• Nenhum resultado encontrado

1. O que é considerado plágio?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. O que é considerado plágio?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÕES SOBRE PLÁGIO

Neste manual será exemplificado o que pode ser considerado ou não plágio para a escrita de uma monografia, dissertação, trabalho de diplomação ou tese. Seu objetiva finalidade será evitar deslizes feitos pelo aluno por falta de compreensão.

É imprescindível que o aluno se oriente em utilizar sempre as regras vigentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a escrita.

1. O que é considerado plágio?

Texto original reescrito exatamente como se encontra no livro sem a referência adequada: Ao leitor o texto é entendido como texto daquele que escreve o trabalho.

Exemplo: A administração de produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços. Tudo o que você veste, come, senta em cima, usa, lê ou lança na prática de esportes chega a vocês graças aos gerentes de operações que organizaram sua produção. Todos os livros que você toma emprestados da biblioteca, os tratamentos recebidos no hospital, os serviços esperados nas lojas e as aulas na universidade também foram produzidos. Embora nem sempre as pessoas que supervisionaram sua

‘produção’ sejam chamadas gerentes de produção (também denominadas neste livro de operações). Isso é o que elas realmente são.

Texto original, reescrito exatamente como se encontra no livro e referenciado: Quando se escreve um trabalho a ideia é dissertar a ideia do autor com suas próprias palavras sem a necessidade e copiar e colar o trecho.

(2)

Há sim trechos que podem ser copiados, mas o aluno deverá seguir as regras exigidas pela ABNT.

Exemplo: A administração de produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços. Tudo o que você veste, come, senta em cima, usa, lê ou lança na prática de esportes chega a vocês graças aos gerentes de operações que organizaram sua produção. Todos os livros que você toma emprestados da biblioteca, os tratamentos recebidos no hospital, os serviços esperados nas lojas e as aulas na universidade também foram produzidos. Embora nem sempre as pessoas que supervisionaram sua

‘produção’ sejam chamadas gerentes de produção (também denominadas neste livro de operações). Isso é o que elas realmente são (SLACK, 2002).

1)

Escrever com suas palavras o texto, mas sem citar o autor: Para o leitor o texto será entendido como própria autoria de quem escreveu o trabalho.

Exemplo: Qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma através de uma administração de produção. Esta administração é coordenada por pessoal especializado denominados gerentes de produção.

Escrever vários parágrafos já referenciados de outro autor sem referenciar este autor: Quando é copiado um trabalho já referenciado por outro alguém e não o citamos, condiz como se tivéssemos escrevendo tal parágrafo, o que não é verdade. Quando ocorre a citação de outra citação é chamada apud e deve ser adequadamente referenciada.

Atenção!!! Só se utiliza o apud quando o autor já referenciado por alguém é muito importante e não conseguimos ter acesso ao texto original do autor (em caso de um libro não mais publicado ou raro). Deste modo o apud é o último

(3)

caso, seu uso excessivo no artigo denota falta de qualidade com má revisão bibliográfica sucedendo a reprovação.

Exemplo: A dissertação de mestrado de um autor chamado Arantes (2008) contém o seguinte trecho – “Qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma através de uma administração de produção. Esta administração é coordenada por pessoal especializado denominado gerentes de produção” (SLACK, 2002, p. 58).

Um aluno que está cursando o TD faz uma cópia idêntica do texto de Arantes (2008) e referencia (SLACK, 2002, p. 58):

Exemplo: “Qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma através de uma administração de produção. Esta administração é coordenada por pessoal especializado denominado gerentes de produção” (SLACK, 2002, p. 58).

Um aluno que está cursando o TD se inspira no texto de Arantes (2008), mas usa como referência (SLACK, 2002, p. 58):

Exemplo: “A administração da produção é a área funcional que centraliza responsabilidades pela produção de bens ou serviços em uma organização e esta área é coordenada por gerentes de produção” (SLACK, 2002, p. 58).

Então como é o correto?

O aluno que está cursando o TD deve se inspirar no texto de Arantes (2008) e referenciar (SLACK, 2002 apud Arantes, 2008, p. 32), em caso não encontrar o obra original de SLACK (2002) para ler e elaborar um texto a partir da sua própria interpretação do autor.

(4)

Exemplo: “A administração da produção é a área funcional que centraliza responsabilidades pela produção de bens ou serviços em uma organização e esta área é coordenada por gerentes de produção” (SLACK, 2002 apud Arantes, 2008, p. 32).

Para mais informações sobre as regras de apud, consulte as normas da ABNT

2. O que não é considerado plágios?

Escrever com suas palavras e citar a referência do livro: Maneira correta de dissertar conforme a normas da ABNT.

Exemplo: Segundo Slack (2002), qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma por meio de uma administração de produção. Esta administração é coordenada por pessoal especializado denominados gerentes de produção.

Escrever com as próprias palavras o texto do livro citando as referências:

Pode-se utilizar um ou mais autores desde que apresentem a mesma ideia, o mesmo deve ser citado no início do parágrafo ou no final.

Exemplo: Segundo Slack (2002) e Kotler (2000), qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma através de uma administração de produção. Esta administração é coordenada por pessoal especializado denominados gerentes de produção.

OU

Exemplo: Qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma através de uma administração de produção. Esta

(5)

administração é coordenada por pessoal especializado denominados gerentes de produção (SLACK, 2002; KOTLER, 2000).

Caros alunos caso ainda exista dúvidas sobre plágios favor consultar seu suporte em nosso chat online.

Referências

Documentos relacionados

Por outro lado, quando se fala em pequenas e médias empresas, onde o número de funcionários é maior, é mais bem dividida e o uso da Intranet se torna

Consiste numa introdução, dois capítulos de índole teórica geral, e depois divide-se em sete áreas temáticas, cada uma com um capítulo teórico e um estudo de caso:

A raiva é uma doença viral que acomete os animais domésticos, silvestres e destes para o homem, causando uma doença com sintomatologia?. nervosa, aguda e fatal, levando ao óbito

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

Nesta visão algumas características positivas de nosso zoneamento já consolidadas são reforçadas, como os eixos estruturais, a distribuição da infraestrutura,

´e aquele pelo qual a filosofia alem˜a traduziu, depois de Kant, o latim existentia, mas Heidegger deu-lhe um sentido muito particu- lar, j´a que designa na sua filosofia

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados