• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 PLANO DE ENSINO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1. Curso: Especialização em Gestão em Saúde.

1.2. Ano: 1

1.3. Módulo: Específico

1.4. Disciplina: Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde 1.5. Carga Horária: 60 horas

1.6. Caráter: Obrigatório

1.7. Endereço do ambiente virtual: www.aedmoodle.ufpa.br 1.8. Duração: De 15/06/2015 a 09/08/2015

1.9. Professor da disciplina: MSc. Gilvandro Figueiredo Souza – e-mail: figgil@hotmail.com 1.10. Professores-tutores a distância: Breves: Floriana Aguiar Castro Batista.

Cametá: Brenda Rossy Carneiro Maradei.

Igarapé Miri: Antônia Sena Ribeiro Trajano.

Juruti: Diogo Willavian Maciel Dantas.

Moju: Celidalva Araújo Pimenta.

Paragominas: Renato Ferreira da Silva.

2. SÚMULA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde é um desafio para quem se propõe a administrar as organizações de saúde. Portanto, para essa disciplina é imprescindível conhecer as mais diversas formas de administrar o sistema público e privado de saúde, desde o diagnóstico de problemas até as soluções por meio de intervenções devidamente planejadas.

3. OBJETIVOS 3.1 GERAL

Compreender a importância de um planejamento gerencial eficiente, utilizado como ferramenta de gestão na solução de problemas nas redes de saúde existentes no Brasil.

3.2 ESPECÍFICOS

Elaborar um diagnóstico eficaz para tornar as funções gerenciais tornarem mais eficientes, no que diz respeito às soluções dos possíveis problemas identificados.

Alcançar, por meio, da elaboração de um planejamento eficiente os resultados esperados diante da programação de ações corretivas a partir dos diagnósticos existentes.

Avaliar os resultados após a intervenção proposta no planejamento, verificar a correspondência entre o diagnóstico e soluções de problemas propostos no planejamento a fim de aprimorar as técnicas e permitir um alcance global dos resultados.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE

MODALIDADE A DISTÂNCIA

(2)

2 3. PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS

Para a presente disciplina serão disponibilizados os seguintes materiais:

- Fascículo da disciplina: será entregue impresso e disponibilizado em versão digital na plataforma Moodle.

- Textos complementares: serão disponibilizados em versão digital na plataforma Moodle.

Nesta disciplina serão utilizados, para avaliação das atividades, os seguintes recursos:

Atividades avaliativas Prazos

Tarefa continuada 01/03: composta por questões objetivas com a finalidade de testar a compreensão da leitura da Unidade 1 e 2 do fascículo.

Leitura do Fascículo: Unidade 1 – Sistemas de saúde e organização de serviços (página 15 a 44). Unidade 2 – A organização de redes de atenção à saúde (página 47 a 86).

28/06/2015

Tarefa continuada 02/03: atividade composta por questões objetivas com a finalidade de testar a compreensão da leitura da Unidade 3 e 4 do fascículo.

Leitura do Fascículo: Unidade 3 – Planejamento e programação em saúde (página 80 a 120). Unidade 4 – O diagnóstico de situação em sistemas locais (página 121 a 150).

12/07/2015

Tarefa continuada 03/03: atividade composta por questões objetivas com a finalidade de testar a compreensão da leitura da Unidade 5 do fascículo.

Leitura do Fascículo: Unidade 5 – Identificação de problemas e definição de estratégias de intervenção e Considerações Finais (página 151 a 174).

02/08/2015

2ª Chamada: baseada em todo o conteúdo do fascículo da disciplina

para o aluno que deixou de fazer pelo menos duas tarefas. 08/08/2015

Fórum Temático: fórum com tema que permita ao aluno reflexões

acerca das leituras realizadas e conexões com fatos da atualidade. 02/08/2015

Encontros Presenciais: encontros coordenados pelos tutores presenciais sob a orientação dos professores das disciplinas.

20 e 27/06/2015 04, 11, 18 e 25/07/2015

01 e 08/08/2015 Fóruns de dúvidas: fóruns para os tutores a distância atenderem aos

alunos com relação a dúvidas pontuais de conteúdo e para que os alunos consolidem o aprendizado após serem divulgados os gabaritos das tarefas.

Os fóruns de dúvidas ficarão disponíveis durante todo o período da disciplina.

(3)

3 4. FORMATAÇÃO DE TRABALHOS NA DISCIPLINA

Solicita-se que os estudantes adotem a seguinte formatação-padrão para todos os trabalhos e exercícios a serem entregues (postados) na disciplina:

a) fonte Arial;

b) tamanho 12;

c) espaçamento simples, e;

d) recomenda-se a postagem em formato “PDF”.

Em quaisquer postagens, quando o aluno acrescentar material que não for de autoria própria, deve citar as fontes consultadas (livro, página da internet, jornal, periódico, revista etc.). Não se pode misturar, em texto corrido, a sua contribuição, isto é, o texto de sua própria autoria, com o de terceiros, iludindo, assim, o leitor. Para cada tipo de citação há uma forma específica de destacá-la, bem como a maneira correta de referenciá-la ao final do trabalho. O aluno deve atender às normas ABNT para apresentação dos trabalhos.

5. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

 O acompanhamento dos discentes será feito continuamente pelos tutores a distância e presencial de cada turma, orientando-os, quando necessário, em eventuais dúvidas.

 A avaliação parte do estabelecimento de uma rotina de observação, descrição e análises contínuas da produção do discente. Devendo ser expressa em diferentes níveis e momentos. Esta avaliação mantém a condição de processo, visando ao acompanhamento do percurso de estudo do estudante, das interlocuções entre os pares e com os tutores, e da produção de trabalhos escritos que possibilitem uma síntese dos conhecimentos trabalhados.

 O acompanhamento e a avaliação, fundamentados nos princípios da participação ativa, dentro de uma perspectiva de aprendizagem cooperativa, visarão à construção da autonomia do discente e a sua inserção na dinamização dos processos de ensino e de aprendizagem.

A participação do discente será avaliada a partir das interações desencadeadas ao longo do curso, compreendendo a realização das “tarefas”, a leitura dos textos indicados e as contribuições nos fóruns temáticos e fóruns de dúvidas. Durante os fóruns o aluno é corresponsável pela qualidade do debate, para tanto é imprescindível a pontualidade, o envolvimento nas discussões e a postura adequada.

Serão levados em conta na avaliação do aluno não somente os aspectos quantitativos, mas fundamentalmente os qualitativos que denotem compreensão, clareza de ideias, objetividade, criatividade, coerência, visão crítica, relevância e pertinência aos conteúdos abordados, considerando, ainda, a pontualidade, o envolvimento com a disciplina e a assiduidade ao ambiente virtual e nos encontros presenciais.

(4)

4 6. COMPOSIÇÃO DA AVALIAÇÃO

Uma pontuação geral de 0 a 10 será atribuída ao aluno a partir da avaliação das atividades relacionadas abaixo, considerando-se os respectivos pesos.

7. CRONOGRAMA

Itens avaliados Pontuação Avaliador

Conjunto da participação no fórum temático

O fórum consolida a participação individual do aluno no ambiente virtual. Será bem avaliado o aluno que:

• Contribuir com perguntas e comentários acerca das tarefas e leituras da disciplina;

• Interagir com os colegas e com o tutor à distância com o propósito de auxiliar na consolidação dos conteúdos.

•Trouxer contribuições frequentes, de qualidade, interessantes e pertinentes às discussões assíncronas (fóruns).

2,5 Tutoria a distância

Avaliação Continuada 01 (unidade I e II) 2,5

Autocorrigível Avaliação Continuada 02 (unidade III e IV) 2,5

Avaliação Continuada 03 (unidade V) 2,5

Total 10,0 -

2ª CHAMADA 5,0 Professor

(5)

5 8. REFERÊNCIAS

Data

Descrição da Atividade

15/06/2015 a 09/08/2015

[L] Leitura obrigatória: Fascículo: KUSCHNIR, Rosana Chigres; CHORNY, Adolfo Horácio; LIRA, Anilska Medeiros Lima. Gestão dos sistemas e serviços de saúde. CAPES. 2010

[L] Leitura para os encontros presenciais:

ALDAY, Hernan E. Contreras. O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica. Revista FAE, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 9-16, 2000.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde.

Departamento de Vigilância em Doenças Transmissíveis. Plano integrado de ações estratégicas de eliminação da hanseníase, filariose, esquistossomose e oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa de cegueira e controle das geohelmintíases : plano de ação 2011-2015 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Sistema Único de Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011.

291 p. (Coleção Para Entender a Gestão do SUS 2011, 1)

Brasil. Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Livro Branco – Brasil Saúde 2015. A sustentabilidade do sistema brasileiro. Cadernos de Propostas (2015)

BRASIL. Portaria GM/MS nº 399 de 22 de fevereiro de 2006: Divulga o Pacto pela Saúde 2006-Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto. Diário Oficial da União, 2006.

FADEL, Cristina Berger et al. Administração pública: o pacto pela saúde como uma nova estratégia de racionalização das ações e serviços em saúde no Brasil. Rev Adm Pública, v. 43, n. 2, p. 445-56, 2009.

FINKELMAN, J., org. Caminhos da saúde no Brasil [online]. Rio de Janeiro:

Editora FIOCRUZ, 2002. 328 p. ISBN 85-7541-017-2. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

GIOVANELLA, L. et al. 1912 RESENHAS BOOK REVIEWS. Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 9, p. 1912-1914, 2013.

MENICUCCI, Telma Maria Gonçalves. História da reforma sanitária brasileira e do Sistema Único de Saúde: mudanças, continuidades e a agenda atual.

Hist Cienc Saude Manguinhos, p. 77-92, 2014.

SILVA, Eduardo Leitão Maia da; BRÍGIDO, Helena Andrade Zeferino;

PINHEIRO, Maria de Fátima Rabelo; SALES, Lucia Helena Messias;

ROCHA, Antônio Carlos Franco da; OLIVEIRA FILHO, Darciel Bezerra de;

(6)

6 Belém, 15 de junho de 2015.

Prof. MSc. Gilvandro F. Souza

SOUZA, Elaine Regina Correa de; GUIMARÃES JUNIOR, Jesse Ferreira;

CARDOSO; Ana Maria Calábria; REIS; Gilson Oliveira; PINHEIRO; Maria do Socorro de Azevedo; SILVA, Mytsi Mary Pedrosa Nunes da; SOUZA; Fabio Menezes de; RIBEIRO; Adilton Pereira. Plano de reestruturação do Hospital Universitário Barros Barreto. Serviço Público Federal, Universidade Federal do Pará Hospital Universitário João de Barros Barreto (2010).

[FT] Fórum temático: O tipo de modelo de sistema de saúde usado no Brasil é eficiente ou cabe a mudança para outro tipo de modelo?

[F] Fórum de dúvidas: Esclarecimento de dúvidas relacionadas aos assuntos teóricos e exercícios da disciplina.

[T] Tarefas online: Tarefas relacionadas à leitura dos textos e vídeos do curso.

Encontro presencial nos polos.

20 e 27/06/2015 04, 11, 18 e 25/07/2015

01 e 08/08/2015

Encontro presencial nos polos.

28/06, 12/07

e 02/08 Avaliação Continuada

08/08/2015

Avaliação de 2ª chamada

LEGENDA

[T] Tarefa [FT] Fórum temático [F] Fórum de dúvidas [L] Leitura

Referências

Documentos relacionados

Os falsos cognatos entre o português e o espanhol que podem ser vistos com bom humor quando, por exemplo, se confunde a palavra “taza” (xícara) em espanhol com “taça”

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, os efeitos anti-helmínticos do extrato aquoso das folhas e do extrato metanólico dos frutos de algaroba sobre cultivos de larvas de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

A versão mais recente 1.1.1 do MxMC, incluindo informações detalhadas nas notas relativas à versão, estará disponível, em princípio, a partir de quinta-feira,

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

O sistema tem como cenários de utilização a gestão de agendamentos de atendimentos da Área de Saúde, a geração automática de relacionamento entre cliente e profissional