• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Departamento de Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Departamento de Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Departamento de Letras e Artes

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

EDITAL DE SELEÇÃO 04/2021 MESTRADO e DOUTORADO PARA 2022

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, no uso de suas atribuições legais, torna público, por meio do presente edital, as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas ofertadas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Literatura e Interculturalidade, semestre 2022.1, recomendados pela CAPES, conforme as exigências das Resoluções UEPB/CONSEPE/039/2013 e 0163/2017, que tratam do Regimento Geral dos Cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UEPB.

O presente Edital encontra-se disponível na home page http://pos- graduacao.uepb.edu.br/ppgli/. Informações adicionais poderão ser solicitadas à secretaria do PPGLI/UEPB, exclusivamente através do email selecao.ppgli@gmail.com).

1. Número de vagas e público alvo

O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade oferece 28 vagas para o curso de Mestrado e 16 vagas para o curso de Doutorado.

Poderão se inscrever no Processo Seletivo objeto deste Edital:

• para as vagas do Mestrado: os portadores de diploma ou certidão de conclusão de curso de graduação em Letras ou áreas afins;

• para as vagas do Doutorado: os portadores de diploma ou certidão de conclusão de curso de Mestrado em Letras ou áreas afins;

1.1 Caso o candidato ainda não possua o respectivo diploma, deverá apresentar o certificado ou certidão de conclusão do curso, acompanhado do histórico.

1.2 Os candidatos ao curso de Mestrado que ainda não tiverem concluído a graduação poderão se inscrever, mediante apresentação do histórico escolar parcial e uma declaração da Coordenação do Curso informando sobre a previsão do término da graduação.

1.3 Os candidatos ao curso de Doutorado que ainda não tiverem concluído o curso de Mestrado poderão se inscrever com o seu histórico escolar parcial e uma declaração da Coordenação do Curso informando sobre o cumprimento dos créditos e data prevista para defesa.

(2)

1.4 Os candidatos inscritos nas condições previstas nos artigos 1.2 e 1.3, se aprovados no processo de seleção e não apresentarem, no ato da matrícula, o diploma ou certificado de conclusão, perderão automaticamente as suas vagas no Programa.

2. Da inscrição no Processo Seletivo

A inscrição para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade deverá ser efetuada através do endereço eletrônico https://academico.uepb.edu.br/mestrado/index.php/inscricoes e, posteriormente, ratificada com o envio dos documentos exigidos neste edital (vide item 3) para o e-mail selecao.ppgli@gmail.com.

Há dois períodos para envio da documentação:

2.1 No período de 10 de novembro de 2021 até 07 de dezembro de 2021 será o período para inscrição no processo seletivo e envio da documentação indicada no item 3.1. A realização da prova escrita será presencial está prevista para o dia 15 de dezembro de 2021 (vide cronograma – item 7.1);

2.2 de 24 a 31 de janeiro de 2022 será o período para o envio dos projetos de pesquisa dos candidatos aprovados na prova escrita.

3. Documentos exigidos

3.1. Para a primeira fase do certame, os candidatos deverão enviar para o email da seleção (selecao.ppgli@gmail.com) os seguintes documentos:

a) Comprovante de inscrição (disponível em

https://academico.uepb.edu.br/mestrado/index.php/inscricoes). É obrigatório preencher todos os campos do formulário.

b) Currículo Lattes em 01 (uma) via em PDF, com documentação comprobatória, seguindo a ordem estabelecida no Anexo 05 deste Edital, não se admitindo outro modelo de currículo. Para evitar o acúmulo de informações no currículo, o candidato deve anexar apenas documentos comprobatórios dos itens quantificáveis (Cf. Tabela de itens quantificáveis, Anexo 05). A não entrega do currículo lattes desqualifica o candidato para o processo seletivo.

c) Documentos Pessoais: Documento de identficação (com foto), CPF, título de eleitor, certidão de quitação eleitoral e, para os candidatos do sexo masculino, certificado de reservista. Candidatos estrangeiros devem apresentar cópia de passaporte.

3.2. Os documentos listados no tópico “C” do item 3.1 devem ser enviados em um arquivo de PDF único, na ordem listada no presente edital.

3.3. Para a segunda fase do certame, os candidatos aprovados na prova subjetiva deverão enviar para o email da seleção (selecao.ppgli@gmail.com) o projeto de pesquisa, em 01 via em PDF, conforme estrutura estabelecida nos Anexos 03 e 04 deste Edital.

(3)

3.4. A não entrega do projeto no prazo estabelecido pelo edital desqualifica o candidato para a segunda fase do processo de seleção.

3.5. Para fins de homologação, só serão aceitos os documentos enviados para o email da seleção até às 23h59 do dia 07 de dezembro de 2021, para a primeira fase, e até às 23h59 do dia 31 de janeiro de 2022, para a segunda fase.

4. Das Linhas de Pesquisa:

Na ficha de inscrição, o candidato deve escolher necessariamente 1 (uma) das 3 (três) linhas de pesquisa abaixo:

- Literatura, Memória e Estudos Culturais

Ementa: Estudo do texto literário observando como este veicula formações identitárias, sobretudo de gênero, etnia e classe social, bem como experiências de vida e memória, individual e coletiva, refletindo sobre as relações de poder implicadas em tais formações, com especial interesse pelas formas de diálogo entre as literaturas erudita e popular.

- Literatura e Hermenêutica

Ementa: Estudo do texto literário em suas complexas relações com outros saberes, tais como o mito, a religiosidade, a psicanálise e a filosofia, visando compreender como os diversos gêneros da poesia, da narrativa e do drama representam estas relações e a busca pela compreensão da condição humana nestes saberes.

- Literatura Comparada e Intermidialidade

Ementa: Estudo das relações entre diferentes literaturas, das formas de diálogo numa mesma tradição literária nacional e das interações entre literatura e outras artes e literatura e outras mídias, bem como entre as culturas erudita, de massa e popular.

5. Da Seleção:

O Processo de Seleção constará das seguintes etapas:

5.1. Prova Escrita, com caráter eliminatório;

5.2. Análise de Projeto de Pesquisa – com caráter eliminatório;

5.3. Arguição sobre o Projeto de Pesquisa – com caráter eliminatório;

5.4. Análise do Curriculo Lattes e do desempenho nas etapas – etapa classificatória.

(4)

6. Da Avaliação

- A atribuição de nota inferior a 7,0 (sete inteiros) nas etapas eliminatórias reprova o candidato.

- A média final do candidato será resultante da média ponderada das notas obtidas na prova escrita (peso 3), no Projeto de Pesquisa (peso 3), na Entrevista (peso 2) e na análise do Currículo Lattes (peso 2).

- Para fins de desempate, serão consideradas, pela ordem:

1º) Docência de nível superior na UEPB;

2º) Docência de nível superior em outras IES;

3º) Maior nota no projeto;

4º) Maior nota na entrevista.

- Na fase de análise curricular, será atribuída a nota 10 (dez) ao candidato que atingir 50 (cinquenta) pontos no currículo.

7. Do Cronograma

7.1. O Processo Seletivo objeto do presente Edital se dará nas seguintes etapas e períodos:

Etapa Período

Publicação do edital 09/11/2021

Inscrições e envio da documentação comprobatória, incluindo o currículo lattes, mas sem o projeto de pesquisa

10/11/2021 a 07/12/2021

Publicação das inscrições homologadas 10/12/2021

Prazo para Recurso 11 a 13/12/2021

Resultado final das homologações 14/12/2021

Prova Escrita 15/12/2021

Resultado da Prova Escrita

20/12/2021 Prazo para recurso

21/12/2021

Resultado Final da Prova Escrita 22/12/2021

Envio do Projeto de Pesquisa 24 a 31/01/2022

Resultado dos Projetos de Pesquisa 11/02/2022

Prazo para recurso 14 a 15/02/2021

Resultado Final dos projetos de pesquisa 16/02/2022 Entrevista e arguições dos projetos 21 e 22/02/2022

(5)

Resultado das Entrevistas e arguições 23/02/2022

Prazo para recurso 24/02/2022

Resultado e Classificação dos Aprovados 28/02/2022

Prazo para recurso 03/03/2022

Resultado Final 04/03/2022

Matrículas 07 a 11/03/2022

7.2 O Cronograma acima discriminado poderá sofrer alterações, motivadas por razões de ordem legal ou institucional, que deverão ser publicadas, no link

“Concursos, Seleções e Editais” da página eletrônica da UEPB (http://www.uepb.edu.br/) e na homepage do Programa de Pós- Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) (http://pos- graduacao.uepb.edu.br/ppgli/), através de comunicados complementares, retificações ou termos aditivos ao presente Edital.

7.3. Todos os resultados serão divulgados na página do PPGLI.

7.4. A prova escrita será realizada na data especificada, às 08h (oito horas), nos auditórios da Central de Integração Acadêmica/UEPB – Rua Domitila Cabral de Castro, S/N – Bairro Universitário – CEP: 58.429-570, Campina Grande - Paraíba, com duração máxima de 4 horas (após 08h, não será permitida a entrada de nenhum candidato).

7.5. O resultado da Prova Escrita será divulgado no site http://pos-

graduacao.uepb.edu.br/ppgli/

7.6. A Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês) não fará parte do processo seletivo, mas continuará como exigência a ser cumprida pelos alunos aprovados e regularmente matriculados, tanto do Mestrado quanto do Doutorado.

7.7. Os aprovados na presente seleção farão matrícula na Secretaria do Programa de Pós- Graduação em Literatura e Interculturalidade, na sala 313, na Central de Integração Acadêmica/UEPB – Rua Domitila Cabral de Castro, S/N – Bairro Universitário – CEP: 58.429-570, Campina Grande - Paraíba, no horário entre 08h a 11h e 13 a 16h, ou via e-mail, conforma orientação da secretaria do Programa.

(6)

8. Da Prova Escrita

8.1. O candidato deverá comparecer à prova, 30 minutos antes do horário de início, munido de documento oficial de identificação com foto.

8.2. A prova elaborada pela Comissão de Seleção sobre tema pertinente ao campo da Literatura e da Interculturalidade é de caráter dissertativo e terá duração de 4 (quatro) horas.

8.3. O candidato apto a se submeter à prova deverá portar caneta de tinta azul ou preta, bem como assinar a Lista de Presença, devidamente rubricada pela Comissão de Seleção. Provas escritas a lápis ou em outra cor de caneta serão desconsideradas para a correção.

8.4. A Prova Escrita, para os candidatos ao MESTRADO em Literatura e Interculturalidade, destinada a avaliar o conhecimento e a capacidade de reflexão dos candidatos, consistirá de 01 questão de caráter dissertativo, elaborada com base na Bibliografia disponível no Anexo 06 deste Edital, tendo o valor de até 10,0 (cinco) pontos.

8.5. A questão abordará problemática referente à análise-interpretação de texto(s) literário(s) em suas articulações com a teoria e a crítica literárias.

8.6. A Prova Escrita, para os candidatos ao DOUTORADO em Literatura e Interculturalidade, destinada a avaliar o conhecimento e a capacidade de reflexão dos candidatos, consistirá de 01 questão de caráter dissertativo, elaborada com base na Bibliografia disponível no Anexo 07 deste Edital, tendo o valor de até 10,0 (cinco) pontos.

8.7. Será vedada a consulta a qualquer tipo de material e a utilização de qualquer espécie de equipamento de comunicação capaz de interferir na realização da prova, sob pena de o candidato ser desclassificado.

8.8. O candidato que, por qualquer motivo, não comparecer na data, horário e local estabelecidos para a realização da prova será desclassificado.

8.9. A Comissão de Seleção atribuirá à Prova Escrita, para mestrado e doutorado, uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), a partir dos seguintes critérios de julgamento:

8.9.1. Clareza e domínio do uso da língua;

8.9.2. Domínio de conhecimento dos assuntos abordados;

8.9.3. Capacidade de reflexão e articulação teórico-crítica

8.9.4. Interpretação do texto ou problema teórico-crítico mediante estrutura argumentativa em favor das ideias defendidas.

9. Do Projeto de Pesquisa

9.1. O pré-projeto de dissertação, para os candidatos ao MESTRADO, everá contemplar os itens descritos no anexo 03 deste Edital.

9.2. O projeto de tese, para os candidatos ao DOUTORADO, deverá contemplar os itens descritos no anexo 04 deste Edital.

9.3. O pré-projeto ou projeto deverá obrigatoriamente ser apresentado de

(7)

acordo com as normas da ABNT, em formato PDF.

9.4. Cada pré-projeto ou projeto será avaliado por, pelo menos, três docentes do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade. Cada avaliador atribuirá uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), a partir dos

seguintes critérios:

9.4.1. Apresentação circunstanciada do problema de pesquisa 9.4.2. Formulação dos objetivos de pesquisa e conhecimento da

fortuna teórico-crítica pertinente

9.4.3. Adequação dos aspectos teórico-metodológicos aos objetivos 9.4.4. Relação com a proposta acadêmica do Curso e com uma das

linhas de pesquisa.

10. Da Arguição sobre o Projeto de Pesquisa

10.1. O candidato será arguido presencialmente por docentes do PPGLI

10.2. A Arguição sobre o Projeto de Pesquisa será realizada publicamente, com a ressalva da proibição de ser assistida pelos demais candidatos concorrentes.

10.3. Será permitida a consulta, exclusivamente, do Projeto de Pesquisa e vedada a utilização de qualquer espécie de equipamento de comunicação capaz de interferir na realização da arguição, sob pena de o candidato ser desclassificado.

10.4. O candidato que, por qualquer motivo, não se submeter à arguição, será desclassificado.

10.5. Os arguidores atribuirão notas de 0 (zero) a 10,0 (dez), a partir dos seguintes critérios de julgamento:

10.5.1. Relevância do tema e relação com a Linha de Pesquisa à qual pretende se vincular;

10.5.2. Consistência das referências e da delimitação e discussão do problema;

10.5.3. Coerência da argumentação escrita com a exposição oral da proposta.

11. Da análise do Currículo

11.1. A avaliação Lattes seguirá os seguintes critérios:

I. Formação Acadêmica II. Experiência Profissional III. Produção Intelectual/Artística

11.2. Para evitar o acúmulo de informações no currículo, o candidato deve anexar apenas documentos comprobatórios dos itens quantificáveis (Cf.

Tabela de itens quantificáveis, Anexo 05).

(8)

12. A relação dos aprovados e classificados será publicada por CPF dos candidatos.

13. A titularidade ou cotitularidade dos resultados das pesquisas e atividades que vierem a ser desenvolvidas pelos alunos aprovados e classificados no presente processo seletivo, realizadas com a utilização das instalações da UEPB ou com o emprego de seus recursos, meios, dados, informações, conhecimentos e equipamentos, poderão ser objeto de proteção dos direitos de propriedade intelectual, a critério da UEPB, respeitado o disposto na RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/0215/2017 e da Lei nº 10.973/2004 (Lei de Inovação).

14. É vedado a dirigente, ao criador ou a qualquer servidor, militar, empregado ou prestador de serviços de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) divulgar, noticiar ou publicar qualquer aspecto de criações de cujo desenvolvimento tenha participado diretamente ou tomado conhecimento por força de suas atividades, sem antes obter expressa autorização da ICT.

15. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Campina Grande, 9 de Novembro de 2021.

Antonio Carlos de Melo Magalhães Presidente da Comissão

(9)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Departamento de Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

Mestrado e Doutorado em Literatura e Interculturalidade

ANEXO 1 - VAGAS POR ORIENTADOR (MESTRADO)

Docente Vagas

Aldinida Medeiros de Souza 2

Antonio Carlos de Melo Magalhães 2 Antônio de Pádua Dias da Silva 2

Auricélio Soares Fernandes 2

Diógenes André Vieira Maciel 3

Eli Brandão da Silva 2

Francisca Zuleide Duarte de Souza 1

Geam Karlo Gomes 1

Luciano Barbosa Justino 2

Maria Simone Marinho Nogueira 2

Marcelo Medeiros da Silva 2

Reginaldo Oliveira Silva 3

Sueli Liebig 2

Valéria Andrade 1

Wanderlan da Silva Alves 1

(10)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Departamento de Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

Mestrado e Doutorado em Literatura e Interculturalidade

ANEXO 2 – VAGAS POR ORIENTADOR (DOUTORADO)

Docente Vagas

Aldinida Medeiros 2

Antonio Carlos Magalhães 1

Antônio de Pádua 1

Eli Brandão 1

Geam Karlo Gomes 1

Linduarte Pereira Rodrigues 2

Luciano Justino 1

Maria Simone Marinho 2

Marcelo Medeiros da Silva 2

Sueli Liebig 2

Wanderlan Alves 1

(11)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Departamento de Letras e Artes

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade Mestrado e Doutorado em Literatura e Interculturalidade

ANEXO 3

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO DE DISSERTAÇÃO – MESTRADO –

PRIMEIRA FOLHA - CAPA: centralizar os seguintes itens: nome do autor(a), título do pré-projeto de dissertação, linha de pesquisa, nome de dois professores orientadores (em ordem de preferência), mês e ano de referência do pré-projeto.

NAS DEMAIS FOLHAS, ELABORAR OS SEGUINTES ITENS:

1. lntrodução: caracterização da área temática e/ou contexto em que o objeto de dissertação está situado, o recorte que se pretende fazer (objeto e abordagem) e formulação do problema;

2. Justificativas (interesse, viabilidade e relevância do tema/problema);

3. Objetivos (geral e específico);

4. Procedimentos teóricos e metodológicos;

5. Cronograma de execução;

6. Referências.

Observações:

a) Os itens 1 a 5 não devem ultrapassar 15 páginas, em papel A4, fonte: Arial, Tamanho 12, em espaçamento 1,5 – Margens: esquerda/superior 3,0 cm – direita/inferior 2,0 cm.

(12)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Departamento de Letras e Artes

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade Mestrado e Doutorado em Literatura e Interculturalidade

ANEXO 4

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TESE – DOUTORADO –

PRIMEIRA FOLHA - CAPA: centralizar os seguintes itens: nome do autor(a), título do projeto de tese, linha de pesquisa, nome do orientador pretendido, mês e ano de referência do pré-projeto.

NAS DEMAIS FOLHAS, ELABORAR OS SEGUINTES ITENS:

1. Introdução: caracterização da área temática e/ou contexto em que o objeto de tese está situado, o recorte que se pretende fazer (objeto e abordagem) e formulação do problema;

2. Justificativas (interesse, viabilidade e relevância do tema/problema);

3. Hipótese(s) que serve(m) de base ao trabalho;

4. Tese a ser defendida;

5. Objetivos (geral e específico);

6. Fundamentação teórica e metodológica;

7. Originalidade da temática investigada;

8. Cronograma de execução;

9. Referências.

Observações:

a) Os itens 1 a 8 não devem ultrapassar 20 páginas, em papel A4, fonte: Arial, Tamanho 12, em espaçamento 1,5 – Margens: esquerda/superior 3,0 cm – direita/inferior 2,0 cm.

(13)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Departamento de Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Literatura e

Interculturalidade

Mestrado e Doutorado em Literatura e Interculturalidade ANEXO 5

TABELA PARA PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

Item DISCRIMINAÇÃO

PONTUAÇ ÃO SIMPLES 1. TÍTULOS ACADÊMICOS

1.1 Mestrado em Letras 15,0

1,2 Mestrado em área afim 10,0

1.3 Graduação em Letras 15,0

1.4 Graduação em áreas afins 10,0

1.5

Curso de Especialização em Letras com carga horária mínima de

360 horas ou conclusão dos créditos do Mestrado (não cumulativo). 5,0 1.6

Curso de Especialização em área afim carga horária mínima de 360

horas ou conclusão dos créditos do Mestrado (não cumulativo). 3,0 2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2.1 ATIVIDADES DIDÁTICAS

2.1.1

Atividade de ensino em instituição de nível superior. Cada ano vale

02 (dois) pontos, até o máximo de 05 anos. 2,0

2.1.2

Atividade em ensino fundamental e médio. Cada ano vale 01 (um)

ponto, até o máximo de 05 anos. 1,0

2.1.3

Atividade de Monitoria na graduação durante 01 (um) ano (não

cumulativo). 1,0

2.1.4

Participação em projeto de pesquisa ou extensão durante 01 (um) ano, aprovado por agências de fomento ou IES. (máximo de 3 Projetos)

2,0

2.2 ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

2.2.1

Participação, como ministrante, em cursos e atividades de extensão por no mínimo 30 (trinta) horas. (Ponto por curso ou atividades – contar apenas 1 curso e/ou 1 atividade).

01

2.2.2

Participação como ouvinte em cursos e atividades de extensão por no mínimo 30 (trinta) horas. (Ponto por curso ou atividades – contar apenas 1 curso e/ou 1 atividade).

0,5

3. PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA (NÃO CUMULATIVA NO MESMO EVENTO)

(14)

3.1

Livro publicado de natureza técnico-didático-científica, com ISBN

(Pontos por livro publicado). 6,0

3.2 Capitulo de livro com ISBN (Pontos por capítulos). 3,0 3.3

Relatório Técnico de pesquisa apresentado e/ou divulgado, individualmente ou em colaboração (Pontos por relatório, máximo 02).

1,0

3.4

Artigo de natureza técnico-científica, publicado em periódico indexado, individualmente ou em colaboração, nos últimos 05 anos (Pontos por artigo).

4,0

3.5

Artigo de natureza técnico-científica e cultural, publicado em periódico não indexado, individualmente ou em colaboração, nos últimos 05 anos (Pontos por artigo).

2,0

3.6

Trabalho completo publicado em Anais de eventos científicos

internacionais, nos últimos 05 anos (Pontos por trabalho). 3,0 3.7

Trabalho completo publicado em Anais de eventos científicos

nacionais e regionais, nos últimos 05 anos (Pontos por trabalho). 2,0 3.8

Trabalho completo publicado em Anais de eventos científicos locais, nos últimos 05 anos (Pontos por trabalho).

1,0

3.9

Apresentação de trabalho em congressos, seminários e outros eventos internacionais, nos últimos 05 anos (Pontos por trabalho, máximo 3).

2,0

3.10

Apresentação de trabalho em congressos, seminários e outros eventos nacionais e regionais, nos últimos 05 anos (Pontos por trabalho, máximo 3).

2,0

3.11

Apresentação de trabalho em congressos, seminários e outros eventos locais, nos últimos 05 anos (Pontos por trabalho, máximo 3).

0,5

3.12

Conferências proferidas ou participação em mesas redondas de eventos científicos nacionais ou regionais (2 Pontos por conferência ou participação), até o máximo de 06.

2,0

3.13

Resumos publicados em anais de eventos científicos internacionais,

nos últimos 05 anos (Pontos por resumo, máximo 3). 1,0 3.14

Resumos publicados em anais de eventos científicos nacionais e regionais, nos últimos 05 anos (Pontos por resumo publicado, máximo 3).

0,5

3.15

Resumos publicados em anais de eventos científicos locais, nos

últimos 05 anos (Pontos por resumo publicado, máximo 3). 0,3 3.16

Tradução e publicação de trabalhos científicos de autores internacionais, na íntegra, nos últimos 05 anos (Pontos por trabalho publicado, máximo 3).

2,0

4. PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL (NÃO CUMULATIVA NO MESMO EVENTO)

4.1 Obras artísticas ou culturais, premiadas internacionalmente. 5,0

(15)

4.2

Obras artísticas ou culturais, apresentadas ou publicadas

internacionalmente. 3,0

4.3 Obras artísticas ou culturais, premiadas nacional e regionalmente. 4,0 4.4

Obras artísticas ou culturais, apresentadas ou publicadas nacional e

regionalmente. 2,0

4.5

Obras artísticas ou culturais, apresentadas ou publicadas

localmente. 1,5

4.6

Apresentação pública como instrumentista solista, cantor solista, maestro, bailarino solista, ator principal ou diretor, em eventos de responsabilidade institucional (máximo de 03 apresentações)

1,0

4.7

Apresentação pública como instrumentista de conjunto ou orquestra, coralista, vocalista, ator coadjuvante, bailarino do corpo, em eventos de responsabilidade institucional (máximo de 03

apresentações).

0,5

ANEXO 6 Bibliografia para a Prova do Mestrado

Obra literária:

CHIZIANE, Paulina. O sétimo juramento. Lisboa: Editora Caminho, 2000.

Obras teóricas:

ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo, in: Estudos Feministas 1/2000, p. 229-235.

MATA, Inocência. O Sétimo Juramento, de Paulina Chiziane – uma alegoria sobre o preço do poder, in: Scripta, 2001, p. 187-191.

KÜTTER, Cíntia Acosta. A presença da mulher moçambicana em o Sétimo Juramento e Niketche, de Paulina Chiziane. In: Revista Gaphos, vol 16, no. 1, 2014, p. 7-20.

ANEXO 7 Bibliografia para a Prova do Doutorado

Obras teóricas e ensaios:

MANGUEL, Alberto. O leitor como metáfora: o viajante, a torre, a traça. São Paulo: Edições Sesc, 2017

LANGLADE, Gérard. O sujeito leitor, autor da singularidade da obra. In: Rouxel, Annie et. al Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

LIMA, Luiz Costa (Org). A literatura e o leitor: Textos de Estética da Recepção. Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 1979.

Referências

Documentos relacionados

Address Bus Memory I/O Device Data Bus Tri-state Control DMAC Interface Hold Req. Hold

No processo de internacionalização, apesar da escassez de estudos sobre a aprendizagem do executivo e o papel do empreendedor, principalmente no Brasil (Hilal e Hemais 2003),

Figura 5: Valores da Frequência Mediana (FME) obtida do sinal eletromiográfico (Box-Plot) do músculo tríceps braquial antes, logo após e 15 dias após o tratamento Rodrigo Lício

O Movimento Nacional pelo Ensino Médio propõe para a última etapa da educação básica a organização de um currículo que integre de forma orgânica e

A intenção desse trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta de processamento de sinal baseada em wavelets que possa identificar sinais de vibração de baixa magnitude

✓ reflete o equilíbrio entre a ingestão de alimentos e o consumo de energia necessário para manter as funções diárias do organismo.. McLAREN, 1996; Mora 1997;

A delegação brasileira estava composta pelos leigos Ângela Maria (de Goiânia) e Jelson, pelas irmãs Madalena, Tina (promotora internacional de Justiça e Paz para as

Para trabalhos futuros sugere-se a quantificação de outros microcontaminantes encontrados, tais como o di(etil)hexil ftalato, octilfenol, cafeína, entre outros, para avaliar