• Nenhum resultado encontrado

LUTAS: FLEXIBILIDADE DE ATLETAS PARANAEMSES DE JIU-JITSU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LUTAS: FLEXIBILIDADE DE ATLETAS PARANAEMSES DE JIU-JITSU"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

LUTAS: FLEXIBILIDADE DE ATLETAS PARANAEMSES DE JIU-JITSU

ANA CAROLINA GLEDEN PODEROSO RODRIGO PODEROSO Cascavel 2012 O Jiu-Jitsu tem na sua essência principal a defesa pessoal baseado na força, deslocamento, equilíbrio, centro de gravidade e flexibilidade A flexibilidade é um dos principais componentes da aptidão física. Dentro das modalidades esportivas e nas lutas, é uma das valências físicas a ser desenvolvida, pois aumenta o nível de desenvolvimento e evita lesões. Objetivo O objetivo da pesquisa foi analisar o nível de flexibilidade do quadril dos atletas de jiu-jitsu. Metodologia: A amostra foi representada por 72 atletas de Jiu-Jitsu durante um campeonato na cidade de Cascavel-PR que praticam a arte marcial ao menos 3 vezes por semana, há pelo menos 6 meses. Foi uma amostra recrutada não aleatoriamente uma vez que o objetivo do presente estudo é identificar o perfil dos praticantes.A coleta de dados foi iniciada após palestra explicativa acerca dos objetivos do estudo e as devidas orientações sobre os protocolos utilizados. A amostra foi selecionada de acordo com a idade dos praticantes, uma vez que o Jiu-Jitsu também é dividido por faixa etária e o seu peso pode mudar de acordo com a idade do praticante, por isso foram recrutados apenas homens que se classificam na categoria adulta sendo de 17 anos em diante. Após o preenchimento do questionário será realizado a medição da massa corporal e da estatura. O Banco de Wells usado na avaliação física, como um teste de flexibilidade para medir a amplitude do alongamento da parte posterior do tronco e pernas, por ser um teste confiável e reprodutível na prática da avaliação física ele é amplamente utilizado pelos profissionais. Os resultados são obtidos de acordo com a pontuação atingida na régua. Conclusão: Conclui-se que a busca do treinamento especifico caracteriza um aumento dos níveis de flexibilidades dos atletas de Jiu-Jitsu, o que foi verificado neste estudo.

Palavras Chave: Flexibilidade, Jiu-Jitsu, Cascavel-PR.

INTRODUÇÃO

Atualmente, admiti-se que os primeiros passos do Jiu-Jitsu foram dados na Índia, por volta do ano de 2.000 A.C., através dos monges budistas pois os mesmos não possuiam armas e portando, diante disso, desenvolveram um sistema de defesa pessoal baseado em chaves, estrangulamentos, projeções, torções das articulações que deixavam os adversários fora do combate. Era um sistema que deixava de lado a força bruta, imobilizando o adversário sem provocar-lhe dano físico.

Há outras denominações tais como: “Ju-Jitsu”, “Ju-Jutsu”e “Ju-Jitso”, que são usadas no ocidente, todavia a fonética mais apropriada com o ideograma em japonês é mesmo Jiu-Jitsu. A tradução da palavra literalmente quer dizer “arte suave”, mas também pode ser encontrada como

“técnica de ceder” ou ” arte da flexibilidade”.

Na cidade do Rio de Janeiro, Carlos Gracie encontrou um ambiente propício em prosseguir com a difusão do Jiu-Jitsu e, aplica-se com esmero e dedicação incomum no estudo de técnicas, aperfeiçoando, modernizando e criando novos golpes e novos métodos de ensino, onde sua preferência eram as chaves de braço.

Em decorrência das modificações técnicas introduzidas e, usando mais da flexibilidade e agilidade, o Jiu-Jitsu toma nova feição e começa a ser conhecido mundialmente como BRAZILIAN JIU-JITSU. Na modalidade do jiu-jitsu várias são as valências físicas em que se destaca a flexibilidade.

A palavra flexibilidade deriva-se do latim flectere ou flexibilis, que significa“curvar-se” ou

“habilidade de ser curvado, flexível”. Na disciplina de ciências da saúde, talvez uma das definições mais simples de flexibilidade seja a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações (PIRES, 2010).

Cureton (1941) foi um dos primeiros estudiosos a relacionar o nível de aptidão física com a flexibilidade e defendia que o nível de flexibilidade dos atletas sempre deveria estar acima da média da população não atleta.

(2)

Segundo Araújo (2008) a flexibilidade corporal é uma das principais variáveis da aptidão física relacionada à saúde e aodesempenho físico. Pode ser definida como a amplitude máxima passiva fisiológica de um dado movimento articular. A flexibilidade varia em função da idade, do gênero e do padrão de exercício físico regular.

A flexibilidade não se caracteriza de modo uniforme nas várias articulações e nos movimentos corporais, sendo normal, em um indivíduo, que sua amplitude máxima seja qualificada como boa para determinados movimentos e limitada para outros, representando o que se convencionou denominar especificidade da flexibilidade (ARAÚJO, 2008).

A flexibilidade é a qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesões. A flexibilidade é certamente a qualidade física utilizada pelo maior número de desportistas(DANTAS, 2003; PLATONOV; BULATOVA, 2003; PITANGA, 2004). No jiu-jitsu a flexibilidade é bastante solicitada em diversas articulações, dependendo do posicionamento de luta em que os atletas se encontram de movimento normal (DANTAS, 2003; HALL, 2000).

Para Zito apud Achour Júnior (1997) é na amplitude final do movimento que geralmente ocorrem as lesões. A utilização da flexibilidade como profilaxia para a diminuição de riscos de lesões, decorrentes da execução de movimentos que exigem amplitude máxima de uma articulação, ainda são pouco investigados.

Alguns pesquisadores são a favor da utilização da flexibilidade na prevenção de lesões por acharem necessária a inclusão desta qualidade física em todos os períodos de treinamento de um atleta,

independente da sua modalidade esportiva (DANTAS, 2003; FARINATTI, 2000; PLATONOV; BULATOVA, 2003).

É importante destacar que a flexibilidade embora não seja uma qualidade física de importância prioritária na performance, se comparada com a força, a velocidade ou a resistência, ela está presente em quase todos os desportos (Dantas, 1999).

Castro (2001) sugere a prática constante de exercícios de flexionamento, procurando dar ênfase nos grupos musculares mais solicitados durante a prática de alguma modalidade, respeitando o princípio da especificidade. Os exercícios, para manter ou aumentar a flexibilidade, seriam aplicados para prever encurtamentos e possíveis contraturas para otimização da performance muscular. Para Farinatti (2000) as lesões decorrem de fatores múltiplos e não somente pela influência de uma má flexibilidade.

Segundo Pires (2010) a flexibilidade é indiscutível para qualquer atividade realizada em nosso cotidiano. Com o aumento da flexibilidade, os exercícios podem ser realizados com maior influência, de modo eficaz e harmonia em expressá-los. A flexibilidade é de extrema importância pra o desempenho da luta, em que a mesma, nos quadris e nas pernas, permite ao lutador baixar o centro de gravidade para uma posição defensiva.

A importância da flexibilidade é aumentar a qualidade e a quantidade dos movimentos, melhorar a postura corporal, diminuir os riscos de lesões e favorecer a maior mobilidade nas atividades diárias

e esportivas.

A flexibilidade como valência física é um componente essencial para aptidão física e é considerada como importante componente relacionada a saúde (GUEDES, 1998) e do desempenho atlético (WEINECK, 1999).

Dantas (2008) descreve alguns fatores que influenciam o nível da flexibilidade, estando divididos em fatores intrínsecos: idade, sexo, somatotipo, tonicidade muscular, condicionamento físico e concentração e em fatores extrínsecos: hora do dia, aquecimento e ambiente.

Os exercícios de flexibilidade de alta intensidade só devem ser aplicados após um bom aquecimento, que deverá incluir exercícios de flexibilidade de baixa intensidade.

(3)

MATERIAIS E MÉTODOS

A amostra é composta por 72 atletas de Jiu-Jitsu durante um campeonato na cidade de Cascavel- PR que praticam a arte marcial pelo menos 3 vezes por semana, há pelo menos 6 meses.

A escolha da amostra foi feita não aleatoriamente, uma vez que o objetivo do presente estudo é identificar o perfil dos praticantes.

A coleta de dados foi iniciada após palestra explicativa acerca dos objetivos do estudo e as devidas orientações sobre os protocolos utilizados.

A amostra foi selecionada de acordo com a idade dos praticantes, uma vez que o Jiu-Jitsu também é dividido por faixa etária e o seu peso pode mudar de acordo com a idade do praticante, por isso foram recrutados apenas homens que se classificam na categoria adulta sendo de 17 anos em diante.

Após o preenchimento do questionário foi mensurado a massa corporal, obtida por meio de uma balança antropométrica digital, da marca Filizola, graduada de 0 a 150 kg com precisão de 0,1 kg e a estatura foi determinada em um estadiômetro portátil, fixado à parede, da marca Seca, graduado de 0 a 220 cm, com escala de precisão de 0,1 cm. A partir dessas medidas calculou-se o índice de massa corpórea (IMC) por meio do quociente da massa corporal/ (estatura)2, sendo a massa corporal expressa em quilogramas (kg) e a estatura em metros (m).

O Banco de Wells usado na avaliação física, como um teste de flexibilidade para medir a amplitude do alongamento da parte posterior do tronco e pernas, por ser um teste confiável e reprodutível na prática da avaliação física é amplamente utilizado pelos profissionais. Possibilita prevenir e estabelecer um tratamento precoce e adequado. A maneira correta de realizar o teste é colocar o indivíduo sentado de frente para o banco, colocando os pés no apoio com os joelhos estendidos, erguer o braço e sobrepor uma mão a outra e levaras duas para a frente até que toquem a régua do banco. Os resultados são obtidos de acordo com a pontuação atingida na régua.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Iremos demonstrar as variáveis de composição corporal dos atletas através de índice de massa corpórea (IMC) por meio do quociente da massa corporal/ (estatura)2 mínimo, máximo, média e desvio padrão de idade, peso, estatura e IMC.

TABELA 1 – VARIÁVEIS DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

VARIÁVEIS DA COMPOSIÇÃO CORPORAL MÉDIA DP (n=72)

Mínimo Máximo

IDADE (Anos) 24,55 ± 5,82 17 43

PESO (Kg) 76,15 ± 12,44 54 115

ESTATURA (m) 1,76 ± 0,07 1,61 1,92

IMC 24,58 ± 2,94 19,4 32,8

(4)

Fonte: Sistematizado pelos autores (2011) IMC- índice de massa corporal; DP- desvio padrão.

A massa corporal foi obtida por meio de uma balança antropométrica digital, da marca Filizola, graduada de 0 a 150 kg, com precisão de 0,1 kg, e a estatura foram determinadas em um estadiômetro portátil, fixado à parede, da marca Seca, graduado de 0 a 220 cm, com escala de precisão de 0,1 cm, de acordo com os procedimentos descritos por Gordon, Chumlea e Roche (1988). A partir dessas medidas calculou-se o índice de massa corpórea (IMC) por meio do quociente massa corporal/(estatura)2, sendo a massa corporal expressa em quilogramas (kg) e a estatura em metros (m) (GUEDES; GUEDES, 2003).

Foram avaliados 72 atletas de Jiu-jitsu com a idade de 17 a 43 anos com um intervalo muito grande entre a idade mínima e a máxima, fazendo com que ocorresse uma diferença na composição corporal dos praticantes.

O peso mínimo foi de 54 kg e o máximo foi de 115 kg fazendo com que o desvio padrão ficasse muito alto devido à diferença brusca entre os pesos mínimos e máximos mesmo deixando o peso com uma média de 76,15 kg.

A estatura foi outra variável pesquisada na pesquisa. A média foi de 1,76 metros, sendo que o menor praticante mede 1,61 metros e o maior, 1,92 metros, perfazendo uma diferença de 31 cm o que é um diferencial em algumas lutas.

A média do IMC dos atletas ficou enquadrada em normal de acordo com a OMS, mas o máximo ficou enquadrado como obesidade 1 sendo que o risco para a saúde seria classificado em moderadamente aumentando.

TABELA 2 – RESULTADO DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE DOS PRATICANTES DE JIU-JITSU.

CLASSIFICAÇÃO VALORES RESULTADOS %

FRACO Até 25 07 9,72

REGULAR 26 – 30 08 11,11

MÉDIO 31 – 34 10 13,88

BOM 35 – 38 07 9,73

EXCELENTE + 40 40 55,56

TOTAL 72 100

(Canadian Standardized Teste of Fitness, CSTF, 1985)

Na tabela acima elaborada por Canadian Standardized Teste of Fitness (CSTF), vimos que 55,56%

dos atletas obtiveram uma excelente classificação no nível de flexibilidade, vimos que a maioria dos atletas se encontra num nível excelente; 9,72% está na zona de nível fraco; 11,11% no nível regular;

13,88% no nível médio e 9,73% está com um nível bom.

(5)

Pertence (2009) concluiu no seu trabalho que os atletas de Jiu-Jitsu tem que ter o nível de flexibilidade acima da média, em comparação com uma população não atleta, para evitar lesões.

Souza et al. (2005) mostrou em seu estudo a correlação entre tempo de prática e a flexibilidade, sugerindo que a flexibilidade aumenta com o com a influencia do treinamento.

CONCLUSÃO:

Através do presente estudo foi possível concluir que os praticantes de Jiu-Jitsu tem um nível de flexibilidade acima da média em análise com a tabela Canadian Standardized Teste of Fitness (CSTF).

A classificação dos atletas foi excelente porque o teste foi realizado sem um prévio aquecimento e, de acordo com Dantas (2008), um dos fatores que influencia o aumento de flexibilidade é um aquecimento adequado.

A flexibilidade dentro do Jiu - Jitsu é de suma importância. Para utilizar técnicas de ataque ou defesa ( dependendo da sua posição) necessita de um alto grau de flexibilidade. Nesta pesquisa pode- se verificar que a maioria dos atletas possuem um excelente nível de flexibilidade, já que a amostra foi composta com atletas que praticam a arte marcial há mais de 6 meses, fator que pode ter contribuído com o excelente resultado.

A importância do treino de alongamento para melhorar a flexibilidade serve para aumentar o desempenho esportivo e evitar lesão, destacando-se que deve ser usado para melhorar o cotidiano da vida funcional. Quando o atleta desiste de participar de eventos de competição, ele deve continuar o treino de flexibilidade para uma melhor qualidade de vida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACHOUR JÚNIOR, A. Estabilidade Músculo - Articular. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde - V.2, N.5, p.76-83, 1997.

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Manual do ACSM para avaliação e aptidão física relacionada à saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

ARAÚJO,G.C. Avaliação da flexibilidade: valores normativos do flexiteste dos 5 aos 91 anos de idade, Arq. Bras. Cardiol. vol.90 nº.4, São Paulo Apr. 2008 http://dx.doi.org/10.1590/S0066- 782X2008000400008.

CASTRO, R. Treinamento da flexibilidade: Uma abordagem Metodológica. Revista de Educação Física.v. 2; nº3 2001.

CURETON, K. Flexibility as an aspect of physical fitness. Research Quaterly. v.12 p.381-390, 1941.

DANTAS, E. H. M. A Prática da Preparação Física. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

(6)

DANTAS, E, H. M. SOARES, Juliana S. Flexibilidade aplicada ao Personal Training. Revista Fitness

& Performance. Rio de Janeiro, v.1, n.0, p. 1-9, set-dez. 2001. Acesso em: 13 ago. 2005.DEL VECHIO, F. B.; BIANCHI, S.; HIRATA, S.M. CHACON-MIKAIL, M.P.T. - Análise morfofuncional de praticantes de Brazilian Jiu Jitsu e estudo de temporalidade e da quantificação das ações motoras da modalidade. - 22/10/2006.

FARINATTI, P. T. V. Flexibilidade e Esporte: Uma revisão da literatura. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo. p. 85-96. Jan./Jun. 2000.

FRANCHINI E., TAKITO M.Y.; PEREIRA. J.M.C.; Frequência cardíaca e força de preensão manual durante a luta de Jiu Jitsu.www.efdeportes.com. Revista digital. Buenos Aires -ano 9- nº 65- Outubro de 2003. Acessado em 20 de fevereiro de 2009.

FERREIRA B; SIQUEIRA JO. Análise da flexibilidade em atletas de jiu-jitsu. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, nº 150, Noviembre de 2010.

GRACIE, Helio. Gracie Jiu-Jitsu. 2 ed. Editora Saraiva. São Paulo 2007.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Controle de peso corporal, composição corporal, atividade física e nutrição.Londrina: Mediograf, 1998.

GUYTON, Arthur C. Fisiologia Humana. 6ed. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 1988.

PERTENCE, C. L. A flexibilidade da articulação do quadril em atletas que praticam Jiu Jitsu, http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 139 - Diciembre de 2009.

PELIGRO, K. The Gracie Way: Na Ilustrated History of the World’s Greatest Martial Arts Family. San Diego: Paperback, 2003.

PETROSKI, Edio L. Antropometria: Técnicas e Padronizações. 3 ed. Rev. e ampl.- Blumenal: Nova Letra, 2007.

PIRES G.S., DAGOSTIN M.P., ROSAS R.F. AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE EM ATLETAS DE JIU- JÍTSU, 2010.

PLATONOV, V. N. A preparação física. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

SOUZA, I. Flexibilidade tóraco-lombar e de quadril em atletas de jiu- jitsu, http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - n° 82 - Marzo de 2005

THOMAS, W. Quais as principais valências físicas desenvolvidas, na prática de jiu-jitsu- turma 81- Porto Alegre- 2000.

WEINECK, Jurgen. Treinamento Ideal. 9ª ed. São Paulo: Manole, 1999.

Referências

Documentos relacionados

Gabriela Gadelha PROJETO EXPERIMENTAL II (Orientadores) - 10h10 às 11h00 PROJETO EXPERIMENTAL II (Orientadores) PROJETO EXPERIMENTAL II (Orientadores) NOVAS TECNOLOGIAS

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

As formas tradicionais (do dominado) permanecem e, naturalmente, se modificam pela presença das novas (do dominador). Mas também as formas novas, do dominador, são

Para a avaliação da flexibilidade foi utilizado o teste linear de sentar e alcançar por meio do Banco de Wells desenvolvido por Wells e Dillon (1952).. Não devem ser