• Nenhum resultado encontrado

1.1 Conjuntos, Rela¸c˜ oes e Fun¸c˜ oes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "1.1 Conjuntos, Rela¸c˜ oes e Fun¸c˜ oes"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Cap´ıtulo 1

No¸c˜ oes Conjuntivistas B´ asicas

Conte´udo

1.1 Conjuntos, Rela¸oes e Fun¸oes . . . . 39

1.1.1 Rela¸c˜oes e Fun¸c˜oes . . . 41

1.1.1.1 Produtos Cartesianos Gerais . . . 46

1.1.1.2 Rela¸c˜oes de Incompatibilidade (ou de Compatibilidade) . . . 47

1.1.1.3 Rela¸c˜oes de Equivalˆencia . . . 48

1.1.1.4 Rela¸c˜oes de Ordem . . . 52

1.1.2 Cardinalidade . . . 59

1.1.3 ´Infimos e Supremos de Fam´ılias de Conjuntos . . . 63

1.2 Sistemas de Conjuntos . . . . 66

1.2.1 Semi-An´eis de Conjuntos . . . 66

1.2.2 An´eis de Conjuntos . . . 67

1.2.3 Algebras de Conjuntos . . . 68´

1.2.4 σ-An´eis de Conjuntos . . . 69

1.2.5 σ- ´Algebras de Conjuntos . . . 70

1.2.6 Sistemas Mon´otonos de Conjuntos . . . 72

1.2.7 Topologias . . . 75

1.2.8 Filtros e Ultrafiltros . . . 76

E

stecap´ıtulo introdut´orio pretende (re)apresentar ao leitor uma s´erie de no¸c˜oes matem´aticas b´asicas abrangendo rudimentos da teoria (“ingˆenua”) dos conjuntos. O objetivo n˜ao ´e um tratamento extensivo dos diversos assuntos. Trata-se quase de um guia de consulta onde s˜ao apresentadas, junto com exemplos simples, v´arias no¸c˜oes e defini¸c˜oes b´asicas que utilizaremos. O estudante n˜ao deve necessariamente ler este cap´ıtulo de forma sistem´atica e sequencial, mas deve retornar a ele sempre que necess´ario. Para o estudante interessado em uma exposi¸c˜ao introdut´oria da Teoria dos Conjuntos recomendamos [155] e tamb´em [278].

1.1 Conjuntos, Rela¸c˜ oes e Fun¸c˜ oes

Partiremos do pressuposto de serem familiares as no¸c˜oes b´asicas envolvendo conjuntos, como a no¸c˜ao de conjunto vazio

∅, a no¸c˜ao de pertinˆenciaxC, de uni˜ao de dois conjuntosABe de intersec¸c˜ao de dois conjuntosAB.

ParaA,BXdenotamos porA\Ba chamada diferen¸ca entre os conjuntosAeB, a saber A\B := n

xXtal quexAmasx6∈Bo

. (1.1)

Por vezes usa-se a nota¸c˜aoABparaA\B. ParaAXdenota-se porAco chamadocomplemento deAem rela¸c˜ao a X:Ac:=X\A. Note-se que ao usar-se o s´ımboloAcdeve estar subentendido qual o conjuntoXao qual o complemento se refere. ´E f´acil ver que seA, BX, ent˜aoA\B=BcA. Vale tamb´em (Ac)c=Ae

AB = A\Bc = B\Ac (1.2)

para todosA, BX. Igualmente, tem-se

AB = A\ BcA

(1.3) e

AB = A\ A\B

(1.4) tamb´em para todosA, BX. Verifique!

39

Dizemos que um conjuntoB´e umsubconjunto pr´opriodeAseBAe seA\B6=∅, ou seja, se todo elemento deB for elemento deAmas houver elementos emAque n˜ao pertencem aB. SeB´e um subconjunto pr´oprio deAdizemos queBest´a contido propriamente emA, ou queAcont´emBpropriamente. Por vezes denota-se o fato deBser um subconjunto pr´oprio deAporB$Aou porA%B.

SeAeBs˜ao conjuntos eAB=∅, ent˜aoAB´e dita ser umauni˜ao disjuntadeAeB.

SeX´e um conjunto denota-se porP(X) a cole¸c˜ao de todos os subconjuntos deX. P(X) ´e por vezes chamado de conjunto das partes deX. Por conven¸c˜ao adota-se sempre que∅ ∈P(X). Assim, dizer queAXequivale a dizer AP(X).

PorA△Bdenota-se a chamadadiferen¸ca sim´etricaentreAeB:

A△B := (AB)\(AB). (1.5)

E. 1.1Exerc´ıcio. SeAeBao conjuntos, mostre que

A△B = (A\B)∪(B\A), (1.6)

AB = AB

\ A△B

=

AB

\

(A\B)(B\A)

, (1.7)

AB = A△B

AB

= A△B

AB

, (1.8)

A\B = A△AB

. (1.9)

6

E. 1.2Exerc´ıcio. SeAeB ao conjuntos, mostre queA△B =B△A(“comutatividade”) e que(A△B)△C =A△(B△C)

(“associatividade”). 6

Pares ordenados

Um conceito b´asico em Matem´atica ´e o depar ordenado. O conceito de par ordenado (a, b) formado por dois elementos gen´ericosa,bX´e intuitivo. Pela intui¸c˜ao, entende-se como par ordenado uma lista de dois elementos sendo que um deles assume a posi¸c˜ao de “primeiro” elemento da lista (no caso,a) e o outro a de “segundo” (no caso, b). Formalmente define-se (a, b) como sendo o conjunto

{a},{a, b} . Esta defini¸c˜ao formal corresponde `a intui¸c˜ao pois, no conjunto

{a},{a, b} , h´a uma clara distin¸c˜ao entre o papel deae deb. Apesar de existir a defini¸c˜ao formal acima, recomenda-se ao estudante fiar-se inicialmente na intui¸c˜ao por tr´as do conceito. A defini¸c˜ao acima ´e devida a Kuratowski1.

A defini¸c˜ao de Kuratowski, acima, garante a validade de uma propriedade fundamental, denominadapropriedade caracter´ıstica de pares ordenados, a saber, a propriedade que (a, b) = (c, d) se e somente sea=ceb= d. Sua demonstra¸c˜ao ´e relativamente simples, mas n˜ao ser´a apresentada aqui. Vide referˆencias supracitadas.

Chamamos a aten¸c˜ao do estudante para a existˆencia de outras defini¸c˜oes para a no¸c˜ao de par ordenado. Uma defini¸c˜ao

“alternativa” para (a, b) ´e

a,{a, b} . Essa defini¸c˜ao tamb´em satisfaz a propriedade caracter´ıstica de pares ordenados, mas sua demonstra¸c˜ao requer o uso do esquema axiom´atico (n˜ao-“ingˆenuo”) de Zermelo2-Fraenkel3para a teoria dos conjuntos4.

Dados dois conjuntosAeBdefinimos porBo conjunto de todos os pares ordenados (a, b) sendoaAebB.

O conjuntoA×B´e chamado deproduto Cartesiano5deAeB. Note que, em geral,A×B6=B×A(por quˆe?).

Mais adiante apresentaremos generaliza¸c˜oes das no¸c˜oes acima.

1Kazimierz Kuratowski (1896–1980). O trablalho original de Kuratowski sobre o tema ´e “Sur la notion de l’ordre dans la Th´eorie des Ensembles”. Fundamenta Mathematicae.2, 161–171 (1921).

2Ernst Friedrich Ferdinand Zermelo (1871–1953).

3Abraham Halevi Fraenkel (1891–1965).

4A saber, a demonstra¸c˜ao requer o assim chamado “axioma de regularidade”: a afirma¸c˜ao que cada conjunto n˜ao-vazioCcont´em um elemento disjunto deC.

5Assim chamado em honra a Ren´e Descartes (1596–1650). O adjetivoCartesianoprovem da latiniza¸c˜ao de seu nome comoCartesius.

(2)

1.1.1 Rela¸c˜oes e Fun¸c˜oes

O conceito derela¸c˜ao´e de importˆancia fundamental na Matem´atica e nesta se¸c˜ao descreveremos algumas rela¸c˜oes de maior importˆancia, como as fun¸c˜oes, as rela¸c˜oes de equivalˆencia e as rela¸c˜oes de ordem.

Rela¸oes

SejamAeBconjuntos e seja o produto CartesianoB. Um subconjunto deA×B´e dito ser umarela¸c˜ao bin´aria, ou simplesmenterela¸c˜aoentreAeB.

Exemplo. SejaAo conjunto de homens vivos eBo conjunto de mulheres vivas e sejaRA×Bo conjuntoR:=

{(a, b), a´e irm˜ao deb}.Rrepresenta uma rela¸c˜ao (de irmandade) entre homens e mulheres.

Outros exemplos vir˜ao abaixo.

Dada uma rela¸c˜aoGA×Bentre conjuntosAeBh´a duas no¸c˜oes importantes associadas: a dedom´ınio da rela¸c˜ao e a deimagem da rela¸c˜ao. Define-se por dom´ınio deGo conjunto

Dom(G) := n

aAtal que (a, b)Gpara algumbBo

. (1.10)

Define-se por imagem deGo conjunto Im(G) := n

bBtal que (a, b)Gpara algumaAo

. (1.11)

Note-se que Dom(G)Ae que Im(G)B.

Fun¸oes

Este ´e talvez o mais importante exemplo de rela¸c˜ao. SejamAeBconjuntos eFuma rela¸c˜ao entreAeB. Ent˜ao, a rela¸c˜aoF´e dita ser umafun¸c˜aodeAemBse Dom(F) =Ae se (a, b)Fe (a, b)Fs´o for poss´ıvel casob=b. Em outras palavras, a cada elementoadeAa fun¸c˜ao associa um e apenas um elementobdeBque faz o papel de segundo elemento do par ordenado (a, b). Este segundo elemento associado pela fun¸c˜aoFao elementoa, ´e mais conveniente denot´a-lo porF(a). Assim, uma fun¸c˜ao ´e o conjunto de pares{(a, F(a))A×B, aA}. Frequentemente denotamos uma fun¸c˜aoFdeAemBporF:AB.

O conjuntoBonde a imagem deF:ABse localiza ´e denominado ocontradom´ıniooucodom´ınioda fun¸c˜aoF.

Aplica¸oes, mapeamentos, mapas, funcionais, operadores, opera¸oes, produtos etc.

Muito frequentemente usam-se as palavrasaplica¸c˜ao,mapeamento,mapa,funcional,operador, opera¸c˜ao,produto, transforma¸c˜ao,forma, e talvez ainda outras, para designar certos tipos de fun¸c˜oes entre conjuntos. Essa abundˆancia de palavras causa frequentemente confus˜ao e mesmo perplexidade em estudantes rec´em-iniciados mas, em essˆencia, todos esses objetos s˜ao fun¸c˜oes, no sentido abstrato que definimos acima.

O que difere seu uso ´e por vezes a tradi¸c˜ao de certas ´areas e os tipos de conjuntos que as fun¸c˜oes tˆem como dom´ınio e imagem. A palavra “fun¸c˜ao”, propriamente, ´e mais frequentemente empregada quando se trata de fun¸c˜oes num´ericas, por exemplo deRemRou deCemC. A palavra “funcional”6´e frequentemente empregada quando se trata de fun¸c˜oes que levam vetores ou fun¸c˜oes num´ericas em n´umeros. Um exemplo de funcional ´e a fun¸c˜ao que leva fun¸c˜oes reais cont´ınuas fnas suas integrais no intervalo [0,1]:f7→R1

0f(x)dx. A palavra “operador” tipicamente designa fun¸c˜oes lineares entre espa¸cos vetoriais (como, por exemplo, as matrizes, que s˜ao fun¸c˜oes lineares entre espa¸cos vetoriais de dimens˜ao finita).

“Produtos” ou “opera¸c˜oes” frequentemente designam fun¸c˜oes deC×CemC, para um conjuntoCn˜ao-vazio qualquer, ou seja, fun¸c˜oes de duas vari´aveis em um conjuntoC, assumindo valores no pr´oprio conjuntoC. A palavra “forma” por vezes designa certas fun¸c˜oes bi-lineares deV×V emRouC, sendoV um espa¸co vetorial. As palavras “aplica¸c˜ao”,

“mapa” e “mapeamento” s˜ao frequentemente empregadas para designar fun¸c˜oes em ´areas como Topologia, Geometria Diferencial ou Sistemas Dinˆamicos.

Certas palavras s˜ao empregadas para designar certas fun¸c˜oes com propriedades especiais. Um “homeomorfismo”, por exemplo, ´e uma fun¸c˜ao bijetora entre dois espa¸cos topol´ogicos que seja cont´ınua e cuja inversa seja tamb´em cont´ınua.

Um “difeomorfismo” ´e um homeomorfismo entre duas variedades diferenci´aveis que seja infinitamente diferenci´avel. H´a ainda v´arios outros “morfismos”, como discutido na Se¸c˜ao 2.1.10, `a p´agina 122.

6A palavra “funcional” foi empregada pela primeira vez na Matem´atica por Jacques Salomon Hadamard (1865–1963).

Em verdade, ´e conveniente dispormos por vezes de uma certa variedade de palavras diferentes simplesmente para evitarmos o emprego mon´otono e descolorido da palavra “fun¸c˜ao”. Com um pouco de ironia, lembremos por fim a defini¸c˜ao circular de Edward Teller:“An intelectual is someone who thinks the same things and uses the same words as other intelectuals”.

Fun¸oes sobrejetoras, injetoras e bijetoras

Uma fun¸c˜aoF:AB´e dita ser umafun¸c˜ao sobrejetorase Im(F) =B, ou seja, se sua imagem coincide com seu contradom´ınio.

Uma fun¸c˜aoF: AB´e dita ser umafun¸c˜ao injetora, ou umafun¸c˜ao injetiva, se a cadabIm(F) existir um e somente um elementoaDom(F) tal que (a, b)F.

Uma fun¸c˜ao que for sobrejetora e injetora ´e dita ser umafun¸c˜ao bijetora, ou umafun¸c˜ao bijetiva.

Seja uma fun¸c˜ao bijetoraFA×B. Ent˜ao, a rela¸c˜aoF−1B×Adada por F−1 = n

(b, a) tal que (a, b)Fo

´e, em verdade, uma fun¸c˜ao, denominadafun¸c˜ao inversa deF. ´E claro que (F−1)−1=F.

Imagens e pr´e-imagens de fun¸oes

Sejaf:XY uma fun¸c˜ao. SeAX, definimos f(A) := n

yY| y=f(x) para algumxAo . SeBY, definimos

f−1(B) := n

xX|f(x)Bo . f(A) ´e dita ser aimagem deAporfef−1(B) ´e dita ser apr´e-imagem deBporf.

O uso do s´ımbolof−1 para designar pr´e-imagemf−1(B) de um conjuntoB ´e uma escolha muito infeliz (mas universalmente aceita), pois pode causar confus˜ao com a no¸c˜ao de fun¸c˜ao inversa def (que pode nem mesmo estar definida). O estudante deve estar atento.

Com as defini¸c˜oes acima ´e f´acil provar serem verdadeiras as seguintes afirma¸c˜oes:

Para uma fun¸c˜aof:XY geral, valem f f−1(B)

B e f−1f(A)

A (1.12)

para todosAX,BY.

Sef:XY for sobrejetora, valem f f−1(B)

= B e f−1f(A)

A (1.13)

para todosAX,BY.

Sef:XY for injetora, valem

f f−1(B)

B e f−1f(A)

= A (1.14)

para todosAX,BY.

Sef:XY for bijetora, valem

f f−1(B)

= B e f−1f(A)

= A (1.15)

para todosAX,BY.

(3)

E. 1.3Exerc´ıcio.Demonstre as afirma¸c˜oes acima. 6

Fam´ılias de conjuntos

SejaXum conjunto n˜ao-vazio. Uma cole¸c˜aoFn˜ao-vazia de subconjuntos deX´e por vezes dita ser umafam´ılia de conjuntos. SeFfor uma fam´ılia de conjuntos e existirem um conjunto n˜ao-vazioIe uma fun¸c˜ao bijetoraf:IF, ent˜ao dizemos que a fam´ıliaF´eindexadaporIe os elementos deIs˜ao denominados´ındices. Seλ´e um ´ındice, designaremos sua imagem pela fun¸c˜aofsimplesmente porAλF.

Uma indexa¸c˜ao de uma cole¸c˜aoFn˜ao-vazia de subconjuntos deXsempre existe: podemos tomarI=Fefa fun¸c˜ao identidade.

Opera¸oes b´asicas com fam´ılias de conjuntos

SejamXeIconjuntos arbitr´arios n˜ao-vazios e seja associado a cadaαIum subconjuntoAαdeX. O conjuntoI ser´a frequentemente denominado conjunto ou fam´ılia de ´ındices. Vamos introduzir alguma nota¸c˜ao a ser usada em todas estas Notas. Definimos

[

α∈I

Aα := n

xXtal quexAαpara algumαIo

(1.16)

e \

α∈I

Aα := n

xXtal quexAαpara todoαIo

. (1.17)

As defini¸c˜oes acima implicam as importantes propriedades descritas na proposi¸c˜ao que segue, cuja demonstra¸c˜ao deixamos como exerc´ıcio.

Proposi¸ao 1.1SejamBX,Xao-vazio, e{AαX, αI}uma cole¸c˜ao arbitr´aria de subconjuntos deX. Ent˜ao, valem as seguintes rela¸c˜oes:

B\ [

α∈I

Aα

!

= \

α∈I

(B\Aα), B\ \

α∈I

Aα

!

= [

α∈I

(B\Aα), (1.18)

\

α∈I

Aα

!

\B = \

α∈I

(Aα\B), [

α∈I

Aα

!

\B = [

α∈I

(Aα\B), (1.19)

B \

α∈I

Aα

!

= \

α∈I

(BAα), B [

α∈I

Aα

!

= [

α∈I

(BAα), (1.20)

B [

α∈I

Aα

!

= [

α∈I

(BAα), B \

α∈I

Aα

!

= \

α∈I

(BAα). (1.21)

As rela¸c˜oes, (1.18) implicam

[

α∈I

Aα

!c

= \

α∈I

(Aα)c, \

α∈I

Aα

!c

= [

α∈I

(Aα)c. (1.22)

Essas ´ultimas rela¸c˜oes s˜ao conhecidas comoregras de De Morgan7. 2

Parti¸oes de conjuntos

Uma no¸c˜ao que usaremos repetidas vezes ´e a departi¸c˜ao de um conjunto. SejaXum conjunto n˜ao-vazio e seja P={Pλ, λΛ}uma cole¸c˜ao de subconjuntos deX(que indexamos por um conjunto de ´ındices Λ). Dizemos queP´e umaparti¸c˜aodeXse

7Augustus De Morgan (1806–1871).

a)PλPλ=sempre queλ6=λ. b) [

λ∈Λ

Pλ=X.

E evidente que uma cole¸c˜´ aoPde subconjuntos deX´e uma parti¸c˜ao deXse e somente se cadaxXpertence a um e somente um conjuntoPλ. SeP´e uma parti¸c˜ao deXdizemos, um tanto pictoricamente, quePparticionaX. Cada elementoPλ´e dito ser umacomponente da parti¸c˜aoPdeX.

Uma quest˜ao combinat´oria importante ´e saber quantas parti¸c˜oes possui um conjunto finito. Ela ´e resolvida na Se¸c˜ao 6.1.4, p´agina 318, que discute os chamadosumeros de Bell.

Propriedades conjuntivistas elementares de fun¸oes As seguintes proposi¸c˜oes s˜ao importantes e frequentemente usadas:

Proposi¸ao 1.2Sejaf:XY uma fun¸c˜ao e sejaΛum conjunto de ´ındices. SeAλXpara todoλΛ, ent˜ao

f [

λ∈Λ

Aλ

!

= [

λ∈Λ

f(Aλ), (1.23)

mas

f \

λ∈Λ

Aλ

!

\

λ∈Λ

f(Aλ). (1.24)

SeBλY para todoλΛ, ent˜ao

f−1 [

λ∈Λ

Bλ

!

= [

λ∈Λ

f−1(Bλ), (1.25)

e

f−1 \

λ∈Λ

Bλ

!

= \

λ∈Λ

f−1(Bλ). (1.26)

2

A demonstra¸c˜ao ´e elementar e ´e deixada como exerc´ıcio.

Em (1.24) n˜ao se pode provar a igualdade entref T

λ∈ΛAλ

eT

λ∈Λf(Aλ) e a raz˜ao ´e a seguinte: seyT

λ∈Λf(Aλ), ent˜aoyf(Aλ) para todoλΛ. Assim, em cadaAλexiste umxλcomy=f(xλ). Mas pode ocorrer que emT

λ∈ΛAλ

n˜ao exista nenhum elementoxcomy=f(x). O seguinte exemplo ilustra isso. Sejaf(x) =x2definida em [−1, 1].

TomemosA1= [−1,0],A2= [0,1]. Ent˜ao,f(A1) = [0,1] ef(A2) = [0,1]. Portanto,f(A1)f(A2) = [0,1]. Por´em, f(A1A2) =f({0}) ={0}. Apesar disso, vale o seguinte:

Proposi¸ao 1.3Sef:XY ´e injetora ent˜ao, seAλXpara todoλΛ, vale

f \

λ∈Λ

Aλ

!

= \

λ∈Λ

f(Aλ). (1.27)

2

A demonstra¸c˜ao ´e elementar e ´e deixada como exerc´ıcio.

Em rela¸c˜ao `as opera¸c˜oes de complemento e diferen¸ca de conjuntos temos o seguinte:

Proposi¸ao 1.4Sef:XY ´e uma fun¸c˜ao eB,CY, ent˜ao f−1Bc

= f−1(B)c

e f−1(B\C) = f−1(B)\f−1(C). Aqui,Bc=Y\B. Fora isso, sef:XY ´e uma fun¸c˜ao injetora e sobrejetora eA,BX, ent˜ao

f Ac

= f(A)c

e f(A\B) = f(A)\f(B).

(4)

Aqui,Ac=X\A. 2

A demonstra¸c˜ao ´e elementar e ´e deixada como exerc´ıcio.

A uni˜ao disjunta de uma fam´ılia arbitr´aria de conjuntos

Sejam, como acima, um conjuntoI, n˜ao-vazio, eAi,iI, conjuntos indexados por elementos deI. Os conjuntosAi

podem eventualmente possuir elementos comuns, ou seja, pode haver elementosxque comparecem em v´arios conjuntos Ai. Por´em, quando formamos a uni˜ao usual dos conjuntosAi, ou seja,S

i∈IAi, cada elementoxcomparece apenas uma vez, mesmo que perten¸ca a v´ariosAi’s. Por vezes estamos interessados em formar um outro tipo de uni˜ao de conjuntos onde essa poss´ıvel multiplicidade de cada elementoxpossa ser levada em conta. A defini¸c˜ao abaixo ´e, para tal, das mais adequadas.

Definimos auni˜ao disjuntada fam´ılia de conjuntosAicomo sendo o conjunto, denotado porG

i∈I

Ai, dado pela uni˜ao de todos os pares ordenados (a, i) comiI,aAi, ou seja,

G

i∈I

Ai := [

i∈I

[

a∈Ai

(a, i). (1.28)

Uni˜oes disjuntas desempenham um papel em v´arias ´areas da Matem´atica. Na Geometria Diferencial, por exemplo, o chamado fibrado tangente de uma variedade diferenci´avel ´e definido como a uni˜ao disjunta dos espa¸cos tangentes `a variedade.

Alertamos o estudante que a express˜ao “uni˜ao disjunta” ´e tamb´em empregada em textos matem´aticos no sentido de uni˜ao de conjuntos disjuntos dois a dois. Vide p´agina 40.

Extens˜oes de fun¸oes

SejaF:ABuma fun¸c˜ao e suponha queAseja subconjunto de um conjuntoAe queBseja subconjunto de um outro conjuntoB. Uma fun¸c˜aoG:AB´e dita ser umaextens˜aodeFseFeGcoincidirem na parte comum de seus dom´ınios, que vem a ser o conjuntoA, ou seja, seG(a) =F(a) para todoaA.

Se lembrarmos que uma fun¸c˜aoF :AB´e um subconjunto deA×B e que uma fun¸c˜aoG:A B ´e um subconjunto deA×Be se notarmos queA×BA×BcasoAAeBB, ent˜ao uma defini¸c˜ao alternativa de extens˜ao de fun¸c˜oes seria a seguinte: uma fun¸c˜aoG´e uma extens˜ao de uma fun¸c˜aoFseFG, ambas entendidas como subconjuntos deA×B.

E. 1.4Exerc´ıcio.Verifique a equivalˆencia dessas duas defini¸c˜oes do conceito de extens˜ao de fun¸c˜oes. 6 SeG´e uma extens˜ao deFdizemos tamb´em queF´e estendida porG.

O conceito de extens˜ao de fun¸c˜oes ´e frequentemente empregado na teoria das fun¸c˜oes de vari´aveis complexas e na teoria dos operadores lineares em espa¸cos de Hilbert.

Chamamos a aten¸c˜ao do leitor iniciante para o fato que uma fun¸c˜ao pode ter muitas extens˜oes distintas. Por exemplo, sejaF: [0, 1][0, 1] definida porF(x) =x2. Ent˜ao, tanto a fun¸c˜aoG1: [−1,1][0, 1], dada porG1(x) =x2, quanto a fun¸c˜aoG2:RR, dada porG2(x) =x2, s˜ao extens˜oes deF. O mesmo vale para a fun¸c˜aoG3:RR definida por

G3(x) :=

x3, parax <0, x2, parax[0,1], cos(x), parax >1. (Note queG2:RReG3:RRn˜ao s˜ao sobrejetoras).

Restri¸oes de fun¸oes

SejaF:ABuma fun¸c˜ao e considereA0A. Denotamos porFA0a restri¸c˜ao deFaA0:FA0:={(a, F(a)), a A0} ⊂A0×B. ´E evidente queF´e uma extens˜ao deFA0.

O gr´afico de uma fun¸ao

Uma maneira de refrasear os coment´arios acima emprega a no¸c˜ao degr´afico de uma fun¸c˜ao. Definimos o gr´afico de uma fun¸c˜aoF:AB, denotado por Γ(F), como sendo o subconjunto deA×Bdefinido por

Γ(F) :=

a, F(a) , aA .

SeA1eA2s˜ao dois subconjuntos de algum conjuntoX(por exemplo, deX=A1A2) eF1:A1BeF2:A2B s˜ao duas fun¸c˜oes, ent˜aoF2´e uma extens˜ao deF1se e somente se Γ(F1)Γ(F2) como subconjuntos deX×B.

E. 1.5Exerc´ıcio. Demonstre a validade dessa afirma¸c˜ao. 6

1.1.1.1 Produtos Cartesianos Gerais

Vamos agora generalizar a no¸c˜ao de produto Cartesiano e, para tal, precisamos primeiramente de um axioma da teoria dos conjuntos que nos afirme que o objeto que procuramos de fato existe.

O Axioma da Escolha

Toda a Matem´atica ´e assentada sobre uma s´erie de postulados a respeito da no¸c˜ao de conjunto. Esses postulados, que s˜ao tamb´em frequentemente denominadosaxiomas, s˜ao afirma¸c˜oes tacitamente aceitas como verdadeiras a partir das quais outras afirma¸c˜oes podem ser deduzidas. H´a diversos de tais axiomas na Teoria dos Conjuntos (vide, e.g., [386], [155] ou [278]) e, por simplicidade, evitamos de list´a-los e discut´ı-los neste texto. Faremos, no entanto, uma exce¸c˜ao no caso do chamado Axioma da Escolha. OAxioma da Escolhaconsiste na seguinte afirmativa:

SejaAs,sI, uma fam´ılia de conjuntos n˜ao-vazios, ondeI´e um conjunto arbitr´ario (n˜ao-vazio) de ´ındices. Ent˜ao, podemos construir um conjuntoAtomando (“escolhendo”) um elementoasde cada conjuntoAs. Em termos mais t´ecnicos, o axioma diz que h´a fun¸c˜oesF:I[

s∈I

Astais queF(s)Aspara todosI.

Como discutiremos, o Axioma da Escolha afirma que o produto Cartesiano

×

s∈I

As´e n˜ao-vazio.

A primeira vista esse axioma parece constituir-se de uma obviedade. Sucede, por´em, que, sobretudo pelo fato de o conjuntoIde ´ındices ser arbitr´ario (podendo ser at´e um conjunto infinito e n˜ao-cont´avel), a afirmativa que o mesmo cont´em n˜ao pode ser derivada de princ´ıpios mais b´asicos. O axioma faz uma afirma¸c˜ao de existˆencia (de uma fun¸c˜ao como aF, ou de um conjunto comoAformado por elementos escolhidos de cadaAs) que, geralmente, n˜ao pode ser demonstrada construtivamente, ou seja, por exibi¸c˜ao expl´ıcita de uma tal fun¸c˜aoFou de um conjuntoA.

Faremos uso expl´ıcito do Axioma da Escolha adiante quando exibirmos exemplos de conjuntos n˜ao-mensur´aveis. O Axioma da Escolha foi originalmente formulado por Zermelo8em 1904 como parte da sua demonstra¸c˜ao do chamado Princ´ıpo do Bom-Ordenamento, Teorema 1.1, p´agina 57. Vide [155].

Uma t´ıpica situa¸c˜ao na qual se faz uso do Axioma da Escolha ocorre quando s˜ao dados um conjuntoXe uma rela¸c˜ao de equivalˆenciaEemXe constr´oi-se um conjuntoAXtomando-se um representante de cada classe de equivalˆencia deXporE.

Nem sempre ´e poss´ıvel exibir explicitamente os elementos deA, mas assumimos (via Axioma da Escolha) que um tal conjunto existe. Para ter-se em mente um caso onde uma tal situa¸c˜ao ocorre, tome-se o exemplo dado em (1.30), p´agina 49 e construa-se um conjunto tomando um elemento de cada classe de equivalˆencia l´a descrita. Tal conjunto desempenha um papel na teoria da medida. Vide Cap´ıtulo 28, p´agina 1384, em particular a Se¸c˜ao 28.1.

O produto Cartesiano de uma fam´ılia arbitr´aria de conjuntos

J´a discutimos o conceito de produto Cartesiano de dois conjuntosAeB: A×Be com ele introduzimos a no¸c˜ao de fun¸c˜ao. De posse dessa no¸c˜ao podemos, com vistas a uma generaliza¸c˜ao, apresentar uma outra vis˜ao do conceito de produto Cartesiano de dois conjuntos, a saber, podemos dizer queA×B´e o conjunto de todas as fun¸c˜oesf: {1,2} → A∪Btais quef(1)Aef(2)B. A ideia ´e dizer que cada par ordenado (a, b) comaAebB´e uma fun¸c˜ao onde o primeiro membro do par ´e a imagem de 1 (por ser o primeiro) e o segundo a imagem de 2 (por ser o segundo). Essa ideia

8Ernst Friedrich Ferdinand Zermelo (1871–1953).

Referências

Documentos relacionados

Um conjunto X dotado de uma rela¸c˜ ao de ordem parcial ´e dito ser um conjunto bem-ordenado se todo subconjunto A n˜ ao vazio de X tem um elemento m´ınimo em A.. Mostre que

Obteremos agora rela¸c˜ oes de ortogonalidade para os polinˆomios de Legendre associados, rela¸c˜ oes essas de grande importˆ ancia na An´alise Harmˆ onica e que inspiram

Obteremos agora rela¸c˜ oes de ortogonalidade para os polinˆ omios de Legendre associados, rela¸c˜ oes essas de grande importˆancia na An´alise Harmˆ onica e que inspiram

Existem opera¸ c˜ oes especiais que se aplicam a rela¸ c˜ oes, que levam em conta que os elementos das rela¸ c˜ oes s˜ ao pares ordenados... Renata de Freitas

Verificar o que pode ser dito sobre as seguintes rela¸c˜oes bin´arias na hu- manidade mesmo que de modo aproximado, uma vez que n˜ao fixamos uma modelagem matem´atica para a

Dos cinco grupos de produtos comer- cializados na Feira do Produtor, as hortali- ças constituem, de longe, os produtos mais vendidos por quase 50% dos feirantes, vindo em seguida

Se ele for atˆ omico, classifique-o como express˜ ao e propriedade ou mais de uma ex- press˜ ao e rela¸c˜ ao, destacando as express˜ oes, propriedades e rela¸c˜ oes

Assim, para esses elementos de Teoria dos Conjuntos, n˜ao apresentamos defini¸c˜oes para os conceitos de conjunto, elemento e rela¸c˜ao de pertinˆencia. A id´eia intuitiva de