• Nenhum resultado encontrado

CIDADANIA AMBIENTAL PROJETO ARBORETO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CIDADANIA AMBIENTAL PROJETO ARBORETO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ações de educação ambiental. Destacam-se as atividades de educação ambiental promovidas por escolas, organizações da sociedade civil e empresas do setor privado. Abaixo alguns projetos de educação ambiental realizados em Araxá:

PROJETO ARBORETO

É realizado pelas Escolas Municipais Eunice Weaver e Padre Inácio, em parceria com a CBMM . Tem como objetivo o plantio de uma coleção de árvores para mostruário e estudo de espécies arbóreas do Cerrado brasileiro.

Público alvo: alunos e professores do 1º ao 9º Ano e a comunidade da agrovila do Distrito de Itaipu e demais escolas de Araxá e região.

SONHO VERDE

Objetivos: Conscientizar da importância e necessidade da preservação do meio ambiente, sendo tal fato, da extrema necessidade para sobrevivência do ser humano. Trabalhar com a formação de valores, buscando mudanças de comportamento, novos conhecimentos e responsabilidade ética em direção ao meio ambiente.

Articulador: Fundação Rio Branco. Público Alvo: Alunos de 5º ano.

Escolas Participantes: CAIC – E. E. Delfim Moreira SANITARISTAS MIRINS

Data de implantação: 2007

Objetivo: Disponibilizar informações sanitárias agropecuárias para promover mudanças cognitivas nos alunos do Ensino Fundamental, proporcionando novos comportamentos (em cadeia) principalmente no que se refere à sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar.

Articulador: IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária e Secretaria Municipal de Educação em parceria com EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais.

Público Alvo: 06 escolas municipais rurais – 82 Alunos do 5º Ano SANITARISTA JUVENIL

Data de implantação: 2010

Objetivo: Capacitar, sensibilizar e motivar alunos, professores, pais e comunidade rural sobre a importância da agropecuária e saúde humana, disponibilizando conhecimentos e informações no que se refere à sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar.

Articulador: IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária e Secretaria Municipal de Educação em parceria com EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais.

Público Alvo: 08 escolas municipais rurais – 996 alunos do 6º ao 9º Ano, na faixa etária de 11 a 14

(2)

RESERVA ECOCERRADO BRASIL

É uma Unidade de Conservação de Plantas Medicinais do Cerrado e tem como objetivo a defesa, conservação do meio ambiente, a promoção do desenvolvimento sustentável, através do desenvolvimento de um programa de estudo e pesquisa em fitoterapia, reconstituição da área de Cerrado com introdução e multiplicação de espécies vulneráveis em processo de extinção, conservação e uso sustentável da flora medicinal, preservação e re-povoamento da fauna e educação ambiental.

Atividades Desenvolvidas Proteção de Mananciais

Educação Ambiental

Banco Ativo de Germoplasma

Conservação e Multiplicação de Plantas em Extinção Desenvolvimento e Produção Sustentável de Fitoterápicos Re-povoamento da Flora Nativa

Curso Avançado em Plantas Medicinais Pesquisa e Manejo de Plantas Medicinais

Obs.: A reserva obteve em 2005 sua qualificação como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – VALE FERTILIZANTES

O Centro de Educação Ambiental da Vale Fertilizantes, tem como objetivo principal, desenvolver atividades educativas e culturais com os empregados e com a comunidade de Araxá, visando estimular a ampliação do conhecimento e a sensibilização sobre as questões ambientais e as possibilidades de compatibilização entre os fatores naturais e as atividades econômicas na busca do desenvolvimento sustentável. Nessa perspectiva, o projeto foi rapidamente assimilado pelos empregados e pela comunidade local, especialmente a comunidade estudantil, que desde o início fez uso das suas instalações e de suas atividades de extensão como possibilidade de acesso à educação e a informação ambiental. Pelo seu caráter pioneiro no âmbito empresarial, o Centro de Educação Ambiental da Vale Fertilizantes em Araxá - CEA passou a ser visitado e sua experiência assimilada por diversas outras empresas, especialmente no que se refere a sua forma de atuação e estrutura. Sua importância pode ser medida pelos mais de 95 mil visitantes que já participaram das diversas atividades de educação ambiental desde a data de sua fundação em 22 de abril de 1990. Como o projeto do CEA é composto por sub-projetos e atividades em função dos públicos preferenciais, pode-se dizer que cada um tem uma metodologia específica que segue o norteamento dos princípios metodológicos, especialmente quanto à concepção de meio ambiente adotada, a fundamentação nas realidades locais, a concepção de educação ambiental como estratégia de solucionar problemas, a utilização de materiais de baixo custo e a participação ativa dos públicos na construção da suas próprias percepções sócio-ambientais.

PROJETO EDUCAÇÃO AMIENTAL NA COMUNIDADE

▪ Apoio às ações ambientais da comunidade

(3)

▪ Palestras de Educação Ambiental nos Bairros

▪ Educação Ambiental para Portadores de Necessidades Especiais e Grupos de Terceira Idade

PROJETO EDUCAÇÃO AMIENTAL NA ESCOLA

▪ Curso de Formação Ambiental para Professores

▪ Visitas Orientadas de Alunos

▪ Transferência de Tecnologia para Escolas

▪ Curso de Extensão Ambiental para o Ensino Fundamental PROJETO EDUCAÇÃO COM FAMILIARES DE EMPREGADOS

▪ Colônia de Férias Ecológicas

▪ Atualização Cultural e Integração Social de Esposas de Empregados PROJETO EDUCAÇÃO NA EMPRESA (COMUNIDADE INTERNA)

▪ Gestão de Resíduos – Separação e Coleta Seletiva

▪ Melhoria da Qualidade de Vida nos Locais de Trabalho

▪ Educação Ambiental nos Locais de Trabalho

▪ Projeto De 8 em 8 para Viver no 21

▪ Cascatinha por Um Dia

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL (CDA-CBMM)

É um complexo integrado por um Criadouro Conservacionista (Portaria nº 139N/93 IBAMA), um Viveiro de Mudas e um Núcleo de Educação Ambiental. Tem como objetivo desenvolver projetos de conservação de fauna e flora. Estes projetos são desenvolvidos desde os anos 80. As atividades desenvolvidas são diversas como a reprodução e pesquisa em cativeiro de animais silvestres do cerrado ameaçados de extinção, produção de mudas para projetos de revegetação, educação ambiental para públicos interno e externo. Em 2004 foi iniciado o “Projeto Arboreto – Dendrologia do Cerrado”, que tem como principal objetivo o plantio de uma coleção de árvores para mostruário e estudo das espécies arbóreas do Cerrado brasileiro. Também em andamento o “Projeto Cerrado Vivo”, em parceria com o UNIARAXÁ, que visa o desenvolvimento de pesquisa e produção de mudas de espécies vegetais raras e ameaçadas de extinção do ecossistema Cerrado.

CASA DO PEQUENO JARDINEIRO

A Casa do Pequeno Jardineiro é um programa da Prefeitura Municipal de Araxá voltado à Educação Ambiental que capacita adolescentes de 14 à 17 anos de idade para o ofício em jardinagem e visa ampliar seu envolvimento junto às questões relacionadas ao Meio Ambiente. Seu compromisso é de promover a inclusão do adolescente como protagonista na família, na escola e na sociedade, através da garantia dos direitos e deveres, do conhecimento, da informação, da formação e da experiência. O programa veio, de forma criativa, romper com os modelos tradicionais

(4)

de atuação junto aos adolescentes, oportunizando-os a um trabalho voltado para a Educação Ambiental, preservação e conservação dos recursos naturais do município, atendendo ainda às necessidades de aprendizado, geração de emprego e renda e inserção no mercado de trabalho.O Programa foi implantado em 2005, está situado no Parque Teófilo Barbosa (antigo horto florestal), em uma área de 32.000m², atende 60 adolescentes por ano em período extra escolar recebendo benefícios motivacionais como :

• Bolsa-aprendizado correspondente a meio salário mínimo; • Alimentação;

• Material horto-didático; • Vale-transporte;

• Atenção à saúde; • Atuação junto à família; • Acompanhamento escolar;

• Atividades de campo (excursões); • Lazer e esporte;

• Inserção no mercado de trabalho.

O trabalho da Casa do Pequeno Jardineiro abrange áreas de:

• Produção de espécies de mudas nativas do cerrado, arborização urbana, de jardinagem, medicinais, hortaliças;

• Banco de trocas de sementes e doação de mudas; • Técnicas e manejo em jardinagem além do paisagismo; • Criadouro de minhocas (minhocário) e compostagem;

• Artesanato com reaproveitamento de aparas de árvores e cipós;

• Atendimento à Educação Ambiental de Araxá e região desde crianças em período escolar, adolescentes e jovens a grupos organizados em colônia de férias, instituições assistencialistas e de saúde e turistas;

• Atendimento de alunos estagiários de Universidades e cursos técnicos da área. PROJETO SALA VERDE JOÃO CÉSAR EUGÊNIO DE BOSCOLI RIOS

O projeto sala verde visa constituir um Centro de Informações Ambientais. A perspectiva deste projeto é a de potencializar espaços, estruturas e iniciativas já existentes em diversas instituições, como órgãos públicos (municipais, distritais, estaduais e federais), privados e do terceiro setor que já desempenham papel e realizam ações com a perspectiva de democratização de informações ambientais nas regiões e com os públicos com os quais atuam. A Sala Verde de Araxá tem como objetivo específico de atuação, ser um espaço de referência (fixo e móvel – será estendido à Biblioteca Móvel “Embarque nas Letras”) em educação ambiental, onde a população tem acesso às informações sobre meio ambiente; ser um espaço de articulação, através do desenvolvimento de projetos e ações de transformação sócio-ambiental, troca de experiências e fortalecimento das atividades desenvolvidas nesta área e ser um espaço de disseminação, através da promoção de atividades e eventos educacionais, com foco na preservação e melhoria da qualidade ambiental, bem como através da realização de oficinas, palestras e eventos. É dedicado ao

(5)

delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como uma das principais ferramentas a divulgação e a difusão de publicações sobre Meio Ambiente, produzidas e/ou fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente, através do CID Ambiental. O MMA (Ministério do Meio Ambiente) se compromete a fornecer, gratuitamente, materiais bibliográficos, eletrônicos e vídeo - gráficos pelo menos duas vezes ao ano para o local, para compor o acervo da Sala Verde. Além disso, o MMA facilita o acesso a documentos, materiais e publicações disponíveis em meio digital no site do Ministério do Meio Ambiente e do Projeto Sala Verde; orienta e apóia a realização de eventos da Sala Verde; divulga a Sala como referência em Meio Ambiente na área geográfica de sua localização; promove o intercâmbio e a capacitação à distância dos funcionários da Sala Verde e faz o acompanhamento presencial do projeto.

Referências

Documentos relacionados

O fornecedor terá um prazo de 5 (cinco) dias corridos para requerer a perícia, não sendo admitida a substituição do produto. A Conab, sempre que entender como necessário,

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

• Em um entre vários genes nucleares que você acha que sabe qual. é o conjunto

Com o aumento da mobilidade global dos cães, um diagnóstico da infecção por Ehrlichia não deve ser descartado em áreas não endêmicas, particularmente devido

ANEXO II – Representatividade dos principais operadores portuários .... A promoção da concorrência, no mercado e pelo mercado, é fundamental para aumentar a eficiência

[r]

25. Um carro completa um percurso de 6 km em 10 min. Um homem correndo ultrapassa uma composição ferroviária, com 100 m de comprimento, que se move vagarosamente no mesmo sentido.

O Plano Ambiental de Recuperação Paisagística (PARP) aprovado para as pedreiras da Fábrica Secil-Outão prevê, todavia, uma recuperação ambiental muito abrangente e profunda,