• Nenhum resultado encontrado

GUIA DE PRODUTOS GRANDES ANIMAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DE PRODUTOS GRANDES ANIMAIS"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

+ @ & L / H A / A N O

G U I A D E

P R O D U T O S

G R A N D E S

A N I M A I S

(2)
(3)

V A C I N A S

Bovela® ... 6

J-Vac® ... 7

T E R A P Ê U T I C O S

Ememast Selante®... 10

Mamyzin® S ... 11

Metacam® ... 12

Ubrolexin® ... 13

Zactran® ... 14

A N T I P A R A S I T Á R I O S

Dovenix® Supra ... 18

Duotin® ... 19

Eprinex® Injetável ... 20

Eprinex® Pour-on ... 21

Ivomec®- F ... 22

Ivomec® Gold ... 23

Ivomec® Injetável ... 24

Neox® Pour-on ... 25

Topline® Pour-on ... 26

Topline® Spray ... 27

R E P R O D U T I V O S

Betaproginn® ... 30

Cioprostinn® ... 31

Estrovulinn® ... 32

Progestar® ... 33

Prorelinn® ... 34

E Q U I N O S

Eqvalan® Pasta ... 38

Eqvalan® Gold ... 39

Í N D I C E

(4)
(5)
(6)

BOVELA®

Eficiência na resposta imune

contra a BVD.

Descrição e indicações

BOVELA® é uma vacina contra diarreia viral bovina (BVD) tipo 1 e tipo 2, utilizada para imunização ativa de bovinos a partir de três meses de idade, visando a redução dos sinais clínicos da doença, da disseminação do vírus na propriedade e dos prejuízos causados pela infecção, assim como para a imunização ativa de fêmeas gestantes, visando a prevenção da infecção transplacentária do feto e, consequentemente, o nascimento de animais persistentemente infectados (PI).

Apresentação

Frascos da fração liofilizada contendo 5 ou 25 doses, acompanhados de frascos de diluente com 10 mL (5 doses) ou 50 mL (25 doses).

Composição

Cada dose de BOVELA® contém:

• Vírus vivo modificado da BVD tipo 1, não citopático, cepa parental KE-9. • Vírus vivo modificado da BVD tipo 2, não citopático, cepa parental NY-93.

Modo de usar

Reconstituir a fração liofilizada adicionando todo o conteúdo do diluente. Antes do uso, assegure-se de que toda a fração liofilizada esteja completamente reconstituída. Após a reconstituição, a vacina apresenta-se transparente e incolor. Após a reconstituição com o diluente que acompanha o produto, administrar uma dose (2 mL) da vacina pela via intramuscular, em bovinos a partir de três meses de idade, independentemente do peso corporal. A revacinação é recomendada após um ano.

Período de carência

Não há período de carência para o consumo da carne ou do leite de animais tratados com BOVELA®.

Prazo de validade

• 24 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Prazo de validade após a reconstituição da vacina: oito horas, em temperatura ambiente.

• A vacina pode ser utilizada em animais prenhes e lactantes; no entanto, vacinar apenas animais saudáveis. • Não utilizar em casos de hipersensibilidade às substancias ativas ou a qualquer outro excipiente da vacina. • A vacina não foi testada em touros reprodutores; portanto, não deve ser administrada nesses animais. • Caso seja observado qualquer efeito adverso não mencionado em bula, informá-lo ao médico-veterinário. • Armazenar em temperaturas entre 2oC e 8oC. Não congelar.

Características

• BOVELA® contém cepas parentais que são altamente representativas de cepas selvagens circulantes: cepa NY-93 tipo 2a para vírus da BVD tipo 2, e cepa K-E9 tipo 1b para vírus da BVD tipo 1.

• BOVELA® é a primeira vacina viva contra BVD com cepas de dupla deleção que oferece segurança e eficácia.

Benefícios

• Primeira vacina com vírus vivo modificado duplamente deletado (tecnologia exclusiva L2D) – patente da Boehringer Ingelheim, com proteção contra infecções por BVDV tipos 1 e 2, proporcionando uma maior eficiência em resposta imune.

• Dose única sem necessidade de protocolo de primovacinação, com primeira dose e dose de reforço. • Prevenção da infecção transplacentária do feto e consequente prevenção do nascimento de animais PI (persistentemente infectados).

• Início da imunidade: três semanas depois da vacinação, com duração da imunidade por um ano, após uma única dose. • Vacinação de todos os animais a partir dos três meses de idade, independentemente do status reprodutivo.

(7)

J-VAC®

Não dê chance para a mastite ambiental causada por coliformes.

Descrição e indicações

Vacina composta de bacterinas e toxoides de E. coli, indicada para a vacinação de bovinos sadios, como auxiliar na prevenção contra as mastites causadas pela Escherichia coli e contra os efeitos da endotoxemia causada pela E. coli e pela Salmonella typhimurium, tais como: febre, perda de apetite, desidratação, edema, choque e morte. Pode ser usada em qualquer fase da produção e da lactação. O protocolo vacinal deve ser empregado conjuntamente a um programa de controle de mastites que inclua manejo de ordenha, manejo ambiental e nutricional.

Apresentação

Frasco de 20 mL com 10 doses.

Composição

Bacterina - toxoide de Escherichia coli (J5) mutante, com gentamicina e fungiostático como conservantes.

Modo de usar

Aplicar 2 mL por via subcutânea ou intramuscular.

Primovacinação: duas doses com intervalos de duas a quatro semanas.

Fêmeas gestantes: 1ª dose ao 7º mês de gestação ou no período seco, e 2ª dose uma a três semanas antes do parto. Bezerros e bezerras contra endotoxemia por E. coli e Salmonella typhimurium: realizar protocolo de primovacinação, com duas doses com intervalos de duas a quatro semanas.

Período Período de carência

Não vacinar os animais 21 dias antes do abate.

P

Prazo de validade

24 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Conservar em temperatura entre 2OC e 8OC.

• Não congelar.

• Agitar o frasco antes de usar.

• Não vacinar animais parasitados, doentes ou estressados. • Respeitar as condições habituais de assepsia na aplicação. • Utilizar todo o conteúdo após a abertura do frasco. • Não vacinar 21 dias antes do abate.

Características

J-VAC® é uma vacina produzida nos Estados Unidos, com a cepa J5 da Escherichia coli, que estimula a produção de anticorpos contra as bactérias gram-negativas. Além de agir nas mastites por coliformes, a J-VAC® também previne a toxemia causada pelas toxinas produzidas pela E. coli e pela Salmonella typhimurium.

Benefícios

• Aumenta a proteção do animal contra os coliformes causadores de mastites ambientais.

• Formulação com adjuvante que promove a liberação dos antígenos de forma lenta e controlada, estimulando boa resposta imune, celular e humoral.

• Pode ser utilizada em vacas prenhes ou em qualquer fase da produção de leite.

(8)
(9)
(10)

EMEMAST SELANTE®

Segurança para todo o período seco.

Apresentação

Caixas contendo 20 seringas de 4 g cada uma.

Modo de usar

Administrar o conteúdo da seringa (4 g) no canal do teto de cada quarto mamário imediatamente após a aplicação de um antibiótico intramamário indicado para vacas leiteiras secas, logo após a última ordenha. Recomenda-se uma boa limpeza e desinfecção de cada teto antes da sua administração. Não massageie o teto nem o úbere depois da sua aplicação. Aplicar os procedimentos-padrão de desinfecção dos tetos após a administração do Ememast Selante®. Ememast Selante® serve como uma barreira física, bloqueando a entrada de microrganismos causadores de mastites.

Período de carência

Abate - Carência zero. Leite - Carência zero.

Prazo de validade

24 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• O uso deste produto é limitado ao período seco em vacas leiteiras.

• Aconselha-se a aplicação de um antibiótico para vacas secas antes da aplicação deste produto. • Após a aplicação, não ordenhar os animais.

• Recomenda-se retirar manualmente os 10 a 12 primeiros jatos de leite de cada quarto mamário antes do início da primeira ordenha na lactação seguinte ao tratamento, evitando o acúmulo de Ememast Selante® nas ordenhadeiras.

Características

Ememast Selante® é um produto inerte, não contém antibióticos nem quimioterápicos. Sua ação é puramente mecânica.

Benefícios

• Não possui contraindicações.

• Possui cânula curta, para sua inserção parcial, resguardando o tampão de queratina no canal do teto.

• Fecha o canal e a cisterna do teto, atuando como uma barreira física contra a entrada de microrganismos no interior da glândula mamária.

• Permanece no teto durante todo o período seco.

• É facilmente removido dos tetos a partir do descarte dos primeiros jatos de leite na ordenha manual ou na mamada, evitando a entrada do produto no conjunto da ordenhadeira mecânica.

• Auxilia na redução dos casos de mastites adquiridas durante o período seco. • Produto importado.

Descrição e indicações

O produto é indicado para a prevenção de novas infecções intramamárias em vacas secas. Ememast Selante® atua criando umabarreira no interior do canal do teto, evitando, assim, a entrada de microrganismos por essa via.

Composição

Cada 100 g contém:

Subnitrato de bismuto ... 60,00 g Óxido de zinco ...5,00 g Excipientes q. s. p ...100 g

(11)

MAMYZIN® S

Terapia inteligente que oferece proteção

adequada por todo o período seco.

Descrição e indicações

Para a secagem terapêutica, prevenindo novas infecções intramamárias no período seco e combatendo as infecções pré-existentes (mastites subclínicas). É indicado para o tratamento de vacas no período seco, de mastite bovina subclínica, em infecções causadas por Staphylococcus aureus, Staphylococcus

coagulase-negativa, Streptococcus uberis, Streptococcus dysgalactiae e Streptococcus agalactiae. Também é indicado como profilático de infecções no

período seco contra microrganismos gram (-) e gram (+), e para reduzir o risco de mastite clínica durante a próxima lactação.

Apresentação

Caixa contendo 20 seringas de 5 mL cada uma.

Composição

Cada seringa de 5 mL contém:

Hidroiodeto de penetamato ... 100,00 mg Penicilina benetamina ... 280,00 mg Sulfato de framicetina ...100,00 mg Excipientes q. s. p. ... 5 mL

Modo de usar

- Para administração intramamária.

- Antes da infusão, deve ser realizada uma ordenha completa; os tetos deverão ser limpos e desinfetados cuidadosamente, e devem ser tomadas precauções para evitar a contaminação da cânula intramamária.

- O conteúdo da seringa intramamária deve ser introduzido em cada quarto imediatamente após a última ordenha do período de lactação.

Período de carência

- Abate: 9 dias.

- Leite: o período de carência é de 37 dias para vacas tratadas em menos de 35 dias antes do parto. Para vacas tratadas acima de 35 dias antes do parto, o período de carência é de 36 horas.

Prazo de validade

• 36 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Conservar o produto refrigerado em temperatura entre 2OC e 8OC.

• Ao abrigo de luz solar.

Características

O Hidroiodeto de penetamato e um pró-farmaco (éster) de benzilpenicilina que difunde-se rapidamente no parênquima do úbere proporcionando altas concentrações nas primeiras 24–48 horas. A penicilina benetamina é um poderoso antibiótico de longa ação, que protege o úbere durante três semanas. A framicetina é a fração mais pura da neomicina, um antibiótico que promove uma concentração terapêutica no úbere durante todo o período seco.

Benefícios

• O tratamento rotineiro com Mamyzin® S, durante o período seco, elimina as infecções intramamárias presentes no início do período seco, previne novas infecções durante esse período e contribui para reduzir a incidência de mastite clínica durante o próximo período de lactação.

• Mamyzin® S auxilia na terapia seca contra as mastites, prevenindo os riscos de perdas econômicas. • Fornece proteção a longo prazo.

• É uma solução flexível para todos os tipos (curtos e longos) de períodos secos. • Produto importado.

(12)

METACAM®

Eficácia e segurança no tratamento dos

processos inflamatórios agudos ou crônicos.

Descrição e indicações

Bovinos: para redução dos sinais clínicos em infecções respiratórias agudas, em associação à antibioticoterapia apropriada. Para redução dos sinais clínicos em casos de diarreia, em combinação com terapia oral de reidratação, para bezerros com mais de uma semana de idade. Como terapia adjuvante no tratamento de mastite aguda, em combinação com antibioticoterapia. Para alívio da dor após a descorna em bezerros.

Suínos: para uso em distúrbios locomotores não infecciosos, para redução dos sintomas de laminite e inflamação. Como terapia adjuvante no tratamento de septicemia e toxemia puerperal (síndrome mastite-metrite-agalaxia) com antibioticoterapia apropriada.

Apresentação

• Cartuchos com 1 ou 12 unidades de frascos de vidro incolor com 50 mL ou 100 mL, acompanhados de bula.

Modo de usar

Bovinos

• Injeção única subcutânea ou intravenosa, na dose de 0,5 mg de meloxicam/kg de peso vivo (isto é, 2,5 mL/100 kg de peso vivo) em combinação com antibioticoterapia ou com terapia oral de reidratação, conforme apropriado.

Suínos

• Injeção única intramuscular, na dose de 0,4 mg de meloxicam/kg de peso vivo (isto é, 2,0 mL/100 kg de peso vivo). • Se recomendada, uma segunda aplicação pode ser feita após 24 horas.

Período de carência

Bovinos

Abate: o abate dos animais tratados somente deve ser realizado 15 dias após a última aplicação.

Leite: o leite dos animais tratados somente deve ser destinado ao consumo humano cinco dias após a última aplicação. Nesse período, o leite deve ser descartado.

Suínos

O abate dos animais tratados somente deve ser realizado cinco dias após a última aplicação.

Prazo de validade

36 meses após a data de fabricação.

Recomendações

Não administrar concomitantemente com glicocorticosteroides, outras drogas anti-inflamatórias não esteroidais ou agentes anticoagulantes. Não utilizar em caso de hipersensibilidade ao princípio ativo ou a quaisquer dos excipientes. Para tratamento de diarreia em bovinos, não usar em animais com menos de uma semana de idade.

Características

METACAM® é uma droga anti-inflamatória não esteroidal (AINE), da classe dos oxicams (meloxicam), que atua inibindo a síntese de prostaglandina, exercendo, assim, os efeitos anti-inflamatórios, antiexsudativo, analgésico e antipirético. Ele reduz a infiltração de leucócitos no tecido inflamatório. Em uma menor extensão, ele também inibe a agregação trombocitária induzida pelo colágeno. Possui, também, propriedades antiendotóxicas, pois demonstrou inibir a produção de tromboxano B2 induzida pela administração de endotoxina E. coli em bezerros, vacas lactantes e suínos.

Benefícios

• Eficácia com uma única dose.

• Controle da inflamação e dos efeitos de endotoxinas. • Alívio da dor. • Produto importado.

Composição

1 mL do produto contém: Meloxicam ... 20 mg Etanol – excipiente ... 105 mg • Praticidade: - Uma dose; - Baixo volume;

- Duas vias de aplicação: IV ou SC. • Ampla margem de segurança.

(13)

UBROLEXIN®

Uma combinação sinérgica

para o tratamento das mastites.

Descrição e indicações

Indicado para o tratamento de mastite clínica em vacas em lactação causada por bactérias suscetíveis à associação de cefalexina monoidratada e monosulfato de canamicina, como Staphylococcus

aureus, Staphylococcus chromogenes, Staphylococcus hyicus, Streptococcus agalactiae, Streptococcus dysgalactiae, Streptococcus uberis e Escherichia coli.

Apresentação

20 seringas intramamárias de 10 g cada.

Modo de usar

Administrar pela via intramamária em vacas em lactação. Tratar o(s) quarto(s) infectado(s) duas vezes, com intervalo de 24 horas entre cada administração. Utilizar todo o conteúdo de uma seringa por quarto tratado, para cada tratamento. Cada seringa deve ser utilizada apenas uma vez. Antes da infusão, fazer a completa ordenha do úbere, a limpeza e a desinfecção dos tetos, e tomar as devidas precauções, a fim de evitar a contaminação do bico do injetor.

Período de carência

Bovinos:

Abate: o abate dos animais tratados com este produto somente deve ser realizado 10 dias após a última aplicação.

Leite: o leite dos animais tratados com este produto não deve ser destinado ao consumo humano até cinco dias após a última aplicação.

Prazo de validade

36 meses após a data de fabricação.

Recomendações

O produto deve ser utilizado apenas para tratamento de mastite clínica. O uso do produto deve ser baseado em teste de suscetibilidade do isolado bacteriano do animal. Manusear o produto com cuidado, a fim de evitar o contato acidental com a pele. Conservar em temperatura ambiente (15°C a 30°C).

Características

Ubrolexin® é uma poderosa combinação de dois antibióticos (cefalexina e canamicina), os quais demonstram atividade antibacteriana contra bactérias causadoras de mastite clínica, como Staphylococcus aureus, Staphylococcus chromogenes,

Staphylococcus hyicus, Streptococcus agalactiae, Streptococcus dysgalactiae, Streptococcus uberis e Escherichia coli.

Benefícios

• Associação de antibióticos eficiente contra os principais microrganismos causadores de mastite bovina.

• Conveniência da administração de dois tubos com 24 horas de intervalo – menor erro de tratamento, menor manipulação do teto, menor chance de contaminação.

• Produto importado.

Composição

Cada 10 g da seringa intramamária contém: Cefalexina monoidratada ... 200 mg Monosulfato de canamicina ... 100,000 U.I.

(14)

ZACTRAN®

Rapidez e potência para o controle

da doença respiratória bovina (DRB).

Descrição e indicações

Zactran® é uma solução injetável para bovinos e suínos, que contém a substância ativa gamitromicina a 150 mg/mL.

- Tratamento, prevenção e controle da doença respiratória bovina: • Mannheimia haemolytica; • Pasteurella multocida; • Histophilus somni; • Mycoplasma bovis.

Apresentação

Frasco de vidro de 50 mL. Frasco de propileno de 100 mL.

Modo de usar

- 6 mg de gamitromicina/kg de PV. - 1 mL/25 kg.

- Volume máximo por local de aplicação: 10 mL por ponto de aplicação. - Aplicação subcutânea em dose única na região anterior da paleta.

Período de carência

- 64 dias para o abate.

- Não aplicar em fêmeas produtoras de leite para consumo humano.

- Não aplicar em vacas ou novilhas prenhes criadas para produzir leite para consumo humano (dois meses antes do parto).

Prazo de validade

36 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Manter em lugar fresco e seco.

• Conservar em temperatura entre 15oC e 30oC.

• Manter ao abrigo de luz.

Características

A gamitromicina é um antibiótico membro da família dos macrolídeos, da subclasse dos azalídeos. Sua estrutura química única confere um caráter básico, estabilidade elevada e completa biodisponibilidade. Esta molécula é patenteada.

Benefícios

• Injeção subcutânea em dose única.

• Fornece uma rápida resposta com notáveis sinais de melhora clínica, dentro de 24 horas após o tratamento.

• Uma única injeção fornece um período de tratamento e controle de até 10 dias contra as doenças respiratórias bovinas. • Produto importado.

Composição

Cada 1 mL contém:

Gamitromicina...150 mg Veículo q. s. p. ... 1 mL

(15)
(16)
(17)
(18)

DOVENIX® SUPRA

Uma alternativa eficiente em programas

de controle parasitário de ruminantes.

Descrição e indicações

Dovenix® Supra é um antiparasitário à base de nitroxinil 34%, que pertence ao grupo químico dos substitutos fenólicos. Dovenix® Supra é indicado para o tratamento e controle da Fasciola hepatica, além de vermes redondos gastrintestinais, como o Haemonchus spp (inclusive cepas resistentes a outros princípios ativos), o Bunostomum phlebotomum e o Oesophagostomum spp, em bovinos, ovinos e caprinos. Além disso, Dovenix® Supra também pode ser empregado para o controle do Oestrus

ovis (bicho-da-cabeça) dos ovinos. Dovenix® Supra é seguro para os animais nos níveis de doses

recomendados, podendo ser empregado em fêmeas prenhes, animais jovens e machos reprodutores. Entretanto, deve-se evitar o emprego de Dovenix® Supra em animais debilitados ou estressados.

Apresentação

Frasco plástico de 500 mL.

Modo de usar

Dovenix® Supra deve ser administrado exclusivamente pela via subcutânea. De acordo com o parasita-alvo a ser controlado, são indicadas as seguintes doses: • Fasciolose crônica: 1 mL/50 kg de peso vivo.

• Fasciolose aguda: 2 mL/50 kg de peso vivo.

• Haemoncose, oesophagostomose e bunostomose: 1,5 mL/50 kg de peso vivo. • Oestrose ovina: 2 mL/50 kg de peso vivo.

Composição

Cada 100 mL do produto contém:

Nitroxinil ... 34 g N-etilglucamina ...q. s. p. ... pH 6,5 Água ... q. s. p. ... 100 mL

Período de carência

Abate: 31 dias após o último tratamento de bovinos.

Leite: o produto não deve ser empregado em vacas que estejam produzindo leite para consumo humano.

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO EM OVINOS PRODUTORES DE CARNE OU LEITE PARA CONSUMO HUMANO.

Prazo de validade

36 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Evitar a sobredosagem, especialmente em cordeiros e cabritos jovens. Tratar os animais de acordo com o peso vivo.

• Dovenix® Supra é naturalmente colorido, podendo acidentalmente provocar manchas amareladas durante sua manipulação. Tais manchas podem ser retiradas empregando-se uma solução de hiposulfito de sódio a 10% ou 15%.

• Usar luvas, e lavar as mãos após o manuseio.

• Manter o produto e outros medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Características

O nitroxinil, princípio ativo de Dovenix® Supra, age desacoplando a fosforilação oxidativa, o que interfere na obtenção de energia e mata os parasitas por inanição, com a sua consequente eliminação.

Benefícios

Dovenix® Supra, quando empregado em um programa de controle parasitário, pode proporcionar: • Controle da F. hepatica em regiões-problema.

• Controle da fasciolose aguda ou crônica em pequenos ruminantes e bovinos. • Produto importado.

(19)

DUOTIN®

Proteção econômica na medida certa.

Descrição e indicações

Endectocida injetável que contém abamectina a 1%, indicada para o tratamento e controle dos principais parasitas internos (vermes redondos gastrintestinais e pulmonares) e externos (berne, piolhos-sugadores e ácaros das sarnas sarcóptica e psoróptica), sendo eficaz para o controle do carrapato e na prevenção de bicheiras pós-cirúrgicas nos bovinos. A abamectina age especialmente nos canais de cloro controlados pelo ácido glutâmico e, secundariamente, naqueles canais de cloro controlados pelo GABA (ácido gama-aminobutírico), ocasionando um aumento no fluxo desses íons nas sinapses nervosas em vermes redondos e na placa ou no botão neuromuscular em artrópodes. Consequentemente, há hiperpolarização das membranas nervosas, ocasionando paralisia flácida, morte e eliminação dos parasitas.

Apresentação

Frasco de 1L.

Modo de usar

Aplicar por injeção subcutânea, sob a pele solta na frente ou atrás da escápula (paleta), na dose de 1 mL para cada 50 kg de peso vivo, o que proporciona a dosagem de 200 µg/kg de peso vivo de abamectina. Evitar sobredosagens, ajustando a dose conforme o peso do animal a ser tratado.

Período de carência

Abate: não abater os animais tratados dentro do período de 31 dias após o último tratamento. Leite: não administrar em vacas leiteiras durante o período de lactação.

Não utilizar o produto durante o confinamento do animal.

Prazo de validade

60 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Não aplicar em animais com menos de quatro meses de idade.

• Não aplicar em vacas lactantes que produzam leite para consumo humano. • Não administrar em animais estressados e/ou muito debilitados.

• Não administrar por via intravenosa ou intramuscular.

• Manter o produto e outros medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Características

• Combate simultaneamente os principais parasitas internos e externos dos bovinos. • Combate formas adultas e imaturas dos principais parasitas.

Benefícios

• Excelente custo-benefício.

• Pode ser utilizado em animais na fase de terminação a pasto, semiconfinamento e confinamento, e em vacas prenhes. • Indicado para o tratamento e controle de vermes redondos gastrintestinais, verme pulmonar, verme ocular, berne, piolhos, ácaros da sarna, carrapato e bicheira em bovinos.

Composição

Cada 100 mL contém:

Abamectina...1,0 g Veículo....q. s. p. ...100,0 mL

(20)

EPRINEX® INJETÁVEL

A sua boiada saudável com carência zero

na terminação.

Descrição e indicações

Eprinex® Injetável para bovinos controla parasitas internos e externos. É um endectocida injetável à base de eprinomectina a 3,6%. Possui indicação para o tratamento e controle de parasitas internos e externos dos bovinos de corte e de leite. Ação eficaz no controle de mosca-dos-chifres e vermes redondos gastrintestinais com grande margem de segurança, carência de um dia para o leite e carência zero para o abate, faz deste o produto ideal para o controle de parasitas, tanto em gado de corte como de leite. A eprinomectina age especialmente nos canais de cloro controlados pelo ácido glutâmico e, secundariamente, naqueles canais de cloro controlados pelo GABA (ácido gama-aminobutírico), ocasionando um aumento no fluxo desses íons nas sinapses nervosas em vermes redondos e na placa ou no botão neuromuscular em artrópodes. Consequentemente, há hiperpolarização das membranas nervosas, ocasionando paralisia flácida, morte e eliminação dos parasitas.

Apresentação

Frasco de 500 mL.

Modo de usar

A dosagem do Eprinex® Injetável é de 1 mL/100 kg de peso vivo, ou seja, 360 µg de eprinomectina/kg de peso vivo. A via de administração é por meio de injeção subcutânea.

Período de carência

Abate: carência zero. Leite: um dia.

Prazo de validade

24 meses após a data de fabricação.

Uma vez aberto e perfurada a rolha, o produto poderá ser utilizado em até três meses.

Recomendações

• O produto é destinado a bovinos, devendo ser usado somente em aplicação injetável subcutânea, não podendo ser administrado pelas vias oral ou intramuscular.

• Não fumar ou alimentar-se durante o manuseio.

• Manter o produto e outros medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Características

• Combate simultaneamente os principais parasitas internos e externos. • Eficácia no controle dos principais parasitas internos dos bovinos.

• Produto seguro para animais de qualquer idade e sexo, e para fêmeas prenhes. • Tecnologia avançada de formulação.

Benefícios

• A eficácia e o espectro da eprinomectina no controle parasitário na forma injetável. • Controle e tratamento de nematódeos (verminoses) gastrintestinais e mosca-dos-chifres. • Carência zero para abate e período de descarte de um dia para o leite.

• Seguro em todas as categorias de animais.

• Pode ser utilizado em até três meses após a rolha ter sido perfurada (produto aberto).

Composição

Cada 100 mL contém:

Eprinomectina ... 3,6 g Veículo q. s. p. ... 100 mL

(21)

EPRINEX® POUR-ON

Eficiência e bem-estar animal

sem descarte do leite.

Descrição e indicações

Eprinex® Pour-on para bovinos controla parasitas internos e externos com fácil manejo e sem estresse para os animais. Eprinex® Pour-on para bovinos contém eprinomectina a 0,5%, com características singulares. Indicado para o controle de vermes redondos gastrintestinais e pulmonar; berne; ácaros das sarnas sarcóptica e corióptica, piolhos-sugadores e mastigadores; mosca-dos-chifres dos bovinos. A sua facilidade de aplicação, eficácia no controle de vermes redondos gastrintestinais e pulmonar, grande margem de segurança e carência zero para o leite e para a carne fazem do produto a solução ideal para o controle de parasitas, tanto em gado de corte como de leite, inclusive para vacas em lactação. A eprinomectina age especialmente nos canais de cloro controlados pelo ácido glutâmico e, secundariamente, naqueles canais de cloro controlados pelo GABA (ácido gama-aminobutírico), ocasionando um aumento no fluxo desses íons nas sinapses nervosas em vermes redondos e na placa ou no botão neuromuscular em artrópodes. Consequentemente, há hiperpolarização das membranas nervosas, ocasionando paralisia flácida, morte e eliminação dos parasitas.

Apresentação

Frasco de 1 L

Modo de usar

Aplicar topicamente sobre a linha média superior do corpo dos animais, em uma faixa estreita que se estende da cernelha (cruzes) até a articulação lombo-sacral (início da garupa), na dose de 1 mL para cada 10 kg de peso vivo, o que proporciona a dosagem de 500 µg/kg de peso vivo de eprinomectina.

Período de carência

Abate: carência zero. Leite: carência zero.

Prazo de validade

24 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Este produto é destinado a bovinos, devendo ser usado somente em aplicação tópica, não podendo ser administrado pela via oral ou injetável. • Não administrar Eprinex® Pour-on sobre áreas do corpo lesadas ou cobertas por lama e esterco.

• Em caso de contato com a pele, lavar o local com água e sabão.

• Em caso de contato com os olhos, lavá-los abundantemente em água corrente e procurar auxílio médico. • Não fumar ou alimentar-se durante o manuseio.

• Usar luvas, e lavar as mãos após o manuseio.

• Manter o produto e outros medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Características

• Combate simultaneamente os principais parasitas internos e externos. • Controle dos principais parasitas internos dos bovinos.

• Sem período de carência no leite e na carne dos animais tratados. • A chuva, antes ou após o tratamento, não afeta a eficácia do produto.

Benefícios

• Sem descarte do leite a qualquer momento após o tratamento. • Facilidade na aplicação.

• Os animais tratados não mostram possíveis reações locais no ponto de aplicação, como pode ocorrer em aplicações parenterais (injetáveis).

• Grande margem de segurança.

• A eficácia da eprinomectina aliada à facilidade de aplicação Pour-on.

• Aplicação sem dor, e baixo estresse para os animais. • Produto seguro para animais de qualquer idade e

sexo, e para fêmeas prenhes.

• Tecnologia avançada de formulação e aplicadores (copo dosador e pistola de aplicação).

Composição

Cada 100 mL contém:

Eprinomectina ...0,50 g Veículo q. s. p. ...100,00 mL

(22)

IVOMEC®-F

A solução contra Fasciola hepatica que vai além.

Descrição e indicações

Composto por ivermectina a 1% + clorsulon 10%, indicado para tratamento e controle dos principais parasitas internos (estágios adultos e imaturos de vermes redondos gastrintestinais e pulmonar, além de estágios adultos da Fasciola hepatica e da Fasciola gigantica). A mesma dose proporciona também o controle significativo de formas imaturas (com idade de 8 semanas) da Fasciola hepatica. O produto é indicado para o tratamento e controle eficaz dos parasitas externos dos bovinos (berne, carrapato, piolhos-sugadores, ácaros das sarnas psoróptica e sarcóptica). Também é indicado na prevenção do desenvolvimento da bicheira causada por larvas de Cochliomyia hominivorax; auxilia no controle do piolho-mastigador Bovicola (Damalinia) bovis e do ácaro causador da sarna corióptica em bovinos. Por ser um produto sistêmico, a eficácia máxima de Ivomec®-F sobre o carrapato dos bovinos ocorre a partir de quatro a cinco dias após a aplicação. A fasciolose aguda tem menor importância

nos bovinos que a fasciolose crônica, causada por estágios adultos dos parasitas que se encontram nos ductos ou canais hepáticos.

Apresentação

Frasco plástico de 500 mL.

Modo de usar

Administração somente por injeção subcutânea, na dose de 1 mL para

cada 50 kg de peso corporal. Cada mL contém 10 mg de ivermectina e 100 mg de clorsulon.

Período de carência

Abate: o abate dos animais tratados somente deve ser realizado 28 dias após a última aplicação. Leite: não usar o produto em vacas leiteiras produzindo leite para consumo humano.

Prazo de validade

36 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Não deve ser aplicado pelas vias endovenosa ou intramuscular. • Evite fumar ou alimentar-se durante o manuseio.

• Lavar as mãos após o manuseio.

• Manter o produto fora do alcance de crianças e animais domésticos. • Guardar as embalagens fechadas, ao abrigo de luz e em locais secos.

Características

Ivomec®-F é o produto de escolha em áreas onde o desafio de fasciolose é relevante. Além de ivermectina, o produto possui o clorsulon, que é rapidamente absorvido, passando ao plasma e aos glóbulos vermelhos do sangue, que servem de alimento aos parasitas. As fascíolas são mortas devido à inibição de enzimas responsáveis pelo ciclo glicolítico, que representa a fonte principal de energia.

Benefícios

• Ampla margem de segurança.

• Compatibilidade com outros medicamentos. • Não interfere na imunidade animal.

Composição

Cada 100 mL contém: Ivermectina...1,0 g Clorsulon...10,0 g Veículo q. s. p. ...100,0 mL

(23)

IVOMEC® GOLD

Padrão ouro de resultados.

Descrição e indicações

Ivomec® Gold possui formulação tixotrópica, sendo uma solução de ivermectina a 3,15%, indicada para tratamento e controle eficaz das infecções causadas por vermes redondos (gastrintestinais e pulmonar), infestações por berne e carrapato dos bovinos. Ivomec® Gold foi desenvolvido para combinar um controle antiparasitário eficaz sobre infecções/infestações estabelecidas, com um efeito antiparasitário preventivo por até oito semanas sobre vermes redondos gastrintestinais e pulmonares até 12 semanas, sobre o berne. A ivermectina age especialmente nos canais de cloro controlados pelo ácido glutâmico e, secundariamente, naqueles canais de cloro controlados pelo GABA (ácido gama-aminobutírico), ocasionando um aumento no fluxo desses íons nas sinapses nervosas em vermes redondos e na placa ou no botão neuromuscular em artrópodes. Consequentemente, há hiperpolarização das membranas nervosas, ocasionando paralisia flácida, morte e eliminação dos parasitas.

Apresentação

Frascos de polietileno de 50 mL, 500 mL e 1 L.

Modo de usar

Ivomec® Gold e uma formulação de alta eficiência, principalmente quando inserido em um programa de controle integrado e estratégico de parasitas, que objetiva evitar ao máximo o contato parasita-hospedeiro, impedindo a infecção/infestação e, consequentemente, os prejuízos causados pelo parasitismo. Ivomec® Gold é indicado para o tratamento e controle eficaz das cepas sensíveis à ivermectina das mais importantes espécies de vermes redondos gastrintestinais, berne e carrapatos. A dose recomendada é de 1 mL para cada 50 kg de peso, administrada por via subcutânea na frente ou atrás da paleta. Utilizar uma agulha estéril, calibre 15 ou 18 com 15 a 20 mm de comprimento. Usar procedimentos assépticos na aplicação. Devido à sua formulação tixotrópica, o frasco do produto deve ser agitado antes da aplicação.

Período de carência

Abate: os bovinos tratados com Ivomec® Gold somente poderão ser abatidos após 101 dias da data do último tratamento, quando a carne se destinar ao consumo humano.

Leite: Ivomec® Gold não deve ser aplicado em vacas em lactação.

Prazo de validade

36 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Agitar o frasco antes de usar.

• Aplicar somente por injeção subcutânea. • Não administrar em vacas leiteiras.

• Não fumar ou alimentar-se durante o manuseio.

Características

Ivomec® Gold possui formulação tixotrópica que, por meio da agitação no momento da aplicação, altera a viscosidade da fórmula tornando-o mais fluido. Após a aplicação, o produto, no espaço subcutâneo, retorna para uma viscosidade maior, auxiliando em uma absorção mais lenta, garantindo, assim, um perfil plasmático único.

Benefícios

• Pode ser empregado em um programa integrado de controle parasitário estratégico nos bovinos. • Compatibilidade com os diversos tipos de manejo normalmente empregados na fazenda.

• Segurança ambiental: a ivermectina eliminada nas fezes dos animais tratados torna-se praticamente inerte no ambiente. A fotodegradação pela luz solar, assim como a oxidação, diminui gradativa e rapidamente as concentrações da droga. • Efeito de ação prolongada da formulação proporcionando a prevenção da reinfecção por cepas sensíveis à ivermectina dos mais importantes parasitos internos dos bovinos, por um período que pode durar até oito semanas após a aplicação do produto.

• Ivomec® Gold também é indicado para o tratamento e controle de carrapatos dos bovinos, e previne a reinfestação por cepas sensíveis à ivermectina de larvas de Dermatobia hominis (berne) por até 12 semanas após o tratamento.

Composição

Cada 100 mL contém:

Ivermectina...3,15 g Veículo q. s. p. ...100,00 mL

• Lavar as mãos após o manuseio.

• Manter o produto e outros medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

(24)

IVOMEC® INJETÁVEL

A tradição que traz resultados.

Descrição e indicações

Endectocida injetável, à base de ivermectina a 1%, indicado para o tratamento e controle dos principais parasitas internos (estágios adultos e imaturos de vermes redondos gastrintestinais e pulmonares) e externos dos bovinos (berne, carrapato, piolhos-sugadores, ácaros das sarnas psoróptica e sarcóptica). A ivermectina age especialmente nos canais de cloro controlados pelo ácido glutâmico e, secundariamente, naqueles canais de cloro controlados pelo GABA (ácido gama-aminobutírico), ocasionando em um aumento no fluxo desses íons nas sinapses nervosas em vermes redondos e na placa ou no botão neuromuscular em artrópodes. Consequentemente, há hiperpolarização das membranas nervosas, ocasionando paralisia flácida, morte e eliminação dos parasitas. Como é um produto sistêmico, a eficácia máxima de Ivomec® Injetável sobre o carrapato dos bovinos ocorre a partir de quatro a cinco dias após a aplicação.

Apresentação

Frascos plásticos de 50 mL, 500 mL e 1 L.

Modo de usar

Bovinos: aplicar por meio de injeção subcutânea na dose de 1 mL para cada 50 kg de peso vivo, o que proporciona a administração de 200 µg/kg de peso vivo de ivermectina.

Período de carência

Abate:

- Bovinos: não abater os animais dentro do período de 35 dias após o tratamento. Leite: não administrar o produto em vacas leiteiras durante o período de lactação.

Prazo de validade

60 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Não deve ser administrado em vacas leiteiras que produzam leite para o consumo humano, durante a lactação.

• Não fumar ou alimentar-se durante o manuseio. • Lavar as mãos após o manuseio.

• Manter o produto e outros medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Características

• Combate simultaneamente os principais parasitas internos e externos dos bovinos. • Combate formas adultas e imaturas dos principais parasitas.

• Seguro para animais de qualquer idade e sexo, e para fêmeas prenhes. • Seguro para quem o aplica

• É o endectocida de tradição que traz resultados comprovados.

Benefícios

• Economia de mão de obra, com menor número de manejos para o controle dos principais parasitas internos e externos dos bovinos.

• Pode ser empregado em todos os animais do rebanho, quando em um programa de tratamento. • Padrão mundial de qualidade.

• Confiabilidade. • Conveniência. • Flexibilidade de uso.

Composição

Cada 100 mL contém: Ivermectina ...1,0 g Veículo q. s. p. ...100 mL

(25)

NEOX® POUR-ON

Eficiência no controle do carrapato.

Descrição e indicações

Neox® Pour-on é um carrapaciticida à base de fluazuron, uma molécula da classe inseticida/acaricida denominada benzoilfenilureia, na concentração de 5%, com ação sistêmica e uso tópico (Pour-on). Atua diretamente na formação da quitina dos carrapatos (ecdise ou muda) inibindo o desenvolvimento de formas jovens (larvas). É indicado no controle estratégico do carrapato dos bovinos. Possui baixo período de carência, ou seja, apenas oito dias de carência para o abate. O principal diferencial do Neox® Pour-on está em sua formulação e na qualidade dos seus ativos.

Apresentação

Embalagem de plástico de 2,5 L.

Modo de usar

Neox® Pour-on está formulado para uso tópico e deve ser aplicado com auxílio de aplicador Pour-on em duas faixas de aproximadamente 8 cm de largura, em ambos os lados da linha mediana dorsal da região da escápula (paleta) até a garupa. Administrar a dose de 1 mL do produto para cada 20 kg de peso vivo (2,5 mg de fluazuron/kg), preferencialmente com os animais livres de infestações de formas adultas do carrapato ou quando essas formas estiverem surgindo. No caso de alta infestação, recomenda-se um tratamento prévio com produtos carrapaticidas adulticidas, como o Topline® Pour-on, antes de iniciar o tratamento com Neox® Pour-on.

Período de carência

Abate: 8 dias após o último tratamento.

Leite: não utilizar em vacas produtoras de leite para consumo humano.

Prazo de validade

24 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Não aplicar por via oral ou injetável, bem como utilizá-lo em outras espécies animais. • Não aplicar em regiões sujas de estrume ou lama.

• Não aplicar o produto onde houver lesões na pele, como traumatismos, escaras e dermatoses. • Não aplicar concomitante a organofosforados.

• Recomenda-se um tratamento prévio com produtos carrapaticidas adulticidas, como o Topline® Pour-on, antes de iniciar o tratamento com Neox® Pour-on.

• Não tratar os animais se estiverem molhados ou quando estiver prestes a chover.

Características

• Atua diretamente na inibição do desenvolvimento de formas jovens (larvas) do carrapato.

• Controle da população dos carrapatos por sua ação larvicida e inibição da capacidade reprodutiva das fêmeas. • Facilidade de manejo e aplicação na formulação Pour-on.

• Dosagem de 1 mL para cada 20 kg de peso vivo.

Benefícios

• Economia de manejos e mão de obra. • Menos estresse para os animais tratados.

• Formulação inovadora, promove melhor absorção e disponibilidade.

• Único com concentração a 5% de fluazuron e dose de 1 mL/20 kg de peso vivo, proporcionando maior agilidade na aplicação do produto.

• Apenas oito dias de carência para abate, permitindo flexibilidade para manobras comerciais do rebanho.

Composição

Cada 100 mL contém:

Fluazuron ...5 g Veículo q. s. p. ...100,00 mL

(26)

TOPLINE® POUR-ON

Controle eficaz contra os principais parasitas

externos dos bovinos.

Descrição e indicações

Topline® Pour-on é um ectoparasiticida Pour-on de longa ação à base de fipronil a 1%, indicado para o controle de carrapato (Rhipicephalus (Boophilus) microplus), berne (Dermatobia hominis), mosca-dos-chifres (Haematobia irritans), piolhos mastigadores (Damalinia bovis) e piolhos-sugadores (Linognathus

vituli), além da prevenção de miíases (Cochliomyia hominivorax) dos bovinos de corte. O princípio ativo

de Topline® Pour-on, o fipronil, é uma molécula da classe de inseticidas-acaricidas, os fenilpirazois. A eficácia de Topline® Pour-on tende a se manifestar de forma rápida, atingindo sua culminância, no controle do Rhipicephalus (Boophilus) microplus, dentro da primeira semana após a aplicação. Topline® Pour-on é, também, bastante efetivo no controle das miíases causadas por larvas da Cochliomyia

hominivorax (bicheira). Topline® Pour-on possui formulação hidrofóbica, demonstrando boa resistência

a chuva. O fipronil mata os parasitas sensíveis por contato, bloqueando os canais de cloro controlados

pelo GABA (acido gama-aminobutírico), determinando paralisia espástica, morte e eliminação dos ectoparasitas sensíveis. O fipronil pode controlar eficazmente aqueles ectoparasitas resistentes a outras moléculas ectoparasiticidas convencionais, como piretroides e organofosforados.

Apresentação

Embalagens de 1 L e 5 L. O produto deve ser administrado com dosificadores apropriados.

Modo de usar

Topline® Pour-on está formulado para uso tópico, e deve ser aplicado na dose de 1 mL do produto para cada 10 kg de peso (10 mL/100 kg) sobre a linha média superior (dorso-lombo) dos animais, no espaço compreendido entre a cernelha (cruzes), ou 1ª vértebra torácica, até a articulação lombo-sacral (início da garupa).

Período de carência

Abate: bovinos tratados não deverão ser abatidos dentro do período de 103 dias após o último tratamento, quando a carne se destinar ao consumo humano.

Leite: não utilizar em vacas produtoras de leite para consumo humano. Não usar em vacas e novilhas destinadas a produção leiteira até três meses antes do parto.

Prazo de validade

36 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Topline® Pour-on é somente indicado para uso em gado de corte.

• A intensidade da coloração vermelha depende do tipo e da cor da pelagem do animal. • Não reutilizar o produto em um intervalo inferior a 60 dias.

• Apesar de sua formulação hidrofóbica, chuvas torrenciais podem remover o Topline® Pour-on da superfície do corpo dos animais tratados, diminuindo o período de proteção proporcionado pelo produto no controle das ectoparasitoses.

Características

• Ação mosquicida prolongada. • Maior intervalo entre aplicações.

• Controle das quatro principais ectoparasitoses.

• Controle da população dos ectoparasitas por sua ação carrapaticida e inseticida. • Facilidade de manejo e aplicação na formulação Pour-on.

• Produto não hidrossolúvel, com maior resistência a chuva.

Benefícios

• Economia de manejos e mão de obra. • Menos estresse.

• Menor risco de acidentes.

• Evita as perdas decorrentes da espoliação causada pelas diferentes fases da vida dos ectoparasitas.

Composição

Cada 100 mL contém:

Fipronil ...1 g Corante diazóico vermelho ... 0,04 g Veículo q. s. p. ...100,00 mL

• Interrompe o efeito do parasita em qualquer fase do ciclo parasitário.

(27)

TOPLINE® SPRAY

O primeiro com bico direcionador

à base de Fipronil.

Descrição e indicações

Topline® Spray é um produto à base de fipronil 0,32%, um ectoparasiticida altamente potente do grupo dos fenilpirazóis. Além desse princípio ativo, o produto apresenta em sua formulação a sulfadiazina de prata 0,09%, um antimicrobiano que previne e trata infecções bacterianas secundárias e frequentes, auxiliando na cicatrização das lesões. Topline® Spray é indicado na prevenção e no tratamento de bicheiras (miíases) causadas pelas larvas da Cochliomyia hominivorax que podem se instalar em tecido umbilical dos recém-nascidos e em ferimentos cirúrgicos (descornas, castrações, caudectomias, marcações etc.). Além disso, pode ser empregado auxiliando o tratamento da dermatobiose (berne – larva da mosca Dermatobia hominis).

Apresentação

Frasco metálico contendo 400 mL do produto com 320 g de suspensão. A válvula apresenta um bico aplicador unidirecionado que facilita a aplicação em pontos profundos das lesões.

Modo de usar

• Agitar o tubo de Topline® Spray. • Retirar a tampa.

• Com o tubo a aproximadamente 10 cm de distância do ponto de aplicação, direcionar a válvula aplicadora pressionando-a e fazendo com que o jato do produto chegue ao ponto desejado. Pulverizar por alguns segundos, assegurando completa cobertura da lesão. • Em caso de bicheiras instaladas, é conveniente realizar uma limpeza previamente à aplicação do produto.

• Normalmente, não é necessária uma segunda aplicação, mas em casos de alta infestação ou feridas intensas, é recomendável examinar o animal após o tratamento inicial e repetir a aplicação, se necessário.

Período de carência

O abate dos animais tratados com este produto somente deve ser realizado 50 dias após a última aplicação. Este produto não deve ser aplicado em fêmeas produtoras de leite para o consumo humano.

Prazo de validade

18 meses após a data de fabricação.

Recomendações

• Não apresenta efeitos colaterais para os animais aos quais se destina, em condições normais de uso do produto. • Não utilizar em animais produzindo leite para consumo humano.

• Não usar ou guardar próximo a calor ou chama. • Produto inflamável.

• Usar luvas, e lavar as mãos após a aplicação do produto.

Características

O produto é um mata-bicheira spray que possui um bico direcionador, evitando desperdícios na aplicação, além de possuir uma grande proporção de produto versus gás presente no tubo. Tem ação eficiente como larvicida, cicatrizante e antimicrobiano.

Benefícios

• Produto à base de fipronil, um ectoparasiticida altamente potente no controle de miíases. • Mais econômico, reduzindo o desperdício na aplicação, pelo bico direcionador.

• Jato direcionado e com excelente penetração nos ferimentos.

• Presença de sulfadiazina de prata, um antimicrobiano, que auxilia na rápida cicatrização dos ferimentos, por controlar infecções secundárias.

• Presença de alumínio, que favorece a melhor aderência do produto.

Composição

Cada 100 mL contém: Fipronil...0,32 g Sulfadiazina de prata...0,09 g Alumínio...3,10 g Veículo q. s. p. ...100 mL

(28)
(29)
(30)

BETAPROGINN®

Tecnologia em uma formulação única

para sincronização da onda folicular.

Descrição e indicações

Betaproginn® é um produto utilizado no controle farmacológico do ciclo estral em fêmeas bovinas, possibilitando a sincronização da emergência da onda folicular e proporcionando a utilização de programas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e de transferência de embriões em tempo fixo (TETF).

Apresentação

O produto apresenta-se sob a forma líquida, estéril e injetável, acondicionado em frasco-ampola âmbar de 50 mL.

Composição

Cada mL de Betaproginn® contém:

17β-Estradiol ... 2,75 mg Progesterona ... 25 mg Álcool benzílico ... 0,05 mL Veículo q. s. p. ...1 mL

Modo de usar

A dosagem de Betaproginn® em bovinos, para a sincronização da emergência da onda folicular, é de 5,5 mg de 17β-Estradiol + 50 mg de progesterona (2 mL). Deve ser administrado pela via intramuscular profunda, na musculatura do pescoço ou do quarto traseiro, utilizando-se agulha de 4 cm de comprimento.

Período de carência

Não há período de carência para o consumo da carne ou do leite de animais tratados com Betaproginn®.

Prazo de validade

24 meses após a data de fabricação.

Recomendações

É obrigatório o uso de luvas descartáveis durante toda a manipulação, assim como as mãos devem ser lavadas após a aplicação ou o manuseio do produto. Durante a manipulação do medicamento, em caso de contato acidental com a pele, deve-se lavar imediatamente a região afetada com água e sabão, e enxaguar com água em abundância. Antes de utilizar o produto, limpar e desinfetar o local da injeção. Para aplicação, deve-se utilizar seringas e agulhas descartáveis. A administração de Betaproginn® é contraindicada em animais prenhes, pois pode causar abortamento.

Características

Produto com formulação única no mercado, contendo a associação 17β-Estradiol + progesterona (hormônios bioidênticos).

Benefícios

• Betaproginn® foi desenvolvido para maior efetividade na sincronização da emergência da onda folicular, proporcionando a antecipação dessa emergência, tanto da onda folicular quanto da menor dispersão no momento da emergência da onda, possibilitando a maior homogeneidade na sincronização dos animais protocolados, assim como maior qualidade do folículo ao final do protocolo de sincronização.

• Matéria-prima de alta qualidade (óleo de gergelim) em sua formulação, porporcionando maior estabilidade do produto, redução na contaminação e menor reação no local de aplicação.

(31)

CIOPROSTINN®

Agente luteolítico de rápida ação e eficácia.

Descrição e indicações

Cioprostinn® é um produto com potente ação luteolítica, indicado para o planejamento reprodutivo de fêmeas bovinas e equinas, utilizado para sincronização do estro, tratamento de infecções do trato genital feminino e indução de abortamento.

Apresentação

O produto apresenta-se sob a forma líquida e injetável, acondicionado em frasco-ampola âmbar de 20 mL.

Composição

Cada mL de Cioprostinn® contém:

Cloprostenol sódico ... 265 mcg Veículo estéril tamponado q. s. p. ... 1 mL

Modo de usar

A dosagem de Cioprostinn® para o planejamento reprodutivo é de 2 mL (equivalente a 500 mcg de cloprostenol) em bovinos e 1 mL (equivalente a 250 mcg de cloprostenol) em equinos. Deve ser administrado pela via intramuscular profunda, na musculatura do pescoço ou do quarto traseiro, utilizando-se agulha de 4 cm de comprimento.

Período de carência

Corte: o abate dos animais tratados somente deve ser realizado 24 horas após a última aplicação de Cioprostinn®. Leite: não há período de carência para o consumo do leite de animais tratados com Cioprostinn®.

Equinos: animais tratados com Cioprostinn® não devem ser destinados ao consumo humano.

Prazo de validade

24 meses após a data de fabricação.

Recomendações

É obrigatório o uso de luvas descartáveis durante toda a manipulação, assim como as mãos devem ser lavadas após a aplicação ou o manuseio do produto. Durante a manipulação do medicamento, em caso de contato acidental com a pele, deve-se lavar imediatamente a região afetada com água e sabão, e enxaguar com água em abundância. Antes de utilizar o produto, limpar e desinfetar o local da injeção. Para aplicação, deve-se utilizar seringas e agulhas descartáveis. A administração de Cioprostinn® é contraindicada em animais prenhes, pois pode causar abortamento. Os efeitos colaterais provocados pelas prostaglandinas estão ligados à sua ação estimuladora da musculatura lisa de vários órgãos e tecidos, e incluem: náuseas, vômitos, diarreia, sudorese, hipertonicidade uterina e alterações nos sistemas cardiovascular e pulmonar. Outros efeitos são observados com menos frequência, e estão relacionados ao uso de doses elevadas, tais como: sialorreia, dilatação pupilar e incoordenação motora.

Características

Cioprostinn® é composto por cloprostenol sódico (mistura racêmica (D-L) do cloprostenol), proporcionando, desta forma, doses mais efetivas e maior ação luteolítica.

Benefícios

• O cloprostenol sódico é uma prostaglandina F2α sintética que possui potente ação luteolítica. Dessa forma, a utilização de Cioprostinn® proporciona eficácia na indução de luteólise em protocolos de sincronização e programas para planejamento reprodutivo.

(32)

ESTROVULINN®

Benzoato de estradiol de alta qualidade biológica.

Descrição e indicações

Estrovulinn® é um produto utilizado no controle farmacológico do ciclo estral em fêmeas bovinas, possibilitando a sincronização da emergência da onda folicular ou a indução de ovulações sincronizadas, proporcionando a utilização de programas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e de transferência de embriões em tempo fixo (TETF).

Apresentação

O produto apresenta-se sob a forma líquida, estéril e injetável, acondicionado em frasco-ampola âmbar de 50 mL.

Composição

Cada mL de Estrovulinn® contém:

Benzoato de estradiol ... 1 mg Álcool benzílico ... 0,05 mL Veículo q. s. p. ...1 mL

Modo de usar

A dosagem de Estrovulinn® em bovinos, para o planejamento reprodutivo, é de 2 mg (2 mL) para a sincronização da emergência da onda folicular e 1 mg (1 mL) para a indução de ovulações sincronizadas. Deve ser administrado pela via intramuscular profunda, na musculatura do pescoço ou do quarto traseiro, utilizando-se agulha de 4 cm de comprimento.

Período de carência

Não há período de carência para o consumo da carne ou do leite de animais tratados com Estrovulinn®.

Prazo de validade

24 meses após a data de fabricação.

Recomendações

É obrigatório o uso de luvas descartáveis durante toda a manipulação, assim como as mãos devem ser lavadas após a aplicação ou o manuseio do produto. Durante a manipulação do medicamento, em caso de contato acidental com a pele, deve-se lavar imediatamente a região afetada com água e sabão, e enxaguar com água em abundância. Antes de utilizar o produto, limpar e desinfetar o local da injeção. Para aplicação, deve-se utilizar seringas e agulhas descartáveis. A administração de Estrovulinn® é contraindicada em animais prenhes, pois pode causar abortamento.

Características

Estrovulinn® é composto por benzoato de estradiol, um versátil e eficiente princípio ativo para programas de sincronização do ciclo estral.

Benefícios

• Estrovulinn® apresenta versatilidade de utilização, pois pode ser utilizado tanto para a sincronização da emergência da onda folicular (no início do protocolo de sincronização, associado à inserção do Progestar®) quanto para a indução de ovulações sincronizadas ao final do protocolo, no momento ou após a retirada do Progestar®. • Matéria-prima de alta qualidade (óleo de gergelim) em sua formulação, proporcionando maior estabilidade do produto, redução na

contaminação e menor reação no local de aplicação.

• A utilização de benzoato de estradiol possibilita melhor sincronia no momento das ovulações, quando utilizado ao final do protocolo para sincronização.

(33)

PROGESTAR®

Dispositivo intravaginal monodose de alta

tecnologia.

Descrição e indicações

Progestar® é um dispositivo intravaginal utilizado no controle farmacológico do ciclo estral em fêmeas bovinas. Progestar® é indicado em programas de sincronização do estro e da ovulação em fêmeas bovinas em idade reprodutiva.

Apresentação

Embalagens contendo 10 dispositivos intravaginais prontos para uso (duas

peças de silicone medicadas com progesterona, haste de policarbonato e cordão extrator de polipropileno).

Composição

Cada dispositivo Progestar® contém:

Progesterona-base micronizada (P4) ... 0,96 g Óleo de silicone ... 2,24 g Silicone inerte (veículo q. s. p.) ... 16,00 g

Modo de usar

Cada dispositivo intravaginal contém a dose fixa de 0,96 g de progesterona e deve ser utilizado uma única vez, independentemente do peso do animal. Para a aplicação do dispositivo, é necessário realizar a desinfecção do aplicador com antisséptico e posterior enxágue com água, procedendo com o encaixe do dispositivo dentro do aplicador. Após esse procedimento, deve-se limpar a vulva do animal e introduzir o aplicador até o fundo da cavidade vaginal, para a correta fixação do dispositivo. Após a aplicação do dispositivo dentro da vagina do animal, retirar o aplicador. O dispositivo deve ser retirado (conforme o protocolo de IATF recomendado pelo médico-veterinário) a partir da tração do cordão extrator.

Período de carência

Não há período de carência para o consumo da carne ou do leite de animais tratados com Progestar®.

Cada peça de silicone medicada com progesterona para 1 uso contém: Progesterona-base micronizada (P4) ... 0,48 g

Óleo de silicone ... 1,12 g Silicone inerte (veículo q. s. p.) ... 8,00 g

Prazo de validade

24 meses após a data de fabricação.

Recomendações

O dispositivo não deve ser manuseado por mulheres grávidas. É obrigatório o uso de luvas descartáveis durante toda a manipulação, assim como as mãos devem ser lavadas após a aplicação ou o manuseio do produto. Durante a manipulação do medicamento, em caso de contato acidental com a pele, deve-se lavar imediatamente a região afetada com água e sabão, e enxaguar com água em abundância. A utilização do produto em condições diferentes das indicadas na bula pode causar a presença de resíduo acima dos limites permitidos, tornando o alimento de origem animal impróprio para o consumo. A aplicação do dispositivo Progestar® é contraindicada para matrizes bovinas gestantes, com estado corporal deficiente, apresentando anomalias e alterações geniturinárias, corrimento vaginal ou tumores mamários. O produto deve ser mantido dentro da embalagem original e armazenado em temperatura ambiente (15oC a 30oC), em local arejado e protegido da luz solar.

Características

• Design inovador das peças de silicone, desenvolvido para ampliar a superfície de contato e proporcionar maior efetividade na liberação de progesterona.

• Utilização de matéria-prima de grau médico e materiais biocompatíveis para uso intracorpóreo, proporcionando menor ocorrência de reações e maior conforto para o animal.

• Cordão extrator com rotação em 360o.

Benefícios

• Dispositivo de único uso (monodose), proporcionando teores adequados de progesterona durante todo o período de sincronização (confiabilidade de resultados).

• Redução na contaminação e disseminação de doenças, por se tratar de dispositivo de único uso, evitando a reutilização entre diferentes animais e/ou propriedades.

• Baixa taxa de queda, contribuindo para uma adequada fase luteínica durante todo o período de sincronização.

• O cordão extrator com rotação em 360o possibilita melhor posicionamento após a aplicação, evitando a entrada de fezes ou

ocorrência de lesões na vagina, além de proporcionar maior conforto para o animal. Além disso, o correto posicionamento do cordão extrator também diminui o risco de retirada do dispositivo por outros animais.

(34)

PRORELINN®

Gonadotrofina de alta potência para indução de ovulação.

Descrição e indicações

Prorelinn® é um produto utilizado no controle farmacológico do ciclo estral em fêmeas bovinas, possibilitando a sincronização da emergência da onda folicular ou a indução de ovulações sincronizadas, por meio da indução de um pico de LH suficiente para estimular a ovulação de um folículo dominante, proporcionando, dessa forma, sua utilização em programas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e de transferência de embriões em tempo fixo (TETF).

Apresentação

O produto apresenta-se sob a forma líquida e injetável, acondicionado em frasco-ampola âmbar de 20 mL.

Composição

Cada mL de Prorelinn® contém:

Acetato de buserelina ... 5 mcg Veículo estéril tamponado q. s. p. ... 1 mL

Modo de usar

A dosagem de Prorelinn® em bovinos, para a indução do pico de LH suficiente para estimular a ovulação, é de 10 mcg (2 mL). Deve ser administrado pela via intramuscular profunda, na musculatura do pescoço ou do quarto traseiro, utilizando-se agulha de 4 cm de comprimento.

Período de carência

Não há período de carência para o consumo da carne ou do leite de animais tratados com Prorelinn®.

Prazo de validade

24 meses após a data de fabricação.

Recomendações

É obrigatório o uso de luvas descartáveis durante toda a manipulação, assim como as mãos devem ser lavadas após a aplicação ou o manuseio do produto. Durante a manipulação do medicamento, em caso de contato acidental com a pele, deve-se lavar imediatamente a região afetada com água e sabão, e enxaguar com água em abundância. Antes de utilizar o produto, limpar e desinfetar o local da injeção. Para aplicação, deve-se utilizar seringas e agulhas descartáveis. Não utilizar em animais que apresentem hipersensibilidade ao acetato de buserelina ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

Características

Prorelinn® é composto por acetato de buserelina, um dos análogos mais potentes de GnRH. Dessa forma, a utilização desse produto proporciona a indução de um pico de LH suficiente para induzir a ovulação de um folículo dominante.

Benefícios

• Refrigeração: por se tratar de um hormônio proteico (acetato de buserelina), Prorelinn® é produzido e armazenado sob refrigeração (entre 2OC e 8OC), para evitar a ocorrência de desnaturação da molécula e garantir a estabilidade e eficácia do produto.

• Produto mais concentrado (5 mcg/mL), resultando na dose de 2 mL, facilitando o cálculo no número de doses, animais ou frascos a serem utilizados. Da mesma forma, também facilita o ajuste da dose na seringa, evitando o risco de subdosagens.

• Prorelinn® apresenta alta eficácia em momentos de precisão na indução de ovulações, possibilitando o uso de técnicas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e transferência de embriões em tempo fixo (TETF).

(35)
(36)
(37)

Referências

Documentos relacionados

5 No exercício de 2016, a SEAD recebeu recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referentes ao “Projeto de Formação de Professores

COMO SINTOMAS DA ASCARIDÍASE, PODEMOS CITAR DIARREIA, NÁUSEA, DORES ABDOMINAIS E OBSTRUÇÃO INTESTINAL QUANDO VÁRIOS VERMES SÃO ENCONTRADOS.. COMO A LARVA POSSUI UM

Com conexão via IP aos sistemas MOTOTRBO Connect Plus e Capacity Plus, Comunicações para Grupos de Trabalho WAVE permitem que seus trabalhadores móveis e de escritório se conectem

(d) No caso de existir interesse do operador aéreo em operar em aeródromo onde ainda não tenha sido implementada, por parte do operador de aeródromo, a inspeção de segurança

Na expansão isotérmica, o gás recebe calor da fonte quente.

A realização desta revisão bibliográfica objetiva sistematizar o acesso às informações sobre o hemangiossarcoma canino, mapear os órgãos e sistemas acometidos

3.2.9 Introduzir o tubo termocontrátil e o kit de entrada do cabo dielétrico no cabo e posicionar a extremidade protegida do cabo com fita elétrica de auto-fusão sob a posição

Procura adaptar-se às situações de aprendizagem e necessidades específicas dos alunos, mantendo a filosofia de respeito à individualidade de cada um, no