• Nenhum resultado encontrado

O PAPEL ESTRATÉGICO DAS CONTROLADORIAS E DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES (RI)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PAPEL ESTRATÉGICO DAS CONTROLADORIAS E DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES (RI)"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)O PAPEL ESTRATÉGICO DAS CONTROLADORIAS E DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES (RI). Rio, 03 de Abril de 2014 José Marcos Treiger & Eraldo Soares Peçanha. 1.

(2) O PAPEL ESTRATÉGICO DAS CONTROLADORIAS E DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES (RI) 1ª. PARTE: FOCO EM RI E NAS INFORMAÇÕES DE QUALIDADE. José Marcos Treiger. 2.

(3) Considerações sobre Cultura Organizacional. As organizações interagem a todo o momento com o ambiente externo em que estão inseridas, recebendo influencias dele e muitas vezes o influenciando e as pessoas têm papel ativo neste processo interativo.. 3. 3.

(4) Considerações sobre Cultura Organizacional. A força da cultura organizacional é tão grande que passa a ser a mente da organização e se torna uma variável importante que atua nas suas próprias estratégias competitivas.. 4. 4.

(5) Considerações sobre Cultura Organizacional. Por isto, podemos dizer que a cultura organizacional leva a empresa a ser ou não competitiva e, assim, está ligada diretamente à sua própria sobrevivência.. 5. 5.

(6) Países Desenvolvidos. Altas taxas de poupança. Alta eficiência na intermediação. A COMBINAÇÃO DESSES DOIS FATORES IMPULSIONA O CRESCIMENTO. 6.

(7) Função do Mercado de Capitais Poupador. Empreendedor $$$. OUT. IN. $$. •APROXIMAÇÃO •ALINHAMENTO •VANTAGENS MÚTUAS 7.

(8) Conceito de Companhia Aberta De acordo com a regulamentação brasileira, companhia aberta é a empresa que distribui publicamente valores mobiliários. Para que a empresa obtenha sua condição de companhia aberta é necessário que sejam cumpridas as exigências legais e institucionais disciplinadas pela Lei 6404/76 e Instrução CVM 202.. 8.

(9) Valores Mobiliários Títulos representativos de propriedade ou crédito (dívida) AÇÕES NOTAS PROMISSÓRIAS (COMMERCIAL PAPERS). DEBÊNTURES Simples ou conversíveis. ADRs, GDRS E BDRs. ABERTURA DE CAPITAL. BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO. DERIVATIVOS COMPROMISSOS SECURITIZADOS. 9. QUOTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS.

(10) Abertura de Capital na Estratégia Empresarial. Lucros Retidos. Internas Fluxo de Caixa. Fontes de Fundos. Recursos de Terceiros. •Debêntures •Commercial Papers •Empréstimos Bancários •Securitização •Bônus/Bonds. Recursos Próprios. Capital Acionário. Externas. 10.

(11) Abertura de Capital na Estratégia Empresarial Fatores comumente considerados na decisão  Custo e disponibilidade de capital próprio e de terceiros  Conjuntura do Mercado de Capitais  Índices setoriais e Múltiplos de Mercado  Grau de risco aceito pelo empresário  Importância estratégica dos investimentos FATORES TÉCNICOS E SUBJETIVOS 11.

(12) Benefícios para a Abertura de Capital Maior facilidade para a obtenção de recursos Maior poder de barganha com bancos Liquidez Patrimonial  Diversificação de Portfólio  Troca de controle. Reestruturação de Passivos Melhoria na Imagem Institucional Arranjos societários Referência para avaliação de desempenho 12.

(13) Cuidados e ponderações Profissionalização Conselhos de Administração e Fiscal Transparência/Disclosure  Perda de confidencialidade  Necessidades de debater a estratégia empresarial. Custos legais e administrativos Auditoria Externa Distribuição de resultados aos novos acionistas Underpricing 13.

(14) Custos      . Análise interna Auditoria independente Intermediário financeiro Consultoria jurídica Marketing da oferta Publicações legais. E depois...  Custos de manutenção de Companhia Aberta. 14.

(15) Os desafios da Comunicação na “loucura” atual.... Celular. Smartphone. E-mails. Telefone. Reuniões Jornais. Revistas. Rádio Relatórios TV. 15.

(16) Dois séculos por dia … É o volume de programação que as 31.750 emissoras de TV e as 51.120 emissoras de rádio do planeta transmitiram durante um período de 24 horas, em 2005.. Fonte: CIA World Factbook. 16.

(17) É a quantidade de telefones celulares vendidas por hora em 2008. No total, foram mais de 1, 21 bilhões de unidades. Fonte: Nokia – 2008 Annual Report. 17. 138 mil espiões novos por hora ….

(18) É o peso sobre nossas cabeças o tempo todo, na forma de artefatos que giram em torno da Terra, lançados pelo homem nos últimos cinqüenta anos. Apenas satélites de comunicação geoestacionários, aqueles que transmitem sinais de televisão, são 162, com peso entre 1 e 4 toneladas cada.. 2. milhões de. kg…. Fonte: United States Space Command/ NASA; Boeing Co.; BB C. 18.

(19) Uma estante de. 50. mil km... !. Caso todas as páginas existentes na internet fossem transformadas em páginas de livros, esse é o tamanho que atingiriam os volumes enfileirados. A rede mundial de computadores tem mais de 600 bilhões de páginas, 100 para cada habitante do planeta. É uma estante dessa dimensão que podemos acessar todos os dias. E ela está sempre em expansão.. Fonte: Kevin Kelly / Revista Wired.Agosto/2005. 19.

(20) Atualmente mais de 100 horas de video são armazenados no YouTube a cada minuto 100 minutos. 8 2007 20. 13 2008. 24 2009. 35. 2010 ANO. 48. 2011. 60. 2012. 2013. Fonte: Kevin Kelly / Revista Wired.Agosto/2005.

(21) Tudo que. você viu. até agora …. não é “teoria” 21.

(22) É uma realidade prática que se desdobra diariamente em torno de nossos olhos e que cria uma nova forma de ver o mundo e, conseqüentemente,. uma nova forma de exposição!. 22.

(23) O que é informação?. 23.

(24) “A informação somente tem valor quando é compartilhada e gera conhecimento”. Prof. Waldez Luiz Ludwig. 24.

(25) Valor é percepção!. DESEJO. ESTIMA IMPORTÂNCIA APREÇO. Percepção 25. Sensação. Sentimento.

(26) Percepção do Valor das Empresas. Valor. Desconto Qualitativo Valorização Potencial. Intrínseco/ Percepção. INTANGÍVEIS. Desconto Quantitativo. Valor. dos Gestores e do Empreendedor. TANGÍVEIS. Imperfeições de Mercado Ineficiência de Comunicação. 26. Valor Percebido pelos Públicos Estratégicos. Pleno.

(27) Percepção do Valor das Empresas Sob outro ângulo...:. Percepção de. Risco. Valor. Desconto aplicado pelo mercado. Intrínseco/ Percepção dos Gestores. Valor Percebido Pelos Públicos Estratégicos. 27. Spread Bancário.

(28) O que tira o sono dos CEOs? A nova dinâmica dos negócios e a avaliação dos fatores tangíveis e intangíveis: Temas quantitativos. 28. Temas qualitativos. Como convertê-los em valor ????.

(29) Os ativos intangíveis hoje têm maior relevância no valor das organizações. TANGÍVEIS. 29. INTANGÍVEIS.

(30) A “árvore empresarial”e seu ecossistema ATIVOS FINANCEIROS • Capital de Giro • Lucros. Visível. ATIVOS FÍSICOS. (tangível). • Imobilizado • Máquinas e Equipamentos. Invisível. (intangível). Capital Humano. Capital Estrutural. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. TECNOLOGIA & PATENTES. CONHECIMENTOS SISTÊMICOS. BANCOS DE DADOS & SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Capital de Relacionamento RELACIONAMENTOS ESTRATÉGICOS MUTUAMENTE VANTAJOSOS (stakeholders). Capital de Liderança Fontes: Prof. Valter Faria TerraForum Consultores Intangible Assets and Value Creation – Juergen Daum. 30. (Governança Corporativa). Cultura. (Princípios, Valores, Identidade, e Atributos). MARCA. SISTEMAS DE GESTÃO. PROCESSOS DE NEGÓCIOS.

(31) O que é reputação? Reputação ao longo do tempo “A maneira e se conseguir boa reputação no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer.” Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.) - Filósofo grego. "Uma boa reputação vale mais do que dinheiro.“ "A boa reputação é um segundo patrimônio.“ "A vida e a reputação do homem caminham a passo igual.“ Publílio Siro (85 a.C. – 43 a.C.) - Escritor latino da Roma Antiga. "Consciência e reputação são duas coisas diferentes. A consciência deve-se a ti, a reputação deve-se ao teu vizinho.“ Santo Agostinho (354-430 - Teólogo e Pensador. 31.

(32) O que é reputação?. Reputação ao longo do tempo “Você não pode construir uma reputação baseado no que você ainda vai fazer.“ Henry Ford (1863 – 1947) – Empreendedor e fundador da Ford Motors Company. "São necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para destruí-la.” Warrem Buffett (1930) - Empresário e investidor americano um dos homens mais ricos do mundo. 32.

(33) Reputação Corporativa “A reputação corporativa é o que as pessoas pensam e sentem sobre uma empresa, com base em informações (ou desinformações) que elas tenham tido sobre seus produtos, serviços, empregados, iniciativas sociais, desempenho passado ou perspectivas futuras. É a soma das opiniões e disposições de todos os stakeholders sobre determinada empresa – e isto, comprovadamente, tem um valor que faz da reputação um ativo econômico importante.” Prof. Carlos Gustavo Caixeta Fundação Dom Cabral e FGV. 33.

(34) Reputação Corporativa Os 10 mandamentos da nova reputação 1. Não desprezarás a tecnologia 2. Romperás com velhos condicionamentos 3. Viverás sempre em público 4. Obedecerás a uma nova ética 5. Não mentirás 6. Serás uma marca 7. Serás mais transparente 8. Não esquecerás o passado 9. Viverás em duas dimensões 10. Aprenderás a ver e a se expor. 34. Abordagem dos slides anteriores foram extraídas do livro A reputação na velocidade do pensamento Autor: Mário Rosa | Prefácio: Paulo Coelho Editora: Geração Editorial | Ano: 2006.

(35) RI: Definição VALOR Partners ... eleva o desafio e a responsabilidade da função NOVA RI é uma atividade estratégica destinada a estreitar o relacionamento entre a companhia e os seus investidores atuais e potenciais. Combinando. atividades de relações públicas, comunicação corporativa, finanças, contabilidade, marketing e sustentabilidade e fornecendo ao mercado conhecimentos e informações relevantes e precisas sobre o desempenho da empresa, a atividade permite à companhia participar ativamente do processo de percepção de riscos e formação de preços do ativos da empresa, além de preservar e aprimorar sua reputação. Conduzida eficientemente, RI pode, no longo prazo, contribuir para a justa precificação do valor de mercado da companhia, enquanto reduz seus custos para obter recursos no mercado de capitais. O público-prioritário do profissional de RI é o mercado de capitais, mas deve considerar impactos e desdobramentos de sua comunicação em outros públicos.. 35.

(36) Alinhamento de discurso e mensagens A comunicação da companhia é alinhada ou uma colcha de retalhos? Presidente. Dir. Financeiro. Dir. Rel. Investidores. Dir. Comercial. Dir. Recursos Humanos. Dir. Comunicação Institucional. Finan/Tesouraria. RI. Gerência de Marketing. Comunicação Interna. Assessoria de Imprensa. Bancos. Investidores, Analistas e Reguladores. Clientes , Fornecedores & Comunidade. Empregados, Familiares & Sindicatos. Jornalistas. 36.

(37) Audiências da Companhia Interações promovem ambiente dinâmico e complexo Clientes Órgãos Reguladores. Público Interno. Parceiros Governos. Investidores COMPANHIA Imprensa. Entidades de Classe. Terceiro Setor. 37. Fornecedores. Comunidade.

(38) Função do RI Diversas áreas da Empresa Companhia CONTROLADORIA Coletar, !!! analisar, sintetizar e uniformizar informações internas RI. Mercado de Capitais Disseminar informações transparentes democráticas tempestivas acessíveis. RETROALIMENTAÇÃO !!!. 38. O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado de capitais.. Acionistas Analistas Investidores Rating Ags. Mídia e muitos outros.

(39) Um pouco de história… Relações com investidores . 1953. 39. Uma função corporativa estratégica que nasceu e se amadureceu para acompanhar o crescimento e o alto nível de exigências de um mercado globalizado Estruturação do Mercado. Crescimento. Popularização Ajustes e Reformas do Mercado. Crises e Globalização.  Fortunas geradas no mercado de ações.  Analistas ganharam respeito.  Proliferação dos fundos de pensão.  Escândalos Corporativos.  Analistas financeiros começaram a trabalhar para corretoras & bancos de investimentos.  Grande número de companhias estabeleceram programas de RI.  Institucionalização do mercado  Fusões e Aquisições (M&A).  Tecnologia influenciando RI  Reestruturações corporativas (Downsizing)  Crescimento dos setores de serviço e alta tecnologia. (Enrom, WorldCom, Subprime, etc.).  Convergência Regulatória  Governança Corporativa.

(40) Por que as empresas investiram na função de RI? Permite acesso a recursos para financiar projetos de investimento; Reduz o custo do capital; Favorece a liquidez patrimonial para os empreendedores/acionistas; Possibilita a utilização das ações como forma de pagamento em aquisições; Cria um referencial de avaliação do negócio; Melhora a imagem institucional da empresa e fortalece o relacionamento com seus públicos; Possibilita a reestruturação de passivos em condições favoráveis 40.

(41) RI: Diagrama do “Funcionamento”... COMPANHIA. COMUNICAÇÃO. RETORNO. INVESTIDORES INSTITUCIONAIS ACESSO A CAPITAL LIQUIDEZ. INVESTIDORES PRIVADOS VALOR JUSTO. Analistas: •Buy side •Sell side • Dívida, Rating Ags., etc. MÍDIA: •Especializada; •Impressa; • Broadcast; • On line... OUTPUT.

(42) Relacionamentos Mutuamente Vantajosos Auxiliar os investidores a administrarem suas expectativas  Qualidade da Informação (inteligência)  Imparcialidade  Acessibilidade. Feedback do mercado    . 42. Insight estratégico Avaliação racional Perspectiva alternativa Benchmarking com peers. Credibilidade.

(43) O Papel Estratégico de Relações com Investidores Atividades Rotineiras envolvem: Organizar e realizar Reuniões com Analistas & Investidores (Sell e Buy Sides); Adequar o Website a RI e mantê-lo sempre atualizado; inclusive tecnologicamente… Preparar apresentações para o Mercado, Management, autoridades, stakeholders, etc. Fazer as apresentações ele próprio/ idem, reuniões ! Informar e aconselhar o Management e o Board sobre as atitudes e reações do Mercado (analistas) e dos Investidores, em geral. Apoiar o Jurídico no atendimento correto e “timely” das obrigações junto a CVM, SEC, Bolsas, demais autoridades… Construir relacionamento com o Sell Side; ampliar a cobertura... Idem, Buy Side: Investodores/Portfolio Managers; “Targeting”! Gerenciar ou (no mínimo) participar do Processo Integrado de Comunicação Corporativa ! Gerenciar ou participar do nos Processos de Governança Corporativa/ Relações com a Mídia em geral/ Comitê de Gerenciamento de Crises/ Branding e Reputação Corporativa !. 43.

(44) Desafios de RI. Compreender como a comunidade financeira determina o valor e o risco da Companhia Aperfeiçoar continuamente a comunicação com o mercado OBJETIVO = Procurar reduzir o custo de capital e/ou manter um “Preço Justo” para suas Ações. Custo de capital e/ou Preço da Ação. 44. Expectativas de Desempenho Econômico-Financeiro X Avaliação do Risco de Investimento pelo Credor/Investidor.

(45) Função chave: Administrar Expectativas !!!. Comunicação. Relacionamentos Mutuamente Vantajosos 45. Mercados / Produtos, Estratégias,, Inovações, Estratégias Resultados, Fundamentos do valuation valuation,, etc....

(46) O Papel Estratégico de Relações com Investidores. Administrando as Expectativas do Mercado •Uma das prioridades mais importantes de RI ! •Os modelos matemáticos dos analistas são muito sensíveis ao curto prazo; • E, os resultados são, em geral, divulgados a cada trimestre …! • Comprar/ Vender/ Manter: serão sempre decisões feitas sobre expectativas de performance futura… • Frente a oscilações temporárias do mercado, empresas bem administradas e com um futuro promissor mantém segurança em relação ao futuro, e na recuperação do valor justo de mercado …. 3 “Promessas”da Cia.. Comportamento do Mercado. 1 O MECANISMO DA CREDIBILIDADE. 2. O Mercado monitora. 46.

(47) O Papel Estratégico de Relações com Investidores  A qualidade das informações na divulgação é ponto primordial, e neste sentido a comunicação revela-se ferramenta fundamental para uma prática mais transparente e responsável. A adequada transparência resulta em confiança entre a companhia e os diversos públicos estratégicos. Entre as Informações de qualidade que não podem faltar:  Modelo de Negócio / Estratégia  Criação de valor: Receita, fluxo de caixa, capacidade de gestão  Informações que ajudem a entender o perfil de risco da empresa (taxa de desconto): vantagens competitivas, estrutura de capital, portfólio de produtos & serviços  Receitas de novos produtos / P&D (“pipeline de inovação”)  Como a empresa pretende crescer – P&D/aquisições/penetração em novos mercados  Aquisições – detalhar as oportunidades de sinergia, iniciativas de integração e resultados esperados. 47.

(48) O Papel Estratégico de Relações com Investidores Em Resumo: 5 Papéis Importantes para o RI na Criação de Valor: 1. Ajudar o Management a compreender como o Mercado “valoriza” a Companhia e quais as suas expectativas sobre a Empresa; 2. Conhecer detalhadamente as expectativas do Mercado sobre a Empresa; 3. Ser um “Expert” interno no comportamento do Mercado, na Empresa, nos seus “Drivers”e no Setor; 4. Conhecer a sua Base de Acionistas - em especial seus Investidores Chave e seus perfis (!); 5. Identificar e divulgar as “Informações de Qualidade” para o Mercado. 48.

(49) Percepção do Valor das Empresas Desafio para um Programa de RI:. Valor. Desconto Qualitativo. Valorização Potencial. Intrínseco/ Percepção. Manter percepção na zona de valor justo!. INTANGÍVEIS. Desconto Quantitativo. Valor. dos Gestores e do Empreendedor. 49. TANGÍVEIS. Valor Percebido pelos Públicos Estratégicos. Pleno.

(50) O Papel Estratégico de Relações com Investidores. “Faça a empresa perder dinheiro e serei compreensivo. Faça a empresa. perder credibilidade e serei impiedoso !”. Warren Buffett. 50.

(51)

Referências

Documentos relacionados

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

ESTRUTURA DO CURSO MARKETING ESTRATÉGICO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PROJETOS

2T21 / 3T21 Acordo com BTG para proposta pela UPI Infra Co Processo Judicial UPI Infra Co Criação da V·tal Atividades de preparação V·tal. DESAFIO RJ DESAFIO DE M&A

(Você compra alguns livros durante a semana?) Aff.: I bought some books last week. (Eu comprei alguns livros

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

001612 UFMA FLAVIA FERNANDA DA SILVA ROCHA RODRIGUES 90.000 Aprovado 1.. 000776 UFRN MARIA CLARA SILVA RODRIGUES 21.000

Recomendamos que sempre que tire o aparelho auditivo do ouvi- do, inspecione a saída de som, a abertura do microfone no compar- timento da pilha e a abertura do canal de ventilação

Elaboração: BFT 2020 Sensorialidade e Prazer Saudabilidade e Bem-estar Conveniência e Praticidade Confiabilidade e Qualidade Sustentabilidade e Ética Produtos Processos