• Nenhum resultado encontrado

10812/1/14 REV 1 ml/arg/ml 1 DGP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "10812/1/14 REV 1 ml/arg/ml 1 DGP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CONSELHO DA

UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 20 de junho de 2014 (OR. en) 10812/1/14 REV 1 CO EUR-PREP 19 POLGEN 91 NOTA de: Presidência data: 17 de junho de 2014

para: Comité de Representantes Permanentes/Conselho Assunto: Seguimento do Conselho Europeu:

- Relatório da Presidência sobre a implementação das conclusões do Conselho Europeu

O presente relatório expõe o ponto da situação no que respeita à concretização das orientações prioritárias estabelecidas nas conclusões do Conselho Europeu. Sempre que oportuno, indicam-se igualmente as próximas etapas e as intenções da Presidência.

O presente relatório é elaborado sob responsabilidade da Presidência a fim de permitir ao Conselho (Assuntos Gerais) desempenhar plenamente o seu papel de coordenador horizontal e de contribuir para os preparativos do Conselho Europeu de junho.

(2)

QUESTÕES HORIZONTAIS

1. Semestre Europeu – em curso

As várias formações do Conselho examinaram a Análise Anual do Crescimento na perspetiva do Conselho Europeu de março, na qual se definiram as prioridades para o trabalho futuro. A Comissão apresentou as recomendações específicas por país em 2 de junho e as formações pertinentes do Conselho desenvolveram trabalhos preparatórios com vista ao Conselho Europeu de junho. O Conselho de hoje abordará igualmente esta questão. Após aprovação pelo Conselho Europeu de junho, as recomendações específicas por país serão adotadas pelo Conselho no início de julho.

2. Revisão intercalar da Estratégia Europa 2020 – em curso

Em março, a Comissão apresentou uma comunicação que lançou o processo de revisão intercalar da Estratégia Europa 2020. Na sequência das orientações estabelecidas pelo Conselho Europeu de março e do processo de consulta pública que terminará no

final de outubro, as várias formações do Conselho realizarão debates no âmbito das próximas Presidências, cabendo ao Conselho (Assuntos Gerais) desempenhar o seu papel coordenador.

ASSUNTOS ECONÓMICOS E FINANCEIROS

3. Aprofundamento da UEM – em curso

Em dezembro de 2013, o Conselho Europeu decidiu retomar a questão das Parcerias para o Crescimento, o Emprego e a Competitividade a fim de apoiar a reforma estrutural em outubro de 2014. A Presidência está disponível para realizar os trabalhos preparatórios necessários do ponto de vista técnico, no contexto da preparação do debate sobre o Semestre Europeu no Conselho Europeu de junho. Fazem parte dos debates em curso vários aspetos da dimensão social da UEM, incluindo o painel dos principais indicadores sociais e de emprego, bem como os estabilizadores automáticos e a coordenação ex ante das principais reformas da política social.

4. Resolução bancária e garantia de depósitos – adotada

A Diretiva Sistemas de Garantia de Depósitos foi adotada pelo Conselho em março. Após a votação no plenário do PE em abril, a Diretiva Recuperação e Resolução Bancárias foi formalmente adotada em maio.

(3)

6. DMIF – adotada

Após a votação do PE no plenário de abril, as duas propostas (RMIF e DMIF) foram formalmente adotadas pelo Conselho de maio.

7. Estrutura do setor bancário da UE – em curso no Conselho

Em dezembro de 2012, o Conselho Europeu convidou a Comissão a dar seguimento às propostas do grupo de peritos de alto nível sobre a estrutura do setor bancário da UE

(Relatório Liikanen). Em janeiro de 2014, a Comissão adotou duas propostas, nomeadamente um regulamento relativo às medidas estruturais destinadas a melhorar a capacidade de

resistência das instituições de crédito da UE e um regulamento relativo à notificação e à transparência das operações através de valores mobiliários. A análise técnica começou ao nível do Grupo do Conselho.

8. Branqueamento de capitais – em curso

De acordo com as orientações definidas pelo Conselho Europeu de maio de 2013, prosseguiram os trabalhos de revisão da terceira diretiva e regulamento sobre o branqueamento de capitais. Foi alcançada uma orientação geral em junho.

CRESCIMENTO E EMPREGO

9. Ato para o Mercado Único I – concluído

Foram acordadas e aprovadas todas as alavancas prioritárias do Ato para o Mercado Único I, incluindo a identificação eletrónica e o destacamento de trabalhadores, antes do final do mandato do PE. A tributação da energia é abordada separadamente, no ponto 25.

10. Ato para o Mercado Único II – em curso

Algumas propostas prioritárias do Ato para o Mercado Único II foram adotadas, incluindo a implantação da banda larga de elevado débito, a faturação eletrónica no contexto dos

contratos públicos e as contas de pagamento de base. No que diz respeito à proposta de modernização das regras em matéria de insolvência, o Conselho JAI definiu uma orientação geral em junho. Na próxima legislatura dever-se-á prosseguir o trabalho no âmbito deste dossiê, bem como do pacote relativo à segurança dos produtos, dos fundos de investimento a longo prazo, dos serviços de pagamento, do quarto pacote ferroviário e das comissões de intercâmbio multilaterais.

(4)

11. Direitos à pensão complementar – adotada

Esta diretiva foi adotada e publicada em abril de 2014.

12. Emprego dos jovens – em curso

A implementação da Iniciativa para o Emprego dos Jovens teve início a nível nacional. A recomendação sobre um "Quadro de qualidade para os estágios" foi adotada pelo Conselho EPSCO em março. A terceira Cimeira sobre Emprego dos Jovens terá lugar em Turim, em 11 de julho.

13. Governação das políticas laborais – implementação em curso

O Observatório de Desempenho do Emprego e do Monitor do Desempenho em matéria de Proteção Social estão já implementados como instrumentos de monitorização regular. Dar-se--á continuidade a este exercício.

14. Mobilidade laboral – em curso

O Grupo do Conselho está a examinar uma nova proposta legislativa sobre a reforma da rede EURES. Foi alcançado um acordo com o PE sobre as propostas que promovem a livre circulação dos trabalhadores. Foi adotada a proposta sobre a criação de uma rede de serviços públicos de emprego. Aguardam-se eventuais iniciativas adicionais por parte da Comissão até ao final do ano.

15. Serviços – em curso

O Conselho Europeu de outubro de 2013 convidou a Comissão e o Conselho a apresentarem relatórios anuais intercalares sobre as reformas nacionais dos serviços, nomeadamente em setores específicos, e convidou a Comissão a apresentar propostas até março de 2014. O Conselho desenvolveu este trabalho no quadro do Semestre Europeu. A Comissão apresentou a brochura "Serviços: aproveitar o potencial para o crescimento e o emprego" antes do

Conselho Europeu de março e, no final desse mês, publicou um plano de trabalho para a apresentação de relatórios sobre reformas nacionais nos mercados dos serviços.

16. Regulamentação inteligente – em curso

Em 2 de outubro de 2013, a Comissão apresentou a sua comunicação sobre resultados e as próximas etapas do programa para a adequação e a eficácia da regulamentação. Em 18 de junho de 2014, a Comissão apresentou um painel de avaliação que apresenta

informações atualizadas sobre o ponto da situação e os progressos realizados neste domínio. Servirá como contributo para eventuais orientações futuras no Conselho Europeu de junho.

(5)

17. Espaço Europeu da Investigação – em curso

O Conselho Europeu apelou à conclusão do EEI até final de 2014. A Comissão apresentou o seu primeiro relatório intercalar anual acerca do EEI em setembro de 2013. Em fevereiro, o Conselho COMPET adotou conclusões nas quais convidava os Estados-Membros a

desenvolverem, em estreita cooperação com a Comissão, um roteiro do EEI a nível europeu até meados de 2015. A Comissão deverá publicar o segundo relatório intercalar acerca do EEI em setembro de 2014. O Comité do Espaço Europeu da Investigação e da Inovação (CEEI) deu início aos trabalhos de preparação do roteiro.

18. Programação conjunta em matéria de inovação – adotada

O Conselho Europeu de outubro apelou a que fossem adotadas o mais rapidamente possível as propostas de Iniciativas Tecnológicas Conjuntas no domínio farmacêutico, das novas

tecnologias energéticas, da aeronáutica, da bioeconomia e da eletrónica. As iniciativas foram adotadas em maio de 2014.

19. Gestão coletiva dos direitos – adotada

A Diretiva relativa à gestão coletiva dos direitos de autor e direitos conexos e à concessão de licenças multiterritoriais de direitos sobre obras musicais para utilização em linha no mercado interno foi adotada e publicada em fevereiro de 2014.

20. Mercado único digital – em curso

O Conselho Europeu de outubro de 2013 deu amplas orientações para a realização do

mercado único digital até 2015. O trabalho sobre o pacote "Continente Conectado" prossegue a nível do Conselho; o PE aprovou a sua posição sobre o regulamento em primeira leitura e o novo PE dará início aos debates. Foram adotadas quase todas as demais propostas legislativas importantes (identificação eletrónica, implantação da banda larga de elevado débito, gestão coletiva dos direitos). Prosseguirão com caráter prioritário os trabalhos sobre todos os aspetos legislativos e não legislativos do mercado único digital constantes das conclusões do

Conselho Europeu de outubro de 2013. A Comissão deverá emitir um livro branco na sequência da revisão do quadro dos direitos de autor da UE.

(6)

21. Competitividade industrial – em curso

Os trabalhos avançaram nas diversas orientações estabelecidas no Conselho

Europeu de março neste domínio. Na sequência da apresentação da comunicação da Comissão sobre o renascimento industrial, tiveram lugar debates no Conselho (Competitividade) em fevereiro e realizadas apresentações setoriais a nível do grupo de trabalho durante o período da Presidência. Na reunião informal do Conselho (Competitividade) em maio, a Comissão deu indicações sobre o futuro roteiro para impulsionar os trabalhos a este respeito. O

Conselho (Competitividade) de maio foi informado da situação relativamente às tecnologias facilitadoras essenciais e, em 12 de junho, foi adotada uma comunicação da Comissão sobre os projetos importantes de interesse europeu comum. Em 13 de junho, o Grupo de Alto Nível Competitividade e Crescimento debateu um plano de cinco pontos para a integração e a verificação do fator competitividade na prática; a próxima Presidência irá prosseguir os trabalhos.

22. Obrigações para financiamento de projetos – em curso

A fase-piloto continua em execução; já foram aprovados 8 projetos pelo BEI.

23. Cooperação reforçada ITF – em curso no Conselho

No Conselho ECOFIN em maio de 2014 teve lugar um debate com base num relatório da Presidência. Nessa ocasião, foi emitida uma declaração comum de 10 dos 11

Estados--Membros participantes, esclarecendo que a aplicação do ITF deveria ser progressiva e que a primeira medida deveria ser implementada o mais tardar até 1 de janeiro de 2016.

24. Tributação da poupança – adotada

A Comissão prestou informações sobre os contactos com países terceiros em dezembro de 2013 e março de 2014. No Conselho ECOFIN realizado em março, foi alcançado um acordo sobre a alteração da Diretiva Tributação da Poupança. As negociações com os países terceiros prosseguem e o Conselho Europeu apelou à sua ultimação até ao final de 2014.

25. Tributação da energia – em curso no Conselho

A Presidência prosseguiu os trabalhos a nível técnico; foi apresentado um relatório intercalar no Conselho ECOFIN de junho.

(7)

26. Evasão fiscal – em curso no Conselho

Os trabalhos prosseguem a nível da OCDE. No Conselho, continuam os debates sobre a Diretiva Cooperação Administrativa, cuja adoção até ao final de 2014 foi definida pelo Conselho Europeu como uma prioridade, e sobre a proposta relativa à matéria coletável comum consolidada do imposto sobre as sociedades. No Conselho ECOFIN, realizado em março, foi alcançado um acordo sobre a diretiva relativa às sociedades-mãe e filiais.

ENERGIA E CLIMA

27. Mercado interno da energia – implementação em curso

A implementação do terceiro pacote continua a nível nacional e a nível da UE (adoção dos códigos de rede) tendo em vista a realização do mercado interno de energia até ao final de 2014 conforme solicitado pelo Conselho Europeu; a Comissão realizou uma apresentação no Conselho TTE de junho e irá emitir um novo relatório sobre a situação ainda este ano. Também se têm registado avanços nos trabalhos relativos à eficiência energética – aguarda-se que a Comissão apresente uma comunicação em julho sobre esta matéria – e sobre a questão dos custos/preços da energia, que foram debatidos no Conselho TTE de junho.

28. Quadro para o clima e a energia de 2030 – em curso

Na sequência das orientações estabelecidas pelo Conselho Europeu de março, a Presidência impulsionou os trabalhos a nível técnico, especialmente no que respeita às implicações para cada um dos Estados-Membros, com base em fichas técnicas preparadas em conjunto com a Comissão. A questão foi debatida nas reuniões ministeriais informais sobre o Ambiente e a Energia realizadas em maio. Nos Conselhos TTE e ENV de junho tiveram lugar debates preparatórios para o Conselho Europeu de junho e para permitir que seja alcançado um acordo até outubro. As reuniões bilaterais do grupo Sherpa ocorreram em meados de junho.

29. Segurança energética – em curso

Em 28 de maio, conforme solicitado pelo Conselho Europeu de março, a Comissão

apresentou um estudo e uma comunicação, que foram analisados no Conselho TTE de junho, em preparação para o Conselho Europeu de junho. Também teve lugar um debate na reunião ministerial informal sobre a Energia em maio. Os trabalhos continuarão no sentido de se tomar uma decisão em outubro.

(8)

30. Interligações energéticas – em curso

Esta questão é abordada na Comunicação sobre a segurança energética (ver ponto 29). Esta comunicação foi analisada no Conselho TTE de junho em preparação para o Conselho Europeu de junho. Os trabalhos continuarão no sentido de se tomar uma decisão em outubro. Além disso, está a avançar a implementação dos 248 projetos de interesse comum, decidida em outubro do ano passado.

JUSTIÇA E ASSUNTOS INTERNOS

31. Orientações estratégicas para o desenvolvimento futuro no domínio da JAI – trabalhos

preparatórios

Os debates durante a Presidência começaram já na reunião ministerial informal da JAI em janeiro. A Comissão publicou comunicações em março. Os debates continuaram a nível do Coreper e do Conselho e os Estados-Membros apresentaram os seus contributos. O Conselho JAI de junho concluiu o processo antes do Conselho Europeu de junho e a Presidência contribuiu para o debate no Conselho Europeu através do envio de uma carta.

32. Pacote relativo à proteção dos dados – em curso no Conselho

Foi alcançada uma orientação geral parcial sobre o capítulo V e teve lugar um debate de orientação sobre o mecanismo do balcão único no Conselho JAI de junho. Em março, o PE votou a sua posição em primeira leitura. Os trabalhos irão continuar a nível do Conselho.

33. Alargamento de Schengen – em curso no Conselho

No futuro, o Conselho retomará a questão da plena aplicação do acervo de Schengen à Bulgária e à Roménia para ponderar sobre a via a seguir com base numa abordagem em duas etapas.

34. Fronteiras inteligentes – em curso no Conselho

Em 28 de fevereiro de 2013, a Comissão apresentou as três propostas legislativas, mencionadas pelo Conselho Europeu já em junho de 2011, que preveem a criação de um sistema de entrada/saída, um programa de registo dos passageiros e as correspondentes alterações do Código das Fronteiras Schengen. Foi concluída a primeira análise no Grupo das Fronteiras. Em fevereiro, o Coreper apoiou a abordagem a seguir relativamente ao estudo (2014) e ao projeto-piloto (2015), que a Comissão propôs com o objetivo de constituir uma

(9)

35. Grupo de Missão para o Mediterrâneo – implementação em curso

O Conselho JAI de março, tal como solicitado pelo Conselho Europeu, controlou o

acompanhamento do grupo de missão com base, nomeadamente, num relatório da Comissão sobre as ações operacionais. No Conselho JAI de junho, a Comissão fez o ponto da situação sobre a execução das ações, que serviu de base para um debate aprofundado antes do

Conselho Europeu de junho.

COMÉRCIO

36. Acordos comerciais com parceiros fundamentais – em curso

O Pacto para o Crescimento e o Emprego identifica como medida prioritária a negociação, assinatura e conclusão de acordos comerciais. Estão a decorrer os trabalhos no contexto das diversas negociações bilaterais e multilaterais. Em especial, as negociações da Parceria

Transatlântica de Comércio e Investimento com os EUA, encetadas em junho de 2013, estão a avançar e prosseguem as negociações sobre um ACL com a Índia e o Japão. O processo de assinatura e celebração dos acordos com Singapura e o Canadá está em curso.

37. Acordos comerciais com países vizinhos – em curso

A parte política do Acordo de Associação com a Ucrânia foi assinada em março de 2014. A Presidência continua empenhada no objetivo do Conselho Europeu de assinar a parte restante do acordo num futuro próximo, após as eleições realizadas em 25 de maio na Ucrânia. A assinatura está prevista para 27 de junho em Bruxelas. Os trabalhos sobre os Acordos de Associação, incluindo os ACLAA, com a República da Moldávia e a Geórgia foram

acelerados. A cerimónia de assinatura também está planeada para 27 de junho em Bruxelas. Prosseguem os trabalhos relativos às negociações de ACLAA e aos exercícios de

determinação do âmbito de aplicação com os países na vizinhança meridional.

38. Negociações comerciais multilaterais/plurilaterais – em curso

Na sequência do êxito da reunião ministerial da OMC em Bali, o Conselho

Europeu de dezembro de 2013 solicitou que fosse dado mais um impulso às negociações tendo em vista a conclusão da ronda de Doa. O programa dos trabalhos relativo aos assuntos pendentes da Agenda de Desenvolvimento de Doa deverá ser definido a nível da OMC até ao final de 2014.

(10)

39. Instrumento internacional de contratação pública – em curso no Conselho

O Pacto para o Crescimento e o Emprego prevê que seja rapidamente analisada a proposta da Comissão relativa ao acesso aos mercados de contratos públicos dos países terceiros. Estão em curso no Conselho os trabalhos sobre a proposta apresentada pela Comissão em

26 de março de 2012.

DEFESA

40. BITDE – em curso

A Presidência impulsionou os trabalhos sobre todas as orientações, que são da sua

responsabilidade, estabelecidas pelo Conselho Europeu de dezembro de 2013 nesta matéria. Com base numa comunicação conjunta da Comissão e da Alta Representante, foi formulada uma estratégia de segurança marítima da UE a nível do Grupo dos Amigos da Presidência sobre a política marítima integrada, que será adotada pelo Conselho dos Assuntos

Gerais de junho. No final de junho, a Comissão irá publicar um relatório dirigido ao Conselho e ao Parlamento Europeu no qual é estabelecida a via a seguir relativamente à cooperação em matéria de investigação e aos investimentos em capacidades industriais de segurança e defesa. O relatório também se debruçará sobre o acesso das PME aos mercados da segurança e defesa e sobre o envolvimento das PME em futuros programas de financiamento da UE. O roteiro para o desenvolvimento das normas industriais no domínio da defesa está a ser ultimado pela Comissão e a AED a nível de grupos de trabalho.

ALARGAMENTO 41. Albânia – em curso

Antes do Conselho Europeu de junho, o Conselho analisará a proposta da Comissão no sentido de conceder o estatuto de país candidato à Albânia.

42. Montenegro – em curso

O exame analítico do acervo foi concluído durante a Presidência.

VIZINHANÇA

43. Ucrânia – em curso

A Presidência avançou com os trabalhos no Conselho relativamente às tarefas, que são da sua responsabilidade, decorrentes das conclusões do Conselho Europeu de março. Em especial, a

Referências

Documentos relacionados

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,