• Nenhum resultado encontrado

TARGET2-Securities (T2S) NOTA SOBRE A REUNIÃO DO NUG PORTUGUÊS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TARGET2-Securities (T2S) NOTA SOBRE A REUNIÃO DO NUG PORTUGUÊS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

TARGET2-Securities (T2S) – NOTA SOBRE A REUNIÃO DO NUG PORTUGUÊS

Local: Banco de Portugal (Sala 6.1.8) Data: 9 de junho de 2015 pelas 10h30

Instituições presentes: Participantes: Banco de Portugal:

Departamento de Sistemas de Pagamentos (DPG) Jorge Egrejas Francisco Tereza Cavaco

António Rocha Martins Dora Margarida Jorge Fernando Chau Anabela Mendes João Sarilho Fabio Michelli Departamento de Mercados e Gestão de Reservas

(DMR)

Miguel Vale Anabela Cardoso

CMVM Sandra Lage

INTERBOLSA Hugo Rocha

Rui Matos

CGD Ricardo Ribeiro

BCP Luís Castanho Ferreira

BNP Paribas Bernardo Silva

Banco Santander Totta Rita Roque

Banco Português de Investimento Carlos Ferreira Machado

Novo Banco Bruno Pinho

Deutsche Bank AG Pedro Campos

Citibank International PLC, Sucursal em Portugal Giselle Toloi

SIBS FPS Miguel Maurício

Instituições ausentes:

APB - Associação Portuguesa de Bancos LCH.Clearnet SA

(2)

2

1.

Projeto T2S no Banco de Portugal – Desenvolvimentos recentes, regulamentação, formação e testes

A data de arranque (go-live) do T2S, de 22 de junho p.f., foi confirmada pelas entidades responsáveis pelo projeto e contará com a migração de 4 CSD; uma nova data da migração da CSD italiana, Monte Titoli, está a ser equacionada (em agosto ou setembro próximo), tendo em conta os impactos desta alteração nas múltiplas atividades programadas para esse período.

A plataforma de teste T2S tem apresentado alguma instabilidade, o que afetou os testes planeados de funcionamento do dia de negócio. Simultaneamente, constata-se a existência de uma quantidade considerável de defeitos, não críticos, por resolver, nomeadamente ligados à performance do GUI - Graphical

User Interface, à produção de relatórios e à reconciliação dos títulos. A nova

versão da plataforma de 22 de maio apresentou melhorias significativas. Anota-se alguma preocupação com a possibilidade de os problemas da plataforma, já em ambiente de produção, poderem vir a ocasionar algum impacto na SSP do TARGET2, nomeadamente em termos de atrasos nos fechos de dia, afetando as instituições financeiras participantes.

Relativamente ao enquadramento jurídico do T2S, o BdP enviou a Carta Circular 2015/46, de 5 de junho, sobre as alterações do Regulamento do TARGET2-PT, nomeadamente as condições da abertura das Contas de Numerário Dedicadas (CND - DCA na nomenclatura inglesa), a possibilidade de os participantes do

TARGET2 possuírem mais do que uma conta de numerário dedicada e o

preçário dos serviços do T2S na vertente “cash”.

Os testes de aceitação (EAT) continuam a decorrer, prevendo-se que a aceitação do software do T2S seja dada, no limite, na data do go-live.

As CSDs e os BCNs participantes na primeira janela de migração cumpriram com sucesso o plano estabelecido e os testes de comunidade (com a participação dos intermediários financeiros) foram iniciados em 2 de março.

(3)

3

Por seu turno, o BdP cumpriu todos os Synchronization Points programados até junho de 2015, tendo recebido certificação do BCE para a segunda janela de migração; em colaboração com a Interbolsa, o BdP participou nos ensaios das atividades de migração, bem como no início dos testes multilaterais; colaborou com a SIBS na criação de condições para a troca de mensagens com o T2S (ambiente de testes MIG2); e iniciou o processo de preparação dos testes de comunidade (através do envio dos formulários para registo do static data e da aprovação do e-ordering dos DCP DCA holders vertente cash).

Adicionalmente, o BdP realizou um conjunto de consultas associado ao T2S e 7 sessões de formação para a comunidade nacional. Para o corrente ano, estão ainda previstas uma sessão, a realizar em julho, dedicada ao T2S GUI e outra, em setembro, sobre os procedimentos operacionais, faturação e procedimentos de contingência. Relativamente às atividades em curso, assinalam-se algumas datas relevantes: 24 de agosto, para a certificação de que a comunidade nacional está pronta para os testes de comunidade; 21 de setembro, para início dos testes de comunidade da segunda janela.

2. Plano de Adaptação da Interbolsa – Desenvolvimentos recentes

A plataforma T2S apresenta problemas nos testes muito perto da data go-live, uma situação que comporta riscos significativos. Problemas de conceção e de planeamento têm sido relativamente evidentes: ambiente de testes com capacidade exígua; instabilidade da plataforma nos User Testing; GUI muito lento.

Uma empresa internacional acompanha os trabalhos de adaptação da Interbolsa ao T2S, certificando os progressos registados. Por sua vez, o BCE deu indicação de que a Interbolsa concluiu com sucesso os testes de certificação do T2S. O CSD Steering Group reúne no próximo dia 11 de junho, devendo ser favorável ao cenário de migração do Monte Titoli junto à 1ª janela, em final de agosto ou setembro.

(4)

4

A IB vai realizar sessões de formação do T2S nos próximos dias 9 e 10 de julho no Porto, dedicadas às questões específicas na área dos títulos. No 3º e 4º trimestres deste ano, a IB fará formação do novo STD e do T2S GUI, bem como para os procedimentos operacionais e questões do preçário.

Relativamente aos resultados dos inquéritos sobre Client Readiness (último trimestre de 2014), as instituições participantes da IB não indicaram situações críticas na adaptação aos serviços do T2S.

3. Atividades da SIBS para adaptação da AT2 ao T2S – Ponto de situação

As atividades da SIBS na adaptação da aplicação AT2 ao T2S em 2015 suportam a participação das instituições financeiras como DCP na vertente “cash” no T2S. No geral, a SIBS tem planeado ações que suportam as instituições financeiras na gestão da liquidez, tendo em conta as novas versões da plataforma SSP do TARGET2 e da implementação do ILM do Basileia III. A formação da nova aplicação AT2 está programada para setembro próximo e a SIBS disponibilizou já 2 Manuais atualizados da AT2, que inclui as novas funcionalidades adaptadas aos serviços do T2S.

As instituições financeiras com acesso DCP na vertente “cash” do T2S têm de desenvolver um conjunto de atividades, nomeadamente o e-ordering na SWIFT (com apoio da SIBS), o preenchimento de Formulários DCPs; e a preparação de testes de conectividade à plataforma T2S.

4. Atividade dos stakeholders na adaptação ao T2S (Client Readiness Monitoring)

Os representantes dos bancos CGD, Millenium BCP, Novo Banco, Santander Totta e BPI informaram o NUG-PT sobre as respetivas atividades de adaptação ao T2S. Todas as instituições criaram um grupo de alto nível, interdepartamental, responsável pela direção das atividades dos respetivos planos de adaptação,

(5)

5

reunindo periodicamente na avaliação das atividades. A participação do departamento de IT é comum e referida como essencial na concretização das ações de adaptação; nalguns casos, para além dos departamentos de Títulos e de Tesouraria, a Organização, a Contabilidade e mesmo o departamento jurídico fazem também parte das ações em desenvolvimento.

Muitas instituições vão instituir mudanças nos processos e nos horários das atividades, procurando melhores sinergias e melhor foco nos seus negócios. Em termos de formação, todas as instituições participam nas ações de formação do BdP, da IB e da SIBS e têm planos e ações de formação internas.

5. Outros assuntos

Não havendo mais assuntos a abordar, o Presidente indicou a realização, em princípio, da próxima reunião do NUG-PT numa data perto do Go-live da 2ª janela de migração, a acordar com todos os membros.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

recursos e meios para diagnóstico e tratamento dos agravos relacionados com o trabalho, além de não haver sistema de referência e contra-referência claramente definido. E)

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for