• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO-PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA:UM ENCONTRO POSSÍVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO-PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA:UM ENCONTRO POSSÍVEL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO-PÓLO RS CURSO “ESCOLA E PESQUISA:UM ENCONTRO POSSÍVEL

Fransua Francischetti Melo Relatório Caxias do Sul 2010

(2)

SUMÁRIO

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO...3

1.1 Dados dos Pesquisadores...3

2 TEMA...3 2.1 Delimitação do Tema...3 2.2 Problema 3 JUSTIFICATIVA...3 4 HIPÓTESES...4 5 OBJETIVOS...4 5.1 Objetivo Geral...5 5.2 Objetivos Específicos...5 6 METODOLOGIA...5 7 POPULAÇÃO/AMOSTRA...6 8 RECURSOS...6 8.1 Recursos Humanos...6 8.2 Recursos Materiais...6 9 CRONOGRAMA...6 10 REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO...6 11 REFERÊNCIAS...8

(3)

Etapas de um projeto de pesquisa

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

CURSO DE EXTENSÃO: “Escola e Pesquisa: um encontro Possível” Coordenadora: Drª Nilda Stecanela

Período: setembro a novembro de 2010

Autores: Alunos do 3º ano B da Escola Caldas Junior Acadêmica Pesquisadora: Fransua Francischetti Melo

2 TEMA: Tecnologia no cotidiano

2.1 Delimitação do Tema: Tecnologia

2.2 Problema: Como mudou a vida das pessoas com a tecnologia?

3 JUSTIFICATIVA

No contexto social em que a sociedade contemporânea se encontra, o tema tecnologia já foi incorporado. Muitas pessoas pensam que só o novo, o belo é tecnologia esquecendo-se de um simples garfo, usado nas refeições por algumas pessoas, também é tecnologia.

“Tecnologia é tudo aquilo que criamos: literatura, pintura, música, bibliotecas, as leis, e assim por diante. Os milhares de letras de um código de computador e os milhares de letras de uma obra de Shakespeare são ambos formas de tecnologia" (Kelly, 1997)

O que se sabe é que a tecnologia foi evoluindo junto com a humanidade ao longo dos tempos. Os homens pré-históricos tiveram suas primeiras ferramentas confeccionadas com pedras para serem utilizadas em suas caças.

Hoje ao falar desse episódio ao um nativo digital provavelmente esse fato irá lhe causar estranheza, pois eles nasceram na geração virtual, com internet, computador, ipod etc.

(4)

As tecnologias estão nos lares das famílias brasileiras. Em seu artigo “Tecnologia e vida doméstica nos lares”(1997),a autora Elizabeth Bortolaia Silva faz uma análise sobre o trabalho no lar com o desenvolvimento de relações na sociedade. Com a inserção das mulheres no mercado de trabalho, elas passaram a ter dupla jornada de trabalho, com a chegada da máquina de lavar, do fogão a gás, da geladeira houve um melhor aproveitamento do tempo por essas mulheres mães que puderam estar mais com seus filhos e maridos.

A tecnologia mudou o jeito de ser e de se fazer as coisas. Hoje não é necessário esperar meses para receber notícias de parentes distantes com a inovação das tecnologia da comunicação, basta escrever um email e num clique tudo se resolve.

É possível trabalhar e até se ensinar pela web , são possibilidades que estão em discussão em todo mundo tanto por parte dos governos que querem mudanças na forma de ensinar e aprender assim como a sociedade que aguarda melhorias em seus sistemas educacionais.

Até as indústrias não conseguem imaginar suas linhas de produção sem ter ao seu dispor bons programas de computador, materiais alternativos etc. Em tempos onde o debate da sustentabilidade e da preservação ambiental estão em foco, todos olham e esperam alternativas da tecnologia.

Esse olhar e essa busca por inovações está fazendo com que alguns se tornem viciados em internet e em jogos eletrônicos.

Não se pode deixar para traz o simples fato de que a tecnologia transformou a vida das pessoas, talvez pelo fato de ela estar em todos os lugares.

Como esse processo ocorreu? Seus impactos? Benefícios ou malefícios? São algumas respostas provisórias que pretende-se buscar na execução desse projeto de pesquisa.

4 HIPÓTESES

A tecnologia melhorou a vida, a comunicação, o lazer; A comunicação ficou mais rápida;

A forma de se relacionar mudou, pode-se conversar pela internet e outros meios de comunicação;

(5)

5 OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral: Identificar que mudanças a tecnologia provocou na vida das

pessoas, para se ter uma dimensão de como esse processo foi acontecendo no cotidiano das pessoas.

5.2 Objetivos Específicos:

Conhecer como as pessoas se relacionam com as tecnologias; Quais tecnologias são usadas pelas pessoas.

6 METODOLOGIA

Nesse projeto utilizaremos a metodologia da pesquisa de opinião, pois “a pesquisa de opinião permite: averiguar a existência de algum problema; confirmar a continuidade de uma ação que está em andamento; compreender a visão que as pessoas têm de um fato detectar a dimensão de algum problema. (Montenegro e Ribeiro,2002, p.25).

O projeto de pesquisa teve início no dia 04 de outubro de 2010, na escola Municipal Caldas Junior com todos os alunos do turno da manhã. A escola é participante do projeto do governo federal “Um Computador por Aluno”, onde será disponibilizado um laptop para cada estudante da escola. O assunto tecnologia estava presente na sala de aula. A pesquisa de opinião foi apresentada aos estudantes que aderiram a ideia de realizar sua própria pesquisa.

A escolha do tema só ocorreu na semana seguinte, os encontros foram realizados semanalmente, conforme disponibilidade da escola. O tema escolhido foi tecnologia no cotidiano. Os alunos queriam saber como a tecnologia mudou a vida das pessoas.

Houve a definição dos objetivos específicos a partir das perguntas que os estudantes realizaram , após começou a construção dos questionários no final do mês. Essa construção foi realizada com a participação da monitora da turma e os alunos.

Os alunos tiveram uma semana no início de novembro, quando tinha um feriado escolar para realizar a entrevista com o público-alvo escolhido. Ficou decidido que cada aluno entrevistaria duas pessoas entre 15 e 80 anos.

A devolução ocorreu no dia 03 de novembro, onde houve uma conversa com a turma de como foi vivenciado por eles o processo de entrevista. No encontro da semana seguinte, a

(6)

monitora da turma juntamente com os alunos começou a tabulação de dados. Para tabulação de dados forma reservados dois encontros.

No dia 09 de dezembro, dois meses após o início da pesquisa a turma teria de decidir qual seria a melhor maneira de se apresentar os resultados para a escola. Então ficou decidido que cada aluno falaria um pouco da pesquisa, do processo e no final seria apresentado os resultados.

Na manhã do dia 09 de dezembro todas as turmas participantes do NEPSO apresentaram suas pesquisas.

7 POPULAÇÃO/AMOSTRA

Pais, familiares e vizinhos. Com idade entre 15 e 80 anos. A amostra foi constituída aleatoriamente, contanto com a participação das pessoas do convívio familiar.

8 RECURSOS

8.1 Recursos Humanos

8.2 Recursos Materiais

9 CRONOGRAMA

Período Descrição da ação Responsáveis Observações

04/10/10 Dinâmica de apresentação Fransua

13/10/10 Definição do tema Turma

21/10/10 Definição dos objetivos específicos Turma 25/10/10 Construção do questionários Turma 03/11/10 Devolução dos questionários Turma 11/11/10 Análise de dados e tabulação Fransua e Turma

(7)

02/12/10 Organização para o seminário Fransua e Turma

09/12/10 Seminário Turma

10 REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO

Todos usamos alguma tecnologia, ela foi absorvida pela maioria das pessoas, ás vezes elas não conseguem enxergar que a utilizam em seu dia a dia. Mas depois que entendem que tecnologia não é somente o que é digital, começam a vê-la com outra concepção.

“A tecnologia basicamente é a mesma, mas hoje está mais acessível, com mais opções, mais mercados, mais pessoas”.(Moran, 1995).

Obviamente os meios tecnológicos foram e são aprimorados de tempos em tempos para proporcionar a população em geral melhorias e melhor comodidade no cotidiano.

A introdução da máquina de lavar,do telefone,do computador, da televisão causaram impacto na vida das famílias porque trouxeram objetos antes inexistentes para serem utilizados dentro dos lares e fora deles. “Vivemos num mundo permeado por tecnologias, das mais simples ás mais sofisticadas, muitas vezes só nos damos conta disso quando essa tecnologia falta”. (Neves,2009).

As pessoas têm noção do impacto que as tecnologias em geral causaram na vida delas, porém elas foram absorvidas em suas vidas de uma forma, que muitas vezes fica difícil notar sua presença, ou nota-se algo que foi recém-lançado no mercado com uma nova função. Essa nova liberdade de informação que a tecnologia nos propõe trouxe possibilidades que antigamente não se tinha. O acesso a informação ficou mais rápido, basta ter um celular ou um notebook nas mãos em que o acesso a internet seja possível e tudo fico resolvido. Pode-se ler e responder e-mails , atualizar perfis em redes sociais, ler livros, jornais e revistas.

A internet teve origem na década de 1960 nos Estados Unidos na Agência de Projetos de Pesquisa Avançada no Departamento de Defesa dos Estados Unidos para impedir a tomada ou destruição do sistema de comunicação na Guerra Fria por seus adversários.

Talvez eles não pudessem imaginar a proporção que essa rede alcançaria com o passar dos anos. Hoje bilhões de pessoas já acessaram a internet.

Hoje as tecnologias digitais estão sendo incorporadas nas salas de aulas no Brasil e no exterior. Programas de inclusão digital vem sendo criados pelo governo federal a fim de disponibilizar esses novos aparatos a população em geral e principalmente aqueles que ainda não têm acesso.

(8)

As tecnologias da informação e comunicação aliadas ao ensino podem proporcionar uma nova forma de ensinar e aprender, já que nos dias atuais nosso sistema educacional busca inovações. “Uma sociedade onde só informação não basta”(Neves,2009). Com Nessa afirmação está embutida a necessidade de haver novas práticas pedagógicas mas também de haver mais participação do aluno para que este possa interpretar e aplicar o conhecimento que estudou na escola e fora dela. A educação é o primeiro passo para que se possa existir uma sociedade mais justa, consciente e crítica.

Não se pode falar em tecnologia sem esquecer que ainda ela não é acessível a todos. A exclusão digital é uma barreira que se precisa derrubar o mais breve possível, mas não é só de computadores, celulares e aparelhos eletrônicos que alguns não têm acesso, são objetos que em muitas casas passam despercebidos por seus donos como televisores, geladeiras e energia elétrica em outras são vistas como um bem difícil de se obter.

11 REFERÊNCIAS

ALEVATO, Hilda. Tecnoestresse: entre o fascínio e o sofrimento. Boletim Técnico do Senac. Volume 35 Nº3 Setembro/Dezembro 2009.

KENSKI, Vani. As tecnologias invadem nosso cotidiano. Disponível em:

http://scholar.google.com.br/scholar?cluster=12319388057760248575&hl=pt-BR&as_sdt=2000.Acesso em 08 Dez.2010.

KEVIN, Kelly. Novas regras para uma nova economia. Disponível em http://library.isb.edu/digital_collection/New_Rules_for_the_New_Economy.pdfAcesso em 14 Dez. 2010.

LEMOS, Silvana. Nativos digitais X aprendizagens: um desafio para escola. Boletim Técnico do Senac. Volume 35 Nº3 Setembro/Dezembro 2009.

MALDONATO, Mauro e ORCO, Silvia Dell'.Criatividade, Pesquisa e Inovação: o caminho surpreendente da descoberta. Boletim Técnico do Senac. Volume 35 Nº3 Setembro/Dezembro 2009.

MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão. Nossa escola pesquisa sua opinião:manual do professor. São Paulo:Global,2002.

(9)

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Disponível em:http://www.bemtv.org.br/portal/educomunicar/pdf/reencantamentodomundo.pdf. Acesso em 08 Dez.2010.

NEVES, Carmen Moreira de Castro. Educar com TICs: o caminho entre a excepcionalidade e a invisibilidade. Boletim Técnico do Senac. Volume 35 Nº3 Setembro/Dezembro 2009.

SILVA, Elizabeth Bortolaia. Tecnologia e vida doméstica nos lares. 1998, pp.21-52. SPITZ, Rejane. O uso incosciente da tecnologia no cotidiano. Disponível em:http://www.unisinos.br/_diversos/revistas/design/pdf/53.pdf .Acesso em 08 Dez.2010.

VEJA.Disponível em: http://veja.abril.com.br/especiais/tecnologia_2006/index.html Acesso em:08 Dez. 2010.

VIEIRA, Eva Aparecida. Tecnologias no cotidiano escolar:limites e possibilidades. Uberlândia 2009.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf.Acesso em 08 Dez.2010.

Referências

Documentos relacionados

objetivo desenvolver no cidadão a capacidade de participar e influenciar nas decisões político administrativas e nas políticas públicas, por meio da

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF): procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu

ca que induza facilmente o consumidor em erro ou confusão, ou que compreenda um risco de as- sociação com a marca anteriormente registada, de forma que o consumidor não

Nesse sentido, o principal objetivo deste trabalho é apresentar uma nova metodologia que possibilite a obtenção da taxa de transferência de calor na interface de corte e do campo

Essa geleia fica tão boa que nós fizemos três vezes em menos de quatro dias, tudo para aproveitar a promoção de morango que tinha aqui no Rio e para fazer estoque de

Entre as serras conhecidas estão: serra dos Carajás, serra Pelada, serra de Tumucumaque, a serra do Acarai e a serra do Cachimbo, encontradas no Pará; a serra Dourada, a chapada

Os resultados das análises físico-químicas do efluente bruto e pós tratado em filtro de areia intermitente demostraram que, o C5 que é o reservatório final

A cerveja possui um delicado aroma de malte e uma sutil doçura ao final, sendo a companhia perfeita para refeições leves, como peixes e saladas.. Combina perfeitamente com