• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama

do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

IMPORTANTE:

 Informamos aos autores colaboradores que não serão considerados para avaliação os trabalhos que não estejam cuidadosamente dentro das normas estipuladas.

 Todas as informações, opiniões, dados e posicionamentos expressos nos textos científicos publicados, na Revista Pindorama – IFBA, são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios e as possíveis consequências.

1 – A Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama é uma publicação semestral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, cujo objetivo é divulgar produções científicas de pesquisadores de diversos institutos, universidades e/ou centros nacionais e estrangeiros. Os textos científicos enviados são apreciados por um Conselho Editorial e por um Consultivo, que selecionam a partir de critérios estabelecidos os textos para publicação.

2 – Os artigos deverão conter entre 10 e 20 páginas e as resenhas no máximo 06 páginas, respeitando-se a seguinte configuração: utilizar o editor de texto Word for Windows, papel em formato A4 (21 x 29,7 cm) com margens esquerda e superior de 3,0cm e direita e inferior de 2,0cm., sem numeração de páginas.

3 – Serão aceitos artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano, se língua materna.

4 – Os textos acadêmicos devem ser enviados ao e-mail da Revista Pindorama – IFBA com identificação, contendo: o nome do proponente, instituição de origem, endereço do Currículo Lattes, título do trabalho e resumo.

5 – Deve anteceder ao texto submetido uma FOLHA DE ROSTO (a título de organização), contendo: título do trabalho; nome do autor e titulação; função e/ou cargo; unidade e departamento (cidade, estado e país); currículo do autor (Link do Currículo Lattes); bem como seus endereços eletrônico e residencial e telefones para possíveis contatos.

(2)

6 – Os textos deverão ser enviados ao E-MAIL: revistapindorama@ifba.edu.br ou, em casos excepcionais, para o Endereço: Instituto Federal da Bahia – IFBA, Campus de Eunápolis – Bahia, Telefone: (73) 3281-2266, Av. David Jonas Fadini, s/nº - Bairro Rosa Neto, Eunápolis / BA - CEP: 45820-970.

7 – O Conselho Consultivo, composto por pesquisadores/educadores reconhecidos, ao qual serão submetidos os textos, poderá sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita sem o prévio consentimento do autor. É do autor a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado. Assim, os textos científicos enviados à Pindorama serão formatados e compatibilizados com o visual do formato dos artigos do periódico, ressaltando-se que as condições de ortografia e sintaxe serão de responsabilidade do autor. Eventuais modificações de estrutura e conteúdo do original aceito para publicação deverão ser previamente acordadas, antes da publicação, não sendo contemplados modificações, acréscimos ou alterações posteriores à publicação na web.

8 – Os originais, mesmo quando não publicados, não serão devolvidos.

9 – OS TEXTOS APRESENTADOS DEVERÃO EXPOR A SEGUINTE ESTRUTURA:

9.1 – ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

a) Título do artigo: deve ser claro e objetivo, podendo ser complementado por um subtítulo diferenciado tipograficamente, ou separado por dois pontos (:). Deve estar escrito na mesma língua do texto, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo. Deve ser apresentado na primeira linha, centralizado e em negrito. Fonte: Arial, tamanho 12, somente primeira letra em maiúscula;

b) Nome do autor e colaborador(es): deve-se indicar o nome por extenso, depois do título e suas credenciais (referentes ao assunto do artigo). Endereço postal e/ou eletrônico poderá ser indicado em nota de rodapé por asterisco. Deve estar alinhado à direita, em maiúsculas somente as iniciais dos nomes;

c) Resumo: deve conter de 200 a 250 palavras e ser redigido em português, independente da língua em que o texto tiver sido escrito. Colocar, antecedendo o texto, a palavra RESUMO em caixa alta e negrito. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 5 linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Arial, tamanho 12, para todo o resumo;

d) Palavras-chave: indicar entre 3 a 5 palavras significativas do conteúdo do artigo, duas linhas abaixo do resumo, separadas entre si por ponto. Colocar o termo Palavras-chave em caixa baixa e negrito, primeira letra em maiúscula.

(3)

O texto de artigo de publicação periódica, como qualquer outro trabalho científico, divide-se basicamente em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. a) Fonte: Arial, tamanho 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto e espaçamento 1,5 ente linhas;

b) Citações: no corpo do texto, serão de até 03 linhas, entre aspas duplas. Quando maiores do que 03 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto, em espaçamento simples e sem as aspas. Todas as referências bibliográficas das citações ou menções a outros textos, (tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta. Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10). Evitar a utilização de idem ou ibidem.

c) Notas explicativas: se necessárias, devem ser colocadas no rodapé da página e devem ser numeradas seqüencialmente, sobrescritas com algarismos arábicos no decorrer do texto, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página. A segunda linha da mesma nota deve ser alinhada abaixo da primeira letra da primeira palavra da nota, de forma a destacar o expoente. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas.

d) Títulos e subtítulos das seções: em numeração arábica, sem recuo de parágrafo, em negrito, com maiúscula somente a primeira palavra da seção ou todo em caixa alta no caso de seção primária (capitular). Usar o sistema “número seguido de ponto final”. Exemplo: 1. A construção dos sentidos / 1. A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS. Não numerar: Introdução, Conclusão, Referências e Elementos pós-textuais.

e) Elementos ilustrativos: gráficos, mapas, tabelas, figuras, fotos, etc., devem ser inseridos no texto, logo após serem citados, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma, numeradas seqüencialmente.

9.3 – ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Colocados logo após o término do artigo.

a) ABSTRACT: colocar a palavra ABSTRACT em caixa alta e negrito, antes da primeira linha. Redigir o texto em parágrafo único, espaçamento simples, justificado, de no máximo 05 linhas. Fonte: Arial, tamanho 12, para todo o abstract;

b) Key-words: em número de 3 a 5, em inglês, independente da língua em que o texto tiver sido escrito. Colocar o termo Key-words em caixa baixa e negrito, primeira letra em maiúscula, duas linhas abaixo do abstract. Cada key-word com a primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa, separada das demais por ponto.

(4)

c) Referências: seguir normas da ABNT em uso (NBR 6023 de ago/2002). d) Data: incluir a data de envio do artigo para publicação.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS:  Artigo de periódico:

ANTELO, Raul. A Aporia da leitura. Revista Ipotesi, Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 31-45, jan./jun. 2003.

TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex, Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.

 Publicação periódica como um todo:

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939- . Trimestral. SÃO PAULO MEDICAL JOURNAL. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 1941- . Bimensal. ISSN 0035-0362.

 Livros e folhetos:

HARBONE, J. B. Introduction to ecological biochemistry. 3. ed. London: Academic Press, 1988. 382p.

GOMES, L. G. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói, RJ: EdUFF, 1998. 137 p. (Antropologia e Ciência Política ; 15).

 Capítulos de livros:

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Orgs.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

KUITERS, A.T.; VAN BECKHOVEN, K.; ERNST, W. H. O. Chemical influences of tree litters on herbaceous vegetation. In.: FANTA, A. (Ed.). Forest dynamics research in Western and Central Europe. Washington: Pudoc, 1986. p.140-170.  Monografias, dissertações e teses:

MORGADO, M. L. C. Reimplante dentário. 1990. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)–Faculdade de Odontologia, Universidade Camilo Castelo

(5)

ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)–Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

ALENTEJO, Eduardo. Catalogação de postais. 1999. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na Disciplina Catalogação III, Escola de Biblioteconomia, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

 Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos:

CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais... Belém: Livros Técnicos, 1985. 320p.

CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 10., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: Associação Bibliotecária do Paraná, 2009. 3 v.  Documentos em meio eletrônico:

BELLATO, M. A.; FONTANA, D. C. El nino e a agricultura da região Sul do Brasil. Disponível em:<http://www.mac.usp.br/nino2.> Acesso em: 6 abr. 2001.

ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 28 nov. 1998. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

 CD-ROM:

KOOGAN, A.; HOUASSIS, A (Ed.) Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

MICROSOFT Project for Windows 95: project planning software. Version 4.1. [S.l.]: Microsoft Corporation, 1995. 1 CD-ROM.

Referências

Documentos relacionados

documentos comprobatórios apresentados pelo candidato no ato da inscrição. Os critérios de avaliação para esta prova estão explicitados no item 5 deste edital. Será realizada na

A proposta dos profissionais do Sistema Estadual da Agricultura é a formação da para eliminar os problemas da deriva nas pulverizações de agrotóxicos.. Rede

 Apoiar as atividades da Regional São Paulo, para o desenvolvimento da comunidade de coaches.  Contribuir financeiramente para manter a ICF - Regional

A aceleração de processos de digitalização, omnicanalidade – assunto já discutido há muito tempo no setor – e novas soluções para atender o consumidor, assim como os

O Projeto do Observatório Ambiental montou um laboratório de geomática com a finalidade de colaborar na produção, sistematização, transposição didática, socialização de dados

O Pagamento deverá ser efetuado mensalmente à CONTRATADA em até 10 (dez) dias úteis do mês subsequente à prestação de serviços, após comprovação do pagamento dos salários dos

direito civil. Boletim da Faculdade de Direito, volume comemorativo, 2003, p. Direito Administrativo Geral. 11 MACHADO, João Baptista. Algumas Reflexões sobre a Consulta em

1º “caput” desta Portaria, são competentes para autorizá-los, homologá-los, revogá-los, anulá-los, declará-los cancelados, fracassados ou desertos, assim como julgar os