• Nenhum resultado encontrado

VIDAS MULTILADAS: REFLEXÕES SOBRE A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE DO LAGO EM CAMPO MOURÃO/PR 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VIDAS MULTILADAS: REFLEXÕES SOBRE A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE DO LAGO EM CAMPO MOURÃO/PR 1"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

VIDAS MULTILADAS: REFLEXÕES SOBRE A DEGRADAÇÃO

AMBIENTAL DO PARQUE DO LAGO EM CAMPO MOURÃO/PR

1

PAROLIN, Eloisa Silva de Paula2

PAROLIN, Mauro 3

RESUMO

O trabalho é resultado de observações das condições ambientais do Parque Estadual Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago de Campo Mourão). O levantamento foi realizado no outono de 2011. As observações consistiram: a) na contagem do número de árvores riscadas na pista de caminhada ou próximas a ela; b) na contagem das estruturas físicas (concreto, madeira e metal) pichadas. Também foi processada a quantificação do conteúdo dos riscos e pichações. Foi verificado um total de 49 árvores riscadas. Todas as instalações do Parque possuem algum tipo de pichação. Os nomes de casais predominam nas árvores riscadas (40,1%). Nas instalações predomina o nome isolado (36,1%). A presença de riscos em árvores do Parque do Lago são evidências da falta da percepção de alguns visitantes sobre a vida e a sensibilidade de outros seres vivos, que como o homem, também interagem com o meio, sendo portanto, sensíveis a este. Já as manifestações em forma de pichações verificadas nas instalações podem ser interpretadas como uma forma de vandalismo traduzida em uma das formas mais elementares da condição animal, também presente na espécie humana, que é a marcação de território.

Palavras-chave: árvores riscadas, meio ambiente; pichação; unidades de conservação

SOMMAIRE

Le travail est le résultat d'observations des conditions environnementales de Parc Joaquim Teodoro Oliveira (Parque do Lago, Campo Mourão). L'enquête a réalisé à l'automne de 2011. Les observations se composait de: a) compter le nombre d'arbres griffé sur le sentier de randonnée pédestre ou à proximité, b) sur un nombre des structures physiques (béton, bois et métal) graffitis. Il a également été traitée pour quantifier le contenu des risques et des graffitis. Il a été vérifié un total de 49 arbres rayé. Toutes les installations du parc ont une sorte de graffiti. Les noms des couples prédominent dans les arbres (40,1%). Prédomine sur les installations le nom seul (36,15%). La présence de risques dans les arbres du Parque do Lago

1

EIXO TEMÁTICO: Áreas verdes urbanas

2

Profª. Dra. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), Departamento de Ciências Sociais, eloisaparolin@gmail.br

3

Prof. Dr. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), Departamento de Ciências Sociais, mauroparolin@gmail.br

(2)

sont la preuve de l'absence de perception de certains visiteurs sur la vie et la sensibilité des autres êtres vivants, ainsi avec l'homme, également interagissent avec l'environnement, étant donc sensible à cela. Les manifestations sous la forme de graffitis trouvés sur les lieux peut être interprété comme une forme de vandalisme traduits dans l'une des conditions les plus élémentaires de l'animal, également présent chez les humains, qui est le marquage de territoire.

Mots-clés: arbre gratter, de l'environnement, les graffitis, les aires protégées

1. INTRODUÇÃO

Segundo Bovo (2009), a justificativa para se manter as áreas verdes urbanas está relacionada ao “seu potencial em proporcionar qualidade ambiental à população”. O mesmo autor argumenta que essas áreas, em razão do denominou de “funções ecológico-ambiental, estética, paisagística, climática, psicológica e também recreativa”, afetam a qualidade de vida das pessoas que vivem em ambientes urbanos.

Diegues (2000) observou que a criação de parques e reservas naturais está relacionada a concepções “preservacionistas” da natureza. O primeiro exemplo no qual estas concepções foram cristalizadas ocorreu em 1872 nos Estados Unidos, quando o parque nacional de Yellowstone foi criado. O conhecido Parque norte-americano fora concebido para ser um espaço “preservado” da natureza que ainda não havia sido modificada pela ação antrópica, e além de ter como principal finalidade o fato de constituir-se em um atrativo “estético”, o Parque permitiria também a proteção das espécies nele contidas. Diegues apontou ainda que este modelo de parque, que tornou incompatível a presença humana neste tipo de área de preservação, seria mais tarde importado por países do chamado “Terceiro Mundo”.

A necessidade de manutenção de áreas verdes nas proximidades ou inseridas nos centros urbanos, por sua vez, também reflete uma mentalidade utilitarista em relação à natureza. Os parques e áreas verdes urbanas, na maioria das vezes, cumprem um papel meramente estético ou tornam-se uma espécie de parque de diversões “ecologicamente correto”. Para Parolin e Bellini (2010), as reservas e parques naturais parecem também se assemelhar a um imenso “zoológico de plantas”, neles muitas vezes as árvores não são cercadas, mas recebem placas que identificam o seu nome científico. Uma demonstração clara que, ao contrário das gerações mais antigas, nossas comunidades recentes muito pouco recordam do nome “comum” que estas plantas possuem e raramente conseguem identificá-las como seus pais e avós o faziam.

(3)

Diante do exposto, e em razão da área estudada ser considerada uma unidade de conservação, o estudo realizado teve como foco de investigação a relação entre homem e natureza a partir da análise dos riscos em árvores e pichações no Parque Estadual Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago).

2. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA ESTUDADA

A região é área ecotonal entre a Floresta Estacional Semidecidual Montana e Floresta Ombrófila Mista Montana com enclave de Cerrado (PAROLIN et al., 2010). Em relação ao cerrado, remanescentes ainda podem ser encontrados no perímetro urbano

;

na Estação Ecológica do Cerrado de Campo Mourão e terrenos baldios, bem como no Parque do Lago. O Parque do Lago em Campo Mourão/PR (Figura 1), localizado na rua Santa Catarina s/n, é o primeiro e mais antigo parque do Município, inaugurado em 1 de maio de 1971 (FERRO, 1971). Segundo Dias (2007), em 1987, área recebeu o nome de Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira. Ainda segundo a autora, com uma área de 22,96ha, o Parque é considerado “a mais importante unidade de conservação” do Município e da região, quando se leva em consideração o quantitativo de pessoas que visitam este espaço. A estrutura do Parque até 1995 era composta basicamente por um lago (resultado do represamento do rio do Campo), uma lanchonete, pistas de caminhada em meio a vegetação ripária na margem esquerda do lago e algumas churrasqueiras espalhadas no meio da mata. A partir de 1995, concluído o plano de revitalização do Parque, implantou-se a sede administrativa, o centro de visitantes, a pista de caminhada (agora contornando o lago) (Figura 2ABCD), os equipamentos para exercícios e os sanitários. Segundo Dias (2007), a Administração municipal, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná, implantou ainda no início deste século um Ecomuseu com mirante, estrutura esta representada na figura 2E.

No ano de 2007 foram operadas obras de restauração da ponte. E, no ano de 2008, novas restaurações foram implementadas em razão do rompimento da barragem ocorrido em agosto (Figura 3). O lago só voltou a encher em meados de 2009.

(4)
(5)

Figura 2 – Imagens do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveria: (A) visão parcial do lago a partir da margem esquerda; (B) visão parcial da pista de caminhada (margem

esquerda; (C) Barragem do rio Do Campo; (D) ponte de madeira localizada à montante do Lago e (E) Ecomuseu e mirante.

(6)

.

Figura 3 – Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveria após o rompimento da barragem em 2008.

Fonte: MARCOTTI, A.R.

2. METODOLOGIA

O levantamento das condições ambientais do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira foi realizado no outono de 2011. As observações consistiram: a) na contagem do número de árvores riscadas na pista de caminhada ou próximas a ela; b) na contagem das estruturas físicas (concreto, madeira e metal) pichadas no Parque. Além das observações, foi processada a quantificação do conteúdo dos riscos e pichações em aproximadamente 20% (por sorteio) do total de árvores e em quatro instalações pichadas.

3. RESULTADOS

No levantamento realizado, foi detectado um total de 49 árvores riscadas, sendo 5 na margem esquerda e 44 na margem direita (Tabela 1 e Figura 4). Em relação às pichações, foi verificado que todas as instalações do Parque possuem algum tipo de inscrição.

Em relação ao conteúdo dos riscos das árvores, observou-se a predominância de nomes de casais em 40,1% do total amostrado, em segundo lugar figura o nome isolado em

(7)

20,1% (Tabela 2) do total amostrado. Exemplos de riscos observados nos troncos podem ser vistos na figura 5.

Nas pichações presentes nas instalações, verificou-se a predominância do nome isolado em 36,1% do total amostrado, e em segundo lugar, predominou a pichação de siglas, correspondendo a 28,9% do total amostrado. Exemplos das pichações observadas nas instalações podem ser vistos na figura 6. Com relação às pichações nas instalações do Parque, é interessante notar a situação em que se encontra a placa relativa à reforma da ponte que ocorreu em 2007 (Figura 7).

Tabela 1 – Resultado número de árvores riscadas e pichações nas instalações no Parque do Lago

Tipo de dano Número de

ocorrências

Árvores riscadas próximo a pista de caminhada

(margem esquerda) 5

Árvores riscadas na pista de caminhada (margem

direita) 44

Total de árvores riscadas 49 Pichações nas instalações 10

Total 59

Tabela 2 – Ttipo de inscrição, número de ocorrência e percentual, presentes em troncos de árvores e instalações no Parque do Lago

Inscrição presente em Tipo de inscrição Número de ocorrências % Árvores (20 indivíduos analisados) Datas 50 13,9 Desenhos 14 3,9 Frases 7 1,9 Nome (isolado) 72 20,1 Nome (casais) 144 40,1 Palavras 14 3,9 Siglas 25 7,0 Sem identificação 33 9,2 Total 359 100 Instalações (4 locais analisados) Datas 5 1,9 Desenhos 29 11,0 Frases 5 1,9 Nome (isolado) 95 36,1 Nome (casais) 11 4,2 Palavras 21 8,0 Siglas 76 28,9 Sem identificação 21 8,0

(8)
(9)

Figura 4 – Imagem de satélite indicando: área aproximada do Parque do Lago (adaptado de Dias, 2007); pista de caminhada pricipal e secundárias

e localização aproximada das árvores riscadas.

(10)

Figura 5 – Alguns exemplos de riscos em troncos de árvores verificados no Parque do Lago.

(11)

Figura 6 - Alguns exemplos de pichações nas instalações verificados no Parque do Lago.

(12)

Figura 7 – Placa de relativa à reforma da ponte ocorrida em 2007: (A) Foto tirada em 2008 (Marcotti, A.R.). e (B ) Foto tirada em junho de 2011 pelos autores.

4. DISCUSSÃO

O filósofo François Dagognet (2000) observou bem que a ideia de natureza em sua raiz etimológica é indissociável das idéias de “vida” e de “força”. A palavra natureza é originada do grego phýsis que possui três significados “principais”: em primeiro lugar pode ser traduzida como a “força” que permite o nascimento e o desenvolvimento constante de todas as coisas; caracteriza, em segundo lugar, um ser em si mesmo, ou seja, a sua “natureza” ou o seu “caráter espontâneo”; e, por último, a phýsis pode ser traduzida como aquilo que constitui todos os seres, a “manifestação visível da “arkhé” (origem), o “princípio absoluto (primeiro e último) de tudo o que existe” (CHAUÍ, 2002).

(13)

Contudo, a despeito desta multiplicidade de sentidos apontados por Chauí, a natureza passou a ser identificada como algo distinto do homem. A este respeito, o historiador inglês Keith Thomas (1996) observou que na concepção dominante de natureza no período que se estende entre o século XV e o século XVIII, em especial na Inglaterra, o homem não era considerado como parte da natureza. Em sua análise, o autor mostrou que o domínio do homem sobre a natureza se baseava na ideologia religiosa cristã, em cujo dogma Deus havia criado os animais e as plantas para que fossem submetidos ao homem; e em teorias científicas ou filosóficas profundamente utilitaristas, como a exemplo de Francis Bacon e René Descartes.

Apesar dos séculos que nos separam dos homens do Período Moderno, o número considerável de árvores que tiveram seus troncos mutilados revela um traço significativo da mentalidade de alguns homens em relação à natureza que ainda permanece no século XXI, traço que se caracteriza pela percepção de que o homem e a natureza são dois elementos distintos. A árvore tomada como pano de fundo para expressar o sentimento entre duas pessoas, ou simplesmente para guardar o registro da identidade de um indivíduo em especial, torna-se um simples objeto que pode ser manipulado, um objeto sem vida e incapaz de expressar alguma forma de sensibilidade. O fato de prevalecerem as inscrições de nomes e datas nos troncos das árvores (Tabela 2) revela também a concepção de que as árvores compartilhariam de uma suposta eternidade semelhante a que se imagina para as estruturas criadas pelo homem, daí a aparente necessidade de se deixar um registro pessoal em uma forma de vida, tomada agora como se fosse constituída de cimento, argila e ferro. A dificuldade de perceber as árvores como formas de vida, e, portanto, como seres vivos sensíveis às ações do meio, pode ser verificada em um dos dias no qual fora realizada a coleta de dados. Enquanto andavam pela trilha na margem direita do lago, os autores foram indagados por um visitante sobre o trabalho que realizavam. Ao esclarecerem que se tratava de uma avaliação dos riscos no tronco das árvores, o visitante afirmou que não havia nenhum problema em riscar os troncos das árvores, pois com os riscos as árvores morriam e com o tempo estes cicatrizavam. Desta forma, avalia-se que o visitante, a exemplo daqueles que deixaram suas marcas no tronco, não compreende que árvores, pássaros, flores, peixes, assim como o homem surgiram e evoluíram neste Planeta em um processo de interação ainda estudado e não completamente elucidado. O que suscita ainda a tese de que tal comportamento também está relacionado à completa ignorância de algumas pessoas em

(14)

relação ao conhecimento produzido em áreas como a Biologia, a Geografia e a Ecologia, tornando-as reféns de uma concepção dominante de natureza que as impedem de perceber a dinâmica e a relevância da vida no interior de um ecossistema, ecossistema ao qual o homem também está integrado.

Quanto às pichações nas instalações, tal prática pode ser traduzida como uma forma de identificação e marcação de território, principalmente quando se verifica a predominância de nomes isolados, siglas e desenhos, e a completa ausência de discursos de contestação ou a tentativa de expressar alguma forma de arte alternativa.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A presença de riscos em árvores do Parque do Lago são evidências da falta da percepção de alguns visitantes sobre a vida e a sensibilidade de outros seres vivos, que como o homem, também interagem com o meio, sendo portanto, sensíveis a este. Já as manifestações em forma de pichações verificadas nas instalações podem ser interpretadas como uma forma de vandalismo traduzida em uma das formas mais elementares da condição animal, também presente na espécie humana, que é a marcação de território.

REFERÊNCIAS

BOVO, M. C. Áreas verdes urbanas, imagem e uso: um estudo geográfico sobre a cidade de Maringá – PR. 324f, Tese (doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e tecnologia. Presidente Prudente. 2009.

CHAUI, M. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. v.1.

DAGOGNET, F. Considérations sur l’ idée de nature. Paris: Vrin, 2000.

DIAS, R. O ICMS ecológico no contexto das unidades de conservação no município de Campo Mourão – PR. Curitiba, 2007. 218f. Dissertação (Mestrado em Gestão Urbana) Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Parana. Curitiba, 2007.

(15)

FERRO, B.M. Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira e a demanda do público jovem por atrativos. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/12102/1/Parque-Municpal-Joaquim-Teodoro-de-Oliveira-e-a-Demanda-do-Publico-Jovem-Por-Atrativos /Pági na 1.html.

PAROLIN, E. S. P.; BELLINI, L. M.. O silêncio das araucárias: memória e esquecimento da natureza em um grupo de moradores da microbacia hidrográfica do rio do Campo. Boletim de Geografia. Universidade Estadual de Maringá - UEM, Departamento de Geografia, vol 28, n. 02, 2010.

PAROLIN, M.; GUERREIRO, R. L.; KUERTEN, S.; MENEZES, H. R. Bacias hidrográficas paranaenses. In: PAROLIN, M; VOLKMER-RIBEIRO; LEANDRINI, J. A. Abordagem ambiental interdisciplinar em bacias hidrográficas paranaenses. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2010. p.59-103.

Referências

Documentos relacionados

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

O trabalho de Silva (2006) estendeu o estudo e a avaliação do comportamento de ligações parafusadas viga-coluna, com base em seções transversais constituídas

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo