• Nenhum resultado encontrado

Município de Morro Grande SC Concurso Público 02/2017. Prova objetiva escrita para o cargo de: ENGENHEIRO CIVIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Município de Morro Grande SC Concurso Público 02/2017. Prova objetiva escrita para o cargo de: ENGENHEIRO CIVIL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Município de Morro Grande – SC Concurso Público 02/2017

Prova objetiva escrita para o cargo de:

ENGENHEIRO CIVIL

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término as 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (TRINTA) questões objetivas, cada uma com 05 (CINCO) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. Juntamente com o caderno de prova encontra-se o seu Cartão resposta o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras.

7. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá assinalar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

Questão Alternativa Correta

01 A B C D E

02 A C D E

03 A B D E

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 8. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

9. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

10. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 02/2017.

11. Boa prova.

12. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

... Concurso Público Município de Morro Grande – SC

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia a notícia abaixo e responda a questão 01 e 02.

Ministério propõe antecipar vacinação fracionada da febre amarela no Rio

Secretário estadual é contrário à proposta por considerar que os municípios teriam dificuldades em preparar a logística. (O Globo, 17 jan. 2018).

01- A expressão propõe no título da notícia pode ser substituída pelos vocábulos abaixo, sem prejuízo semântico, EXCETO:

a) Sugere. b) Determina. c) Recomenda. d) Aconselha. e) Indica.

02- Na notícia, o secretário se posiciona contra a medida proposta, considerando dificuldades na logística, isso significa que:

a) Os municípios não dispõem de meios para gerenciar a vacinação antes do tempo previsto.

b) Os municípios não dispõem de meios para gerenciar a vacinação a qualquer tempo. c) Não é necessário vacinar a população, uma vez que não há risco de as pessoas

contraírem febre amarela.

d) Não é possível vacinar a população porque as vacinas não estão sendo fabricadas. e) Não é possível vacinar a população porque as vacinas não estão prontas.

03- Polissemia refere-se a palavras que apresentam múltiplos significados. Marque a alternativa em que todas as palavras são polissêmicas.

a) Bom, cheque, grama, torta. b) Cabo, sessão, pena, língua. c) Banco, dama, mau, fita. d) Cesta, cabeça, mal, pilha. e) Perna, manga, letra, vela.

04- Pronomes demonstrativos são usados com frequência na substituição de termos já referidos no discurso. Considere as afirmações abaixo sobre os termos em destaque no texto e marque a alternativa correta:

O síndico do prédio convocou uma reunião com os condôminos, a fim de resolver um conflito entre os moradores que possuem animais de estimação e os que não possuem. Estes alegam que o barulho dos animais atrapalha a boa convivência e aqueles defendem a permanência dos animais no condomínio.

I- A expressão a fim de pode ser substituída por para.

II- Estes refere-se aos moradores que não tem animais de estimação. III- Aqueles refere-se aos moradores que tem animais de estimação. IV- Estes refere-se aos moradores que tem animais de estimação.

V- Aqueles refere-se aos moradores que não tem animais de estimação. a) Apenas I, II e V são verdadeiras.

b) Apenas II, III e IV são verdadeiras. c) Apenas I, II e III são verdadeiras. d) Apenas I e V são verdadeiras. e) Apenas II, III e V são verdadeiras.

(4)

05- No trecho destacado da frase “Bitcoin cai 53 % em um mês e fica abaixo de US$ 10 mil”. (Veja) há uma:

a) Oração Coordenada Sindética Explicativa. b) Oração Coordenada Assindética.

c) Oração Coordenada Sindética Adversativa. d) Oração Coordenada Sindética Aditiva. e) Oração Coordenada Sindética Conclusiva.

06- Observe o texto abaixo o qual foi extraído da Lei Orgânica Municipal, artigo 69, §2º, e preencha os espaços em branco de acordo com a alternativa correta a qual você deverá assinalar.

A lei ___________________compreenderá as prioridades da administração pública Municipal, incluindo _____________________ para o ______________________, orientará a elaboração da______________________, disporá sobre as alterações _________________e estabelecerá a política _________________________________.

a) Orgânica Municipal - as receitas e despesas - Município - Lei orçamentária anual - na Legislação Tributária - de desenvolvimento.

b) De diretrizes orçamentárias - receitas e despesas - exercício financeiro subsequente - Lei Orçamentária anual - na legislação tributária - de desenvolvimento.

c) Orgânica Municipal - as despesas de capital - exercício financeiro subsequente - Lei Orçamentária anual - na legislação tributária - de fomento.

d) De diretrizes orçamentárias - as despesas de capital - exercício financeiro subsequente - Lei Orçamentária anual - na legislação tributária - de fomento.

e) De diretrizes orçamentárias as despesas de capital exercício financeiro subsequente -Lei Complementar - na legislação do orçamento - de fomento.

07- Analise a figura abaixo, da planilha do Microsoft Excel 2010, e assinale a alternativa que corresponde à fórmula correta a ser digitada em B4 para apurar a diferença entre a receita e a despesa:

a) Para apurar a diferença entre a receita e a despesa deve se utilizar na célula B4 a fórmula: A2-B2 seguido de enter.

b) Para apurar a diferença entre a receita e a despesa deve se utilizar na célula B4 a fórmula: B4 = A2-B2 seguido de enter.

(5)

c) Para apurar a diferença entre a receita e a despesa deve se utilizar na célula B4 a fórmula: B2-A2 seguido de enter.

d) Para apurar a diferença entre a receita e a despesa deve se utilizar na célula B4 a fórmula: =diferença(A2-B2) seguido de enter.

e) Para apurar a diferença entre a receita e a despesa deve se utilizar na célula B4 a fórmula: =A2-B2 seguido de enter.

08- A figura abaixo mostra a tela do Microsoft Word 2010. Analise-a e assinale a alternativa correta:

Para centralizarmos a palavra utilizamos simultaneamente as seguintes teclas do teclado: a) Ctrl Shift.

b) Ctrl L. c) Ctrl C. d) Ctrl E. e) Ctrl Alt.

09- Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, que localiza se no centro da região Sul do país. É o vigésimo estado brasileiro mais territorialmente extenso e o décimo-primeiro de maior população. Além disso, é o nono de maior povoamento. Quantos municípios compõem o estado de Santa Catarina?

a) 292 municípios. b) 295 municípios. c) 296 municípios. d) 312 municípios. e) 325 municípios.

10- De acordo com o Histórico Político do Município, Morro Grande foi elevado à categoria de município em qual data?

a) 30/03/1991. b) 30/03/1992. c) 30/03/1994. d) 30/03/1995. e) 30/03/1996.

(6)

Conhecimentos Específicos

11- O modelo de distribuição das composições de valores que discrimina o serviço a ser orçado, separadamente, tem uma nomenclatura específica utilizado pelo SINAPI - SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Sendo este o custo de composição: a) Simplificado. b) Sintético. c) Similar. d) Análogo. e) Analítico.

12- Em um projeto arquitetônico de uma edificação, um detalhe específico mostra como e de que forma e edificação é representada dentro dos limites do lote. Geralmente em escala diferente da representação abrangente da planta da edificação. Qual das alternativas abaixo se refere ao detalhamento citado?

a) Planta de Situação. b) Planta de Localização. c) Planta de Locação. d) Planta de Lotação. e) Planta de Níveis.

13- No projeto elétrico de uma edificação há diversos símbolos e caracteres de identificação de circuitos, interruptores, disjuntores, iluminação, tomadas entre outros. Seguindo as normas de instalações elétricas de baixa tensão da CELESC, supondo que haja necessidade de escolher um disjuntor DIM para substituição de um chuveiro de 5000w por outro de 7700W qual a melhor hipótese a ser associada, supondo que a tensão seja 220V, o disjuntor de entrada monofásico de 30A, a queda de tensão do circuito e fatores ligados a demanda de energia sejam mantidos?

a) Não é necessária a trocas de disjuntores.

b) Efetuar a troca do chuveiro, sem que haja necessidade de trocar do disjuntor especificado no projeto elétrico, tanto do circuito quanto da entrada de energia.

c) Efetuar a troca do disjuntor do circuito elétrico específico, sem que haja necessidade solicitar à concessionária de energia a alteração do disjuntor de entrada.

d) Efetuar a troca do disjuntor do circuito elétrico específico e solicitar à concessionária de energia a alteração do disjuntor de entrada.

e) Efetuar a alteração do projeto elétrico e solicitar a aprovação da concessionária de energia para trocar do disjuntor do circuito.

14- Segundo a IN07 do Corpo de Bombeiros de Santa Catariana, que discorre sobre o uso de sistemas de combate de incêndio por hidrantes, define a vazão mínima de utilização em hidrantes em edificações de risco leve. Qual é a vazão mínima estipulada?

a) 60L/minuto. b) 70L/minuto. c) 80L/minuto. d) 90L/minuto. e) 100L/minuto.

(7)

15- Segundo a IN06 do Corpo de Bombeiros de Santa Catariana, que discorre sobre o uso de sistemas de combate de incêndio por extintores, define a distância mínima a ser percorrida na utilização uma unidade extintora em edificações de risco leve. Qual é esta distância mínima estipulada? a) 15 metros. b) 25 metros. c) 30 metros. d) 45 metros. e) 50 metros.

16- O tipo de licença ambiental destinada, entre outras finalidades, a atestar a sua viabilidade ambiental e a estabelecer as condições para a sua instalação, expedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento, é:

a) Licença prévia.

b) Estudo prévio de impacto ambiental. c) Relatório ambiental preliminar. d) Auditoria ambiental.

e) Licença de instalação.

17- Para projetos novos, excetuam-se reformas e adequações, atendendo a normalização de acessibilidade vigente, qual a inclinação máxima que rampas de acesso devem obedecer, em percentual de inclinação? a) 6,25%. b) 8,33%. c) 10,00%. d) 12,00%. e) 12,50%.

18- No projeto de cobertura de uma edificação é representado de forma plana, em duas dimensões. Para quantificar as telhas que serão usadas é aplicado um fator de correção. Este fator de correção é proveniente:

a) Da inclinação da cobertura especificada no projeto.

b) Do ângulo mínimo de instalação do material especificado no projeto. c) Do tipo de material de cobertura especificado no projeto.

d) Da matéria prima utilizada no material de cobertura. e) Do tamanho da área coberta.

19- No processo de avalição de bens a NBR 14653 define os métodos para identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos. Estes métodos de avaliação de bens imóveis são descritos abaixo, exceto:

a) Método comparativo diretos de dados. b) Método involutivo.

c) Método da renda. d) Método evolutivo. e) Método estimativo.

(8)

20- Segundo a NBR 9050, a largura das rampas (L) deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas. A largura livre mínima recomendável para as rampas em rotas acessíveis é de 1,50 m, sendo o mínimo admissível de:

a) 0,80m. b) 0,90m. c) 1,20m. d) 1,00m. e) 1,10m.

21- Segundo a NBR 15.575 – 2, sistema estruturais, define a ocorrência que compromete o estado de utilização do sistema ou elemento. Uma variação da distância entre pontos de um corpo submetido a uma determinada tensão, com modificação de sua forma e volume primitivos. Esta ocorrência é a:

a) Ruína. b) Falha.

c) Deformação. d) Deslocamento. e) Flecha.

22- No projeto de estruturas de concreto moldados in loco, são representados os elementos que compões as vigas, pilares, sapatas e lajes. No desenho abaixo, que representa uma barra de aço de uma viga, o que significa a designação “2c”?

(2c) 1 N52 ø12.5 C=290

40 253

a) Duas barras iguais.

b) Barra da segunda camada. c) Barra de dois comprimentos. d) Segundo corte.

e) Identificação do número do desenho.

23- Em uma viga bi apoiada, isoestática, com dimensões C=400cm; H=40cm e L 15 cm. A barra de aço que está localizada na parte inferior da viga e em seu terço médio do comprimento, está sendo solicitada por qual esforço?

a) Compressão. b) Flexão. c) Torção. d) Cortante. e) Tração.

(9)

24- No desenho abaixo está representado uma sapata. Quantas barras de aço são necessárias para confecção do elemento representado do detalhamento abaixo?

S13 ESC 1:25 PLANTA 160 145 28 17 peso específico > 1600.00 kgf/m³ Solo compactado sobre a sapata

Solo com capacidade de suporte > 1.10 kgf/cm² 17 N32 ø10.0 c/9 C=153 11 136 11 13 N33 ø 10.0 c /11 C=1 68 11 151 11 a) 2,5 barras. b) 3,0 barras. c) 4,0 barras. d) 4,5 barras. e) 5,0 barras.

25- Para ocupação de ambientes públicos até 750 m², qual o sistema ou mediada obrigatória de combate e proteção contra incêndio, não é exigido segundo a IN001 do CBMSC?

a) Proteção por extintores. b) Saídas de emergência.

c) Designação de materiais de acabamento. d) Sinalização de abandono de local.

e) Sistema de alarme e detecção de incêndio.

26- A respeito da norma brasileira ABNT NBR 6118 (2014): Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento, considere as afirmações a seguir.

I- Os requisitos de qualidade de uma estrutura de concreto são divididos em quatro grupos distintos: capacidade resistente, desempenho em serviço, durabilidade e manutenibilidade. II- A respeito da durabilidade de estruturas de concreto, dentre os mecanismos de deterioração do concreto e armadura, esta norma aborda lixiviação, expansão por sulfatos, reação álcali-agregado e despassivação por carbonatação e cloretos.

III- A norma fixa cobrimentos mínimos de armadura, relação água/cimento máxima e abertura máxima de fissuras em função da classe de agressividade ambiental.

IV- A mínima área da seção transversal de um pilar é 360 centímetros quadrados, o lado mínimo de um pilar é 12 centímetros e a largura mínima de uma viga é 12 centímetros.

Estão corretas: a) Apenas I e IV. b) Apenas I e III. c) Apenas II e IV. d) Apenas I, II e III. e) Apenas I, III e IV.

(10)

27- O traço unitário para uma mistura de concreto composta por 1 saco de cimento, 150 kg de areia, 250 kg de brita e 25 kg de água tem sua notação descrita na alternativa: Observação: 1 saco de cimento = 50 kg. a) 1:3: 5 : 1/ 2. b) 1:3: 6 : 1/ 2. c) 1:2: 3 : 1/ 2. d) 1:3: 6 : 1. e) 1:3: 5 : 1.

28- No que concerne aos estados limites, a ABNT NBR 6118 (2014), Projeto de estruturas de concreto - Procedimento, apresenta: “Estado no qual, em um ou mais pontos da seção transversal, a tensão normal é nula, não havendo tração no restante da seção”. Esse conceito define o estado-limite de:

a) Descompressão.

b) Compressão excessiva. c) Deformação excessiva. d) Descompressão parcial. e) Ponto de ruptura.

29- Instalações elétricas de baixa tensão devem ser inspecionadas e, nesse processo, diversas etapas devem ser observadas, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Sobre o tema, considere as afirmações a seguir.

I- A inspeção visual é destinada a verificar se os componentes que constituem a instalação fixa permanente estão conforme as normas aplicáveis.

II- A inspeção visual é destinada a verificar se os componentes que constituem a instalação fixa permanente foram corretamente selecionados e instalados de acordo com a norma.

III- A inspeção visual é destinada a verificar se os componentes que constituem a instalação fixa permanente não apresentam danos aparentes que possam comprometer seu funcionamento adequado e segurança.

IV- A inspeção visual é destinada a verificar se os ensaios atendem aos parâmetros esperados. V- A inspeção visual deve preceder aos ensaios.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Somente as sentenças I, II e III estão corretas. b) Somente as sentenças I, II e IV estão corretas. c) Somente as sentenças I, II, III e V estão corretas. d) Somente as sentenças II, III e V estão corretas. e) Somente as sentenças III, IV e V estão corretas.

30- Na mecânica dos solos, há estudo do perfil de pressões aplicadas conforme a profundidade analisada. No que diz respeito às pressões do solo, assinale a alternativa correta.

a) A tensão efetiva, para solos saturados, pode ser expressa pela diferença entre a tensão total e a tensão neutra.

b) A tensão total no solo, para solos insaturados, pode ser expressa pela diferença entre a tensão neutra e a tensão efetiva.

c) A tensão efetiva, para solos saturados, pode ser expressa pela soma entre a tensão total e a tensão neutra.

d) A tensão efetiva, para solos insaturados, pode ser expressa pela soma entre a tensão total e a tensão neutra.

Referências

Documentos relacionados

As propostas devem ser apresentadas por autores(as)vinculados(as) as Instituições de Ensinosuperior e/ou Pesquisa, Academias de Letras, Centros depesquisa Desenvolvimento

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Todas as modificações elencadas não se darão sem a “ação consciente e deliberada de órgãos centrais de decisão” (tradução nossa, FUR- TADO (1972 [1966], p. Fi- nalmente,

Esta oferta não corresponde, na maior parte dos casos, a disciplinas que fazem parte dos currículos escolares (aí predominam o francês, o espanhol e o alemão) mas permite que

A associação feita entre a mensagem verbal e não-verbal do banner estabelece uma comparação. A mensagem verbal : “para o corpo humano não existem peças originais” associada

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Mediante a síntese das publicações, o presente estudo destacou que as características definidoras mais encontradas (em mais de 44% das publicações) para o DE

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae