• Nenhum resultado encontrado

Atenção! Não abra este caderno antes de ser autorizado pelo fiscal.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atenção! Não abra este caderno antes de ser autorizado pelo fiscal."

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

2012

Processo Seletivo

Cursos Concomitantes / Subsequentes

Modalidade de Educação a Distância

Atenção!

Não abra este caderno antes de ser autorizado pelo fiscal.

Você está recebendo um CADERNO DE QUESTÕES e um CARTÃO DE RESPOSTAS personalizado.

O CADERNO DE QUESTÕES consta de 20 numeradas sequencialmente, contendo 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, sendo 25 (vinte e cinco) de Língua Portuguesa e 25 (vinte e cinco) de Matemática.

(vinte) páginas,

1 Verifique se os seus dados estão corretos no CARTÃO DE RESPOSTAS e assine-o no local indicado.

2 Ao receber autorização para abrir este caderno, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas. Caso ocorra qualquer erro, notifique o fiscal.

3 Cada questão de múltipla escolha tem o valor de 2 (dois) pontos, totalizando 100 (cem) pontos. Resolva, primeiramente, as questões que considerar mais fáceis. Depois, retorne às questões em que você encontrou maior dificuldade.

4 Leia atentamente cada questão e escolha a alternativa que adequadamente responde a cada uma delas. Marque a resposta no CARTÃO DE RESPOSTAS, cobrindo fortemente, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo seguinte:

5 As respostas só serão consideradas se marcadas no CARTÃO DE RESPOSTAS, que não poderá ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. Em hipótese alguma, haverá a substituição do referido cartão. 6 Você dispõe de 3 (três) horas para fazer esta prova.

7 Você só poderá sair do local de realização da prova decorridos 60 (sessenta) minutos do seu início.

8 Os 3 (três) últimos candidatos permanecerão sentados até que todos concluam a prova ou que termine o seu tempo de duração, devendo retirar-se juntos.

9 Ao término da prova, entregue ao fiscal o CARTÃO DE RESPOSTAS e o CADERNO DE QUESTÕES.

10 Você só poderá levar o CADERNO DE QUESTÕES se sair do local de realização da prova nos 30 minutos que antecedem o seu término.

Instruções

(2)

Texto I

Língua Portuguesa

CASAMENTO X CARREIRA

Nunca ouvi ninguém dissertar sobre a necessidade de conciliar casamento e carreira, família e profissão, no que se refere aos homens. Para eles, a profissão é o alvo. Somente o processo profissional os orienta como projeto. E somente o sucesso profissional lhes será cobrado. E através dele, a obrigação de satisfazer o consumismo da família. Aqui estamos diante da tragédia masculina, contrapartida da tragédia feminina. Impedido de curtir os filhos pequenos, condenado ao trabalho alienante mais impositivamente do que a mulher, escravizado pelo sistema produtivo, o homem passa a maior parte da vida privado do colorido, da sensibilidade poética e de certas tensões primárias que aliviam angústias. Alguns chegam às loucuras da falcatrua, do estelionato, do desfalque, para proporcionar à família tudo o que o consumismo da sociedade industrial oferece, desde o forno micro-ondas ao aparelho de videocassete. Como o bom marido é aquele que “não deixa faltar nada em casa”, se a sorte não ajudar, só lhe restarão tais caminhos.

Quanto à mulher, deve conciliar o inconciliável: ser mãe, esposa, serviçal dos filhos e, ao mesmo tempo, profissional. Médica ou professora, engenheira ou faxineira, haverá sempre um malabarismo, maior ou menor, para equilibrar a dupla jornada de trabalho ou, o que é pior, as jornadas superpostas, processo pelo qual a mulher vai e vem de uma esfera de trabalho para outra, ora atendendo clientes, ora resolvendo problemas dos filhos, ora levando-os ao dentista ou apanhando-os na escola, representando diferentes papéis sociais que lhe esgotam as energias.

A pergunta que faço é a seguinte: por que conciliar? Esta pergunta deve ser decomposta em várias outras. Por que não reduzir a jornada de trabalho igualmente para homens e mulheres, de forma que ambos possam usufruir a companhia e os cuidados com os filhos pequenos e igualmente repartir as responsabilidades do cuidado da casa? Por que não ensinar às crianças, desde certa idade, que a escravidão acabou e que cada pessoa, homem ou mulher, deve aprender a cuidar de si, da sua roupa, da sua alimentação, do espaço em que vive? [...] Por que não considerar digno e gratificante para qualquer homem participar das tarefas que envolvem os cuidados com filhos pequenos? Por que não ensinar às mulheres que a casa não precisa brilhar impecavelmente para ser acolhedora? Por que não controlar melhor o consumismo dos filhos que obriga os pais a trabalharem tanto? Por que, em vez de exigir que o Estado forneça creches para guardar as crianças, não exigimos um novo tipo de sociedade em que as jornadas de trabalho de marido e mulher sejam menores e alternadas para permitir que ambos se encarreguem dos filhos e da casa durante parte do dia?

WHITAKER, Dulce. Mulher & Homem:o mito da desigualdade,1988.

5

10

15

20

(3)

Questão 2

Questão 1

Esse texto faz parte de um estudo realizado pela socióloga Dulce Whitaker sobre o comportamento feminino e masculino diante de fatos como educação, escolha de profissão, trabalho em casa e fora de casa, participação na vida social.

Para sustentar o ponto de vista em relação à jornada de trabalho, a autora afirma que

(A) controlando o consumismo dos filhos, o homem não precisaria ter uma jornada de trabalho intensa. (B) se a jornada de trabalho das mulheres fosse reduzida, já seria o suficiente para o casal resolver os problemas da casa e do consumismo desenfreado.

(C) reduzindo a jornada de trabalho do homem, seria resolvido o problema do cuidado com os filhos pequenos.

(D) a jornada de trabalho deveria ser reduzida tanto para os homens quanto para as mulheres, a fim de que os dois pudessem dividir as responsabilidades do cuidado da casa e dos filhos.

O pronome destacado em [...] E através dele, a obrigação de satisfazer o consumismo da família. ( remete ao seguinte termo anteriormente mencionado:

(A) sucesso profissional. (B) homem.

(C) alvo. (D) projeto.

l. 3-4)

Questão 3

Para a autora, o homem é impelido a cometer loucuras devido à necessidade de (A) seu desejo de ser um bom marido.

(B) ao seu próprio consumismo desenfreado. (C) consumismo desenfreado da família.

(D) cobrança imposta pela sociedade, seu papel diferente na sociedade.

Questão 4

Assinale a alternativa em que aparecem destacados substantivo, verbo e adjetivo, respectivamente. (A) Para eles, a profissão é o alvo.

(B) [...] homem passa a maior parte da vida privado do colorido, da sensibilidade poética e de certas tensões primárias que aliviam angústias.

(C) Quanto à mulher, deve conciliar o inconciliável: ser mãe esposa, serviçal dos filhos e, ao mesmo tempo, profissional.

(D) A pergunta que faço é a seguinte: por que conciliar? (l. 2)

(l. 6-7)

, (l. 11-12)

(4)

Questão 5

Questão 6

Em [...] “não deixa faltar nada em casa,” [...] ( , as aspas foram usadas para (A) introduzir um novo significado.

(B) dar maior importância à ideia central.

(C) marcar uma linguagem coloquial e uso de gíria.

(D) produzir sentido particular na linguagem falada e efeito irônico. l.10 )

Considerando-se o processo de formação de palavras, assinale o termo destacado que serve como um exemplo de derivação prefixal e sufixal sem, no entanto, ocorrer parassíntese.

(A) E através dele, a obrigação de satisfazer o consumismo da família. (B) [...] desde o forno micro-ondas ao aparelho de videocassete.

al dos filhos e, ao mesmo tempo, profissional.

(D) Por que não reduzir a jornada de trabalho igualmente para homens e mulheres, [...]. (l. 3-4)

(l. 9) (C ) Quanto à mulher, deve conciliar o inconciliável: ser mãe, esposa, serviç

(l. 11-12)

(l. 18)

Questão 7

No trecho [...] ora atendendo clientes, ora resolvendo problemas dos filhos, ora levando-os ao dentista

ou apanhando-os na escola, [...] , em relação à oração principal, o termo em destaque expressa (A) alternância. (B) finalidade. (C) explicação. (D) consequência. (l. 14-15)

Questão 8

Ainda nesse trecho [...] ora atendendo clientes, ora resolvendo problemas dos filhos, ora levando-os ao

dentista ou apanhando-os na escola, [...] os vocábulos sublinhados são substantivos comuns de dois gêneros.

Assinale a alternativa que apresenta somente substantivos comuns de dois gêneros. (A) Hóspede, estudante, veterinário

(B) Malabarista, economista, telefonista (C) Astronauta, intérprete, ancião (D) Contabilista, espião, ativista

(5)

Questão 10

Considerando os argumentos utilizados pela autora na produção do texto, pode-se afirmar que a sua intenção é

(A) informar os trabalhadores sobre as condições de trabalho. (B) convencer homens e mulheres a conciliar casamento e carreira. (C) sugerir nova jornada de trabalho de homens e mulheres.

(D) exemplificar como está o mercado de trabalho atual.

Questão 9

Texto II

Disponível em : <http://www.humordaterra.com/2011/02/07/tira-do-trabalho-2/ >. Acesso em: 8 jan. 2012.

No primeiro parágrafo do Texto 1, o termo impedido rda com (A) sucesso profissional.

(B) homens. (C) eles. (D) homem.

(6)

Questão 11

Assinale a alternativa que apresenta a crítica expressa no Texto 2. (A) Os funcionários graduados não conseguem aliar teoria e prática. (B) Não há discussão suficiente a respeito do problema.

(C) Cada funcionário apresenta as possíveis causas, mas nenhum, a solução. (D) Falta conhecimento técnico suficiente a respeito do problema apresentado.

Questão 12

Na frase Pra mim é só ligar na tomada!, o vocábulo em negrito poderia ser trocado por um dos seguintes pares de vocábulos, sem mudar o sentido da frase:

(A) então, talvez.

(B) entretanto, no entanto. (C) apenas, somente. (D) enfim, basta.

Questão 13

Segundo Sacconi, em Nossa Gramática: teoria e prática (1985) ocorre polissemia [...] quando uma

palavra adquire multiplicidade de sentidos, que se explicam dentro de um contexto, [...].

A palavra ligar assume o mesmo significado que tem na frase Pra mim é só ligar na tomada! em

(A) Amadurecer significa separar de forma mais nítida, ligar de forma mais íntima. (Hugo Hofmannsthal) (B) A internet tem a função de ligar os mais distantes pontos do país.

(C) Se o bicho da seda tecesse para ligar as duas pontas, continuando a ser uma lagarta, seria o assalariado perfeito. (Karl Marx)

(D) Ninguém se preocupou em saber se podia ligar sem fazer aterramento.

Questão 14

O sentido da tira pode ser constituído pela harmonia entre a linguagem verbal e a não verbal. Observando a linguagem não verbal do Texto 2, pode-se afirmar que o(s)

(A) funcionário responsável pela qualidade demonstra ter inteligência e domínio do assunto tratado. (B) faxineiro da empresa tem iniciativa e os outros são funcionários graduados na empresa.

(C) três funcionários graduados estão determinados a resolverem o problema. (D) funcionários estão desanimados com a dificuldade em resolver o problema.

(7)

Texto III

Disponível em:< http://letras.terra.com.br/ze-geraldo/68686 >.Acesso em: 09 jan. 2012.

Cidadão

Esta dor doeu mais forte Por que que eu deixei o norte Tá vendo aquele edifício moço?

Eu me pus a me dizer Ajudei a levantar

Lá a seca castigava mas o pouco que eu Foi um tempo de aflição

plantava Eram quatro condução

Tinha direito a comer Duas pra ir, duas pra voltar

Tá vendo aquela igreja moço? Hoje depois dele pronto

Onde o padre diz amém Olho pra cima e fico tonto

Pus o sino e o badalo Mas me chega um cidadão

Enchi minha mão de calo E me diz desconfiado, tu tá aí admirado

Lá eu trabalhei também Ou tá querendo roubar?

Lá sim valeu a pena Meu domingo tá perdido

Tem quermesse, tem novena Vou pra casa entristecido

E o padre me deixa entrar Dá vontade de beber

Foi lá que cristo me disse E pra aumentar o meu tédio

Rapaz deixe de tolice Eu nem posso olhar pro prédio

Não se deixe amedrontar Que eu ajudei a fazer

Fui eu quem criou a terra Tá vendo aquele colégio moço?

Enchi o rio fiz a serra Eu também trabalhei lá

Não deixei nada faltar Lá eu quase me arrebento

Hoje o homem criou asas Pus a massa fiz cimento

E na maioria das casas Ajudei a rebocar

Eu também não posso entrar Minha filha inocente

Fui eu quem criou a terra Vem pra mim toda contente

Enchi o rio fiz a serra Pai vou me matricular

Não deixei nada faltar Mas me diz um cidadão

Hoje o homem criou asas Criança de pé no chão

E na maioria das casas Aqui não pode estudar

Eu também não posso entrar Zé Geraldo 5 10 15 20 25 55 50 45 40 35 30

(8)

Questão 15

Em alguns versos da música, o sujeito aparece oculto. O sujeito está oculto no par de versos: (A) Eu também não posso entrar / Enchi o rio

(B) Hoje o homem criou asas / Vou pra casa entristecido (C) Onde o padre diz amém / Ajudei a rebocar

(D) Pus a massa fiz cimento / Enchi o rio, fiz a serra

Questão 16

O autor sente-se socialmente excluído e constrói seus argumentos referindo-se às situações por ele vividas.

Assinale a alternativa que retrata essas situações:

(A) Eu nem posso olhar pro prédio / Que eu ajudei a fazer (l.15-16) (B) Tá vendo aquele colégio moço? / Eu também trabalhei lá (l.17-18)

(C) Lá sim valeu a pena / Tem quermesse, tem novena / E o padre me deixa entrar (l.39-41) (D) E na maioria das casas / Eu também não posso entrar (l.49-50)

Questão 17

Na música, a religiosidade do nordestino está expressa nos seguintes versos: (A) Meu domingo tá perdido

Vou pra casa entristecido Dá vontade de beber (l.11-13)

(B) Tá vendo aquela igreja moço? Onde o padre diz amém [...]

Lá eu trabalhei também (l.34, 35 e 38)

(C) Foi lá que cristo me disse Rapaz deixe de tolice

Não se deixe amedrontar (l.42-44)

(D) Enchi o rio fiz a serra Não deixei nada faltar

Hoje o homem criou asas (l.46-48)

(9)

Questão 18

Em relação ao sentido dos versos Mas me diz um cidadão/ criança de pé no chão/ aqui não pode

estudar (l.25-27), o verso em destaque, demonstra que

(A) crianças só podem frequentar a escola calçadas. (B) crianças pobres não têm direito à educação. (C) andar descalço na escola apresenta perigo. (D) o calçado faz parte do uniforme escolar.

Questão 19

Os termos em destaque nos versos Lá eu quase me arrebento (l.19)/ Onde o padre diz amém (l.35)/

Hoje o homem criou asas (l. 48) / Não deixei nada faltar (l.53), indicam, sequencialmente,

(A) lugar, tempo, negação e afirmação. (B) modo, lugar, dúvida e lugar.

(C) intensidade, afirmação, negação e lugar. (D) lugar, lugar, tempo e negação.

Questão 20

Leia os versos.

Tá vendo aquele edifício moço? Ajudei a levantar

Foi um tempo de aflição [...]

Olho pra cima e fico tonto Mas me chega um cidadão E me diz desconfiado, tu tá aí admirado

Ou tá querendo roubar? (l.1-10)

As classes gramaticais das palavras destacadas em negrito, nos versos acima, aparecem na seguinte ordenação:

(A) pronome possessivo, preposição, conjunção e artigo.

(B) pronome possessivo, artigo, conjunção e pronome pessoal reto.

pronome demonstrativo, preposição, conjunção e pronome pessoal oblíquo. (D) pronome demonstrativo, artigo, preposição e pronome possessivo.

(10)

Questão 21

Predominantemente, esse texto está organizado sob uma estrutura (A) narrativa, pois o eu lírico narra a sua vida.

(B) dissertativa, pois o eu lírico expõe a problemática da exclusão social. (C) argumentativa, pois o eu lírico defende uma tese contra a exclusão social (D) descritiva, pois o eu lírico descreve os lugares por onde passou.

Questão 22

Pelas características composicionais, o Texto 4 caracteriza o seguinte gênero: (A) propaganda publicitária.

(B) artigo jornalístico. (C) capa de revista. (D) notícia de jornal.

Texto IV

Disponível em : <http://www.humordaterra.com/2011/02/07/tira-do-trabalho-2/ >. Acesso em: 8 jan. 2012.

Até que enfim um veículo de comunicação nos mostra com critério a real situação de nossa economia. Chega de tanta notícia ruim. Agora é só continuar trabalhando e apoiando os empresários que

movimentam este país.

(Kohler. Brusque, SC. Adaptado)

Questão 23

De acordo com o gramático Ernani Terra, em Mini Gramática (2007), As orações coordenadas são

aquelas que, no período, não exercem função sintática umas em relação às outras.

A oração em negrito [...] Agora é só continuar trabalhando e apoiando os empresários que movimentaram

este país., pode ser classificada, CORRETAMENTE, como uma coordenada

(A) assindética.

(B) sindética alternativa. (C) sindética explicativa. (D) sindética aditiva.

(11)

Questão 24

Em relação às locuções verbais do trecho Agora é só continuar trabalhando e apoiando os empresários que

movimentam este país., é correto afirmar que

(A) o uso está correto, pois faz parte da linguagem cotidiana.

(B) são aceitáveis, pois indicam que uma ação ocorre no momento da outra. (C) o uso está incorreto, pois caracterizam gerundismos.

(D) os gerundismos são usados apenas em telemarketings.

Questão 25

Na oração [...] um veículo de comunicação nos mostra com critério a real situação de nossa

economia.(l.1-3), a classificação sintática dos termos em destaque está contemplada na seguinte

alternativa:

(A) um e de comunicação são adjuntos adnominais de veículo. (B) um e de comunicação são complementos nominais de veículo. (C) apenas um e de são adjuntos adnominais de veículo.

(12)

Questão 26

Questão 27

Matemática

Um grupo de 20 pessoas foi acampar, levando alimentos suficientes para 21 dias, com 3 refeições diárias. Chegando ao local, encontraram 15 outras pessoas que não tinham mais alimentos.

Então, se todas as pessoas fizerem apenas duas refeições diárias, elas terão alimentos por um período, em dias, de

(A) 10.

(B) 18. (C) 23.

(D) 24.

Pedro foi ao IFRJ e comprou um número x de balas, colocando-as em um saco, que estava furado. Conforme Pedro caminhava, as balas caíam do saco. Assim que Pedro começou a andar, caiu metade das balas mais uma. Chegando à esquina, caiu a metade do que sobrou mais uma. Quando Pedro chegou ao IFRJ, tinha apenas uma bala no saco.

Logo, Pedro comprou o seguinte número de balas: (A) 10.

(B) 18. (C) 22. (D) 26.

Questão 28

Um comerciante resolveu reajustar os preços dos produtos de sua loja em mais 10 % e, dez dias depois, deu um desconto de 10 %.

Considerando um produto que custava R$ 32,00 antes dos reajustes, o preço final desse produto é (A) R$38,72.

(B) R$35,20. (C) R$32,00. (D) R$31,68.

(13)

Questão 30

Questão 29

Certa mercadoria está sendo vendida com desconto de 20 % sobre o preço de tabela. Se o preço dessa mercadoria, já com desconto, foi de R$7,60, o preço de tabela é (A) R$6,08.

(B) R$8,80. (C) R$9,12. (D) R$9,50.

No último encontro do moto clube Pássaros de Aço, compareceram 100 motociclistas, entre motos e triciclos.

Sabendo-se que foram contabilizadas 225 rodas, a quantidade de motos que estavam nesse encontro era (A) 25. (B) 50. (C) 75. (D) 100.

Questão 31

Pai e filho têm juntos 56 anos. Subtraindo-se 10 anos da idade do pai e acrescentando-se os mesmos 10 anos à idade do filho, as suas idades ficam iguais.

A idade do filho é, em anos, igual a (A) 15. (B) 18. (C) 20. (D) 23.

Questão 32

Uma fábrica de doces gasta mensalmente um valor fixo de R$2.500,00 mais R$0,50 por doce produzido. Considerando que a fábrica vende cada doce por R$0,75 e que o lucro é determinado pela subtração entre o valor bruto e a despesa total da fábrica, determine a quantidade mínima de doces que deve ser produzida por mês, para que a fábrica tenha um lucro de R$2.500,00.

Então, essa quantidade mínima de doces deve ser (A) 20.000.

(B) 15.000. (C) 10.000.

(14)

Questão 33

Uma caixa tem 0,80 m de comprimento, 50 cm de largura e 3,0 dm de altura. O volume dessa caixa, em litros, é igual a (A) 1200. (B) 120. (C) 12. (D) 1,2.

Questão 34

João tem 1,65 m de altura e 45 kg. Pedro, irmão de João, tem 1,55 m de altura e 42 kg. Somando-se as alturas de João e Pedro, encontra-se o seguinte valor:

(A) 3,20 m. (B) 2,10 m.

(C) 1,97 m. (D) 87 kg.

Questão 35

Cinco candidatos foram aprovados num concurso para cursos

do IFRJ. Sabe-se, que há três cursos distintos no IFRJ: Serviços Públicos, Lazer e Agente Comunitário de Saúde e que esses cinco candidatos foram distribuídos, obedecendo às seguintes condições:

Nenhum dos cursos ficou sem candidatos.

Bruno e Arthur fizeram prova para o mesmo curso. Mariana e Raquel não estão no curso de Vinícius. Vinícius e Bruno fizeram para cursos distintos.

Mariana e Arthur se inscreveram para o curso de serviços públicos. No curso de lazer só passaram meninas.

Então, assinale qual desses candidatos foi aprovado para o Curso técnico de Agente Comunitário de Saúde. (A) Arthur

(B) Bruno (C) Raquel (D) Vinícius

(15)

Questão 36

Um poste localizado na praça principal de Pinheiral, em determinado momento, projeta uma sombra maior à sua esquerda devido à posição da luz. Sabe-se que a base desse poste é perpendicular à calçada onde está fixado e que a sombra menor tem uma projeção de 3 metros e a sombra maior, uma projeção de 12 metros, conforme esta figura.

Questão 37

Márcia é costureira e vai fazer uma bandeira do Brasil para o IFRJ. A bandeira tem 1,5m de comprimento e 80cm de altura.

Sabendo que Márcia corta as peças inteiras e as sobrepõe, a área de tecido verde que será utilizada em sua confecção é igual a (A) 2,5 m². (B) 1,35 m². (C) 1,2 m². (D)120 cm².

3m

12m

A altura desse poste, da base até a lâmpada, é, em metros, igual a (A) 6.

(B) 8. (C) 17. (D) 33.

(16)

Questão 38

Na cidade de Pinheiral, vai ser construída uma praça com um chafariz central num círculo de raio 8m, conforme este esquema.

Questão 39

As pirâmides são monumentos históricos que chamam a atenção de muitos turistas no Egito. A pirâmide de Quéops é tida como uma das grandes sete maravilhas do mundo. Segundo dados do site

www.portalsaofrancisco.com.br , essa pirâmide tem uma base de 53 mil metros quadrados e sua altura

aproximadamente 137 metros.

2

Considerando ¶= 3,14, pode-se afirmar que a área da praça em volta do chafariz é, em m , igual a

(A 546,20. (B) 609,52. (C) 754,20. (D) 810,48. Chafariz 30,7m 26,4m 3

O volume de material usado para construí-la foi, em m , (A) 9678 mil.

(B) 8675 mil. (C) 190 mil. (D) 2420,3 mil.

Disponível em:

<http://1.bp.blogspot.com/-8i6aG6WbdsY/TVXmyMMigLI/AAAAAAAAAFI/gvkLCeG2cs4/s1600/piramide+de+queops.jpg>. Acesso em: 12 jan. 2012.

(17)

Questão 40

.Esta questão foi aplicada em uma prova de matemática e veja a resposta de um aluno.

Disponível em:< www.http.ressignificandomatematica.blogspot.com>. Acesso em: 11 jan. 2012.

Se no enunciado da questão, o professor pedisse ao aluno que calculasse a medida da hipotenusa desse triângulo, em cm, a resposta correta seria

(A) 7. (B) 6.

(C) 5. (D) x².

Pedrinho estava brincando na areia da praia e construiu esta figura.

Questão 41

8cm

12cm 9cm

x

Percebe-se que as madeiras estão paralelas, mas o espaço entre elas vai aumentando. Sendo assim, a medida indicada por x nessa figura é, em cm, igual a

(A) 5. (B) 6. (C) 7.

Questão 41

(18)

Questão 42

Carlos é irmão de Thiago, que é primo de Lucas. O pai de Carlos é irmão paterno da mãe do Lucas e Carlos e Thiago são irmãos, filhos dos mesmos pais.

Analisando essa situação familiar, pode-se afirmar que (A) Lucas é neto do avô de Carlos.

(B) Thiago é primo do irmão de Carlos. (C) Carlos e Lucas são primos maternos. (D) A mãe de Thiago é irmã do pai de Lucas.

Questão 43

Em uma papelaria, meia dúzia de canetas custa R$ 15,00. Logo, um cento dessas canetas na mesma papelaria custa (A) R$ 30,00.

(B ) R$ 150,00. (C ) R$ 180,00. (D ) R$ 250,00.

Questão 44

Eduardo é um menino que gosta de desafios matemáticos e fica brincando com seus amigos. Um dia, ele ficou analisando uma caixa com dois tipos de bactérias, x e y. Percebeu que a bactéria x, a cada segundo, dobra sua cultura e a bactéria y, a cada segundo, quintuplica sua cultura.

Se Eduardo colocou a bactéria x 1 segundo antes da bactéria y, três segundos após a sua observação, ele

3 2

percebeu que a cultura se encontrava com a seguinte formação: x = 2 e y = 5 . Então, o total de bactérias existentes nessa cultura é igual a

(A) 16.

(B) 18. (C) 31.

(D) 33.

“A razão entre a idade que eu terei daqui a 10 anos e a idade que eu tinha há 10 anos é 3/2.”

Questão 45

Marina perguntou a João sua idade e ele respondeu com a seguinte pegadinha:

terei daqui a 10 anos e a idade que eu tinha há 10 anos é 3/2.”

Logo, João tem hoje (A) 30 anos.

(B) 40 anos.

(C) 50 anos. (D) 60 anos.

(19)

Questão 46

– Veja só que confusão! É preciso descobrir quanto de chocolate restou na mesa... Ana ganhou uma barra inteira de chocolate e colocou sobre a mesa.

Marcos colocou, então, um pedaço igual a de da barra de Ana. Joãozinho comeu do pedaço de Marcos.

Portanto, restou na mesa, a seguinte quantidade de chocolate: (A) 3/2.

(B) 11/9. (C) 1.

(D) 1/2.

Questão 47

Veja como Willian ficou “enrolado” com esta situação. Ele resolveu as frações, facilmente, mas calcule o resultado correto desse desafio que está no quadrinho em destaque.

25 + 12 * 3

Esse resultado é igual a (A) 11. (B) . (C) . (D) 111. 61 111

(20)

Questão 48

Será que a divisão de dois números que não possuem uma raiz exata pode ser um número natural? Essa foi a pergunta de Raquel aos seus colegas.

Marisa disse que sim!

Marcos falou que é impossível...

Juca disse que o denominador precisa ser

um número natural

E você, no que acha que vai esta operação ? O resultado será (A ) -2. (B ) 1,3. (C ) 2. (D ) 4. 12 3

Questão 49

2

A Função f(x) = 4 x + (p + 3) x – 7 define o circuito de um skatista numa pista em formato de uma parábola, em que a altura em metros está em função do tempo, em segundos.

Sabendo que depois de 2 segundos, o skatista estava a 5 metros de altura, o valor de p na função é (A) 10.

(B) 5. (C) -5. (D) -10.

Questão 50

Esta é a planta de uma escada que será construída em frente à Igreja Matriz de Porto Real.

2 3 m

3 13 m

Conhecendo a base dessa escada e a sua altura em relação à base, o comprimento dessa escada, em metros, será igual a

(A) 14. (B) 13. (C) 12. (D) 10.

(21)

Referências

Documentos relacionados

 

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

d) os dados obtidos na avaliação fonoaudiológica foram, na maioria da vezes, suficientes para definir a conduta fonoaudiológica quanto à necessidade de avaliação abrangente ou

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política