):

Poliadição: ocorre a quebra de ligações duplas dos monômeros em uma reação rápida e exotérmica, geralmente catalisada por metais, como a platina. É o principal processo de obtenção de plásticos, como polietileno, PP, PVC, politetrafluoretileno (PTFE – teflon) e poliestireno (isopor). Esses materiais são chamados polímeros de adição;

Reação de poliadição no etileno. Ilustração por Vanussa Faustino.

(3)

Reação de poliadição no propileno. Ilustração por Vanussa Faustino.

Reação de poliadição no estireno. Ilustração por Vanussa Faustino.

Reação de poliadição no tetrafluoreteno. Ilustração por Vanussa Faustino.

Policondensação: a extensão da cadeia ocorre através de reações de condensação de grupos funcionais (reações com formação de ligação entre duas moléculas, com perda de uma molécula pequena, geralmente água), como aminas, álcoois e ácidos carboxílicos. Esta reação é tipicamente mais lenta que a poliadição. Entre os polímeros produzidos desta forma estão: poliésteres (PET, dácron, terilene), poliamidas (nylon), silicones e policarbonato. Estes são chamados polímeros de condensação.

Exemplo de reação de policondensação. Ilustração por Vanussa Faustino.

(4)

Exemplo de reação de policondensação. Ilustração por Vanussa Faustino.

Polímeros termoplásticos e termofixos

Os polímeros podem ser classificados quanto à sua maleabilidade; alguns sendo viscosos e moldáveis a certa temperatura – os chamados polímeros termoplásticos – e outros com estrutura tridimensional definida e rígida – os polímeros termofixos. A diferença se dá pelas suas estruturas químicas: os termoplásticos são constituídos por longas cadeias unidas apenas pelas forças de Van der Walls (forças fracas); enquanto, nos termofixos, as cadeias fazem ligações cruzadas entre si, tornando restrito o movimento individual das cadeias, para que o material mude de forma.

Existem tratamentos químicos para enrijecer as estruturas poliméricas, como a vulcanização. Esse processo consiste no aquecimento de borrachas ou outros polímeros similares na presença de enxofre. São formadas ligações cruzadas entre as cadeias, alterando as propriedades mecânicas do polímero para o fim desejado.

Esquema de borracha vulcanizada.

(5)

Exercícios de fixação

1.

Dados os compostos:

I. 3-bromopropeno-1 (C3H5Br);

II. tetrafluoretano (C2H2F4);

III. propanol-1 (C3H7OH);

IV. cloroeteno (C2H3Cl).

Os que poderiam sofrer polimerização por adição são:

a) I e II;

b) I e III;

c) I e IV;

d) II e III;

e) II e IV.

2.

A borracha natural é um polímero elástico, que é obtido do látex coagulado. Suas propriedades elásticas melhoram quando aquecida com enxofre. Esse processo recebe o nome de:

a) ustulação;

b) vulcanização;

c) destilação;

d) sintetização;

e) galvanização.

3.

Polímeros são macromoléculas orgânicas construídas a partir de muitas unidades pequenas que se repetem, chamadas monômeros. Indique a alternativa que apresenta somente polímeros naturais.

a) Celulose, plástico e poliestireno.

b) Amido, proteína e celulose.

c) Amido, náilon e polietileno.

d) Plástico, PVC e teflon

4.

Assinale a alternativa que traz somente exemplos de polímeros de adição:

a) Polietileno, polipropileno, policloreto de vinila e poliestireno;

b) Polietileno, polipropileno, poliamidas e poliéster;

c) Poliamidas, poliéster, policloreto de vinila e poliestireno;

d) Silicone, teflon, kevlar e PVC;

e) PVC, PET, polifenol e poliuretano.

(6)

5.

Relacione as colunas indicando as principais aplicações de cada polímero de condensação abaixo:

Coluna I Coluna II

I. Náilon II. Baquelite III. Kevlar IV. PET V. Silicone

(__) Colete à prova de balas.

(__) Garrafas plásticas.

(__) Lubrificantes.

(__) Meias

(__) Cabos de panelas.

(7)

Exercícios de vestibulares

1.

(FGV, 2006) O náilon-66, estrutura representada na figura, é um polímero de ampla aplicação na indústria têxtil, de autopeças, de eletrodomésticos, de embalagens e de materiais esportivos.

Esse polímero é produzido a partir da reação do ácido hexanodioico com a 1,6-diamino-hexano, formando-se também água como subproduto.

Quanto à classificação do polímero náilon-66 e ao tipo de reação de polimerização, é correto afirmar que se trata de

a) poliéster e reação de adição.

b) poliéster e reação de condensação.

c) poliamida e reação de adição.

d) poliamina e reação de condensação.

e) poliamida e reação de condensação.

2.

(UFV) A poliacrilonitrila é um polímero conhecido simplesmente por “acrílico”. Ela pode ser transformada em fibras que entram na constituição de diversos tecidos, sendo inclusive misturada à lã. Parte da fórmula estrutural desse polímero é representada abaixo:

A partir da fórmula acima, assinale a alternativa que contém o monômero utilizado no preparo da poliacrilonitrila.

a) CH2=CHCNCH2=CHCNCH2=CHCN b) CH3CH2CN

c) CH2=CHCN d) CH3=CHC=N e) CH3CN

(8)

3.

(Fuvest, 2002) Ao término de uma incisão cirúrgica, o cirurgião une os tecidos lesados utilizando agulhas e fios para “dar pontos”. Nos casos de sutura interna, é bastante conveniente a utilização de fios que são absorvidos pelo organismo depois de algum tempo, evitando uma nova incisão para sua retirada. Esses fios são um polímero sintético, que, ao longo de alguns dias ou semanas, é hidrolisado pelo organismo, formando moléculas de ácido glicólico, que são metabolizadas. Costuma-se dizer que os pontos foram absorvidos. A reação química de polimerização/hidrólise é assim representada:

Com base nessas informações, é correto afirmar que o polímero sintético a) é do tipo poli (ácido acrílico).

b) é obtido a partir de uma reação de poliadição.

c) é absorvido pelo organismo devido ao seu caráter apolar.

d) possui um monômero do tipo cetona.

e) é do tipo poliéster.

4.

(UFTM) A conscientização da preservação do meio ambiente tem levado ao desenvolvimento de polímeros sintéticos biodegradáveis. Estes podem ser usados para produção de sacos de lixo para resíduos orgânicos, que são enviados a aterros sanitários para sua decomposição e reaproveitamento na forma de gás metano. Um exemplo desse tipo de polímero é o poli(ácido glicólico), que se forma a partir da reação de polimerização do ácido glicólico (C2H4O3), com formação de água como subproduto.

Em relação ao polímero do ácido glicólico, são feitas as seguintes afirmações:

I. é um poliéster;

II. apresenta apenas átomos de carbono com ângulos de ligação de 120°;

III. é um polímero de adição.

(9)

É correto apenas o que se afirma em a) I.

b) II.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.

5.

(UEFS, 2017) Polímeros são macromoléculas de origem natural ou sintética com amplo espectro de utilização. Podem ser classificados de acordo o grupo funcional característico, pela reação que os origina (no caso dos polímeros sintéticos), bem como por suas propriedades físicas.

Sabendo-se que PET ou PETE é a sigla para o poliéster poli(tereftalato de etileno) e baseando-se no conhecimento sobre polímeros e nas fórmulas estruturais representadas, é correto afirmar:

a) A produção do PET exige a utilização de dois monômeros, o etenodiol e o ácido benzeno–1,4–

dioico;

b) A sacarose é um polímero natural, assim como a celulose e o amido, que têm como monômero a glicose;

c) As proteínas são poliamidas classificadas como polímeros sintéticos, pois são sintetizados pelo corpo humano a partir de aminoácidos;

d) O polietileno e o poli(tereftalato de etileno) são classificados como polímeros de adição, porque as moléculas dos seus monômeros vão se adicionando;

e) As macromoléculas do polietileno se mantêm unidas por interações intermoleculares de ligações entre os hidrogênios de uma cadeia e os carbonos da outra cadeia carbônica.

(10)

6.

(Fuvest, 2009) Nos polímeros supramoleculares, as cadeias poliméricas são formadas por monômeros que se ligam, uns aos outros, apenas por ligações de hidrogênio e não por ligações covalentes como nos polímeros convencionais. Alguns polímeros supramoleculares apresentam a propriedade de, caso sejam cortados em duas partes, a peça original poder ser reconstruída, aproximando e pressionando as duas partes. Nessa operação, as ligações de hidrogênio que haviam sido rompidas voltam a ser formadas, “cicatrizando” o corte. Um exemplo de monômero, muito utilizado para produzir polímeros supramoleculares, é

No polímero supramolecular, cada grupo G está unido a outro grupo G, adequadamente orientado, por x ligações de hidrogênio, em que x é, no máximo

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

7.

(Enem, 2015) O poli(ácido lático) ou PLA é um material de interesse tecnológico por ser um polímero biodegradável e bioabsorvível. O ácido lático, um metabólito comum no organismo humano, é a matéria-prima para produção do PLA, de acordo com a equação química simplificada:

Que tipo de polímero de condensação é formado nessa reação?

a) Poliéster.

b) Polivinila.

c) Poliamida.

d) Poliuretana.

(11)

8.

(UFSM, 2014) Não é de hoje que os polímeros fazem parte de nossa vida; progressos obtidos pelos químicos permitiram avanços importantes em diversas áreas. Os avanços científicos e tecnológicos têm possibilitado a produção de novos materiais mais resistentes ao ataque químico e ao impacto. O Kevlar tem sido utilizado na produção industrial de coletes à prova de balas, além de apresentar característica de isolante térmico.

A obtenção desse polímero ocorre por meio da reação a seguir.

(PERUZZO, Francisco M.; CANTO, Eduardo L. Química na Abordagem do Cotidiano. Vol. 3. São Paulo: Moderna, 2009. p. 374.

(adaptado).

Com base nos dados, é correto afirmar que o polímero é obtido por uma reação de a) condensação e ocorre entre um ácido carboxílico e uma amina secundária.

b) desidratação e os grupos funcionais ligados ao anel benzênico ocupam a posição orto e meta.

c) adição e o polímero resultante é caracterizado por uma poliamina alifática.

d) condensação e o polímero resultante é caracterizado por uma poliamida aromática.

e) polimerização e um dos reagentes é o ácido benzoico.

9.

(Enem, 2019) Uma das técnicas de reciclagem química do polímero PET [poli(tereftalato de etileno)]

gera o tereftalato de metila e o etanodiol, conforme o esquema de reação, e ocorre por meio de uma reação de transesterificação.

O composto A, representado no esquema de reação, é o a) metano.

b) metanol.

c) éter metílico.

d) ácido etanoico.

e) anidrido etanoico.

(12)

10.

(Enem, 2017) Os polímeros são materiais amplamente utilizadas na sociedade moderna, alguns deles na fabricação de embalagens e filmes plásticos, por exemplo. Na figura estão relacionadas as estruturas de alguns monômeros usados na produção de polímeros de adição comuns.

Dentre os homopolímeros formados a partir dos monômeros da figura, aquele que apresenta solubilidade em água é

a) polietileno.

b) poliestireno.

c) polipropileno.

d) poliacrilamida.

e) policloreto de vinila.

(13)

Gabaritos

Exercícios de fixação 1. C

I e IV (3-bromopropENO-1 e cloroetENo). Polimerização por adição é a reação em que polímeros são formados a partir de um monômero que deve ser um composto insaturado, portanto o composto deve conter ligações duplas, indicadas na nomenclatura por “eno”.

2. B

Na vulcanização, a borracha é aquecida na presença de enxofre e agentes aceleradores e ativadores.

3. B

Todos podem ser encontrados em nossa alimentação.

4. A

Polímeros citados que são de condensação: poliamidas, poliéster, silicone, kevlar e polifenol.

Polímero citado que é de rearranjo: poliuretano.

5.

Coluna I Coluna II

I. Náilon II. Baquelite III. Kevlar IV. PET V. Silicone

(III) Colete à prova de balas.

(IV) Garrafas plásticas.

(V) Lubrificantes.

(I) Meias

(II) Cabos de panelas.

Exercícios de vestibulares 1. E

A reação entre ácido carboxílico e amina é uma condensação, pois une duas cadeias e libera água. O produto formado é uma amida.

2. C

3. E

A reação entre o grupo ácido carboxílico e álcool do monômero é uma condensação, e forma a função orgânica éster. O polímero é classificado, então, como um poliéster.

4. A

O polímero é um poliéster, formado por condensação de um grupo ácido carboxílico e um grupo álcool no monômero. Apresenta um carbono sp2 (ângulo de aproximadamente 120°) na carbonila e um sp3 (ângulo de aproximadamente 109°).

(14)

5. A

a) Correta. A produção do PET exige a utilização de dois monômeros: o etenodiol (etilenoglicol) e o ácido benzeno-1,4-dioico (ácido tereftálico).

b) Incorreta. A sacarose é um dissacarídeo.

c) Incorreta. As proteínas são consideradas polímeros naturais.

d) Incorreta. O polietileno é classificado como um polímero de adição e o poli(tereftalato de etileno) é classificado como um polímero de condensação.

e) Incorreta. As macromoléculas do polietileno (apolares) se mantêm unidas por interações intermoleculares do tipo dipolo-induzido.

6. D

Cada grupo G está unido a outro grupo G, adequadamente orientado por quatro ligações de hidrogênio.

Observe:

7. A

Verifica-se a formação da função éster no elo de repetição do polímero, ou seja, tem-se um poliéster.

(15)

8. D

a) Incorreta. A reação é de condensação, que ocorre entre um ácido carboxílico e uma amina primária.

b) Incorreta. A reação é de condensação e os grupos funcionais ligados ao anel benzênico ocupam a posição para.

c) Incorreta. A reação é de condensação e o polímero resultante é caracterizado pela formação de uma poliamida aromática.

d) Correta. A reação é de condensação e o polímero resultante é caracterizado por uma poliamida aromática.

e) Incorreta. A reação é de condensação, que forma um polímero; e um dos reagentes é o ácido tereftálico.

9. B

O composto A, representado no esquema de reação, é o metanol (H3C − OH).

(16)

10. D

Dentre os homopolímeros formados a partir dos monômeros da figura, aquele que apresenta solubilidade em água é a poliacrilamida, pois este polímero faz ligações de hidrogênio com a água.

Referências

Documentos relacionados

Vale registrar que o PNEDH aponta que no âmbito do ensino, as IES podem inserir a educação em direitos humanos por meio de diferentes modalidades, “tais como,

Os dados estatísticos da ANOVA (Apêndice T), obtidos para as superfícies da Figura 36 mostram que 97% da variabilidade dos dados é justificada pelo modelo. O uso de xileno como

La construcción de los canales internos en el estanque se debe hacer independientemente si hay o no aprovechamiento térmico del calor ganado por el agua de enfriamiento,

Wegner propõe, em seu manual sobre exegese, que se faça uma primeira tradução no início da pesquisa, esta mais literal e, ao final, uma segunda com os pressupostos da

Estes assumiriam uma postura de agentes ativos na construção de seu conhecimento, testando e experimentando em tempo real seus próprios questionamentos, pois, segundo Penteado

Neste estudo avaliaram-se as características das populações de E.edulis em diferentes unidades de paisagem localizadas na comunidade de Ribeirão Taquaras, município

XIII - Avaliar as atividades práticas desenvolvidas pelos estagiários vinculados ao Núcleo, podendo utilizar-se dos relatórios e documentos produzidos por estagiários, supervisores,

Artigo 112. A pena privativa de liberdade será executada em forma progressiva com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando