• Nenhum resultado encontrado

A. Informação básica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A. Informação básica"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Gesundheit

& Verbraucher Health

& Consumers Santé &

Consommateurs

A. InformAção básIcA

País : 11 países europeus

Título da iniciativa : Projeto Empresa Global (GEP)

Coordenador(a)/

Organização : Junior Achievement Young Enterprise (JA-YE) Europa Competências essenciais

abordadas :

(na língua original e em inglês, se possível)

∙ Espírito de iniciativa e espírito empresarial ∙ Competências sociais e cívicas

∙ Sensibilidade e expressão culturais ∙ Competência digital

∙ Aprender a aprender

∙ Comunicação em línguas estrangeiras Tipo de iniciativa e canais

de implementação usados (designadamente, reforma curricular introduzida por lei, etc.)

Programa de estudo (educação para o empreendedorismo)

Parceiros : ∙ Mesa Redonda Europeia de Industriais ∙ European Schoolnet

Âmbito :

(alunos/professores/escola;

nível local/regional/nacional)

Aprender fazendo no âmbito de um programa educativo escolar de empreendedorismo, com atividades práticas lideradas por um consultor empresarial voluntário para alunos do ensino secundário (16 aos 18 anos).

Contexto de aprendizagem : (formal ou não formal)

A primeira parte do programa é ministrada em escolas, no horário letivo, enquanto a segunda é ministrada após as aulas, como uma atividade de educação informal

Nível(is) de ensino : (ensino primário, ensino secundário inferior ou su- perior)

Secundário superior (16-18 anos)

Grupos-alvo : Alunos do ensino secundário (escolas secundárias de todos os ti- pos, incluindo estabelecimentos de ensino profissional)

Calendário : (data de início e fim)

JA-YE (1) - 2012

ProJEto EmPrEsA GlobAl (GEP)

(2)

Gesundheit

& Verbraucher Health

& Consumers Santé &

Consommateurs

Calendário :

(data de início e fim) O projeto tem a duração de um ano letivo em cada escola e é uma iniciativa de 3 anos que foi lançada em setembro de 2011 e decor- rerá até junho de 2014.

Ligações relevantes : www.globalenterpriseproject.eu

(3)

http://keyconet.eun.org 3

Verifica-se uma necessidade de:

∙ Maior consciencialização da economia globalizada e da competitividade no emprego. Os empregadores em todo o mundo competem para contratar talento, com- petências e ideias. O mercado de trabalho do século XXI é global e a geração mais jovem da Europa deve estar mais consciente da competitividade que existirá para obter emprego e de que modo se pode preparar melhor.

∙ Aprender abordagens no sistema escolar que preparem os jovens para mel- hor se adaptarem ao complexo mundo internacional, em acelerada transfor- mação, que terão de enfrentar mais tarde

∙ Mais contacto com as empresas e a indústria antes de atingir a idade de 18 anos para que os jovens possam considerar oportunidades futuras e as suas competências num contexto realista

∙ Melhor formação de formadores em metodologias experimentais e em- preendedoras, baseadas em projetos, que sejam motivadoras e apliquem as competências dos alunos em várias disciplinas

A educação para o empreendedorismo combina todos os aspetos anteriores e deverá ser acessível a mais jovens do que é atualmente.

Concetualização

A ideia do Projeto Empresa Global (GEP) surgiu de uma solicitação da Mesa Redonda Europeia de Industriais (ERT) à JA-YE Europa e à European Schoolnet (EUN). A ERT é um fórum informal que reúne cerca das 45 maiores empresas multinacionais europeias, abrangendo uma vasta gama de setores industriais e tecnológicos. O grupo de trabalho da ERT sobre Mudanças Sociais ex- plorou a necessidade de envolver mais as empresas europeias em atividades educativas através de uma iniciativa que promovesse o empreendedorismo e sensibilizasse para a globalização e para as competências do futuro.

A JA-YE Europa e a EUN, em conjunto com a ERT e o seu grupo de trabalho, trabalharam du- rante vários meses para estabelecer uma iniciativa pan-europeia que reunisse empresas euro- peias, Ministérios da Educação/escolas e parceiros locais, a fim de disponibilizar uma experiência dinâmica e empresarial aos alunos e o que poderá ser o seu primeiro contacto com a vida no mercado global.

Fundamentação/contexto/motivação para lançar a iniciativa/reforma :

b. InformAçõEs dEtAlhAdAs

(4)

http://keyconet.eun.org 4

Objetivos :

∙ Aproximar mais o mundo empresarial e a indústria da educação numa idade jovem. Criar ambientes de aprendizagem estruturados que funcionem bem no seio do sistema escolar, permitindo que os jovens interajam com empresários.

∙ Combater o desemprego entre os jovens, aumentando o número de jovens com acesso à educação para o empreendedorismo na escola (=competências empresarias + potencial empresarial acrescido + atitudes mais positivas para com a escola/trabalho). Ajudar pro- fessores e alunos a desenvolver perspetivas positivas em relação ao empreendedorismo e à cultura empresarial e adquirir uma melhor compreensão de como a indústria funciona, das competências necessárias e das vias educacionais que conduzem ao emprego.

∙ Cultivar competências empresariais e interculturais como competências essenciais, através do desenvolvimento do sentido empresarial e para os negócios dos alunos, da construção de projetos com colegas de outros países e da sua preparação para o trabalho num mercado globalizado.

∙ Proporcionar formação de formadores de alta qualidade. Ensinar os professores a usar processos inovadores e empresariais na sala de aula. Ajudar os educadores a evoluir do papel de professores tradicionais para facilitadores/orientadores e para uma aprendizagem baseada em projetos.

∙ Reforçar a mobilidade europeia dos alunos e professores, por meio de oportunidades de aprendizagem internacionais.

∙ Contribuir para a defesa política deste tipo de parcerias entre a educação e as empresas, conduzindo pesquisa sobre os resultados da aprendizagem.

∙ Currículo do estudante ∙ Novos métodos de ensino ∙ Aprender fazendo

∙ Orientação por voluntários empresariais

Dimensões visadas pela iniciativa/reforma (designadamente, currículo, avaliação dos alunos, formação dos professores em serviço, autonomia escolar, etc.) :

O projeto procura seguir uma abordagem personalizada no sentido da aprendizagem de cada aluno, no contexto de uma estratégia O objetivo principal é reforçar o potencial empresarial e empregabilidade dos jovens, expondo-os desde cedo às realidades do empresariado global, reforçando a sua consciência a respeito da globalização e das oportunidades que esta lhes oferece. Através de uma parceria pan-europeia entre as empresas e as escolas europeias, os alunos aprenderão fazendo, testando as suas capacidades empresariais e interagindo com pessoas de uma diversidade de indústrias e setores profissionais.

Abordagem geral (designadamente, holística - existência de uma estratégia abrangente ou de uma abordagem direcionada, centrada numa dimensão específica, etc.) :

(5)

http://keyconet.eun.org 5

O Quadro de Referência Europeu das Competências Essenciais define o “espírito de iniciativa e o espírito empresarial” como uma das 8 competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. A educação para o empreendedorismo desempenha um papel crucial na for- mação de atitudes, aptidões e conhecimentos. Na verdade, sendo de natureza profundamente transversal, fortalece também as outras 7 competências.

Explicação detalhada da(s) competência(s) essencial(is) em questão :

O Programa Empresa (consultar Nota de Caso separada), que é uma componente importante do GEP, tem ligações óbvias com áreas curriculares, como Estudos Empresariais e Economia, mercê da diversidade de funções desempenhadas ao dirigir uma miniempresa e da gama de produtos e serviços que os alunos podem escolher, existindo muitas ligações com muitas out- ras áreas do currículo, incluindo:

∙ Aprendizagem Relacionada com o Trabalho;

∙ Empreendedorismo;

∙ Educação Pessoal, Social e Sanitária: Bem-estar Económico e Capacidade Financeira;

∙ Comércio internacional;

∙ Educação Profissional;

∙ Competências Funcionais;

∙ Aprendizagem Pessoal e Aptidões de Raciocínio;

∙ Competências Essenciais;

∙ Línguas Estrangeiras;

∙ Cidadania;

∙ Comunicação;

∙ Design e Tecnologia

Disciplinas específicas implicadas ou abordagem transcurricular :

Durante a iniciativa de três anos, 11.655 jovens, entre os 15 e os 18 anos, discutirão várias indústrias no contexto da economia global, criarão e gerirão a sua própria empresa real, de- senvolverão projetos empresariais com colegas de outros países, fortalecerão o seu know-how empresarial e aplicarão as suas competências académicas de novas formas. Adquirirão con- fiança em termos de resolução de problemas, trabalho de equipa, organização, apresentação e liderança. Estes objetivos serão alcançados com o apoio de 735 professores que trabalharão de perto com 885 profissionais de empresas que partilharão a sua experiência e saberes e sensibilizarão para a variedade de empregos existentes no ambiente global atual.

(6)

http://keyconet.eun.org 6

∙ Projeto Empresa Global (GEP) disseminará as boas práticas existentes da JA-YE, EUN e ERT com educadores e parceiros fundamentais na comunidade empresarial.

∙ Pograma GEP contém quatro componentes:

• Sítio Web e Teste (Em Linha)

• Visita a uma Sala de Aula do GEP (numa escola)

• Miniempresas (numa escola)

• Desafio (fora da escola, a nível nacional e europeu)

Ao assegurar que estas quatro componentes se complementem, podemos maximizar o impacto do projeto.

∙ O Sítio Web E Teste Do Gep (em linha)

A plataforma digital da Empresa Global (www.globalenterpriseproject.eu) é a sede virtu- al do projeto. Trata-se de uma comunidade ativa em que os participantes podem encon- trar-se, colaborar e receber formação.

• Os alunos podem criar parcerias entre as suas miniempresas (consultar secção so- bre as miniempresas) e participar em atividades em linha (como o teste).

• Os empregados voluntários podem descarregar estudos de casos para a sala de aula e outros exemplos e cenários interessantes baseados em experiências reais de em- presas globais

• Os professores podem colaborar, aceder a uma diversidade de eventos e materiais e participar em formação em linha

Teste GEP, disponível no sítio web, destina-se a testar os conhecimentos básicos dos alunos sobre globalização e deve ser usado como um exercício de preparação para as out- ras atividades do programa. O teste proporciona uma visão geral de aspetos importantes da globalização: economia, ambiente, demografia, mercados de trabalho e competências, tecnologia.

∙ A Visita A Uma Sala De Aula Do Gep

A visita a uma sala de aula leva profissionais de diferentes indústrias (Empresas pert- encentes à ERT) às escolas, onde os alunos podem interagir diretamente com eles. Estes empregados voluntários não são apenas figuras modelares, mas oferecem igualmente saber nos seus domínios. Falar com eles desmistifica o que os jovens poderão considerar como empregos ou profissões de grande complexidade. Os voluntários conduzem uma atividade de aprendizagem de 1-2 horas sobre as questões globais com que se deparam as empresas no dia-a-dia.

∙ As Miniempresas Gep (consultar também Nota de Caso sobre o Programa Empresa) Ao longo do ano letivo, os alunos criam e administram a sua própria empresa real. É provável que seja a sua primeira experiência de empresariado e, além de aprenderem os rudimentos dos negócios, adquirem competências valiosas como a criação de equipas e a organização. São apoiados por professores treinados e por um mentor da indústria. Esta- belecem também parcerias com miniempresas de outros países e participam num conjunto de concursos e eventos.

De que modo a iniciativa/reforma está a ser implementada (designadamente, processo adota- do, empenhamento político, consulta dos parceiros e respetivos papéis, incentivos aos parceiros, financiamento específico, materiais didáticos, definição de metas e modelos, mecanismos de aval- iação, impacto sobre a formação de formadores/desenvolvimento profissional e práticas escolares/

liderança, intensificação da abordagem com base na pesquisa/factos, etc.) :

(7)

http://keyconet.eun.org 7

Segundo ano de implementação do projeto. Com início no novo ano letivo.

∙ Desafio Da Empresa Global

Desafio da Empresa Global é um workshop de um dia sobre inovação, centrado na pro- moção das competências de resolução de problemas, criação de ideias e apresentação dos jovens. É dado aos alunos um desafio para resolver coletivamente em equipa; o tema do desafio é concebido e apresentado por especialistas da indústria. Os empregados voluntári- os estão envolvidos enquanto facilitadores para as equipas. Haverá uma série de desafios a nível local, cujos vencedores evoluirão para um Desafio da Empresa Global internacional.

Etapa/fase atual de implementação :

∙ GEP é lecionado pelo professor em conjunto com um voluntário empresarial (mentor).

∙ Professor tem o papel de facilitador e comunicador com todas as pessoas envolvidas na condução do projeto. Os professores desempenham papéis administrativos (incluindo apoio logístico e organização das atividades na sala de aula), promoção das atividades do projeto junto dos alunos, assegurando que participam nas atividades, apoio aos alunos durante a fase de implementação e aos mentores profissionais no seu papel de consultores.

Os professores são treinados por pessoal da JA-YE no início de cada ano letivo. O pessoal da JA-YE presta igualmente apoio aos professores e mentores ao longo de todo o ano letivo.

Mentores e consultores empresariais: Os representantes das empresas no GEP podem as- sumir 3 papéis principais, consoante a componente para que se oferecem como voluntári- os.

• Atividade em sala de aula: os mentores empresariais conduzirão e facilitarão a atividade. Serão treinados por pessoal da JA-YE antes da atividade e apoiados pelo professor na sala de aula.

• Mentores para as Miniempresas: por norma, cada miniempresa tem um ou dois mentores. O papel do mentor é aconselhar e orientar e não dirigir e conduzir. A JA-YE é responsável por recrutar os mentores e prestar formação. A JA-YE acom- panha a atividade dos mentores ao longo do ano letivo e trabalha com os professores no caso de surgirem problemas.

Consultor no Desafio GEP: o voluntário empresarial ajuda as equipas de alunos a finalizar os seus projetos e a encontrar soluções inovadoras durante um desafio de inovação de 24 horas. Os consultores são treinados no próprio dia do evento.

Os voluntários das empresas no desafio podem ser também Membros do Júri.

Questões pedagógicas (questões relacionadas com a forma como as competências essenciais estão a ser ensinadas aos alunos e como os professores estão a ser preparados para ensiná-las) :

(8)

http://keyconet.eun.org 8

∙ Um elevado interesse da parte das escolas – verifica-se uma necessidade real de conscien- cializar para a globalização, o empreendedorismo e a empregabilidade

∙ Os alunos têm um sério interesse em compreender melhor o que significa para eles viver e estudar num mundo globalizado

∙ Envolvimento com empresários de uma diversidade de setores ∙ Os alunos veem a ligação entre os seus estudos e o mundo exterior

∙ Grande entusiasmo por parte dos voluntários de 17 empresas parceiras da ERT: 17 em 50 empresas da ERT aderiram ao projeto no primeiro ano da sua implementação. O número alvo de voluntários no 1º ano foi de 60, mas participaram nas atividades mais de 200.

∙ 11 países já envolvidos no primeiro ano de implementação Aspetos positivos (para identificar facilitadores) :

∙ Barreiras linguísticas entre os alunos: o nível de inglês de vários alunos é bastante fraco.

Desde o 2º ano que os materiais são em inglês e os alunos são encorajados a envolver-se em intercâmbios internacionais e trabalho em inglês desde o princípio do ano letivo.

∙ Por vezes, existe a possibilidade de o consultor não ter uma boa cooperação com o profes- sor. Os professores devem ser encorajados a não intervir na condução das componentes do programa. Deverá ser chamada a sua atenção para o facto de estes projetos constituírem uma ligação com o mundo exterior à escola e de os alunos precisarem de assumir a re- sponsabilidade pelas suas ações.

Desafios e de que modo estão a ser abordados (para identificar obstáculos e soluções) :

∙ As atividades são monitorizadas e avaliadas pela JA-YE.

∙ Os professores, os voluntários empresariais e os alunos avaliam a qualidade das atividades através de avaliações regulares, sumarizadas pelas organizações locais da JA-YE num relatório final no termo do ano letivo.

∙ As organizações da JA-YE estão igualmente a implementar avaliações regulares a fim de determinar o impacto do Programa Empresa

Monitorização e avaliação realizadas/planeadas e que métodos estão a ser usados (desig- nadamente, controlo de qualidade interna/externa, inspeção, avaliações nacionais, testes internac- ionais, autoavaliação, avaliações formativas ou sumativas) :

(9)

Gesundheit

& Verbraucher Health

& Consumers Santé &

Consommateurs

The KEYCONET project has been funded with support from the Lifelong Learning Programme of the European Commis- sion. Responsibility for this publication lies solely with the author, and the Commission is not responsible for any use which may be made of the information contained therein.

GEP é uma iniciativa com duração de 3 anos. Neste momento, acaba de ter início o segundo ano de implementação. O objetivo é alargar a iniciativa e implementá-la em 20 países até ao fim do terceiro ano, de modo a chegar a 40.000 jovens em toda a Europa.

Próximos passos/seguimento :

∙ A comunicação do GEP está a cargo da JA-YE Europa, em estreita parceria com a EUN e a ERT. A estratégia de comunicação divide-se entre meios tradicionais e sociais, bem como diferentes abordagens para os concursos nacionais e o concurso europeu. A estratégia passa pelo apoio dos gabinetes nacionais da JA-YE, pelo acesso aos gestores das empresas participantes, membros da ERT e alunos vencedores dos concursos nacionais e europeu.

∙ A estratégia de comunicação é implementada a nível local, nacional e europeu. As princi- pais atividades são implementadas durante eventos nacionais e internacionais.

∙ No seu primeiro ano de implementação, o projeto recebeu uma substancial cobertura de imprensa das suas atividades a nível local, nacional e europeu.

Comunicação da iniciativa/disseminação dos resultados e atividades :

Neste momento, não está prevista qualquer avaliação específica do impacto para este projeto em particular. No entanto, a maioria dos alunos envolvidos no projeto está a dirigir as suas próprias miniempresas no âmbito do Programa Empresa. Para mais informações sobre a avaliação do impacto do Programa Empresa, consultar a Nota de Caso em separado.

Impacto (designadamente, eventual avaliação do impacto prevista) :

(10)

http://keyconet.eun.org 10

O mercado de trabalho do século XXI é global e a geração de europeus mais jovem deve estar melhor equipada com as competências de que necessita para ter sucesso numa economia global altamente competitiva. É evidente que se devem envidar todos os esforços para acelerar a mudança no contexto dos nossos sistemas educativos para contribuir para o sucesso dos jovens. A empregabilidade e o empreendedorismo são facilitadores cruciais e andam de mãos dadas.

O Projeto Empresa Global (GEP) tem como objetivo reforçar o potencial empresarial e a empregabilidade de 40.000 jovens, expondo-os desde cedo às realidades do empresariado global, reforçando assim a sua consciência a respeito da globalização e das oportunidades que esta lhes oferece. Através de uma parceria pan-europeia entre as empresas e as escolas europeias, os alunos aprenderão fazendo, testando as suas capacidades empresariais, desenvolvendo competências transversais e ao longo da vida e interagindo com pessoas de uma diversidade de indústrias e setores profissionais.

Uma parceria entre três redes europeias (JA-YE Europa, European Schoolnet e ERT) visa aproximar mais o mundo do trabalho e da educação a fim de desenvolver a combinação certa de competências que melhor antecipem as competências do futuro.

No contexto do GEP, alunos do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos, aprenderão sobre várias indústrias no contexto da economia global, criarão e gerirão as suas próprias empresas reais, desenvolverão projetos empresariais com colegas de outros países, fortalecerão o seu know-how empresarial e aplicarão as suas competências académicas de novas formas. Estes objetivos serão alcançados com o apoio de professores que trabalharão de perto com profissionais de empresas que partilharão a sua experiência e saberes e sensibilizarão para a variedade de empregos existentes no ambiente global atual.

c. rEsumo

Referências

Documentos relacionados

na situação dada, estar excluído do trabalho também significa mutilação, tanto para os desempregados, quanto para os que estão no polo social oposto.. Os mecanismos

Mas antes definirmos o produto nós fazemos alguns testes, e está aí também uma coisa que pode melhorar. Porque a gente testa com uma amostragem bem reduzida, a gente

Em relação ao consumo no setor de HPPC, o comparativo de índices de preços fornecido pelo panorama do setor em 2015, divulgado pela ABIHPEC, demonstra que o índice médio de

2.3C - Pessoal ocupado nos municípios, segundo gênero (Municípios do Cerrado) Anexos 2.3C: Bahia, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão,

O armazenamento da embalagem vazia, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, no próprio local

 Os estudantes que não comparecerem aos Seminários da disciplina deverão, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, procurar a secretaria do Departamento de

Quantitativamente, a média de 75% de pega na enxertia das combinações dos componentes orgânicos (húmus de minhoca e Vitasolo®) com as adubações minerais (Osmocote®, Polyon® e

O profissional de educação, o pedagogo tem como pressuposto de sua prática observar as crianças e criar ambientes de aprendizagem que as possibilitem, por meio das