• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO NO CONTEXTO DOS EDIFÍCIOS PARA BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO NO CONTEXTO DOS EDIFÍCIOS PARA BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO NO CONTEXTO DOS

EDIFÍCIOS PARA BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Samir Hernandes Tenório Gomes

1

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo de pesquisa realizar análises de desempenho físico (medições, vistorias técnicas) e aferição de satisfação dos usuários em ambientes de bibliotecas universitárias. Além disso, visou analisar de que forma a Avaliação Pós-Ocupação (APO) pode contribuir na compreensão das bibliotecas universitárias, sob o ponto de vista técnico-funcional, oferecendo subsídios de avaliação destes espaços. A aplicação desse conjunto de métodos e técnicas, especificamente relacionado às questões do ambiente construído e do comportamento humano, sugere a implementação de melhorias das bibliotecas universitárias, vislumbrando não só os espaços e os serviços tradicionais desses edifícios, como também novos recursos e meios no ambiente construído. O estudo visou também possibilitar a obtenção de resultados mais precisos e abrangentes no que se refere ao desempenho físico dos edifícios eleitos e na elaboração de futuros projetos. Palavras-chave: bibliotecas universitárias; avaliação pós-ocupação; avaliação do ambiente construído.

ABSTRACT

This paper aimed to perform analysis of research on physical performance (measures, technical survey) and measurement of user satisfaction in an environment of academic libraries. Furthermore, it aimed to examine how the Post-Occupancy Evaluation (POE) can help in understanding the university libraries, under the technical-functional point of view, offering subsidies for evaluating these spaces. The application of this set of methods and techniques specifically related to issues of the built environment and human behavior, suggests the implementation of improvements in academic libraries, considering not only the spaces and the traditional services of such buildings, but also new resources and means in the built environment. The paper also aimed to enable the achievement of more accurate and comprehensive results regarding the physical performance of the elected buildings and the preparation of future projects.

Keywords: academic libraries, post-occupancy evaluation, assessment of the built environment.

1 Professor Assistente Doutor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – UNESP – Campus de Bauru.

(2)

1 INTRODUÇÃO

Apesar dos esforços contínuos no entendimento das operações e dos serviços de bibliotecas universitárias no Brasil, poucos exemplos têm se produzido na área da arquitetura que, efetivamente, do ponto de vista metodológico, contribuam em recomendações sobre problemas técnico-construtivos, funcionais e comportamentais para a biblioteca universitária. Esse fato pode ser explicado, como afirma ORNSTEIN & ROMÉRO (1992), em razão da dificuldade de aplicação de avaliações nas atividades cotidianas, como também na recusa ou não aceitação por parte dos agentes envolvidos no uso, manutenção e administração dos espaços estudados. De forma análoga, o caso das bibliotecas universitárias tem refletido essa situação, valorizando principalmente as etapas de planejamento/programação, projeto e construção, esquecendo-se ou anulando-se importantes esforços de avaliação sistêmica pós-ocupação do ambiente construído.

É relevante entender que, as avaliações e as recomendações sobre os edifícios de bibliotecas universitárias têm como propósito situar-se no contexto do progressivo interesse dos serviços bibliotecários na sociedade, oferecendo também para a universidade, uma ferramenta de melhoria nas atividades desenvolvidas, na correção de falhas e na anulação das carências dos serviços. Há, entretanto, de se avaliar a situação desses ambientes na realidade atual, seus principais impactos em termos de usos, satisfação de seus usuários e eventuais demandas existentes. Como em qualquer programa arquitetônico, a biblioteca universitária deve propiciar condições ambientais favoráveis de qualidade, com as quais ela possa desempenhar suas atividades no oferecimento de informação e conhecimento à sociedade.

2. Contribuição da Avaliação Pós-Ocupação no contexto das Bibliotecas Universitárias

Na esfera internacional, vários exemplos têm sido constatados na avaliação sistemática de ambientes construídos de bibliotecas universitárias, principalmente, buscando a fundamentação científica para a tomada de decisões quanto às alternativas de projetos nesses espaços, sempre seguindo abordagens e fases metodológicas semelhantes em pesquisas aplicadas em APO.

Um dos principais exemplos dessa área é o NCEF (2006) -National Clearinghouse for Educational Facilities, localizado na cidade de Washington, EUA e criado em 1997, o centro tem como função básica fornecer informações e subsídios no planejamento, na construção e na melhoria dos espaços e equipamentos destinados às atividades escolares. Um dos setores atendidos pelo NCEF é o que se refere aos projetos de bibliotecas universitárias, disponibilizando um acervo

(3)

completo de relatórios, pesquisas, livros, artigos de jornais e abordagens que exploram o planejamento, o projeto, a construção e a operação de bibliotecas universitárias.

A ALA – American Library Association (2004) é outro órgão que vem cooperando nas atividades de avaliações e análises de bibliotecas universitárias no EUA, disponibilizando importantes padrões voltados ao planejamento e operação física desses edifícios. O relatório Standards for Libraries in Higher Education referenda a importância da aplicação da avaliação no âmbito da biblioteca universitária, a fim de promover ajustes aos objetivos propostos e potencializar a interação entre todos os atores envolvidos nas atividades cotidianas do ambiente construído. Além disso, a pesquisa enfatiza e recomenda a participação direta dos usuários nas decisões relativas aos projetos de remodelação de espaços e alterações de layouts em ambientes de bibliotecas universitárias.

Dois autores, LACKNEYL, J.A. & ZAJFEN, P. (2005), trabalham o tema da avaliação pós-ocupação na Biblioteca da Universidade de Palm Desert, Califórnia, EUA. As análises envolvem os aspectos relativos à funcionalidade espacial, conforto ambiental, disposição do acervo bibliográfico e, principalmente, entrevistas e questionários aplicados aos usuários, investigando o nível de satisfação e as expectativas concernentes ao ambiente construído da biblioteca em questão. O estudo estabelece elementos importantes finais de análises e recomendações, formatando um importante documento de planejamento para a direção da universidade.

O estudo de SILVER, S. & NICKEL, L.T. (2002) descreve uma pesquisa realizada na Biblioteca da Universidade do Sul Flórida (USF), EUA, com a finalidade de avaliar o ambiente construído desse edifício em função das atividades e necessidades desenvolvidas pelos usuários. Foram aplicados questionários e entrevistas para coleta de dados no sentido de aferir o nível de satisfação dos usuários (funcionários, estudantes e visitantes). Logo a seguir, executou-se a tabulação dos dados com o objetivo de determinar quais os pontos positivos e negativos estavam relacionados com os elementos do desempenho do ambiente construído. Ao final, o trabalho revela uma descrição sucinta de procedimentos e de técnicas adotadas, com o intuito de promover recomendações e diretrizes técnicas dos ambientes avaliados.

SANNWALD (2001) enumera em sua pesquisa, uma completa lista de elementos de verificação projetual, através da avaliação e da análise do ambiente construído de projetos de bibliotecas universitárias, por intermédio da participação dos usuários. O autor denomina está metodologia como “lista de verificação”, englobando inclusive, a possibilidade de avaliação das novas formas do desenho espacial, decorrentes das redes de computadores, como por exemplo, internet, bancos de dados e intranet.

Um dos principais exemplos no contexto internacional, concernentes à aplicação das metodologias da APO, vêm sendo desenvolvidas na Nova Zelândia. Nesse país, as avaliações e as

(4)

análises sistemáticas dos ambientes construídos visam criar procedimentos que estimulem o desenvolvimento de propostas que colaboram ao bem-estar do usuário. O conceito básico desse trabalho é o uso de ambientes construídos entendidos como forma de apropriação dos espaços na operação e na manutenção, ou seja, o estabelecimento de programas eficientes de manutenção (preventiva e corretiva), em todos os segmentos da construção civil, arquitetura, engenharia, etc.

Na Inglaterra, outro importante pais no contexto da APO, surge no ano de 1995 é o PROBE (2006) – Post-Occupancy Review of Buildings and Their Engineering – uma organização independente que tem a função de fornecer informações e subsídios no planejamento, na construção e na melhoria de ambientes construídos de edifícios públicos. O órgão ainda conta com um corpo de profissionais e de técnicos envolvidos em programas de capacitação ligados à área da avaliação pós-ocupação, além de disseminar normas, padrões e resultados através do jornal Building Services Journal e pela internet. Com a introdução dos métodos e procedimentos da APO nos edifícios de bibliotecas universitária na Inglaterra, foi possível conscientizar os principais agentes envolvidos no uso, operação e manutenção destes edifícios, além de criar uma cultura associada ao feedback das operações do bem-estar e à produtividade dos usuários. Outro ponto relevante foi o desenvolvimento, por parte do PROBE, de manuais, diretrizes, padrões e normas para projetos futuros de ambientes construídos das bibliotecas acadêmicas.

3 Definição da amostra e caracterização do estudo de caso

Este trabalho inseriu-se na tese de doutorado intitulada “EDIFÍCIOS PARA BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: perspectivas e diretrizes a partir da Avaliação Pós-Ocupação” e teve como objetivo, a utilização de estudos de caso como estratégia de pesquisa, de forma que se pudesse responder por meio de casos práticos e reais, às perguntas relacionadas ao espaço da pesquisa. O universo do trabalho foi composto por dois edifícios de bibliotecas universitárias, sendo a (1) Biblioteca Central do Centro Universitário Senac/Santo Amaro, na cidade de São Paulo (SP) e a (2) Biblioteca Central da UNESP - Universidade Estadual Paulista do campus da cidade de Marília (SP).

Com base nas respostas obtidas foi possível investigar a validade das proposições teóricas, cuja duas questões básicas foram: (1) Após a realização de análise de desempenho físico dos ambientes de bibliotecas universitárias, como seria possível determinar intervenções e melhorias nos objetos analisados? (2) Quais os fatores ambientais e qual a possibilidade de relacioná-los na determinação da satisfação dos usuários em ambientes de bibliotecas universitárias?

A pesquisa teve como proposta, a utilização de técnicas e procedimentos quantitativos e qualitativos no sentido de envolver dados representativos. De um lado, pretendeu-se estruturar as

(5)

informações quantitativas relacionadas aos índices, perfil dos objetos escolhidos e dados que pudessem estabelecer comparações entre os resultados obtidos, quando possíveis. E por outro lado, a avaliação qualitativa que visou trabalhar com os valores, hábitos, crenças, representações, atitudes e opiniões, podendo assim, executar uma abordagem interpretativa no sentido de compor o contexto sob o qual se inseriu o fenômeno estudado (ORNSTEIN & ROMÉRO, 1992; MINAYO & SANCHES, 1993).

3.1 Atualização e cadastro do Objeto de estudo

Esta etapa teve como objetivo principal, executar o levantamento da ‘memória’ projetual do ambiente construído das bibliotecas universitárias escolhidas, por meio do resgate do projeto original (plantas, cortes, fachadas, implantação, etc), bem como levantar dados e informações visuais (fotos da época da época da construção e dados cadastrais). Esses procedimentos intentaram construir um panorama geral das edificações, de forma a compreender o contexto atual e histórico de objeto analisado. Nessa fase ainda, ocorreram as entrevistas com as pessoas-chave envolvidas no processo de projeto e construção das bibliotecas, como por exemplo, arquitetos, engenheiros responsáveis, construtores, etc.

A etapa da coleta de dados relacionada ao objeto em questão foi de suma importância nas fases posteriores ao processo avaliativo-qualitativo proposto. Intitulada também ‘as built’ 2esta operação teve a função de atualizar as informações cadastrais das plantas e projetos complementares dos ambientes selecionados, além de constituir um acervo importante, tanto para a pesquisa de APO direcionada aos edifícios escolhidos, como para as próprias instituições envolvidas.

3.2 Levantamento da População

O levantamento da população avaliada foi vinculado com a elaboração do cadastro dos edifícios das bibliotecas universitárias escolhidas, podendo dimensionar quais as amostras representativas dos diversos extratos que compuseram estes edifícios. No caso deste estudo de bibliotecas universitárias, por exemplo, priorizaram-se os seguintes extratos: alunos (graduação); alunos (pós-graduação); professores por tipo de regime de trabalho; funcionários; funcionários e alunos de outras instituições superiores; visitantes; pessoal da manutenção e limpeza.

2 O termo ‘as built’ na área da arquitetura para designar ‘como construído’ e tem a função de indicar as medidas reais

executadas na obra. No caso específico da APO, as atividades se direcionam no sentido de executar um completo levantamento dimensional de todos os ambientes do edifício analisado, no momento da pesquisa.

(6)

3.3 Determinação da Amostra

No caso de uma APO, teve-se à amostra de espaços e ambientes construídos e à amostra da população usuária deste ambiente como um todo, dividida por extratos. Nestes casos, adotaram-se medidas capazes de controlar as propriedades da amostra, isto é, instrumentos capazes de aumentar a probabilidade de que os resultados esperados da amostra não ficassem muito distantes de como a população de usuários se apresentava. Portanto, para esse fim, foi necessário estabelecer um plano de amostragem representativa que se vincule a menor margem de erro possível, em função dos objetivos propostos.

3.4 Instrumentos e Técnicas Utilizadas

A proposta de se procurar sistematizar cientificamente os métodos possíveis utilizados no entendimento do processo projetual de edificações, mais precisamente, os métodos de avaliação aplicados ao ambiente construído, vem sendo utilizados já há alguns anos por importantes pesquisadores (PREISER, 1988; SANOFF, 1992; FEDERAL FACILITIES COUNCIL, 2001). A sistematização permanente de metodologias de projeto como forma de se conceber instrumentos confiáveis seguros de gerar e controlar estratégias das equipes multidisciplinares de projeto tem se mostrado o caminho mais adequado para minimizar e reduzir falhas nos níveis de criação, execução e operação do projeto (PREISER & VISCHER, 2005).

3.5 Os Métodos

Como foi explanado anteriormente, o caminho mais seguro para se obter uma avaliação correta do ambiente construído, é a utilização de métodos adequados, do ponto de vista tecnológico, que racionalizem todo esse processo. As técnicas aplicadas tiveram o objetivo de viabilizar e obter resultados confiáveis e fidedignos em relação à avaliação dos ambientes construídos da pesquisa, ou seja, das bibliotecas universitárias escolhidas. Os métodos escolhidos e aplicados à pesquisa foram: Vistorias técnicas ao edifício (walkthroughs), Registros fotográficos, Contatos com os usuários, Grupos focais, Entrevistas, Questionários e Mapas de Descobertas.

(7)

3.6 Tabulação dos Dados

Cumpridas as etapas descritas anteriormente, o próximo passo foi à tabulação dos dados da pesquisa, feitas a partir das freqüências absolutas, das quais se obteve a freqüência relativa em percentuais, a moda e o desvio padrão. É necessário salientar que, a tabulação dos dados teve como base, os levantamentos realizados em campo, através das quais usuários e técnicos atribuíram valor a distintas variáveis e, partir daí, foi executado os diagnósticos dos principais pontos positivos e negativos do ambiente construído.

3.7 Mapa de Descobertas

O Mapa de Descobertas pode ser definido como uma metodologia de levantamento visual-esquemático que identifica questões de localização, inadequações às situações existentes, barreiras, territórios e outras variáveis, através de comentários e esquemas figurativos anotados na planta do local. Ou seja, o mapa de descobertas foi uma forma gráfica utilizada de demonstração sintetizada dos diagnósticos e dos levantamentos efetuados no ambiente construído e teve a principal característica de fazer parte da observação direta da avaliação. Esse método procurou aliar o levantamento fotográfico, as informações colhidas no local e a planta gráfica dos edifícios escolhidos, agrupando numa seqüência de tópicos e de observações.

3.8 Levantamento dos Elementos de Desempenho Físico

Dessa maneira, a avaliação que se realizou nos ambientes selecionados para esta pesquisa, englobou dados pertinentes ao sistema técnico-construtivo e funcional. Vale lembrar que, somados a esses levantamentos técnicos, foi agregado às informações levantadas junto aos usuários, servindo de base comparativa, portanto, às análises de critérios de desempenho dos ambientes analisados.

O principal foco de interesse nestes fatores relaciona a importância que eles oferecem para o aumento do desempenho dos edifícios das bibliotecas universitárias no âmbito da pesquisa. PREISER (1998) reforça essa visão dizendo que os fatores funcionais dão base a todas as funções internas do edifício, sendo co-autores nas necessidades específicas da organização e do usuário, de forma quantitativa e qualitativa. Neste estudo de caso, os fatores funcionais fixados foram: Dimensionamentos mínimos; Armazenamento; Flexibilidade; Circulações; Acessibilidade; Comunicação visual; Ergonomia e Conforto Ambiental.

(8)

3.9 Diagnóstico e Recomendações

Nesta etapa da pesquisa, os resultados foram consolidados através da análise e da avaliação de todo o conjunto de dados e informações coletados fruto do levantamento dos elementos técnico-construtivo-funcional e pelos usuários. A fase do diagnóstico do trabalho procedeu no cruzamento, para cada item, dos resultados das informações técnicas do estudo de caso (descritos anteriormente) e da opinião dos usuários. Na análise, considerou também todo e qualquer dado coletado desde o início da pesquisa, como as entrevistas efetuadas com pessoas-chave dos edifícios escolhidos, mapa de descobertas e pessoas envolvidas diretamente com a administração, encarregados, chefes de setores, etc. Essas informações foram relevantes na medida em que forneceram subsídios nas análises técnicas e funcionais quanto à satisfação através da confirmação ou não das expectativas em relação ao desempenho percebido.

3.10 Elaboração Final das Intervenções e dos Futuros Projetos

Esta etapa do trabalho foi possível elaborar uma lista final de intervenções direcionadas às bibliotecas universitárias analisadas, resultado das avaliações feitas sob o desempenho físico e junto aos usuários. A idéia básica foi criar diretrizes para futuros projetos, neste caso, de bibliotecas universitárias, direcionados à construção, operação e manutenção destes ambientes construídos. O item contou com uma organização básica das análises de intervenções técnicas, bem como, com os elementos de intervenções apontados pelos usuários gerando um produto final de intervenções.

4 CONCLUSÕES E PROPOSTAS

No contexto deste trabalho, que trata do desempenho físico das bibliotecas universitárias, que papel a Avaliação Pós-Ocupação pode oferecer no fornecimento de mecanismos de recomendações nas etapas de planejamento/programação, operação e uso desses edifícios? Ou, de que maneira os resultados da avaliação são úteis na tomada de decisão concernente ao ambiente construído das bibliotecas universitárias?

Os procedimentos metodológicos utilizados durante a Avaliação Pós-Ocupação nos dois estudos de caso, de um modo geral, mostraram-se adequados aos objetivos da pesquisa. Contudo, como uma das intenções foi fornecer uma visão estruturada de conhecimentos e estudos referentes ao aprimoramento dos métodos e das ferramentas aplicadas às bibliotecas universitárias, a seguir são relacionadas observações referentes a cada etapa da pesquisa nos estudos de caso:

(9)

(1) – Quanto à aplicação dos questionários:

• Na redução da quantidade total das questões, passando de 75 originais para 61 perguntas no final da pesquisa, restringindo somente aos elementos estritamente relacionados ao objeto do trabalho – aspectos funcionais das bibliotecas universitárias – conseguiu-se diminuir o tempo de preenchimento numa ordem bastante considerável;

• Algumas perguntas relacionadas aos aspectos técnicos, onde poderiam trazer respostas dúbias ou dificuldades no entendimento das informações, foram eliminadas ou trocadas com o objetivo de facilitar a interpretação e aumentar a confiabilidade das respostas;

• A necessidade de o questionário ser enxuto, acarretou que algumas questões não fossem detalhadas, como por exemplo, os fatores relacionados aos equipamentos informáticos, tipo de ar-condicionado, tipos de armários, entre outros;

• Como alguns dos questionários na Biblioteca do Senac/Santo Amaro não foram distribuídos especificamente nos ambientes das bibliotecas analisadas, mas sim, junto ao extrato de professores localizados nos departamentos de graduação e pós-graduação das unidades de ensino dos dois estudos de caso, a ausência de contato entre o pesquisador e o respondente foi limitador e reduziu certa confiabilidade das respostas;

• No caso específico da Biblioteca da Unesp/Marília, a distribuição do questionário e o aproveitamento das respostas foram mais produtivas, pelo fato deste pesquisador atuar diretamente no grupo de pesquisa “Unidades de Informação”, vinculado ao programa de pós-graduação do curso Biblioteconomia do campus e que possibilitou o acompanhamento sucessivo junto aos professores envolvidos na pesquisa;

• Dentre os três extratos de população existentes no edifício da Biblioteca do Senac/Santo Amaro, aquele que apresentou maiores dificuldades de aplicação dos questionários e retorno do mesmo, foi com o grupo de alunos. Embora todos eles apresentassem grande disponibilidade e vontade de cooperação nas atividades da pesquisa, esses estavam entrando no período de férias escolares, acarretando certa descontinuidade nos trabalhos da pesquisa. Entretanto, no contexto do trabalho e no percentual dos extratos levantados junto aos usuários, esses pequenos desajustes não prejudicaram os resultados finais das avaliações;

(10)

(2) – Quanto aos grupos focais:

• Este instrumento teve vantagem realmente comprovada nos dois estudos de caso, decorrente da forma fluida e interativa estabelecida entre os componentes dos grupos. Entretanto, este procedimento somente tem eficácia se aplicado juntamente com os questionários, porque na pesquisa, o processo incluiu confiabilidade e riqueza de detalhes nas respostas;

• Somente no caso da Biblioteca do Senac/Santo Amaro, a ausência de alguns participantes (extrato de professores), em razão do pouco tempo disponível, limitou a abrangência da avaliação dos ambientes deste edifício.

(3) – Quanto à ocupação física, dos procedimentos das vistorias e das medições:

• Todos esses procedimentos se mostraram eficientes, na medida em que forneceram subsídios importantes para o entendimento das avaliações efetuadas após os resultados de cada caso e permitiram formar uma base prática consciente, tanto para os dois estudos de caso quanto aos subsídios propostos de futuros projetos de bibliotecas universitárias no âmbito nacional.

(4) – Quanto à utilização dos parâmetros técnicos:

• Os parâmetros utilizados como referência nos ambientes dos estudos de caso, abrangendo os aspectos funcionais – mobiliário, tipo de mesa e cadeira, distância entre a circulação e privacidade no posto de trabalho – assim como, aspectos do conforto ambiental – temperatura, umidade, ventilação, iluminação natural e artificial, depois, dimensionamentos mínimos, arranjo espacial, sinalização interna e acessibilidade e por último, tecnologias da informação, podem ser utilizados não somente para os objetivos específicos desta pesquisa, mas também como suporte de desenvolvimento à formulação de diretrizes para futuros projetos e possíveis caminhos da construção de bibliotecas universitárias brasileiras.

(5) – Quanto à utilização do mapa de descobertas:

• Os procedimentos associados aos levantamentos fotográficos, as informações colhidas no local, as plantas gráficas dos edifícios escolhidos e a percepção dos usuários, agrupados numa seqüência de tópicos e de observações, serviram como importante insumo para a compreensão dos resultados da avaliação. Além disso, a aplicação desta metodologia mostrou-se bastante positiva pela busca da síntese e da construção de uma comunicação mais fluída entre os agentes envolvidos no processo

(11)

de análise e encaminhamento das propostas desta pesquisa. Neste sentido, a visualização e a apreensão de códigos, imagens e textos, de forma sintetizada, utilizadas no contexto de uma APO, podem ser fundamentais na síntese dos levantamentos e dos diagnósticos parciais ou completos, auxiliando na determinação dos principais itens a serem priorizados nas recomendações.

Como foi bastante explorado anteriormente, a APO no Brasil, direcionada ao estudo sistemático do ambiente construído de bibliotecas universitárias, encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento, contabilizando pouquíssimos estudos de caso e definição de critérios para gerir o controle de qualidade desses ambientes. Isto significa dizer que uma revisão dos conceitos, métodos e procedimentos da APO encaminhados à área do ambiente construído das bibliotecas universitárias parece urgente. Ou seja, os resultados da APO, aplicados especificamente a esses edifícios, devem ser formulados baseados em estudos, sistemáticos e interdisciplinares não só no nível dos usuários finais, mas também os juízos de valor de outros agentes envolvidos no processo, tais como a instituição, fatores físicos, arquitetos, responsáveis pela manutenção e os próprios avaliadores.

A aplicação dos métodos de APO, ou seja, as avaliações de desempenho nos edifícios estudados e as análises comparativas efetuadas serviram para aferir os procedimentos metodológicos aplicados, bem como trouxeram relevantes discussões no âmbito do processo projetual, estrutura organizacional e modelos de ambientes construídos.

E finalmente, é preciso salientar que, em função de cada análise e diagnóstico executado foi possível pensar formas de reavaliação do ambiente construído das bibliotecas universitárias, tanto em termos da elaboração de projetos arquitetônicos quanto no que se refere à fiscalização de empreendimentos existentes.

5 Referências

ALA – American Library Association. Standards for Libraries in Higher Education. Chicago, http://www.ala.org/ala/acrl/acrlstandards/standardslibraries.htm, 2004.

BECKER, F. Post-occupancy evaluation: research paradigm or diagnostic tool.In: Building Evaluation, New York, Plenum Press, 1989, p. 127-134.

FEDERAL FACILITIES COUNCIL. Learning from our buildings. A State-of the-Practice Summary of Post-Occupancy Evaluation (Federal Council Technical Report, n. 145). Washington, DC: National Academy Press, 2001.

GOMES, S. H. T. Edifícios para Bibliotecas Universitárias: perspectivas e diretrizes a partir da Avaliação Pós-Ocupação. São Paulo, 2007.Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

(12)

LACKNEYL, J.A. & ZAJFEN, P. Library Administration and Management http://www.findarticles.com/p/articles, 2005.

MINAYO, M.C.S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Caderno Saúde Pública, n.9, julho/setembro, 1993, p. 239-262.

NCEF – National Clearinghouse for Educational Facilities. Building Type Basics for College and University Facilities.Washington, DC, http:// www.edfacilities.org, 2006.

ORNSTEIN, S.W.; ROMÉRO, M. – Avaliação pós-ocupação do ambiente construído. São Paulo, Studio Nobel, Edusp, 1992.

ORNSTEIN, S. W. et al. Health Care Architecture in São Paulo, Brazil: Evaluating Aceesibility and Fire Safety in Large Hospitals. Archnet – IJAR – International Journal of Architectural Research. Vol. 1 – Issue 1: March, pp 13-25, 2007.

PENNA, A. C. M. A Influência do Ambiente Construído na Promoção da Saúde. O Caso do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria., Fiocruz, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2004 (dissertação de mestrado, acessível em www.fau.ufrj.br/prolugar).

PREISER, W.F.E.; RABINOWITZ, H. Z. Post-occupancy evaluation, New York, Van Nostrand Reinhold, 1988 PREISER, W.F.E. Towards a performance-based conceptual framework for systematic POES. In: Building Evaluation, New York, Plenum Press, 1991, p. 1-8.

PREISER, W.F.E. Evaluating Universal Design Performance. In: PREISER, W.F.E.; VISCHER, Jacqueline C. (eds). Assessing Building Performance. Oxford, Inglaterra. Elsevier Butterworth-Heinemann, 2005.

PROBE – Post-Occupancy Review of Buildings and Their Engineering. York, http://www.usablebuildings.co.uk/, 2006. REIS, A. T.; LAY, M.C.D. Métodos e técnicas para levantamento de campo e análise de dados: questões gerais. In: Workshop Avaliação Pós-Ocupação, Anais, ANTAC/NUTAU, São Paulo, 1994.

RODRIGUES, H. da S.; CASTRO, J. A. de; RHEINGANTZ, P. A. Matriz de descobertas: uma ferramenta para a Avaliação Pós-Ocupação. Anais em CD-Rom do NUTAU 2004. Seminário Internacional promovido pelo NUTAU – Núcleo de Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da USP. São Paulo, SP, Brasil. Outubro, 2004.

SANOFF, H. Integrating Programming, Evaluation and Partcipation in Design – A Theory Z. Approach. Raleigh: Henry Sanoff, 1992.

(13)

SANNWALD, W.W. Checklist of Library Building Design Considerations. Fourth Edition. Chicago, http://www.alastore.ala.org/, 2001.

SILVER, S. & NICKEL, L.T.. Surveying User Activity as a Tool for Space Planning in an Academic Library. University of South Florida, http://www.eric.ed.gov/ERICDocs/, 2002.

ZIMRING, C. M. – Post-occupancy evaluation and implicit theory: an overview. In : Building Evaluation, New York, Plenum Press, 1989, p. 113-126

Referências

Documentos relacionados

Alteração geométrica no teto a jusante de comporta do sistema de en- chimento e esvaziamento para eclusa de na- vegação: simulação numérica do escoamento e análise das pressões

Um tratamento de câncer infantil em que os cui- dadores são acompanhados pelo serviço de psicologia, pode tornar o tratamento um processo menos ambiva- lente de se vivenciar,

Portanto, a inclusão das metodologias ativas é uma alternativa eficaz para auxiliar o estudante a sanar as possíveis dúvidas no decorrer da disciplina e ao mesmo

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Por exemplo: Caso o cliente compre dois produtos: um deles contemplados pelo desconto do Voucher "Bônus 10" ( por exemplo, um livro) e outro produto, não

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Agentes Médicos e Umbandistas de Ouro Preto 19V.. 6 2.2 Fase Liminar do Processo de