• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES. 19 a 30 - JULHO/2021 4º ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES. 19 a 30 - JULHO/2021 4º ANO"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADES

PEDAGÓGICAS

COMPLEMENTARES

19 a 30 - JULHO/2021

4º ANO

NOME: ________________________________________________ TURMA:________

NOTA DAS ATIVIDADES (USO DOS PROFESSORES) ARTE ED.

FÍSICA CIÊNCIAS GEOGRAFIA HISTÓRIA INGLÊS LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA PESQUISA E AUTORIA

(2)

ARTE

Conteúdo específico: BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS

– CULTURA POPULAR

Habilidades: Empregar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou

coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a

criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e fruir produções em artes visuais,

música e teatro.

CONTEÚDO – 19 A 23 /07/2021

Leia o texto com atenção para depois realizar as atividades.

BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS POR CÂNDIDO PORTINARI (1903-1962)

Cândido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país. Brasileiro, nasceu em Brodósqui, cidade do interior paulista, em 1903. Sua terra natal seria lembrada em suas pinturas. Na Fazenda Santa Rosa, onde morava, observava os colonos trabalhando na roça e, assim, pintava coisas e pessoas do interior, exaltando a gente que produz e trabalha pelo país.

Para Portinari, o processo produtivo é o da agricultura da região, seus cafezais, seus milharais, sua cana-de-açúcar, seus arrozais. A obra de Portinari foi intensa e diversificada. Pintou diferentes temas: tipos regionais do Brasil, como cangaceiros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente crianças. Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia: "Sabem por que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos."

Pintando crianças brincando em mangueiras frondosas ou participantes de "peladas" de futebol e de festas de São João, todas elas trazem a lembrança da vida rural. A criança, agrupada em bandos, é apresentada com roupas claras e rústicas, geralmente em movimento, com gestos largos ou de posse de brinquedos manufaturados. Espantalhos, pipas, luas e estrelas são elementos recorrentes que refletem o apego à cultura rural e à paisagem do interior.

Obras de brincadeiras e brinquedos feitos por Cândido Portinari:

Palhacinhos na gangorra, 1957 Meninos brincando, 1955

(3)

1. Portinari: "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio, bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando carniça, etc."

Faça uma entrevista com um adulto e coloque as respostas abaixo:

a) Onde brincavam?

---

b) Quais eram os brinquedos de sua época e de que eram feitos?

---

c) Como eram as brincadeiras, cite algumas?

---

d) Desenhe no quadro abaixo ou em uma folha sulfite, a brincadeira que você mais gostou, pinte bem colorido, pode ser lápis de cor, canetinha, giz de cera ou tinta guache.

CONTEÚDO – 26 A 30/07/2021

Leia o texto com atenção para depois realizar as atividades.

BRINCAR DANÇANDO

(4)

A DANÇA INCENTIVA A CRIANÇA A EXPLORAR DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO. ISSO PODE SER PARTICULARMENTE BENÉFICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS OU QUE ESTEJAM LIDANDO COM PROBLEMAS EMOCIONAIS SIGNIFICATIVOS.

DANÇAR SÓ TRAZ BENEFÍCIOS, ENTÃO VAMOS LÁ TURMINHA, VAMOS DANÇAR COM O PESSOAL DA PALAVRA CANTADA. ASSISTA AO VÍDEO USE O LINKPARA ASSISTIR:

https://www.youtube.com/watch?v=T18tbTP2u_o

CIRANDA DE COCO

O coco

é uma dança de roda e ritmo da região Nordeste do Brasil. De origem remota, surgiu nos engenhos de açúcar da antiga Capitania de Pernambuco, atuais estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, com influências dos batuques africanos e dos bailados indígenas. A primeira referência que se tem sobre o coco data da segunda metade do século XVIII.

A brincadeira do coco é uma dança de roda, acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. O som característico do coco vem de instrumentos percussivos que marcam o ritmo acelerado, e é complementado pelo bater de pés e pelas palmas que, muitas vezes, são os únicos instrumentos utilizados. Integrantes do grupo do mestre Zé Cutia (Jacumã, PB) Roda de Coco em Olinda, Pernambuco. durante apresentação no I Encontro de Roda de Coco e Ciranda da Paraíba, 2019. ATIVIDADE 1 1. Faça uma pesquisa e responda:

a) O que é CIRANDA?

--- b) Você conhece outra dança de roda e ciranda? Qual?

---

c) Qual brincadeira é a sua preferida? E por que?

(5)

ATIVIDADE 2

2. Faça um desenho representando a brincadeira que você mais gosta, pinte seu desenho.

CIÊNCIAS

Conteúdos Específicos

MSEF04CI02S02 - Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). MSEF04CI05S05 - Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema

MSEF04CI06S06 - Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.

MSEF04CI08S08 - Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

(6)

Vamos conversar sobre o assunto...Responda de acordo com os conhecimentos que você já tenha sobre o assunto, não se preocupe em a resposta estar certa ou errado, OK

1- Como a água pode se transformar?

_____________________________________________________ 2- Que mudanças a água pode sofrer?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _______________________________________________________________ 3- Existe alguma transformação visível da água na natureza?

_____________________________________________________________________ _________________________________________________________________

LEIA O TEXTO ABAIXO

HORA DA EXPERIÊNCIA

(7)

a) Coloque água em um recipiente plástico que possa ser levado ao freezer. Anote o horário inicial e todas as informações que considerar importante, como por exemplo, o tamanho do recipiente. Coloque o recipiente no freezer por aproximadamente 5 horas. Faça suas anotações descrevendo detalhadamente o procedimento de transformação de líquido para sólido (gelo).

(Atividade a ser realizada em casa e as anotações são para estudo em sala de aula e os alunos que não optaram pelo presencial realizar as anotações em seu caderno).

2- Experiência 2:

Se possível traga para a sala de aula 2 copos descartáveis e um pedaço de algodão;

Em um copo descartável colocaremos o pedaço de algodão e duas sementes de feijão, colocaremos água o suficiente para umedecer o algodão;

Colocaremos os copos em cima do armário (aluno presencial);

Durante cinco dias faremos as anotações e acompanharemos o processo de germinação da semente;

Iniciaremos esse processo na segunda e terminaremos na sexta.

Faremos uma análise de nosso registro diário e em seguida formularemos um texto descritivo com as informações registradas;

3- Vamos assistir dois vídeos:

a) https://www.youtube.com/watch?v=F0BAVIVfF4o

(8)

4- Após assistir os vídeos, escreva uma redação sobre o que compreendeu sobre os conteúdos propostos, suas análises, e quem sabe sobre pesquisas que tenha feito.

--- 5- Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FTsJSOz3bkM

Descreva a diferença entre vírus, bactérias e protozoários:

VÍRUS______________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ BACTÉRIAS__________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ PROTOZOÁRIOS_____________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

6- Com relação as nossas experiências, é hora de relatarmos todas elas com todos os detalhes, e começar a produção do nosso pequeno material “JOVEM CIENTISTA.”. Agora mãos à obra, com a orientação da professora daremos início ao nosso material.

Esse material deverá ser divulgado no final do ano letivo como um ‘PORTFÓLIO’, e aí, disposto ao grande desafio???

Vamos estipular algumas regras: 1- Tire fotos;

2- Registre tudo

3- Compartilhe com amigos, familiares e professores; 4- Vamos nos divertir juntos!

EDUCAÇÃO FÍSICA

Conteúdo específico: lutas

(9)

Leia o texto com atenção para depois responder as perguntas.

Texto:

A luta de braço (também conhecida como quebra de braço, braço de ferro ou queda de braço) é uma atividade esportiva em que dois competidores, com um dos cotovelos apoiados sobre superfície horizontal, enlaçam as mãos ou os punhos, e cada um, aplicando força muscular, tenta fazer o adversário desdobrar o braço.

Luta de braço

A origem da luta de braço é imemorial, pois desde as mais antigas civilizações há registros desta prática em gravuras, pinturas, estátuas etc.

A partir da década de 1950 a luta de braço começou a se popularizar no Brasil. Em 1977 a luta de braço se oficializou no Brasil e em 1994 foi fundada a Confederação Brasileira de Luta de Braço.

Existem várias entidades e federações reguladoras da luta de braço em todo o mundo, sendo a principal a World Arm Wrestling Federation.Os atletas competem divididos por categorias de idade, sexo e peso, conforme a massa corporal. Também competem portadores de deficiência física.

Os competidores deverão apoiar os cotovelos numa mesa padronizada, com o braço

desnudo. Compete-se com o braço direito ou o esquerdo. Os polegares devem ficar unidos e entrelaçados e a mão livre segurar um pino lateral. Braços e pulsos devem estar inicialmente alinhados e deve haver árbitros para o alinhamento dos punhos, que indicará o início da partida e avaliando para que não haja faltas, não havendo limite de tempo para cada luta.

Responda as perguntas.

1) Como pode ser conhecida a luta de braço?

2) Segundo o texto o que foi fundado no Brasil em 1994?

GEOGRAFIA

Conteúdos específicos:

MSEF04GE11S04 - Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na

conservação ou degradação dessas áreas.

MSEF04GE06S03 - Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.

Leitura de texto sobre indígenas

(10)

territórios legalmente demarcados pelo Estado brasileiro. Isso quer dizer que o Estado

brasileiro tem por obrigação protegê-los, sendo assim não é permitida a entrada de

não indígenas nessas terras, a não ser com a autorização da comunidade indígena

ou da Funai. [...] Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas

reconhecidas – exceto no Piauí. Mas os índios não vivem apenas nas terras

indígenas. Há comunidades indígenas circulando por beiradões de rios, em cidades

amazônicas e até em algumas capitais brasileiras. Isso acontece principalmente

porque, para os povos indígenas, os espaços em que se mora, planta, caça ou

caminha vão além das fronteiras criadas pelo homem branco. E porque ninguém

deixa de ser índio por estar em uma região considerada urbana, fora das fronteiras

definidas para suas terras. Para os índios, o lugar em que se vive não é apenas um

cenário, é um território: um espaço totalmente conectado com um jeito tradicional de

estar no mundo, conectado com suas culturas. Por isso, cada povo tem um jeito de

explicar seus modos próprios de ocupar um território. [...] Quando os europeus

chegaram aqui, há mais de 500 anos, os povos indígenas estavam espalhados por

toda a região que veio a se chamar Brasil e já ocupavam esse território há pelo

menos 12 mil anos. Cada povo tinha formas muito diferentes de ocupar e dividir o

território, de conhecer a geografia e de utilizar e cuidar do meio ambiente. Antes do

contato, os povos indígenas não estabeleciam limites territoriais fixos. Eles andavam

muito. Faziam longas viagens para procurar recursos naturais em locais distantes de

suas aldeias – passavam longos períodos caçando e pescando, viajavam para buscar

remédios e coletar frutas e mel, entre outras atividades. Um dos grandes desafios

enfrentados pelos povos indígenas a partir do contato com os não indígenas foi a

diminuição da área de seus territórios, o que impedia a ocupação do espaço segundo

seus modos de vida e tradições.[...] A ocupação do território brasileiro pelos não

índios, desde 1500, começou com a expulsão dos índios que viviam em áreas mais

ou menos próximas ao litoral. Assim, as áreas mais afastadas, no interior do país,

como a região amazônica, foram as últimas a serem ocupadas, e é por isso que hoje

em dia as Terras Indígenas lá são maiores. Para os povos que habitam a região isso

significa uma melhor qualidade de vida, pois eles dependem diretamente do tamanho

da área que ocupam para manter sua vida e sua cultura. Quanto maior é a Terra

Indígena, mais plantas e animais existem e, assim, mais alimentos, mais remédios,

mais matéria-prima para a fabricação de objetos e casas, etc. Já o restante da

população indígena, que está em áreas fora da Amazônia, vivem "apertados" em

terras muito menores que as terras indígenas localizadas na Amazônia. Na maioria

das vezes, essas terras não são suficientes para manter suas formas tradicionais de

vida e é assim que surgem problemas sérios, como a desnutrição e a miséria,

gerados pela falta de alimentos: não há mais caça, nem peixes, nem lugares para

fazer roça. Há ainda muitos povos que não têm onde viver, pois foram expulsos de

suas terras por ocupantes não indígenas. Alguns se instalam temporariamente em

acampamentos, existentes em vários estados do país, onde vivem em péssimas

condições, enquanto lutam pela recuperação de suas terras. [...]

Fonte: Mirim - Povos Indígenas no Brasil Disponível na íntegra em: https://mirim.org/terras-indigenas https://mirim.org/modos-de-ocupar-o-territorio https://mirim.org/onde-estao Acesso em 26 de novembro de 2018

Agora vamos assistir um Vídeo sobre os

africanos:

https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s

(11)

MAPA DE MATO GROSSO DO SUL

Responda

1-

Você já visitou alguma aldeia indígena ou algum Quilombola?

(12)

2-

Como viviam os indígenas na época de 1.500, quando houve a chegada de

Portugueses no Brasil?

____________________________________________________________________

__________________________________________________________________

3-

O que é comunidade Quilombola?

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

________________________________________________________________

4-

De acordo com o vídeo, como eram tratado os negros no início da colonização

Brasileira?

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

_________________________________________________________________

5-

De acordo com o mapa de Mato Grosso do Sul, existem aproximadamente quantas

ocupações indígenas em nosso estado?

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

________________________________________________________________

HISTÓRIA

1- Vamos ouvir com muita atenção a música: A Carne / Elza Soares

https://www.youtube.com/watch?v=yktrUMoc1Xw

2- Vamos comentar sobre o clip, fazendo observações e registro em nosso caderno, elencando as principais cenas e a letra da música. Esse registro deve constar o Título, a fonte de onde foi retirada e em seguida o texto.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ _________________________________________________________

(13)

4- Observe:

Durante mais de cinco séculos, milhões de africanos, vindos de diferentes partes do

continente foram levados à força para trabalharem sob o regime de escravidão em diversas colônias europeias nas Américas, conforme podemos ver no mapa.

5- Responda:

a) No Brasil, quais foram as regiões que receberam as embarcações com escravos?

_________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

b) De onde saíram os escravos que chegaram no Brasil?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

6- Para compreendermos como o deslocamento de pessoas que migraram para nosso país, precisamos realizar algumas pesquisas sobre o tema, que é muito amplo. Por enquanto vamos conhecer algumas palavras que farão com que possamos refletir sobre a situação atual, e como ela é o retrato de nosso passado.

(14)

MERCADO TRÁFICO PREÇO VENDA PERMUTA PAGAMENTO COMÉRCIO MOEDA DÍVIDA EMPRÉSTIMO OURO NEGÓCIO DINHEIRO CARTÃO

Migrações atuais no Brasil

As migrações internas são os fluxos migratórios realizados dentro do território nacional e, geralmente, estão associadas a fatores econômicos e sociais. Por isso, para compreender as dinâmicas dos movimentos populacionais internos, é preciso considerar que as zonas em fase de crescimento econômico, em geral, costumam receber um maior quantitativo de pessoas.

Foi assim durante toda a história do Brasil. A concentração populacional sempre ocorreu nas regiões onde se situavam as atividades produtivas: no ciclo da economia da cana-de-açúcar, no Nordeste, durante o período colonial; no Sul, durante a expansão da pecuária; no período da mineração no Centro-Oeste e em Minas Gerais; na região Norte, durante o surto da borracha no final do século XIX e início do século XX; na produção cafeeira na região Sudeste também ao final do século XIX, entre outros.

(15)

de êxodo rural – e para a intensificação das migrações em direção à região Sudeste do país, principalmente oriundas da região Nordeste.

O quadro atual das migrações no Brasil, no entanto, parece apresentar o esgotamento dessa migração em massa. Com os centros urbanos – sobretudo Rio de Janeiro e São Paulo – completamente saturados e repletos de problemas sociais, não há mais um grande atrativo nessas cidades para a recepção de novos migrantes. Além disso, há em processo uma desconcentração industrial no país, o que vem colaborando para um gradativo reordenamento dos fluxos migratórios.

(16)

1) Leia o texto acima com alguém da sua casa. Agora responda a algumas perguntas

sobre o texto.

a) Em que ano foi criado o Youtube?

___________________________________________________________

b) O que significa, em português, a palavra Youtube?

_____________________________________________________________________

___________________________________________________________________

c) Qual é a função do Youtube?

_____________________________________________________________________

___________________________________________________________________

2) Leia a frase abaixo e responda:

3) Você considera o Youtube uma grande invenção? Por que? Escreva uma

justificativa para sua resposta.

________________________________________________________________

_____________________________________________________________

4- Você sabe quando apareceram os sinais de trânsito? Para saber, leia e

(17)

Gramática

Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo

empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao

mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.

Classificação dos Artigos

Artigos Definidos

Determinam os substantivos de maneira precisa: o, a, os, as. Por exemplo:

Eu comprei o carro.

Artigos Indefinidos

Determinam os substantivos de maneira vaga: um, uma, uns, umas. Por

exemplo:

Eu comprei um carro.

(18)

6) Complete com os artigos indefinidos adequados. (Reveja acima quais são

eles também.)

a) ____ garoto

b) ____ pilões

c) ____ pipa

d) ____ rosas

e) ____ bolas

f) ____ bombons

g) ____ casa

h) ____ patins

Gênero do substantivo: Masculino e Feminino

Os substantivos apresentam dois gêneros: masculino e feminino.

Diante do substantivo masculino usamos os artigos: o, os, um, uns.

Diante do substantivo feminino usamos os artigos: a, as, uma, umas.

7) Escreva o feminino dos substantivos abaixo:

(19)

8) Observe as palavras e enumere o masculino com o seu feminino. Vale

pesquisar se for preciso.

MATEMÁTICA

(20)

De acordo com as informações acima responda:

a)

Quantos

brigadeiros

tinha

ao

todo

na

festa

da

Lívia?

________________________________________________________________

b) No final da festa sobraram 32 brigadeiros. Quantos foram consumidos?

___________________________________________________________________

c) Quantos salgados tinham ao todo na festa de Lívia?

__________________________________________________________________

d) A mãe de Lívia dividiu as bexigas para a decoração entre as 4 paredes da

sala. Quantas bexigas tinham em cada parede?

____________________________________________________________________

__________________________________________________________________

e) Foram convidados para a festa 75 pessoas. Faltaram 19. Quantas pessoas

foram à festa da menina?

_____________________________________

___________________________________

2) Leonardo comprou um carro e pagou em 60 meses. Em quantos anos

Leonardo pagou esse carro?

a) 60 anos b) 12 anos c) 6 anos

d) 5 anos

INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS

(21)

a) De onde foram retiradas as informações para esse gráfico?

____________________________________________________________________

__________________________________________________________________

b) Qual é o título do gráfico?

____________________________________________________________________

__________________________________________________________________

c)

Qual a região que tem maior número de índios?

________________________________________________________________

d) Qual é a população indígena de sua região ?

________________________________________________________________

e) Quais são as regiões que a população indígena está acima de 50.000 ?

____________________________________________________________________

__________________________________________________________________

4. A tabela mostra o total de visitantes na cidade de Imperatriz durante as

estações do ano.

Qual foi o total de todos os visitantes em todas as estações? Faça sua operação e

responda.

____________________________________________________________________

__________________________________________________________________

(22)

a) Cilindro, círculo e retângulo b) círculo, quadrado e triângulo

c.) círculo, retângulo e quadrado

d) círculo, retângulo e triângulo

6)

Qual é o molde do cilindro? Circule a resposta.

Figura 1 Figura 2

Figura 3

Figura 4

7.) Há 45 pessoas inscritas em um curso de como reaproveitar os alimentos. Cada turma deverá ter 5 alunos.

Serão formadas 9 turmas. Como é chamado o resultado encontrado nesse cálculo?

(23)

8) Neila irá distribuir igualmente R$ 30,00 entre ela e os 4 irmãos.

Que quantia caberá a cada um?

a) R$ 20,00

b) R$ 10,00

c) R$ 6,00

d) R$ 2,00

9) Marina foi ao supermercado e gastou R$ 8,50 em balas e pirulitos.

Como se escreve por extenso o valor gasto em doces por Marina?

a) Oito reais cinquenta reais. c) oito reais e cinquenta centavos.

b) Cinquenta centavos e 8 reais. d) oito reais e cinco centavos.

10) A prefeitura de uma cidade notou que os motoristas estavam abusando da velocidade em uma determinada rua. Se nesta rua existe uma escola, qual seria a placa de velocidade máxima mais adequada para garantir a segurança dos pedestres e motoristas?

(24)

11) Leia as informações e marque a resposta correta. 12) A exten são da ponte Rio – Niter ói é de 13.29 0 metros. Representando esse numeral em ordens:

Qual é o antecessor de 13.290?

a) 13.289

b) 13.291

c) 12.289

d) 11.291

INGLÊS

(25)

43. ... 44. ... 45. ... 46. ... 47. ... 48. ... 49. ... 50. ... 51. ... 52. ... 53. ... 54. ... 55. ... 56. ... 57. ... 58. ... 59. ... 60. ...

2- Escreva em inglês os nomes das cores:

Vermelho:

Azul:

Amarelo:

verde:

laranja:

roxo:

vermelho:

branco:

preto:

marrom:

ouro:

prata:

Cinza:

Rosa:

3- Escreva os nomes das frutas em inglês:

(26)

( ) Avó ( ) Avô ( ) Filha ( ) Filho ( ) Irmã ( ) Irmão ( ) Mãe ( ) Neta ( ) Neto ( ) Pai ( ) Primo (a) ( ) Sobrinha ( ) Sobrinho ( ) Tia ( ) Tio

PESQUISA E AUTORIA

PESQUISA E AUTORIA

ORIENTAÇÕES

DESENVOLVIMENTO:

O aluno poderá desenvolver as atividades no caderno enviar na plataforma Google

sala de aula. Poderão ser enviadas por meios de comunicação já estabelecidos

anteriormente como plataforma Google sala de aula, e-mails e Whatsapp.

1º PASSO

LEIA COM TENÇÃO:

1) Não se importe com a origem

ou a cor do eu semelhante.

O quê que importa se ele é

nordestino e você não?

O quê que importa se ele é preto e você é branco”

Gabriel Pensador.

A)

O texto acima fala de preconceito quanto à cor da pele negra.

B)

O texto fala sobre o racismo.

C)

O texto acima fala de preconceito quanto à cor da pele e o orgulho de ser nordestino.

D)

O texto faz uma reflexão sobre a figura do nordestino e do negro, associado ao preconceito de cor e de origem.

2-

A)

A mulher loira demonstra seu preconceito racial.

(27)

C)

A mulher negra reage de forma negativa à crítica.

D)

A mulher negra reage de forma positiva à crítica.

3- Observe, nesta tirinha de Mafalda, que não basta ter discurso livre de preconceito.

A)

Esse tema engloba mudanças mais profundas também nas ações e na mentalidade dos indivíduos.

B)

Não discutir mais sobre o tema.

C)

Devemos respeitar a opinião de cada indivíduo.

D)

Esse tema engloba apenas algumas mudanças.

PROJETO DE VIDA

Projeto de vida

Que seja um retorno de alegria e esperança.

A volta às aulas é sempre um momento de muita esperança e alegria.

Alegria por receber de volta nossos alunos, por ter vocês novamente na escola.

Esperança pelo retorno que está por vir.

Esperamos que todos tenham uma boa volta e que esta jornada inicie com muita

felicidade. Esta é a hora de rever os amigos, professores e se focar para ter muito

aprendizado e conhecimento.

Hoje é o início de um novo tempo que temos certeza que será único e incrível.

Um bom retorno!

Atividades

Faça um texto contando suas expectativas e planos para a volta das aulas

presenciais, assim como seus medos e anseios.

Referências

Documentos relacionados

O objeto desta licitação deverá ser entregue em até 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data do recebimento da Autorização de Fornecimento expedida pela Secretaria de

20h – Espetáculo Teatral Vivendo Paranaguá Cia Quiproquo Local: Cine Teatro Rachel Costa.. 20h30 – Espetáculo Teatral A Diretoria

Igualmente, Zemelman, Daniels & Hyde (2005) destacam a necessidade de conjugar o raciocínio, a resolução de problemas, a comunicação, o estabelecimento de

aceita divide o relevo do Brasil em planalto, planície e depressão. Esse tipo de relevo pode ser encontrado em diferentes partes do país, sendo caracterizado pela

infraestruturas resilientes, mas também o desenvolvimento de culturas agrícolas que são tolerantes à seca, entre outros; (c) o plano de acção para a redução

A partir do momento em que o aluno realizar a leitura detalhada sobre o texto, deverá responder algumas perguntas que tratam deste tema?. Uma delas seria sobre quando se comemora o

Institui a Unidade de Acolhimento para pessoas com necessidades decorrentes do uso de Crack, Álcool e Outras Drogas (Unidade de Acolhimento), no componente de atenção residencial

Restrepo e colaboradores (2006) realizaram um estudo para avaliar a área, o perímetro e a forma do desgaste dentário, em crianças na fase de dentição mista, com e sem