• Nenhum resultado encontrado

SOLUÇÕES DE Energia solar fotovoltaica À SUA MEDIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOLUÇÕES DE Energia solar fotovoltaica À SUA MEDIDA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

fotovoltaica À SUa MEDiDa

SolUÇÕES DE EnErgia Solar

(2)

Quase 25% da população mundial não tem eletricidade porque vive em regiões remotas.

Este cenário dificulta a ligação à rede pública eléctrica, o que implica o aumento significativo dos custos da ligação à rede. Para além da satisfação das necessidades básicas das populações, o crescimento das localidades rurais,

o estabelecimento de indústrias locais ou pequenas empresas,

depende diretamente da existência de uma rede elétrica e a falta desta prejudica o desenvolvimento local nessas áreas. Um fornecimento energético autónomo, com preços acessíveis será o principal factor para melhorar a qualidade

de vida destes meios rurais ou áreas remotas. o sistema off-grid fotovoltaico é a solução. e contribuem para o desenvolvimento dos seus

negócios, construindo assim uma sólida parceria. flexibilidade, um serviço de excelência e uma contínua inovação tecnológica são os valores da MPrime, que proporcionam aos instaladores em todo o mundo as melhores soluções para todo o tipo de instalações fotovoltaicas: em Solo, coberturas, integração arquitectónica, Minigeração e off-grid.

a nossa engenharia e experiência em grandes projetos de energia solar ao serviço de soluções customizadas de pequena dimensão.

MPrime é a empresa distribuidora de equipamento fotovoltaico do grupo voltalia. Em agosto de 2016, a voltalia, empresa francesa de energias renováveis, listada no mercado regulado Euronext em Paris, adquiriu a Martifer Solar e a Mprime.

a empresa fornece uma ampla gama de equipamentos solares fotovoltaicos: módulos, kits (soluções “Plug & Play”) e outros componentes fotovoltaicos.

fornecemos soluções de valor acrescentado que correspondem às necessidades dos nossos clientes

A Empresa

Os nossos serviços

a MPrime tem capacidade para planear e construir sistemas solares off-grid onde quer que estes sejam necessários. as nossas soluções off-grid podem ser personalizados de acordo com as especifidades do local e/ou aplicação a que se destinam, entregues em qualquer parte do mundo e prontas a instalar.

os nossos parceiros locais garantem a correcta instalação, operação e manutenção dos sistemas.

Para mais informações, contacte-nos ou visite o website em www.mprimesolar.com ou em www.voltalia.com

Energia Elétrica

Off-Grid

SEJA NOSSO

PARCEIRO &

(3)

O que é um Sistema Off-Grid?

Benefícios do Sistema Off-Grid

É um sistema de energia elétrica, que não está ligado à rede pública. a principal fonte de energia pode ser de origem fóssil ou renovável e produz eletricidade para os consumidores de energia autónomos.

Este sistema fornece a energia elétrica necessária em áreas remotas, onde não é possível estabelecer ligação a uma rede pública ou quando esta é uma opção muito dispendiosa.

assim, permitir o acesso a energia elétrica, satisfaz necessidades básicas, tais como: Bombeamento e purificação de água

refrigeração de alimentos iluminação

Eletrificação rural

outra vantagem deste sistema reside nos inexistentes custos das matérias-primas necessárias para produção de energia, neste caso, o Sol.

a tendência, nas últimas décadas, do aumento do preço dos combustíveis fósseis e sua previsível escalada contínua e irreversível, representa uma oportunidade para os sistemas solares fotovoltaicos, especificamente necessidades energéticas remotas.

Em locais com elevados níveis de radiação solar, os sistemas de energia solar apresentam-se como a melhor solução e economicamente viável, nomeadamente no Sul da Europa, norte de África e américa latina.

Principais características:

Solar fotovoltaico versus Diesel e rede eléctrica, procura diária de energia:

3 kWh dia -1, distância à rede: 1 Km.

Fonte: asian Journal of applied Sciences / Malaysia 2011

Custo do ciclo de vida em milhares de US$

Rede Solar Diesel

Anos

Onde reside o verdadeiro valor

dos Sistemas Off-Grid fotovoltaicos?

Este tipo de sistemas tem um grande potencial em áreas remotas, dado permitir o fornecimento energético para alguns equipamentos diretamente ligados a necessidades básicas, tais como:

iluminação isolada (interior / exterior) refrigeração de alimentos Bombeamento de água

(para beber, irrigação, saneamento, etc)

(4)

Barramento Dc

Barramento Dc Barramento ac Barramento ac

2

1

SOLUÇÕES

OFF-GRID

FOTOVOLTAICAS

Sistemas solares

fotovoltaicos

os sistemas de energia solar fotovoltaica são uma das melhores soluções para preencher as necessidades básicas em termos de energia elétrica para famílias em regiões rurais ou remotas.

Este tipo de sistema de energia é formado basicamente por painéis solares fotovoltaicos e por um inversor energético. Esta solução permite o uso de sistemas de iluminação, frigoríficos e dispositivos de comunicação, mesmo quando a rede de energia está distante e é inacessível. com base nas especificidades do local e as necessidades da população, a MPrime ou um instalador local irá ajudá-lo a tomar a decisão certa sobre a melhor solução técnica.

Sistema Híbrido

Solar Fotovoltaico

Este tipo de solução combina diferentes fontes de energia tais como a energia solar, pequenas turbinas eólicas ou geradores a diesel. Uma das vantagens dos sistemas híbridos é a possibilidade de funcionar de forma autónoma de acordo com a fonte de energia disponível no momento, e reduzir o tamanho do banco de baterias, reduzindo os custos iniciais do sistema.

Devido à combinação de diferentes sistemas, outra vantagem é a possibilidade de reduzir o custo de produção de um gerador a diesel ou mantê-lo num consumo de combustível muito baixo (apenas como reserva quando o resto das fontes não estão disponíveis). o sistema pode ser monitorizado localmente e remotamente a fim de verificar a potência energética de saída e sua respectiva fonte.

Esquema técnico

Esquema técnico

(5)

4

3

Soluções energéticas à medida

Desenvolvidos sob pedido, os contentores de energia fotovoltaica solar são uma excelente solução off-grid devido às suas características.

Basicamente, é uma solução “plug & play” que contém todos os elementos necessários para o fornecimento de energia numa área remota. os módulos solares fotovoltaicos são integrados numa estrutura que também tem um inversor de potência, baterias,

interruptores e conectores de rede.

É uma solução fácil de transportar e instalar em áreas remotas onde a procura de energia é uma realidade e onde outras fontes de energia não conseguem chegar.

também pode ser transportado, replicado e combinado com outros contentores ou sistemas de energia para garantir o abastecimento de energia num sistema de rede integrado.

Mini-eólicas,

mini-hídricas

& energia solar

Dependendo das especificidades do local e condições técnicas, a combinação de energia solar fotovoltaica e equipamentos como turbinas eólicas e /ou micro turbinas hidroelétricas, poderá ser um solução viável e um sistema energético de desempenho otimizado.

Esta solução combinada aproveita a energia disponível no momento, disponibiliza-a para consumo imediato ou para o armazenamento em baterias. numa situação muito remota em que as três fontes de energia não estejam disponíveis, o abastecimento energético é assegurado pela energia armazenada nas baterias.

(6)

6

Torres de telecomunicações

as torres de telecomunicações encontram-se frequentemente em áreas isoladas e os geradores a diesel, que habitualmente alimentam estes sistemas, são muito dispendiosos. além destes factores, a instalação de uma rede elétrica dedicada para alimentar este tipo de equipamentos torna-se inviável.

Esta solução off-grid é perfeita para satisfazer as necessidades energéticas que este tipo de equipamentos exige. composto por painéis solares, um regulador de carga e baterias, este sistema fornece energia contínua, necessária para manter um funcionamento do equipamento sem falhas.

5

Iluminação Pública

o sistema off-grid para iluminação pública é uma solução que funciona completamente isolada. É um produto composto por um candeeiro de rua do tipo lED, um módulo fotovoltaico, um controlador de carga e uma bateria. Para resolver os problemas de iluminação em áreas remotas é uma ótima solução. É simples de instalar, tem um sistema operacional totalmente automático e não necessita de cabos terrestres para se ligar entre si ou a uma rede / fonte energética. É também uma importante solução ambiental devido à energia limpa que utiliza.

Esquema técnico

Esquema técnico

Barramento Dc versão com

(7)

7

8

Bombeamento de água por energia solar

a água é a base da vida e este sistema é, sem dúvida, uma das soluções de grande valor acrescentado. Devido à escassez de água, especialmente em África e nalguns países latino--americanos, a eletricidade assumiu um papel importante no bombeamento de água, purificação e dessalinização. no entanto a rede elétrica não os sistemas de armazenamento são uma solução

viável para garantir uma fonte de energia sustentável em regiões com uma fraca rede pública, muitas vezes afetadas por cortes de eletricidade que levam a várias perdas e situações críticas em hospitais ou organizações não-governamentais (ong).

está presente em todos os lugares onde a água é necessária. o bombeamento de água por energia solar para a agricultura é uma das áreas em maior expansão no Sul da Europa, norte de África e américa latina. Sistemas customizados mas de grande rentabilidade e fiabilidade.

Quando comparado com geradores a diesel e combinados com energia solar fotovoltaica, os sistemas de

armazenamento assumem-se como uma excelente alternativa, devido à menor necessidade de manutenção, sem custos de reabastecimento e um ciclo de vida mais longo do sistema.

Sistemas de armazenamento

Esquema técnico

Esquema técnico

.

Pequenas Soluções

.

Soluções industriais

(8)

9

Eletrificação rural EPC

as pessoas, que vivem em áreas remotas, têm agora a oportunidade de dar um passo importante em termos de satisfação das suas necessidades básicas e melhoria das suas condições de vida.

com a combinação das soluções off-grid, é possível obter uma eletrificação rural e satisfazer todas as necessidades que os equipamentos elétricos exigem.

a rede poderá ter um sistema de energia solar centralizado que pode ser combinado com outros

sistemas de fonte renovável, ou em alternativa, cada instalação possuir um mini sistema que simultaneamente forneça energia e alimente a rede. Juntas, as pessoas poderão contribuir para produzir energia, a fim de satisfazer as suas necessidades básicas, tais como, iluminação, bombagem de água, necessidades energéticas em casa, em equipamentos

hospitalares, equipamentos escolares, torres de telecomunicações, etc.

Esquema técnico

(9)

MPrime Solar Solutions S.a.

Zona industrial, apartado 36 - 3684-001 oliveira de frades, Portugal tel. +351 232 811 381 | fax. +351 232 767 750

Referências

Documentos relacionados

Equações deste tipo são utilizadas para estudar o efeito de aproximações de diferenças espaciais particulares nas propriedades da solução numérica.. Deste modo, a diferencial

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Da mesma forma que o verbo fazer, o verbo haver, no sentido de existir ou acontecer, ou ainda na indicação de tempo decorrido, é impessoal, ou seja, não possui sujeito

Hipótese em que o Tribunal a quo, com ampla cognição fática, assentou que os serviços de hemodiálise prestados pelo recorrido revestem-se de natureza de prestação de

Por novas tecnologias em educação, estamos entendendo o uso da informática, do computador, da internet, do CD-ROM, da hipermídia, da multimídia, de ferramentas para

É este escritório que deverá conduzir e coordenar as atividades de elaboração do PELP, planejamento e monitoramento dos programas, projetos e processos estratégicos, e confecção,

Será exemplificada a aplicação do método proposto para a construção de um modelo comportamental de crédito (behavioral scoring), visando auxiliar tanto a administração quanto

quantos virem ou dele conhecimento tiverem que por este Juízo e Cartório tramita uma ação de Alvará Judicial que tem como parte autora Valéria César de Carvalho Ribeiro, e, para