• Nenhum resultado encontrado

Tecnologia aplicada e educação como base para o desenvolvimento sustentável: uma experiência no meio-norte brasileiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tecnologia aplicada e educação como base para o desenvolvimento sustentável: uma experiência no meio-norte brasileiro"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

http://www.povosdamazonia.am.gov.br

Tecnologia aplicada e educação como base para o desenvolvimento sustentável: uma experiência no meio-Norte brasileiro

Por Marcello O. Sato, Fernando da S. Bandeira, Tânia V. Cavalcante, Daniella P. David, Antonio C. dos Santos, Viviane M. Maruo, Wallace H. de Oliveira, Gilvaneide A. de Azeredo, Lilyan R. Luizaga, Rubens F. da Silva, Minoru Nakao, Hiroshi Yamasaki, Yasuhito Sako, Kazuhiro Nakaya & Akira Ito Texto originalmente extraído da URL:

http://www.cori.rei.unicamp.br/BrasilJapao3/Trabalhos2005/Trabalhos%20Completos/TECN OLOGIA%20APLICADA%20E%20EDUCACAO%20COMO%20BASE%20PARA%20O%20DESE NVOLVIMENTO%20SUSTENTAVEL%20UMA%20EXPERIENCIA%20NO%20MEIONORTE%20B RASILEIRO.doc

Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins, TO – BRASIL

Department of Parasitology of the Asahikawa Medical College, Hokkaido – JAPAO Resumo

Neste estudo a infra estrutura de saneamento básico foi estudada e correlacionada com doenças parasitárias no meio norte do Brasil. No município de Sampaio, no norte do Tocantins demonstra a não existência de tratamento de esgoto doméstico na zona rural. Nos bairros a fossa séptica é utilizada em 41% das residências. No município de Cocal dos Alves, Piauí, região de Piracuruca/PI o estudo constituiu de inquérito epidemiológico sócio-comportamental para cisticercose, e análise de soro e espécimens coletados. Constatou-se a região como produtora de suínos, criados 91.4% de forma extensiva. Sobre o destino do esgoto, 54.3% nao realizam nenhum tratamento e 45.7% utilizam fossa séptica, sobre o consumo de água, 69.1% consome água sem nenhum tipo de tratamento. Nao foi referido tratamento para teniase nem para cisticercose suina os dados sugerindo a ocorrência e a manutencao do complexo teníase x cisticercose na região. De 7 indivíduos residentes na área de estudo, 1 apresentou resultados positivos aos exames sorológicos de ELISA para detecção de anticorpos utilizando antígenos nativos e antígenos recombinantes. Das amostras de espécimens provenientes de suíno positivo ao exame de inspeção de língua o sequenciamento do DNA mitocondrial confirmou tratar-se de Taenia solium genótipo afro-americano. O estudo comprovou a ocorrência da cisticercose humana e suina na região de

(2)

http://www.povosdamazonia.am.gov.br

Piracuruca/PI e verificou condições de existência e manutenção da doença na cidade de Sampaio/TO, região meio norte do Brasil.

Introdução

O Brasil é um país de grandes dimensões, no qual o índice de desenvolvimento humano tem evoluído gradativamente. Porém, observa-se claramente que o pais sofre com profundas desigualdades regionais. De 1991 a 2001 os fatores que contribuíram para este avanço foram a educação (60,78%) e a renda (25,78%), porém o aspecto longevidade, diretamente relacionado com a saúde das pessoas não evoluiu muito, contribuindo com 13,44% no crescimento do índice. Já o componente renda, apesar de sua contribuição para o acréscimo geral do IDH médio do Brasil, apresenta grandes variações quando são analisados os estados individualmente, variando entre –37,64% em estados da região norte até 35,15% no sul do pais (IDH-M,2000).

Essas diferenças são também observadas na infra-estrutura de saneamento básico como os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, coleta de lixo e drenagem urbana, fatores diretamente relacionados com a transmissão de doenças infecciosas e parasitárias. O quadro mais precário acontece na região norte do pais, com apenas 4,5% dos domicílios utilizando redes coletoras de esgoto, sendo portanto comum o uso de fossas sépticas, fossas rudimentares e as outras formas.

A situação encontrada no município de Sampaio, no norte do estado do Tocantins, em uma região descrita geograficamente como “bico do papagaio”, demonstrada claramente através da aplicação de questionários a três segmentos da população, sendo eles, zona rural, bairros e zona central, a frágil situação sanitária em que as comunidades estão inseridas. Assim, é possível verificar que não existe nenhum tratamento no esgoto doméstico pelos moradores da zona rural, sendo que, nos bairros, a fossa séptica está presente em 41% dos domicílios e, em 86% dos domicílios situados no região central. O fator preocupante, nesse contexto, é justamente que o esgoto das demais residências localizadas tanto no centro como nos bairros é depositado a céu aberto, sem nenhum tratamento.

As precárias situações, ainda, que colaboram de maneira negativa nas condições sanitárias, diz respeito aos cuidados dispensados ao lixo doméstico. Continuando analisando dados

(3)

http://www.povosdamazonia.am.gov.br

provenientes do município de Sampaio, verifica-se que um dos destino daquele resíduos produzidos pela atividade humana, na zona rural, uma vez que não existe um sistema de recolhimento, é a queima, embora a queima, associada ao descarte em terrenos baldios, atinge valores de 86%.

Nos bairros, a principal maneira de remoção do lixo é a coleta domiciliar, sendo a responsável por 49% dos casos, chamando atenção que 18% dos moradores entrevistados, utilizam tanto o sistema de recolhimento público quanto a queima do seu lixo. Os demais moradores dos bairros do município, ainda, utilizam como artifício, a queima (14%), a queima associada à deposição em terrenos baldios (14%) e 5% dos moradores apenas depositam o lixo em terrenos baldios.

No centro, a principal maneira encontrada pelos moradores para eliminação do lixo doméstico é o sistema de recolhimento domiciliar (80%), sendo que 10% das pessoas entrevistadas associam a entrega ao sistema de recolhimento domiciliar com a queima do lixo. Ainda, há um segmento (10%) que associa a queima do lixo à deposição em terrenos baldios do município. O principal ponto incriminado para a procura de métodos alternativos para o destino do lixo é a baixa freqüência com que o serviço de recolhimento domiciliar é oferecido, variando de uma vez por semana ou até mesmo à cada quinze dias.

A situação demonstrada, aliando-se ao tratamento inadequado de esgoto à destinação inapropriada do lixo, torna muito preocupante a fonte de água utilizada para dessedentação de algumas parcelas da população. Assim, ainda com referência a Sampaio, 57% dos moradores da zona rural, responderam ter acesso à água tratada pelo sistema público municipal, enquanto 29% utilizam água de posso e 14%, a água proveniente do rio. No caso dos bairros da cidade, 95% dos moradores afirmaram consumir a água fornecida pelo sistema público e apenas o restante dos moradores (5%), utilizam a água proveniente de poços. Todos os moradores da região central reportaram utilizar a água fornecida pelo sistema de tratamento público.

A região onde se propõe este projeto compreende uma área conhecida como o meio-norte brasileiro. Abrange os estados do Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí (os dois últimos com as médias mais baixas de IDH do país; 0,647 e 0,673 respectivamente), onde apesar do IDH

(4)

http://www.povosdamazonia.am.gov.br

médio da região estar acima dos 0,499 considerado médio, mais da metade da população vive abaixo da linha da pobreza (IDH-M,2000).

Paralelo a precária situação social, a região meio-norte brasileira tem economia baseada no extrativismo e produção animal primordialmente voltada à subsistência. O rebanho efetivo suíno destes estados são, por estado em 2003: Pará 1.105.000 cabeças, Tocantins 234.000; Maranhão 1.756.000 e Piauí 1.368.000 sendo que 100% do plantel é criado em pequenas propriedades de criação extensiva (ANUALPEC 2004, 2004).

Já o rebanho efetivo bovino é constituído por Pará com 13.377.000 cabeças, Tocantins 7.660.000, Maranhão 5.514.000 e Piauí contribuindo com 1.818.000 cabeças, sendo 100% do plantel criado extensivamente em pequenas, médias e grandes propriedades (IBGE, 2000).

Dentre as zoonoses parasitárias, a infecção por T. solium é reconhecidamente uma zoonose erradicável (SCHANTZ et al. 1993). É uma doença endêmica nos países em desenvolvimento (CRAIG & PAWLOWSKI, 2002).

Medidas profiláticas realizadas a partir de dados epidemiológicos, e aplicados em um processo de educação sanitária continuada constitui-se em fator preponderante na redução da pobreza e das desigualdades sociais, que surtem efeitos na qualidade de vida dos trabalhadores rurais de duas formas; aumentando a renda dos pequenos produtores pela qualidade do produto produzido, agregando valor e também na saúde destes, que são primordialmente afetados por esta zoonose. Estas medidas aumentarão também a produção destes pequenos proprietários, visto que parte da produção estaria condenada sanitariamente.

Tendo primariamente a educação como base, estabelece-se portanto a sustentabilidade para o projeto de maneira que não ocorra o recrudescimento da enfermidade no futuro. No atual momento, sabe-se que a cisticercose e a teníase são endêmicas na região meio norte do Brasil, assim, inicialmente uma importante tarefa é a de se estabelecer a história natural do complexo teniase cisticercose dentro da região e inclusive distinguindo as micro-regiões que a constituem, onde esses dados inexistem. Porém um dos fatores que impedem

(5)

http://www.povosdamazonia.am.gov.br

o estudo é a ausência de tecnologia moderna e eficiente que possibilite este tipo de estudo na região.

Neste estudo preliminar foram realizados os primeiros dados epidemiológicos voltados a cisticercose, e os diagnósticos sorológico e molecular da Taenia solium na região.

Taenia solium e T. saginata são os agentes etiológicos da teníase e cisticercose, importantes zoonoses que envolvem os suínos e bovinos, importantes animais de produção.

A teníase é provocada pela infecção do homem (hospedeiro definitivo) pelo verme adulto, e se dá passivamente através da ingestão da forma larval – cisticerco – presente na musculatura dos hospedeiros intermediários suínos (T. solium) ou bovinos (T. saginata). O verme adulto parasita o intestino delgado e pode chegar a 4 metros de comprimento causando importante espoliação no hospedeiro. O verme adulto libera apoliticamente proglotes ao meio ambiente através das fezes, a liberação diária de proglotes varia de 1 a 10 proglotes, sendo que cada proglote pode conter 80.000 ovos, causando uma grande contaminação ambiental.

A cisticercose acontece quando os hospedeiros intermediários (bovinos e suínos), infectam-se passivamente através da ingestão de ovos da Taenia spp na alimentação. Ponto importante e o fato de que o homem pode se infectar com ovos da T. solium contraindo cisticercose. Os ovos liberam oncosferas e estas uma vez ativadas penetram na mucosa intestinal, ganhando os vasos sangüíneos. Uma vez na circulação estas oncosferas chegam aos locais de predileção, preferencialmente a musculatura estriada esquelética e cardíaca, mas pode ser também migrar para o sistema nervoso, o globo ocular, e o tecido subcutâneo além de outras vísceras.

A cisticercose humana recebe especial importância pois é causa principal de ataques convulsivos e epilepsia quando se localiza no sistema nervoso, sendo que nas áreas endêmicas a prevalência varia de 15% a 50% (ITO et al, 2003). Quando o metacestoide localiza-se no globo ocular, é causa de cegueira parcial e total. O cisticerco pode também se localizar na medula espinal, causando problemas sensitivos e motores.

(6)

http://www.povosdamazonia.am.gov.br

Após a instalação do verme no sistema nervoso, o custo do tratamento aumenta drasticamente, quando comparado com medidas profiláticas, assim como a gravidade da patologia. A gravidade da doença pode variar de assintomática, a incapacitante ou fatal. Entretanto é importante lembrar que as chances da cisticercose assintomática evoluir para um quadro sintomático grave é grande.

A interrupção do ciclo nos hospedeiros intermediários suínos e bovinos e ponto chave para o controle da enfermidade. No caso destes animais de produção, o aspecto econômico e também de suma importância, e a detecção ante mortem de animais infectados permitiria que estes recebessem tratamento adequado, fato descrito com a utilização de benzimidazois, o que evita a condenação das carcaças diminuindo perdas para o produtor alem de minimizar a transmissão para o hospedeiro definitivo.

O diagnostico da cisticercose a campo se realiza através da inspeção de língua. Este exame pode ser realizado ante mortem em suínos e visa o encontro de cistos superficiais no órgão. Dentre as varias metodologias presuntivas de diagnostico para a cisticercose, a sorologia segue ainda tendo a vantagem da simplicidade e confiabilidade, dada a especificidade das reações envolvendo antígeno/anticorpo.

Para a confirmação de material parasitológico as técnicas envolvendo a identificação de material genético do parasito hoje em dia utilizadas, como o RFLP e multiplex PCR, conferem alta especificidade, e permitem a precisa identificação do material parasitológico mesmo quando a identificação morfológica não e possível (YAMASAKI et al, 2004).

Epidemiologicamente, a detecção dos worm carriers e de grande importância para o controle do complexo teniase cisticercose, e um questionário direcionado para teniase melhora significativamente a sensibilidade para detenção do parasito, da mesma forma a identificação precisa da tenia que alberga o hospedeiro definitivo.

Uma vez que a presença de cistos na língua em suínos não são sinais patognomônicos da cisticercose, e necessária a padronização de uma metodologia mais precisa e sensível para

(7)

http://www.povosdamazonia.am.gov.br

o diagnóstico do parasito nos suínos e bovinos assim como determinar os worm carriers. O diagnostico de cisticercose e a precisa identificação do parasito em suínos e bovinos e dos vermes adultos e primordial para a determinação de áreas de risco e direciona as medidas profiláticas e de controle da área com relação a infecção dos animais e das pessoas.

Neste projeto foi evidenciada a presença de T solium no meio norte brasileiro, pela confirmação sorológica de humanos e através de multiplex PCR e seqüenciamento do DNA das amostras obtidas de suíno.

Este trabalho é fruto de colaboração entre Asahikawa Medical College, Hokkaido – Japão, e a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins, TO – Brasil. As amostras e o trabalho epidemiológico realizados no Brasil e os estudos sorológicos e moleculares realizados no Japão por pessoal da EMVZ-UFT, em um processo de transferência de tecnologia.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Região de Piracuruca – PI

O questionário foi respondido por 197 habitantes residentes na região de Piracuruca-PI cidade de Cocal dos Alves, local com população estimada em 5438 em 2004 (IBGE, 2000). Segundo dados de morbidade hospitalar do ano de 2002 do sistema único de saúde para o município de Cocal dos Alves, 1.8% de internações ocorreram por algum tipo de transtorno mental ou distúrbio comportamental idiopatico na população na faixa de 15 a 49 anos, porem não apontam casos de distúrbios neurológicos na região. 11.8% das causas de internações foram por algum tipo de doença infecciosa ou parasitaria. Neste estudo, vários aspectos socio-comportamentais da população local direcionam a existência do complexo teniase cisticercose. A população da região não impõe restrições ao consumo de carne suína, 65.3% da população estudada possui criação dos animais que e majoritariamente extensiva (91.4%) assim aliada a não inexistência de rede de esgoto.

A utilização de fossa séptica por 45.7% da população estudada revela preocupação com o destino dos excrementos, porem importante e o fato de 54.3% não utilizarem nenhum tipo de tratamento de esgoto. Segundo os dados deste inquérito epidemiológico 61.4% da população estudada refere tratamento medicamentoso, porem os medicamentos utilizados para o controle de doenças parasitarias, quando referidos, foram o mebendazol (36.4%) e o

(8)

http://www.povosdamazonia.am.gov.br

metronidazol (5.3%), não indicados para infecções por Taenia spp, deste modo considera-se inexistente tratamento especifico para cestodiases na área estudada.

Outros agravantes para doenças infecto - parasitarias foram a fonte de água, que em 55.3% da população estudadas consomem água de cisternas sem tratamento outros 13.8% consomem de outras fontes de água sem tratamento, a água com tratamento e consumida por 30.9% da população. Outro fato é a desinformação, que confere dificuldade a população no diagnostico próprio da teniase. Apesar de não haver relatos de sinais e sintomas patognomônicos de teniase e cisticercose na população estudada, os resultados da analise dos inquéritos epidemiológicos apontam diversos fatores que sugerem a ocorrência e a manutenção da cisticercose na região.

Dos sete voluntários testados a sorologia mostrou 1 positivo, aos testes ELISA utilizando os GPs e RecTs (ITO et al, 1998, SAKO et al, 2000). Este número é alto quando se seleciona para indivíduos assintomáticos e demonstra a ocorrência da cisticercose humana no local. Um produto de 720 pares de bases referente ao gene COX1 da subunidade 1 do gene da citocromo c oxidase foi amplificado a partir do DNA mitocondrial da amostra retirada do suíno. O alinhamento da seqüência do produto amplificado no PCR com os dados de Nakao et al (2002) confirmou o diagnóstico de Taenia solium genótipo afro-americano.

O diagnóstico da cisticercose a campo na região se realiza através da inspeção de língua. Este exame pode ser realizado ante mortem em suínos e visa o encontro de cistos superficiais no órgão. Porém esta técnica possui baixa sensibilidade e especificidade como demonstrado por Sato et al (2003).

Das metodologias presuntivas de diagnóstico para a cisticercose, a sorologia segue ainda tendo a vantagem da simplicidade e confiabilidade, dada a especificidade das reações envolvendo antígeno/anticorpo. Para a confirmação de material parasitológico as técnicas envolvendo a identificação de material genético do parasito utilizadas, conferem alta especificidade e permitem a precisa identificação do material parasitológico mesmo quando a identificação morfológica não é possível.

(9)

http://www.povosdamazonia.am.gov.br

A cidade de Cocal dos Alves, que é produtora de suínos para toda a região de Piracuruca, funciona atualmente como um reservatório natural para a teníase e cisticercose, visto que nenhuma ação ou controle da doença é atualmente realizada, isso faz com que se spreading worms carriers para a região para outros estados e inclusive, para fora do país. Uma vez que obrigatoriamente os turistas realizam a rota Teresina – Delta do Parnaíba e é a main route de Teresina para Fortaleza capital do Estado do Ceará, área predominantemente turística. A população que se alimenta na região está sujeita a infecção por T solium tanto pelo verme adulto como pelo metacestoide.

Dentre as zoonoses parasitárias, a infecção por T. solium é reconhecidamente uma zoonose erradicável (SCHANTZ et al. 1993). Medidas profiláticas realizadas a partir de dados epidemiológicos, e aplicados em um processo de educação sanitária continuada constitui-se em fator preponderante na redução das doenças parasitarias.

No atual momento, sabe-se que a cisticercose e a teníase são endêmicas na região meio norte do Brasil, sub-região de Piracuruca - PI. Assim, inicialmente uma importante tarefa é a de se estabelecer a história natural do complexo teníase-cisticercose dentro da região e inclusive distinguindo as micro-regiões que a constituem, onde esses dados inexistem. Estudos abrangendo maior área e com maior número de amostras é necessário. O mapeamento epidemiológico para a teníase e cisticercose na região meio-norte fornecerá então importantes dados para a posterior instalação de programas de controle e erradicação desta importante zoonose.

Entender a visão da sociedade respeitando as suas características locais, incluir os pontos de vista sanitários e econômicos de forma a aproximar o conhecimento cientifico à vida da população utilizando a própria população como agentes multiplicadores de conhecimento é a meta do prosseguimento deste estudo.

Como a principal medida profilática do complexo teníase cisticercose baseia-se principalmente em noções básicas de educação sanitária, com isso expandem-se os efeitos de prevenção às doenças infecciosas como um todo, melhorando significativamente a qualidade de vida da população.

(10)

http://www.povosdamazonia.am.gov.br

Referências Bibliográficas

ANUALPEC 2004, 2004. Anuário da pecuária brasileira. São Paulo: Argos Comunicação FNP, 1999. 340 p.

CRAIG, P.S., PAWLOWSKI, Z., 2002. Cestode Zoonoses: Echinococcosis and Cysticercosis. An Emergent and Global Problem. IOS Press, Amsterdam, 395 p.

IBGE, 2003. Perfil dos municípios brasileiros: pesquisa de informações básicas municipais 2001. Rio de Janeiro. 241 p.

IDH-M, 2000. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (IDH-M) 1991 – 2000.

ITO, A.; PLANCARTE, A.; MA, L.; KONG, Y.; FLISSER, A.; CHO, S. Y.; LIU, Y. H.; KAMHAWI S.; LIGHTOWLERS, M. W. & SCHANTZ P. M. Novel antigens for neurocysticercosis: simple method for preparation and evaluation for serodiagnosis. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, 1998, 59, 291–294.

ITO, A.; YAMASAKI, H.; NAKAO, M.; SAKO, Y.; OKAMOTO, M.; SATO, M.O.; NAKAYA, K.; MARGONO, S.S.; IKEJIMA T.; KASSUKU, A.A.; AFONSO, S.M.; ORTIZ, W.B.; PLANCARTE, A.; ZOLI, A.; GEERTS, S.; CRAIG, P.S. Multiple genotypes of Taenia solium ramifications for diagnosis, treatment and control Acta Tropica, 2003, 87(1), 95-101.

NAKAO, M.; OKAMOTO M.; SAKO Y.; YAMASAKI, H.; NAKAYA, K. & ITO A. A phylogenetic hypothesis for the distribution of two genotypes of the pig tapeworm Taenia solium worldwide. Parasitology, 2002, 124, 657-662.

P.M. SCHANTZ, M. CRUZ, E. SARTI & Z. PAWLOWSKI , Potential eradicability of taeniasis and cysticercosis. Bull. Pam. Am. Health Org. 27 (1993), 397–403.

SAKO, Y.; NAKAO, M.; IKEJIMA, T.; PIAO, X.Z.; NAKAYA, K. & ITO, A. Molecular Characterization and Diagnostic Value of Taenia solium Low-Molecular-Weight Antigen Genes Journal of Clinical Microbiology, 2000, 38(12), 4439–4444.

SATO, M.O.; YAMASAKI, H.; SAKO, Y.; NAKAO, M.; NAKAYA, K.; PLANCARTE, A.; KASSUKU, A.A.; DORNY, P.; GEERTS, S.; BENITEZ-ORTIS, W.; HASHIGUCHI, Y.; ITO, A. Evaluation of tongue inspection and serology for diagnosis of Taenia solium cysticercosis in swine: usefulness of ELISA using purified glycoproteins and recombinant antigen, Veterinary Parasitology, 2003, 111(4) 309-322.

(11)

http://www.povosdamazonia.am.gov.br

SCHANTZ, P. M., A. C. MOORE, J. L. MUNOZ, B. J. HARTMAN, J. A. SCHAEFER, A. M. ARON, D. PERSAUD, E. SARTI, M. WILSON, AND A. FLISSER. 1992. Neurocysticercosis in an Orthodox Jewish community in New York City. New England Journal of Medicine 327:692– 695.

SCHANTZ, P.M., WILKINS, P.P., TSANG, V.C.W., 1998. Immigrants, imaging, and immunoblot: the emergence of neurocysticercosis as a significant public health problem. In: Scheld, W.M., Craig, W.A., Hughes, J.M. (Eds.), Emerging Diseases, vol. 2. ASM Press, Washington, DC, 213–242.

YAMASAKI, H.; ALLAN, J.C.; SATO, M.O.; NAKAO, M.; SAKO, Y.; NAKAYA, K.; QIU, D.; MAMUTI, W.; CRAIG, P.S.; ITO, A. DNA differential diagnosis of taeniasis and cysticercosis by multiplex PCR. Journal of Clinical Microbiology, 2004, 42(2), 548-53.

Referências

Documentos relacionados

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

In magenta we have the solar case (Model D), as expected for Models B and C, we have an excess of free electrons due to the high metallicity that they present, on the other hand, it

Using a damage scenario of a local crack in a reinforced concrete element, simulated as a stiffness reduction in a beam-element, time-series of moving-load data are useful inputs

Os Autores dispõem de 20 dias para submeter a nova versão revista do manuscrito, contemplando as modifica- ções recomendadas pelos peritos e pelo Conselho Editorial. Quando

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Este estágio despertou-nos para a realidade profissional e a importância do papel do farmacêutico como profissional de saúde, contribuindo, não só para a

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita