• Nenhum resultado encontrado

Um Passo Avante: criando um projeto estratégico de turismo sustentável. que resulta no desenvolvimento do mundo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Um Passo Avante: criando um projeto estratégico de turismo sustentável. que resulta no desenvolvimento do mundo"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Um Passo Avante: criando um projeto estratégico de turismo sustentável

que resulta no desenvolvimento do mundo

Anne Elisabete da Silva Américo de Brito

Resumo

O trabalho de Relações Públicas numa organização irá envolver diversas atividades. Cabe ao profissional uma seleção de ações, para conseguir os resultados eficazes que permitam a organização identificar e satisfazer as expectativas dos seus públicos. Para a empresa atingir o(s) objetivo(s) esperado(s), desejo de qualquer empresa, entra em cena o profissional de RP, que em constante retroalimentação com a atualidade em geral, irá trabalhar em cima de falhas de relações, elaborando estratégias para a resolução problemas, estabelecendo mudanças, evitando crises e crescendo, para o lado positivo, a imagem empresarial, partindo do processo comunicacional. A Organização “Step Up Travel” tem um profissional de Relações Públicas em ação. Esta organização surgiu de um projeto com base em opiniões de viajantes e necessidades de pessoas locais, após discussões e levantamento de opiniões dos públicos envolvidos com viagens e turismo. Trata-se de um projeto desenvolvido para solucionar o problema de divulgação de serviços de comunidades locais e contato entre viajantes e estes públicos, que resultou num produto: o website www.stepuptravel.org. O principal fundamento de Step Up Travel é de que o turismo não pertence às grandes empresas e nem deve ser alvo de exploração de estrangeiros ou multinacionais, mas sim é resultado dos povos locais, os quais são produtores da cultura genuína que se pode encontrar em diversas regiões do planeta. A base da Organização é de que o turismo sustentável, desenvolvido por comunidades locais, pode ser a solução para a erradicação da pobreza, ou seja, o turismo pode ser uma maneira viável para aliviar a pobreza nos países em desenvolvimento. Step Up Travel foi criado para ser a ferramenta às comunidades locais, que sobrevivem em determinadas regiões, através da publicação gratuita dos serviços dessas comunidades para os visitantes, como hospedagem, aulas de idiomas, programas para voluntários. O profissional de Relações Públicas é o responsável por manter este conceito de fidelidade e de apoio às comunidades e à Responsabilidade Social. A comunicação numa Organização é essencial para a propagação de valores e de ações que beneficiam toda a sociedade. Sem um profissional de RP, a informação fica sem o valor devido, as informações não têm seu valor de troca e nem beneficiam na melhoria da qualidade de vida do cidadão, perdem o seu valor social.

AS RELAÇÕES PÚBLICAS E AS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Algumas atividades específicas de Relações Públicas envolvem a orientação dos dirigentes na formulação da política de Relações Públicas, a consultoria externa de Relações Públicas; a promoção de maior integração na comunidade; a informação, a orientação, o planejamento e a execução das campanhas da opinião pública; a instrução de disciplinas

(2)

específicas ou das técnicas de Relações Públicas. Tudo isto exige o credenciamento, implicando o exercer da profissão com direitos e deveres.

O profissional de Relações Públicas trabalha com assessoria, consultoria, cerimoniais e eventos, imagem institucional, opinião pública, terceiro setor, responsabilidade social, a mídia e o governo, utilizando diversos instrumentos de comunicação, estratégias, projetos, agindo com ética e bom senso, junto ao(s) público(s).

As organizações coexistem atualmente o interesse social, fazendo projetos de base sustentável, o que exige a posição do profissional RP para desenvolver um trabalho eficiente de comunicação, através dos instrumentos devidos alcançando o objetivo da profissão e da organização, relacionando povos, comunidades e fornecendo o bem-estar de todos.

Na produção do automóvel, da televisão, do foguete, do álcool, da soja... A equação global tem-se demonstrado sempre desvantajosa para o meio ambiente. Urge que inicie um processo que vai muito além de inovações tecnológicas de aperfeiçoamento. É preciso que se inicie, mundialmente, um caminho de revolução tecnológica, além da revolução da informação, uma transformação associada à preservação ambiental. As principais ameaças à sustentabilidade do planeta são a poluição, a degradação e a pobreza, no que diz respeito ao desemprego urbano, falta de oportunidades e subvalorização dos indivíduos.

Este comportamento sustentável é necessário para que o futuro do planeta seja positivo e saudável em todas as regiões. O problema do RP nas organizações envolve a luta com as indústrias que degradam regiões com exploração imprópria, lixo, exclusão social, perda da autenticidade local com o turismo maciço, os aspectos que envolvem o público, a sociedade, o ambiente e a organização em que estão inseridos. A Responsabilidade Social é a garantia que a companhia visa ações que desenvolvam, além dos seus objetivos internos, uma comunidade, ao cuidar dos recursos naturais das diversas regiões e ajudar no desenvolvimento da qualidade de vida do lugar.

A demanda dos visitantes é constante em alguns destinos, exigindo serviços. Este consumo dos serviços, quando sem responsabilidade, em vez de contribuir para o crescimento dos povos termina por destruí-los. A Responsabilidade Social é a demonstração do interesse da companhia em participar ativamente da formulação de programas sociais, produzindo o bem-estar da comunidade onde está inserida e na sociedade, em geral.

(3)

A Organização socialmente responsável é essa que busca criar métodos, projetos e incentivos, cuidando de qualquer um identificado como um cidadão da companhia seja este interno e externo. Havendo um problema social e sem alguma interferência por parte do governo, o comunicador social entra em ação, através da responsabilidade social na Organização ou na criação de ONGs. O RP vai ser responsável por executar este novo paradigma, com um bom desempenho comunicacional e relações com a comunidade.

O projeto de Relações Públicas no Terceiro Setor se faz com pesquisas do diagnóstico da realidade do lugar, entrevistas com a comunidade e as ações são feitas com campanhas, treinamentos, programas educativos, seja para manter uma situação favorável ou para resolver os problemas encontrados. Estes projetos desenvolvem áreas sociais, culturais e de instrução e preservação ambiental, fazendo possível a geração de empresas comunitárias e de novas fontes de trabalho, para o desenvolvimento local.

STEP UP TRAVEL

Step Up Travel é um website 2.0. de acesso gratuito – o produto surgiu de uma idéia para ajudar a empregar pequenos provedores de atividades locais e facilitar conexões diretas entre estes servidores locais e viajantes de todo o mundo.

Step Up Travel é também interativo, que permite acesso gratuito aos pequenos e simples empresários, que serão chamados neste projeto de provedores das comunidades, cujos serviços locais são destinados a visitantes, e, aos viajantes, os ditos responsáveis, que buscam pela web serviços culturais autênticos específicos do destino escolhido.

Os serviços são oriundos de diversas regiões, variando entre transporte, passeios, aventuras, hospedagem e eventos. O público que faz os anúncios são aqueles que provêm serviços responsáveis diante da sua comunidade e do meio ambiente, são os pequenos indivíduos que abrem um estabelecimento simples para acomodações ou autônomos que conhecem a região e trabalham como guias locais, entre outros. Os serviços beneficiam as pessoas da localidade, gerando renda à população, ao mesmo tempo em que mantêm a comunidade e preservam os recursos naturais disponíveis da área.

As grandes indústrias do turismo exploram rotas, consumindo as vias locais, retendo a renda que seria destinada a indivíduos “nativos”. Diferente das grandes empresas, os serviços

(4)

oferecidos no Step Up Travel têm prioridade em não atuar com roteiros já desgastados. São atividades interessantes, genuínas, que protegem o meio ambiente e seus habitantes, que fazem parte do website através da inserção de anúncios.

Os anúncios são distribuídos por regiões ou por tipo de serviço, formando uma rede social em um “classificados” de turismo. Esta rede conecta os “nativos” com viajantes, ajudando empresas das comunidades, sem os mesmos roteiros já utilizados por organizações formais, mudando a face do turismo, através da publicação de anúncios sobre estas empresas e participação dos viajeiros.

O classificados Step funciona passo a passo. O usuário deve selecionar a categoria que mais lhe é de acordo com o serviço oferecido e criar sua senha, assim como o que estará descrito no seu novo anúncio. Gratuitamente, adiciona fotos, que valorizam a publicação e por fim, a indicação de algum endereço eletrônicopara o Step entrar em contato, aumentando a rede e integrando bons usuários.

Os viajantes inteligentes, que procuram roteiros alternativos e uma recepção calorosa dos “nativos”, diferente dos serviços das grandes indústrias, encontram no Step Up Travel os anúncios com tais atividades, que para permanecer no site devem estar de acordo com o ideal de sustentabilidade, no turismo “responsável”.

O conceito de sustentabilidade envolve não só a preocupação contra a poluição, mas também com a degradação e a pobreza. Sem a atitude sustentável o planeta não terá descanso dos problemas nos anos futuros. A informação do website tem como base o turismo sustentável.

Step Up Travel atua como classificados de turismo formando uma rede de relações entre anunciantes e viajeiros. A base desta rede é a conservação de ecossistemas, promoção de indivíduos das comunidades, redução da pobreza, melhoria da qualidade de vida das sociedades.

Step busca promover estes serviços de ecoturismo e viagem responsável, aumentando a visibilidade dos que ficam escondidos nas comunidades, com a criação deste projeto para a redução da pobreza no mundo. Trata-se de uma nova comunidade que está atenta sobre reservas naturais e seus membros. Buscando melhor qualidade de vida, Step alerta os viajantes para serem responsáveis, aprendendo com as várias culturas existentes em todo o

(5)

Planeta, permitindo aos locais de divulgarem serviços, através da inserção dos anúncios, gerando com todo o processo a renda necessária para a sobrevivência desses povos, oferecendo meios para o desenvolvimento pessoal e profissional, melhorando qualidade de vida da comunidade.

Step Up Travel: "Step é baseado nos princípios descritos da iniciativa ST-EP das Nações Unidas (O turismo sustentável para erradicação da pobreza) no qual a indústria do turismo pode ser uma maneira viável para aliviar a pobreza nos países em desenvolvimento. As Nações Unidas dizem que os produtores locais do turismo nos países em desenvolvimento podem obter a autonomia e acesso aos custos que vêm diretamente dos produtos dos vendedores aos consumidores. O custo de manter eficientemente um website do marketing aos viajantes é mais caro do que os recursos disponíveis para muitos proprietários de empresa de pequeno porte. Sim, o preço do desenvolvimento, da manutenção e do marketing eficaz de um website para viajantes no exterior costuma a ser mais caro de esse do que muitas empresas de pequeno porte pequenas pode custear. O Step Up Travel foi criado para oferecer as ferramentas que ajudam a decidir este problema. O Step Up Travel é um website de classificados do turismo estabelecido para permitir companhias pequenas locais e os indivíduos a publicarem, isento de custo, informações e propagandas da webpage de seus serviços originais apropriados, culturais e atividades na maneira que os viajantes podem conectar diretamente com estes povos locais, como uma alternativa às opções na maioria de grandes multinacionais. O website tem como a intenção ajudar ocorrer as interações sócio-econômicas entre viajantes e povos do destino, tendo como resultado experiências mais autênticas para os viajantes e uma troca econômica mais justa que suporta as micro empresas locais. O uso com liberdade, fácil e avançado da Internet proporcional da tecnologia para o DAE (dispositivo automático de entrada) de www.stepuptravel.org propõe um custo mais baixo sem barreiras tecnológicas, na maneira que os pequenos e locais fornecedores de serviços relacionados do turismo podem alcançar o mercado na linha imediatamente e competir em uma indústria dominada por multinacionais. O princípio básico de Step Up Travel é de que a indústria do turismo pertence aos povos locais, que fazem a cultura de seu país o que é ". (Trip Sweeney, Fundador do Step Up Travel).

(6)

O TRABALHO DE COMUNICAÇÃO

Step foi criado com base em opiniões dos viajantes e das necessidades dos povos locais, um projeto desenvolvido para resolver o problema de divulgar os serviços locais e para estabelecer contato entre estes públicos. O objetivo geral é o desenvolvimento dos setores das sociedades, especial da cultura local e de pouco impacto no ambiente, através deste veículo novo de comunicação.

Step é uma rede amigável, uma cultura organizacional calorosa, um modelo exemplar de organização, tornando-se fácil o desempenho do RP. Step estimula as viagens a serem socialmente responsáveis. Ecológicas, elas não causam impactos negativos no ambiente, e culturais adicionam ao viajante tradições dos nativos, na medida em que respeitam os costumes diferentes, valorizam as trocas de saberes, compreendendo as diferenças e o diversificado.

Step é um website que reforça a idéia de que o lucro do turismo não pertence às grandes indústrias, mas sim aos povos locais, que necessitam melhorar sua qualidade de vida.

Detalhamento das atividades: Houve a identificação do público, Step Up Travel apenas integra os viajantes que estão ecologicamente corretos, responsáveis, ajudando comunidades a apresentar seus serviços, escolhendo destinos alternativos, em vez de usar companhias ou grandes multinacionais.

Com a idéia da criação dos anúncios, fora feitas visitas aos serviços locais, procurando fornecedores nas regiões, envolvendo as relações internacionais, permitindo que os povos das comunidades sejam os anfitriões para quem vêm saber a região, com os serviços apresentados no website. Houve o contato com diversas comunidades.

As idéias novas tinham resultado numa vasta pesquisa, para a captação dos fornecedores, com a criação de um banco de dados, cujo conteúdo era o contato com público de viajantes e os fornecedores dos serviços.

Ao mesmo tempo, o marketing é feito, com a divulgação do projeto, com materiais, panfletos, cartões de negócio, e-mails, etc.. Os trabalhos continuam com participação nos congressos, contato com a imprensa, boletins de notícias e entrevistas, assim como a criação de novos projetos.

(7)

A criação da comunidade Network Step Up Travel aumenta a rede, com base na filosofia da companhia, integrando representantes em algumas regiões e pessoas interessadas em diminuir problemas sociais. O Network, atualmente, apresenta o projeto "Grant". Trata-se de um prêmio, a cada mês, para uma comunidade que esteja com algum projeto ou atividade, ligado ao turismo, para o desenvolvimento local. Os participantes apresentam a informação, que entrará em votação para a escolha final do destino do "Grant". Logo Step Up Travel terá os serviços exclusivos, sugerindo roteiros sustentáveis, com serviços diversos, para satisfazer os viajantes e para integrar os povos interessados em diminuir problemas sociais.

Os programas comunitários são a ação responsável com os povos. Com Step, os novos tipos de trabalho desenvolvidos são apresentados, em formato de anúncio, como o artesanato da palha da banana, encontrado na Paraíba. Com o desenvolvimento sustentável aliado aos viajantes e o turismo, a compra dos artigos das comunidades é feita com o interesse que os turistas têm ao conhecer o lugar. O Step Up Travel procura divulgar também o local destes produtos, para mostrar quem são os povos e para fazer os lucros possíveis para as comunidades, publicando anúncios dos serviços simples que eles têm e são olhados por viajantes. Assim, há benefícios e trocas culturais locais com os visitantes.

BIBLIOGRAFIA

CÉSAR, Regina Célia E. As Relações públicas com a comunidade: uma agenda para o século XXI; As relações públicas frente ao desenvolvimento comunitário. Comunicação e sociedade nº32. São Bernardo do Campo:UMESP, 1999.

KUNSCH, Margarida. “Relações com a comunidade”. Obtendo resultados com Relações Públicas. São Paulo: Pioneira, 1997.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa. 3.ed.São Paulo: Atlas, 1996.

PATTULLO, Polly; MINELLI, Orely;. Ethical Travel Guide. Tourism Concern, Earthscan, 2006.

VILLS, Leonardo. A organização dos bichos: um paralelo com o nosso dia-a-dia nas empresas. São Paulo: Negócio Editora, 2001.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no