• Nenhum resultado encontrado

Capa 01. Índice 02. Apresentação 03. Os Benefícios da AutoMassagem 04. A AutoMassagem 05. Os Benefícios da Técnica 06. As Contra indicações 06

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Capa 01. Índice 02. Apresentação 03. Os Benefícios da AutoMassagem 04. A AutoMassagem 05. Os Benefícios da Técnica 06. As Contra indicações 06"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Sandrä Costa – Terapeuta Holística zyoncursoseterapias@gmail.com www.zyoncursoseterapias.wix.com/zyoncursoseterapias (11) 95794-7776 (whatsapp) e 99178-6383 (tim)

E-BOOK

AUTOMASSAGEM

(2)

Sandrä Costa – Terapeuta Holística zyoncursoseterapias@gmail.com www.zyoncursoseterapias.wix.com/zyoncursoseterapias (11) 95794-7776 (whatsapp) e 99178-6383 (tim) ÍNDICE Capa 01 Índice 02 Apresentação 03 Os Benefícios da AutoMassagem 04 A AutoMassagem 05 Os Benefícios da Técnica 06 As Contra indicações 06

Passo a Passo da AutoMassagem 07

Bibliografia 09

(3)

Sandrä Costa – Terapeuta Holística zyoncursoseterapias@gmail.com

www.zyoncursoseterapias.wix.com/zyoncursoseterapias (11) 95794-7776 (whatsapp) e 99178-6383 (tim)

APRESENTAÇÃO

Sandrä Costa - Terapeuta Holística, há 14 anos. Formada em diversas técnicas de Massagens, Cones de Cera, Florais de Bach, Florais Joel Aleixo, Técnicas Vibracionais, Acupuntura Auricular, Estética Natural, entre outras.

Ministra Palestras, Workshops e Cursos em diversas Instituições Públicas e Privadas, Escolas e Empresas. Presta serviços para o Sesc, há três anos. Com especialização em atendimento à Terceira Idade, atuou como Oficineira, na Coordenadoria do Idoso (Prefeitura de São Paulo), no NCI Centro Comunitário Castelinho, no NCI GAIA, no SASF CrêSer e no Hospital Premier e foi Voluntária no CECCO (Prefeitura de São Paulo).

(4)

Sandrä Costa – Terapeuta Holística zyoncursoseterapias@gmail.com www.zyoncursoseterapias.wix.com/zyoncursoseterapias (11) 95794-7776 (whatsapp) e 99178-6383 (tim) OS BENEFÍCIOS DA AUTOMASSAGEM

Quando massageamos a pele, produzimos estimulações nervosas que conduzem informações ao cérebro e geram sensações de relaxamento, alívio das dores, redução do estresse, diminuição da ansiedade, aumento da imunidade, maior disposição, além de calma e bem estar.

A massagem é uma forma ampliada de tocar com qualidade, porque proporciona uma sensação enorme de tranquilidade e aconchego. O corpo humano, inconscientemente, expressa suas emoções através dos gestos. Portanto, o toque é a forma mais efetiva de suprir, liberar e eliminar as tensões e emoções que afetam as pessoas, tão estressadas pelo caos do dia-a-dia.

A AutoMassagem proporciona equilíbrio físico, mental, emocional e social, fazendo com que a pessoa alcance a qualidade de vida e saúde, que é o grande anseio do ser humano.

Para aliviar as dores, o estresse, diminuir o cansaço do dia-a-dia e promover o toque, nada melhor do que uma massagem terapêutica.

A AutoMassagem deve ser encarada como um meio de prevenção e promoção de saúde do indivíduo. As doenças e as dores nada mais são do que nosso corpo pedindo para ser cuidado.

O toque da AutoMassagem ajuda a pessoa a perceber o próprio corpo e a relaxar.

(5)

Sandrä Costa – Terapeuta Holística zyoncursoseterapias@gmail.com

www.zyoncursoseterapias.wix.com/zyoncursoseterapias (11) 95794-7776 (whatsapp) e 99178-6383 (tim)

A AUTOMASSAGEM

A AutoMassagem tem o objetivo de proporcionar o equilíbrio do funcionamento dos órgãos, através do toque em determinados pontos do corpo.

O singelo gesto de tocar o próprio corpo é um caminho autoeducativo, que quando feito com conhecimento, atua na prevenção e tratamento de doenças.

As doenças e as dores nada mais são do que nosso corpo pedindo para ser cuidado.

Porque a automassagem é tão necessária? Porque a vida diária pode ser muito difícil para nossos corpos. Sentar-se durante muitas horas, na mesma posição, enrijece e enfraquece as nossas articulações e músculos; também quando nós nos movemos, levamos essa rigidez ao movimento. Algumas vezes é quase impossível aliviar a rigidez apenas através do movimento. A condição de nossos músculos dá forma ao nosso movimento. Quando nos movemos com músculos fracos, tensos ou cansados, frequentemente sofremos pequenas lesões nos músculos, ossos e cartilagens sem fazermos a menor ideia. Para proteger essas lesões, o tecido conjuntivo vai, com frequência, crescer e endurecer a seu redor, tornando o movimento ainda mais difícil e limitado. À medida que envelhecemos, alguns de nossos processos físicos começam a desacelerar; isso torna ainda mais necessário que o movimento seja livre e fácil. Quando exercícios físicos são praticados com músculos que já estão soltos, flexíveis e relaxados eles são mais eficazes. Muitas dores, limitações, fadiga e stress podem ser aliviados pela automassagem.

(6)

Sandrä Costa – Terapeuta Holística zyoncursoseterapias@gmail.com

www.zyoncursoseterapias.wix.com/zyoncursoseterapias (11) 95794-7776 (whatsapp) e 99178-6383 (tim)

Você precisa conhecer, por meio do seu próprio corpo, de que modo a automassagem o faz sentir.

Ninguém pode ser tão sensível a seu corpo como você mesmo!!! BENEFÍCIOS DA TÉCNICA

 Bem estar físico, mental, emocional e espiritual  Melhora a capacidade motora

 Aumenta a resistência física  Oxigena e nutre a pele

 Melhora circulação sanguínea e linfática  Melhora a qualidade do sono

 Relaxa a musculatura  Alivia as dores

 Aumenta o contato social

 Atende as necessidades físicas e emocionais

 Reduz problemas psicológicos, ansiedade e depressão  Enfrenta o envelhecimento de modo consciente  Livra-se de preconceitos

 Vive mais intensamente dentro das suas possibilidades e limitações biológicas

AS CONTRA INDICAÇÕES  Articulações Inflamadas

 Câncer

 Erupção Cutânea (bolhas, feridas)  Febre  Fraturas  Gânglios Inchados  Infecções  Osteoporose  Problemas Cardíacos  Problemas Vasculares  Varizes

(7)

Sandrä Costa – Terapeuta Holística zyoncursoseterapias@gmail.com

www.zyoncursoseterapias.wix.com/zyoncursoseterapias (11) 95794-7776 (whatsapp) e 99178-6383 (tim)

O PASSO A PASSO DA AUTOMASSAGEM

Antes de iniciar a massagem, lembre-se de higienizar bem as mãos, retirar anéis, pulseiras, relógios, brincos e colares.

Sente-se ou deite-se em local confortável, arejado, e com roupas extremamente confortáveis (ou fique apenas com roupas íntimas).

Ao iniciar a sessão de Auto Massagem, perceba seu corpo, ouça o que ele diz, sinta onde mais dói, perceba quais partes precisam ser trabalhadas naquele momento, ou por qual parte vai iniciar os movimentos massageadores.

Muitas vezes um lado está mais dolorido do que o outro. Perceba se é esse o caso.

Se preferir, siga a sequência abaixo: Esclarecimento:

Movimentos de deslizamento = deslizar a mão pela área trabalhada. Movimentos de amassamento = “amassar”, “apertar” a área trabalhada.

 Esfregue uma mão na outra e comece pelos dedos dos pés, fazendo movimentos de rotação e dando um leve puxão em cada dedo.

 Faça movimentos de amassamento nos pés e use os nós dos dedos para massagear a sola do pé.

 Faça movimentos circulares ao redor dos tornozelos.

 Suba com movimentos de deslizamento e amassamento pela perna, indo sempre, de baixo para cima, do tornozelo até o joelho.

 Faça movimentos circulares leves ao redor do joelho.

 Continue subindo, com movimentos de deslizamento e amassamento das coxas até a virilha.

Perceba o lado que recebeu massagem do lado que ainda receberá...note a diferença de peso, sensação do corpo, verifique a cor da pele, atente-se a energia que circula pelo lado massageado.

(8)

Sandrä Costa – Terapeuta Holística zyoncursoseterapias@gmail.com

www.zyoncursoseterapias.wix.com/zyoncursoseterapias (11) 95794-7776 (whatsapp) e 99178-6383 (tim)

 Na região do abdômen, faça movimentos leves e circulares, no sentido horário, do umbigo até a região do diafragma, depois faça os movimentos da região do diafragma até o umbigo.

 Faça movimentos de rotação e dando um leve puxão em cada dedo da mão, depois faça movimentos de amassamento na região do dorso e da palma da mão.

 Com movimentos circulares, vá amassando o braço, do pulso até o ombro.

 Apoie o cotovelo do braço direito com a mão esquerda e aperte, amassando profundamente, o ombro do lado esquerdo. Inverta o lado e repita o procedimento.

 Na região do pescoço, trabalhe com as duas mãos, soltando bem a musculatura e apertando os pontos de tensão.

 Faça movimentos suaves e arredondados em cada orelha.

 Massageie vigorosamente a cabeça, soltando o couro cabeludo do crânio.  A massagem do rosto deve ser feita de “dentro para fora”, comece pela testa e vá descendo até o maxilar. Na região das mandíbulas faça movimentos mais vigorosos, para soltar a musculatura. Tamborile os dedos levemente pelo rosto todo.

 Para finalizar, esfregue as mãos por alguns segundos e coloque-as nas orelhas. Esfregue novamente as mãos e coloque-as suavemente nos olhos, por alguns segundos.

(9)

Sandrä Costa – Terapeuta Holística zyoncursoseterapias@gmail.com

www.zyoncursoseterapias.wix.com/zyoncursoseterapias (11) 95794-7776 (whatsapp) e 99178-6383 (tim)

BIBLIOGRAFIA

- Bertherat, Therese e Bernstein, Carol - O Corpo tem Suas Razões – Ed. Martins Fontes - 2008

- Cuide da Sua Coluna – Ed. Nova Cultural - 2011

- Dychtwald, Ken– CorpoMente – Summus Editorial - 1977

- Kavanagh, Wendy – Exercícios Básicos de Massagem – Ed. Manole - 2006 - Lidell, Lucy e Thomas, Sarah – O Novo Livro de Massagem – Ed. Manole - 2000

- Marx, Maria Isolde - Apostila “Terapia Psicodinâmica Corporal” Héstia Vivências e Terapias – 2000

- Montagu, Ashley - Tocar o Significado Humano da Pele – Summus Editorial - 1986

- Mumford, Susan – A Bíblia da Massagem – Ed. Pensamento – 2010

- Scheneider Meir, Larki Maureen e Schneider Dror - Manual de Auto Cura – Ed. Trion - 1994

(10)

Sandrä Costa – Terapeuta Holística zyoncursoseterapias@gmail.com

www.zyoncursoseterapias.wix.com/zyoncursoseterapias (11) 95794-7776 (whatsapp) e 99178-6383 (tim)

ENCERRAMENTO

Agradeço o seu interesse pelo assunto e espero que o conteúdo do e-book tenha sido útil.

Estou à sua disposição para esclarecer eventuais dúvidas, trocar ideias, ouvir seu relato ou sua sugestão.

Caso tenha interesse ampliar e aprofundar seus conhecimentos, oferecemos diversos cursos e workshops.

Obrigada por espalhar o amor!

Faça contato, cadastre-se e fique por dentro das novidades! Cel: (11) 9 5794-7776 (whatsapp/portoconecta) / 9 9178-6383 (tim) E-Mail: zyoncursoseterapias@gmail.com

Site: www.zyoncursoseterapias.wix.com/zyoncursoseterapias Facebook: Zyon Cursos e Terapias

Twitter: ZyonCursoseTera

You Tube: Zyon Cursos e Terapias Google+: Zyon Cursos e Terapias

Desejo muita luz, paz, amor e prosperidade na sua vida!!! Abraço carinhoso,

Referências

Documentos relacionados

São realizadas para mensuração e reconhecimento de certos ativos e passivos das demonstrações financeiras da Companhia e de suas controladas. Itens

05 06 03 Produtos de apoio para treino de alfabeto táctil Equipa Multidisciplinar com Docente de Educação Especial ou Terapeuta da Fala ou Psicólogo.. 05 06 06 Produtos de apoio

01 02 03 04 05 PRESSIONAR E GIRAR NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO PARA ACENDER: QUEIMADORES ELÉTRICOS QUEIMADORES A GÁS 01 06 05 PRESSIONAR E GIRAR NO SENTIDO HORÁRIO PARA ACENDER:

11 Pedregal 12 Limón 01 Port Moresby 02 Samarai 03 Rabaul 04 Lae 05 Madang 06 Kavieng 07 Lorengau 08 Wewak 09 Kieta 10 Daru 11 Goroka 01 Manila 02 Davao 03 Cagayan de Oro 04 Iloilo

Na gênese da aliança celebrada por Deus com Abraão está o propósito de Deus em abençoar todas as famílias da terra e estabelecer entre os homens um reino de justiça e paz, figurado

De facto, e contrariamente à evolução do crédito ao sector público administrativo, que recuperou fortemente, em linha com o aumento das necessi- dades de financiamento

Воздуха Presión de Aire Comprimento Total Рабочее давление воздуха Longitud Total Longitud Total Общая длина Peso Neto Peso Вес Manguera de

A aplicação criteriosa do princípio da precaução pressupõe sua adequação à proporcionalidade, bem como a efetivação da disseminação da informação ambiental e um