• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO ESPECIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA (MESTRADO/DOUTORADO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO ESPECIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA (MESTRADO/DOUTORADO)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO ESPECIAL - 2017

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA (MESTRADO/DOUTORADO)

1. ABERTURA DO EDITAL

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscrições para a seleção do Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPGBot/UEFS) estarão abertas entre os dias 16 a 31 de janeiro de 2017, a portadores de Diploma/Certificado de Conclusão de Curso Superior de Duração Plena.

2. INSCRIÇÕES

As inscrições serão feitas exclusivamente em via eletrônica, por email (correio eletrônico). As mensagens de inscrição deverão ser enviadas obrigatoriamente até às 23h59min do dia 31/01/2017 para o email disponibilizado pela Secretaria do PPGBot/UEFS: selecao.botanica@uefs.br.

Para a inscrição no processo seletivo os candidatos deverão enviar para o email selecao.botanica@uefs.br, em mensagem única, os arquivos abaixo listados e com seu respectivo nome (sem abreviação) no campo de assunto da mensagem precedido de DOUTORADO ou MESTRADO – a depender da inscrição no processo seletivo. Exemplo de assunto para a mensagem: MESTRADO Fulano de Tal.

Não serão aceitas inscrições sem a totalidade dos arquivos solicitados e enviadas fora do período estabelecido acima. Os processos de inscrição serão analisados e homologados pelo Colegiado do PPGBot/UEFS. Somente os candidatos com inscrição homologada poderão se submeter às etapas do processo seletivo.

Não será cobrada taxa de inscrição.

LISTA DE ARQUIVOS PARA CANDIDATOS AO MESTRADO  Ficha de inscrição devidamente preenchida – arquivo em pdf.

Curriculum Vitae (desde 2011), versão gerada diretamente do sítio do CNPq – arquivo em pdf.

Barema de avaliação do Curriculum Vitae preenchido de acordo com os dados constantes no arquivo acima – arquivo em xlsx.

 Plano de trabalho (até cinco laudas) de dissertação preenchido - arquivo em pdf. LISTA DE ARQUIVOS PARA CANDIDATOS AO DOUTORADO

 Ficha de inscrição devidamente preenchida – arquivo em pdf.

Curriculum Vitae (desde 2011), versão gerada diretamente do sítio do CNPq – arquivo em pdf.

Barema de avaliação do Curriculum Vitae preenchida de acordo com os dados constantes no arquivo acima – arquivo em xlsx.

 Projeto de tese (até 20 laudas) de acordo com o modelos disponibilizado pela Secretaria do PPGBot na homepage do programa– arquivo em pdf.

O Curriculum Vitae de cada candidato deverá ser gerado diretamente do sítio do CNPq (www.cnpq.br), na plataforma Lattes, a partir da qual o candidato irá preencher a respectiva ficha de Publicado em DOE de 04/01/2017

(2)

avaliação para envio na mensagem de inscrição. A ficha preenchida (Barema de avaliação do Curriculum Vitae) pelos candidatos será auditada pelos membros da Comissão de Avaliação.

3. NÚMERO DE VAGAS

Serão oferecidas 46 (quarenta e seis) vagas totais, sendo 24 (vinte e quatro) para o nível de Mestrado e 22 (vinte e duas) para o nível de Doutorado, a serem disponibilizadas segundo distribuição por orientador (Anexo I).

Obs.: 10% do total será destinado à Vaga Institucional (docentes e demais servidores do quadro efetivo da UEFS), conforme Resolução CONSEPE UEFS n.063/2013

4. SELEÇÃO

A seleção será realizada no período de 13 a 17 de março de 2017, de acordo com os critérios abaixo relacionados, sendo obrigatório aos candidatos o cumprimento de todas as respectivas etapas.

As provas escritas (de inglês e de conhecimentos específicos) serão realizadas nos locais previamente indicados pela Secretaria do PPGBot, em seu sítio de internet, podendo cada candidato comparecer ao respectivo local de acordo com a cidade selecionada para seleção.

A comissão de seleção poderá, a seu critério, providenciar a aplicação de provas em cidade fora do estado da Bahia, em relação publicada no site do PPGBot/UEFS até 17 de fevereiro de 2017.

MESTRADO

Prova escrita para aferição da capacidade de leitura e compreensão de textos em inglês (eliminatória); Prova escrita de conhecimentos específicos (eliminatória);

Análise de curriculum vitae, conforme ficha disponibilizada; Entrevista (arguição sobre o plano de trabalho).

DOUTORADO

Prova escrita para aferição da capacidade de leitura e compreensão de textos em inglês (eliminatória); Prova escrita de conhecimentos específicos (eliminatória);

Avaliação do projeto de tese (eliminatório);

Análise de curriculum vitae, conforme ficha disponibilizada; Entrevista (arguição sobre o projeto).

AVALIAÇÃO DE PROJETOS (DOUTORADO)

Os projetos dos candidatos ao Doutorado serão encaminhados a pareceristas, os quais utilizarão formulário específico para avaliação. Serão considerados aprovados os projetos com nota maior ou igual a 7,0 (sete).

PROVA ESCRITA PARA AFERIÇÃO DE LINGUA INGLESA

A prova de Inglês será realizada no dia 13 de março de 2017, às 09h00min. A prova terá duração de 2 (duas) horas.É facultado o uso de dicionário.

PROVA ESCRITA DE CONTEÚDO ESPECÍFICO

A prova escrita de conteúdo específico será composta por 25 (vinte e cinco) questões, sendo 5 (cinco) de cada área de conhecimento (Sistemática de Fanerógamas, Sistemática de Criptógamas, Anatomia/Morfologia, Fisiologia Vegetal e Ecologia Vegetal). Para o nível de Mestrado, o candidato deverá responder 10 (dez) questões,à sua livre escolha. Para o nível de Doutorado, o candidato deverá responder, obrigatoriamente, as questões referentes às suas linhas de pesquisa, principal e correlata, devendo as mesmas serem indicadas na ficha da inscrição.

(3)

A prova escrita de conhecimentos específicos será realizada no dia 13 de março de 2017, com início às 14h00min. A prova terá duração de 4 (quatro) horas.

ENTREVISTA (arguição sobre o projeto)

As entrevistas serão realizadas no período de 14 a 15 de março de 2017. Os horários, o local e a lista dos candidatos serão divulgados no sítio do PPGBot (www.ppgbot.uefs.br) e no mural da Secretaria do Programa, LABIO – sala 06(UEFS). Para os candidatos que fizerem provas escritas fora de Feira de Santana a entrevista será feita via internet, no mesmo período, conforme as informações disponibilizadas previamente na página do PPGBot.

Durante as entrevistas à distância, os candidatos deverão assegurar a transmissão de áudio e vídeo aos respectivos membros da Comissão de Seleção.A Comissão de Seleção e o PPGBot se isentam de problemas de transmissão da entrevista. Para cada candidato, serão feitas até três tentativas de restabelecimento de contato via internet.A entrevista dos candidatos que fizerem prova em Feira de Santana será presencial.

AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO

Os currículos serão analisados pela comissão de seleção, utilizando a ficha previamente preenchida pelos candidatos a partir de seu respectivo Curriculo Vitae. Os itens pontuados serão somados e convertidos em notas de 0 a 10 de acordo com critérios estabelecidos pela comissão de seleção.

5. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Para composição da nota final, será calculada uma média ponderada, na qual será adotado peso diferenciado para cada uma das provas seletivas. Será considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo a nota 7,0 (sete) na média final, desde que tenha obtido nota igual ou superior a 5,0 (cinco) na prova de conteúdo e logrado proficiência na prova escrita de Inglês.

Fórmula de cálculo para média final:

MESTRADO =Prova de conteúdo × 0,6 + Entrevista× 0,2 + Currículo × 0,2

DOUTORADO = Prova de conteúdo × 0,4 + Entrevista × 0,2 + Currículo × 0,2 + Projeto × 0,2 Os resultados serão divulgados até o dia 17 de março de 2017. Contudo, sua validação ocorrerá a partir da homologação pelo Colegiado do PPGBot/UEFS.

6. RECURSOS

Caberá recurso quanto ao resultado final divulgado pela comissão de seleção, o qual deverá ser encaminhado pelos candidatos ao Colegiado do PPGBot/UEFS, em até dois dias úteis após a divulgação do resultado.Os recursos deverão ser apresentados em formulário específico, disponível no site do PPGBot/UEFS.Terá direito a recurso o candidato que se submeter a todas as etapas do certame.

7. MATRÍCULAS

Os candidatos aprovados poderão efetuar sua matrícula em abril de 2017, conforme convocação da secretaria do PPGBot. Os selecionados deverão comparecer à Divisão de Assuntos Acadêmicos pessoalmente ou através de representante munido de procuração, na data a ser marcada pela mesma para a entrega da documentação abaixo especificada e para efetivação da matrícula. Não serão aceitos documentos rasurados, com divergência de datas, de dados ou com qualquer outra divergência e/ou estado que comprometa sua legibilidade. Perderá o direito à vaga aquele que não apresentar a documentação completa e correta até a data definida para matrícula.

(4)

Deverão ser entregues, no ato da matrícula, originais e cópia de toda a documentação, ou cópias já autenticadas em cartório:

 Formulário de matrícula inicial devidamente preenchido e assinado pelo(a) candidato(a) aprovado(a) e respectivo(a) professor(a) orientador(a);

 Ficha de cadastro devidamente preenchida e assinada pelo(a) candidato(a) aprovado(a);  Cópia do histórico escolar do Mestrado, se necessário;

 Cópia do diploma/certificado de curso de Mestrado, se necessário;  Diploma de Graduação ou certificado de conclusão de curso;  Histórico escolar de graduação;

 Certidão de Nascimento ou casamento (obrigatória para o estado civil casado);  Documento de identidade;

 CPF;

 Título de Eleitor;

 Comprovante de votação da última eleição ou certificado de quitação com a justiça eleitoral;  Certificado de Reservista (somente para selecionado do sexo masculino até 45 anos);  Uma foto 3x4.

Para os alunos que, no ato da matrícula, apresentarem certificado de conclusão de curso, informamos que este tem validade de 1 (um) ano a partir da data de sua expedição, devendo o aluno, neste prazo, apresentar o respectivo diploma. Diplomas, históricos e todos os documentos pessoais deverão ser entregues em cópias autenticadas ou com os respectivos originais. Os documentos apresentados na inscrição não poderão ser utilizados para efetuar matrícula, devendo ser apresentadas novas cópias.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos neste edital serão decididos pela Comissão de Seleção.

Feira de Santana, 04 de janeiro de 2017

Eurelino Teixeira Coelho Neto Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

(5)

ANEXO I: VAGAS PARA SELEÇÃO ESPECIAL PPGBOT 2017

MESTRADO E DOUTORADO

SELEÇÃO ESPECIAL 2017

Professores

MS

DR

Contatos

Abel Augusto Conceição 1 1 abel18@gmail.com

Alessandra S. Schnadelbach 1 1 alessandra.schnadelbach@gmail.com

Alessando Rapini 2 2 rapinibot@yahoo.com.br

André Márcio Araujo Amorim 0 1 amorim.uesc@gmail.com

Angélica Luchese 1 0 angelica.lucchese@gmail.com

Carlos Wallace do N. Moura 2 2 carloswallacemoura@gmail.com

Cássio van den Berg 2 2 vcassio@gmail.com

Claudinéia Regina Pelacani 1 0 claudineiapelacani@gmail.com Daniela Santos Carneiro Torres 1 1 dscarneiro@hotmail.com Domingos Benício O. S. Cardoso 0 2 cardosobot@gmail.com

Emília de Brito Valente 2 0 ebvalente@gmail.com

José Alves de Siqueira Filho 2 1 pcicjas@superig.com.br

José Marcos de Castro Nunes 2 2 jmcnunes@ufba.br

Ligia Silveira Funch 1 1 ligiafunch@yahoo.com

Luciano Paganucci de Queiroz 1 1 luciano.paganucci@gmail.com

Luís Fernando Pascholati Gusmão 2 2 lgusmao@uefs.br

Marcos da Costa Dórea 1 0 mcdorea@gmail.com

Patrícia Luz Ribeiro 1 1 patyluzribeiro@yahoo.com.br

Reyjane Patrícia de Oliveira 0 1 rpatricia@uefs.br

Tânia Regina Santos Silva 1 1 trssilva@uol.com.br

(6)

ANEXO II: PROGRAMA PARA AS PROVAS DE CONHECIMENTO GERAL

SELEÇÃO ESPECIAL PPGBOT 2017

SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS

1. Sistemas de classificação botânica;

2. Nomenclatura e tipificação botânica;

3. Sistemática de Eudicotiledôneas, Angiospermas Basais e Monocotiledôneas;

4. Sistemática das Gimnospermas;

5. Filogenia e evolução.

Bibliografia recomendada:

GIFFORD, E.M.&FOSTER, A.S. 1989. Morphology and Evolution of Vascular Plants, 3a ed. Freman And Co., New York, EUA.

JUDD, W.S; CAMPBELL, C.S.; KELLOG, E.A.; STEVENS, P.F. & DONOGHUE, M.J. 2009. Plant systematics: a phylogenetic approach. 3 ed. Sinauer Associates Inc., Sunderland.

RAVEN, P.H.; EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. 2007. Biologia vegetal. 7ª ed., Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro.

SOLTIS, D.E.; SOLTIS, P.S.; ENDRESS, P.K. & CHASE, M.W. 2005. Phylogeny and evolution of angiosperms. Sinauer Associates, Sunderland.

SOUZA, V.C. & LORENZI, H. 2012. Botânica sistemática: guia ilustrado para a identificação das famílias de angiospermas da flora brasileira, baseado em APG II. 3ª edição, Intituto Plantarum, Nova Odessa.

SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMAS

1. Filogenia e evolução de Algas, Briófitas, Pteridófitas e Fungos;

2. Morfologia e taxonomia das divisões de Algas (macro e microalgas);

3. Morfologia e taxonomia de Fungos;

4. Morfologia e Taxonomia de Briófitas;

5. Morfologia e Taxonomia de Pteridófitas.

Bibliografia recomendada:

LEE, R.E. 2008. Phycology. 3rd ed. Cambridge University Press. Cambridge

MAUSETH, J.D. 2003. Botany. An introduction to the plant biology. 3a ed. Jones and Bartlett Publishers. Massachusets.

RAVEN, P.H., EVERT, R.F. &EICHHORN, S. 2007. Biologia Vegetal. 7ª ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.

VAN DEN HOEK, C., MANN, D.G. &JAHNS, H.M. 1999. Algae. An introduction to phycology. Cambridge University Press. Cambridge.

ANATOMIA/MORFOLOGIA

1. Célula vegetal: estrutura e função;

2. Tecidos: meristemas, parênquima, colênquima, esclerênquima, epiderme, periderme,

xilema, floema e estruturas secretoras;

3. Anatomia e morfologia de órgãos vegetativos: raiz, caule e folha;

4. Anatomia e morfologia de órgãos reprodutivos: estróbilos e flor;

5. Anatomia e morfologia de frutos e sementes.

(7)

Bibliografia recomendada:

APPEZZATO–DA-GLÓRIA, B.; CARMELLO-GUERREIRO, S.M. 2010. Anatomia Vegetal. Viçosa UFV. BELL, A.D. 1998. Plant Form: na illustrated guide to flowering plant morphology. Oxford University Press.

New York.

ESAU, K. 1974. Anatomia das plantas com sementes. Edgard Blucher/EDUSP. São Paulo.

GONÇALVES, e.g. & LORENZI, H. 2011. Morfologia Vegetal. 2ª Ed. Instituto Plantarum. São Paulo. JUDD, W.S; CAMPBELL, C.S.; KELLOG, E.A.; STEVENS, P.F. & DONOGHUE, M.J. 2009. Plant

systematics: a phylogenetic approach. 3 ed. Sinauer Associates Inc., Sunderland.

RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S. 2007. Biologia Vegetal. 7ª ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.

ECOLOGIA VEGETAL

1. Estrutura e dinâmica de comunidades terrestres e aquáticas;

2. Biodiversidade: conceito, métodos de mensuração e conservação;

3. Características e classificação dos biomas brasileiros;

4. Competição e outras interações entre plantas;

5. Polinização e dispersão.

Bibliografia recomendada:

BEGON, M., HARPER, J.L. &TOWNSEND, C.R. 2005. Ecology. From Individuals to Ecosystems. Blackwell, Oxford.

GUREVITCH, J. & SCHEINER, S.M. 2009. Ecologia Vegetal. 2a ed., Artmed, Porto Alegre. PRIMACK, R.B. & RODRIGUES, E.. 2001. Biologia da Conservação. Londrina.

RIZZINI, C.T. 1997. Tratado de fitogeografia do Brasil. Aspectos ecológicos, sociológicos e florísticos. 2a ed. Âmbito Cultural, Rio de Janeiro.LARCHER, W.2000. Ecofisiologia Vegetal.Editora Rima.

TERRADAS, J. 2001. Ecología de La Vegetación: de La ecofisiología de lãs plantas a La dinâmica de comunidades y paisajes. Ediciones Omega.

FISIOLOGIA VEGETAL

1. Relações hídricas;

2. Nutrição Mineral;

3. Fotossíntese;

4. Hormônios vegetais.

Bibliografia recomendada:

CASTRO, P.R.; KLUGE, R.A. & PERES, L.E.P. 2005. Manual de Fisiologia Vegetal: teoria e prática. Editora Agronômica Ceres.

TAIZ, L. & ZEIGER, E. 2009. Fisiologia Vegetal. 3ª Ed.. Porto Alegre. Artmed. LARCHER, W. Ecofisiologia Vegetal. 2ª ed. Editora Rima. São Carlos.

KERBAUY, G.B. 2008. Fisiologia Vegetal. 2ª ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.

RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S. 2007. Biologia Vegetal. 7ª ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.

SALISBBURY, F.B. & ROSS, C.W. 1992. Plant Physiology.. 4ª ed. Belmont. Wadsworth Publishing Company.

Referências

Documentos relacionados

SUPLENTE: Pedro Adriano Cruz Escola Secundária Gomes Teixeira,

Apresenta transição gradual ou clara para a camada sub-superficial (B) que tem de 40-50 cm de espessura, argilosa (argila a argila-arenosa) e um conteúdo variável de

Os Distribuidores e Concessionários não são agentes da Jaguar Land Rover Limited e não possuem qualquer autoridade para vincular a Jaguar Land Rover através de qualquer ação

Nos termos do artigo 24 da Instrução CVM 400, a quantidade de Ações inicialmente ofertada (sem considerar as Ações Adicionais) poderia ter sido, mas não foi, acrescida em até

Para assegurar que a solução de cali‐ bração não alterou a condutibilidade devido a evaporação ou propagação, recomendamos vivamente que a conduti‐ bilidade da solução

Se o campo 13 – Código na Operadora / 14 – Nome do Contratado for preenchido com os dados do Prestador Contratado Pessoa Física (PF), este campo será preenchido

( ) porque um exemplo é a frase “O caminhão foi batido pelo carro”. Crianças surdas que leem segundo a estratégia de leitura da ordem de superfície podem ler que

Os Estados-membros estão hoje muito atentos aos fluxos migratórios, até porque os números têm consequências e não podem ser ignorados, explica Frattini: „Nos primeiros 10 meses de