• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO DE FRUTOS EM RAMOS VELHOS EM CAFEEIROS, ESPECIALMENTE NA CULTIVAR ARARA J.B. Matiello, S.R. de Almeida e Iran B. Ferreira- Engs Agrs Fundação Procafé e C.H. S.Carvalho, Pesquisador Embrapa-café.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PRODUÇÃO DE FRUTOS EM RAMOS VELHOS EM CAFEEIROS, ESPECIALMENTE NA CULTIVAR ARARA J.B. Matiello, S.R. de Almeida e Iran B. Ferreira- Engs Agrs Fundação Procafé e C.H. S.Carvalho, Pesquisador Embrapa-café."

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

PRODUÇÃO DE FRUTOS EM RAMOS VELHOS EM CAFEEIROS, ESPECIALMENTE NA CULTIVAR ARARA

J.B. Matiello, S.R. de Almeida e Iran B. Ferreira- Engs Agrs Fundação Procafé e C.H. S.Carvalho, Pesquisador Embrapa-café.

É muito conhecido o ditado que diz- “Um ano o cafeeiro se veste e no outro veste seu dono”. Isto é devido a que os ramos plagiotrópicos ou produtivos do cafeeiro, crescem num ano, para, no ano seguinte, emitirem botões/flores/frutos na parte terminal desses ramos.

No ano de alta produção, por conta do maior uso de reservas da planta para a frutificação, o crescimento dos ramos é menor e, assim, a carga de frutos da safra do próximo ano também vai ser inferior.

A formação das gemas florais, como já foi dito anteriormente, ocorre, normalmente, apenas na parte nova do ramo, do crescimento do ano anterior. Isto é a regra. No entanto, temos visto que frutos de café podem estar presentes em partes velhas dos ramos, lá mais próximo da inserção deles no tronco.

Na presente nota técnica objetiva-se relatar a frequente ocorrência de frutos em partes velhas dos ramos laterais, especialmente verificada na cultivar Arara.

Este fenômeno de frutificação na parte velha dos ramos parece estar correlacionado com o engrossamento desses ramos e a prováveis estímulos hormonais. Diz-se isto por que a frutificação aparece em plantas decotadas e mais em certas variedades.

No decote acontece a quebra temporária da dominância apical da planta, estimulando o crescimento compensatório da ramagem lateral. Nas variedades, em especial tendo mais presente a cultivar Arara, nota-se que, ao envelhecerem e engrossarem, os ramos voltam a emitir gemas florais e frutos em suas porções mais antigas.

Existem 2 hipóteses para o fato de que partes velhas dos ramos voltem a produzir frutos. A primeira, talvez a mais provável, se baseia na ativação de gemas que ficaram dormentes na época em que o ramo ainda estava jovem, ou seja, os frutos são oriundos de gemas remanescentes. A outra hipótese é a da efetiva formação de novas gemas, mesmo em partes velhas dos ramos.

Esta característica de voltar a produzir em ramos velhos pode explicar, em parte, o destaque produtivo que a cultivar Arara tem apresentado, em diferentes experimentos.

Em ramo destacado pode-se observar a frutificação normal, na parte nova do ramo, mais à esquerda da foto e aquela considerada anormal, na parte velha do ramo, na parte direita. Cultivar Arara, em S.

Gotardo-MG

Referências

Documentos relacionados

Em função dos bons resultados do experimento, diversas lavouras comerciais vêm sendo cultivadas com a cultivar Arara.. Dessas plantações foram colhidas e avaliadas, em

No controle químico da ferrugem, os programas que adotam aplicações de fungicidas abrangendo o período infectivo, com o cuidado de terminar as aplicações em final de março até

Na avaliação do numero de estacas produzidas pelas plantas matrizes, obteve-se uma média de 98 estacas por planta, sendo 65 na 1ª retirada e 33 na 2ª. Uma dificuldade foi, em parte

No presente trabalho objetivou-se estudar a capacidade de germinação de sementes que boiaram em água, por efeito de déficit hídrico, visando, quando

O melhor desempenho das cultivares Palma 2 e Catucai Amarelo deve estar relacionado com sua maior tolerância à ferrugem, e à arquitetura das suas plantas, com menor diâmetro de

Sua particularidade é que o patógeno só ataca algumas plantas na lavoura, àquelas com susceptibilidade genética a ele, por isso ela fica restrita a plantas jovens, até o 3º-

Em cafeeiros de variedades de porte baixo com ramificação secundária(palmetamento) mais intensa, tornando as plantas muito compactas, ou naquelas com ramificação

Em julho de 2016, época em que, por efeito das chuvas e frio ocorridos, houve aceleração da maturação dos frutos de café, existia pouco café cereja nas variedades de